O mundo está a um passo em falso da devastadora guerra nuclear e em perigo não visto desde a Guerra Fria, alertou o secretário-geral da ONU.

“Tivemos uma sorte extraordinária até agora”, disse Antonio Guterres.

Em meio às crescentes tensões globais, “a humanidade está a apenas um mal-entendido, um erro de cálculo da aniquilação nuclear”, acrescentou.

Suas declarações vieram na abertura de uma conferência para países que assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

O acordo de 1968 foi introduzido após a crise dos mísseis cubanos, um evento frequentemente retratado como o mais próximo que o mundo já chegou de uma guerra nuclear. O tratado foi projetado para impedir a disseminação de armas nucleares para mais países e perseguir o objetivo final do desarmamento nuclear completo.

Quase todas as nações da Terra estão inscritas no TNP, incluindo as cinco maiores potências nucleares. Mas entre os poucos Estados que nunca assinaram estão quatro conhecidos ou suspeitos de terem armas nucleares: Índia, Israel, Coreia do Norte e Paquistão.

O secretário-geral Guterres disse que a “sorte” que o mundo teve até agora em evitar uma catástrofe nuclear pode não durar – e instou o mundo a renovar o esforço para eliminar todas essas armas.

“A sorte não é uma estratégia. Nem é um escudo contra as tensões geopolíticas que se transformam em um conflito nuclear”, disse ele.

E ele alertou que essas tensões internacionais estão “atingindo novos patamares” – apontando especificamente para a invasão da Ucrânia, tensões na península coreana e no Oriente Médio como exemplos.

A Rússia foi amplamente acusada de aumentar as tensões quando, dias após a invasão da Ucrânia em fevereiro, o presidente Vladimir Putin colocou as forças nucleares russas em alerta máximo.

Ele também ameaçou qualquer um que estivesse no caminho da Rússia com consequências “que você nunca viu em sua história”. A estratégia nuclear da Rússia inclui o uso de armas nucleares se a existência do estado estiver ameaçada.

Na segunda-feira, Putin escreveu para a mesma conferência de não proliferação que Guterres abriu, declarando que “não pode haver vencedores em uma guerra nuclear e ela nunca deve ser desencadeada”.

Mas a Rússia ainda se viu criticada na conferência do TNP.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, condenou o que chamou de demonstração de força da Rússia – e apontou que a Ucrânia entregou suas armas nucleares da era soviética em 1994, depois de receber garantias de sua segurança futura da Rússia e de outros.

“Que mensagem isso envia para qualquer país ao redor do mundo que possa pensar que precisa ter armas nucleares – para proteger, defender, impedir a agressão contra sua soberania e independência?” ele perguntou. “A pior mensagem possível”.

Hoje, acredita-se que cerca de 13.000 armas nucleares permaneçam em serviço nos arsenais dos nove estados com armas nucleares – muito menos do que os estimados 60.000 estocados durante o pico de meados da década de 1980.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patrício
Patrício
1 ano atrás

Americanos e europeus devem estar cientes de que perderão tudo que amealharam durante décadas/séculos de exploração do resto do Mundo.
É uma excelente vida comparada ao resto da Humanidade.
Mas que pode ser perdido em um estalar de dedos.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Como se a Rússia fosse a “boazinha” da história né? Tanto que a maioria dos países da URSS e do pacto de Varsóvia estão todos com o baixinho mafioso do Kremlin …..quanto ao uso de armas nucleares pelo baixinho ele deve saber que 7.000 ogivas não muda nada perto de 6.800 dos EUA ,300 da França ,215 do Reino Unido e 80 de Israel … Seria Suicídio pois A Rússia desapareceria do mapa .

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Rússia não é boazinha, aliás ninguém é bonzinho, mas todos os incidentes, todas as crises, todas as tensões foram sempre iniciadas por atitudes americanas

Rogério
Rogério
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Claro, os EUA invadiram o Kuait e assim começou a Guerra do Golfo, invadiu o Vietnã do Sul e começou a guerra do Vietnã, destruiu o World Trade p/ invadir o Afeganistão, chacinou a população cívil na Bosnia e o Kosovo p/ atacar a Servia, derrubou o avião da Pan Am p/ atacar a Libia. Enquanto Moscou fez o que? Invadiu a Finladia, Polonia, Tchecoslováquia, Hungria, Afeganistão e Conspirou no mundo todo tentando implantar uma bo$t @ de regime comunista que atrasou o progresso de meio mundo Vietnã, Coreia do Norte, Camboja e vários países africanos. P/ fugir dessa desgraça… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Paulo Brics
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Inacreditável seu nível de c#n%lhice para defender esta série de ações absolutamente criminosas dos estadunidenses. E sempre querendo passar a idéia que foi enfiada nas mentes de d€beis m£ntais como você de que todas estas ações foram para o bem do mundo.

Dá nojo cara!

Rogério
Rogério
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Pois eh, esta lista tem erros e acertos. Pra mim o maior erro foi ajudar a URSS.

Rogério
Rogério
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Agora a listinha suja da Russia, foi só opressão. tanto que todos os ex membros do pacto de Varsóvia estão na Otan agora, alias até ex URSS tb estão.

Ali Kamel
Ali Kamel
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Caiu de cabeça ao nascer!

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Sim claro, a alemanha, japão, itália, otomanos, austria-hungria e rússia te mandam lembranças.

Rogério
Rogério
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Claro, os EUA invadiram o Kuait e assim começou a Guerra do Golfo, invadiu o Vietnã do Sul e começou a guerra do Vietnã, destruiu o World Trade p/ invadir o Afeganistão, chacinou a população cívil na Bosnia e o Kosovo p/ atacar a Servia, derrubou o avião da Pan Am p/ atacar a Libia. Enquanto Moscou fez o que? Invadiu a Finladia, Polonia, Tchecoslováquia, Hungria, Afeganistão e Conspirou no mundo todo tentando implantar uma b o $ t @ de regime c o m u n i s t a que atrasou o progresso de meio mundo Vietnã, Coreia… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Tá bom.
Mas ninguém convidou os EUA para se meterem nas guerras dos outros.
Eles que sosseguem o rabo em casa que o Mundo já está de saco cheio disso
A Rússia deu o primeiro aviso.

Rogério
Rogério
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Vietnã do Sul, Coreia do Sul, Kuait, Bosnia e Kosovo pediram ajuda.

Alias até os Afegãos pediram ajuda contra a URSS.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Lista de ações/intervenções militares dos EUA só no século passado: “1900   China   US forces intervene in several cities. 1901     Colombia/Panama         Marines land. 1902     Colombia/Panama         US forces land in Bocas de Toro 1903     Colombia/Panama         With US backing, a group in northern Colombia declares independence as the state of Panama 1903     Guam  Navy begins development in Apra Harbor of a permanent base installation. 1903     Honduras           Marines go ashore at Puerto Cortez. 1903     Dominican Republic      Marines land in Santo Domingo. 1904-1905          Korea   Marines land and stay in Seoul. 1906-1909          Cuba    Marines land. The US builds a major naval base at Guantanamo Bay. 1907     Nicaragua          Troops seize major centers. 1907     Honduras           Marines land and take up garrison in cities of Trujillo, Ceiba, Puerto Cortez, San Pedro,… Read more »

Rogério
Rogério
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Finladia, Polonia, Tchecoslovaquia, Hungria, Afeganistão, Chechenia, Transnistria, Georgia, Siria e Ucrânia em 2 Guerras.

Ted
Ted
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

O nordeste brasileiro quase entrou nessa lista. Estiveram nos planos. Foi por pouco.

Carlos
Carlos
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Sabes que os EUA meteram muita grana na construção do canal do Panamá, Sabes que para os EUA toda a América Latina faz parte do seu quintal e por acaso sabes o que foi a guerra fria? Como vês bastam três pontos para explicar tudo o que copiaste na internet mas isto não explica a invasão da Finlândia, da Polónia, da Hungria, da Tchecoslováquia, do Afeganistão, da Transnístria, da Chechénia, da Geórgia e agora da Ucrânia. Já debati com muita gente, inclusive com comunistas, mas até hoje fiquei sem resposta convincente

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Sabes que para os EUA toda a América Latina faz parte do seu quintal” Tenho um pressentimento que vc é de Portugal, o q já explica de certa forma o seu próprio comentário. Se não for de Portugal, for brasileiro, eu não tenho nada de positivo para falar para vc a partir de um comentário seu que reconhece e justifica dando a entender ser positivo os EUA ter a AL como “seu quintal”. Mais um lb carimbado. Uma lástima.

Ali Kamel
Ali Kamel
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Com certeza caiu de cabeça e não consegue parar de babar!

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Afirma isso baseado na 1º e 2º segunda guerra mundial? Onde os americanos incitaram a Alemanha a invadir a Polônia, ou quando a cia matou o arquiduque Francisco Ferdinando, ou quando os americanos incitaram os russos a invadir o Afeganistão, ou quando os americanos incitaram Solano Lopez a invadir o Brasil.

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Meu Deus do Céu. N existia CIA na época do assassinato do Franco. Acho que é ironia pq n é possivel

BraZil
BraZil
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

KKKKK Pensei o mesmo. Talvez a NSA tenha até participado do complõ

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Ah sim, inclusive as duas Guerras Mundiais foram iniciadas pelos EUA…

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Pode até sumir, mas leva o “Ocidente” junto. É exatamente a doutrina da mão-negra. Responder e destruir mesmo em último caso.

E nesse dia os neocons tupiniquins vão agradecer ao fato do Brasil não fazer parte do dito cujo “Ocidente”, pois se fizesse também seria atacado.

Patrício
Patrício
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

🇷🇺 O único que se beneficiou do show aéreo de hoje sobre o Estreito de Taiwan é o Kremlin. Ao contrário da China, a Rússia não teve medo de entrar em uma feroz batalha geopolítica e militar com os Estados Unidos da América. O mundo inteiro percebe a guerra ucraniana dessa maneira. A longo prazo, a Rússia se beneficiará de qualquer desenvolvimento da história de Taiwan. Se a China recuar novamente, o que é mais do que provável, a Rússia receberá o status de líder indiscutível do mundo “alternativo”, capaz e, mais importante, pronto para usar a força onde considerar… Read more »

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Sim. mas tem um detalhe nisso a Guiana Francesa é logo ali e tem Base da Otan de da Legião Estrangeira Francesa lá perto do Estado do Amapá, Tem uma Base da Otan nas Malvinas, Tem uma Base Aérea e Naval da Otan na ilha de Ascenção bem no meio entre a Africa e o Brasil que funciona com os EUA e a Inglaterra em Conjunto, que fica próximo a altura do estado do Recife, se dizem na Deepweb que os projetos que eram feitos na área 51 agora são feitos por lá… a ilha é totalmente militarizada com B2,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Patrício
Patrício
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Sim, mas quem vai perder seus Nikes, Apples e Camaros são os americanos.
A ‘rapeize’ do lado de cá é muito mais cascuda.
Agora.
Governo de moleques esse dos EUA.
Aprendam a perder com decência.

Francisco
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Caro Alan acredito que o comentário do Patrício foi no sentido de quem tem mais a perder, principalmente em relação a qualidade de vida dos povos, você acha que em um suposto conflito em grande escala onde todos vão perder é óbvio, mas na sua opinião é pior para um britânico que é acostumado com um padrão de vida bem confortável a décadas se comparado a um russo que já leva uma vida difícil ou vice versa?

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Francisco
1 ano atrás

É muito interessante as atitudes, o cara responde e em embaixo ele já emenda outro comentário de apoio…

Patrício
Patrício
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Só ressaltando que esse padrão britânico foi alcançado com exploração de meio Mundo durante séculos.
E mesmo assim, atualmente, está ladeira abaixo.

Henrique
Henrique
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Não há bonzinhos em geopolítica, Ingleses, Espanhóis e Franceses foram os grandes “piratas” na era das navegações depois sendo destronados no século XX pelos EUA, principalmente após a segunda guerra onde foram os principais players para a derrota dos nazistas. A Europa historicamente é um continente beligerante pela diversidade cultural e étnica reunida muito perto uns dos outros. Os russos não são e nunca foram santos, basta estudar a história do império russo e suas subsequentes revoluções… a questão aqui não é quem é santo pois NENHUM é e sim como a atual geração de políticos ideologicamente débeis estão lidando… Read more »

sub urbano
sub urbano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Roubaram e pilharam muito. Aproveitaram a vantagem que tiveram com a revolução industrial. A goelagem foi tão grande que quase se destruiram em 2 guerras mundiais.

Patrício
Patrício
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Como eu digo: Agora acabou.
Vão ter de trabalhar.
Chega de viver de renda e trabalho dos outros.

Neural
Neural
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Essa guerra da Ucrânia é o imperio galático vs a resistência Jedi. Diferença que aqui o Palpatine usa os habitantes de Tatooine ao invés das tropas imperiais

Last edited 1 ano atrás by Neural
Agressor's
Agressor's
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Como se diz num ditado popular: “Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas”. As potências dominantes agem hoje de forma covarde e só se impõem contra os mais fracos do que elas, só mostram porrete para os que são mais fracos. Mas os eua e as demais potências ocidentais se encontram encurraladas e sem saída, pois a hegemonia delas sobre o mundo está sendo tomada. E no desespero delas o único caminho que lhes restam é a guerra. É uma disputa que envolve mais do que fatores econômicos ou geopolíticos. Trata-se de uma disputa entre raças e culturas… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Ridículo, agora ser Ocidental é uma raça e etnia.

elias
elias
Reply to  Patrício
1 ano atrás

a china é um pais extremamente expansionista, a populaçao da ilha (+ de 23 milhoes de pessoas) querem ficar longe do regime comunista , um pouco + de coerencia aos foristas que apoiam a invasao, pensem nas vitimas .. alias gostaria de lançar aqui no forum o slogan ” tibet aos tibetanos’. e devoluçao de parte da caxemira a india que historicamente sempre dos indianos

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Me parece que pessoas como você ao se darem conta pela maturidade de que sua ideologia onde dois mais dois da cinco não deve possível, ficam torcendo pelo fim do mundo mesmo 🤔
Tipo vocês nem aí nem para povos chineses nem para russos ou seja lá quem forem, querem mais e que taquem fogo no circo mesmo.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Patrício
1 ano atrás

É só rir, grande comédia.

J.Leo
J.Leo
1 ano atrás

Os estadunidenses perderam a hegemonia comercial, politica e militar no mundo, se não em todo o mundo, pelo menos na Ásia, agora partem para o TUDO OU NADA, mas quem na verdade irá perder tudo é o ocidente, principalmente a Europa, seremos também atingidos, mas ainda não conhecemos em que nível, isso em caso de sobrevivência e se o mundo não cair em uma guerra total definitiva!

Nemo
Nemo
Reply to  J.Leo
1 ano atrás

A Europa é uma das maiores perdedoras dessa guerra. Na Alemanha a inflação já chegou a 8,9%, no UK a inflação está em 9,9%, a média na UE 8,6% e nos países bálticos já passou de 25%. A energia triplicou deixando os mais pobres, claro, em dificuldades para pagar as contas. Já começaram medidas de contifencianento de energia e, como na ficção, “the winter is coming”.

Nemo
Nemo
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Bálticos 15%.

Ted
Ted
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Quando chegar o inverno europeu em dezembro veremos o tamanho da desgraca.

naval762
naval762
1 ano atrás

Eis que chega uma certa potência nuclear histérica e diz:
– Estamos a beira de uma guerra nuclear!
– Vamos! Assinem logo o TNP!
– Ei Brasil, que história é essa de submarino nuclear? Larga essa geringonça e para de fomentar conflito.
– A propósito, passa a floresta amazônica pra cá que você não tem condições de cuidar dela.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  naval762
1 ano atrás

Concordo com a última frase, não sabemos cuidar dela, melhor vender já que dizem que há tantas riquezas lá.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Vende pra mim

Realista
Realista
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Então se uma mãe não souber cuidar do filho ela tem que vender o filho ?

Augusto
Augusto
Reply to  Realista
1 ano atrás

No caso do infeliz acima tinha que ter vendido mesmo, talvez ia nos poupar de ler tanta besteira da parte dele.

mcremp
mcremp
Reply to  Realista
1 ano atrás

Se o governo achar que a mãe não sabe cuidar do filho ele toma o filho dela.

WSilva
WSilva
1 ano atrás

Temos que rezar para a questão da Ucrania e Taiwan não se resolver rapidamente por Russia e China, pois uma vez com esses problemas resolvidos, o mundo se voltará para a Amazônia…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Pior que é verdade. Por enquanto eles enfiaram a pauta ambiental no rabo, quando se acalmar vão volta com tudo

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Só lembrando que ..

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

De novo esse espantalho pra fundamentar seu argumento?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Falei alguma mentira ?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Não, mas usou um espantalho, usou um ato sem citar as condições que levaram a ele. É como dizer que o Paraguai foi destruido pelo Brasil na guerra do Paraguai e não dizer que foi o Paraguai que invadiu o Brasil primeiro incitando a guerra e fez uso de quase toda sua população masculina tentando proteger Solano Lopez. O uso das Bombas atomicas foram muito mais complexas e controversas do simplesmente a desculpa de “demonstrar poder a URSS”, primeiro que a URSS tinha muitos informantes no projeto Manhattan, logo eles sabiam que os EUA conseguiram a bomba e que podiam… Read more »

Realista
Realista
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Cadê seu contra-argumento ?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Realista
1 ano atrás

Usar espantalhos é uma forma baixa de argumento, citar um fato e não citar as circunstâncias é uma estratégia baixa de se parecer cult. Ele coloca o uso das bombas na segunda guerra como algo que foi como Dresden, se querem usar uma falha de carater americano na Segunda guerra citem Dresden, esse sim foi a verdadeira canalhice. As bombas no Japão é muito mais complexo.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Vc está se referindo a si mesmo?

Rogério
Rogério
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Você faria difrente?

Last edited 1 ano atrás by Rogério
MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Que discursinho argumento cafajeste heim?!?
Praticamente vc esta a justificar um latrocinio…TÔ passando fome, não tenho um celular ou tenis da moda….vou roubar. Cuidado com as besteiras que diz.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Eu não estou julgando se foi certo ou errado .. só relembrei que eles foram o único a usar .

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

até porque só eles tinham

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

E resolveram TESTAR!! por DUAS VEZEZ!
para justificar os 110 bulhões de dólares gastos no processo acelerado de desenvolvimento…valores de hoje.
Os limpinhos cafajestes é o que são na verdade. capitalistas mercantilistas.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Hoje vários países tem e ninguém usou contra outra nação .

Scudafax
Scudafax
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Comentário fundamentado. Inclusive, não só uma, como duas. O Brasil deveria considerar que pode ser atacado por potências nucleares, neste caso, deve ter infraestrutura suficiente e fortificada para proteção, mesmo não tendo armamento nuclear. Mas sem acesso orgânico ao espaço não se sabe nem que o adversário lançou um míssel nuclear.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

Se o Brasil algum dia for invadido não precisa se preocupar com as Nukes. Elas não serão lançadas pois acabaria com a riqueza do solo, natural e mineral, que é o interesse que existe neste país.

O que o brasileiro precisa se preocupar é com a 5a coluna, que receberia os invasores de braços abertos.

Bosco
Bosco
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

E essa 5a coluna será formada pelos mesmos que apoiam a anexação da Ucrânia pela rússia.

Realista
Realista
Reply to  Bosco
1 ano atrás

5a coluna será formada por falsos patriotas que bate continência
pra bandeira americana .

gari
gari
Reply to  Realista
1 ano atrás

a 5ª coluna será formada pelos perdedores da eleição que almejam o poder. Hoje seriam os vermelhinhos, ano q vêm os da bandeira dos EUA/Israel

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Realista
1 ano atrás

Mais realista do que isso, impossível.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Bosco
1 ano atrás

vivi para ver o bosco ter mais deslikes que o kings, tempos sombrios.

elias
elias
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

o que? vamos falar da segunda guerra mundial ? as causas e consequências …por favor , um dia deveriamos fazer um debate só sobre a segunda guerra mundial pois não vivenciamos os horrores e podemos recorrer nos mesmos erros de pensamentos . teriamos que citar o exterminio judeu, invasão nazista e depois sovietica na polonia , invasao japonesa na china , escravização de coreanos pelo japao na segunda guerra mundial ate chegar a bomba atomica onde houve perplexidade e entendimento ao imperio do sol nascente que voltaria toda morte que promoveram a outras nações tornaria ao seu povo; em consequencia… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Eu transformava esse porta-aviões americano num cinzeiro caso a visita se concretiza-se.

Heinz
Heinz
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

ok

Heinz
Heinz
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Só uma pessoa com ignorância intelectual torce para uma guerra da China x EUA.
Milhões de pessoas iriam morrer, e não ia ter ganhador nenhum.
Volta para seu call of duty.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

A China, e não os EUA, vai escolher a data e hora do confronto.

Patrício
Patrício
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Nem precisa.
É só começar a fechar o seu mercado para as empresas americanas e abrir mais para as européias.
Aos poucos.
Além de manter sua economia, vai criar uma enorme desunião entre os aliados ocidentais.
Ah!
E torra logo esses títulos da dívida que ainda tem
Deixa que a AUKUS compra.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Falou o Rambo brasileiro.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

E pelo andar da carruagem logo logo o iran vai entrar nesse grupo ai… e talvez arábia saudita que o sheik tá louco atrás de um artefato correm as má linguas

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Os misseis ele já tem !!! só faltam as ogivas que podem vir do Paquistão inclusive…

Francisco
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Amigo a Arábia Saudita provavelmente já tem o conhecimento para fabricar o artefato, não podemos esquecer que foram os sauditas que bancaram o programa nuclear paquistanês e certamente não foi por caridade que o fizeram.

RPiletti
RPiletti
1 ano atrás

Essa história é contada desde sempre… o risco de um erro lá, outro ali…
Quem mais tem dessas armas operacionais são os xerifes do mundo…

Rogério
Rogério
1 ano atrás

Agora não pode escrever comunista q o algoritmo bloqueia?

Rogério
Rogério
1 ano atrás

Agora não pode escrever c o m u n i s t a q o algoritmo bloqueia?

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Tenta desenvolver um argumento melhor sem usar essa palavra, pois comunist@ só existe na cabeça de alguns.

Rogério
Rogério
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Serio? Vietnã, Coreia do Norte, Cuba e China são o que p/ vc?
Alias qual o unico partido chinês?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Rogério a China é comunista ?

Realista
Realista
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Vietnã, Coreia do Norte, Cuba  ”

Olha os players do cenário… Pra você ver que o comunismo não é o problema … o medo que eles ( ocidente ) tem é o nacionalismo .

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

E a Pelosi já pousou na ilha, ouviu-se sirenes na China continental, muitos tanques desfilando na praia, aviões sobrevoando a região e alguns gritinhos histéricos e NADA aconteceu! Eu avisei que todo aquele barulho pelo Xi jiping era só pra levantar a moral das tropas, mas dessa vez eu vou elogiar o ditador comuna, ele FEZ BEM em não fazer nada. Toinho e suas mil e um perfis vão dormir mordendo a fronha do travesseiro de raiva hoje, mas calma, amanhã o seu tirano de estimação faz uma notinha de repúdio e envia mais alguns bilhões para hollywood e a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Nemo
Nemo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Não sei o que a tia foi fazer lá. A China não iria derrubar o avião, mas o relacionamento se tornará mais hostil e trará danos nas relações. Como se dizia “as consequências vêm depois”.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Nemo
1 ano atrás

SIMPLISMENTE A CHINA enviou MAIS mercadorias para o povo Russo… e outras coisas também…MAIS APOIO e cada dia será mais explicito esse apoio aos Russos. Como já disse…Não devemos mais confabular SE a Rússia vai utilizar um “TáticoNuke”….. a pergunta agora é QUANDO? Os EUA estão atrás de um novo “Peal Habor” para “se justificar” e incendiar o ânimo do seu povo novamente….mas esse povo agora é um bando de afeminados, gordos e covardes…não são mais aquela caipirada sem “eira nem beira” de 1930. Longe da celuma de comunista e capitalismo…os EUA de hoje, como a Inglaterra…são agentes politicos CAFAJESTES.… Read more »

AMBAR
AMBAR
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Se há uma coisa que chinês tem pra exportar é paciência.
Se há outra coisa em que chinês sempre foi inventivo, foi na tortura. A China encontrará o ponto americano mais dolorido para bater pacientemente.
Aguardemos.
Enquanto isso, ela deverá dar um aperto no governo da ilha, tirando as esperanças de conflito que alimentam os 5 da coroa no pacífico.

Guacamole
Guacamole
1 ano atrás

Brasil: 0

Sem mais.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“Tivemos uma sorte extraordinária até agora”, disse Antonio Guterres.

Esse tal Antonio Guterres não sabe é de nada! Não tem nada de “sorte extraordinária” isso se chama pura e simplesmente de: “Quem tem c* tem medo” simples assim, o resto é blá blá blá de alguém que representa a ONU, organização onde quem injetar dinheiro manda.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

o MAD assegura que ninguem vai usar armas nucleares a esmo.

Paulo Brics
1 ano atrás

A Rússia está acusando os eua do óbvio: que eles estão diretamente envolvidos na guerra atuando contra a Rússia, pois estão fornecendo imagens de alta resolução e coordenadas para os himars. E não duvido que estejam operando algumas unidades. Segundo os russos eles estão atirando diretamente. A megera pelosi chegou a Taiwan e a China disse que vai retaliar militarmente. Está claro que diante da sua queda irreversível os estadunidenses querem levar o mundo à terceira guerra mundial. Se isto ocorrer muitos países vão ser totalmente devastados e os eua serão um deles. E vale ressaltar que recentemente os eua… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Normal, no Vietnã até pilotos russos realizaram missões contra os yankers.
Agora conta a novidade….
Os russos estão é putos pq o Himars está dando uma dor de cabeça para eles, obviamente que os russos vão conseguir achar algumas unidades do Himars e destrui-los, mas até lá, o estrago feito está sendo feio para os russos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Os EUA perderam a batalha e agora querem partir o jogo.
A China vai manter a calma e atacar quando for conveniente.
Pelosi é a face envelhecida, enrugada, feia e adoentada de uma nação que “já era”!
Aqui no grupo os que criticavam Putin, vão fingir não ver que a culpa pela instabilidade do globo não é do império belicista que “is back”, de acordo com o senil comandado pelo Estableshiment para derramar ainda mais sangue. Tá aí a salvação para a hecatombe social e económica de DC.

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Relaxa os heróis da Marvel e da DC vão salvar o mundo.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

Guterres lança a cartada do medo: ‘vai todo mundo mórrrrrrrêêêr!’. O fato é que não vai todo mundo morrer, talvez apenas eles que viveram até agora sob a bênção da bomba bebendo de canudinho o sangue (e, vez ou outra, até provando um sushi ou sashimi das carnes) do resto subdesenvolvido. O número e potência dos arsenais nucleares, hoje, não pode exterminar a humanidade; e menos ainda se levarmos em conta a ação das defesas antimísseis/antiaérea e mesmo a vontade de rendição incondicional após um ataque que decapitasse muitas lideranças político/economico/militares (sempre tão mal vistas em qualquer nação). Desafortunadamente, essas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Arthur
Arthur
1 ano atrás

Falou o imprestável secretário geral da ONU, que só fala, nada faz: não resolve (nem tenta) a guerra no Iêmen, na Síria, no Líbano, no Iraque, no Afeganistão, na Líbia, na Ucrânia, nos Balcãs. Enfim, é um saco de bosta que poderia embarcar junto com fertilizantes que ninguém daria falta. Com o tempo, a ONU deixará de existir por absoluta falta de propósito. Virou puxadinho de alguém…

Francisco
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Caro Arthur essa tal de ONU não passa de um cabide de emprego para políticos derrotados da esquerda mundial, é só ver os nomes que se encostaram nessa organização, mas o pior é que somos obrigados a contribuir para sustentar esses parasitas através do “bolsa onu”.

mcremp
mcremp
1 ano atrás

Mas não é exatamente para evitar isso que a ONU existe?

O próprio chefe admite que a ONU não serve para nada, mas algum dos milhares de burocratas inúteis que trabalham lá vai abrir mão da boquinha?