sexta-feira, agosto 19, 2022

Saab RBS 70NG

VÍDEO: China: de país pobre a superpotência

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

É possível resumir as duas primeiras décadas do século 21 em apenas uma frase? Difícil. Talvez seja mais fácil resumi-las em cinco letras: China.

Do comércio internacional ao aquecimento global, das novas tecnologias à exploração do espaço, a maior nação do planeta deixou sua marca em quase tudo que ocorreu de 2001 a 2020.

Com 1,3 bilhão de habitantes, a China começou o novo milênio dona de um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 1,2 trilhão.

Vinte anos depois, ele batia os US$ 15 trilhões, o segundo maior do planeta, com analistas projetando que na década seguinte o país superaria os Estados Unidos como a maior economia do mundo.

Neste vídeo, Camilla Veras Mota conta como, em 20 anos, nenhum país cresceu e se transformou tanto como a República Popular da China.

Um avanço impressionante que, é claro, foi possibilitado por reformas iniciadas anos antes.

Confira.

Reportagem em texto AQUI.

Assista também aos outros vídeos da série no canal da BBC News Brasil.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese

- Advertisement -

81 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio
Caio
24 dias atrás

A China é um estado totalitário para o seu povo( como sempre foi desde o império) que trocou o comunismo como meio de produção, pelo capitalismo, entretanto permaneceu totalitária.

Patrício
Patrício
Reply to  Caio
24 dias atrás

Ninguém liga mais para isso.
Democracia onde só as as pessoas ricas aproveitam está em desuso.
Acostume-se a este fato.

Jefferson Albax
Jefferson Albax
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Patrício, comentário editado. Você comenta isso justamente porque vive em uma democracia plena, ampla liberdade garantida pela nossa história e nossa constituição.
LIBERDADE e DEMOCRACIA é tudo!
Pare de fazer comentários infantis, seus comentários poluem o fórum.

Last edited 24 dias atrás by Jefferson Albax
Patrício
Patrício
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

Não brigue com o mensageiro quando a mensagem não te agrada.
Esse blá blá blá cansou a maior parte da Humanidade.
Estamos mudando para uma nova situação mundial onde seu pensamento ficou ultrapassado.
Esgotou-se.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Ainda bem que o governo brasileiro permite você escrever seus comentários né? Sabe o que fazem com o mensageiro na Coreia do Norte quando a mensagem não agrada?

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Ninguém liga.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Experimente criticar a policia… experimentente falar mal do STF ou de algum Juiz…

Gerson
Gerson
Reply to  Nicolas_SS
23 dias atrás

Ai meu jesus! Conversa de bolsonarista é um saco. Pegam um problema geral e reduzem a seus próprios termos, em geral toscos, mal elaborados e falaciosos.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Nicolas_SS
23 dias atrás

Para sujeitos assim, que defendem nossa democracia de fachada, criticar STF, banheiro para travesti, defender a soberania da Amazônia são crimes contra a honra e contra a segurança nacional. Cuidado, na democracia de fachada desse pessoal até crítica em YouTube dá cadeia

Sentinela
Sentinela
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

Que democracia maravilhosa a do Brasil, tão poderosa e virtuosa, com 84° IDH do mundo abaixo do Irã, Armênia, etc, fazendão na matriz econômica exportadora. Fica com sua visão de democracia liberal, prefiro um Estado forte que se torne superpotência com melhores indicadores sociais, econômicos e tecnológicos que aguentar essa baboseira ridícula de mundo livre de mickeyzinho que fica papagaiando essas ou idiotices. Congresso Nacional bem eleito, Constituição Federal, saneamento, poderio militar, desenvolvimento tecnológico, boas políticas, isso tudo temos no teu mundo livre de smartphone aqui no Brasil.

Andre
Andre
Reply to  Sentinela
23 dias atrás

Se a democracia brasileira é ruim, o que dizer do “estado forte” venezuelano?

Absolutamente todos os 25 maiores idhs são em paises com democracias capitalistas liberais.

O problema do Brasil está justamente no excesso de estado, o que nos impede de sermos verdadeiramente liberais, como o Canadá, o Japão ou a Suécia.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Andre
23 dias atrás

Quem falou de Venezuela aqui? Tua comparação é totalmente sem propósito e, pior ainda, falar que o Brasil tem excesso de Estado. E os 25 IDHs mais altos vem de países com forte Estado de Bem Estar Social, vai na Bélgica ou na Noruega para ver como é. Com essa mentalidade de mercado acima de tudo que não sairemos nunca desse patamar deplorável de subdesenvolvimento. Se o Brasil precisa de algo, é de Estado interventor eficiente e forte, como no regime militar, principalmente como no Governo Geisel. Cm tua mentalidade, o Brasil nunca vai produzir um fusível ou terá capacidade… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Sentinela
21 dias atrás

Eu já fui para a Bélgica e mês que vem passarei pela Dinamarca. Veja a posição deles no ranking de facilidade de empreender e no de burocracia. O que define um estado como grande ou pequeno não são os serviços essenciais, são aquelas coisas que o estado não deveria fazer, como enviar cartas nem o executivo escolher o presidente do board uma empresa gigante. Com certeza você tem menos de 30 anos e não enfrentou a caos econômico que o estado interventor e forte como o de Geisel e seus colegas generais enfiou nosso país. Foram necessários quase 10 anos… Read more »

King Tiger.jpg
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

mas é a verdade, aqui mesmo no ocidente, tá sendo atacada, aqui no Brasil pela eleição do Blnr teve gente criticando a escolha livre do povo, nos EUA do Trmp, e por aí vai, não concordo com ele exatamente, mas a democracia no mundo tá se enfraquecendo pq a população não está mais votando em quem o topo da elite de cada país gosta,

Gerson
Gerson
Reply to  Carlos Campos
23 dias atrás

Bolsonaro foi atacado porque usou expedientes baixos como a disseminação de fake news pra se eleger. Agora que as autoridades estão ao menos tentando limitar a disseminação de suas mentiras na internet, ele vem com essa conversa mole de censura e democracia. Ora, ser impedido de mentir pra ganhar eleição não é censura, é um princípio básico de civilidade, de justiça.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

Foi falar de democracia e o comentario foi editado kkkkkkkkkkkkkkk deve ter xingado o cara, mas que foi engraçado foi.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

Ampla garantia de liberdade? No Brasil nunca houve, se você falar mal das autoridades, será preso! Seja policial, juiz, prefeitos, etc. por desacato, calunia, ou ‘atentado a democracia’.

Com esse vírus, o mundo se mostrou bem autoritário, obrigou as pessoas a ficarem em casa, mandaram e desmandaram nas vidas das pessoas, censuraram e continuam a censurar quem critica certos assuntos que tem relação ao vírus!

Perto da China é uma maravilha, mas está LONGEEEE de ser essa “ampla” liberdade.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Exatamente, por isso dezenas de brasileiros tentam diariamente entrar na Venezuela e dezenas de americanos tentam entrar em Cuba em busca de uma vida melhor.

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Vai para a Índia.
A maior democracia do Mundo.
Deixa de papo furado, rapaz!

Gugs
Gugs
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Não se enganem. A China será colocada em seu devido lugar em breve, como já ocorreu em outras oportunidades.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gugs
24 dias atrás

Não estão colocando nem a Rússia, o que dirá a China…

Eromaster
Eromaster
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Verdade, Patrício!

O Tio Sam gosta da Liberdade não é pq é boa, mas pq é o sistema que permite interferir e controlar outros países politicamente, economicamente e militarmente.
Basta injetar granas nos partidos e na mão dos políticos que fazem o que império manda.

Patrício
Patrício
Reply to  Eromaster
24 dias atrás

Esse papo furado cansou a maior parte do Globo.
É muito fácil pregar liberdade quando vc tem condições para passear nos EUA ou na Europa em vez de ter dinheiro apenas para ir de ônibus até Nova Iguaçu.
E isso durante a vida toda e quando não passa essa condição para filhos e netos.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Eromaster
24 dias atrás

Literalmente isso ..

Romão
Romão
Reply to  Caio
24 dias atrás

Boa mesmo é a democracia brasileira, onde vereadores, deputados e senadores elegem-se, por vezes, através de quotas e votos em branco que são redirecionados à minorias partidárias. Tem deputado federal aí que recebeu 500 votos “verdadeiros”…
Isso sem falar no senhor presidente da república, que recusou-se a comprar vacinas durante uma emergência sanitária e teve seu mandato garantido até o fim pelo presidente da câmara que foi eleito para tal, por votos indiretos. Democracia top!

Gerson
Gerson
Reply to  Romão
23 dias atrás

Isso de cotas não existe. E essa tentativa de tentar desqualificar de qualquer forma nosso sistema eleitoral todos já sabem a quem pertence e com quais objetivos.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Gerson
23 dias atrás

O que o Romão quis dizer, se não estou enganado, é que vários deputados e vereadores se elegem pelo sistema proporcional, como o voto não é direto (vai para partido/coligação) eles se elegem com uma votação baixa que caso fosse pelo sistema majoritário não teriam votação suficiente para se eleger! E é um fato! Por isso vários partidos utilizam de puxadores de votos, para que outros membros com votações ridículas se elejam eleitos e possam atuam no interesse particular ou de partidos/terceiros(quem pagar)! Essa é a democracia na banânia!

WSilva
WSilva
Reply to  Caio
24 dias atrás

Vitrine de democracia são os países nordicos, agora EUA, Brasil e Índia são democracias fajutas cada uma de sua maneira. A democracia americana internamente é funcional, mas externamente o país vive numa ditadura brutal bipartidária cujo único interesse é passar por cima de tudo e todos para manter sua hegemonia, e hegemonia é um termo antoganico a democracia. A democracia brasileira no papel é linda, na pratica não funciona para o povo brasileiro. A democracia indiana a mais fajuta de todas, um país cujo povo ainda vive na idade média e que dificilmente sairá sem a abolição do sistema de… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Caio
24 dias atrás

Ainda bem, com democracia a China seria difícil de governar, o povo chinês precisa de um governo forte e centralizado, se não, não vai funcionar.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Caio
23 dias atrás

Exato Caio. Porém se aprendeu com os erros da ex-URSS e usou a máxima “usar a arma do inimigo contra ele mesmo”. Dae o capitalismo sendo usado na China. As reformas ajudaram muito porém se não tivessem aprendido com a queda da ex-URSS talvez não fosse o dragão que é hoje!

Patrício
Patrício
24 dias atrás

Será a primeira hiperpotência da História.
Maior PIB, maior população e maiores Forças Armadas.
Impossível enfrentar.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Patrício
24 dias atrás

A história da humanidade é feita de ciclos, nenhum império durou para sempre.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Exatamente!
E nós veremos o fim do ciclo do império americano.

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Que venha o próximo ciclo, porque esse já se esgotou.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Patrício
24 dias atrás

se a India deixar

Jefferson Albax
Jefferson Albax
24 dias atrás

O ocidente encheu a China de fábricas e agora chora…
Só existe China como potência por causa dos países ricos do ocidente.
Tardiamente, percebendo isso, foram atrás da américa LATRINA.
A América latina sempre contra os EUA, uma mentalidade da idade da pedra, disse não para a ALCA (que tinha a finalidade de trazer indústrias para a região das américas).
Resultado: continentes americano e europeu perderam indústrias, pesquisas, ciência, dinâmica e empregos; fortalecendo uma ditadura do outro lado do planeta.
GENIAL

Romão
Romão
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

Chola mais!
Você acha mesmo que a China passaria mais um século sem se industrializar, tendo a maior população do planeta ? Isso iria acontecer com ocidente ou sem ocidente. Abra um livro de história e veja qual era a maior economia do planeta nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, até o advento da revolução industrial britânica.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Romão
24 dias atrás

Por falar em livro de história, você já pesquisou o que aconteceu na China toda vez que ela teve revoltas internas ou troca de governo? Nos episódios mais calmos provavelmente só 10 milhões de mortos, então você acha mesmo que o PCCh vai ter vida fácil eternamente?

Last edited 24 dias atrás by Henrique USA
WSilva
WSilva
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Do ocidente saiu 2 guerras mundiais, nazismo, fascismo, comunismo, imperialismo/colonialismo.

E tu ainda se preocupando com China…

rs

Patrício
Patrício
Reply to  Romão
24 dias atrás

Sábado, eu estava lendo sobre o lançamento de um novo carro elétrico.
Na China custará cinco mil euros.
O mesmo carro na Europa custará 20 mil euros.
Não dá mais para comparar as potencialidades chinesas com a do resto do Mundo.

Patrício
Patrício
Reply to  Patrício
24 dias atrás

E outra notícia extremamente importante.
Em setembro os chineses lançarão o primeiro laptop com processador RISC V.
Ou seja, tornará o País totalmente independente de tecnologias ocidentais.
Não preciso lembrar que essa área é a única em que o Ocidente ainda pode pressionar os chineses.
Ninguém poderá segurar o Dragão daqui para a frente.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Tudo feito com matéria-prima do exterior para depois ser vendido para mercados externos, não existe economia independente no mundo meu filho.

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique USA
24 dias atrás

Sem novidades.
Nada que Europa e EUA não fizeram por décadas ou séculos.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

ALCA, cujo objetivo era destruir as indústrias locais? Se tivéssemos apoiado iriamos sofrer com o Thrump que queria nacionalizar a industria, resultado, ficariamos sem indústria e importando tudo, mandando lucro e empregos para fora.

Last edited 24 dias atrás by Cristiano de Aquino Campos
WSilva
WSilva
Reply to  Jefferson Albax
24 dias atrás

China foi a maior economia do mundo por mais de 1500 anos, ou seja, China no topo é algo NORMAL, agora o que é de se estranhar é como a Europa perder sua hegemonia para um país distante e como eles pensam, inferiores aos europeus(leia-se EUA).

Wagner
Wagner
24 dias atrás

Um império que retorna das cinzas,deu uma pausa para o arranjo. Podem falar o que quiser do Mao Tsé Tung,não abriu mão de um milímetro de trazer a velha China ao protagonismo Global.A velha China para alcançar de volta seu posto sangrou e muito,coisa que o mundo ocidental não aguenta 1%.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
24 dias atrás

Um dos principais fatores pra isso foi controle da natalidade ,interessante o fato desse controle ter sido adotado na marra pela população, o governo chinês foi bem claro ou param de se reproduzir ou cadeia e fuzilamento ,rapidinho pararam de procriar que nem ratos,a população parou de crescer absurdamente ,assim melhorou a concentração de renda e consequentemente abaixou a desigualdade social, tirar 800 milhões de pessoas da linha da pobreza e elevar a um padrão médio e estável não é qualquer um.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Gabriel ferraz
24 dias atrás

Não ficou claro como a redução na velocidade de crescimento da população levou ao aumento na concentração de renda. E como um aumento de concentração de renda reduz a desigualdade. Isso não faz sentido.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  EduardoSP
24 dias atrás

Como não? Um país que é um canteiro de obras com uma super população não consegue absorver esse povo e muitos vão pra miséria, com o controle da natalidade que foi uma coisa que foi incrementada a anos atrás começou a sobrar vaga e a demanda de serviços lá é gigante conseguiu absorver grande parte da população pobre com um salário justo a título de comparação o trabalhador chinês ganha mais do que um brasileiro. Mais dinheiro no bolso do pobre e desigualdade cai muito e a concentração de renda melhora.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Gabriel ferraz
24 dias atrás

Caro Gabriel
É o contrário. Melhorou a distribuição da renda.
Concentração é a renda ficar na mão de poucos, como acontece no Brasil.
Abraço

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  João Adaime
24 dias atrás

Exatamente amigo ,me confundi com as palavras. Melhorou a distribuição da renda por conta do controle da natalidade e muita oferta de emprego, eu já acho aqui um país com muita gente. Deveria ter um controle de natalidade , você vai em uma comunidade carente e uma mãe de família desempregada e com o marido preso com 6 filhos ,é um absurdo e o estado nao faz nada.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Gabriel ferraz
23 dias atrás

Prezado Gabriel Essa é uma boa discussão. Quanto ao Estado não fazer nada, não é bem assim. Em todas unidades de saúde há distribuição de camisinha à vontade. E se a mulher se cadastrar, poderá pegar mensalmente pílulas anticoncepcionais ou tomar a injeção que tem ação por três meses. Mas devido à irresponsabilidade das pessoas, poucas se preocupam com isso. Além disso, o bolsa família incentiva a procriação. Quanto mais filhos, mais dinheiro. Na virada dos anos 1960 para 1970 a recém-criada Bemfam – Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil tentou iniciar uma campanha de esterilização de mulheres e homens,… Read more »

Romão
Romão
24 dias atrás

“Desde a década de 70 do século XX está em curso uma grande “explosão expansiva” do sistema mundial. Nossa hipótese é que o aumento da “pressão competitiva” dentro do sistema foi provocado pelo expansionismo imperial dos Estados Unidos, pela multiplicação do número dos Estados soberanos dentro do sistema, e pelo crescimento vertiginoso do poder e da riqueza dos Estados asiáticos, e da China em particular. O tamanho dessa “pressão competitiva” permite prever, neste início do século XXI, uma nova “corrida imperialista” entre as grandes potências.” Fiori, J. L. O sistema interestatal capitalista no início do século XXI. In: Fiori, J. L.;… Read more »

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
24 dias atrás

Nossa, deve ser difícil para a BBC admitir isso rsrs. Ainda sim, há no vídeo bastantes informações sem nenhuma comprovação e dados enviesados pelos governos do ocidente – fake news num termo mais recente.

Alberto
Alberto
24 dias atrás

“a China é um estado totalitário que explora seu povo…” cômico vc ouvir este tipo de comentário em um lugar onde grande parte da população vive em áreas de favelização, sem rede de esgoto, água tratada, saúde, segurança, etc, um país que alguns querem se identificar a força como Ocidente, onde o próprio Ocidente renega. Na China quem crítica o governo durante anos ao ponto de causar desestabilização é processado e em alguns casos preso ou deportado. China não é Cuba. O governo chinês não prende que crítica o governo na internet, é só ler e pesquisar, o governo até… Read more »

Neural
Neural
Reply to  Alberto
24 dias atrás

Eu já trabalhei com uns Chineses… eles tem uma cultura muito diferente da nossa, que dizem ser uma cultura de colméia de abelhas. O Chinês não é muito questionador, ele segue regras e é esforçado igual uma formiguinha. Entretanto eu vejo que falta muita criatividade para aquele povo.. Agora aqui no fazendão neoliberal, vamos ser sempre um país marginalizado enquanto tivermos essa cultura latina de burocracia, cartórios, cargos, malandragem, jeitinho… O Brasil tem tudo para ser um potência, basta uma reforma completa da constituição, diminuir o executivo, e aumentar sim o número de empresas estatais estratégicas. Poderíamos ter estaleiros estatais… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Neural
24 dias atrás

Infelizmente, a elite brasileira ainda cultiva uma herança escravista.
Isso se traduz nas relações trabalhistas e sociais.
A solução será uma maior atuação do Estado em conjunto com empresas de todos os tipos, inclusive estrangeiras.
51% do capital com o Estado.
Se deixar nas mãos do empresariado nacional, voltaremos à escravidão.

Hertz
Hertz
Reply to  Patrício
24 dias atrás

Patricio esqueceu-se de dizer que é Lula Livre e Fora Sergio Moro

Material arquivo
Material arquivo
24 dias atrás

Está insuportável ler esse site.
Parece um jardim de infância com crianças loucas.
Vai desde doido defendendo Rússia e China, passado por pessoas rindo de guerras até sujeito dizendo que não somos uma democracia e um país livre.
Que coisa de maluco.
Meu último comentário aqui, fique com esses malucos…verás o fator multiplicador desses comentários na cabeça das pessoas, a propagação desse pensamento. Grande sucesso!

Last edited 24 dias atrás by Material arquivo
WSilva
WSilva
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

Hum, só vale quando é pró EUA e ocidente então…? Aí é legal?

rs

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  WSilva
24 dias atrás

Não, só ando assustado com o caminho que a página pegou.
Acompanho o site desde o início, mudança absurda.
Tínhamos Bosco, vader, Nonato, Ivan (mapento), ostra, dalton, colombelli etc…discutindo assuntos relevantes.
Agora doido varrido dizendo que Brasil não é democracia, guerra é certo e liberdade de expressão é ruim.
Que hospício…sujeito o dia inteiro elogiando Rússia e China nos comentários, politizado tudo e da pior forma possível.
Alguns comentários absurdo: defender guerra, anexação, expulsão de povos etc…

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

E você defende guerra? tipo: Yugoslávia, Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria, Coreia, etc etc. Quando a Guerra é pró-Ocidente, você é a favor. E tínhamos Bosco, Vader, Nonato, Ivan, etc só falando bem do Ocidente: era todo dia masturbação do tipo: como o F-22 é bom, como o F-35 é tecnológico, o Ocidente (que tomou pau da China na Guerra da Coreia, quando a China era paupérrima), Vietnã (tomou coro homérico de um país subdesenvolvido, etc) é invencível, etc etc. Eu vi a URSS cair, agora é sua vez de assitir de camarote a queda do Ocidente. Acomode-se na poltrona e… Read more »

Last edited 24 dias atrás by 100nick-Elã
Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  100nick-Elã
23 dias atrás

Tomou pau da China na Coreia? Não é o que o número de mortes dizem, kkkj.

ANTONIO SANTOS
ANTONIO SANTOS
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

Mickeyboy sentiu. Não fará falta.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

Vader eu adorava, da época do Brasil Puthenfia ele estraçalhava nos comentários, no final tava certo, Collombelli sempre com bons comentários, tinha o Oganza também que era top, melhor época.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

Meu amigo tá achando ruim? Vá no site do pentágono ou da US forces e lá você lê oque bem te agrade ,aqui o espaço é democrático e livre.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Gabriel ferraz
24 dias atrás

Mas ele está justamente reclamando de gente que está aqui criticando a existência da democracia e da liberdade.

Neural
Neural
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

Rapaz aqui é uma democracia no papel, pq se elege quem tem dinheiro. O povo na consegue pensar fora da caixa, sempre as mesmas figurinhas se reelegem para Deputado, Senador, Governador. Democracia funciona bem com povo culto que sabe votar, não é o que acontece aqui. E olha o custo de manter 512 deputados, mais emendas secretas onde milhões são desviados

Last edited 24 dias atrás by Neural
Realista
Realista
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

Está insuportável ler esse site. ”

Tem vários outros por ai, você sempre está reclamando de algo aqui .

Hertz
Hertz
Reply to  Material arquivo
24 dias atrás

“Material” verbaliza o sentimento que é de muitos aqui. Sigo o site desde o início e via comentários relevantes, honestos intelectualmente e tecnicamente embasados. A internet deu voz aos idiotas: gente que, não fossem os fóruns públicos de comentários, estariam num sótão de casa batendo a cabeça na parede. Antigamente os temas eram discutidos com razoabilidade e bom senso. “Ah…se é pró EUA e ocidente, pode?” (Burp)…não é esse o ponto, estúpido, quer bater bumbo pra ditador, vá pra cozinha da sua casa encher o saco do cunhado. A maioria aqui já não entende nada de nada: caças de 4,5G,… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Hertz
24 dias atrás

”A internet deu voz aos idiotas” E democracia não é, entre outras coisas, acomodar todas as vozes, inclusive a dos idiotas e dos que se acham não idiotas mas que no fundo são igualmente idiotas? rs ”não é esse o ponto, estúpido, quer bater bumbo pra ditador, vá pra cozinha da sua casa encher o saco do cunhado.” E bater bumbo pra imperialista, aí pode? rs O que eu vejo aqui é justamente isso, os dementes pró ocidente/EUA e os loucos pró China/Rússia. Se você acha isso ruim, seria muito pior se o site fosse formado apenas pelos dementes pró… Read more »

Gerson
Gerson
Reply to  Hertz
22 dias atrás

“A maioria aqui já não entende nada de nada: caças de 4,5G, 5G (parece papo da Vivo)” Agora você sabe como a gente, que estudou história, sociologia, ciência política, se sente vendo os comentários do pessoal da direita na trilogia. Só alguns exemplos bisonhos que eu li nesses últimos tempos: gente tirando sarro de alguém que falou sobre o Brasil opor-se ao ocidente, alegando que o Brasil está no ocidente. Ou seja, o cidadão entra numa discussão de geopolítica desconhecendo que o conceito geográfico de ocidente não condiz com o conceito geopolítico de ocidente e ainda por cima quer desmerecer… Read more »

Last edited 22 dias atrás by Gerson
Gerson
Gerson
Reply to  Material arquivo
23 dias atrás

Ninguém critica liberdade e democracia. O que se critica é a noção que certas pessoas de visão curta têm de liberdade democracia. Gente que acha que liberdade só existe nos eua, e democracia é sinônimo de capitalismo, por exemplo. Gentinha de mente fechada que nem percebe o quanto é limitada.

Alex
Alex
24 dias atrás

Vixe! Matéria da BBC…então, uns 80% da matéria deve ser sobre “direitos humanos”. Ainda acredito que no futuro vou ler nos principais veículos da mídia ocidental (mainstream) matéria isenta sobre a China. Quando digo isenção, refiro-me a um veículo ocidental fazer uma matéria escrita sob o ponto de vista chinês, especialmente do seu cidadão médio e não do ativista político uigur ou tibetano, pois esses, por óbvio tem “reclamações”, até por interesses que extrapolam meramente o lado político, dado a dinheirama despejada sobre eles por governos estrangeiros, notadamente a dos EUA, via ONGs, algo que não é segredo pra qualquer… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
24 dias atrás

Não é que um dia a China se tornaria uma potência, e sim que ela VOLTARIA a ser uma.

sub urbano
sub urbano
24 dias atrás

Quem critica a China tem que usar sabuco de milho pra limpar o popo pq foi a China que inventou o papel. Não pode fazer concurso publico tbm pq foi a china que inventou.

naval762
naval762
24 dias atrás

Isso tá pra acabar.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
24 dias atrás

Uma pena que não exista aquecimento global e a economia chinesa esta em frangalhos.

Andre
Andre
23 dias atrás

Maravilhas que só o capitalismo por fazer por você. Isso é o resultado do abandono do modelo comunista e a adoção total do capitalismo.

A China é a maior prova do fracasso total do modelo cominista. De cominista, sobrou apenas o nome do grupo de comanda o país.

Cristian
Cristian
23 dias atrás

Acompanho a trilogia a muito tempo e realmente as discussões mudaram, hoje é mais no campo político ideológico do que no campo do conhecimento, na minha opinião se houver respeito entre as ideias tudo certo! Acompanhei todos os comentários até aqui e isso me fez lembrar de uma propaganda antiga da TV futura que apresentava uma criança andando entre imagens de pessoas famosas da história mundial e ela parava diante de Hitler e admirava a foto, isso condiz com o que vivemos hoje muitas pessoas admiram governos ou pessoas como aquela criança que de nada sabe sobre a história dela… Read more »

SteelWing
SteelWing
22 dias atrás

Normal em economias centralizadas com grande extensão territorial, União Soviética passou de país agrário ao pioneirismo científico e espacial em 30 anos. Antes que falem, CN e Cuba são países pequenos, que dependem de comércio para suprir e fazer trocas para suprir determinados itens, e como todos sabem, existem os embargos cruéis contra os povos destes países que vivem um modo de economia diferente.

Últimas Notícias

Brasil e Coreia do Sul fecham acordo para produção de semicondutores da Samsung no país

O Brasil e a Coreia do Sul estão fechando acordos para a construção de uma fábrica de chips semicondutores...
Parceiro

- Advertisement -
- Advertisement -