Algumas considerações estratégicas sobre a ofensiva ucraniana em Kharkiv-Izium

349

Rodolfo Queiroz Laterza[1]

Ricardo Cabral[2]

A contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia- FAU não foi surpresa para a mídia nem mesmo para as Forças Armadas da Federação Russa. Pelo contrário, o presidente Zelensky falou publicamente sobre a necessidade de recapturar Kherson por muitos meses, e o general Valerii Zaluzhny, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia também apontou publicamente que o maior sucesso pode ser alcançado precisamente na região de Kharkiv, na direção de Izyum. O que acabou acontecendo, conforme esse artigo irá explicar o contexto e a dinâmica desta importante mudança de paradigma na Guerra entre Ucrânia e Rússia.

A operação militar desencadeada pela FAU, outrora sob codinome “Focus”, já se prenunciava há um mês, com enorme acúmulo de reservas de tropas, MBTs, blindados e artilharia (rebocada principalmente) em Cheguev, nas imediações da região leste de Kharkiv, cidade que concentra importante centro de reservas militares e suprimentos ucranianos no respectivo front. Durante meses, as Forças Armadas da Ucrânia acumularam na região de Kharkiv dois poderosos grupos de batalha, reforçados por um número significativo de blindados e artilharia.

A ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia foi realizada em três direções principais: na frente de Balakleya, ao sul e ao norte. As forças ucranianas atacaram em vários escalões, provavelmente até mesmo sem se posicionar em uma formação de batalha clássica: uma unidade de infantaria e uma linha de batalha de veículos blindados. De forma significativa, os ucranianos conseguiram avançar ao norte de Balakleya, em Shevchenkovo, realizando operações ofensivas com foco em manobras táticas baseadas na superioridade de meios, ainda que tenha resultado em pesadas perdas em tropas.

Grande parte dos sistemas de armas, suprimentos e munições foram supridos pela OTAN, que teria participado diretamente do treinamento das unidades e do planejamento operacional por intermédio de consultores, instrutores militares e combatentes rotulados como “mercenários”.

O objetivo inicial era penetrar nas áreas da linha de contato do eixo de Izyum, região com diversas colinas e florestas, característica geográfica que dificulta a supressão de defesa antiaérea e operações ISR por drones e aeronaves da VKS russa.

https://twitter.com/JominiW/status/1568737425597386752/photo/1

Contrariamente ao planejamento do gabinete do Presidente da Ucrânia, que instava as Forças Armadas da Ucrânia – FAU em concentrar máximos recursos e esforços em uma contra ofensiva na região de Kherson, Zaluzhny, Comandante em Chefe das Forças Armadas da Ucrânia insistiu em manter reservas significativas para uma ofensiva centrada em Izyum, no eixo da importante cidade de Balakleya, cuja posição estratégica é essencial para estrangular as rotas de abastecimento provenientes de Kupyansk e também isolar a própria cidade de Izium. Assim, tendo alcançado o sucesso inicial na direção de Kharkiv, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia iniciou o processo de transferência de reservas da direção de Kherson, onde a ofensiva ucraniana teve ganhos territoriais modestos e com pesadas perdas em soldados e equipamentos.

O ataque planejado pelo comando das forças ucranianas aproveitaria o remanejamento de uma grande quantidade de tropas e unidades russas para o perímetro operacional de Mikolayev-Krivoy Rog onde se desenvolveria a outra contraofensiva ucraniana, deixando áreas inteiras sob controle operacional russo sem unidades ou linhas de defesa, permitindo um ataque ligeiro e com menor risco de baixas.

Diante da óbvia escassez de forças disponíveis, o Estado-Maior russo concentrou suas reservas para deter uma possível ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia em direções prioritárias como Kherson e Zaporizhzhia, à primeira vista, desguarnecendo amplas áreas no eixo de Kharkiv e Izium.

Em 6 de setembro, mesmo diante de alerta de vários canais militares como Rybar e Colonel Cassad, o comando russo foi “surpreendido” pela ofensiva ucraniana em direção à Balakleya, com ocupação rápida e praticamente sem resistência de duas dezenas de assentamentos, situados em grey zones e sem unidades russas para compor linhas de defesa. A partir de então, as Forças Armadas da Ucrânia avançavam em três direções na região de Kharkiv. Como resultado, houve a captura de Volokhov Yar e o avanço na direção de Shevchenkovo. Batalhas ferozes se seguiram em outras direções, como resultado das quais as Forças Armadas da Ucrânia foram detida. As pesadas perdas são evidenciadas pelo fato de que, na tarde de 7 de setembro, o inimigo começou a desdobrar suas reservas na batalha: unidades treinadas nos padrões da OTAN.

Usando com habilidade tática as informações obtidas a partir de sistemas ISR (Intelligence, surveillance and reconnaissance) da OTAN, as FAU (Forças Armadas da Ucrânia) atacaram primeiro com forças relativamente pequenas, mas com uma faixa estreita da frente de batalha, o que permitiu que avançasse rapidamente para o interior com destino a Kupyansk. Por cerca de 3 dias, o avanço das FAU por essa estreita faixa da frente foi de até 50 quilômetros. Ao mesmo tempo, vários pequenos assentamentos foram imediatamente reocupados e Balakliya também foi cercada e caiu em poder dos ucranianos, efetivamente, em 09 de setembro.

https://twitter.com/War_Mapper/status/1569115693957918722/photo/1

Em Vborona havia apenas reservistas locais mobilizados da região de Donetsk armados com fuzis de assalto e ATGM, o que permitiu um controle rápido por parte das FAU, que mantiveram o avanço em direção a outros assentamentos em manobras ligeiras e formadas por destacamentos móveis de rápido desdobramento, muitos deles em APCs (armoured personnel carrier ou carro blindado de transporte de pessoal/infantaria), versões modernizadas do M-113. Tais incursões também foram realizadas com bastantes veículos utilitários armados com metralhadoras GPMG (general-purpose machine gun ou metralhadora leve), o que dificultou a detecção por poucos drones russos que operavam na área.

De acordo com inúmeras fontes, a defesa russa na área indicada, onde foi feito o avanço ucraniano, foi realizada principalmente por “policiais” do LDNR mal armados e mal treinados entre os mobilizados nos últimos meses. Tal como afirmamos acima, as poucas guarnições nos assentamentos eram combatentes da Guarda Nacional, treinadas para missões de guarda e polícia (constabulary missions), ou seja, tropas raramente empenhadas nos campos de batalhas.

https://www.ukrinform.net/rubric-ato/3536351-poland-delivers-batch-of-pt91-twardy-tanks-to-ukraine.html

A ofensiva no eixo de Izium-Kharkhiv iniciou-se com cerca de 30 mil soldados, centenas de blindados de reconhecimento e de infantaria, MBTs T-72A de origem polonesa modernizados e PT-91 também de origem polonesa. Um dado muito interessante que revela o espírito ofensivo do Estado-Maior Ucraniano é que todas as reservas foram lançadas na direção de Kharkiv, mesmo o grupo central, que deveria atacar a direção de Melitopol. Conforme os avanços se consolidavam, uma segunda linha de reserva também vinda de Cheguev foi empurrada para o front de Izium, formando uma força de grupo de ataque de combate superior a 50 mil soldados, ao passo que não eram estimados 5 mil combatentes russos e das milícias separatistas.

Na ofensiva que culminou na queda de Kupyansk, militares ucranianos do 1º batalhão da 92ª brigada mecanizada de Chugev, restauraram a capacidade de combate com apoio de equipamentos providos pela OTAN nos últimos meses graças a persistência dos combates de baixa intensidade.

Aproximadamente duas semanas antes do início da operação ofensiva da FAU, a brigada foi substituída pela veterana 14ª brigada, que foi bastante empenhada nas batalhas por Soledar, e com capacidade de defender a posição e realizar pequenos avanços.

Assim, o problema com a falta de uma reserva estratégica no Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia foi resolvido. Restava adicionar unidades capazes de realizar operações de ataque.

A 25ª Brigada Aerotransportada, que recentemente havia sido altamente eficaz em combates defensivos nos setores da frente Donbass, de Avdiivka a Soledar e Seversk foi escolhida para ser a ponta de lança do ataque.

https://twitter.com/War_Mapper/status/1569115714945949696/photo/1

Neste contexto, pode -se afirmar que o comando das FAU assumiu um alto risco ao empenhar sua reserva operacional para outras frentes de combate. Aqui podemos especular se não foi feito a partir das informações recebidas dos seus aliados da OTAN. No entanto, o baixo ritmo da ofensiva das tropas russas, juntamente com a defesa em profundidade ucraniana construída em três escalões, tornou possível fazer isso, como agora se vê, sem dor.

Restava apenas adicionar um pequeno número de unidade paramilitares e milícias nacionalistas altamente motivadas, como do Batalhão “Kraken”, cujas forças abriram caminho pela linha de trincheiras do primeiro escalão de defesa russo.

https://mil.in.ua/en/news/the-first-m270-mlrs-arrived-in-ukraine/

O controle operacional de fogo de artilharia das estradas que faziam a ligação a Kupyansk e Izium foi logo efetivado, com ataques sistemáticos de MLRS M-270 e os ainda remanescentes BM-21 Grad na retaguarda das forças russas, afetando a mobilidade das poucas reservas existentes.

Ademais, a aviação tática da VKS começou a realizar ataque ao solo tardiamente e com perdas provocadas pelos MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems) ucranianos, provavelmente, devido ao fato de estarem usando mísseis de baixa tecnologia os obrigando a voar baixo e em baixa velocidade, comprometeu apoio aéreo às poucas unidades implantadas em toda área de Izyum.

A Batalha pela cidade de Balakleya ganhou especial relevância pelo depósito do 65° Arsenal com munições de artilharia que em maio fora controlado pelas forças russas, não se sabendo até o momento se fora esvaziado. Especificamente na resistência às operações de assalto das forças ucranianas à Balakleya, dois agrupamentos da Guarda Nacional Russa (Rosguardia) intitulados Samara e Ufa foram responsáveis por impedir o controle imediato por forças ucranianas até a completa evacuação da cidade.

Diante da superioridade numérica esmagadora das forças ucranianas perante as poucas unidades de combate russas ali implantadas (as especulações dos analistas ocidentais e mesmo russos giram em torno de 6 ou 7 para 1 em favor dos ucranianos), o comando militar russo ordenou a retirada das forças russas de toda oblast de Kharkiv outrora ocupada até a margem direita do Rio Oskol. Nesta região, as forças russas estão implementando posições defensivas.

À noite, as tropas russas se retiraram para trás do Rio Oskol em Kupyansk (onde no dia 09/09 a ponte sobre o respectivo rio foi seriamente danificada) e as FAU começaram a ocupar a parte ocidental de Kupyansk pela manhã. As tropas russas estavam na parte leste da cidade pela manhã.

https://twitter.com/War_Mapper/status/1569115704992976898/photo/1

As Forças Armadas da Ucrânia continuaram a atacar na direção de Izyum, tentando ir diretamente para Izyum. Na noite de 9 de setembro, a frente de combate ucraniana estava a 5-10 km da cidade.

Krasny Liman começou a ser submetido a ataques de artilharia pela manhã e, pela manhã, começou um ataque às posições do exército russo na região de Krasny Liman da área sudoeste de Izium.  O objetivo das Forças Armadas da Ucrânia é capturar Krasny Liman e continuar a atacar todas áreas subjacentes ao Rio Oskol, de onde as tropas russas se retiraram.

Nesse contexto, a perda do controle de Kupyansk e Izium pelas forças russas se revelou a maior derrota militar estratégica no teatro de operações desde a retirada por decisão política vinculada aos fracassados acordos de Istambul das áreas de Kiev e Sumy. A perda de Kupyansk especificamente cria graves embaraços à logística russa em seu esforço militar para as áreas de Slavyansk e Seversk ainda controladas pela FAU, já que tal cidade é um importante entroncamento ferroviário integrado à malha russa, o que facilita uma escala de abastecimento segura e frequente. Permanece uma rota de abastecimento inconveniente do leste através do Rio Oskol, no sul do reservatório, mas as unidades ucranianas que se aproximaram ao norte, em Senkovo, provavelmente tentarão forçar o rio e cortar a estrada que leva ao sul, em direção a Pesok-Redkovsky.

A perda de Izium compromete a continuidade de uma incursão pelo Norte para se tentar controlar Slavyansk (o principal objetivo tático da Rússia em Donbass) e estabelecer um perímetro operacional de segurança para as áreas de Luhansk tomadas em junho, principalmente Lisichansk.

Ao mesmo tempo, de acordo com o canal de informação Rybar, na área de Senkovo, a barreira de água pode ser transposta. Se assim o for, há uma ameaça para Borovaya. E o grupo de batalha desdobrado em Izyum, provavelmente, será reorientado para a LPR. O que trará sua parcela de caos e afetará negativamente a capacidade de combate das tropas russas. Um avanço mais profundo na margem esquerda do Rio Oskol é improvável sem um ataque de apoio de Slavyansk a Seversk  e Krasny Liman, respectivamente.

A perda dela cidade Shevchenkove garantiu o flanco das FAU e criou as condições necessárias para uma ofensiva ao norte de Balakleya, culminando na tomada fácil e rápida de mais de 8.800 km2, tendo em vista a retirada rápida de forças russas para se reagruparem à margem direita do Rio Oskol.  De acordo com o plano do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, suas forças agora objetivam tomar Krasny Liman para tentar uma ofensiva dirigida a Lisichansk, ameaçando o agrupamento russo e das milícias de Donetsk e Luhansk em Severodonetsk.

Para agravar o contexto da retirada russa, todo perímetro operacional ao norte da cidade de Kharkiv foi igualmente desfeito com retirada de unidades russas para território nacional em áreas da Ucrânia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O avanço sobre toda área de Kharkiv com retirada completa de forças russas indica que o Estado-Maior e o comando das Forças Armadas da Ucrânia esperam manter a iniciativa em suas mãos, realizando ataques espaçados ou simultâneos de tropas em vários setores da frente, ao mesmo que tempo que recebiam equipamento da OTAN, formavam e treinavam novas unidades.

As FAU, provavelmente, continuarão a realizar ataques surpresa em vários setores da frente, concentrando suas forças nas áreas onde a defesa russa é menos robusta.  Podemos especular, baseados no modus operandi ucraniano, que, muito provavelmente, a próxima será a partir de Ugledar no perímetro de Zaporizhzhia a fim de interromper as comunicações pela estrada que liga Mariupol a Donetsk. Além disso, o comando das FAU atuando com base nos dados de inteligência recebidos dos EUA / OTAN, devem lançar uma ofensiva na direção de Krivoy Rog-Nikolaev, onde, dias atrás, três brigadas foram concentradas em Petrovsky e reforços continuam a chegar na cabeça de ponte formada na margem posterior do Rio Inhulets.

A derrota na região de Kharkiv foi um resultado natural da estratégia escolhida pela Rússia para ações na Ucrânia com pequenas forças de combate, não conseguindo estabelecer controle efetivo de longas áreas em um perímetro operacional tão vasto. As Forças Armadas da Federação Russa e o contingente das milícias de Donetsk e Luhansk – LDNR, mesmo utilizando dados de ISR e defesa móvel, não foram suficientes para defender uma linha de frente tão extensa. Esse erro de planejamento estratégico e de análise da situação permitiu que a FAU tomasse a iniciativa. Nesse novo contexto estratégico-operacional, a Rússia se vê obrigada a ficar na defensiva para estabilizar os fronts ameaçados.

É fundamental que o governo Putin defina, com muita clareza, qual é o objetivo político da guerra? E quais são as metas a serem atingidas pelas Forças Armadas Russas? Atualmente, como expomos acima, isso não está claro.

https://www.limesonline.com/cartaceo/le-repubbliche-del-donbas

Partindo do pressuposto que o objetivo estratégico de Moscou seria ocupar a região leste ou pelos menos, os oblasts de Kharkiv, Luhansk, Donetsk, Zaporizhia, Kherson, Mykolayiv e Odessa, regiões de maior contingente de russófonos e apoiadores da Rússia, consideramos que:

  • Sem um aumento acentuado do número de meios e tropas russas, possivelmente será inviável manter o território que ainda está sob controle de Moscou. Em nosso entendimento, a partir dos dados coletados e da análise da situação, acreditamos que os russos devam a curto prazo empenhar nas operações de defesa dos territórios ocupados na Ucrânia um efetivo não inferior a 150 mil combatentes.
  • Para realizar operações ofensivas o efetivo e os meios devem ser reforçados em pelo menos em 50% além da reposição das perdas, bem como melhorar (substancialmente) a inteligência e as capacidades ISR, além da coordenação e o controle das unidades táticas.

Atualmente, depreende-se que as forças russas empregadas na Ucrânia, as quais possuem efetivo muito inferior às FAU em uma proporção desfavorável de 1:7,  não têm recursos militares suficientes para sustentar operações ofensivas ativas; manter o território que atualmente está sob seu controle; e,  retomar/avançar sobre novas áreas.

Diante do sério impasse estratégico -operacional resultante da ofensiva ucraniana em Kharkiv-Izium, diversos setores da sociedade russa questionam a ausência de mobilização geral com emprego de efetivo sustentável perante um dos exércitos mais bem equipados do mundo e com fluxos de abastecimento de armas e munições providos pela OTAN em dezenas de bilhões de dólares.

Fontes consultadas:


[1] Delegado de Polícia, historiador, pesquisador de temas ligados a conflitos armados e geopolítica, Mestre em Segurança Pública

[2] Mestre e Doutor em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ, professor-colaborador e do Programa de Pós-Graduação em História Militar Brasileira (PPGHMB – lato sensu), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e Editor-chefe do site História Militar em Debate e da Revista Brasileira de História Militar. Website: https://historiamilitaremdebate.com.br

Subscribe
Notify of
guest

349 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neural
Neural
1 ano atrás

Pronto, foi só terem uma vitória mínima num front da guerq que a Rússia não tá se importando tanto, que voltaram as matérias e os mickeyboys.

Minsc
Minsc
Reply to  Neural
1 ano atrás

ta faltando desculpa boa pra derrota ja …..”Rússia não tá se importando tanto”……

Underground
Underground
Reply to  Neural
1 ano atrás

Aceita que dói menos!

Evair
Evair
Reply to  Neural
1 ano atrás

Em resumo:
A Rússia retirou tropas de Kharkov para avançar em Bakmuth.
Resultado: Está avançando em Bakhmut.

A Ucrãnia retirou tropas de Bakhmut para avançar em Kharkov.
Resultado: Avançou em Kharkov.

Mais ou menos isso.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Evair
1 ano atrás

Ihhh rapaz… os fakes estão aparecendo descaradamente agora.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Evair
1 ano atrás

O patrício( toim) deu copia e cola no mesmo texto e postou com nome diferente kkk

Boitatá
Boitatá
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Caramba, esse Evair eu ainda não conhecia…

Antonio Cançado
Reply to  Evair
1 ano atrás

Bela avaliação…rsrsrsrsrs

Nuk77
Nuk77
Reply to  Evair
1 ano atrás

O avanço russo e das milícias populares em frentes da DPR é independente do reagrupamento na área do rio Seversky Donets no Teatro de Operações da Região de Kharkov.

Quem comprometeu as outras frentes, Kherson e Donbass, sobretudo, foram os ucranianos nessa “contraofensiva”.

Patrício
Patrício
Reply to  Neural
1 ano atrás

A Rússia retirou tropas de Kharkov para atacar Backmuth.
Resultado: Está avançando em Backmuth.

A Ucrânia retirou tropas de Backmuth para avançar em Kharkov.
Resultado, Está avançando em Kharkov.

Mais ou menos isso.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mentira, eles retiraram para defender Kherson.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Os russos não fizeram mobilização total já na Ucrânia se você for homem não pode deixar o país .. então obviamente eles estão em menor quantidade ..

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ah jesus quem está invadindo? Quem está defendendo? Se os russos não estão em modo de mobilização total então a culpa é deles. Os Ucranianos estão defendendo o território deles e estão fazendo isso muito bem. Não queria culpa a Ucrânia pela incompetência de Moscou.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Slow
1 ano atrás

incompetência e incapacidade russa….. não avaliaram bem o inimigo

Antonio Cançado
Reply to  Slow
1 ano atrás

Papo furado, estão é levando uma coça mesmo, bando de bundões…

Nonato
Nonato
Reply to  Slow
1 ano atrás

“Mamãe, zezinho tomou meu brinquedo… brigue com ele.”
“Não é justo. Tem muito ucraniano para defender o pais. Assim, não vale…”

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fonte: blá blá blá

RPiletti
RPiletti
Reply to  Neural
1 ano atrás

Tomaram na cabeça PONTO

Pedro
Pedro
Reply to  Neural
1 ano atrás

kkkkkkkkk…a Rússia não ta se importando tanto com um front…ta molezinha essa guerra pra eles…
As desculpas boas ja acabaram mesmo…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Neural
1 ano atrás

Mínima? Cara a Ucrânia em poucos dias recuperou facilmente uma área que a Rússia levou meses para conquistar! Teve muitas perdas de equipamentos e soldados e agora perdeu facilmente! Tipo cuspiu na cara das famílias que perderam seus entes queridos para conquistar esse território e agora abandonaram.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Com 50 bilhões fica fácil .. vamo vê até quando ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Normal..

Esta turma nunca se importou com as baixas nem do próprio lado.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ah desculpa mais esfarrapada! Os russos não eram o “exército que varreria a OTAN” se tão tomando sufoco com 50 bilhões doados pelos EUA imagina se enfrentar os EUA com seus 650 bilhões de orçamento.

Nonato
Nonato
Reply to  Slow
1 ano atrás

“Não é justo. A OTAN só ajuda a Ucrânia. Assim não vale…”

Munhoz
Munhoz
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Devemos observar o seguinte:
A Russia errou, porém o fato dela bater em retirada ao invés de perder 5 mil homens numa rendição humilhante, diminui a vitoria ucraniana.
O fato da Russia bater em retirada sem muitas perdas materiais e humanas mostra uma eficiencia operacional preocupante.
Porém devemos observar que no momento a Russia esta perdendo

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Sem muitas perdas materiais?
Estamos acompanhando o mesmo evento?

Munhoz
Munhoz
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Quantos soldados russos foram capturados ou mortos nessa ofensiva ??
Quanto em perdas materiais ??

HLopes
HLopes
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Não há números fidedignos relativamente a mortos e capturados, muito menos a feridos, no entanto, podemos dizer de forma bem conservadora que são várias centenas de morto e várias centenas de capturados.

Relativamente a perdas materiais, visualmente confirmadas:

44 MBTs
48 AFVs
146 IFVs
13 APCs
35 AAVs

Falta contabilizar camiões, várias dezenas, peças de artilharia, várias dezenas.

Acha pouco?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Discordo sobre essas perdas de material e humana pois o que se mais tem hoje disponível no twitter é vídeos de soldados e equipamentos russos tanto abandonados quanto mortos e rendidos. Não vi eficiência operacional afinal em Izyum tinham 10 mil soldados, muita coisa foi abandonada inclusive os T-80. O que eu vi foi um despreparo tático por parte do Comando russo em deixar soldados inexperientes e de funções não combatentes na linha de frente ou em zonas quentes. Foi uma benção não ter morrido tantos soldados russo, pois penso na família deles afinal não tem culpa de ter um… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Não apenas para não haver banho de sangue, mas o que seria mais lógico seria recuar para concentrarem as forças que lhes restam e diminuir as linhas logísticas para que possam segurar território para eventualmente serem reforçados com novas tropas e equipamentos, e isso pode demorar um pouco, mesmo que retirem tropas já ativas de outros pontos do território Russo. Mas é aquela coisa que o bigodinho enfrentou (e mal) durante a Segunda Guerra Mundial. Para um ditador, ceder terreno é mal visto politicamente.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Eu não sou lunático igual alguns aqui que acham que morrer soldados Ucraniano é fator de ser comemorado, os russos em sua maioria sequer acreditam no que estão lutando. A Moral da tropa nesse momento deve tá um lixo.
Quero que o Putin fosse homem de verdade e fosse a Kherson ou Donestsk para ver a guerra além dos relatórios que chega em seu bunker.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Para tirar uma conclusão logica vcs precisam analisar os 2 lados, atualmente as fontes ocidentais consultam apenas o lado ucraniano e isso acaba dificultando uma analise mais logica !
Tente analisar os 2 lados, sem torcida
No momento a Russia esta perdendo, porem quando vc analisa os 2 lados e tira uma media vc chega a um resultado mais logico e proximo a realidade !
Eu não torço para nenhum dos lados, apénas analiso os 2

Nuk77
Nuk77
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Esse povo está preso numa bolha opaca pró-EUA/OTAN…

Que só repetem Ipsis litteris…

Nunca veem fontes, análises ou perspectivas diferentes.

E não adianta tentar ter um debate sério; apresentar fontes independentes ou da perspectiva russa; a negação é automática a qualquer coisa que negue essa realidade virtual que estão inseridos.

A Guerra Cognitiva dos EUA/OTAN é muito eficiente de fato no ocidente; lobotomizou em massa pró sua narrativa; a análise crítica do ocidental médio tende a zero…

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Não se cede terreno, ao menos q já fosse planejado. Não era, pelo evidente desperdício de material abandonado.
Concluindo: Perderam o q estavam defendendo e não retardando ou vigiando.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Uma coisa ou outra é abandonada, um grupo ou outro pode ser capturado, vcs não entendem, numa retirada dessa ordem logico alguma coisa fica para trás, o que eu estou querendo dizer é uns 2000 ou mais homens capturados de uma vez, não é torcida , devemos analisar todos os lados>

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Munhoz, quando é feita uma retirada, é porque já existe uma contingência para isso, linhas mais na retaguarda prontas para receber tropas que retrocedem, com unidades que ficam para trás para retardar o avanço inimigo, para dar tempo de outras unidades, inclusive de apoio, retrocederem com seu material, etc.

Deixar esse tanto de material para trás é resultado de debandada, ou seja, uma corrida descoordenada no estilo cada um por si.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Analise o soutfront, o twitter é pró ucrania na sua maioria, já o telegran tem para os 2 lados, o importante e analisar os 2 lados, não acredite em tudo, tente filtrar as informações

HLopes
HLopes
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Esta ofensiva, ao contrário da de Kherson que é orientada para a força inimiga, foi orientada para o terreno, ou seja, foi orientada para objectivos no terreno que serão necessários para missões futuras. Neste caso os objectivos eram dois, capturar Izium e com isso matar a ofensiva a Slovyansk e Kramatorsk (a frete norte do ataque em duas frentes caiu) e capturar Kupyansk incapacitando fortemente a cadeia logística russa em Luhansk e Donetsk. Basta lembrar que todos os fornecimentos de Belgorod passavam por Kupyansk e este hub era importantíssimo para a logística russa. O resto do oblast caíu porque as… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

pelo que foi contabilizado no Oryx a força russa perdeu cerca de 400 equipamentos militares desde a retirada de Izyum, ou seja é muito material abandonado. Me perdoe, mas estou sendo muito cetico ao suposto sucesso russo nessa retirada que tanto é propagado pelas midias pro russia, pois em Kyev recuaram bem mais tropas e não vimos tanto equipamento abandonado.

mac
mac
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Southfront??? Ah, para, vai!…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Twitter? Oryx?

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

perderam material pesado… até radar de contra bateria…. saíram sob pressão, sem coordenação.

mac
mac
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Essas retiradas deixaram para trás uma enorme recompensa de equipamentos capturados para a Ucrânia, incluindo dezenas de veículos de combate BMP e tanques T-72B3 e T-80BVM atualizados; vários obuses autopropulsados ​​2S3 e 2S19 Msta; canhões rebocados MT-12 e KS-19 de 100 mm; Artilharia de foguetes BM21 Grad; APCs BTR-82 e MT-LB; e veículos de defesa aérea de curto alcance Tor-M1, Osa, Shilka e Tunguska.

Fonte: https://www-19fortyfive-com.translate.goog/2022/09/ukraine-routed-russia-in-one-week/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=op,sc&nbsp

Last edited 1 ano atrás by mac
Mercenario
Mercenario
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Munhoz,

“bater em retirada sem muitas perdas materiais”???

Pesadas perdas materiais.

A famosa tática de avanço para trás russa, desta vez em desordem.

mac
mac
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

“em 10 de setembro, as forças russas em Izyum optaram por evitar um desastre maior retirando-se. Eles deixaram enormes quantidades de equipamentos para trás. A guarnição da Rússia em Lyman (dois regimentos militares russos e recrutas da LPR) supostamente mal está segurando repetidos ataques ucranianos. A fuga do envolvimento levou a vários encontros caóticos. Em um incidente registrado , um tanque russo em retirada colidiu com uma coluna de caminhões ucranianos cheios de forças especiais que se aproximavam da direção oposta. Ele tentou passar por eles e colidiu com uma grande árvore. Em outra escaramuça incomum capturada parcialmente em vídeo , uma coluna blindada ucraniana liderada por um tanque de… Read more »

mac
mac
Reply to  Neural
1 ano atrás

O pior de tudo (para a Rússia) é que hoje, não apenas a vitória contra a Ucrânia parece inatingível, como a capacidade estimada de combate contra a OTAN (que era um trunfo político de Putin) é quase unânime de que os russos não podem mais fazer frente a ela. Se o baixinho de torso nu tivesse entendido que a Crimeia e as regiões do Donbas contestadas bastavam, seria um premio suficiente, ele teria sempre um trunfo e permaneceria sendo a grande sombra sobre a Europa, o país que teria de ser ouvido nas questões internacionais. Depois de tantos blefes, ele… Read more »

Jodreski
Jodreski
Reply to  mac
1 ano atrás

Fora que se antes eles expotavam bilhões em armamento, agora com um coletivo de Sancões impostas até esse setor será comprometido, bye bye CheckMate…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Jodreski
1 ano atrás

Comentário de quem não tem a mínima ideia do Complexo Militar Industrial russo, das medidas tomadas desde 2014 e aceleradas este ano…

André K
André K
Reply to  mac
1 ano atrás

“Depois de tantos blefes, ele nunca acreditou que Biden e companhia pagariam para ver.”
Tal qual um baixinho de bigode estranho no final dos anos 1930.

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Neural
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkk chora mais.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Neural
1 ano atrás

Pouco Nerual….

No N era só pra enganar, e no sul não é importante….

Parabéns!!!! Troféu Pedro Bó pra vc!!

karl Bonfim
karl Bonfim
Reply to  Neural
1 ano atrás

“Rússia não tá se importando tanto”, eu só sei que os russos levaram um “drible da vaca” dos ucranianos.

Antonio Cançado
Reply to  Neural
1 ano atrás

É, não tá se importando tanto…Sei…Tá bom…rsrsrsrsrs

Nuk77
Nuk77
Reply to  Neural
1 ano atrás

Essa “contraofensiva” está tendo os resultados óbvios, como já comentado n vezes (mas só quem não está preso na bolha opaca da narrativa pró-EUA/OTAN)… Em Kherson continuam as tentativas falhadas ucranianas com pesadas baixas… Na DPR, de Bakhmut, Gorloka e perto de Donetsk, as forças ucranianas também estão levando fumo… Ou seja, foi uma “contraofensiva” em Kharkov em detrimento de outras frentes, sem reservas e apoio aéreo… Os russos sabiam com muita antecedência; cederam terreno, tanto por grande desvantagem numérica quanto para não alertar os ucranianos/OTAN… Agora sabem muito bem onde estão as unidades ucranianas que avançaram na área; vulneráveis… Read more »

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Agora sabem muito bem onde estão as unidades ucranianas que avançaram na área”

Sabem mesmo: fungando no cangote dos russos!

Hilton
Hilton
1 ano atrás

Ótima análise, na realidade uma luz para podermos compreender os últimos eventos da guerra!

NOstra
NOstra
1 ano atrás

Ótimo texto, mapas também finalmente conseguir entender melhor.

Parabéns.

Underground
Underground
1 ano atrás

É impressão minha ou o texto é pró russo?
Kiev queria um ataque não sei onde, mas os comandantes ucranianos resolveram…. tirou essa informação da cartola?
Equipamento da OTAN, supervisão da OTAN, informações da OTAN… É o óbvio.
A Rússia precisa de fingir seus objetivos… O objetivo russo era ter tomado toda a Ucrânia, não a toa que seu melhor pessoal foi usado no ataque à capital. O resto foi recuo, não por estratégia, mas por derrota.

Jubert
Jubert
Reply to  Underground
1 ano atrás

Na linguagem militar e histórica, não há posições para ou este lado. Conheço um dos autores do texto, professor de escolas de alto comando e dizer que é pró Rússia não se sustenta pelo conjunto de elementos críticos da estratégia russa que trouxeram e nem a mídia ocidental considerou. Como tudo hoje as pessoas olham e leem pelos seus sentimentos, você viu algo típico no mundo de hoje, em que atacamos sem conhecimento de causa suficiente algo mais embasado simplesmente por não atender a nosso desejo. Tenha mais humildade perante os autores, pesquisadores e com conhecimento acadêmico qualificado que ajudam… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Underground
1 ano atrás

O texto é pró Rússia l, com certeza, mas a análise é bem feita e tem fontes. Isso conta pontos.

Elisandro
Elisandro
1 ano atrás

Faz alguns meses que o Putin não sabe mais contar, cosa contrário não estaria colhendo estes fracassos…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

“objetivo estratégico de Moscou seria ocupar a região leste ou pelos menos, os oblasts de Kharkiv, Luhansk, Donetsk, Zaporizhia, Kherson, Mykolayiv e Odessa” Estamos no campo do delírio se este for o objetivo, diante da desastrada operação especial a ideia é não perder as regiões “separatistas”, se não tomar cuidado até a Criméia dança! Esse negócio de mobilização total é um tentativa de último canto de cisne, ficou claro que a Ucrânia é um Afeganistão/Vietnã com esteroides, um atoleiro de atrito severo e constante, uma possível derrota em uma mobilização total é diferente de uma retirada de uma operação especial,… Read more »

Paulo
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Irretocável. Escreveu tudo que penso!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Paulo
1 ano atrás

E quer saber qual a maior arma Ucraniana?
Não é Himars, Javelim, NLAW nem nada disso, os Russo estão F…:

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Dizem que para se assaltar uma posição bem defendida e preparada voce normalmente precisa de uma vantagem de 3:1 se a ucrania conseguiu reunir uma vantagem de 6 ou 7 para 1 isso é total merito deles e do comando militar deles que conseguiu ser superior ao Russo e conquistar um territorio extremamente vasto e importante alem de capturar muitos equipamentos/munições e minimizando as próprias baixas. afinal, se a Russia tivesse duas ou tres linhas de defesa bem organizadas na região, mesmo com uma grande vantagem numérica esse território não seria tomado em uma semana.

Heinz
Heinz
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Nenhuma desculpa que os russos deem, vai tirar o vexame que eles passaram.
Lembrando que a Força aérea russa é muito superior, a combalida força aérea ucraniana.
A Rússia possui vantagens em muitas áreas, mas mesmo assim, está sofrendo nas mãos dos ucranianos, são uma sucessão de erros que nunca vimos antes, obviamente os ucranianos têm muito mérito também, e seus soldados estão motivados, bem diferente dos russos.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

E os Russos tiveram algum tempo se fortificar, dizer que foram pegos de surpresa, se for o caso, demonstra incompetência em vários níveis!

Nascimento
Nascimento
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Não. O mínimo é 7 para 1. Os americanos aconselham 9 para 1.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Os vídeos mostram trincheiras pobres, mal organizadas e fracamente defendidas por tropas da Guarda Nacional e das milícias mal equipadas… É difícil quem esperasse outro resultado…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

É um fracasso operacional e tático humilhante.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Depende da linha a ser defendida ou da Zona de Ação e dos meios. Não é um número absoluto, mas relativo.
Uma tropa Leve contra ma tropa blindada precisa muito, mas muito mais, q 3×1, por exemplo. E a Art? Qual o calibre de cada lado? E o apoio de Eng q abre ou lança obstáculos? E a GE?
Sds

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Texto muito bom, o primeiro mapa demonstra a utilização de uma tatica soviética na operação ucraniana. Vários pontos de avanço em uma frente ampla, sendo que as unidades bem sucedidas avançam “até onde der”, o inimigo ou recua ou é cercado e destruído, daí a retirada russa. Os russos sabem disso pois são da mesma escola. No mesmo mapa mostra como os russos se retiraram de Izium rapidamente antes de serem cercados pelo que provavelmente seria o grupo operacional (na doutrina soviética) ucraniano (composto por 2 brigadas mecanizadas, 1 grupo de OpEsp, 1 brigada de cavalaria, 1 infantaria aerotransportada, 1… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Esta tática de ir “até onde der” não é soviética. É alemã. Foi primeiramente aplicada na Batalha da França em maio de 1940 quando as unidades do exército alemão os gen. Rommel, Hoth e Gunderian, após atravessar o Rio Mosa avançaram (inclusive contra ordens de Hitler e do Ge, Von Kleist que determinavam a consolidação da linha) até, em alguns casos, ficarem literalmente sem combustível. A 7ª Divisão Panzer, do Rommel, avançou coisa de 50km em 1 dia e depois o exército alemão continuou avançando até cercarem os britânicos em Dunquerque

Augusto
Augusto
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Jacinto, Zhukov aplicou pela primeira vez esse tipo de manobra em Khalkhin Gol na Mongolia contra os Japoneses em 1939, alguns meses antes dos alemães utilizarem pela primeira vez os conceitos de “blitzkrieg” na Polonia. O conceito de avanço em profundidade utilizando amplas formações blindadas como pontas de lança foram desenvolvidas tanto pela URSS quando pela Wermartch nos anos 30 e ambos os exércitos desenvolveram doutrinas parecidas. O grande problema para os soviéticos e por causa dos grandes expurgos promovidos por Stalin antes do inicio da guerra, muitos generais que defendiam esse tipo de abordagem tática ou foram presos ou… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Exatamente sub urbano, essa manobra ucraniana lembrou bastante as operações em profundidade e de armas combinadas conduzidas pelo exercito vermelho na SGII. Os Ucranianos estão de parabéns, manobra brilhante e totalmente profissional por parte deles. Realmente a um toque de genialidade na condução dessa operação diferente das conduzidas pelos exércitos ocidentais (EUA) nos últimos anos. Os americanos em suas guerras no oriente médio dispunham de um tremendo poder material em relação aos seus oponentes, principalmente em poder aéreo que era avassalador, coisa que os ucranianos não possuem e mesmo assim conseguiram executar com maestria suas operações. E muito difícil manobrar… Read more »

Jubert
Jubert
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Excelente analise. Gostei

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Sinceramente, vejo obviamente um planejamento idêntico ao da OTAN. Até porque, pelo Princípio da Segurança, o planejamento não despreza o inimigo e não se considera q o poder aéreo será absoluto.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

A diferença é muito grande. A OTAN sequer entra em campo sem superioridade aérea.

Bardini
Bardini
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

“…o primeiro mapa demonstra a utilização de uma tatica soviética na operação ucraniana”
.
Os caras estão completamente doentes, nesta fixação em arranjar alguma vantagem para Rússia.

HLopes
HLopes
Reply to  Bardini
1 ano atrás

É a vitória a qualquer custo, “não ganhei no terreno mas ganhei na tática que o inimigo utilizou, que era minha.”

sub urbano
sub urbano
Reply to  HLopes
1 ano atrás

Como assim? A Ucrania era o segundo país mais importante da URSS. Não faz sentido nenhum oq vcs estão dizendo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Sub Urbano Como Jacinto postou: “Esta tática de ir “até onde der” não é soviética. É alemã.” Se fosse um EM da OTAN, faria o mesmo….. A quantidade de setas pequenas e grandes, depende do q a seta está identificando. Se no esboço apresentado essas setas são Brigadas, poderiam ser muito mais se fossem batalhões e menos se fossem divisões. Esboços apresentados para não especialistas ou para grupos onde também não tem especialistas são diferentes de Calcos de Operações. Vc postou: “Se fosse um general da OTAN planejando essa operação vc veria, no mesmo contexto, duas ou três grandes e… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Alfredo, ambos os países desenvolveram doutrinas parecidas nos anos 30, inclusive os soviéticos foram os primeiros a colocar em pratica na Mongólia em 39.

Underground
Underground
1 ano atrás

Desde o início da guerra “especialistas ” brasileiros têm reiteradamente dito que a FA da Ucrânia foi completamente destruída, a aviação russa tem o domínio aéreo (apesar de não entrar dentro do território ucraniano), que o exército ucraniano colapsou, que morreram milhões de soldados ucranianos, que os russos estão fazendo tiro ao alvo (não tenho dúvidas das grandes perdas ucranianas, mas fazer o que?), que a imprensa ocidental/atlanticista/da esquerda americana tem ordens de esconder as perdas ucranianas ( mas isso não faz parte da própria guerra?), e por aí vai. Lamentavelmente grande parte dos especialistas é militar. Se entraremos em… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Underground
1 ano atrás

Só um detalhe, sobre a imprensa ocidental, eu não sou ingênuo a ponto de acreditar que mídias americanas e inglesas vão falar alguma coisa a favor da Rússia, é óbvio que elas sempre, ou quase sempre vão enaltecer apenas os ucranianos, mostrando só as perdas russas, tem um pessoal aqui na trilogia que acredita fielmente numa CNN da vida por exemplo, eu, não acredito. Quanto a questionar a opinião de algum militar é complicado, se você for contra, sempre vai aparecer algum capacho para dizer que você tem que respeitar o militar, afinal de contas você é um cívil e… Read more »

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

É aquele negócio…… um militar lendo certas opiniões é igual um médico vendo opiniões de não médicos sobre tratamentos….

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Só que militares e médicos também erram, militares ditos especialistas em logística mandam medicamentos para estado errado e médicos erram nos diagnósticos, portanto, nem sempre o militar ou o médico vão estar certos, até porque ambos podem errar e de fato erram.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Underground
1 ano atrás

Lembro de uma análise do nosso exército a respeito do conflito que foi tão escabrosa que não durou uma semana, foi matéria aqui no forte!

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Era opinião do nosso Exército?
Ou são ex-militares q se dizem militares?
Qual o nível de formação militar pro tal militar opinar sobre o assunto?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Era um grupo de estudo da ativa, infelizmente faz bastante tempo, juro que nem me lembro do título para ajudar!

mac
mac
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Eu me lembro desse artigo declarando a impossiblidade de resistência da Ucrânia. Pensei algum tempo depois, ao me lembrar dele: cara, se todo o nosso Estado-Maior for como esses analistas, estamos na roça, lascados…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Underground
1 ano atrás

Eu estava comentando isto no grupo dos amigos ontem… Eu vi gente que foi do EB falando que os ucranianos estão cortando a energia da Usina de Zaphorizia.. Esqueceram que os russos tomaram o controle da usina há meses… Agora estão acusando a Ucrânia de atirar em uma usina nuclear em território ucraniano para causar um acidente nuclear, que mais prejudicará a própria Ucrânia.. O que me deixou cismado isto foi vir de militares.. ai eu pensei… Será que se fosse no Brasil estes pregos estariam pensando em atacar um usina nuclear em território brasileiro, que mais prejudicaria o próprio… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não exatamente a mesma coisa, mas seguindo pelas mesmas linhas, fico admirado com o número de Brasileiros que acha um crime o Zelensky instar seus cidadãos à lutarem, mesmo com pesadas baixas. Fico me perguntando se esse pessoal jogaria a toalha rapidinho se fosse o Brasil na mesma situação que a Ucrânia.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Eu chamei todos estes de COVARDES nos primeiros dias de guerra e arrumei muita encrenca!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Esta é uma pergunta que eu me faço tb…

pangloss
pangloss
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

São admiradores do Marechal Pétain. Quem diria, não? Em plena Era da Informação…

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Isso basicamente é a prova de algo que eu sempre ando falando, não é porque o cara serviu que ele vai ser um gênio militar. ta cheio de casos de oficial falando abobrinha mas você não pode dizer que o cara falou mer#$% porque ele era major…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Tem militar brasileiro aí na internet que dá VERGONHA se fosse depender de uma pessoa dessa pra defender o nosso país em caso de guerra. Fica defendendo na cara dura a invasão russa afirmando que a Ucrânia, abre aspas: “está incentivando a prolongação da guerra pq são capacho da OTAN”, é impressionante a inversão de valores. Aí eu fico imaginando, e se fosse o Brasil o invadido, será que um militar desses defenderia o nosso país, ou entregaria até as chaves da casa para o invasor? E ainda tem a cara de pau de dizer que é “nacionalista”, acho que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Rafael
Rafael
Reply to  Underground
1 ano atrás

Um desses especialistas inclusive é candidato a deputado federal. Espero que 2022 continue sendo um ano de equívocos e vergonhas para ele.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Rafael
1 ano atrás

Esse tal não possui Altos Estudos Militares.
Ou seja:
1) Não tem formação nos níveis táticos mais altos (brigada pra cima)
2) não tem formação para o nível Operacional (comando Conjunto)
3) não tem formação para o nível estratégico de uma condução de operação militar
4) não possui formação militar para a condução política de uma guerra

1A) se não for de Infantaria ou Cavalaria, não possui formação nem pros níveis táticos mais baixos.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Que especialistas são esses? Desconheço.
Os que conheço, e são muitos, sempre disseram o contrário.

Um dos poucos q tem falado bobagem é um q virou candidato em SP….. q, inclusive, não possui Altos Estudos…. ou seja, não é qualificado para analisar esse nível de manobra e nem a abordagem operacional e estratégica q vem sendo explorados.

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

Putin caiu na chamada “armadilha do ditador” que e a fase onde eles eliminam os críticos e os que trazem fatos concretos que os desagradam por vezes mas lhe dão conhecimento situacional, e se cercam de puxas saco que só lhe dizem o que lhe agrada, consequentemente perde a conexão com a realidade. Isto acabou lhe levando a fazer toda está asneira na Ucrânia. Porém a Ucrânia não deve deixar estas últimas vitórias em batalhas lhes subir a cabeça, a Rússia ainda e um inimigo a se respeitar militarmente, e agora depois deste recuo estão com as forças mais compactadas… Read more »

Junior Souza
Junior Souza
1 ano atrás

A minúscula Ucrânia enfrenta a segunda maior potência militar da terra de igual para igual, não só conseguiu freiar a Rússia como consegue recuperar parte do terreno perdido, um verdadeiro milagre!!!!

Jubert
Jubert
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Não é minúscula. A Ucrania tinha o terceiro maior exército da Europa, milhares de MBTs, blindados, centenas de MLRS, centenas de baterias antiaereas modernizadas, dezenas de milhares de sistemas antitanque e 300.000 soldados bem treinados, capacidade industrial de defesa bem estruturada, fora o gigante apoio da OTAN. O senso comum erra muito sobre esse Conflito.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

A mentira sobre a super capacidade do exército Russo foi repetida tantas vezes que os próprios Russos começaram a acreditar, é um risco de todos os países pouco democráticos, como diz a maravilhosa série Chernobyl:
“A cada mentira que dizemos incorre uma dívida com a verdade.
Mais cedo ou mais tarde essa dívida é paga!”

PEDRO
PEDRO
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Belo card, bem atual em todo o mundo, em nosso País principalmente.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  PEDRO
1 ano atrás

É melhor ficar vendo os mil defeitos do F-35 do que achar que seu equipamento não tem falhas e tomar na cabeça igual os Russos, didático!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Leu o texto e não mencionou o milagre=OTAN.

RPiletti
RPiletti
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

O milagre não está diretamente batendo nos russos, apenas ajudando. Imagine se não fossem as nukes russas onde o milagre estaria agora…

LUIZ
LUIZ
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Que os russos tem deficiências isso é fato. Agora o fator determinante nesse conflito é o suporte da OTAN a Ucrânia. A doutrina ucraniana era da era soviética igual a russa. Pode ver que com o treinamento ocidental eles estão mais eficientes. O comando pra essas contra ofensivas é toda dos EUA. Quem afundou o Moskva foi todo o suporte da OTAN.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Ué… Mas achei que os Russos treinavam justamente visando sobrepujar a OTAN…

Bosco
Bosco
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Rsssss

LUIZ
LUIZ
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Eu ja escrevi em postagens anteriores sobre treinamento e a guerra real criticando os russos e como estão desatualizados no teatro de guerra. Desde a Síria os russos se mostraram negligentes com equipamentos e soldados. Com essa doutrina arcaica da segunda guerra fica difícil pra Rússia na Ucrânia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Eu teria concordado. O problema é que a máquina de Guerra Russa é no geral antiga e deve ser relativamente cara de manter e, principalmente, cara para atualizar. Acho que é um dos motivos pelos quais vemos modernizações de meios Russos saindo à conta-gotas. Tanto suas forças terrestres quanto aéreas e navais raramente treinam com conjunto. Seus pilotos tem poucas horas de vôo por ano quando comparados à seus pares ocidentais, com treinamento menos realista, normalmente sendo bastante coreografado porque isso implica em menor custo de manutenção de meios, bem como menor custo operacional. Agora utilizar todos esses meios em… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Mas a Russia não se prepara a decadas para superar justamente a OTAN? Se não conseguem superar nem a Ucrania que está somente recebendo informações e equipamentos a conta gotas, como poderiam enfrentar a OTAN em sua totalidade? Se tirar as nukes russas então não sobra nada.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Começo a desconfiar até da real capacidade de ataque dos arsenais nucleares russos. Mas ninguém no mundo vai querer pagar para descobrir.

Slow
Slow
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

A Ucrânia é a OTAN equipamentos e tropas treinadas por eles .. enquanto 30 países bancam a Rússia continua lá enfrentando os 30 indiretamente .

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ué, mas disseram mil vezes que a Europa e os EUA estão falidos e que o resto do Mundo, que realmente vale à pena, é que estão apoiando a Rússia. Mas aí eu pergunto: Esse apoio que dão á Rússia é ruim ou ineficiente? Europa e EUA estão mesmo falidos?

Tantas questões, tão óbvias respostas…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Leandro, sobre essa papo de estar falido, eu acompanho a trilogia desde 2008, e desde aquela época eu escuto de alguns “entendidos” que a Rússia estava falida, estava quebrada, teve um pessoal dizendo que a Rússia não aguentaria muitas semanas de guerra, teve militar americano dando entrevista na FOX News dizendo que a Rússia só teria munição e logística até março, portanto, essas ladainhas de torcedores tem para os dois lados.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Tem sim, Mauricio. A questão não é essa, porém. A questão é que tudo indica que o apoio ocidental à Ucrânia não apenas vai continuar, como deve aumentar e, ao mesmo tempo, os Europeus não vão morrer de frio. Que existe torcida cega para ambos os lados, bem como propaganda para ambos os lados, isso é certo. Ontem eu estava assistindo uma passagem, acho que na SkyNews ou algo assim sobre a guerra, com o comentarista falando dos números de perdas Russos, e quando perguntado sobre as perdas Ucranianas ele foi super sincero, dizendo que os números Ucranianos são muito… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Concordo, o meu problema é com os extremistas de ambos os lados, você é um cara claramente pró EUA/Otan, bem diferente da minha visão de mundo, mas você não é extremista, embora falar a mesma lingua dos extremistas seja necessário em alguns momentos, pelo menos para tentar equivaler o debate, embora seja uma perda de tempo.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sou pró Ocidente, isso inclui EUA, Europa, OTAN, Ucrânia, liberdades de expressão, etc., mas seria criminoso para mim tentar tapar o sol com uma peneira, né? A gente tem que falar das coisas como elas são e não como a gente quer que sejam. Existe lugar em uma democracia para pessoas com diferentes visões e até expectativas de Mundo diferentes conversarem numa boa, trocarem idéias e se bobear até chegar em diversos pontos em comum. Difícil é convencer os radicais disso.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Leandro, essa questão de Ocidente ou Oriente também é complicada, na teoria o Ocidente defende a liberdade, os direitos do cidadão, a democracia como um todo, mas o ocidente já matou milhões de pessoas, tivemos a inquisição, o colonialismo, guerras mundiais, guerras de interesse acontecem até hoje, o ocidente é aliado de ditaduras que lhes convém, portanto, eu vejo muita hipocrisia no chamado Ocidente, claro que ainda assim alguns países do Ocidente são melhores do que alguns do Oriente, embora eu me considere Ocidental e considero o Brasil um país Ocidental, nem sempre os Ocidentais “puros” nos reconheçam como iguais.… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Eu vi vários comentários de putinetes no início do conflito que a Rússia iria “passear” sobre a OTAN, teve alguns engraçadinhos que até afirmou que os russos iriam tomar Berlin em algumas semanas.

Agora estão chorando que a OTAN está doando equipamentos e treinando os ucranianos rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás

Tá mas os exércitos dos 30 países estão lá? Não! Então a Rússia só tá lutando contra o exército Ucraniano. Se fosse o exército de 30 países aí seria outra história.

pangloss
pangloss
Reply to  Slow
1 ano atrás

Nossa, quanta bravura russa! Não teria sido melhor conter os ímpetos criminosos do Putin, antes de fazer tanta besteira?

Nuk77
Nuk77
Reply to  Slow
1 ano atrás

Essa guerra, desde 2014, sempre foi contra a OTAN. E a guerra híbrida de mudança de regime começou muito anos antes e desembocou no Euromaidan. Desde então Kiev é governada de Washington. Qualquer um que tenha lido o básico do básico em mídia minimamente independente sabe disso. De tal maneira Washington controla o regime de Kiev que coisas bizarras aconteceram. Um exemplo é o Mikheil Saakashvili (o comedor de gravatas georgiano…) virar governador do Oblast de Odessa… Todo alto escalão do “governo” ucraniano foi escolhido e autorizado a dedo via EUA… E tanto as FAs ucranianas quanto as forças paramilitares… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Não é a Ucrânia que vai entrar para a OTAN. A OTAN já se incorporou às forças de batalha da Ucrânia. Mister Putin é um gênio às avessas.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A Ucrânia, que resta, é um Estado falido, falhado, com neonazistas até o talo e fantoche dos EUA numa guerra contra a Rússia, nada mais que isso. O que sobrar vai ser um dos piores buracos da Europa para se viver. Com a inexorável libertação do leste e sul russófilo e destruição da capacidade de agressão das FAs ucranianas, via OTAN, os EUA irá cuspir o “caroço” ucraniano como é de seus costume com buchas de canhão inservíveis para seus objetivos. Até porque, também, a crise irá bater na Europa e próprio EUA com mais força nos próximos meses. Qualquer… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Bosco
Bosco
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Mas o enxadrista não anteviu isso?

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pelo assassinato da Darya em Moscou acho que o Putin ta cercado de incompetentes,negligentes e traidores. Realmente não adianta ter 1 milhão de soldados se negligenciam no campo de batalha.

Nuk77
Nuk77
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Esse assassinato não tem nada a ver com Putin e seu círculo.

Essa estória de “influência” de Dugin em Putin e Governo Russo nunca passou de uma falácia inventada pela narrativa de difamação ocidental da Rússia.

Apenas quiserem criar um “Rasputin” para Putin.

Dugin não tem, e nunca teve, influência na Política de Estado do Governo Russo.

mac
mac
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Pois é, segundo vocês, o Exército Russo, o temível herdeiro do Exército Vermelho, com seus milhares de carros de combate e a Força Aérea de centenas de caças que passariam o rodo na OTAN desdentada, blablabla, com seus mísseis Kalibr, Iskander, tanques Armata e caças furtivos Su-57, sistemas antiaéreos S-400 e quetais, não consegue derrotar a Ucrânia do comediante Zelensky ajudada pelo decadente ocidente…

Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Isso é uma guerra no solo, de libertação permanente do terreno, contra um dos maiores Exércitos do mundo, profundamente fortificado no Donbass sob ocupação e com apoio direito dos EUA/OTAN desde 2014. No mundo real quase todo arsenal ucraniano de fevereiro de 2022 já foi destruído e uma fração do que EUA/OTAN fornece que chega na frente dura mais que um punhado de semanas até ser destruído ou capturado. A indústria de defesa ucraniana não existe mais. E a maior parte dos militares profissionais e com experiência em combate foi morto, invalidado ou capturado. E só piora a cada dia.… Read more »

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás
Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Fonte: turco (atlantista) que usa ISW, Ministério da Defesa britânico, ucraniano e BBC como fonte?

Por favor…

Como vocês são previsíveis.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

URSS também apoiou Coreia do norte, Vietnã do Norte e países árabes.
Normal apoiar quem se tem interesse em apoiar.

HLopes
HLopes
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

E a russia recebendo o apoio do irão e coreia do norte. Cada um escolhe as parcerias que quer, ou pode.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Terceira maior potência militar. A segunda é a China. A Ucrânia está usando ao extremo, com ajuda dos EUA e da OTAN, estratégias e táticas de guerra assimétrica. Os ucranianos estão provando que tropas armadas com equipamentos modernos, bem treinadas, com comando descentralizado, com consciência do campo de batalha em tempo real e com comunicações eficientes são capazes de vencer inimigos mais poderosos.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A Ucrânia será o Pitbull dos EUA na Europa caso venha vencer essa guerra. No futuro vai sobrar pra os franceses,alemães,húngaros,sérvios e turcos. Tão alimentando um monstro.

Nuk77
Nuk77
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

A Ucrânia já perdeu.

mac
mac
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Putin destruiu o exército russo na Ucrânia. Ao longo das cerca de duas décadas em que Vladimir Putin esteve no poder, ele dedicou muito tempo e dinheiro para construir e modernizar as forças armadas da Rússia. No processo, Putin ganhou reputação como uma força a ser reconhecida e foi amplamente visto como um dos líderes mais poderosos do mundo. Mas a guerra na Ucrânia dizimou as forças russas que Putin passou anos construindo, enquanto levantava questões sobre seu controle do poder, disseram especialistas russos e analistas militares ao Insider. “A invasão russa da Ucrânia foi uma derrota estratégica. Até agora, o Kremlin… Read more »

Last edited 1 ano atrás by mac
Nilo
Nilo
1 ano atrás

“….A contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia- FAU não foi surpresa para a mídia nem mesmo para as Forças Armadas da Federação Russa…” O que foi surpresa para quem é observador é a ordem de retirada, de recuo dos russos, é não ter fortalecido um setor dado como certo por Zelensky da contraofensiva. O certo é que Putin continua fazendo uma guerra economica e de atrito, desgastes, como já tinha dito a meses o Presidente Frances ao visitar Putin, e saiu com a impressão de que “essa guerra vai demorar para acabar”. Lembro do conflito da Siria em que a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Maurício.
Maurício.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

“Nilo” eu sei que você defende a Rússia, mas essa guerra já está virando uma ladainha, já está ficando feio para o Putin e para as forças armadas russas, ou a Rússia cag@ de uma vez ou desocupa a moita.

Nilo
Nilo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Errado, meu caro, não defendo a Russia, sou antiglobalista, sou contra o unilateralismo, e lhe digo mais, A Rússia é problema dos americanos, mais a China é problema para o resto do mundo, se não entendeu serei mais explicito, “menos para os americanos”, esta China de hoje é cria deles. Taiwan não é nada para os americanos, nem tão pouco a sua população, o que tem de valor pode mudar de endereço a qualquer momento, é a sua elite, todos aqueles que fazem parte da inteligencia tecnoindustrial de alta tecnologia, se não mudar de endereço tem que ser destruida se… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Maurício.
Maurício.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Nilo, a questão aqui é a Rússia e essa guerra na Ucrânia que não ata nem desata, ou a Rússia leva a guerra de fato até a Ucrânia, atacando a infraestrutura de todo o país, ou continuará nessa lenga-lenga. Quanto ao que os americanos pensam ou deixam de pensar, não me interessa, até porque são todos farinha do mesmo saco.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Ele defendia fervorosamente que a Rússia não iria invadir a Ucrânia, que era histeria do ocidente, esse sujeito não tem a menor ideia do que fala!
(E eu tenho print no meu computador, só não estou em casa!)

Maurício.
Maurício.
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Carlos, eu também defendia a tese que a Rússia não ia invadir a Ucrânia, mas acabou que invadiu, acontece que invadiu anemicamente, sem a força necessária, aí ficam nessa ladainha, como operação especial, que não ata nem desata, nem a infraestrutura da Ucrânia eles atacaram.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Não da pra saber oq exatamente está acontecendo, é a “nevoa da guerra” do Clausewitz. Oq sabemos é que a ofensiva ucraniana foi altamente bem sucedida no norte e que o Sul foi uma manobra de diversão, aparentemente a Ucrania nunca pretendeu tomar os arredores Kherson, era tão plausível um avanço ate o banco ocidental que o rio Dnipro que todo mundo acreditou, até mesmo porque o ataque ao nordeste começou duas semanas após o sul.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Li um comentário de um russo e explica bem essa posição da sociedade russa em relação ao ocidente e o interesse deles em desintegrar a Rússia. Eles tão cientes disso. O Putin representa o defensor deles contra o domínio ocidental contra a Rússia. Ja se tem a ideia de uma mobilização total pra derrotar a Ucrânia e por consequência a OTAN. Mesmo com essa vitória ucraniana no Norte os russos continuam aniquilando o efetivo ucraniano nessa contra ofensiva.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Grande defensor. O objetivo máximo era evitar que a OTAN chegasse em mais uma porta das fronteiras russas? O resultado? Conseguiram mais milhares de km de fronteira com a OTAN na Finlândia. O objetivo era estabelecer um regime ucraniano para a esfera de influência da Rússia? O resultado? O estabelecimento de toda uma geração de ucranianos com ódio aos russos. O objetivo era estabelecer a sonhada “Nova Rússia”. O resultado? Acabaram de abrir mão de parte substancial desse território almejado, no qual havia, nada menos que a segunda cidade mais importante da Ucrânia, tendo a parte da população afeita a… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

O objetivo dos EUA pós fim da URSS foi unicamente desintegrar e saquear a Rússia. Só não conseguiu atingir esse objetivo plenamente porque Putin assumiu o governo em 2000. O EUA sendo apenas foi EUA. Um regime imperialista calcado numa ideologia extremista de hegemonia (exploração, submissão e neocolonização dos outros países). Cometeram e cometem todos Crimes de Guerra e Contra Humanidade possíveis; mas para os capturados na sua ideologia isso é completamente normalizado. Ucrânia é um exemplo gráfico. Um país profundamente neonazificado (base da russofobia ucraniana) com apoio direito dos EUA/OTAN mas isso é apenas um “detalhe secundário” ou mesmo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Nilo a Síria não é a Ucrânia! Enquanto na Síria eram forças irregulares lutando contra o exército sírio na Ucrânia são exércitos formados e bem estruturados com apoio aéreo, blindados e armamentos pesados. Os rebeldes sírios sequer tinham apoio de artilharia e bastou o Assad receber PMCs russos que a linha rebelde caiu. Você fazer essa linha de comparação chega a ser igenuo de sua parte. A vitória em Kharkiv está longe de ser pífia ou pequena, moralmente as forças russas foram abaladas pois esse território custou muitas vidas de soldados russos para serem conquistadas e agora abandonadas. Putin pode… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Wellington Jr
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Pois é Wellington. E há unidades ucranianas que lutam no inverno há 08 anos. Lembro da matéria aqui da trilogia que dizia que os russos estavam morrendo de frio dentro dos blindados nas proximidades de Kiev. Na oportunidade, até questionei se esse frio que os russos estavam enfrentando não era exatamente o mesmo que os ucranianos estavam enfrentando. E é isso. O frio que bate em ucranianos, também bate em russos. Se estão contando com isso como fator que irá pender para os russos, simplesmente não há sentido. E a Europa irá sofrer, caso não consiga lidar com a questão… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Os caras metem algumas análises. Sem menor sentido, o fato é que a Rússia se superestimou e subestimou a Ucrânia e agora que pague o preço de sua aventura irresponsável!

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
1 ano atrás

“(…) o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia iniciou o processo de transferência de reservas da direção de Kherson, onde a ofensiva ucraniana teve ganhos territoriais modestos e com pesadas perdas em soldados e equipamentos. (…)” – “(…) Batalhas ferozes se seguiram em outras direções, como resultado das quais as Forças Armadas da Ucrânia foram detida. As pesadas perdas são evidenciadas pelo fato de que, na tarde de 7 de setembro, o inimigo começou a desdobrar suas reservas na batalha: unidades treinadas nos padrões da OTAN. (…)” – “(…) Conforme os avanços se consolidavam, uma segunda linha de reserva também… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Algumas considerações lógicas.

Obs.: A Rússia sabia com antecedência de dias sobre a “contraofensiva” na região de Kharkov.

Tendo em vista a grande desvantagem numérica e meios na área se retiraram para posições defensivas seguras e não alertaram os ucranianos/OTAN.

As posições do avanço ucraniano, em detrimento de outras frentes, são insustentáveis em praticamente todas as valências do Teatro de Operações.

E, obviamente, não se espera qualquer análise realista, de fundo, de quem só vê a narrativa pró-EUA/OTAN…

mago
mago
1 ano atrás

Comentários tendenciosos e pró-ocidente. Agora em relação a guerra contra a otan/ucrania, eu já havia comentado várias vezes que essa guerrinha de atacar somente tropas nazistas em locais pontuais, para jamais causar “efeitos colaterais” na infraestrutura dos ukros, não daria certo. Era possível que essa estratégia russa pudesse sim, em algum momento, acabar em algum problema militar para os russos. A Rússia tem poder militar esmagador não somente sobre os nazistas ukros mas sobre toda a otan e além. Era para terem rápidamente esmagado os ukros e sua capital, juntamente com toda a sua infraestrutura (e poder pra isso a… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  mago
1 ano atrás

Essa vodka está adulterada com etanol, bicho. Cuidado para não beber demais.

O Chato
O Chato
Reply to  mago
1 ano atrás

“… mas já está tudo sob controle.”

Augusto
Augusto
Reply to  mago
1 ano atrás

“Nas próximas semanas veremos mudanças profundas nessa forma dos russos fazerem essa guerra.”, estou esperando essas mudanças desde o recuo “estratégico” de Kiev.

Nuk77
Nuk77
Reply to  mago
1 ano atrás

Os russos até agora estavam tentando poupar danos críticos aos civis ucranianos; mas está claro que Kiev não dá a mínima para sua perdas ou civis porque nunca teve qualquer controle dos eventos.

São controlados diretamente por neocons e outros extremistas russofóbicos de Washington.

Os russos tem várias cartas na manga e podem escalar para o nível de obliteração completa do regime fantoche de Kiev.

Pegaram bem leve até agora. Vamos ver os próximos desenvolvimentos.

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
1 ano atrás

O texto foi muito bom, parabéns. Putin está em uma situação complicada, de acordo com alguns relatos, alguns políticos já andam criticando e pedindo a renúncia de Putin abertamente na Rússia, não sei até onde isso é verdade, mas uma coisa é clara desde o início dessa guerra, perde a guerra para a Ucrânia significaria o fim do Putin, isso significa que ele não pode recuar, nem aceitar a derrota, o que me leva a perguntar até onde ele está disposto a ir. Faz algumas semanas que tenho visto análises alertando para o baixo efetivo russo nessa guerra, agora com… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Plinio Carvalho
Augusto
Augusto
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Acha xá de plutônio para calar a oposição. Que bela enrascada o Putin foi se meter, manchou para sempre a sua biografia.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

“Diante do sério impasse estratégico-operacional resultante da ofensiva ucraniana em Kharkiv-Izium, diversos setores da sociedade russa questionam a ausência de mobilização geral […]” Os setores da sociedade russa podem questionar o quanto quiserem, porém, fato é que uma mobilização geral seria não só um golpe forte contra a economia russa (que já sofre seriamente com as sanções), mas também pode vir a ser um fator de desestabilização social e política (coisa que já vimos várias vezes na história, tanto em países do ocidente, quanto na própria Rússia e União Soviética). A contraofensiva da Ucrânia coloca o Kremlin em uma encruzilhada,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Nascimento
Nascimento
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Meu medo é apelarem pras armas nucleares.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Se reclamar do Putin a pessoa recebe a visita da janela assassina…

Rodes
Rodes
1 ano atrás

BLITZKRIEG

Cansado
Cansado
1 ano atrás

O que mais me impressiona nessa situação toda é a aparente indiferença do Putin. A coisa parece estar desmoronando e ele nem aí. Enquanto isso, o comediante tá todos os dias em todos os canais (e até na Vogue, coisa bem oportuna no meio de uma guerra né…)

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Cansado
1 ano atrás

“É melhor duvidarem que vc é um idiota do que abrir a boca e dar certeza!”
Putin vai falar o que, que está indo tudo como o planejado, que os 50 mil mortos e os (prováveis) 100 mil feridos são perdas aceitáveis para desmilitarizar um país que está sendo militarizado em alto nível dia após dia, ou será que ele vai falar que a queda do regime “””nazi””” Zelenski é iminente… O cara sumiu pq não tem o que falar sem parecer um completo incompetente!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Cansado
1 ano atrás

Também queria entender essa posição retraída do Putin diante do desastre no norte,a lentidão russa em Donestk e a contra ofensiva em Kerson. O Zelenski todo dia martelando desde o início dessa guerra enquanto o Putin parece está em outro mundo. Os erros na Síria não foi suficiente pra eles aprender o que não deve ser feito e continuam errando.

Heitor
Heitor
Reply to  Cansado
1 ano atrás

Na verdade não sabemos o que está acontecendo lá… Toda informação dos bastidores é muito bem silenciada.

India-Mike
India-Mike
Reply to  Cansado
1 ano atrás

Para Putin e para a mídia estatal russa não há guerra então sua postura oficial tem necessariamente que ser relaxada/ausente/lacônica, pois afinal é apenas uma ‘operação especial’ na Ucrânia, onde está tudo sobre controle.

Me parece que no dia que ele demonstrar preocupação para seu próprio povo e vender a ideia de que é uma guerra equilibrada (inclusive com mobilização geral e declaração formal de guerra), isso teria que ser muito bem arquitetado de forma a trazer a opinião pública pro seu lado, caso contrário o regime se encontrará numa posição perigosamente fragilizada.

Heinz
Heinz
Reply to  Cansado
1 ano atrás

O comediante que você fala, foi visitar as tropas em Izyum, praticamente a 15km da linha de frente ucraniana, enquanto isso o Putin está lá no seu palácio/bunker.

mac
mac
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Este artigo vai atiçar a turminha do Kremlin: “Putin está Desistindo da Ucrânia?”
Fonte: https://www.19fortyfive.com/2022/09/is-putin-calling-it-quits-in-ukraine/


mac
mac
Reply to  Cansado
1 ano atrás

Este artigo vai atiçar alguns: “Putin está Desistindo da Ucrânia?”
Fonte: https://www.19fortyfive.com/2022/09/is-putin-calling-it-quits-in-ukraine/

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
1 ano atrás

Quanto embromation deste pessoal que se diz especialista. A contraofensiva ucraniana é bem simples de explicar: é como aquele doente que está com o pé na cova, e do nada dá uma reanimada que deixa todos alegres, crendo em sua recuperação, mas dois dias depois amanhece sem respirar. A história está repleta de casos assim. Hitler fez uma dessas, chamada Unternehmen Wacht am Rhein, que culminou na batalha das Ardenas. Se aproveitando das extensas e desorganizadas linhas logísticas dos aliados, e o mau tempo que impedia os aviões aliados de decolarem, os alemães avançaram ferozmente, sem nenhum apoio aéreo, com… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Anotei. Como membro da Frota Estelar, eu preciso ficar de olho nessas coisas hehehehehehe

(OBS.: Não tem muito como comparar com as Ardenas não, o contexto era bem diferente, mas veremos no final das contas de qualquer forma. Acho que você errou nessa)

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Meteu a Ardenas mesmo como argumento? Era melhor usar Napoleão não? Cara me explica se a Ucrânia não ter apoio aereo então é os F35 americanos que estão atuando no TO?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Qual o apoio aéreo que tem a Ucrânia nesta operação? F-35? Se vc me dissesse que um ganso atacou os russos eu acreditaria, mas F-35 é tão ruim que os americanos jamais confiaram neles atacando os russos, somente barbudinhos de ak-47 e chinelo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

E porque não comparar Kharkiv com Estalinegrado?

Um exército nazi que invadiu um outro país, cercando parcialmente a cidade e atacando durante meses?
Até que há um contra ofensiva, cercando os invasores e que, eventualmente, os irá expulsar do território…

Leandro
Leandro
1 ano atrás

Gente falando que o artigo é pro russo…esperavam o quê? Trilogia ha muito vem mostrando pender para os russos…só publicou o avanço ucraniano quando era impossível não falar dele e após cobrança de muitos floristas…enfim, o hoje no mundo militar está dando uma lavada neste sítio aqui

Jubert
Jubert
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Isso porque você não tem capacidade para elaborar um artigo nesse nível com autores qualificados e manter um site como da Trilogia. Fica com o canal que você mencionou, que busca monetização acima da qualidade de conteúdo.

leandro
leandro
Reply to  Jubert
1 ano atrás

até parece que foram eles que elaboraram…compilar (copiar e colar) tu faz…e outra, não desmereço os outros, mas é FATO que as noticias e comentários acerca do banho que a russia está levando na Ucrania estão represados aqui…se pra ti meia ou nenhuma informação conta, fique à vontade

Jubert
Jubert
Reply to  leandro
1 ano atrás

Compilaram e colaram… deprimente você acusar os autores disso , recalque puro de ignorante e incapaz, lamentável. Faz melhor então em vez de escrever esse tipo de arrogância de despreparado. Basta ver teu nível de escrita.

leandro
leandro
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Falo a titulode informar os fatos..aqui no trilogia tem dos dois times e se pegam as vezes nos comentários…to pouco me lixando pra esses dois inuteis que estão na frente aqui no Brasil.quero é noticias da guerra e não aguardar DUAS SEMANAS pra ter um arrazoado pró russo acerca da mesma…

Nickless
Nickless
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Lembro de uma época onde a trilogia falava mais do ocidente e o planobrazil da russia, china e etc. com o fim do planobrazil o pessoal aqui assumiu o lugar e agora fica puxando saco dos russos. desconfio que estão levando algo dos 300 milhões de dólares gastos pelo Kremlin com mídia internacional.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Leandro
1 ano atrás

tá tão revoltado, vai lá servir na Ucrania, não devemos nada à eles, por pressão dos EUA deixaram o acordo de foguetes, se o Brasil for invadido amanhã capaz de eles ajudarem com tropas, deixa eles se matarem, por mim Ucrania, Russia e EUA podiam acabar de vez, falta não vai fazer

Nuk77
Nuk77
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Aquela fossa de desinformação, revisionismo, atlantismo vassalo e vira latas chamada “mundo militar” realmente está no nível da narrativa média dos pró EUA/OTAN que atuam em “pack” há muito tempo aqui na “trilogia”…

Alguém que tem aquilo como fonte não precisa dizer mais nada…

Até a narração é infantilizada…

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Daqui a pouco vai retomar todo o território e invadir a russia e derrubar o putin, dada a incompetência russia!! Não duvido!

O Chato
O Chato
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Aqui vale inserir a frase “se não fossem as armas nucleares”, pois, se não fosse por esse fator, não duvido que a Ucrânia teria a capacidade de cruzar as fronteiras russas. O problema é que, com armas nucleares ou não, a invasão do território russo teria potencial para aumentar o apoio interno e daria a Putin uma “boa” justificativa para mobilização geral. Isso, inclusive, faz-me questionar qual será a reação da Rússia, se ou quando os ucranianos puserem os pés na Crimeia.

Anderson
Anderson
1 ano atrás

Muito explicativo e detalhado o texto, so uma pergunta que venho me fazendo sempre vi nos números que o exército russo têm um efetivo de 1.040 Mil militares ativos, será que esse número sempre foi superestimado porque vemos que ele estão sofrendo com falta de pessoal a muito tempo?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Anderson
1 ano atrás

É porque esse é o número de efetivos das Forças Armadas russas como um todo, incluindo 340 mil homens da Guarda Nacional. O exército russo propriamente dito tem 280 mil soldados. O número das forças terrestres russas aumenta para 390 mil se somarmos os 45 mil da VDV, 35 mil dos fuzileiros e 30 mil das forças especiais e ferroviárias. Ou seja, o número de soldados que a Rússia consegue colocar no chão está muito longe do número de 900 mil que é propagado por aí.

Fonte: The Military Balance 2021

A6MZero
A6MZero
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Esses dados são interessantes, mostram que uma mobilização total pode ser impraticável.

Qualquer acréscimo de pessoal deverá ser treinado, equipado, alimentado, receber e ser transportado até a linha de frente e é algo que não será barato…

A economia russa é dependente da exportação de commodities especialmente petróleo e gás, com a restrição aos mercados europeus e a queda do preço internacional a economia que já estava fatigada sofre mais.

Os custos de uma maior mobilização podem ser impraticáveis.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Anderson
1 ano atrás

Superestimado, pois se tem de distinguir as forças que compõe esse número, por exemplo os russos possuem uma guarda nacional que funciona como uma policia de fronteira.nesse número pode estar a a soma de vários efetivos tanto de militares regulares ( exército, marinha, forca aérea e fuzileiros) somada a forças policiais e guardas de fronteira.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Isso sem considerar o efetivo empregado em diversas funções alheias à prontidão para o combate, como funções administrativas. Os russos têm necessidade de manter efetivo em todos os cantos de seu gigantesco território. Pessoal ficava falando aqui “ah, é só uma pequena parte do contingente de quase 1 milhão de soldados russos”. Mas isso é totalmente irreal. Não podem desguarnecer suas fronteiras com a Finlândia ou com a China, assim como as tropas empregadas no Cáucaso, na Chechênia etc, para mandarem ao TO. Não podem pegar a galera que está em outras funções e mandar para a Ucrânia. Não nesse… Read more »

Anderson Rodrigues
Anderson Rodrigues
Reply to  Anderson
1 ano atrás

Muito Obrigado por tirar minha duvida, obrigado a todos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Muito obrigado ao FORTE, por ter publicado uma matéria de avaliação militar no plano tático, estratégico e operacional, acabando com as tergiversações das claques da Disneylândia e o Baby TV.
A Rússia está muito mais próxima de atingir o seu objetivo principal, a Novarússia, do que a Ucrânia de recuperar o que quer que seja.
E empregar 16 brigadas, cuja recuperação foi de 6 mil kms2 é uma derrota militar em toda a linha.
Principalmente porque os russos recuaram e bombardearam sem dó, nem piedade, massacrando os operativos da AFU.
Não tem ciência.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Engraçado que a imagem usada mostra um ganho de território em Kherson, outra coisa se as forças de avanço Ucranianas foram aniquiladas como você descreve porque é a Bandeira Ucraniana que tremula em Izyum e até o Zelensky apareceu por lá?

leandro
leandro
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

isso que eu falo…quem elogia o artigo normalmente é um russófilo que pensa que o recuo é o avanço…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  leandro
1 ano atrás

Cê não pode confundir ser russófilo com demonstrar que você está errado, apenas porque resolveu fazer o papel de puxa saco da OTAN.
Eles não estão contratando.

leandro
leandro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

No teu caso então os russos estão?

quanto estão te pagando?

não esquece que o rublo está desvalorizado…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  leandro
1 ano atrás

É normal que uma prostituta pense que os outros também estão crescendo na vida, se prostituindo.
Contudo, vou repetir a máxima para você: Zelensky perdeu mais de 1/5 do país e tem mais 2/5 em guerra, em conflito directo com Moscovo.
Quando vocês, faxineiros da OTAN fazem festa por causa de 6 mil kms2 não consolidados, só mostram o total desespero, roçando a ignorância na leitura militar.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Novo avatar do Antonio Kings…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  mac
1 ano atrás

Infantil

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Nuk77
Nuk77
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Há pouco tempo atrás diziam que a “contraofensiva” em Kherson seria o começo da derrota russa na frente sul…

Agora, após pesadas perdas humanas e materiais, Kherson foi apenas uma ação para “dissimular” a “contraofensiva” em Kharkov…

Vai ser curioso ver os novos “argumentos” daqui um tempo…

Nickless
Nickless
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

quanto vc ganha pra ser garota de propaganda do kremlin? fera tu acha que influencia ou engana alguém, aqui? vc só é motivo de piada, eu entro aqui pra dar risada com as bobagens de comentaristas iguais a vc.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Tenho essa qualidade. Fazer rir faxineiros da OTAN.
Contudo, você vai continuar rindo até chorar.
Não esquece o que falei para você: Zelensky perdeu mais de 1/5 do país e não tem como recuperar. Fazer festa por causa de 6 mil kms2 é ridículo e só mostra o desespero que vive a sua alma.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Mas perder 6 mil km2 é amadorismo para o exército russo, oras não era ele que erradicada a OTAN?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Você é ignorante em relação aos temas da guerra.
Continue tentando ser faxineiro.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

o unico que ta passando pano pro fracasso russo é você.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Você acha que se estivesse no fracasso, tu estaria sempre comentando o que escrevo?
Acha que não entendo a tua narrativa de “afogar” tudo o que mostra que você não passa de mais um torcedor desesperado que até inventa não saber fazer contas para omitir a verdade?
Continue tentando, quem sabe acerta.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Nuk77 é você? rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Rogerio
Rogerio
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

!!!!ACERTOU!!!!

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Rogerio
1 ano atrás

Aqui tem o Dom Quixote e você é o Pancho Villa.
Tá vendo o moinho imaginário com ele.
Toma a medicação. Tu já tá surtando.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Mateus, você que é tão estudado assim, como é que você confunde o Pancho Villa, bandido revolucionário Mexicano de fins do século XIX/início do século XX, com Sancho Pança, escudeiro de Dom Quixote de La Mancha, personagens fictícios do Cervantes lá do iníciozinho do século XVII, na Espanha?

O fato é que você paga uma de entendido, mas fala tanta besteira e ofende tanta gente que é impossível não perceber que é o contrário. És um torcedor frustrado, provavelmente aborrecente revoltado (“abaixo o sistema!”), que está tentando descontar sua frustração por aqui. Então fica tranquilo, todo mundo aqui já sacou.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Você é tão acéfalo que tenta confundir um erro por lapso com uma falha nuclear, só para engrossar a sua tretologia falaciosa de modo a defender DC.
Tu tá perdendo, daí não fazer contas.
Já falei para você e vou repetir: é preciso ser um mentecapto de enorme qualidade para não entender que quem perdeu 150 mil kms2 não tá ganhando por ter recuperado 6 mil kms2.
Mas fazer essa conta, para um mundano como você, deixa você irritado!

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Nuke 77? Esse é o nome do cara que ficou com a sua namorada?
Se sim, hora de ultrapassar isso.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Esse tipo de comentário ainda é “divertido” pra vocês pró-EUA/OTAN?

Acham que todo mundo aqui está preso na mesma bolha opaca que vocês?

Ainda tem gente neste país não contaminada pela neocolonização ideológica-cultural dos EUA e consegue fazer análise crítica vesossímil da realidade. Ponto.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Faça as contas do PIB de EUA e União Européia versus o da Rússia (semelhante ao Brasil) e me diga: até quando Putin aguenta ver seu estoque do brechó da URSS ser destruído?

Até que venham as esquadrilhas “incontáveis” (de inexistentes) de Su-57 e as centenas de brigadas de Armatas (que só existem na mente opiácea dos russófilos) cruzando as planícies ucranianas?

Já falei que esta guerra vai acabar com o Putin morrendo de “COVID” fornecido por seu entorno…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  mac
1 ano atrás

Você sabe mesmo fazer contas usando raciocínio lógico?
Se sim, diga: qual é a percentagem de território que a Rússia já tomou de Moscovo com o apoio destas nações?
Já tem o resultado? E diga, qual é a percentagem supostamente recuperada por Zelensky?
Você tá se fazendo de trouxa ou é mesmo trouxa?
Aguarde que o inverno tá chegando e tu vai ver muito governo europeu de cócoras.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Mais um tempinho e você vai descobrir que os trouxas aqui são você e seus coleguinhas de PlayStation, criança.

Quem vai ficar de cócoras é Putin, o gnomo de torso nu quando ele for para Lefortovo (isso se ele não ganhar um saquinho de plástico na cabeça). Aí você escreve uma cartinha dizendo que vai esperar por ele.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Nesse exercício você vai crescer a bem ou a mal.
Quantas vezes a Ucrânia proclamou ter conquistado Kharkiv e Izyum? Diversas.
Você está em negação, não enxergando que os russos fugiram ao cerco e bombardearam diversas brigadas da AFU.
Depois vai dizer que tudo o que se diz em sites não ligados ao Ocidente é falso.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Quantas vezes a Ucrânia proclamou ter conquistado Kharkiv e Izyum?”

Mas… a Ucrânia nunca perdeu Kharkiv…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Tal e qual a maioria dos apoiantes dos EUA, vocês se contradizem tanto que até dá pena.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Custa fazer um mea culpa e dizer que se enganou na informação acima, assim como se enganou na informação de que a UE estaria querendo levantar as sanções como no outro post? Para um cara que não gosta de postar fontes e ainda não admite quando erra, como é que você quer que qualquer pessoa acredite no que você está falando? Já foi pego duas vezes postando informações que são claramente mentirosas e ainda quer passar uma de santo, defensor da consistência jornalística que ainda por cima rotula quem quer que discorde de você de apoiador dos EUA? Muda de… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Você acha que eu preciso de forçar um cara como tu a acreditar? Você vai continuar fazendo esse papel ridículo de mickey mouse perante a Azovstal e sair correndo quando se comprovar mais essa farsa de grande ofensiva ucraniana.
Tivesse postado coisas falsas e você não perguntaria pelas fontes.
Fique por aí, porque as tropas russas já estão cilindrando a AFU, novamente.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Te confesso que é até difícil entender a resmungada raivosa que você está dando à toa aí que não faz muito sentido e pagando chacota sem nem perceber. A impressão que você está passando é de que é um cara bastante nervoso postando de cabeça quente, sem saber muito sobre o que está falando. Você não precisa me convencer de nada. Até porque obviamente não conseguiria já que não consegue postar uma fonte sequer. E é um simples ctrl+c/ctrl+v, então ou você não posta a fonte porque ela é vaporware, ou não posta a fonte porque está de birra. Se… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Moço ele nem sabe onde Kupyansk fica e vem fala que a conquista ucraniana foi pifia.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

É normal que você não saiba onde fica Kupyansk e também desconheça a dimensão geográfica daquele território, por isso vou insistindo que vocês não sabem o que dizem e não passam de papagaios da OTAN, pois nem para faxineiros servem.
Veja o seu comportamento patético: tu nunca mugiu quando os russos tomaram Kupyansk, agora que os ucranianos retomaram já quer tugir.
Vai vencer CDs da OTAN onde há gente idiota.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Eles estão acostumados demais com vídeo game e guerras apenas de ataques aéreos indiscriminados dos EUA/OTAN. Ou invasão de países após anos de sanções que foram Crimes Contra a Humanidade. Até agora não tem a mínima ideia de que se trava no Donbass-Ucrânia um guerra de grandes Exércitos Convencionais profissionais no solo? Numa área maior que a maioria dos países da Europa? Fortificada durante 8 anos? Rússia e milícias populares contra uma das maiores forças convencionais do mundo em fevereiro deste ano, com centenas de milhares de homens em armas, dezenas milhares de unidades de carros de combate, blindados de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

É normal que você não saiba onde fica Kupyansk e também desconheça a dimensão geográfica daquele território, por isso vou insistindo que vocês não sabem o que dizem e não passam de papagaios da OTAN, pois nem para faxineiros servem.
Veja o seu comportamento patético: tu nunca mugiu quando os russos tomaram Kupyansk, agora que os ucranianos retomaram já quer tugir.
Vai vencer CDs da OTAN onde tem com o teu nível cognitivo.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Eu não tenho nenhuma dúvida que a imensa maioria de vocês, pró-EUA/OTAN, não saberiam dizer o nome de um Oblast ucraniano em fevereiro deste ano.

E essa guerra começou em 2014…

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

Nem você.

Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Eu acompanho geopolítica e conflitos em tempo real há muito tempo.

Não pelo que é pautado pela mídia pró-EUA/OTAN…

Diferença abissal entre nós.

Pelo nível dos comentários médios dos pró-EUA/OTAN está absolutamente claro que não tem a mínima ideia do que aconteceu nos 8 anos de guerra anteriores, fora o que foi pautado superficialmente na narrativa pró-EUA/OTAN de fevereiro deste anos em diante.

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Eu acompanho geopolítica e conflitos em tempo real há muito tempo.”
Não mais que eu, caríssimo. Já conhecia gente como você e suas inverdades na USP dos anos 70, a turminha do AgitProp.

A mídia que você gosta é a que o Dmitri Peskov edita.

A diferença das democracias ocidentais e as autocracias que vocês tanto admiram é que nas primeiras há jornalismo independente e nas segundas há agências de divulgação.

Na Rússia, China, Coréia do Norte, os Ministérios da Saúde informam que jornalismo independente faz mal a saúde…

Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

É de rir esses pseudo argumentos morais rasos de “democracia e liberdade ocidental”…

De mídia “independente” (mainstrean) no ocidente (Assange que o diga…).

Só demonstra que tu está preso na mesma bolha opaca desde os anos 1970… Repete Ipsis litteris a narrativa mainstrean pró-EUA/OTAN, nada mais que isso.

Nunca leu, ou lerá, qualquer analista independente, de fato, ou outras perspectivas.

Caso perdido. Coma moral e intelectual permanente.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

A impressão que você passa é de ser um rapaz procurando emprego sem nada para fazer, armado em vidente e leitor de pessoas e que tá procurando agradar a torcida da OTAN, pois sabe que no campo lógico a Ucrânia perdeu entre 1/5 a 2/5 do seu próprio país e tá propagandeando uma pequena ofensiva como se tivesse sido decisiva. Sobre a falta de fontes, vou repetir para você: use o Google e vai encontrar os sites de onde tirei essa informação. Depois volta para aqui e diz que estes mesmos sites só partilham propaganda russa. É normal em vocês,… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Mateus, meu filho, ninguém nunca disse que a ofensiva é decisiva, mas sim um divisor de águas muito importante.

Talvez você tivesse percebido isso ao invés de vociferar sua frustração ante à inépcia Russa em resposta à qualquer comentário que pareça discordar do que você.

Se não posta fontes para suas afirmações, não há ninguém que vai te levar à sério. Se bobear nem mesmo aqueles caras sérios que possam torcer para uma visão de Mundo mais alinhada com a da Rússia, por exemplo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Aldrabão.
Você e muita gente estavam falando no fim do exército russo e capitulação russa.
Agora tá amarelando, e?
Tá verificando que tenho razão porque nem num jogo de cartas, quem perde 150 mil kms 2 recupera 6 mil kms2, tá ganhando.
Logo, parem com essa histeria coletiva pois não enganam ninguém.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Ah é mesmo? Acha UMA postagem minha que diz isso. Pode printar e postar aqui que eu quero ver. Boa pesquisa 😉

Nuk77
Nuk77
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

A única divisão dessa “contraofensiva” será dos efetivos e hardware ucraniano…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Você tá bem da cabeça? Agora virou psicólogo?
Já falei e vou repetir: só mentecapto acredita que tá vencendo por ter recuperado 6 mil kms2, quando perdeu 150 mil kms2.
Você não faz essa conta porque sabe que ela destrói a sua propaganda vinda de DC.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

As melhores fontes são os próprios blogueiros russos atacando Putin pela condução da guerra e os CINQUENTA deputados que o consideram incapaz de continuar comandando o país.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  mac
1 ano atrás

Blogueiros russos que agradem a tua narrativa infantil, moleque sem noção.
Tu é mais um dos que acha que o Ministério da Defesa Russo só emite falsidades. Vai crescer para ver se a OTAN te dá um lugar de engraxador das botas militares de um navio.
Você é mesmo brasileiro? No Brasil os deputados municipais interferem em questões constitucionais? Muito menos na Rússia… Até aí tu só banca o papel de papagaio repetidor e néscio de propaganda anti-Moscovo.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

O “moleque sem noção” aqui já era nascido quando o Muro de Berlim foi construído e homem feito em 1990 quando derramei um pouco de WeissBier nos escombros do mesmo mudo, celebrando a derrota soviética.

Sou mais brasileiro que os babaovo desse “neoczarismo” fracassado, e se Deus permitir, viverei para ver mais uma derrota desses cretinos e para saber que Putin saiu do Kremlin num saco plástico.

mac
mac
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Ele não pode fazer mea culpa, isso é coisa de gente intelectualmente honesta…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Mas a Ucrânia só perdeu Izium isso a meses atrás e agora reconquistou. Outra coisa para, já te desmenti em outro post onde você afirmou que 16 brigadas ( sabe o que é uma brigada?) Foram destruídas por ataques de Iskander ( uma puta mentira que até os iskander estão sendo usados para Ataques pontuais e não há números suficientes para se darem ao bem prazer desse tipo de ataque). Sabe quantos soldados da 16 brigadas? Da algo entorno de 35 mil soldados, se elas foram destruídas como você anuncia como que você afirma que foram 12 mil baixas? Sumiu… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Mais um engraçadinho tentando ser o novo patetinha da Disney.
Se você destronar 40% de uma brigada numa operação de 31 mil kms2, aos 8 mil km2, acha que dá para chegar ao fim.
Vai brincar de Azovstal, cozinheiro de salsichas da OTAN

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Ai ai, o Mateus deixa te explicar uma coisa a Oblast de Kharkiv termina algumas dezenas de KM após Kupyansk, a oblast de Kharkiv tem 31 mil km total, mas boa parte não estava ocupada pelos russos, cerca de 2/3, o que dá aproximadamente uns 10 mil km ² ocupados pelos russos, se os ucranianos liberaram 6 mil km² eles liberaram mais da metade da zona ocupada pelos Russos na Oblast de Kharkiv. Você não tem sequer noção do tamanho da zona perdida nem da localização das cidades e quer vir falar asneiras. Outra coisa se os ucranianos tivessem perdido… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Você é meio burro, mas fingindo ser esperto. Os centros militares de Kharkiv estão tomados. Numa guerra, não se trata do território em si, mas sim dos locais onde estão os comandos militares e a infraestrutura crítica. Os ucranianos não só perderam mais de um terço das forças, como a sua iniciativa já perdeu gás. Tu não tá vendo que os “paxás” que nem você estão deixando de emitir sinais de novas conquistas? E até o Blinken já avisou que ainda é cedo para conclusões. Esse papel de bajulador que tu tá ensaiando, foi chumbado. Sobre o “tamanho da zona… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Pois é… É o que eu e o punhado com lucidez aqui está falando desde o início…

Os pró-EUA/OTAN se apegam a um avanço em território e ignoram todas as outras valências no Teatro de Operação, geral, das frentes de combate…

Ignoram por completo táticas em campo de batalha que são seculares…

A resiliência russa é histórica; e eles tem plena consciência Histórica (algo inexistente no ocidente atual…). Nada o que está acontecendo em Kahrkov pegou os russos de “surpresa”…

Guerra não é vídeo game nem jogo de futebol…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Você é meio asno, mas fingindo ser esperto. Os centros militares de Kharkiv estão tomados. Numa guerra, não se trata do território em si, mas sim dos locais onde estão os comandos militares e a infraestrutura crítica. Os ucranianos não só perderam mais de um terço das forças, como a sua iniciativa já perdeu gás. Tu não tá vendo que os “paxás” que nem você estão deixando de emitir sinais de novas conquistas? E até o Blinken já avisou que ainda é cedo para conclusões. Esse papel de bajulador que tu tá ensaiando, foi chumbado. Sobre o “tamanho da zona… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

MEU DEUSSSSSS cara serio procura um psiquiatra urgente! Se a guerra se resume em centros militares então porque a Russia mirou Kiev ao invés de Liviv? Não é lá o maior centro militar da Ucrania? Cara você entende de guerra tanto quando entende de fisica quantica. Quando é desmentido fica arrotando essas bravatas de que o sucesso da guerra se mede pela ocupação de infraestrutura critica e centros militares. Até nisso então a russia tá pessima na situação pois os caças ucranianos seguem voando e as tropas ucranianas seguem lutando. Significando que a infraestrutura critica (o que desestrutura o país… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Tanto comentador militar já explicou isso, aqui no forte e não só, que se você não entendeu é porque tá distraído ou de má fé. Vou resumir: ninguém ataca Kiev com 4500 homens. É preciso ser acéfalo para acreditar nisso. Segundo ponto, as tropas ucranianas na região conseguiram impedir a saída de militares para defenderem outras zonas do país. Você até pode não acreditar, mas como cantou Luka” tou nem aí, tou nem aí”… De lá para cá, tu e toda essa orquestra sem qualidade perderam mais e 150 mil kms 2, e agora tão tentando impingir uma grande vitória… Read more »

Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Fonte: turco atlantista, ISW, MD da Ucrânia, britânico e BBC…

mac
mac
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás
mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

E mais um “nome” do Xings provando ser o velho patetinha daquele parque temático com cúpulas e estátuas de cera onde jovens soviéticos faziam fotos antes de casar…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  mac
1 ano atrás

Já perguntei para você: Xings é o cara que ficou com o grande amor da sua vida?
Se sim, resolve isso.
Tu tá dando pena. É só Xings para aqui e Xings para lá.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Antônio para de mentir, sabemos que é você, na resposta sua abaixo acabou de mostrar isso.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Agora é António… António… Xings…
Cara, vai curar essa dor longe. Tu tá dando pena.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Ahahahahahahah, o cara que repete à exaustão o que os chefes dele no Telegrama mandam falar, um dos campeões de dislikes da trilogia está com pena de mim?…

Ataque pessoal é coisa de derrotado sem argumento, como os russos ex-bichospapões da Europa. Tenho tido vida longa com saúde ao lado do amor da minha vida, se isso fosse da sua conta.

Todo russófilo é um fracassado que sonha com um mundo que nunca mais vai existir…

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Falando em “amor da sua vida”, o seu quase bateu com as doze:
Vladimir Putin Quase Foi Assassinado?Fonte:https://www.19fortyfive.com/2022/09/was-vladimir-putin-nearly-assassinated/

Nuk77
Nuk77
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

“Cozinheiro de salsichas da OTAN”…

Ri alto dessa Mateus.

Last edited 1 ano atrás by Nuk77
mac
mac
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Wellington, dê uma olhada em :
https://www-19fortyfive-com.translate.goog/2022/09/how-much-territory-can-ukraine-take-back-from-russia/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

O artigo fala das possibilidades abertas com a ruptura das linhas russas em Kharkiv.

Pedro
Pedro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Depois do clássico avanço para trás em Kiev temos a derrota vitoriosa russa…kkkkkk..tá super perto de atingir seu objetivo…espera com fé essa..

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Se você sabe fazer contas, vai reparar que ninguém avança com tantas brigadas para recuperar 8 mil kms2.
Tão perdendo e rejeitando que é impossível recuperar os mais de 150 mil kms2 conquistados por Moscovo, mais os 100 mil kms2 onde decorrem batalhas.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Segundo o datafolha a Rússia tem 297% de chances de conquistar toda a Ucrânia só com o bafo do Putin em apenas 2 semanas, pode confiar.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Numa fase da sua vida você vai entender o que se passou em Kiev, já explicado por vários militares, depois adquiriá seriedade suficiente para entender outros fenómenos.
Sobre a conquista de toda a Ucrânia, penso que você não leu várias matérias colocadas no FORTE. Não se trata do país em si, mas de certas regiões que se tornarão na Novarússia. E se tu ainda não olhou para o mapa, aconselho: vai ver antes de fazer o papel de mentecapto, comentando matérias que não domina.

Walsh
Walsh
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Vai ser o primeiro caso de um exercito avançar pra trás! hahaha..

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Walsh
1 ano atrás

Vai ser mais um caso onde você por rejeição não entende que os russos evitaram baixas e os ucranianos, não.
Estão sendo destruídos pelos Iskanders pois saíram de uma posição segura para uma aventura.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Engraçado que o Zelensky tava em Izyum e não foi morto pelos supostos Iskanders. Ahhhhhh vai fazer propaganda falsa no horário eleitoral vai kkkk

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

E vai ser morto para virar herói feito Che Guevara?
Esse actor circense é o maior aliado, pois consegue cativar gente que nem tu e outros espertalhões aí em cima, cuja linguagem emotiva está desprovida de racionalidade.
Com Zelensky quantos kms2 foram tomados pela Rússia à Ucrânia? Fala aí… fala! Quantos?
E recuperados? Fala, engraçadinho.
Então, por que motivo esse ZEROlensky vai ser morto? Ele vai ser comido e continuar dando alegrias para imbecil se divertir

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

E vai ser bombardeado para virar herói feito Che Guevara?
Esse actor circense é o maior aliado de qualquer adversário, pois consegue cativar gente que nem tu e outros prémios Nobel aí em cima, cuja linguagem emotiva está desprovida de racionalidade.
Com Zelensky quantos kms2 foram tomados pela Rússia à Ucrânia? Fala aí… fala! Quantos?
E recuperados? Fala, engraçadinho.
Então, por que motivo esse ZEROlensky vai ser removido? Ele que continue dando alegrias a inteligentes das redes sociais que nem você

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Boa desculpa, só para sua ciencia se eliminarmos o Donbas ja ocupado antes de fevereiro e a Crmeia, nesse momento a Russia só ocupa metade da zona que ocupava ao começo de Março. Ou seja tiveram um avanço momentâneo devido ao ataque surpresa e agora perdem terreno.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Eu até que ficaria aqui debatendo com um desonesto inteletual e indisciplinado mental como você, mas repare:
antes da tomada de Mariupol, Donetsk e outras regiões, tu fazia o mesmo papel.
Depois dessas regiões terem sido tomadas, tu ficou mais calmo que homem abandonado no altar… agora, que AFU conquistou aldeias e vilas, tu surge fazendo esse banzé meio tresloucado, e fingindo ser meio tonto na análise da geografia.
Vida de torcedor que nem você, não é fácil.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Fala aí Antônio Kings voltou com outro Nick? Já te falei deixa de usar esse seu modo de escrever. Mas fala aí uma brigada tem quantos soldados? 800 ou 2500?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

O único tresloucado aqui é você que voltou a narrar a guerra que se passa nos seus sonhos kkkk

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Outro mentecapto com a conversa do “António” e do “Xings”.
O ZEROlenksy já recuperou do acidente rodoviário?
Vai ver se desenvolve outro tema que esse da vitória espetacular em Kharkov, não colhe.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Quantos Iskanders? A meia-dúzia de que ainda dispunham na semana passada? Uhuhuhuhahahahahah…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  mac
1 ano atrás

Eu até que riria com você, mas a sua piada não teve graça.
E vou repetir: a AFU tá chupando iskander que nem picolé.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Fonte: da juventude

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

LOL!

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Deixa rir um pouco com vocês: Muita falácia. Na vida real, ontem: a Rússia destruiu 8 tanques, 13 veículos de combate de infantaria, 11 veículos blindados e foram mortos mais de 150 militares ucranianos. a ofensiva mal sucedida integrava a 24ª, o 28ª brigadas mecanizadas, o 46º grupo aerotransportado, a 60ª brigada de infantaria da AFU. Localidades de supressão: Mirnoye, Sukhoi Stavok, Belogorka, Bruskinskoye, Olgino (região de Kherson) e Ternoviye Pody (região de Nikolayev) na direção Nikolayev-Krivoy Rog. Objetivo: estamos mais próximos da Novarussia do que da recuperação de territórios por parte de ZEROlensky. ZEROlensky sofreu um acidente rodoviário (risos)… Read more »

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

O Kremlin reconheceu sua derrota no Oblast de Kharkiv, a primeira derrota que a Rússia reconheceu nesta guerra. O Kremlin está desviando a culpa do presidente russo, Vladimir Putin, e atribuindo-a a seus conselheiros militares. O Kremlin provavelmente está tentando usar a derrota em Kharkiv para facilitar os esforços de mobilização de criptomoedas, intensificando a retórica patriótica e as discussões sobre uma mobilização mais completa, ao mesmo tempo em que revisita um projeto de lei da Duma russa que permite que os militares enviem convocações para o recrutamento semestral regular por correio. Nada no projeto de lei da Duma sugere que Putin… Read more »

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Não mais que os russos estão vendo os foguetes do HIMARS explodindo depósitos, bases, pontes, etc…

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

1) Parabéns pela profundidade da análise do texto. 2) As tropas ucranianas usaram táticas de batalha do século XXI contra as táticas de batalha do século XX dos russos; 3) Os russos foram surpreendidos pelo avanço ucraniano e fugiram deixando peças de artilharia, tanques de guerra, blindados, drones, munições, etc; 4) o apoio aéreo russo desapareceu; 5) a Ucrania terá de parar o avanço para consolidar as posições conquistadas, repor suprimentos e recarregar munições; 6) o sucesso da ofensiva vai fazer jorrar ajuda militar do ocidente para a Ucrânia, na forma de mais dinheiro, mais armamento moderno e mais treinamento.… Read more »

glasquis 7
1 ano atrás

É, os quinze dias vão demorar mais alguns meses.

Boitatá
Boitatá
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Parece que não adianta apenas “combinar com os russos”

Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

Essa ofensiva joga por terra algumas coisas que muitos aqui repetiam ad nauseum. Os Russos certamente não tem superioridade aérea na Ucrânia, caso contrário já teriam assinalado os locais de armazenamento de combustíveis, munições e suprimentos que abastece essas forças Ucranianas avançando, e já os teriam destruído, ao invés de ficarem atacando alvos fixos de infra-estrutura que já são conhecidos de longa data. Também continuam com o mesmo problema de não conseguirem fazer CAS, seja devido à S-300’s ou MANPADS ou ambos. Da mesma forma que a Ucrânia não consegue a superioridade aérea, os Russos parecem estar no mesmo patamar,… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

A minha questao é muito mais complexa! Segundo as Putinetes a Rússia destruiu tudo que é alvo militar na Ucrânia, segundo as Putinetes as armas da OTAN chegam só 1/3 delas e as que chegam são destruídas, segundo as Putinetes as armas russas eram superiores a ocidentais, segundo as Putinetes as forças Ucranianas foram destruídas nessa ofensiva. Mas então se os equipamentos da OTAN não chegam a linha de frente ou se chegam estão destruídos porque diabos vocês ficam afirmando que estão lutando contra a OTAN? Se a força Ucraniana foi destruída na ofensiva então porque diabos o Zelensky está… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Quantas vezes a Força Aérea Ucraniana foi destruída mesmo? Heheheheh Eu não duvido nada que já não tenha um núcleo de pilotos e mantenedores em algum lugar do Ocidente sendo treinado em alguma aeronave como F-16… Hoje mesmo a von der Leyen vai até Kiev para assinar mais acordos com o Zelensky, e a Rússia nada faz. Eu sempre imaginei que a Capital de um país em Guerra contra um inimigo infinitamente superior (como dizem) estaria sempre sob sítio aéreo, com o espaço aéreo extremamente perigoso, mas a líder da UE vai até lá como se fosse qualquer outra capital… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Não duvido que tenha mesmo esse treinamento para caças ocidental afinal o orçamento já avia sido aprovado pela Câmara dos EUA, mas eu não iria querer o F-16 lá não, seria melhor um Gripen ( ver ele abatendo uns caças russos seria um deleite para zoar as Putinetes).
Cara eu também achava isso, até a Rússia mostrar que não é bem assim, ou que é o modo russo de lutar kkkkk

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Eu concordo que o Gripen seria a melhor opção mesmo. Inclusive já vi analistas de institutos de pesquisa falando a mesma coisa, mas ainda apostariam mais no F-16 pela quantidade de células disponíveis e apoio americano, etc.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Tem que pensar nos caças multitarefa que estão disponíveis para fornecimento rápido e que não sejam considerados tecnologias sensíveis. Há muitos caças F-16 disponíveis, com sistemas de armas montados e armamentos incorporados. Não há Gripens excedentes. E os F-16 darão conta até dos achincalhados SU-35.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Só vejo a Ucrânia atacando com drones, obviamente são mais fáceis de esconder que um Mig-29, afinal até os poderoso EUA, Arábia Saudita e Israel têm dificuldades contra os drones iranianos, mas me mostra uma notícia recente da Ucrânia atacando as forças russas com um Mig-29.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Ontem em algum jornal, um dos ‘officials’ Ucranianos disse que o HARM teve um efeito positivo e importante na ofensiva. Eu posso procurar o vídeo se você quiser, mas também não há como verificar o que o cara falou. Vira e mexe a Ucrânia solta video de MiG-29 fazendo alguma coisa, mas é uma atividade ínfima e absolutamente pontual, com certeza. Os Russos ainda fazem mais surtidas pelo que dá para perceber, mas também não tem trânsito livre, caso contrário estariam fustigando a retaguarda Ucraniana. O espaço aéreo sobre o campo de batalha está contestado. Nenhum dos lados parece conseguir… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

E a Ucrania vai acumulando prêmios de guerra. Thank you very much, russians.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/pictures-ukraine-keeps-capturing-more-and-more-russian-tanks/

Nickless
Nickless
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Hj capturaram um T-62. kkkkkkkk daqui a pouco os russos tiram do museu os T34 e KV1

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Belos alvos sem apoio aéreo.

Nickless
Nickless
1 ano atrás

Os russos não se retiraram como fizeram em Kiev. eles largaram tudo e fugiram com o c* na mão, são coisas bem diferentes, deixaram centenas de equipamentos e farta munição pros ucranianos. Como o texto ficou claramente pro russo. foi omitido essa informação.

Andre
Andre
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Pró russo?? imagine, eles só chamaram os ucranianos de inimigos

“o inimigo começou a desdobrar suas reservas na batalha”

Jubert
Jubert
Reply to  Andre
1 ano atrás

Você então não conhece livros de história militar. A referência “inimigo ” é no âmbito do adversário, “força inimiga”, nada a ver pegar isso para vir com essa infantilidade de pró Rússia. Os autores expuseram várias críticas duras às forças russas, você sequer assimilou.

André Souza
André Souza
1 ano atrás

Qual a possibilidade de que por consequência desse conflito aja um desgaste muito grande dentro do setor de política Russo que leve uma crise não só governamental mas também ideológica que possa abrir frente a defesa de novas idéias para o país como por exemplo “a volta da monarquia” ou a “vitória política de oposição” com uma possível queda do governo de Putin ?

Hcosta
Hcosta
Reply to  André Souza
1 ano atrás

Melhores do que há alguns meses mas, mesmo assim, reduzidas.
Os políticos Russos sobrevivem usando o medo como arma. O medo de crises económicas, alimentares, de uma invasão e, talvez o mais relevante, de uma guerra civil. O povo sabe que pode ser ainda pior…

É sempre possível uma mudança de regime, até uma baseada nos ideais democráticos, mas existirá sempre uma contra reação.

Este tipo de ditadores sabem como sobreviver às piores crises e duvido que haja alguém relevante que possa ameaçar a liderança de Putin.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  André Souza
1 ano atrás

Os soviéticos adotaram uma solução para a monarquia que destruiu completamente qualquer chance de um movimento pela restauração.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Vamos aos fatos.. Os russos admitiram a derrota em Kharkiv… Esperada ou não… Foi uma derrota… O que vemos daqui em diante é a ginástica verbal e mental daqueles que se acham muito superiores e tem vergonha de voltar atrás e admitir que erraram ao apostar no invencível exército russo. Se os ucranianos vão vencer a guerra é uma outra questão. Se os russos tem um nro fixo de pessoas e material que podem mandar para a operação especial, a Ucrânia tem um país inteiro para treinar e o treinamento tem sido eficiente. A inteligência e materiais fornecidos pelo Ocidente… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Outra questão: SE o menino Vlad declarar vitória e se contentar com os territórios de 2014, os Ucranianos vão aceitar? Porque se não houver mobilização geral Russa, é possível que não consigam segurar os Ucranianos em retomarem seus territórios no Donbass e sul.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Também tem esta…

Mas ai eu já acho mais fácil defender o Donbass perto de casa.

A Criméia, eu já acho mais difícil.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Também acho que a Criméia é irrecuperável. Pode inclusive ser a verdadeira linha vermelha do Putin.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Eu não acho a Criméia irrecuperável não, se a Rússia vacilar perde, o atrito joga a favor dos Ucranianos, parece que a Rússia já enfrenta alguma dificuldade em repor veículos modernos, talvez, apenas talvez a Criméia venha antes de Donbass justamente para ter argumento para movimentar a máquina de guerra ocidental sem questionamentos, a Ucrânia está vendo a oportunidade e o ocidente quer ver Putin sangrar até a última gota, possível sim.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Crimeia é uns 100 mil mortos por parte dos Ucranianos para reconquistar. Fora que vai ser uma guerra sem fim pois vai ter muito lobotomizado na Crimeia dentre a população.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A ginástica aqui dos Putinetes com mentiras chega a afirmar 16 brigadas destruídas, mas só 12 mil baixas ou seja os outros 26 mil soldados evaporaram.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E terão os Ucranianos capacidade militar e logística para retomarem o resto do país? Ainda têm várias lacunas, como aviões de combate, blindados pesados, artilharia, logística, etc… Levanto esta questão porque países como a Alemanha, a França e os EUA se recusam a fornecer MBT’s, IFV’s e outros e mesmo os que fornecem são em pequeno número. Alguns países Europeus ainda não perceberam que estão numa guerra económica com a Rússia e se limitam às suas questões internas sem ter em conta as questões Europeias. É por isso que não tenho grande esperança num exército Europeu. Ou há uma grande… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Eu acho que muitos países que relutavam em conceder material mais pesado e/ou sofisticado aos Ucranianos, seja lá por quais motivos, agora vão ter que abrir mais a mão, já que os Ucranianos mostraram o que podem fazer. A preocupação com a logística deve ser algo permanente, caso contrário a porta vai fechar na cara dele.

Hoje de manhã vi uma declaração do Zelensky dizendo que estão com um foco maior agora em consolidar as posições conquistadas no nordeste, o que é um bom sinal, mas vamos ter que esperar para ver o que realmente vai acontecer.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Sim, creio que com a disponibilidade de tropas e equipamentos eles vão fazer batidas em várias regiões do front para ver onde o casco tá mais fraco. Ao consolidar as posições na zona reconquistada eles demonstram muita sabedoria em não dar passos maiores que a perna e não caiu na provocação inimiga.
Me arrisco a dizer que o próximo alvo é Melitopol. Pois há uma certa confusão na lida de defesa russa onde estão correndo para reposicionar as tropas.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“Ucrânia tem um país inteiro para treinar e o treinamento tem sido eficiente” Claro, mande também os velhos, crianças, bebês e adolescentes em idade escolar. Quem vai fabricar os pães para o resto comer? Estratégia errada não faz disso o exército russo menos capaz. Apenas adotaram a estratégia errada. O correto era ter destruído toda e qualquer instalação que sirva de apoio para o esforço de guerra. Os EUA tiveram sucesso em suas ações justamente por causa disso. Não é a toa que tantos civis nos países atacados sucumbiram, quer seja pelos impiedosos ataques aéreos, quer seja pela infraestrutura vital… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Off Topic…

Hoje mais um Oligarca morreu…

Este escorregou do barco e caiu…

A disputa de poder lá está a todo vapor.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Consumo elevado de bananas leva ao descuido com as cascas… nada mais do que isso, com certeza hehehehe

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

O Brasil vai fornecer sandálias havaianas…

Quero ver agora que o pessoal vai parar de escorregar no piso molhado.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O Brasil não tem nem carne para comer no almoço, vai fornecer havaianas?

paulof
paulof
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

O pouco que pesquei das notícias, Ivan Pechorin era o cara da infraestrutura aérea russa do Artico pelo menos ele teve a sorte de não cair da janela do hospital ou ter um surto e matar toda família e “se suicidar”.

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

A Forças Ucranianas estão indo diretamente para o abatedouro e não perceberam isso. Putin está fazendo jogo de xadrez enquanto a Ucrânia esgota totalmente a capacidade do seu exército, além de pesadas baixas que a Ucrânia está sofrendo diariamente no campo de batalha.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Tá agora vai la tomar seu Toddynho e deixa o assunto da guerra com os adultos Enzo.
Fala sério não vai me meter aquele número maluco que os bots tão replicando sem nem se perguntar se é verdade né? 16 brigadas aniquiladas e 12 mil baixas, oras então as forças Ucranianas operam com brigadas que são quase um batalhão kkkkk

Bruno
Bruno
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Nessas contas dos “ixpessialixtas” russos já tinha dizimado o Exército Ucraniano há tempos. Daqui a pouco vai morrer mais ucraniano que a população chinesa e eles vão continuar a aumentar os números.

Rogério
Rogério
Reply to  Bruno
1 ano atrás

No twitter video de heli russo atacando coluna de ponte como se fosse barca de desembarque ucraniano e ainda dizendo que morreram 30 soldados, patetico.

https://twitter.com/i/status/1570029273498402817

Canarinho
Canarinho
Reply to  Bruno
1 ano atrás

A questao e nao estao morrendo so ucranianos, tem muito voluntario e mercenario que nada mais sao que soldados da OTAN no meio do bolo também.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Voce e cego ou o que? Como voce me explica a penca de videos que eu vejo todo dia de dezenas de Ukros mortos ? Ah deve ser montagem….Voce nao viu o video com a fileira de ambulencias levando moribundos da ofensiva para Kiev??? E montagem tambem??? Voces forcam demais a amizade, e so para voce saber, as perdas em torno de 12 K so nos primeiros dias da ofensiva de Karkiv sao reconhecidas ate por Kiev.

Rogério
Rogério
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Vou fazer que nem o Andre, printar essa perolas, me divertem muito!!

Andre
Andre
Reply to  Rogério
1 ano atrás

O melhor é o putinzete insistindo no “mestre de xadrez”. hahahahah

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.
https://www.thedefensepost.com/2022/09/14/ukraine-putin-unpredictable-move/

Rogério
Rogério
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

20 anos assim ninguém aguenta

Antonio Cançado
1 ano atrás

Fico imaginando Zhukov, Vasilevsky, Konev, Vatutin, Chernyakovsky, Yeremenko, Chuikov, Rokossovsky, Romanenko, etc…Devem estar dando voltas nos túmulos…rsrsrsrsrs

EduardoSP
EduardoSP
1 ano atrás

Não se preocupem.
“Está tudo correndo conforme o planejado.”

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Muito bom o texto, porém depois dessa vitória, como a Ucrania vai manter ela, afinal soldado nenhum é a prova de balas, e a Rússia se declarar guerra consegue repor todas as perdas, a Ucrania tem população inferior, ou seja não tem como manter essa guerra tanto como a Rússia, deviam tentar rumar o norte consolidar o que tem e chegar em um acordo de paz.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Então quer dizer que Z estava batendo em U só com uma mão, esses Russos são sovina.

Pedro
Pedro
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

batendo não..apanhando

Chevalier
Chevalier
1 ano atrás

Hihihi
Os comunas tomaram uma blitzkrieg bem dada.

Leandro
Leandro
1 ano atrás

Interessante que quando a Rússia estava ganhando, valia ate o southfront como fonte… Blog torcedor dos russos…acompanhavam dia a dia,ate que os ucranianos começaram a contra atacar….

https://www.forte.jor.br/2022/03/21/southfront-forcas-russas-tem-mais-ganhos-no-25o-dia-da-operacao-na-ucrania/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Fale a verdade.
Muito do que aqui escrevi está no Southfront que já começa a sinalizar a retoma russa de regiões e as mortes no seio da AFU.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Muita falácia. Na vida real, ontem:

  • a Rússia destruiu 8 tanques, 13 veículos de combate de infantaria, 11 veículos blindados e foram mortos mais de 150 militares ucranianos.
  • a ofensiva mal sucedida integrava a 24ª, o 28ª brigadas mecanizadas, o 46º grupo aerotransportado, a 60ª brigada de infantaria da AFU.
  • Localidades de supressão: Mirnoye, Sukhoi Stavok, Belogorka, Bruskinskoye, Olgino (região de Kherson) e Ternoviye Pody (região de Nikolayev) na direção Nikolayev-Krivoy Rog.
  • Objetivo: estamos mais próximos da Novarussia do que da recuperação de territórios por parte de ZEROlensky
mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Abaixo, um artigo sobre as baixas russas:“Todos os dias, os militares ucranianos estão fornecendo uma atualização sobre suas alegadas baixas russas. Esses números são números oficiais e não foram verificados separadamente. No entanto, avaliações de inteligência ocidentais e relatórios independentes corroboram, até certo ponto, as alegações de vítimas ucranianas. Por exemplo, a página de pesquisa de inteligência de código aberto da Oryx verificou visualmente a destruição ou captura de mais de  1.000 tanques russos  (o que equivale a mais tanques do que as capacidades de blindagem combinadas da França, Alemanha, Itália e Reino Unido) e mais de 5.300 veículos militares de todos os tipos; esta avaliação foi… Read more »

mac
mac
Reply to  mac
1 ano atrás

A coisa vai feder ainda mais:
Ukraine live briefing: Mass burial site discovered in Izyum; E.U. chief in Kyiv
https://www.washingtonpost.com/world/2022/09/15/russia-ukraine-war-latest-updates/

Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Washington Post?

O pseudo jornal e menino de recados da CIA?

Por favor…

mac
mac
Reply to  Nuk77
1 ano atrás

“Washington Post? 
O pseudo jornal e menino de recados da CIA? 
Por favor…”

Bom mesmo é Sputnik, Southfront, grupinho do Telegram e quejandos…

Last edited 1 ano atrás by mac
Nuk77
Nuk77
Reply to  mac
1 ano atrás

Tu só está se atestando como um dos mais lobotomizados pela neocolinização da narrativa ideológica-cultural dos EUA e satélites (colônias) da OTAN.

Sequer consegue chegar na periferia dessa bolha opaca; está mumificado no núcleo…

Nada mais que isso.

mac
mac
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

O Kremlin reconheceu sua derrota no Oblast de Kharkiv, a primeira vez que Moscou reconhece abertamente uma derrota desde o início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.  “Funcionários do Kremlin e propagandistas da mídia estatal estão discutindo extensivamente as razões para a derrota russa no Oblast de Kharkiv, uma mudança marcante em relação ao padrão anterior de reportar sucessos russos exagerados ou fabricados com detalhes limitados. O Kremlin nunca admitiu que a Rússia foi derrotada em Kyiv ou, mais tarde, na Ilha da Cobra, enquadrando a retirada de Kyiv como uma decisão de priorizar a “libertação” de Donbas… Read more »