Os militares holandeses estão chegando ao limite do que podem fazer para apoiar a Ucrânia com equipamentos. Os depósitos da Defesa estão ficando vazios, disse o secretário de Estado da Defesa, Christophe van der Maat, em entrevista ao AD. A Holanda quer ajudar, disse ele. “Mas nosso depósito não está infinitamente cheio. Está ficando cada vez mais estressante o que podemos fazer.”

Van der Maat chamou isso de “um dilema”. “Até onde estamos dispostos a ir?” A guerra na Ucrânia “afeta diretamente nosso interesse”. Mas o apoio está impactando cada vez mais as Forças Armadas holandesas.

Van der maat mencionou os 18 obuseiros blindados que a Holanda doou à Ucrânia como exemplo. “Lá, você já pode ver o impacto no próprio treinamento. Esse impacto sobre nós mesmos continuará a crescer”.

As Forças Armadas holandesas lutaram com escassez significativa mesmo antes da guerra na Ucrânia. “Quando comecei como secretário de Estado, fiquei chocado com isso”, disse Van der Maat. “Não acho que o mundo exterior perceba o que pedimos à Defesa.” Se a Holanda fosse atacada em seu próprio território, a Defesa só poderia participar por “alguns dias”.

Após anos de cortes orçamentários, o governo está adicionando bilhões de euros ao Orçamento de Defesa. Mas eliminar a escassez de equipamentos e munições não será fácil, disse Van der Maat. “Agora que a demanda global está disparando, todas as linhas de produção da indústria de defesa estão sendo preenchidas”, disse ele.

FONTE: nltimes.nl

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Ouvi muito quando criança que você ajuda ao próximo o acomoda na sua casa durante o início de alguma dificuldade mais com o tempo a relação vai desgastando pq você quer que a pessoa comece a nadar com as próprias pernas, resultado você comeca a jogar indiretas pra essa pessoa sair da sua casa e se a situação ficar ruim você simplesmente expulsa ela. É oque vai acontecer nessa guerra, tirando os EUA todos os outros estão no limite da ajuda ,aí supondo que acabe essa ajuda,a Ucrânia será esmagada até pq hj ela só se defende dessa forma por… Read more »

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Na verdade é preciso usar a imaginação. Por que você acha que existe esse discurso? Leia o título da matéria novamente e seja um pouco maldoso. A quem interessa tal título? O governo holandês contém gastos militares desde os anos 90, decorrente do fim da urss. Os governos europeus estão com esse discurso justamente para sensibilizar a população para voltar a gastar nesse setor. Isso é tendência e tal título da matéria fundamenta exatamente essa retórica política. Muita coisa acontece e não ficamos sabendo, a entrega de armas para a Ucrânia é um grande mistério. Não há desgaste, a interesse… Read more »

Homero
Homero
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Alemanha está dizendo o mesmo…e se for conferir, não foi pouca coisa que forneceram pra Ucrânia, só a Alemanha doou até agora:

-Cerca de 30 Gepard (ainda em processo de entrega)
-3.000 lançadores de foguetes antitanque portáteis Panzerfaust 3
-14.900 minas antitanque
-500 Stingers
-2.700 mísseis antiaéreos portáteis Strela
-100 metralhadoras MG3
-50 foguetes destruidores de bunkers para lançadores
-21,8 milhões de cartuchos de munição para armas leves
-100 mil granadas de mão
-outros itens variados

Last edited 1 ano atrás by Homero
MAURICIO SIQUEIRA
1 ano atrás

A guerra fazendo o seu papel secundario, aumentar os gastos e o orçamento de defesa dos países. Como um conflito desses mexe no cenario global, e claro, é fomentado para isso mesmo. Industria armamentista movimenta o mundo e as economias a muitos anos, e isso não vai mudar tão cedo.

Nick
Nick
1 ano atrás

As indústrias de Defesa agradecem Putin. Agora essa guerra parece que está esgotando tanto os russos, quanto os aliados ocidentais dos ucranianos. Quem vai piscar primeiro??

Henrique
Henrique
Reply to  Nick
1 ano atrás

Putin ja é o funcionário do ano na otan

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Vender é fácil.
Quero ver é receber o pagamento.
É gravíssima a crise
E dizem que vai piorar

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

sempre tem o chá polônio 210 pra alguém dar pro Putin se não aguentarem sanções

paulo araujo
paulo araujo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Jens Stoltenberg não é general, é um político. Como o pai dele antes.

Henrique
Henrique
Reply to  paulo araujo
1 ano atrás

é um meme… ninguém liga se quem assina a placa é real ou não kkkk

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Nick
1 ano atrás

alemanha e holanda já estão tirando o corpo fora… se frança e inglaterra também peidarem na farofa, pode da ucrania…

Jack
Jack
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

A conta está chegando…inflação subindo, risco de faltar alimentos, inverno com menos gás natural…e milhares de famílias destroçadas assim como uma nação.

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Jack
1 ano atrás

Se há problema de inflação para um alemão e holandês, imagina para um russo kkkkkkk
Ou você acredita que a vida melhor na Rússia?
Veja o declínio populacional deles em 2020/2021.
A Rússia vai afundar em problemas sociais gravíssimos decorrente do covid e guerra.
Olha a economia da Holanda, é uma surra na economia russa.
O pessoal é muito inocente ou é muito fã dessa Rússia a ponto de autoengano.

Last edited 1 ano atrás by Material arquivo
LUIZ
LUIZ
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

A Ucrânia só tá segurando a Rússia por causa da ajuda externa. A Rússia com todos os erros tem estoque pra uma guerra longa.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Será que tem?

Daniel
Daniel
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Com certeza! Não só ela é um dos maiores fabricantes mundiais como tem o apoio chinês.

Henrique
Henrique
Reply to  Daniel
1 ano atrás

esse dias o “apoio chinês” tava falando em pegar vladivostok kkkk
.
E realisticamente tem varias empresas, da china, parando de fornecer pra Rússia pq não vale a apena se queimar por mercado mixuruca

Last edited 1 ano atrás by Henrique
rui mendes
rui mendes
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

VCS nem peido, não dão nada, né, mas falam como se fossem os campeões, aqui na Europa ninguém peida, já deram grandíssimo contributo e continuam a dar, aliás se não fosse a UE , UK e USA , coitada da Ucrânia, os outros sim pediram e ainda ficam á espera das esmolas, de petróleo a metade do preço.

IBZ
IBZ
Reply to  Nick
1 ano atrás

A China agradece!

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  IBZ
1 ano atrás

A Rússia está conseguindo 2 objetivos secundários. Reduzir o estoque de armas da Otan (acho que nem era objetivo, mas veio como bônus) e piorar a economia européia. Os europeus estão de saco cheio de gastar muito mais com essa guerra. Enfim… Os sistemas modernos de guerra da otan se mostraram eficazes contra a Rússia. Mas não sei quanto tempo os EUA vão manter apoio a Ucrânia. O objetivo deles deve ser basicamente gastar o governo russo. Porque não sei se eles mesmos ainda acreditam que podem reverter a situação da Ucrânia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Pelo contrário, Putin conseguiu aumentar o orçamento de todos os países Europeus. A redução é temporária até serem produzidos outros para os substituir e duvido muito que a situação regresse a 2013…

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Aumentaram os gastos públicos. Até quando vão tolerar o crescimento da dívida?

O Chato
O Chato
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Suas afirmações também valem para a Rússia, e especialmente para Rússia, pois o material russo ativo e em reserva está sendo consumido em ritmo acelerado, assim como, economicamente, tal país encontra-se fragilizado pelas sanções, pelo congelamento de parte significativa de suas reservas monetárias e pelo custo da guerra. Adicionaria a essa conta também que a Rússia está perdendo recursos humanos profissionais aos muitos milhares a cada mês (militares mortos e feridos em combate, além de civis altamente qualificados que deixam o país), enquanto a Europa (OTAN) não sofre perdas diretas deste tipo e, na verdade, ganha com os imigrantes qualificados… Read more »

Last edited 1 ano atrás by O Chato
Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Adunlucas, Deus proteja o brasil e você nunca vire ministro da economia kkkkkk
Você simplesmente inverteu a realidade.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Nick
1 ano atrás

Nossa que malabarismo hein bicho. Quanto esforco para perverter a realidade.Quem tá abrindo o bico não é putin não seu zé roela. É a OTAN. JÁ é o terceiro país que admite o fim do seu estoque. Putin muito pelo contrário. Tem bala na agulha, e vai matar na unha um por um esses países que caíram na lábia dos EUA para fomentar essa guerra.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Você escreve como se a Rússia fosse a pica das galáxias …Rússia é pobre favelada igual você do terceiro mundo ..

santiago
santiago
1 ano atrás

É interessante notar,. mesmo em meio a tanta notícia desenconstrada, que temos uma “super potência” apanhando para levar seus recursos para território vizinho. E que esse pouco tempo de conflito está minando os equipamentos muito rápido. Não é difícil de imaginar que uma guerra entre duas grandes nações, se ocorrer o mesmo nível de desabastecimento , o uso de poderio nuclear seria cogitado muito rápido ao meu ver. Os eua e sua frota de porta-aviões permitem uma projeção sem igual (mesmo a china se prepara para conflito nas imediações), porém nunca seriam substituídos tão rapidamente em conflitos grandes. Me parece… Read more »

Recruta zero
Recruta zero
Reply to  santiago
1 ano atrás

Verdade :em 1942 a Us Navy perdeu quatro porta-aviões, em 1943 já tinham o dobro em operação, hoje esses números seriam impossíveis de serem alcançados.

Scudafax
Scudafax
Reply to  santiago
1 ano atrás

Absolutamente correta a inferência, com base em algumas simulações disponíveis ao público.
https://warontherocks.com/2019/04/how-does-the-next-great-power-conflict-play-out-lessons-from-a-wargame/

Digo
Digo
Reply to  santiago
1 ano atrás

Mao acreditava que a China poderia vencer uma guerra nuclear, espero que a atual elite chinesa não pense igual, mas nunca se sabe…

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  santiago
1 ano atrás

Acho que a próxima guerra vai depender menos de porta-avioes e mais de submarinos. Ambos os lados têm capacidade de afundar navios a longa distância. O negócio é quem vai conseguir manter seus submarinos a salvo

Mgtow
Mgtow
Reply to  santiago
1 ano atrás

Porta-avioes num conflito com a Rússia ou China não sairiam nem dos portos. Seriam afundados filho.

Nemo
Nemo
1 ano atrás

Alemanha e Holanda avisaram estar no limite. A Itália parece que não enviará mais (uma das causas da queda do governo foi a discordância de parte do M5S em fornecer armas para a Ucrânia). França envia a conta gotas. A Ucrânia depende dos EUA com seu estoque infinito e do Reino Unido com sua mania de grandeza.

Patrício
Patrício
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Não me parece que os EUA tenham estoque infinito.
Basta ver as notícias de alguns dias atrás de que os estoques de mísseis anti-tanques estavam acabando e que a indústria ia demorar anos para repor.
E isso se a decisão fosse tomada imediatamente, o que não foi.

Antonio
Antonio
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Sem tanquea nas guerras entre potenciais, o que vale sao os misseis e novos drone e a diplomacia
..

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Estoque infinito de certa forma tem….só o que está esticado no deserto dá uns 5 exercitos…a questão é quecada vez mais iria se abrir do um corredor de guerra aberta entre os dois.. …é mais uma questão política que de material….

leonidas
leonidas
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Eu já tinha mencionado isso em outro tema mas repito, a treta que promete ocupar os EUA e necessitará (caso estoure) de amplo apoio logístico, não esta na ucrânia e sim no Oriente Médio (leia-se Israel x Irã) ou no Pacifico (aliados precisando de equipamento ou Taiwan) mas o Depto de estado americano conseguiu se meter no atoleiro Ucraniano e dividir com essa causa absolutamente equivocada recursos que podem fazer toda a diferença em um dos dois teatros de ação já citados …

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  leonidas
1 ano atrás

sim….tudo indica que os dois próximos cenários vão estourar…..Irã poderá ocorrer a qualquer momento….eu não acredito que China ficará parada….ela irá materializar Taiwan….e não acho que Taiwan seja conflito demorado…

Porque acho não seria demorado? porque o cenário é diferente do Russo que tenta poupar equipamento focando OTAN….na China, Taiwan teria força total….sem necessidade de comedimento…

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Sulamericano
Sulamericano
1 ano atrás

O posicionamento da EU nesta guerra é, no mínimo, curioso.
Falharam miseravelmente em impedir que o conflito começasse.

Quando a guerra estourou, se tornaram patrocinadores bélicos da Ucrânia (para além dos USA e do UK), sendo que isso só prejudicou a EU pois o pois o prolongamento do conflito só trouxe inflação, escassez de produtos e uma crise energética.
Em termos diplomáticos e geopolíticos, a EU está povoada de incompetentes.

Henrique
Henrique
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

“Falharam miseravelmente em impedir que o conflito começasse.”

a solução pro conflito era Ucrânia na OTAN, mas alguém começou a chorar…
.
Em termos diplomáticos e geopolíticos, a EU está povoada de incompetentes.
.
Como se a Rússia estivesse vivendo o milagre econômico do milênio lá e não tivesse tão ruim quanto a Europa na realidade

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Henrique
1 ano atrás

“a solução pro conflito era Ucrânia na OTAN, mas alguém começou a chorar…”

Se a Ucrânia não tivesse acenado a intenção de entrar na OTAN é possível que o conflito não tivesse acontecido.

Pedro
Pedro
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Essa desculpa nem a própria Rússia usa mais.

Henrique
Henrique
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

“Se a Ucrânia não tivesse acenado a intenção de entrar na OTAN é possível que o conflito não tivesse acontecido.”
.
Só se removessem Putin Totalitarista do governo… pq essa guerra teve o único objetivo de anexar território… e mesmo que Ucrânia não tivesse acenado ainda assim teria uma guerra para anexação

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Ucrânia na otan?
Isso nunca foi cogitado. Acorda! Você recebe as bobagens de Moscou. Segundo Moscou sequer existe guerra.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Mestre…já uns 3 primeiros ministros europeus foram pro saco…..

Henrique
Henrique
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Aprendiz… idai? A Europa não é a Rússia que de Tio Vlad cai a Politica de Estado inteira cai junto… pode rodar o governo todo de 20 países da Europa ao mesmo tempo que não vai mudar a situação…

Carlos
Carlos
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

No youtube ouve o que diz Mathias Alencastro “Alencastro diz que Putin deve usar fornecimento do gás russo para estrangular economia europeia” e lembra-te que recentemente Macron falou sobre a internacionalização da Amazónia e a posição do Brasil sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, valida que amanhã alguma potência ocupe a Amazónia apenas porque é uma potência e apenas o “ocidente” está a fazer alguma coisa para que as leis internacionais sejam restabelecidas

Kornet
Kornet
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Para a chapelada de alumínio vc será tachado de conspiracionista,que segue o canal do comandante;pois para eles isso é loucura a França,os EUA e a Otan são nossos amigos e aliados e que é impossível ocupar a Amazônia,vão nessa.

Carlos
Carlos
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Não está em causa a ocupação da Amazónia, apenas serviu de comparação de valores e das leis internacionais, ser apelidado de conspiracionista não me aflige apenas quero debater ideias, ações e consequências

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Mestre….não diga que ele não falou….porque falou sim….e a fala é a última auto censura do que se pensa…..então se falou isto….imagina o que pensa a mais e nunca falou….

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Carlos
1 ano atrás

As potências nucleares são assim mesmo: invadem o que querem, e quando querem.

Podem até inventar alguma história pra boi dormir, como nazistas de sei lá o quê, armas de destruição em massa não sei a onde, ou qualquer outro subterfúgio pra dourar a pílula.

Engole quem quer.

Carlos
Carlos
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Pensei que falarias no Afeganistão porque ai foi a OTAN que invadiu mas falar sobre o Iraque, isso aí foi erro de calculo de Bush filho porque aí quem ganhou foi o Irã, mas continua sendo uma violação do direito internacional invadir outro país e neste caso não existe razão nenhuma e que pode ser considerado um genocídio se tivermos em conta o discurso de Putin do dia 24 de Fevereiro e qualquer país que valide esta invasão está a ser cúmplice na mesma, se te roubarem o celular e se tu roubares outro, não deixas de ser ladrão por… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Incompetência isso só dá para perceber quando acabar.
Ainda é muito cedo para isso. E o que a Rússia ganhou ou irá ganhar?
Até os mais alucinados já cederam em que a posição da Rússia é ficar dependente da China ou ser uma outra Cuba.
A nova ordem mundial que não é nada de novo, apenas o regresso das ditaduras.

E quem diria que uma guerra traria consequências negativas? Mas a alternativa é pior e a única responsabilidade é de Putin.

leonidas
leonidas
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

O Depto de Estado americano dirigido por algum imbecil achou que poderia colapsar a Rússia no curto tempo. Todo mundo (exceto eles) sabe que sanções não derruba regime nenhum, não derrubou a Venezuela!!!!!!!! imaginem uma nação do porte, e dos recursos minerais, agrícolas e a autonomia industrial da Rússia. Se a Rússia tivesse colapsado estaria tudo certo, mas isso não aconteceu e além de ter uma guerra que favorece Moscou no atual contexto o mundo esta ficando cada vez mais instável em regiões que todo mundo sabe (exceto eles) que precisam do apoio imediato de Washington em termos financeiros e… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Análise completamente errada porque nunca tinha visto nenhum líder a defender os trabalhadores europeus como Putin e a analise mais resumida e bem feita, foi feita por Mathias Alencastro pesquisa “Alencastro diz que Putin deve usar fornecimento do gás russo para estrangular economia europeia” é resumida e bem clara e poderás ver que estás errado na analise

paulo araujo
paulo araujo
Reply to  leonidas
1 ano atrás

A principal arma da Otan eram as sanções. A confiança era tanta que o próprio Biden falou ao mundo que o rublo seria reduzido a cascalho. Dizer que as sanções não funcionaram é injusto. Os EUA derrotaram a Alemanha pela terceira vez em 100 anos… Então teve bônus. Mas a Rússia que é bom, não deu certo. muitos escreveram em muitos lugares que a Rússia é um país extremamente autárquico e não seria sensível a sanções. Acho que estava certos. Porém, sem os efeitos das sanções não há mais opção, somente “sangrar a Rússia” usando as vidas dos ucranianos como… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
1 ano atrás

Trump avisou.

Recruta zero
Recruta zero
1 ano atrás

Quem gasta 2% do pib com defesa tá enganado há si mesmo sobre aguentar uma guerra de alta intensidade por meses,a espiral de munição para treinamento×estoque para combate x capacidade de reposição, simplesmente não fecha a conta.

Digo
Digo
Reply to  Recruta zero
1 ano atrás

Entre os anos 50 até o fim da guerra do Vietnã, Os EUA gastavam entre 7% a 10% do PIB com defesa, hoje gastam apenas 3,2%. A China gasta apenas entre 1,4% a 1,8% com a defesa, a verdade é que nenhuma potência está pronta para uma guerra de alta intensidade em larga escala.

Last edited 1 ano atrás by Digo
leonidas
leonidas
Reply to  Digo
1 ano atrás

Mas temos que levar em conta que números fornecidos pelo governo Chinês não são passiveis de confirmação.
E bem possível que o percentual gasto pela China em defesa esteja bem acima do que eles informam…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Não deviam de ofertar nada.Mas se é para mandar material obsoleto para a Ucrãnia negociando com a Otan por novo até eu que sou bobo quero.Vão em frente.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Off topic:
Os sistemas e defesa aérea Stormer HVM já estão protegendo o céu ucraniano – MD do UK.
6 unidades do sitema e centenas de mísseis Startreak para esses sistemas de defesa já iniciaram missões de combate.
Paralelo a isso, o Reino Unido transferirá mais 20 obuseiors M109 e 36 obuses L119 para a Ucrânia, bem como mais radares de contra-bateria, 1600 armas antitanque, drones, munições, e mais de 50.000 projéteis de artilharia de calibre soviético.
Os Ingleses e Poloneses estão abrindo mais a mão, na questão de fornecer equipamento a Ucrânia.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

A Holanda que se vire, que dê um jeito, a Ucrânia quer tudo e de todos e não interessa como, e por consequência não está nem aí para seu povo

Last edited 1 ano atrás by Fabio Jeffer
Patrício
Patrício
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

E o pior.
Quer tudo e de todos para ser moído pelos russos.
As perdas ucranianas são gigantescas.
Nem a OTAN consegue repor.
Fica a lição.
A guerra com a Rússia é outro patamar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Outro patamar em relação a que parâmetro? Se você está querendo dizer “A Rússia é diferente do Iraque, Síria, Somália etc” só está jogando conversa fora. Pq, só sendo muito desconectado e alienado para achar que a Rússia não estaria em outro patamar que esses países. Agora se você está querendo alicerçar a Rússia em “outro patamar”, da forma que a expressão tem sido comumente utilizada no jargão popular, me parece que quem está totalmente desconectado da realidade é você. Não há nada de milagroso, extraordinário, fora do comum em russos estarem se sobressaindo sobre ucranianos. Ninguém, em sã consciência,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Patrício
Patrício
1 ano atrás

Os russos com estoques de armas e munições inesgotáveis e a OTAN se peid….
Como pode isso?

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fácil de entender. Nos países da OTAN a transparência é muito maior que na Rússia, aí você fica sabendo de coisas que são impossíveis de serem divulgadas na Rússia.
Ou você acha que está tudo uma beleza nos arsenais russos?

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A Holanda é rica!!!!!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

sim, bastante rica, mas pobre em poderio militar considerando França, UK e EUA.

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Sim, é exatamente isso que eles querem que você pense para o governo aumentar os gastos militares.
Holanda não é Coreia do Norte.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

A trilogia tem de abrir a porta para a molecagem sair e entrarem os adultos. Isto não pode ser um espetáculo de adolescentes tardios.
A Rússia em 5 meses de guerra conquistou o equivalente a: 61% da Bielorrússia, 25% de Espanha, 1,4 vezes o território de Portugal, 20% de França, 1,5 vezes o tamanho da Áustria… a gente poderia continuar nisso até amanhã e a equivalência são os 20%… não são os 27,2% dominados, mas sim os 20% administrados… nem sequer se concebe os 33,5% onde há conflito declarado.
Peço aos moleques para crescerem e assumirem a derrota.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

E os russos não tão perdendo tempo nas regiões e cidades que foi destruída. Ja tão reconstruindo como tão fazendo na Criméia.

Patrício
Patrício
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Tem um canal no YouTube chamado ‘Mariupol hoje’ que mostra a reconstrução da cidade.
Muito interessante.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eu assisto vários canais de Mariupol e Tem esse aqui também.
https://youtu.be/ftWiorhv6A4

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Não foi esse o discurso dos Nazis quando chegaram às portas de Moscovo? Invadem um país, conquistam grande parte dele, administram e depois vem a conta… Avançaram quantos Km’s da sua fronteira e dos territórios roubados em 2014? O senhor pode continuar com os seus devaneios mas o que isso significa? Ilusões para os que querem acreditar nelas já que têm dificuldade em aceitar a realidade. A Rússia nunca mais vai recuperar o seu estatuto. Será mais uma Cuba ou algo semelhante. E quem vai sofrer mais são os Russos. Mas continue a repetir sempre o mesmo em todos os… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Cê tem que estudar. Essa ideologia doentia é patética.
Estude.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Então diga.

Argumente alguma coisa para ser diferente das frases infantis que escreve…

Pedro
Pedro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Pela potência militar que a Rússia seria essa conquista é pífia para tantos meses de guerra. E como ja falei anteriormente, comparar com países pequenos para ter numeros altos é facil. Que tal comparar com o próprio território russo?

Patrício
Patrício
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Não é pífia não
O importante é moer as Forças Armadas ucranianas de modo que nunca mais representem qualquer ameaça.
E é isso que os russos estão fazendo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Potência Militar que enfrenta a Ucrania armada pelos EUA, FRA, ALE, HOL, SPA, POL e etc, tem ideia do que tu tá falando, se fosse outro país não ia aguentar isso, Russia achou que ia ser moleza, a OTAN achou que dava pra vencer, no final a Rússia aos trancos tá vencendo militarmente.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Cê tem que crescer, pois molecagem tem limite.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

uau, adulto, maduro, experiente, vivido e todas as demais qualificações que lhe aplicam. Quem criou expectativas milagrosas foram vocês, adultos. Falavam que Berlim estava bem ali. Que Portugal que se preparasse. Que Kiev iria cair em 48h e bla bla bla. Parecem macaco, pulando de árvore em árvore, tentando se agarrar em qualquer galho que possam lhes fornecer algum tipo de argumento. “ah, é 20% da França”. Mas estão há milhares de kms da França. Estão longe até de Kiev. Se pega todos os avanços, creio que nenhum tenha passado de 200 km das fronteiras russas. Vocês é quem ficavam… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Nem li. Mais um Donald Duck que fugiu da Disneyland e agora tá procurando voltar mas não tem GPS.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Você só lê o que sai na Sputnik ou que suas outras personalidades postam né?

Sei disso. Por isso tamanha mediocridade, torcedor de país alheio.

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Putin rearmou toda Europa kkkk, inteligência passou longe

Caio
Caio
1 ano atrás

As nações ricas da Europa ocidental produzem armas tão boas quanto os americanos, porém o fazem em poucas quantidades ( toyotismo militar?) Se comparado ao EUA,, logo enfrentar um exército que herdou um estoque imenso de armas_ mesmo com tecnologia mais antiquada_ seria um problema de qualquer forma. Solução ou a Europa rica tira a mão do freio da sua industria bélica ou se retira do campo na Ucrânia.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Não estou entendendo….

Quem está ficando sem estoques? A Rússia? Os EUA? A NATO?

Todo mundo, ou ninguém?

A ficha tá começando a cair…

Agora outra dúvida: Será que foi bom ou ruim mantermos nossa neutralidade nesta guerra que não é nossa?

Sgt Moreno
CM

Hcosta
Hcosta
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Depende do que for. Artilharia deste tipo não deve haver muito. E é normal que isso aconteça.

Poucos países conseguem fazer isso.

Mas ainda deve faltar muito para faltar munição e outros sistemas menos complexos.
E não sei até que ponto a Rússia aguenta esta perda de blindados e de tripulações.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

pelo visto a Rússia aguenta mais que a Holanda e a Alemanha.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Não dá para afirmar isso somente nesta questão porque os países Baixos e a Alemanha não estão a participar diretamente na guerra. Lembro que a Rússia aprovou medidas económicas de estado de guerra e estará a gastar os seus recursos muito mais rapidamente do que estes dois países. E ainda tem a questão de estarem armazenados ou de estar a produzir, o que é algo muito diferente em termos de sustentabilidade ou de nível tecnológico. Muito mais fácil armazenar munição de artilharia, onde têm grande vantagem, do que armazenar blindados, pelo menos, que sejam rapidamente postos ao serviço. E muito… Read more »

tsung
tsung
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

eu diria a RUSSIA né morre mais soldado RUSSO do que arma

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Foi ótimo, a Europa tá se corroendo, vão fazer as pazes com os russos, os Ricos (banqueiros e grandes empresários) vão estar ainda mais ricos, e a população da Europa vão enfrentar juros altos com aperto de gastos do governo… aí ficaria a pergunta valeria a pena os Brasileiros sofreram em prol de estrangeiros?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

É pena que alguns comentadores da trilogia não constatem o seguinte: a Rússia ocupou uma região na Ucrânia, 3,4 vezes superior aos Países Baixos ou Holanda.
Fornecer armas em “comandita” para enfrentar a Rússia é conversa de jovem na puberdade, não dominando todas as funções do metabolismo. Hora de crescer, caríssimos faxineiros da OTAN

Pedro
Pedro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Compara com a área do Vaticano. Que tal? A “Super Rússia” ocupa uma área 300 vezes superior ao Vaticano.

Last edited 1 ano atrás by Pedro
Arthur
Arthur
1 ano atrás

Em um duplo sentido, dá para dizer que acabou o gás europeu! Mas estão tranquilos, afinal a Rússia só tem munição para mais dez dias…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Os micos que os otanbots consideram o suprassumo da realidade que os ucras estão ganhando da Russia.

Abelhas derrotam Russos

Chips de geladeira

Putim esta com cancêr

A Russia divulga calendário com dia e mês horas para tomar Kiev

As baixas Russas são impressionante

General acima do peso

Ucrânia um país tadinho

Não tem nazista nas forças armadas ucras

A economia da Russia vai implodir

A UE esta unida e não vai comprar gás e petróleo Russo

Arthur
Arthur
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Só faltou constar na lista a cabra que matou dezenas de russos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Tem novas. Armas biológicas que fazem os Ucranianos mais violentos, abates de aviões Russos pelos Russos, não tem nazis nas forças Russas, etc… Não foi o senhor que estava todo contente por este abate dos caças? Que espetacular, mais um avião Ucraniano abatido e depois é confirmado que era Russo e abatido pelos Russos. Para quem critica as fake news, gosta muito de as usar… Devia aprender com isso e ter mais calma e mais originalidade nos comentários. Já parece o adolescente que nem percebe que repete os comentários na mesma notícia. Resposta para o sr Nilton e não o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Arthur
1 ano atrás

kkkk cabra kpiroto, terrível ainda esta a solta, foi vista operando M777.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Arthur
1 ano atrás

os mísseis acabaram faz 2 meses

Antonio
Antonio
1 ano atrás

Pessoal de formosa: Existe um astros antiareo. Tipo S300 em mente?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antonio
1 ano atrás

não, ASTROS não tem nada a ver com AA.

Nemo
Nemo
Reply to  Antonio
1 ano atrás

Está sendo proposto um MRSAM em conjunto com MBDA. Acho que saiu um post aqui na trilogia.

Antonio
Antonio
1 ano atrás

Faltam obuseiros!? E munição. Devem renovar em breve pra uso interno. Acabou acabou, sem grilo, afinal nao são a linha de frente contra moscou.

Last edited 1 ano atrás by Antonio
paulof
paulof
1 ano atrás

OFF: “Exxon Plans Another 35 Wells Offshore Guyana” como digo existem vencedores dentro da industria de energia. O Barril WTI volta a cair para baixo dos 100 dólares, pelo incrivel parece que existe sobra de gasolina no mercado com a reentrada da Líbia e China comprando menos ainda, preços devem ter uma leve curva para baixo.

Nemo
Nemo
Reply to  paulof
1 ano atrás

A UNIPER alemã quebrou. Para evitar a falência o governo alemão vai comprar uma participação acionária e abrir uma linha de crédito de U$ 8 bilhões. O motivo foi as sanções contra o gás russo.

Nemo
Nemo
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Foram…

paulof
paulof
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Era esperado, Merckel tem muito a se explicar em termos da política de energia, foram várias decisões ruins como se vê agora, o que mais me estranha que não li nada sobre a subsidiária dela a UNIPRO em nenhum dos releases que recebo.

Last edited 1 ano atrás by paulof
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  paulof
1 ano atrás

Mais um que não estudou a matéria e não entende que a OPEC + tá rindo, pois a previsão máxima para 2022 era de 69 USD.

L G
L G
1 ano atrás

A Rússia está utilizando os vastos estoques de armas antigas da ex URSS. O que tem de munição e tanque T 62-64 e T 72 para utilizar vai para mais de 15000 só de tanques antigos sem falar no enorme estoque de munição que era para conquistar o mundo. Infelizmente coitada da Ucrânia. Vamos estudar pessoal.

Henrique
Henrique
Reply to  L G
1 ano atrás

e a Rússia ira pra Guerra contra drone e míssil antitanque desse século com equipamento de +60 anos… e o coitado é da Ucrânia kkkkkkk
.
Colocar velharias como o T62 pra rodar é automaticamente fazer uma “Carga banzai” apenas
.
.
E 15k é super trunfo… se tiver 500 no padrão “modernizado” ja vai ser um baita milagre… todo mundo conhece a corrupção na RFA.. não espere que esses mbt dos estoques estão com a manutenção em dia ou a manutenção que receberam vai aguentar o tranco

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

A OTAN não tá recebendo candidaturas para faxineiro e os EUA não precisam de cozinheiros.
Quer falar em corrupção? Cê não sabe que nos EUA, 43 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza?
Tanto adulto que não passou pela puberdade. Só molecagem

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

“A OTAN não tá recebendo candidaturas para faxineiro e os EUA não precisam de cozinheiros. Quer falar em corrupção? Cê não sabe que nos EUA, 43 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza? “ tudo a ver com assunto KKKKKKK cara meteu um “mae e us Eua” completamente perdido do tema kkkkk . o assunto é “T 62-64 e T 72 antigos que vão pra linha de frente o cara joga “pobre dos eua” no assunto… . tá, blz tem 43 milhão de pobre nos eua… e isso afeta o que nos T62-64 com carregamento manual que vão… Read more »

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  L G
1 ano atrás

Legal, estamos há 4 meses esperando a Rússia vencer, até agora continua com as área antes de fevereiro. Mapa inalterado.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Mapa inalterado porque tu tem problema de visão e matemática.
A Ucrânia perdeu 27,2% do seu território e após Kiev ter recebido a maior ajuda militar da história da OTAN.
Uma coisa é ser besta outra é tentar forçar os outros a serem.
Hora de crescer, moleque

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Uma coisa é ser besta outra é tentar forçar os outros a serem.
Hora de crescer, moleque

pelo teu nível deslocado de argumentação você escolher ser besta e moleque…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Iletrado. Procure aprender a fazer contas de modo a entender a geografia, em vez de contribuir para a poluição visual, opinando sem nada dizer de produtivo.
Até lá vai fazendo o papel de néscio irado.

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

vlw por confirmar o ponto… de novo… pelo teu nível deslocado de argumentação você escolheu ser besta e moleque…
.
.
e não adianta vir com “léxico refinado” que vc só passa por infantil.. vejo todo dia gente querendo pagar de “cult/ar de superioridade” usando esse tipo de linguagem para no final levar um belo tapa do português comum…

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Pois é como diziam os nazobots agora a UE esta unida kkkk pelo menos na possibilidade de não ter mais gás barato.

paulotd
paulotd
1 ano atrás

Estão chegando mais Smerchs e unidades do MSTA modernizadas. Fora as unidades de artilharia com muito armamento

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  paulotd
1 ano atrás

Só agora? Não chegaram antes? Porquê?