EUA matam líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em ataque de drone no Afeganistão

101

(CNN) — Os Estados Unidos mataram o líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri em um ataque de drone, disse o presidente Joe Biden na segunda-feira (1/8) em um discurso da Casa Branca.

“Autorizei um ataque de precisão que o tiraria do campo de batalha de uma vez por todas”, disse Biden.

Zawahiri, que acabou de completar 71 anos, permaneceu um símbolo internacional visível do grupo, 11 anos depois que os EUA mataram Osama bin Laden. Em um ponto, ele atuou como médico pessoal de Bin Laden.

Zawahiri estava abrigado no centro de Cabul para se reunir com sua família, disse Biden, e foi morto no que um alto funcionário do governo descreveu como “um ataque aéreo sob medida preciso” usando dois mísseis Hellfire.

O ataque do drone foi realizado às 21h48 ET no sábado foi autorizado por Biden após semanas de reuniões com seu gabinete e assessores-chave, disse a autoridade na segunda-feira, acrescentando que nenhum pessoal americano estava em Cabul no momento do ataque.

Altas figuras do Talibã Haqqani estavam cientes da presença de Zawahiri na área, disse o funcionário, em “clara violação do acordo de Doha”, e até tomaram medidas para ocultar sua presença após o ataque bem-sucedido de sábado, restringindo o acesso ao esconderijo e realocando membros de sua família rapidamente, incluindo sua filha e seus filhos, que intencionalmente não foram alvejados durante o ataque e permaneceram ilesos. Os EUA não alertaram as autoridades do Taleban antes do ataque de sábado.

Em uma série de tweets, o porta-voz do Taleban Zabiullah Mujahid disse: “Um ataque aéreo foi realizado em uma casa residencial na área de Sherpur, na cidade de Cabul, em 31 de julho”.

Ele disse: “A natureza do incidente não era aparente no início”, mas os serviços de segurança e inteligência do Emirado Islâmico investigaram o incidente e “descobertas iniciais determinaram que o ataque foi realizado por um drone americano”.

Os tweets de Mujahid saíram antes da CNN relatar a morte de Zawahiri. Mujahid disse que o Emirado Islâmico do Afeganistão “condena veementemente este ataque a qualquer pretexto e o chama de uma clara violação dos princípios internacionais e do Acordo de Doha”.

‘A justiça foi feita’

Biden, que foi mantido a par do ataque contra Zawahiri enquanto se isolava com um caso de Covid-19, falou ao ar livre na segunda-feira da varanda da Sala Azul na Casa Branca.

Zawahiri, disse Biden, “esteve profundamente envolvido no planejamento do 11 de setembro, um dos maiores responsáveis ​​pelos ataques que mataram 2.977 pessoas em solo americano. Por décadas, ele foi o mentor dos ataques contra os americanos”.

“Agora, a justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais. As pessoas ao redor do mundo não precisam mais temer o assassino cruel e determinado”, continuou ele. “Os Estados Unidos continuam a demonstrar nossa determinação e nossa capacidade de defender o povo americano contra aqueles que procuram nos prejudicar. Deixamos claro novamente esta noite, que não importa quanto tempo leve, não importa onde você se esconda, se você for uma ameaça ao nosso povo, os Estados Unidos vão encontrá-lo e eliminá-lo.”

O presidente disse que a precisão do ataque foi o resultado da “extraordinária persistência e habilidade” da comunidade de inteligência do país.

“Nossa comunidade de inteligência localizou Zawahiri no início deste ano – ele se mudou para o centro de Cabul para se reunir com membros de sua família imediata”, disse Biden.

O ataque ocorre um ano depois que Biden ordenou a retirada das tropas americanas do Afeganistão, levando as forças do Talibã a rapidamente assumir o controle da nação.

Biden disse na segunda-feira que, quando retirou as tropas americanas do país, “tomou a decisão de que, após 20 anos de guerra, os Estados Unidos não precisavam mais de milhares de soldados no Afeganistão para proteger a América dos terroristas que procuram nos causar dano, e fiz uma promessa ao povo americano de que continuaremos a realizar operações eficazes de contraterrorismo no Afeganistão e além. Fizemos exatamente isso.”

Biden prometeu que Zawahiri “nunca mais permitirá que o Afeganistão se torne um refúgio terrorista, porque ele se foi e vamos garantir que nada mais aconteça”.

O presidente concluiu expressando gratidão às comunidades de inteligência e contraterrorismo dos EUA, dizendo que espera que a morte de Zawahiri traga alguma sensação de desfecho para os amigos e familiares das vítimas do 11 de setembro.

“Para aqueles que continuam procurando prejudicar os Estados Unidos, ouçam-me agora: sempre permaneceremos vigilantes e agiremos – e sempre faremos o que for necessário para garantir a segurança dos americanos em casa e em todo o mundo.”, concluiu.

NOTA DA REDAÇÃO: Este míssil ‘ginsu voador’ teria sido usado para matar o ex-líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri.

Em vez de uma ogiva explosiva, esta variante do míssil Hellfire usa seis lâminas, cada uma com mais de 1 metro, para matar seu alvo.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alem
Alem
1 ano atrás

Allahu Akbar!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Alem
1 ano atrás

Assim diz o senhor: Desapareceu da terra o homem piedoso, e entre os homens não há um que seja reto; todos armam ciladas para sangue; caça cada um a seu irmão com uma rede. Miqueias 7:2

LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

No Twitter do Rui Costa Pimenta ele comemorando a saida dos EUA do Afeganistão como uma derrota do imperialismo norte americano. Eu falei pra ele que mesmo com saida dos EUA eles continuariam atacando o Afeganistão com Drones e Aviões. E foi o que aconteceu.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

E o talibã continua no poder ‘-‘

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Não importa. Ter um avião do Mundo Sionista – esta tal coisa chamada por uns e outros de EUA, de Europa, ou de Ocidente – rotineiramente passando e jogando umas bombas é o preço a se pagar pela liberdade. Estou disposto a pagar tal preço, a liberdade vale mais que a vida.

Last edited 1 ano atrás by Z Renato Vilhena Z
Rocha
Rocha
1 ano atrás

Foi encontrar as 80 virgens…. só que não!

leonidas
leonidas
Reply to  Rocha
1 ano atrás

Já foi tarde, um a menos…

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Colegas. Eu tenho enormes ressalvas a este tipo de “justiça”. Lembro que Eichmann foi sequestrado da Argentina para ser julgado em Israel por crimes contra a humanidade. Acho muito estranho que um país execute uma pessoa dentro do território soberano de outro país. O problema é a completa desordem institucional desta decisão. Pois, então, estamos todos sujeitos a sermos vítimas de uma execução sumária sem o devido processo legal por parte dos EUA? O suposto terrorista nem mesmo foi julgado pela justiça dos EUA.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu também acho. Preferiria que os EUA utilizassem polônio 210.

Andre
Andre
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ele acharia qualquer ação dos EUA “estranha”.

Haja filosofia para distorcer a realidade ao ponto de chamar o líder da al qaeda, que assumiu diversos atentados, matando não apenas americanos, de “suposto” terrorista.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Caro André. Como escrevi, defender os direitos humanos para alguns e negar para outros é também uma violação dos direitos humanos. Os EUA, assim como o Brasil, são membros fundadores da ONU, cujo preâmbulo diz: “NÓS, OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, RESOLVIDOS a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Pena que você usa esses argumentos exclusivamente contra os americanos. Para as vítimas desta cruel organização, todas civis, e sempre com o objetivo de causar terror, não existe direitos humanos. E as vítimas não são todas americanas.

Quase 5 meses da invasão russa e nenhum comentário seu os criticando por violar a primeira resolução do seu texto. Parece que vc apenas viu isso hoje.

Indignação seletiva.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Caro Andre. Os EUA são a principal democracia do mundo. Ela serve de exemplo para todos os países. A cada vez que o governo dos EUA tomam uma decisão que os iguala ás ditaduras, a democracia fica mais fraca em todo o mundo. Sobre a guerra na Ucrânia, temo que você parece ter esquecido que fui um dos primeiros e talvez um dos poucos que defende o imediato cessar-fogo e início das negociações para o fim do conflito. Recomendo você ficar mais atento para o que eu escrevo. Fico com a impressão que ao fazer uma leitura seletivo do que… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Caro Bosco. Sua reposta irônica mostra que a ação dos EUA é indefensável sob o ponto de vista das leis internacionais e das próprias leis dos EUA. Aliás, é indefensável em termos civilizatórios. Ou se defende os Direitos Humanos ou os ignora. Não há como relativizar. Defender os direitos humanos para algumas pessoas e negar para outras é, em si, uma violação dos direitos humanos.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer,
Muitos se gabam do Putin já ter assassinado 200 mil ucranianos sem o devido processo legal.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Olá Bosco. De fato, sou um dos poucos que defendem o imediato cessar fogo na guerra da Ucrânia. Voltando ao problema do assassinato de uma pessoa de outra nacionalidade em território de outro país, executado por ordem de um Estado signatário da Carta da Nações Unidas, continua sendo um crime. Alegar ações de ditadores ou de regimes não-democráticos para justificar uma ação criminosa do governo dos EUA mostra é também um equívoco.

Francisco
Francisco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Acho praticamente impossível concordar com você caro Camargoer na maioria dos temas, contudo, neste caso é impossível não lhe dar razão.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Olá Francisco. Obrigado. Isso mostra que, com raras exceções, ninguém está sempre certo ou sempre errado. riso.

Arthur
Arthur
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Segundo a mídia ocidental, só morrem russos. Portanto, tua afirmação é falsa.

Nei
Nei
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas nesse caso específico, trata-se de terrorismo e não crimes contra humanidade. Foco principal dessa ação foi terrorismo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Caro Nei. Coloco como exemplo o caso do atentado em Oklahoma. O terrorista (cidadão dos EUA) foi julgado e condenado à morte segundo as leis dos EUA. O crime de terrorismo nos EUA está definido em lei e a execução da pena (ainda que eu seja contra a pena de morte) depende do processo legal.

Nei
Nei
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Entendo, mas para um julgamento legal, deve-se ter o réu. Nesse caso ele encontrava-se foragido e não havia forma de capturá-lo em seu próprio território, pois caso fosse, danos colaterais seriam maiores.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Caro Nei. As dificuldades para se aplicar a lei jamais podem servir de desculpa para descumprir a lei.

Moises
Moises
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer, Saudações. Entendo seu ponto. A questão não é o terrorista em si, mas sim o fato dos EUA passarem por cima da soberania de um país para matar o terrorista. Ou seja, isso pode acontecer com qualquer um em qualquer “lugar”. É algo perigoso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Moises
1 ano atrás

Ola Moises. As duas coisas se misturam. O fato do governo dos EUA autorizarem a execução de um “suposto” terrorista em território de outro país sem o amparo de um processo legal é uma violação de muitas leis internacionais, inclusive uma grave violação dos direitos humanos. O terrorista de Oklahoma foi preso, processado, julgado culpado e executado (ainda que eu seja contra a pena de morte). Esta execução é um crime internacional. Acho a situação gravíssima.

Regis
Regis
Reply to  Moises
1 ano atrás

Se você não jogar um avião neles, pode ficar despreocupado.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Regis
1 ano atrás

Olá Regis. Um sujeito supremacista encheu um carro com fertilizantes e detonou uma bomba caseira na frente de prédio público nos EUA, matando 168 pessoas, inclusive crianças. Este terrorista foi preso, processado, julgado, condenado e executado dentro do devido processo legal. Mesmo que o prédio estivesse vazio e ninguém se ferisse, ainda assim caberia o devido processo. Aliás. esta questão do terrorismo é complexa. A resistência francesa era considerada terrorista pela Gestapo.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu lembro desse caso, mestre. Foi antes da “guerra ao terrorismo ” e antes do conceito jurídico de “combatente inimigo “. Era um cidadão americano e respondeu segundo os procedimentos jurídicos ordinários.

Uma vez inserido no conceito de combatente inimigo, o indivíduo não detêm as garantias legais do direito interno ou internacional. Um estrangeiro detido pelos Estados Unidos que tenha sido determinado pelo governo norte-americano como inimigo combatente não tem as mesmas garantias.

Foi até bastante criticada essa acentuação dos poderes extraordinarios do executivo.

Na época Michael Moore fez alguns documentários criticando essa medidas como arbitrárias e não constitucional.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

De fato é sempre inaceitável a violação da soberanía de outro país, mas convenhamos que esses ditos países são – frequentemente- Estados falidos, sem instituições confiáveis para entabular tratativas, dialogar e cooperar. Pior, em alguns casos, abrigam dolosamente criminosos e organizações que ameaçam o seu território e a incolumidade dos seus cidadãos.
Fazer o que ?
Ficar parado e aceitar?
Colocar em riscos seus soldados/funcionários para capturar o elemento e assegurar um processo justo e legal ? Esperar um intervento da ONU ?

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Velame
Velame
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O próprio terrorista assim se denominava, disso se orgulhava e o elemento aqui vem chamar de “suposto terrorista”. Já esta apto a escrever matérias pro G1.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velame
1 ano atrás

Oĺá Velame. Obrigado pelo elogio. Escrever de forma clara e correta como fazem os jornalistas de grandes veículos de imprensa é um desafio. Demora muito para conseguir. Fico lisonjeado. Até ontem, nunca tinha ouvido falar do sujeito. Considerando a ausência de um devido processo legal, como aconteceu com o terrorista de Oklahoma, sinto-me desconfortável chamá-lo de terrorista, ladrão, estelionatário ou de qualquer coisa relacionada a um crime.

Velame
Velame
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sera que as vitimas desse terrorista tiveram direito ao devido processo legal antes de serem mortas? No mundo encantado do faz de conta e das falsas virtudes é tudo muito bonito… devido processo legal, direitos humanos, bandido é coitado… Mas na vida real as vitimas desses facínoras querem justiça! E se a única forma da justiça chegar, for por meio de um hellfire com laminas de faca ginsu, que assim seja!

Camrgoer.
Camrgoer.
Reply to  Velame
1 ano atrás

Caro Velame. Você confunde instituições de Estado com organizações criminosas. A diferença entre um juiz e um justiceiro é a atuação dentro do regime de leis. Um criminoso é um criminoso porque desrespeita as leis. Um Estado Democrático só é democrático se também seguir rigorosamente a lei. Achar que o Estado pode violar a lei em nome da justiça é o mesmo que aceitar que qualquer um cometa um crime alegando aplicar justiça. Está errado. Na democracia há a lei. A exceção ocorro na ditadura.

Velame
Velame
Reply to  Camrgoer.
1 ano atrás

Não confundo. Eu chamo bandido pelo nome: bandido! E não necessito fazer contorcionismos filosóficos e nem ficar me utilizando de chavões para entender o conceito de justiça. Sem contar que existem casos e casos. Na situação em tela, não havia como colocar e arriscar equipes em terra para capturar o terrorista. Provas contra ele existem, a começar por ele mesmo confessando e se orgulhando de seus crimes pela internet. Ai eu te pergunto, o que fazer? Na sua visão é melhor deixa-lo livre, leve e solto para que continue matando, porque justiça pra você só é feita em tribunal… Nem… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velame
1 ano atrás

Caro Velame. Um criminoso ou “bandido” é aquele que viola a lei, seja em benefício próprio, em benefício de outro, de modo intencional ou mesmo por desconhecimento. Um agente do Estado (policial, juiz, governante…) tem o dever de atuar dentro da lei. Quando o agente do Estado viola a lei, qualquer que seja o motivo, ele se torna um criminoso (ou “bandido”). Um policial que sufoca e assassina uma pessoa durante um procedimento de imobilização comete crime. Um promotor que frauda provas para condenar uma pessoa comete crime. Um juiz que atua em favor de uma das partes comete um… Read more »

Velame
Velame
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

” O sujeito está morto”. Graças a Deus Professor. O resto é bla bla bla, contorcionismo e chavões de bandidolotras.

Velame
Velame
Reply to  Velame
1 ano atrás

Só acho estranho que as suas palavras nunca contém nenhum tipo de empatia pelas reais vítimas, apenas um apego quase insanso pela defesa de psicopatas. Mas tudo bem… cada um com seus valores.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velame
1 ano atrás

Caro Velame. Creio que foi Primo Levi que escreveu, sobre as vítimas do holocausto, que apenas os mortos sabem a verdade (do que foi aquele horror). Existem apenas vítimas. Todo criminoso viola a lei (por isso são criminosos). Um Estado Democrático só é verdadeiramente democrático se também ele obedecer a lei, caso contrário se torna um Estado criminoso. A ideia de democracia parece óbvia para quem a tem como valor.

Velame
Velame
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Professor, democracia não é um fim em si mesma. Um Estado democrático deve proteger seus cidadãos, deve levar a justiça até aqueles que se usam da própria democracia para destrui-la e para atacar seus nacionais. E Sendo os EUA, como você mesmo disse, o grande expoente desse sistema no mundo, deve mostrar a esses bárbaros sua força e mostrar aos seus cidadãos que as “muralhas estão guarnecidas”. Seus conceitos são utópicos e ingênuos, não contribuem para a paz e são totalmente descolados da realidade. Encerro minha participação, obrigado pelo debate.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velame
1 ano atrás

Caro Velame. Ao longo da história, as comunidades humanas saíram de um estado “igualitário” para um regime de privilégios para uma pequena elite. A democracia moderna é algo novo na história. Infelizmente, hoje apenas 15% da população mundial vive sob regimes democráticos. De fato, a democracia não é um fim em si mesmo mas um processo baseado em quatro pilares: o Estado de direito, a soberania popular, os direitos humanos e recentemente a proteção ao meio-ambiente. O primeiro pilar do regime democrático é o Estado de Direito o qual precisa e deve ser rigorosamente obedecido. A exceção é a característica… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Velame
1 ano atrás

É um esforço gigante para criticar absolutamente tudo, e apenas, os EUA, em mais uma distorção da realidade.

109F-4
109F-4
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não havia como capturá-lo vivo para ser julgado. Era um terrorista; colheu o que plantou.

Camrgoer.
Camrgoer.
Reply to  109F-4
1 ano atrás

As dificuldades para cumprir a lei não podem servir de justificativa para descumprir a lei.

109F-4
109F-4
Reply to  Camrgoer.
1 ano atrás

Concordo. Mas em alguns casos, como esse, não há outro jeito. Um comandante sensato não arriscaria um grupo de combate inteiro pra capturá-lo se há uma alternativa mais “simples”, principalmente com essa nova versão do Hellfire.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  109F-4
1 ano atrás

Caro 109. Parece que ser necessário repetir. Não existe exceção na democracia. A dificuldade de aplicar a lei não pode ser usada como desculpa par violar a lei. Apenas os regimes de exceção relativizam estes valores.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Admiro sua coerência, mas você está apostando num marco de civilizatório que muita gente não alcançou e nem pretende chegar. Eu também acho assustador quando os EUA agem como se fossem o KGB.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
1 ano atrás

Olá Renato. Pois é. Às vezes, acho que sou mais teimoso que coerente (riso). Algumas coisas precisam ser defendidas por princípio, como a democracia e os direitos humanos. Eu fico extremante desapontado quando os EUA agem como se fossem uma ditadura de bananas. KGB, Gestapo, Istaze, SNI, CIA… a lista de organizações criminosas que agem e agiram como bandidos é extensa. A diferença entre uma democracia e uma ditadura é o estrito respeito ao Estado de Direito.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre Camargoer, o ser humano é incoerente e falho por natureza, essa condição irá sempre se refletir nas suas ações e idéias. É ótimo buscar a perfeição e apontar para uma utópica ordem, sobretudo quando somos jovens. Com um pouco mais de maturidade enxergamos que tudo ao nosso redor é contraditório e ainda bem porque sem alcançar essa compressão seremos reféns dos nossos dogmas. O que eu e você achamos direitos universais na realidade não são tão universais como pensamos. Existem pessoas, culturas, religiões, sociedades e povos que não consideram esses direitos como próprios. De fato os direitos humanos são… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Nada consegue fugir a nossa incoerência. Qual melhor exemplo dos cristãos ? Qual melhor exemplo dos revolucionários ? Qual melhor exemplo dos c#munist##? Na tentativa de criar uma sociedade igualitária e verdadeiramente com#nist# criaram monstruosidades e ditaduras lideradas por castas de iluminados. Nem o nosso Estado de Direito foge a nossa incoerência e frequentemente falha. È necessario reconhecer a nossa incoerência e a hipocrisia insita do nosso mundo para lidar com a realidade e não acabar sucumbindo . Não significa renunciar aos nossos princípios mas saber reconhecer os nossos limites. Somos seres humanos, não deuses. Somos finitos e não ”… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Olá Thiago, muito legal seu comentário, entendo o Camargoer, devemos defender o estado de direito, sempre. Entender que ao defendermos a relativização, nós mesmos passamos a correr o risco de termos nossos direitos usurpados.
Mas, infelizmente realidade se impõe sobre o ideal, o que eu entendo pouco importa para o americano médio, ou para o governo americano. E estas ações, principalmente no que se refere ao Talibã ou Al Qaeda, sempre serão a mais pura e básica vingança, com uma pitada de politica eleitoral. Infelizmente.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Marcelo Baptista
1 ano atrás

Olá Marcelo, entendo o Camargoer e entendo as suas palavras.
Eu irei defendelos quando possível, argumentado e mostrando a genuinidade desses princípios. O que não posso fazer é negar a realidade. Eles não são universais menos ainda atemporais, são nossos, surgiram e se impuseram em sociedades ocidentais.
Eu defendo esse modelo para mim, para o meu cercado, para quem quer estar aqui, dentro desse perímetro. A porta está aberta para acolher àqueles que querem entender e reforçar esses direitos. Para quem ameaça e quer derrubalos, as vezes é necessário responder com uma dose de pragmatismo e cinismo, reconhecer a verdade.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Sim, entendo.

H.Saito
H.Saito
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Ele foi jugado e condenado à revelia.
Procedimento penal legal perante foragidos que ainda ameacem a vida de outros, e amplamente aceito internacionalmente.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  H.Saito
1 ano atrás

Caro Saito-san. Não encontrei qualquer informação que confirme que o sujeito foi julgado a revelia. Você tem esta referecia? Um link?

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A resposta está abaixo…em meu post inicial…criminoso condenado…foragido da justiça…pode passar o pano…professor esfregão…à vontade…tua escrita sempre terá a marca, indelével, dos canalhas!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jorge Cardoso
1 ano atrás

Sua falta de respeito é intolerável. Vá ser feliz e me esqueça.

Carlos Alceu Gonzaga
Carlos Alceu Gonzaga
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer, este indivíduo foi um dos responsáveis pela morte de 2996 seres humanos só no 11 de setembro. Some-se a isso as vidas outros tantos resultado das ações do grupo que criou, incentivou e gerou ao redor do mundo usando como justificativa o islamismo. A verdadeira fé islâmica também o condenou. Travaa-se de um criminoso fanático, sanguinário e manipulador que levou à morte outros tantos de sua fé. Um bárbaro imperdoável. Respeitar a “soberania” de um grupo de fanáticos que o protegia e que impõe um regime brutal a uma coletividade em nome de uma interpretação distorcida da lei… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos Alceu Gonzaga
Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Professor esfregão…sempre passando o pano…e, nesse caso, sujo e fedido. Meus sentimentos pela sua perda, mas, al-Zawahiri, cidadão egípcio, foi condenado a morte por um tribunal de seu país.

https://www.aljazeera.com/news/2022/8/2/al-zawahiri-from-cairo-doctor-to-al-qaeda-leader

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jorge Cardoso
1 ano atrás

Caro Jorge. O modo ofensivo que você me trata é indesculpável. Vá ser feliz e me esqueça.

Avai2022
Avai2022
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

As palavras escolhidas do Jorge apesar de serem ofensivas não matam ou mataram ninguém. Jah o criminoso a que você defende, matou muitos.
A sua indignação e disposição de cercear as palavras do Jorge e ao mesmo tempo passar pano a um criminoso mostra bem o tipo de sociedade que você acredita.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Reply to  Avai2022
1 ano atrás

Faço minha, as suas palavras.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Avai2022
1 ano atrás

Olá Avai. Optei por só debater rigorosamente dentro do respeito e educação. Cada um escolhe defender o que quiser, só peço para aqueles que preferem a ofensa e o desrespeito que vá ser feliz e me esqueça.

Avai2022
Avai2022
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Qual eh a sua solução? Como punir este terrorista? Voce faz premissas injustas e com base na defesa do criminoso utilizando o sistema vigente de viver em sociedade (que o criminoso não segue). Vamos aos fatos: – este cidadão era conhecido criminoso e fugitivo da justiça do próprio país e internacional; – o correto não seria o Afeganistão extraditar o criminoso? pois se você utiliza a carta da ONU, então o Afeganistão deveria seguir a mesma carta de direitos e deveres e não dar abrigo a criminoso. Neste caso, EUA não precisaria fazer ataques assim. – porque você não faz… Read more »

Paulo Brics
1 ano atrás

Todo ano os eua matam o lider do seu grupo terrorista principal. Isto se tornou um entretenimento básico para o eleitorado deles e investimento de marketing para todo presidente estadunidense. Ano que vem tem mais… E sobre, “Agora, a justiça foi feita… As pessoas ao redor do mundo não precisam mais temer o assassino cruel e determinado”…“Os Estados Unidos continuam a demonstrar nossa determinação e nossa capacidade de defender o povo americano contra aqueles que procuram nos prejudicar.” As pessoas no mundo continuam a temer o maior terrorista, o Grande Satã que sanciona, invade, destrói e assassina em escala industrial… Read more »

Daniel
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

esse paulo brics tem que comprar passagem pra rússia e viver lá, já que gosta tanto de ditaduras pede pra ir para coreia do norte

Avai2022
Avai2022
Reply to  Daniel
1 ano atrás

E ele tem coragem ? Igual ao Xings … na hora do quero ver, eles querem tudo morar nas democracias e ideais ocidentais.

WSilva
WSilva
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Precisa ver se essa noticia corresponde a realidade, quem é que pode provar que esse sujeito foi realmente morto pelos EUA agora ou que sequer ainda estava vivo dado o fato que os EUA a cada 5 meses mata um desses líderes… A Al Qaeda confirmou? O que pensa o Talibã? É necessário ter uma segunda fonte…

Estou vendo muitas ”vitórias épicas” dos EUA contra Rússia, China e agora Al Quaeda sendo vendidas por aí pós humilhação no Afeganistão num momento onde as primarias se aproximam…

Esquisito….

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
1 ano atrás

A maior parte destes grupos terroristas que atuam pelo mundo hoje são na realidade grupos de mercenários, montados e recrutados pela inteligência dos eua pra levar caos e desestabilização aos seus alvos para que assim possam criarem justificativas para suas incursões nessas regiões e então estabelecerem sua zona de influência e controle sobre estes lugares…os ataques que promovem contra civis muçulmanos como os perpetrados pelo uso de seus drones de guerra se tratam de ações premeditadas, que tem o propósito de inflamar e instigar a região para alimentar estes conflitos… A partir do 11 de setembro os eua colocaram em… Read more »

Claudio
Claudio
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Pessoal esqueceu dos crimes de guerra que os Estados Unidos cometeram no Vietnã , mais um na enorme lista de crimes , quando jogaram agente laranja nas florestas de lá causando danos ambientais que duram até hoje, sem falar nas consequências na população, o efeito do agente laranja é comparado a radiação, os americanos cometeram crime contra a humanidade e um dos maiores crimes ambientais da história da humanidade

Avai2022
Avai2022
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Quanta inutilidade escrita.

Reis
Reis
1 ano atrás

Quem se lembra da matéria do inicio dos testes com esse míssil aqui na trilogia?

Ramon
Ramon
1 ano atrás

Off Topic:
Aparentemente que forças da Armênia e do Azerbaijão voltaram a se enfrentar novamente , já tem vídeos circulando de drones Bayraktar TB2 destruindo equipamentos da armênia.

Last edited 1 ano atrás by Ramon
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Ramon
1 ano atrás

Azerbaijão aproveitando que a Rússia está atolada na Ucrânia.

paulof
paulof
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Irã vai pelo visto apoiar a Armênia e Turquia o Azerbaijão…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Realista
1 ano atrás

Esse conflito não deve afetar o acordo com a UE. Até porque dificilmente o Azerbaijão iria iniciar um conflito para se prejudicar.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Elisandro
Elisandro
Reply to  Ramon
1 ano atrás

O Azerbaijão quer tropas da Armênia fora do território separatista e estava avisando há semanas que iria atacar caso nada fosse feito.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

Não é do interesse dessa gente que esses movimentos terroristas acabem. Pois os que combatem essas organizações são exatamente os mesmos que estão por trás delas, recrutando e bancando estes grupelhos. E nesse exato momento já deve haver um substituto a altura no lugar…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Sagaz
Sagaz
1 ano atrás

Enquanto isso aqui outro velho que tanto mal fez concorrendo a presidência.

Realista
Realista
Reply to  Sagaz
1 ano atrás

Aquele que saiu com 90% de aprovação ?

Astolfo
Astolfo
Reply to  Realista
1 ano atrás

Aham… 90% de aprovação nem Jesus tinha.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Quando que a Ucrânia vai começar a recuperar os territórios perdidos? quando as sanções contra a Rússia vão começar a fazer efeito? quando as armas da OTAN vão fazer a diferença? eu sei sei que essas coisas vão acontecer, mas está demorando muito, pessoal, estou impaciente…..já está na hora….

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Quando será o desfile do exército russo em Kyiv?

Daniel
1 ano atrás

Esse já foi tarde, o mundo amanhece melhor sem esse tipo de pessoa!

Claudio
Claudio
1 ano atrás

Off topic : Tem um país chamado Yanomami que faz fronteira com Roraima no mapa

Last edited 1 ano atrás by Claudio
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Claudio
1 ano atrás

Fica claro pela espessura do traçado que as terras Yanomamis (uma reserva indígena reconhecida por lei) às quais a revista se refere ficam dentro do território brasileiro. Quem não enxerga isso, ou tem dificuldade de interpretação, ou está procurando algo que não existe na imagem para reforçar uma narrativa.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Claudio
Claudio
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Única área marcada com traçado diferente das demais em um post de “pista clandestina”

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Claudio
1 ano atrás

A área está destacada para que o leitor a localize, pois é mencionada – especificamente – no corpo da matéria. Outrossim, se o jornal tivesse decidido por mostrar a reserva como um país independente, teria utilizado uma cor distinta daquela utilizada para representar as reservas indígenas que estão dentro do Brasil. De novo, ou você tem uma imensa dificuldade de interpretar figuras, ou está procurando algo para reforçar sua narrativa – sem levar em conta a realidade.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Aqui a matéria original se você quiser ler:

https://www.nytimes.com/interactive/2022/08/02/world/americas/brazil-airstrips-illegal-mining.html

E aqui outro mapa da mesma matéria, mostrando claramente que o NYT não está tentando dar a entender que a reserva indígena é um país separado (mas sim mostrando ao leitor onde fica a reserva mencionada):

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Outrossim, fico impressionado com o fato de pessoas que se dizem nacionalistas acharem ruim o combate ao garimpo ilegal, que tira minerais do solo brasileiro sem pagar um centavo de royalties ou impostos.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Mgtow
Mgtow
1 ano atrás

“Matou Bin Laden”
Sem apresentarprova, sem credito

Daniel
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Então Hitler também está vivo segundo seu raciocínio…

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Infelizmente é questão de tempo para a Al Qaeda se vingar deste ataque.
Estes terroristas são covardes, só atacam civis !

Allan Balbi
Allan Balbi
1 ano atrás

Vai estar livre do terrorismo até os filhos desse sujeito crescerem e se vingarem da morte do pai…

Allan Balbi
Allan Balbi
1 ano atrás

Concordo com a prisão do mesmo e julgamento… Voltamos a idade media onde matamos sem antes julgar? Por que não o mesmo ficar preso o resto da vida ?

E sinceramente a morte não é uma pena, morreu não precisa mais preocupar com boletos, com trabalho, obrigações, ect… Ninguém sabe se realmente ele vai ser julgado pós, morte, pois todos que foram não voltaram para contar historia…

Cesar
Cesar
1 ano atrás

Para quem acredita que exista santo de qualquer lado…

“Em 1968 um grupo de soldados americanos despejou todo seu ódio e frustração na população de Mỹ Lai, uma aldeia vietnamita. Entre 350 e 500 pessoas morreram. Homens, mulheres, crianças. O ataque envolveu estupros, mutilações, pacote de horror completo.” Carlos Cardoso

Allan Balbi
Allan Balbi
1 ano atrás

Respondendo o comentário do Daniel, não existe provas que Hitler realmente se matou, anos de história e até hoje não acharam os corpos e a estudiosos que dizem que ele morou o resto da vida na América latina.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2016/09/pesquisador-reune-relatos-de-que-hitler-viveu-na-argentina-7484679.html

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
1 ano atrás

Fora os comentários sérios sobre direito, eu achei fantástico o senso de humor, digamos peculiar, dos pessoal que nomeou o míssil, ehheheh, “Facas Ginsu, cortam até as meias Vivarina”

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Marcelo Baptista
1 ano atrás

Sim, perco o amigo, mas jamais a piada.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
1 ano atrás

Outro detalhe, tudo velho, pois tiveram que explicar o que é Ginsu, heheheh.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Num ataque desses, o alvo vira ‘iscas de carne’ ou ‘carne moída’? Pena que não publicam imagens do que sobrou…