País europeu tenta redirecionar exportação de petróleo após sanções comerciais de EUA e Europa, enquanto Brasil tenta conter alta dos combustíveis. Bolsonaro não detalhou acordo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (11) que o Brasil pode receber, em até 60 dias, óleo diesel vindo da Rússia.

“Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo”, disse.

A declaração foi dada a jornalistas enquanto Bolsonaro se preparava para receber a presidente da Hungria, Katalin Novák, em agenda oficial no Palácio do Planalto.

O presidente não detalhou os termos desse acordo. Mais cedo, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que o diesel vindo da Rússia seria “mais barato”.

Em maio, como mostrou o blog do Valdo Cruz, executivos da Petrobras alertaram o governo para o risco de faltar diesel no país se o governo decidisse segurar o preço do combustível. Desde então, o governo e o Congresso aprovaram medidas para tentar conter a inflação dos produtos.

Atualmente, cerca de 30% do diesel consumido no Brasil é importado, porque as refinarias instaladas no Brasil não têm capacidade para refinar tudo. Com isso, a instabilidade do preço internacional do petróleo após a invasão russa na Ucrânia vem impactando o mercado brasileiro de combustíveis.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

159 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oliveira
Oliveira
1 ano atrás

Há quem defenda que devamos pagar mais caro no combustível porque Joe Baden está mandando.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Quem defende o BRASIL entende que nós não podemos ficar reféns de nenhuma outra nação no mundo, principalmente em um campo tão estratégico como o energético.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Isso tem nome: LIVRE MERCADO.

Quando é comércio com a Rússia/China, ai entra no modo nacionalismo, não podemos ser dependentes e blá blá blá.

Ai quando é com os países que tu gosta, é livre mercado?

O Brasil deve fazer comércio com TODOS. Aproveita e faz negócio com Japão, Coreia do Sul, China, Austrália, países do OM e etc.

Nilo
Nilo
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Isso tem nome: TOMA VERGONHA, cuida do seu patrimônio nacional e faça negócio com quem lhe dar lucro independente de ideologia de mercado ou político.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Carlos
Carlos
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

LIVRE MERCADO sim, sempre, mas torna-se difícil defender o acordo UE-Mercosul com o desmatamento a decorrer e torna-se impossível defender o acordo com o desmatamento a decorrer e a juntar o comércio com um país que violou todas as leis internacionais e que esse país para obter receitas vende combustível com larga percentagem de desconto tornando o pais que compra, autêntico pais de vendidos que terão posteriormente de vender os seus produtos para outros que não se preocupam com a LIVRE CONCORRÊNCIA, com O MERCADO LIVRE quando à partida existem fatores concorrenciais desfasados porque o combustível não é vendido a… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Caro Erick. É um erro óbvio achar que o livre mercado regula a questão energética. Livre mercado é bom para bens de consumo e serviços. Não existe livre mercado em energia nem comunicações.

Pedro
Pedro
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

De Lamber eggs vc tem bastante conhecimento..disso e trocar os nicks toda hora

Realista
Realista
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Você defende o Brasil com ( USA ) no nome ? ou vai me dizer que é abreviação do seu nome ?

Grifon
Grifon
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Então pra quê esse ”USA” no seu nome? Deveria colocar ”BRA” pelo menos. Fala tanto que n podemos ficar reféns de nenhuma outra nação do mundo, mas olha aí vc com sua falta de patriotismo dando credibilidade aos americanos. Lamentável né!

Nilo
Nilo
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

É de rir. DOs muito “Chapeu de Aluminio”.
E agora José, vai cortar o pescoço? Ou vai encarar ficar isolado fazendo parceria com a Rússia. Sugiro Lexotan ou óleo de peroba.
Lembra das previsões do Posto Ipiranga, vai tudo dar certo? rsrsrsrsr

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Lembra das previsões do Posto Ipiranga para Petrobras?, vai dar tudo certo rsrsrsrsr
Vai um óleo de peroba?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Nilo
1 ano atrás

deve ser horrível para você ver o Brasil dando certo, saindo do abismo da corrupção e se saindo melhor do que grande parte dos países no pós Pandemia.

O modelo de governo que você adora está fazendo sucesso invertido na Argentina.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Já deu pra perceber que nem Lula nem Bolsonaro dão conta do recado !! Não tem solução na República !! #MonarquiaJá

Caio
Caio
Reply to  Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Putz monarquia, quem nós colocou no Cilinho inglês, totalmente dependente deles por quase 100 anos??? OBRIGADO NÃO.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Caro Jonathan, Recoendo o livro “As barbas do imperador’ para ter uma visão sobre o desastre que foi o peŕiodo de Pedro II. Por mais problemas que temos hoje, o pais é hoje incomparavelmente melhor do que aquele do Sec XIX durante o Império.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Enquanto isso. olha só o que diz a CGU, “Vinculação ilícita” Foram encontrados 558 casos de ocupação simultânea de cargos militares e civis sem nenhum tipo de amparo legal para isso. Deste total, 522 militares ocupam postos na administração pública direta e outros 36, em estatais federais. “Com0 consequência, tem-se a possível vinculação ilícita de militares a cargos, empregos ou funções civis. Essa situação pode ensejar danos ao erário e å imagem da administração publica federal”, diz o relatório da CGU.

Provocações
Provocações
Reply to  Gerson Carvalho
1 ano atrás

Quem dera fossem somente esses 522. O MST mamava, agora são verdinhos.

Ted
Ted
Reply to  Provocações
1 ano atrás

Mst = grupo terrorista. E ai GSI, nao vao fazer nada? Como e que e Heleno. #¥₩€%&×

Caio
Caio
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Faltou foi defender os projetos de refinarias que foram parados pelos escândalos da Petrobrás, por que a investigação poderia muitas continuar e as obras dessa vez reguladas, também.

Henrique USA
Henrique USA
1 ano atrás

Qualquer que seja o resultado das urnas em outubro nós estamos todos fu####

Last edited 1 ano atrás by Henrique USA
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Oque tem de errado nisso ? Combustíveis mais baratos é bom para o Brasil ..

Paulo Montezuma
Paulo Montezuma
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Focando no assunto, acho que o que falta é a visão estratégica de nação. O Brasil extrai todo o petróleo que precisa, mas não tem capacidade de refino. A Petrobrás aufere lucros gigantescos, mas não reverte esse lucro em construir refinarias que processem o óleo em diesel e gasolina. Mesma coisa com diversos setores chaves. Falta visão de soberania, como no caso dos fertilizantes, que temos capacidade de produzir, mas não fazemos

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Paulo Montezuma
1 ano atrás

O problema do Brasil é a falta de política de Estado. Um governo assume e vai para um caminho. Vem eleição, entra outro governo e vai na direção oposta. O mandato de 8 anos para senadores teria como justificativa justamente isso. Garantir certa continuidade nos rumos do Estado. Esse caso das refinarias é bem ilustrativo. Os governos de esquerda decidiriam que, dentro de uma estratégia energética, o ideal seria construir refinarias. Aí fizeram isso. Várias com sobrepreço e danos ao erário, conforme investigações que ocorreram, principalmente, na lava jato. Aí entra outro governo que tem visão diferente. Com o pretexto… Read more »

fewoz
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Assino embaixo, xará. Essa rivalidade cega as pessoas e não deixa que elas pensem de forma racional. É lamentável.

Nemo
Nemo
Reply to  Paulo Montezuma
1 ano atrás

Sim, mas até aparecer a visão estratégica e a Petrobrás se preparar para produzir mais diesel os caminhões, ônibus e máquinas agrícolas serão movidos a que?

MMerlin
MMerlin
Reply to  Paulo Montezuma
1 ano atrás

Podemos ver isto com o aço. Somos o segundo maior produtor de ferro, e não muito tempo atrás, vendíamos este produto para a China e comprávamos o aço deste e de outros países. Atualmente, apenas 10% do aço é oriundo de importação. E antes que digam que é consequência desse governo, saibam que o processo é bem mais longo e não surgiu do dia para a noite. Referente a falta de refino do petróleo, onde os patamares de investimento são incomparáveis (em relação à produção de aço) e de um custo extremamente maior, foi uma política adotada pela Petrobrás, redirecionando… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
mcremp
mcremp
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Bancar estatais é o caminho para sermos um país independente, soberano e pobre.

Os países mais ricos do mundo tem seus mercados abertos e suas empresas expostas à competição. Os países pobres tem seus mercados fechados e suas empresas locais protegidas. Tem gente que não percebe a relação.

MMerlin
MMerlin
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Ninguém aqui falou em estatal. Quem acessa a trilogia algum tempo sabe que valorizo o mercado aberto e privado. Mas, como Estado, nosso país não deve ficar a mercê de influências externas. Não é necessário bancar todas as empresas, mas nosso mercado privado é limitado. Não fechado com mencionado. Pode ter sido (e foi), uns 35 anos atrás. Talvez fuja de sua época. E, com conhecimento de causa pois sou empresário e empregador do setor tecnológico, que não quero que o país crie “empresas” protegidas. Tem gente que sabe que estes tipos de empresas são portas de entrada para cabides… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Caro Slow. Esta questão dos combustível é mais complicada que isso. Primeiro, tem a questão fiscal dos Estados e Municípios que prestam diversos serviços para a população, como SUS, educação e segurança, os quais são financiados pela arrecadação do ICMS. Outro ponto é o impacto do preço dos combustíveis na inflação. Por fim, ainda tem a questão do debate entre transporte individual x coletivo nas médias e grandes cidades.

Figueiredo
Figueiredo
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

O Mundo chegou a 8 bilhões de habitantes, sendo cerca de 770 milhões do G7 e alguns aliados ricos.
Ou seja, menos de 10% da população mundial está contra a Rússia.
E essa proporção diminui a cada dia que passa.
Ora, fica óbvio que esse ‘embargo’ aos russos não daria certo, como não deu.
Decisão acertada do Brasil.
Mesmo porque, daqui a pouco, a Ucrânia vai se render e ninguém vai lembrar dessa guerra
Só a Europa, se que me entendem.

Henrique
Henrique
Reply to  Figueiredo
1 ano atrás

Mesmo porque, daqui a pouco, a Ucrânia vai se render 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to ouvindo russo fala isso ja tem uns 140 dias

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Deixe de ser moleque!
Você tem a noção de quanto ucraniano morreu nos últimos 140 dias?
Ganhe tendência, criança com rugas na cara.

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

KKKKKKK
cara.. os moleques e as crianças daqui tão torcendo pelo extermínio de um país e de uma cultura…
.
Ultima tendência da Rússia é banir a cidadania Ucraniana dos recém nascidos nas áreas invadidas….. disso pra fita no braço é um passo

Last edited 1 ano atrás by Henrique
LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Na Crimeia não aconteceu isso. Lá residem russos,ucranianos e tártaros cada um com sua cultura sem brigas. Acho que vc tá se referindo aos neonazistas que obrigavam os russos a falar ucraniano. Será que são os russos é que estão destruindo monumentos do império russo na Ucrânia?

Henrique
Henrique
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

de novo essa papo de neonazi… Putin ja desmentiu isso.. se atualiza

rui mendes
rui mendes
Reply to  Figueiredo
1 ano atrás

Realmente, covardes e oportunistas, não faltam.

WSilva
WSilva
Reply to  Figueiredo
1 ano atrás

”Ou seja, menos de 10% da população mundial está contra a Rússia.”

Eu diria menos, porém existe uma pressão dos EUA e Reino Unido nos bastidores para que mais e mais países abracem a ideia do capeta comunista russo/chinês.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

O ex-presidente Lula sempre conversou com todos os presidentes. Foi excelente nas relações internacionais. O país cresceu.

César
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Todos adoravam ele! Porto feito com dinheiro brasileiro em Cuba, empréstimos para ditaduras africanas que nunca foram pagas, refinarias dadas de mão beijada, etc, etc…

Fábio CDC
Fábio CDC
1 ano atrás

Pode vir até do inferno, desde que aqui não falte e se possível a um preço razoável.

Gugs
Gugs
Reply to  Fábio CDC
1 ano atrás

Esse é o barato que vai sair MUITO caro. Pode anotar aí. Mas ele é praticamente ex presidente já.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

O preço do combustível quando sobe….sobe dezenas de centavos, mas quando abaixa é coisa de unidade….sempre foi insuficiente para mudar no bolso do cidadão

Isso é culpa da refinaria? da distribuidora? ou dos donos de posto de combustíveis? reflitam

Henrique
Henrique
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

É do governo gerando inflação (leia impressão de dinheiro) e insegurança jurídica..

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Parafraseando um colega de blog: vai estudar.

Henrique
Henrique
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKK..

deixa eu adivinhar: a culpa é do captalismo malvadão que vai la e joga o preço pra cima pra ver o pobre sofre na vida pq esse é o esporte deles?

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Joelson
Joelson
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Sim, capitalismo na veia, sempre!
Mas antes de aplicar o capitalismo, guinada na produção de combustíveis fósseis para “verdes”, pandemia, quebra na cadeia de produção/logística, Estado socorrendo os que ele mesmo quebrou e teve de socorrer (imprimindo dinheirossss)… tudo isso aplicado dá merda… veio a guerra e deu mais merda ainda.
Capitalismo entra nisso tudo de gaiato! 🙂

Nilo
Nilo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Parafraseando um colega de blog: vai estudar.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilo
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKK..
.
deixa eu adivinhar: a culpa é do captalismo malvadão que vai la e joga o preço pra cima pra ver o pobre sofre na vida pq esse é o esporte deles?
.
.
inflacionistas chegando em peso pra defender a impressão de dinheiro do governo por qualquer coisa kkkk no mínimo é funcionário publico inútil ou fanboy da Escola de Impressão Argentina

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Nilo
Nilo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Mãe Dinah rsrsrsrs

Henrique
Henrique
Reply to  Nilo
1 ano atrás

como se Mãe Dinah rsrsrsrs tivesse errrda né KKKKKKKKKKKKK

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Olá Henrique. O capitalismo possui contradições que causam crises periódicas. De um lado, o capital provoca a acumulação de riqueza e o aumento da desigualdade social, que por sua vez reduz a capacidade de consumo da população assalariada, reduzindo os lucros do capitalista. Por outro lado, a elevação da capacidade de consumo do assalariado aumenta a demanda mas eleva o custo de produção e reduz o lucro do capitalista.

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“De um lado, o capital provoca a acumulação de riqueza e o aumento da desigualdade social, que por sua vez reduz a capacidade de consumo da população assalariada, ” não.. quem faz isso é o Estado com politicas que visam criar monopólios e politicas que favorecem grupos apadrinhados do governo só pegar o exemplo dos bancos… se sinhozinho ai que adora falar que bancos escravizam os pobres, mas no governo dele ele basicamente fez tudo de legislação que os bancos pediram.. hj só existe ~6 bancos e no brasil. Ja se perguntou pq pra criar um banco no Brasil ele precisa… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Caro Henrique. Recomendo você assistir as entrevistas do Delfim Netto, talvez o maior especialista brasileiro vivo sobre Marx. Aliás, seria bom ler os livros do Belluzzo, sem dúvida o maior especialista brasileiro sobre Keynnes. É preciso entender Keynnes e Marx para entender o Capitalismo. Ou, talvez, pegar um deses manuais de economia (Samuelson, por exemplo) que são bem didáticos.

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“reduz a capacidade de consumo [..] reduzindo os lucros do capitalista.”
“a elevação da capacidade de consumo [..] reduz o lucro do capitalista.”

Dá uma revisada na tua maquininha de clichês que ela está se contradizendo.

Mas falando sério, quem causa crises não é o capitalismo, é a intervenção do governo, que fabrica dinheiro do nada, causa inflação e desequilibra oferta e demanda. No tempo do padrão-ouro, a Grã-Bretanha teve uma inflação acumulada de 2% em 50 anos (1850-1900).

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Caro Henrique. As causa de inflação são multiplas. Por exemplo, quando a economia está em pleno emprego, existe uma elevação da renda e com isso do consumo. Caso o consumo atinga a mesma capacidade de produção, os preços irão aumentar em função da elevação da demanda. Outra causa de inflação está relacionada com o câmbio. Se uma economia tem preços estratégicos (como energia e combustíveis) atrelados á cotação externa, a desvalorização da moeda local provocará inflação. A capacidade de um país financiar suas importações pode ser uma fonte de inflação. Durante uma crise de divisas, nas quais a importação de… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“Caro Henrique. As causa de inflação são multiplas. ” Não Camargoer.. é só impressão de dinheiro mesmo. Não vou “quotar” todo teu texto pq vai virar um bloco gigante, mas basicamente você confunde Oferta e Demanda com Expansão da Base Monetária. não vou rotula ninguém pq o brasileiro ta vivendo pais inflacionista ja tem +50 anos e meio que ta convencionado misturar os dois… próprio site do BC é sacana e induz a esse entendimento. . . Uma coisa é os preços mudarem pq a Demanda/Oferta mudou outra é pq o BC criou dinheiro do nada. Vamos pega o cartel… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Caro Henrique. Como tudo em economia, o problema da inflação tem múltiplos fatores. Em determinados períodos, um deles pode ter mais peso que outros. Em outros períodos, a inflação pode ser causada por mais de um fator. Ela pode ocorrer quando há uma crise em um determinado setor (por exemplo na produção de alimentos ou desorganização de uma cadeia produtiva), pode ser resultado do esgotamento da capacidade de produção, crise cambial, etc. O endividamento do governo central (seja por emissão de moeda, por exemplo ampliando o acesso ao crédito para consumo, ou por emissão de títulos) só terá impacto inflacionário… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

De novo…. você confunde, de volta, inflação com oferta e demanda sendo são coisas completamente diferentes, sendo a primeira causas UNICA E EXCLUSIVAMENTE pela impressão de moeda e outra coisa pela volatilidade da oferta/demanda… oferta e demanda variar não é Inflação. . . não existe cenário onde inflação é benéfica para o governo em nem pra população… no final os preços vão subir sem alteração na oferta/demanda; que por sua vez vai provocar aumentos de impostos (que o governo vai loucamente tentar enxugar o dinheiro impresso); que por sua vez vai causar aumento dos preços (pq o comercio vai repassar… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“As causa de inflação são multiplas”
No momento atual vc pode considerar ao menos -Custos de produção;-Oferta insuficiente (itens de produção);- Inércia do governo (aposta nna estagnação política e suas causas).

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. Você tem razão. A cadeia produtiva de vários setores foi desorganizada com a pandemia e com a guerra na Ucrânia. Isso causou problema de desabastecimento em escala mundial. Outro ponto muito sensível é o descontrole em relação as combustíveis. A ideia que são os impostos que encarecem os combustíveis é um equívoco iceberguiano, e a desorganização fiscal provocada pelo governo federal impactará negativamente nas contas públicas e na prestação de serviços de educação/saúde. Eu fico mesmo apreensivo com o fato da industria estar com elevada capacidade ociosa, a taxa de desemprego estar alta e a renda média ter… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Dizem que a pandemia aumentou a inflação porque fechou fábricas e proibiu pessoas de trabalhar. Aí dizem que a oferta está insuficiente para a demanda. Ora, se um monte de gente ficou sem trabalhar e/ou perdeu o emprego, como que a demanda aumentou?

Resposta: aumentou porque o governo fabricou dinheiro do nada e distribuiu em troca de votos. Sem isso, a demanda cairia junto com a oferta e não haveria aumento de preços.

Eliakim
Eliakim
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Ou ainda: cai o preço petróleo e demora semanas para o combustível baixar.

Por outro lado, se sobe o preço do petróleo, o combustível sobe no outro dia…

Brasileiro é brasileiro…

Realista
Realista
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Mas foi a petrobras que anunciou vários aumentos nos preços de combustíveis .

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Isso não é esquisito, o esquisito é um monte de país da Otan que tá recebendo gás e combustível deles enquanto manda armas pra lutar contra eles.

Beira ao ridículo.

No nosso caso, como estamos longe da treta em si, tem que negociar com os dois lados.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

És tão ridículo, quem recebe gás e petróleo dos países da NATO, já recebiam antes, entendes????
Agora não podem largar, já a 100 por cento, mas estão pagando um alto custo, para reduzir e abandonar essa dependência, no custo de vida e no pagamento da defesa da Ucrânia, ridículos, covardes e oportunistas, são os outros países, que ficam se aproveitando da tentativa de extermínio de uma nação, esses sim, são ridículos.

Nascimento
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Respeite os demais aqui no Fórum, português.

Quer que o Brasil não negocie com a Rússia? Que os europeus deem o exemplo e parem primeiro de comprar gás russo, antes de exigir sanções alheias, simples assim.

“Ridículo” é um certo país, que não tem sequer ameaça fronteiriça com ninguém mas entrou na OTAN pra ser bucha de canhão e ainda figura nos PIIGS da UE, quem foi o oportunista, covarde e ridículo? E tu vem agora exigindo comprometimento alheio…

Não são os mais fortes do mundo, segundo ti? Que lutem sozinhos então…

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Nascimento
1 ano atrás

Com todo respeito ao colega português, mas europeus precisam de um bom choque de realidade e, como se diz na minha região, uma boa dose de desconfiometro. A cada ano que passa fica evidente que boa parte do mundo está de saco cheio de europeus tentando ditar como cada país deve se comportar, ao passo que se comportam ou tem um bom histórico de comportamento na linha daquilo que criticam. Em síntese, o mundo está de saco cheio da hipocrisia européia e já passou da hora de vocês perceberem isso.

Pedro
Pedro
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

A diplomacia crua e fria sempre foi isso que você citou.

Camillo Abinader
Camillo Abinader
1 ano atrás

Mais do que certo se aproximar da Rússia e da China, esse é o caminho.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Boa tarde a todos os senhores do Forte! E por que não? Se for para forçar a baixa dos preços no varejo, regulação de estoques e eventual contenção da alta inflacionária no Brasil, eu não vejo problema algum. Aliás temos que aproveitar as oportunidades comerciais que a guerra da Ucrânia está proporcionando as nações à margem do conflito. Se os EUA compra petróleo e gasolina da Venezuela…por que criticar o Brasil de comprar diesel de um parceiro comercial do BRICS? Decisão sábia e que deveria ser vista como ela é…ou seja interesse nacional (isso é o que importa), nada de… Read more »

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Eu poderia escrever um texto fundamento o NÃO da sua pergunta. Mesmo assim você não entenderia, não porque és burro, mas porque não deseja abrir a mente e entender. Apenas uma amostra do porque NÃO: “O chefe da UE disse que é trágico e completamente infeliz o apoio brasileiro a guerra na Ucrânia nesse momento”. A UE tem 450 milhões de pessoas, renda alta, economias fortes que consomem nossos produtos. Há uma sinergia real entre a UE e o Brasil. Sem falar a parte cultura. Bolsonaro não receber sequer o presidente português, na outra ponta dizer “gostar do jeito do… Read more »

Cesar
Cesar
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Quem fez a desfeita com o Brasil, foi o Presidente de Portugal.

Danieljr
Danieljr
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Quando os EUA invadiram o Iraque nós não abandonamos ou paramos de conversar com os EUA e OTAN, qual o motivo de fazer isso com a Rússia agora?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Danieljr
1 ano atrás

Ola Daniel. Do pono de vista brasileiro, seria uma tolice interromper as relações comercias, culturais e diplomáticas com a Russia ou Ucrânia. De fato, a posição do Itamaraty de que é preciso o imediato cessar-fogo e a imediata negociação diplomática é a posição mais coerente que se possa ter.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

EUA e Europa compram da Arábia Saudita que não liga pra direitos humanos então tá tudo bem a gente comprar da Rússia

PACRF
PACRF
1 ano atrás

Sem um acordo comercial que garanta o envio do produto, bem como sem explicar como, onde e quando o diesel vai chegar e, principalmente, por que a Rússia vai vender diesel ao Brasil por preço menor que o diesel que já importamos de outros fornecedores, fica parecendo conversa para “enganar eleitores bobos”, ou seja, está apenas criando “factoide”, como dizem os políticos.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  PACRF
1 ano atrás

A Rússia está vendendo mais barato para todo mundo que aceita comprar. É efeito colateral das sanções.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Tem 60 dias pra acontecer, então não é algo pra amanhã ou semana que vem

Atirador 33
Atirador 33
1 ano atrás

Não sou contra a exportação de diesel da Rússia, porém temos de estar cientes de que virão retaliações por ai. Bolsonaro não quis se indispor com a Rússia dada a dependência do país dos fertilizantes russos, e fertilizantes temos condições de produzir por aqui. Vamos aguardar para ver se não virá nenhum boicote ao Brasil dos países da Europa e EUA, por exemplo a tecnologias importadas. O dever de casa é buscar diminuir a dependência de insumos do exterior, caso exista capacidade de produção e beneficiamento no Brasil. Após a invasão russa, não se ouviu falar por aqui no Brasil… Read more »

Elisandro
Elisandro
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

A índia compra petróleo russo abaixo do preço de mercado, refina e vende o combustível para o Ocidente. Mais cedo ou mais tarde os países ocidentais perceberão que será impossível sancionar todos os países que desejam comercializar com a Rússia, sob risco deles mesmos ficarem isolados em seu próprio bloco.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Os próprios europeus estão comprando dos russos, diretamente l. Outra fonte é a Índia, Índia compre e revende pra eles

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Sim, enquanto isso a Europa encomenda gás russo e nosso povo paga a conta!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Se você procurar saber o porque do Brasil não ser dependente de fertilizantes importados você vai cair da cadeira ao perceber que governos anteriores sabotaram e ainda hoje sabotam (como oposição no Congresso e através do ativismo judiciário) o próprio país.

Moises
Moises
1 ano atrás

Se 70% do diesel é refinado aqui porque pagamos como se 100% fosse importado? A medida é muito importante. No entanto, não resolve o problema. O problema é a PPI.

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Moises
1 ano atrás

Isso acontece porque as empresas de petróleo aqui no Brasil são LIVRES para comprar e vender. Esse 70% é uma matemática e não uma realidade empresarial. A premissa é que as empresas brasileiras poderiam pegar esse 70% e vender no mercado internacional e lucrar em paridade internacional. Não faz diferença onde é refinado. O ouro aqui do Brasil e na África valem o mesmo, é uma cotação internacional. Não interessa se o diesel é refinado em Pernambuco ou São Paulo é diesel e pode ser vendido em qualquer lugar do mundo. Esse é o principal ponto da paridade internacional. Por… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Moises
1 ano atrás

Justamente. Esse é um ponto que ninguém toca. Não vejo “especialista” nenhum mencionar essa questão.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

KKKKKKKKKK
duvido acontecer…
e deixa eu adivinhar… quem vai pagar o seguro dos navios é o Brasil né?

Wellington jr
Wellington jr
1 ano atrás

Sou totalmente contra uma aliança Brasil-Russia, tambem sou contra essa guerra e considero os Russos culpados por ela. Mas se temos a oportunidade de entupir a nossa reserva com petroleo russo a preço inferior ao do mercado então por que ainda estamos nos questionando se compra ou não? Brasil em primeiro lugar, constrói armazens para estocar esse petróleo, importa 4 a 5 vezes o necessário para o abastecimento anual, faz uma reserva de combustível que mantenha o mercado interno estável e barato. Vamo surfar na desgraça alheia, sempre fomos cama para os outros, tá na hora de mudar os papeis.

mcremp
mcremp
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Nada como dar palpite sem saber matemática básica.

Importar cinco vezes o consumo anual?

Média do último mês = 5 bilhões de litros
vezes 60 meses = 300 bilhões de litros
a +- um dólar o litro = 300 bilhões de dólares
dólar a +- 5,40 = 1,6 TRILHÃO de reais

Mole, mole. O Wellington paga.

Sem falar que esse capital imobilizado vai garantir “mercado estável e barato”.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Um dos poucos acertos desse governo é se manter neutro nesse conflito. Seria um erro se aproximar da Rússia, mas também não há o porque de se afastar (especialmente na área comercial).

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Brasil neutro? Kkkkkkkkkk onde?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Poucos acertos? Está assistindo muito a Rede Goebels de televisão.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Vamos explicar o que está acontecendo. Bom o governo Bolsonaro jogou para a torcida mostra que tá tentando fazer algo. Mas vamos lá, quem irá importar que empresa importadora de diesel ou distribuidora irá colocar seu CNPJ e correr risco de tomar sanção dos EUA e Europa.. Shell??? Petrobras que tem ações na nasdaq, que precisa obedecer a lei sarbaney Oxley ( me esqueci como se escreve e já tomei auditoria deles, é foda). Governo federal? Vai pagar como? Não tá no orçamento? Governo não revende petróleo…pagar como? Reais? Rubros, soja etc… Não participa do Swift mais e ferra o… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

vão mandar o jack sparrow lá buscar
.
o barato.. pq é ano de eleição

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

A galera aqui é funcionário público não sabe como funciona o mundo, quero melhor custo sim ,mas governo imprimindo dinheiro é inflação…
Bolsonaro não sabe o que diz, lula TB não sabe….

Quem vai importar? A Petrobrás ? Pronta para ela sangrar na bolsa americana e depois quem paga a conta somos nós.
Ou a iniciativa privada que é quem toca esse país para frente.

Isso é eleitoreiro….ele não vai fazer pq não consegue.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Caro Rodrigo. Um erro muito comum é comparar o orçamento público com o orçamento privado. Mesmo no setor público, o orçamento federal é diferente dos orçamentos estaduais/municipais. O governo federal é o emissor de moeda e possui as ferramentas para gerenciar a economia. Já os municípios e estados dependem da arrecadação e dos repasses de recursos, mas nenhum deles tem a capacidade de gerar receita própria. Por outro lado, os instituições privadas (empresas e famílias) tem liberdades que o orçamento público e restrições diferentes daquelas do setor publico. Por exemplo, o Estado tem a premissa de agir com políicas anti-cíclicas… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Se “governo federal tem capacidade de emitir dívida essencialmente ilimitada”, o que está acontecendo na Argentina? Aliás, porque existe país pobre se basta o governo fazer dívida e resolver todos os problemas?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Vai vir do mesmo jeito que tá vindo os fertilizantes e os próprios inimigos da Rússia estão comprando vai ver se a Shell ainda não tá comprando. Eles só diminuíram

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

EUA não sancionou China e nem a Índia por encomendarem petróleo russo. Também não sancionou os europeus por ainda estarem encomendando gás russo, vai sancionar o Brasil atoa e de graça?

Last edited 1 ano atrás by Erick Barros
Nemo
Nemo
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Para começar a Petrobrás não opera na NASDAQ, mas na NYSE. Além disso não são negociadas ações, mas ADRs. Sem diesel máquinas agrícolas, caminhões e ônibus não andam.

rodrigo
rodrigo
Reply to  Nemo
1 ano atrás

me desculpe me enganei a bolsa….isso muda muito as ações…. depois é o choro que estamos pagando multa para americano

Cesar
Cesar
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Faz igual ao USA, Irã e qualquer outro país faz nessa situação: cria uma empresa de fachada.
Fácil, fácil.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Falou pouco e falou bobagem.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 ano atrás

Diesel barato= diminui a inflação e aumenta a nossa competividade econômica. Quem é contra isso?

Henrique
Henrique
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Diesel barato N Ã O diminui a inflação… o que diminui a inflação é o Governo Brasileiro para de imprimi dinheiro

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Tu falou o sentido clássico. Mas como hj aumento de preço é chamado de inflação aí tem impacto na inflação”. E espero que compre mesmo e o BC diminuía a taxa de juros um pouco

Henrique
Henrique
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Governo não vai diminuir a taxa de juro.. vai é aumentar, e muito.. principalmente depois que imprimir “o auxílio compra de voto” ele obrigatoriamente vai subir a Selic pra tentar segurar a inflação.
.
.
.
E pode esperar que se a PEC passar vai ter aumento no combustível quase que instantâneo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Olá Henrique. A questão da inflação brasileira é mais complexa. De um lado, a indústria está com elevada capacidade ociosa, o que significa que é inexistente o risco de uma crise de oferta. Além disso, a taxa de desemprego está em torno de 10%, o que também neutraliza o risco de uma inflação causada por pleno emprego. A elevação dos gastos com bolsa-família irão ampliar o consumo de bens de primeira necessidade, sem que isso gere inflação (na verdade, terão um impacto positivo nas contas dos municípios e na geração de emprego). Contudo, o problema da PEC é uma distorção… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“A elevação dos gastos com bolsa-família irão ampliar o consumo de bens de primeira necessidade, sem que isso gere inflação (na verdade, terão um impacto positivo nas contas dos municípios e na geração de emprego)” Se o dinheiro do bolsa-família veio da arrecadação de impostos e foi colocado dentro do orçamento e não inventado pela impressora de fato não vai influenciar a inflação (só a oferta e demanda)… o problema é que não existe orçamento valido para essa PEC e além da inconstitucionalidade dela ela ainda vai abrir espaço pro governo imprimir mais só aumentado mais a divida “ Contudo, o… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Caro Henrique. Seu erro é considerar que o orçamento federal é financiado pela receita dos impostos. Não é. O governo federal tem essencialmente uma capacidade de dívida ilimitada (na verdade é limitada por legislação que é um fator político. Há que imagine equivocadamente que isso seja uma limitação técnica). Outro ponto equivocado é ignorar qual o peso financeiro da elevação do bolsa-família em R$ 200 no orçamento total do governo federal. Além disso, a emissão de dívida pública (seja por título ou por emissão de moeda) só é inflacionária quanto a economia está em pleno emprego ou quando a foi… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“Seu erro é considerar que o orçamento federal é financiado pela receita dos impostos. Não é.” ahh Camargoer…. não me fala um bagulho desse…pra que então que existe imposto se o Estado pode criar todo o dinheiro do orçamento criando divida infinita? não faz sentido isso. . A “receita” do Estado é o imposto. Com adicional de empréstimos que ele pode fazer se tiver credito na praça… Porem chega uma hora que o país vai ficar tão envidado que ele vai ter quer o oferecer muito retorno e ninguém vai dar pq o cara não tem confiança, é certeza que… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Caro Henrique. Como expliquei, simplificando, existem três tipos de agentes econômicos. 1. o governo central (que tem o monopólio da emissão de moeda). 2. os governos locais (que dependem dos impostos próprios e dos repasses do governo central). 3. agentes privados (empresas, famílias, indivíduos). Os governos locais e agentes privados não podem emitir a própria dívida (nem moeda), mas dependem de outros agentes para obter crédito (seja do governo central, do sistema bancários ou de outros agentes econõmicos privados, como o cunhado). Por isso, possuem um limite de endividamento determinado pelo que dá o crédito. O endividamento do governo central… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Em resumo, TMM. Funciona bem em Wakanda.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Errou feio hein?!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Parte da inflação hoje é devido à uma redução na oferta, então não basta apenas “deixar de imprimir dinheiro”. Porém, de fato, a irresponsabilidade fiscal do governo que aí está certamente não ajuda nem um pouco a reduzir o aumento dos preços.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Olá Bruno. A redução da atividade industrial é resultado da redução da demanda. Como ocorreu um achatamento da renda da população e um aumento da taxa de desemprego, isso afetou a demanda. Portanto, deveríamos estar vendo um processo de deflação ao invés de inflação.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Onde que o Governo está imprimindo dinheiro?
Quando que o combustível mais barato não reduz inflação?
Cada bobagem que leio por aqui…

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Na Venezuela o petróleo custa um chiclete. Eles não tem indústria alguma. O mundo é relação econômica e estabilidade. Pense como um europeu ou ucraniano vendo o Brasil apoiar a Rússia.
Não há ganha real algum com isso.
A UE tem muito mais valor estratégico para o Brasil do que a Rússia, isso é economia básica.
Vai por mim: estamos errado e o Brasil hoje está isolado no mundo.

Last edited 1 ano atrás by Material arquivo
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Bem isso, qualquer um que pensa um pouco mais sabe do risco, então compra de Venezuela mas não da Rússia. Não dá para ir contra o sistema financeiro…isso é delírio.
Inflação se controla com controle de gasto com equilíbrio l, não imprimindo dinheiro.
O governo perdeu a chance na pandemia em 2020 era a chance tudo parouteve deflação lá poderia imprimir dinheiro iria estimular e sem impacto na inflação…agora inflação de mais de 10% inventar coisa ano eleitoral chega a 20% logo logo…outra é essa pec dos benefícios só vai aumentar a inflação…

Realista
Realista
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

(” Pense como um europeu ou ucraniano vendo o Brasil apoiar a Rússia. ” )

Ema ema cada um com seus problemas oque for melhorar a vida do povo brasileiro é oque importa, se você pergunta pra um ucraniano ou russo eles mal sabe aonde fica o Brasil .

( ” A UE tem muito mais valor estratégico para o Brasil do que a Rússia “)

tipo UE-Mercosul ? a Europa só sabe falar da Amazônia, queimadas, indigenas e outras bost…

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2022/07/06/parlamento-europeu-coloca-em-votacao-mocao-para-condenar-bolsonaro.htm

Da pra ver que temos muito a ganhar com a Europa mesmo .

Danieljr
Danieljr
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

a Europa nos fornecerão diesel em quantidade a preço bom? Não. A única coisa que eles conseguem fornecer são regras de como o mundo deve se comportar, faz uns 600 anos que só sabem mandar regras na vida dos outros.

Lana alves
Lana alves
1 ano atrás

Esse é de longe um dos piores presidentes da história do Brasil.
Só perde para o João Goulart em burrice.
O sujeito não consegue acertar 1 tacada, é muito ruim.
Tem que ser louco e cego ao mesmo tempo para achar que esse sujeito merece ser avaliado com nota 2 de 10.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Tou vendo. No fundo no fundo, muito camarada aqui quer ser faxineiro num navio da OTAN.
Brasil é independente. Hora de crescer, molecagem. Deixem de querer viver no kilombo, fazendo papel de servo da América.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Isso já era uma possibilidade a quase um mês, mas parece que vai pra frente, espero que dê certo, a Ucrania que lute e se tiver sorte vença.

Nelson Junior
Nelson Junior
1 ano atrás

Tenho a impressão que a compra de petróleo da Russia pelo Brasil, tem a “benção” se não um pedido especial do Joe Biden

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

É assim que se faz!!!!!
Mais BRICS , Mais Ásia-Pacifico , Menos União Europeia , Menos EUA.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Brics?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Conversa pra boi dormir, pura propaganda, cadê o contrato, acordo ou tratado?
Se vier um ou dois navios no varejo só pelo marketing já vai ser muito, um movimento péssimo considerando a imagem que transmitimos para parceiros muito mais importantes, eu já nem me surpreendo mais o quanto este governo faz bobagem só para mobilizar sua massa de debilóides!
Quem viu o vídeo do sujeito jogando gasolina no próprio carro entende o que eu estou falando!

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Abaixo de 60 dólares quebra a Petrobras…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Caro Rodrigo. No ano passado, o custo de produção/refino da Petrobras era em média R$ 114,00 por barril (cerca de US$ 20,00). Portanto, tenho a impressão que a Petrobras só se tornaria inviável quando o preço do barril for inferior a US$ 10,00 (ou menos).

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Problemas
1) como temos uma matinha fictícia essa não dá conta de proteger nossas exportações e importações em caso de bloqueio naval.
2) Seria mais viável fazer mais refinarias de diesel e ser autosuficiente. A Petrobrás vai dizer que não compensa com combustível nas alturas, ou ela prefere investir no que da mais dinheiro. Como ela ainda é parte estatal o governo devia ser macho e obrigar. Não estamos aproveitando o benefício de ser metade privada e muito menos de ser metade estatal, ta uma bosta! Esse governo falhou em TODAS AS ÁREAS SEM EXCESSÃO, eu não consigo achar sucesso.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

de certa forma sim, porque a Petrobras está se escorando no fluxo de debito/credito de exportação de petróleo nacional versus petróleo estrangeiro, uma vez que sua refinarias não refinam petróleo leve bom do pré sal e a matriz das refinarias antigas só processa o petróleo pesado. Então, ela fica no conforto de imprimir com força a regra dos preços externos da comoditie.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. Creio que as refinarias mais antigas processam petróleo leve que vinha do oriente médio.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Ué, mas a relação entre Brasil e Rússia não estava esfriando de acordo com uns “entendidos”? A realidade, sempre ela…

Kornet
Kornet
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Se vc for dar ouvidos aos” ispiciliastas” é mais certo ganhar na mega sena acumulada sozinho.

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Decisão mais do que acertada. Temos que aproveitar o momento e adquirir o que for possível da Rússia.

E quem estiver com medinho de sanção americana precisa ler o Art. 1º inciso I e o Art. 4º inciso I da CF/88. Quem tem problema com os russos é o Ocidente, do qual não fazemos parte, exceto no sentido puramente geográfico.

mcremp
mcremp
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Que bom saber que os problemas do mundo real deixam de existir por causa de um artigo escrito num papel…

Provocações
Provocações
1 ano atrás

O que esse traste fala não se escreve. O rei da fake. O Pinnoquio.

Material arquivo
Material arquivo
1 ano atrás

Cadê os meus comentários?🙄

paulof
paulof
1 ano atrás

Primeiro ponto da notícia, se a Rússia vende mais barato até diesel, como com volume e preço menor que em seu passado, ganham mais…explicação até agora não dada por nenhuma autoridade russa. Segundo ponto, comprar é algo, mas como vai trazer e em que quantidade, nesse ponto como o governo brasileiro é transparente descobriremos daqui a 60 dias, acredito que não exista sigilo comercial para isso. Terceiro ponto, por que o Brasil ignora solenemente a possibilidade de haver um novo pré-sal no litoral norte do país no Amapá, por sinal pode ser um petróleo de mesmo teor que o do… Read more »

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Parabéns, Bolsonaro.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Atitude CORRETA assim como foi as dos fertilizantes!

Se a Rússia tem diesel mais barato para suprir nossas necessidades e aceita nos vender então vamos comprar, afinal a própria Europa e os EUA ainda compra petróleo deles por debaixo dos panos.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Tá certo, tem que comprar mesmo, de quem vender mais barato! A própria UE compra, direta e indiretamente! Não somos nós que devemos pagar pela guerra dos outros! A UE que utilize 0% do gás e petróleo russo se tá achando ruim!

João Adaime
João Adaime
1 ano atrás

O Brasil importando diesel em pleno século XXI. Uma vergonha. Longe de querer explicar porque isso acontece, vou apenas comparar duas situações semelhantes na finalidade (construção de refinarias), mas com resultados diferentes. A Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco foi orçada inicialmente em US$2,3 bilhões (R$ 12 bilhões). Foi “inaugurada” inacabada, com um atraso de três anos, custando 8,5 vezes mais, US$19,5 bilhões (R$101,4 bilhões). E a novela se arrasta desde 2005. Por sua vez a maior refinaria do mundo, na Índia, a Jamnagar, foi construída em 36 meses com custo total de US$ 6 bilhões, menos de um terço… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

apesar da fraquejada do PR com PEC eleitoreira, ainda estou confiante para o futuro, mas os compradores de Pasadena voltarem, vou ter que vender tudo que eu tiver e fugir do Brasil.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Grifon
Grifon
1 ano atrás

Excelente negociação. Brasil e Rússia muito mais do que parceiros comerciais.

andre
andre
1 ano atrás

tem gente que quer pagar mais caro.

andre
andre
1 ano atrás

se tem diesel barato no mercado, porque não comprar???????????

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  andre
1 ano atrás

Olá André. De fato, é uma questão razoável que o importador busque fornecedores com preços mais baixos. Outra questão é saber se o valor de revenda será beneficiado, considerando o preço de paridade. Veja que o custo de produção do diesel pela Petrobrás é inferior ao custo de muitas refinarias no exterior, sem que isso reflita na redução do preço de revenda nos postos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

É melhor JAIR se acostumando.
Grande negócio de um Presidente que tem “as bolas grandes no lugar” e luta pela autonomia e independência do Brasil em vez de bancar o besta de ser seguidor da política cega dos americanos ou torcedor por interesses do Norte do Atlântico que consideram o Brasil a nação do samba, futebol e sexo, quando é um país enorme, com talento em todas as áreas e invejado por outras nações como a França do Macarrão, perdão, do Macron.
Força Bolsonaro!

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Uma maravilha vai acontecer a menos de 30 dias para o Primeiro turno da Eleição Presidencial de 2022. !! Isso e a tal PEC das bondades em outros tempos seria classificado como estelionato eleitoral mas como alguns já afirmam!! Quem ñ respeita a Constituição é traidor da Pátria !!

Tomcat4,4
Tomcat4,4
1 ano atrás

Mais um gol de placa do atual(e próximo) governo !!!

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Mais do que isso, não tem além de novos investimentos em perfuração e refinaria mais TB recursos para manutenções, os equipamentos deterioram-se, perde capacidade de eficiência.
Sucateira o patrimônio público para justificar o valor baixo e a perda da eficiência justificar a venda.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Teropode. Você tem razão. O óbvio é construir novas refinarias. A simples venda de refinarias da Petrobras para grupos privados tem efeito nulo sobre a ampliação da capacidade de refino no Brasil. A pergunta é por que o investidor privado paga pela aquisição de uma refinaria pronta ao invés de construir uma nova refinaria.

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“A pergunta é por que o investidor privado paga pela aquisição de uma refinaria pronta ao invés de construir uma nova refinaria.” . Se você tivesse 50 bilhões de dólares vc abriria uma refinaria nos EUA/Inglaterra/Japão ou no Brasil? . Refinaria não é tipo uma casa que vc faz de um ano pra outro ou outra cosia que da pra fazer em 5 anos e ter retorno… é tipo um investimento de ~15 anos ou mais… tu consegue prever o Brasil daqui 15 anos? O ano que vem que logo ali ja ta difícil de prever… imagina 2037 . por… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Olá Henrique. Sou incapaz de responder o que eu faria com US$ 50 bilhões. Provavelmente ia viajar pelo mundo e torrar o dinheiro. Partido da sua premissa que o investidor privado prefere construir uma refinaria em outro países, nunca no Brasil, isso mostra que é fundamental manter a Petrobras como empresa estatal, talvez com a Unicão com 100% das ações, porque se ela for privatizada, nunca mais será construída uma nova refinaria no Brasil, o que confirma o que sempre escrevi sobre a inaplicabilidade da ideia de “livre mercado” para os setores de energia e comunicações.

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer, vc não percebe que “o investidor privado prefere construir uma refinaria em outro países, nunca no Brasil” justamente porque existe a Petrobrás e o governo se metendo?

A sua “inaplicabilidade da ideia de “livre mercado” para os setores de energia e comunicações.” significa que as leis da economia aqui no Brasil são diferentes do resto do mundo? Não será porque o “livre mercado” aqui nunca existiu e ninguém acredita que vá existir?

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Complementando: a União deve ter 100% das ações da Petrobrás? Com que dinheiro? Seria da “dívida infinita”?

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

As possíveis sanções ocidentais podem gerar um prejuízo maior que a economia desta aquisição de petróleo da Rússia.
Sinceramente não vejo com bons olhos esta nova parceria.
O acordo dos fertilizantes já era suficiente.