Por Anastasia Tenisheva

Milhares de homens russos em idade de alistamento pareciam estar tentando fugir do país na quarta-feira, enquanto outros planejavam como evitar serem enviados para o front depois que o presidente Vladimir Putin declarou uma mobilização militar parcial para a guerra na Ucrânia.

“Não quero ser bucha de canhão”, disse um moscovita de 30 anos que pediu anonimato para falar livremente ao The Moscow Times.

A maneira mais óbvia para os homens evitarem o recrutamento é deixar o país e os voos diretos neste quarta-feira da Rússia para a Armênia, Turquia e Azerbaijão – países próximos que permitem a entrada de russos sem visto – esgotaram rapidamente.

Os preços dos voos de ida para destinos populares mais tarde aumentaram pelo menos oito vezes, com passagens da capital russa para Yerevan na quinta-feira sendo vendidas por cerca de 160.000 rublos (US$ 2.621) e de Moscou para Dubai por 170.000 rublos (US$ 2.784).

“Meu irmão está com medo. Estamos tentando com urgência comprar uma passagem de avião para algum lugar”, disse uma russa, cujo irmão completou recentemente o serviço militar.

“Só esperamos que ele possa cruzar a fronteira russa sem problemas”, disse a mulher, que se recusou a fornecer seu nome, ao The Moscow Times.

Embora a lei russa preveja restrições ao movimento no caso de uma mobilização geral, o Kremlin ainda não tomou nenhuma medida para fechar as fronteiras da Rússia.

O chefe do Comitê de Defesa da Duma da Rússia, Andrei Kartapolov , disse na quarta-feira que as fronteiras provavelmente permanecerão abertas, enquanto o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar o assunto.

“Claro que tenho medo. Eu realmente quero evitar o recrutamento e com certeza deixaria o país se minhas finanças me permitissem e se eu tivesse amigos no exterior”, disse Oleg, 29 anos, que também completou seu serviço militar.

“Estou tentando descobrir como fazer isso.”

Enquanto Putin disse que a Rússia só implementaria uma mobilização “parcial”, priorizando a convocação de reservas militares com experiência nas Forças Armadas, a falta de detalhes oficiais provocou confusão e medo sobre quem realmente pode ser afetado.

Em particular, o decreto oficial do Kremlin sobre o assunto publicado na quarta-feira era muito mais vago sobre quem poderia ser convocado.

“A situação não está clara no momento”, disse Sergei Krivenko, diretor do grupo de direitos humanos que presta assistência jurídica aos soldados russos.

“A julgar pelo decreto… qualquer cidadão da reserva militar pode ser convocado”, disse ele ao The Moscow Times.

A incerteza parecia estar alimentando uma sensação de pânico entre alguns russos, bem como soluções criativas para tentar evitar ser convocado.

“As pessoas usarão qualquer oportunidade para evitar o recrutamento – algumas podem voltar para a universidade ou encontrar um emprego de meio período no setor de defesa”, disse o moscovita.

“Eu até pensei em quebrar meu próprio braço para obter uma dispensa médica.”

Outros disseram que a mobilização provavelmente será aplicada de forma desigual em diferentes regiões, com as da capital russa menos propensas a serem alvo do que as partes mais pobres do país.

“Espero que eles poupem os moscovitas novamente. Tenho certeza de que as autoridades não precisam de fotos de policiais e comissários militares perseguindo hipsters no metrô”, disse Vyacheslav Tikhonov, jornalista de Moscou.

“É terrível que os moscovitas provavelmente evitem o recrutamento às custas das regiões, mas não tenho mais nada a esperar”, disse Tikhonov ao The Moscow Times.

O anúncio da mobilização ocorre quando a Rússia enfrenta uma escassez de soldados na Ucrânia após uma série de derrotas militares em torno da cidade de Kharkiv, no nordeste do país.

Na primeira estimativa oficial das perdas da Rússia no campo de batalha desde março, o ministro da Defesa Shoigu disse na quarta-feira que 5.937 soldados russos foram mortos na Ucrânia ao longo de sete meses de combates.

Mas o total real provavelmente é muito maior, com dados públicos sugerindo que pelo menos 6.219 soldados foram mortos e autoridades dos EUA estimando no mês passado que até 80.000 soldados russos foram mortos ou feridos desde fevereiro.

“Por que nos mandar para lá? Acho que todas as campanhas militares devem ser realizadas por soldados profissionais e aqueles que voluntariamente assinam contratos militares”, disse o moscovita.

“O que está acontecendo agora é o maior fracasso da história da Rússia.”

FONTE: The Moscow Times

Subscribe
Notify of
guest

144 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nickless
Nickless
1 ano atrás

Engraçado né, o povo la querendo escapar da guerra e os brasileiros pro-ditador babando ovo dele. como dizerm por ai, é fácil ser comunista em um pais capitalista. kkkkk

Bosco
Bosco
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Vc parece que duvida da disposição de tonho e sua tiurma em pegar em armas pra defender seu mestre “dom”. rssss

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Imagino se a situação fosse aqui em terras brasilis, o quanto não haveriam de homens fugindo tb.

Duvido que o tonho ficaria com as armas na mão quando muitos na idade de convocação ou não, fugiria tb.

Eu confesso. Daria no pé. Iria para Ilha Bela…kkkkk fora do continente. Pronto. Estaria a salvo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

O comprometimento de um cidadão para a guerra é muito vinculada a legitimidade do conflito.

Vc diz q faria isso… mas se tua família estivesse sendo prejudicada pela invasão de alguém contra nós? Vc seria covarde?

O q está acontecendo na Russia é a própria sensação de ilegitimidade do conflito pela sociedade.

Rogério
Rogério
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Falou tudo

André K
André K
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Várias populações de repúblicas da URSS apoiavam a invasão pelos alemães na WWII. Se eles (alemães) não tivessem sido idiotas e arrogantes (consideravam os eslavos sub-humanos), poderiam ter conquistado o país por simpatia contra o comunismo. A pobre população acabou tendo de decidir entre loucos e dementes, mas ambos sanguinários.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  André K
1 ano atrás

Se fosse hoje 8 entre 10 apoiariam a Wermacht e as Waffen SS contra o putino …mal se combate com mal .

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Perfeito!

Heitor
Heitor
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, eu duvido kkkkkkkkkkkk

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
1 ano atrás

No final do dia, todo mundo luta por si e não pelos outros…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tu é outro que vai descascar batata com a língua, perante tanta humilhação.
Tá gostando da Novarussia nascendo ou nem por isso?

Henrique C.O
Henrique C.O
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Eu acho que todos os governos deveriam bancar a passagem dos apoiadores de Putin pra servir na Ucrânia a frente do exército russo, seria bom pra eles e um livramento pra nós 🙂

André K
André K
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Eu ajudo a pagar a passagem só de ida!

Alessandro
Alessandro
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Eu pagava a passagem do meu bolso para o Farinazzo estar na linha de frente, esse é o maior propagador de besteiras pró-Putin aqui no Brasil.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

O mesmo podemos falar dos apoiadores do Zelenski. Milhares não voltaram pra Ucrânia pra não servir no exército.

pangloss
pangloss
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Isso seria uma medida profilática, que elevaria a média de inteligência de nossa população.

leonidas
leonidas
Reply to  Nickless
1 ano atrás

A Rússia é comunista? rs
A China é comunista mas com modo de produção capitalista.
A Rússia é uma ditadura o que não é o mesmo que dizer ser ela comunista…

Nickless
Nickless
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Fera, onde eu afirmo que a Rússia é comunista? falei apenas no sentido figurado, o mesmo se aplica aos que apoiam ditaduras e autoritarismo vivendo em democracias.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nickless
1 ano atrás

“o mesmo se aplica aos que apoiam ditaduras e autoritarismo vivendo em democracias”.

Concordo, o que mais tem é países que se dizem “a favor da liberdade e democracia” mas apoiam e são aliados de várias ditaduras pelo mundo!

Nickless
Nickless
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Estou falando de pessoas e não de governos. Até o Brasil tinha algumas ditaduras aliadas até pouco tempo atrás, o que não reflete o que a maioria das pessoas pensam, a não ser baba ovo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Só não esquece que governos também são feitos por pessoas, que como você bem mencionou, sempre vai ter os baba ovo, seja pela ditadura A ou B.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Escapar para onde? em uma guerra nuclear entre OTAN e Russia/China não haverá lugar seguro. São mais de 10 bombas nucleares que poluirão o mundo todo.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Quem tem uma mochila de evasão na Rússia, agora é a hora de usar…

Henrique C.O
Henrique C.O
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Depois da descoberta da valas comuns em Izium até a China ta pensando em pular dessa barca furada.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Na verdade, no caso da Rússia nem adianta tentar escapar, quem tentar escapar provavelmente vai ser preso depois, acho que eles não tem muita escapatória.

Rafael
Rafael
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A URSS anistiou quem havia se evadido durante a 2ª Guerra Mundial. É de praxe após qualquer conflito, a vida tem que recomeçar afinal.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

A China é um dragão que não cospe fogo. Tão pensando que a guerra é um filme de Hollywood. A guerra real não tem moral e nem ética. Os russos até que tão pegando leve. As baixas civis tá sendo muito baixa. EUA Investe tantos trilhões na máquina de guerra pra enviar mercenários pra o front.

Guacamole
Guacamole
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Na verdade os mercenários americanos não podem ir pro fonte.
O máximo que são autorizados a fazer é defender bases VIP e defender linhas de suprimento.

Quando uns membros da Blackwater mataram um monte de inocentes os muçulmanos queriam sangue americano e atacaram um caminhão defendido pela Blackwater que levava panelas de fazer comida.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Guacamole
1 ano atrás

Eu vi vários videos de mercenários com as tropas ucranianas no combate corpo a corpo contra os russos.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pois é, operação barata voa mode on!

Henrique C.O
Henrique C.O
1 ano atrás

Único que está perto de ganhar uma passagem pra outra dimensão é o próprio Putin, eu digo que ele não vive pra ver 2023.

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

A conta do “Pudim” vai chegar quando o baque na economia vier de fato, isso ainda vai levar alguns meses, mas não será bonito.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

Eu quero ver a economia da Europa quando as temperaturas negativar daqui a 2 meses. A Rússia calçou a economia a Europa so meia boca.

PACRF
PACRF
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Há milhares de anos povos de várias origens étnicas sobreviveram sem o gás da Rússia na Europa.

LUIZ
LUIZ
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Disse bem “Há milhares de anos povos de várias origens étnicas sobreviveram sem o gás da Rússia na Europa.”

Hoje o mundo é muito diferente. Até sem internet o mundo vira um caos.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Tomara. Esse cara é mais perigoso pro mundo do Hitler já foi.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Eu não teria tanta certeza disso, diziam o mesmo do Maduro e do Assad, seriam traídos pelos próprios militares, acordariam com a boca cheia de formigas, eles iam cair, era só questão de dias ou horas… Passado anos, estão no poder e recentemente no caso do Maduro, os EUA queriam até um alinhamento contra a Rússia, sendo que até então, supostamente os EUA reconheciam apenas o Guaidó como presidente da Venezuela, vai entender…😂

Patrício
Patrício
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pesquisa de semana passada dava mais de 80% de aprovação para Putin.
Após os novos avanços que virão na Ucrânia, vai chegar perto de 100%.

Bosco
Bosco
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mas parece que o datapovo lá da Rússia não corrobora essa informação .

Bruno
Bruno
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fontes: Ilusões de um jogo da vovó.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Kings, eu sigo alguns russos no Instagram, o que eu vejo é que a grande maioria do povo é muito patriota, muito mais que os brasileiros, mas você sabe, a Rússia é uma ditadura, não dá para acreditar nas pesquisas internas, seria a mesma coisa que acreditar em pesquisas da CN, Arábia Saudita, Irã e por aí vai, ou seja, 0% credibilidade no quesito pesquisas, tem um pessoal que não acredita nas pesquisas de intensão de votos aqui no Brasil, o que dirá da Rússia…

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Vai ver que tá tendo promoção na Disney então….Kings e seu grave problema de negação da realidade

Emerson
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O cara vive em Nárnia, não é possível.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eu acredito que só com esse pronunciamento já passa dos 100%…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eu tenho contato diário com russos..

E se tem coisa que eles são condicionados a não fazer é falar sobre política…

Principalmente a turma da minha idade pra cima que ainda viveu na URSS..

Alessandro
Alessandro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Isso só comprova que até na Rússia eles são obrigados a conviver com suas “datafolha” da vida.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Fábio Mayer
Fábio Mayer
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mentira! Putin sempre teve 145% de aprovação popular, ele é amado pelo povo porque é do povo!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

EUA queria implantar 2 governos fantoches nesses 2 países. A Rússia melou os interesses dos EUA.

Bosco
Bosco
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Infelizmente a janela das desculpas se fechou.
A única saída honrosa para putin é a mesma que seu mestre Hitler encontrou.
Claro, antes ele tem que mandar dar uma coça naqueles que o fizeram acreditar que o comediante iria fugir até o dia 27 de fevereiro.

Patrício
Patrício
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Ficou incomodado com os 300 mil.
Calma que vem mais por aí.
Coitada da Ucrânia.

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Ta faltando voluntário lá, já que a população claramente não quer entrar nessa fria…olha a oportunidade pra vc

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O que vem por ai são reservistas forçados, sem experiência e com a moral em baixa, vão ser massacrados ou se entregar na primeira oportunidade, vai ser mais um vexame, anota ai!

Machado
Machado
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Esses que vc descreveu é o exército ucraniano. Se não fosse a grana e material enviado pelo ocidente já tinham sucumbido. Imagina um único país (Rússia) enfrentar uma coalizão (OTAN). Tem que ter muita coragem. Mas agora o conflito vai escalar. O inverno tá chegando hein.

Last edited 1 ano atrás by Machado
Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Machado
1 ano atrás

E onde estão os aliados militares de Moscou? Pq tb não o apoiam ativamente?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A bola de cristal está bugada ou o gramofone do Pravda emperrou. Só escreve blá blá blá e nem está em russo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“Ficou incomodado com os 300 mil. Calma que vem mais por aí. Coitada da Ucrânia.” Vou ser obrigado a concordar com vc nesse ponto Toinho, o Putin vai fazer uma limpeza geral nos PRESÍDIOS russos. Eu pensei aqui comigo, é uma pena que o governo brasileiro não assumiu ser pró-Rússia nessa guerra, pois bem que poderíamos ajudá-los e enviar nossos presidiários, estudantes universitários públicos da área de humanas, membros do MST/MTST e servidores públicos que apoia a invasão russa para o front de batalha. Mas calma fica tranquilo pois o STF não deixaria isso acontecer rsrs… vocês putinentes tem muita… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Leandro
Leandro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Isso se sobrar alguém pra mandar…todo mundo que pode está fugindo esse é o nível do patriotismo russo

mac
mac
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Ficou incomodado com os 300 mil. Calma que vem mais por aí.
Coitada da Ucrânia.”
Claro, estão vindo no trenó daquele velhinho simpático da Lapônia…

RPiletti
RPiletti
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Coitado dos teu irmãos, filhos da mãe Rússia. Ou é foguete de Himars na cabeça ou o polônio do Putin…

Henrique
Henrique
1 ano atrás

kkkkkkkk

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique
1 ano atrás

E o chororô continua.

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

chororô das russete ta bem alto kkkkk

Joe
Joe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Continua mesmo. Teve um povo aí que até mudou de nome e criou dezenas de nicks para continuar postando aqui.

leonidas
leonidas
1 ano atrás

Isso é perfeitamente compreensível. Pode sempre alguém taxar essas pessoas de covardes ou antipatrióticas, o fato é que muito fácil falar para eles ficarem quando a pele em questão não seja a nossa. A Rússia é uma ditadura e como tal não presta satisfações a nenhum tipo de órgão popular digno deste nome, logo considero legitima a saída de quem possa faze-lo, infelizmente tanto do lado russo como Ucraniano o povo mais simples só pode esperar sofrimento. Na Europa o povo simples já esta sofrendo, devido a governos irresponsáveis que ignoraram os interesses das suas nações para que este conflito… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Ahahah acorda, era o teu sonho, mas só sonho. A Europa vai entrar em recessão em 2023, mas os EUA também, a Rússia nem falo, porque não conta a nível financeiro, mas a China também quase ou muito pouco vai crescer e como achas que o resto do mundo vai ficar???? Vai crescer muito??? Não me parece, com Europa e EUA em recessão, China a desacelerar, pouco crescimento irá acontecer. Está crise vai ser dura, e na Europa ainda mais, mas vai passar, como sempre e quando passar, rapidamente a Europa recuperará o PIB perdido com está crise. Energia não… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Todo mundo devia fechar as fronteiras para os Russos, não tava geral super feliz com o Z na camisa? fica la ué.

Na hora que a água bateu na bunda tão querendo correr? negativo, geral pra trincheira na linha de frente bora.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Cara, e a fila dos carros russos na fronteira com a Finlândia ? Quase 10 km de fila, enquanto o proletariado na linha de frente .. será engraçado ver o show do propagandista e menestrel de corte Vladimir Solovyov, na TV de estado russa .
Se alguém ainda não conhece o sujeito, aconselho de verdade seguir uma transmissão dele para entender o nível de delírio na Rússia.

Heinz
Heinz
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

O filho de Medvedev tem 27 anos.
Estou em um grupo pró-russo no telegram, e lá eles estavam indagando se o filho dele também iria para a front line.

Heinz
Heinz
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Vão bater de frente com os calejados soldados ucranianos, muitos já estão desde 2014 combatendo o inimigo, com extrema experiência. Não vai ser nada fácil para os “novos” soldados russos, infelizmente muitos morrerão.
Se até chechenos, Wagner Group, e os paraquedistas estão passando um sufoco danado, imagina tropas “verdes”.

Patrício
Patrício
1 ano atrás

Será que o pessoal do Moscou Times já foi na fronteira da Ucrânia com a Moldávia?
Agora, Moscou Times é feito na mesma redação do NY Times?
Chora Ocidente!

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Chora Ocidente? Mas vc só tem liberdade de escrever essas bobagens porque está no ocidente.

Taso
Taso
Reply to  Luciano
1 ano atrás

E olha que nem ocidente, ocidente somos. Melhor classificação seria exóticos, terceiro mundo… para os demais países não somos ocidente, apenas estamos na esfera ocidental… e bem mais ou menos.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Taso
1 ano atrás

Taso, se considerarmos o meridiano de greenwich, nos brasileiros é que somos ocidentais, agora, se considerarmos apenas o clubinho dos que se acham ocidentais, aí sim, eles não nos vêem como ocidentais, mas a opinião desse grupinho não deve ser levada em consideração.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Luciano
1 ano atrás

É um menino mimado, sabe lá o que é viver em países sem liberdade.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fonte: The Moscow Times!

Até o mundo mineral na Rússia sabe que é um operativo de agências dos EUA.

Pró-Kiev/EUA/OTAN até o talo.

Por favor né?

Esse é nível…

Henrique
Henrique
1 ano atrás

O Putin conseguiu atingir a Rússia bem numa daquelas colunas que não pode faltar pra existir o prédio… A evasão de cérebros, que começou lá em fevereiro, só está subindo e o mastermind supremo god da estratégia não só conseguiu atingir o pessoal que tem dinheiro para ir embora, e ainda pode escolher o país (e que ja sumiu lá em fevereiro), como também o pessoal que não tem tanto dinheiro e não tem escolha de país… e tem maluco que acha que ta de boa kkkkk . . Agora é a hora dos “Paperclip” mete 110%… essa é a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Caio Cipriano
Caio Cipriano
1 ano atrás

Calma, é o xadrez 7D do Putin.
Ele fez isso de propósito, com o preço da passagem assim e a demanda alta, as companhias aéreas conseguem se recuperar rapidamente e elevarão o PIB russo. A economia vai voar!

737-800RJ
737-800RJ
1 ano atrás

O gênio estrategista do xadrez 5D está acabando com seu próprio país em menos de 1 ano!
Quantos décadas o povo russo que não conseguir fugir de lá precisará pra pagar essa conta?

Last edited 1 ano atrás by 737-800RJ
h.saito
h.saito
1 ano atrás

Russos causam congestionamento na fronteira com a Finlândia na tentativa de deixar o país.

https://www.express.co.uk/news/world/1672530/Russia-Finland-border-Vladimir-Putin-mobilisation-decree-Ukraine-invasion-war-military-vn

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

Eu vi o vídeo do rapaz se escondendo na geladeira e, num primeiro momento, eu ri. Mas parei pra pensar no quão triste é para a maioria dessas pessoas. O fato de serem russos não quer dizer que apoiam as decisões de um regime autocrático. Aí alguns podem dizer…”mas se eles não concordam deveriam mudar o regime”. Falar é fácil, especialmente estando à distância. Não é fácil cada um tomar a decisão de se contrapor sabendo que as consequências podem determinar o resto de uma vida de sofrimento ou o término de uma vida. Por isso fico revoltado com brasileiros… Read more »

MIB
MIB
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

É só olhar para o Brasil, o povo brasileiro que não faz parte das castas politicas ou de funcionários públicos está comendo o pão que o diabo amassou, e a tendência é piorar mais e mais, e não a nada que o povo possa fazer pra muda esse regime de ratos que estão instalados nos três poderes.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

muito triste isso, ainda torço para um acordo de paz entre Russia e Ucrania

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
1 ano atrás

Que sirva de exemplo para o Brasil, a Rússia agora vai descobrir o que os americanos descobriram no Vietnam, serviço militar obrigatório não serve pra mer**** nenhuma, na hora de comparecer os reservistas são os primeiros a dar no pé, por isso que os Estados Unidos hoje usam uma força composta apenas de soldados profissionais. Digo e repito, reservista só servem pra encher número, na prática valem menos que nada, eles não têm a disciplina necessária, não tem a moral alta, não tem treinamento suficiente, etc… A mobilização só dá resultados quando o país é invadido, agora, quando a mobilização… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Plinio Carvalho
Matheus
Matheus
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Mas aqui é a mesma coisa, a grande maioria são profissionais e o famigerado “serviço militar” sempre enche porque a maioria são voluntarios.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Está muuuuuito enganado.

Não é o serviço, mas a sensação de legitimidade da guerra.

Em Israel, o Serviço é obrigatório. Há evasão nas guerras? Não….

No Brasil, há dois fatores. 1) A maioria é voluntária a servir. 2) Seria legítima ou não a nossa defesa. Se não, nem obrigatórios e nem voluntários…. daria errado, como em todos os países, em q o povo não se sente imbuído da guerra.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Eu lutaria com vontade contra inimigos dentro do Brasil, mas jamais daria a minha vida porque um ditador “estrategista jogador de xadrez 5D” está invadindo outro! E penso que a maioria das pessoas com um cérebro irá concordar com isso.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Exatamente isto..

Nem precisamos sair do país…só de ter liberdade para caçar entreguistas aqui no país mesmo já ia ser divertido

Maurício.
Maurício.
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Eu não arriscaria a minha vida para defender políticos como o Tiririca por exemplo, onde ganham mais de 33 mil por mês fora as regalias como cotão, auxílio moradia, auxílio saúde, auxílio gasolina, verbas de gabinete para até 25 funcionários, mais que uma empresa de pequeno porte! E o pior é que a política brasileira é cheia de Tiriricas, inclusive, ele e o 03 estavam brigando pelo número esses dias, onde ele perdeu para o filho do presidente…

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Capa Preta
Capa Preta
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Perfeito, e nossa constituição proíbe guerra de conquista,que e o que o Putin está fazendo.

Taso
Taso
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Só gastam recursos e só ajudam se estiver ganhando, se der zebra, a debandada é grande. Falou tudo!

No caso de defesa do seu país, quando seu país é atacado, é outra história, tem maior efetividade. Agora pra sair para ser agressor….

Last edited 1 ano atrás by Taso
rui mendes
rui mendes
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Há países que contam com os reservistas e funciona bem, como os Israelitas, Suecos, Noruegueses e Filândeses.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Sempre quem sofre é a população civil dos 2 lados… é estamos vendo um fim de uma era na rússia…

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Lembra bastante durante a Guerra do Vietna quando os jovens Americanos estavam fugindo pro México e Canada para não serem convocados.

Junior Souza
Junior Souza
1 ano atrás

Foram estes que falaram que poderiam chegar em Berlim em uma semana?

EduardoSP
EduardoSP
1 ano atrás

Li reportagens com estimativas de que, desde o final de fevereiro, entre 200 e 400 mil russos já emigraram. E emigram os que são mais jovens e tem mais condições de se colocar profissionalmente no exterior, ou seja, os mais qualificados.
Agora esse número vai aumentar ainda mais.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
1 ano atrás

Operação barata voa!

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Boa noite.
Era só para dizer que de acordo com a CNN, a Rússia vai acoplar mais 18% da Ucrânia, excluindo a Crimeia.
Por isso, reforço a narrativa: tou venda a Novarussia nascer com o gémeo siamês, a PIGMEUkraine.
Aos faxineiros da OTANAZI e aos OTANinhos, espero que a dor de parto continue.
Perderam feio.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Troll, acorda para a falsa super-potência Russa, o Putin já acordou e agora tenta apelar á NATO, para não entregar mais armas e informações á Ucrânia, tentando assustar com o nuclear, como se a Rússia continuasse a existir depois de atacar com armas nucleares, como se não tivesse resposta, mas ao apelar para o nuclear, só demonstrou a fraqueza Russa, dizendo que convencionalnte, não consegue tomar sequer o leste da Ucrânia.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Faz um favor: cala o bico e vai ver se eu estou na esquina, faxineiro de plantão.
Sobre o nuclear, a única nação que usou foi a do teu patrão OTANAZI, seu faxineiro!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Citou a CNN mas não colocou o link. Não vale.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Cale o bico, faxineiro. Já coloquei e volto a colocar, seu derrotado que faz confusão devido ao mau perder: September 18, 2022 Russia-Ukraine news (cnn.com)

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Cadê o resultado dos referendos? Estamos esperando pela anexação dos territórios ilegalmente ocupados pela Rússia na Ucrânia? Nada ainda …

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Pode esperar, meu faxineiro lindo.
Começaram hoje e terminam dia 28 com fixação dos resultados.
Se quiser fonte, também posso colocar.
Prepara o eu coração de faxineiro pois ele vai precisar de ajuda.

A C
A C
1 ano atrás

Talvez esse tenha sido mais um erro do gov russo, elevando ainda mais a oposicao interna e consequentemente desafiando a popularidade do Sr Putin.

Voos de Moscou para Istambul nao podem ser encontrados por menos de US$2,800.
Voos da Aeroflot de Moscou para Dubai estao indisponiveis ateh 28 de setembro.

Dizem que ambas Aeroflot e S7 estao jah a tempo canibalizando aeronaves relativamente novas por falta de pecas de reposicao, em especial eletronicos reduzindo assim a capacidade de oferta de assentos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Imagem 1: fonte, CNN.
18% da Ucrânia vai para a Rússia (sem contar a Crimeia)

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Só falta combinar com os Ucranianos. Até os submarinos russos classe Kilo deixaram a base naval na Criméia.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Esqueça isso, criança com mau perder.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Não fui eu que tirei os submarinos classe Kilo da super segura base de Sebastopol na Criméia … foram os russos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Meu faxineiro de eleição, você confunde estratégia com tática e capacidade operacional com falácias.
Vai sonhando.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Imagem dois para vocês, em especial para os OTANazi e os OTANinhos, faxineiros e lambe botas de plantão.

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

nazi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
quando o cara vem com papo de n a z i ja da pra saber que a criança ta lendo esse livro aqui

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Boa essa hehehehehe

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pode ir rindo, faxineiro.
Acha que é fácil fazer o seu papel e depois ficar sabendo que a Ucrânia perdeu 18% do território num referendo para a Rússia?
Claro que não, por isso continua a faxina.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Nossa. Cédula de papel é uma arma poderosa. Só não pode ser fraudada e precisa ser reconhecida pela comunidade internacional. Opsss … Irã, Coréia do Norte e Síria … Só falta o resto do mundo. Boa sorte nos referendos, mister Putin. Caso eles venham a ocorrer …

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Fica por aqui e não foge da trilogia. Porque vocês quando estão perdendo, resolvem sumir.
Tu vai ver a Novarussia nascer.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Esperando sentado porque de pé vai cansar as pernas. Segue a contra ofensiva ucraniana …

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Faz bem em colocar a cadeira, porque tu depois vai precisar de sentar para não apanhar um treco perante tanta tristeza de faxineiro da OTAN.

André Souza
André Souza
1 ano atrás

CORRE DIMITRI 🏃💨
KKKKK

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Ué e o apoio a guerra a desnazificacao ao fim do atlanticismo ou império de Daniel….todo mundo metendo Bombril para fugir da Rússia.

Et a chance do Tonhão…vai que é tua

Helio Eduardo
Helio Eduardo
1 ano atrás

Acessei ansioso para ler as teorias que justificam mais essa vergonha russa.

Certamente é um estratagema para criar um exército oculto, que vai atacar a Europa e varrer a OTAN do mapa…

Last edited 1 ano atrás by Helio Eduardo
Henrique
Henrique
Reply to  Helio Eduardo
1 ano atrás

tem que esperar o Slow, Mateus Gonçalo (kid do grupo), Patrício ou o Aggressor aloprar em algum comentário kkkkk

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Tu vai sofrer ainda mais, pequeno faxineiro da OTANAZI.
Não vai ser fácil acompanhar o nascimento da Novarussia.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Agora me preocupei! Vai faltar russo na Rússia! Parece que o Putin irá convocar mulheres, igual ao Zelensky. No fundo, é pura inveja do russo… Será que agora o Ocidente irá aceitar vôos da Rússia?

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O dilema é muito simples. Os Ucranianos tem motivo para pegar em armas e lutar. A pátria deles foi invadida, seus lares foram destruídos e seus familiares fugiram ou morreram. Os Russos não tem motivo para lutar. Trata-se um conflito militar iniciado sem motivo pela Rússia e que serve apenas para manter o poder de Putin. Vai ser bem dificil achar 300.000 recrutas dispostos a dar a vida pela Rússia nessas condições. Boa sorte em sua empreitada, mister Putin. Vai precisar …

WSilva
WSilva
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

O mundo inteiro invadiu e foi invadido, o que determinou a ”paz” em outros lugares é a exterminação e/ou deslocamento de resistências. Numa escala menor, acordos foram feitos.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Lá na Ucrânia aconteceu a mesma coisa.Inclusive homens ucranianos entravam nessa de trabalhar com busca de ajuda humanitária e não voltavam.Tinha ou tem os sujeitos na rua que convocavam para lutar contra a Rússia e os caras com idade de convocação corriam deles entre os bairros usando até aplicativos para facilitar a fuga.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Mas aí tem uma diferença imensa, o país dos caras está sendo invadido e não invadindo ninguém.

Bruno
Bruno
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Fontes: Tabuleiro do jogo da vovó do Gonçalinho….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Para ajudar o menino Vlad…

Quem se dispuser a ir lutar pela Rússia…

Só o Xings tem um batalhão com os seus 800nicks

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Round trip não, cara. É coisa permanente, afinal de contas estaríamos enviando ele e suas mil personalidades para o paraíso.

E se depender do grande líder enxadrista, vai ser um pioneiro de assentamento em antigo território ocupado pela Ucrânia, e mostrar que é perfeitamente possível assentar território radioativo. E daí se brilha quando ele mija no escuro? Não sejamos preconceituosos…

Henrique
Henrique
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

chegando la aconteceria isso aqui kkkkkk

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Perfeito desenho do Tonho (Patricio), Mateus Gonçalo, Ivanmc, o cara que fala “atlantista”…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Luiz Paulo
1 ano atrás

Niltinho sumiu…

Nico88
Nico88
1 ano atrás

Já dizia o mestre Nelson Rodrigues “Liberdade é mais importante que o pão”. Agora estão aí os Russos tendo que lutar e morrer por uma guerra idiota decidida por um autocrata. Foda é ver brasileiro batendo palma pra isso ainda. Humilde pitaco. Melhor a Rússia parar em quanto dá tempo. Faz um acordo de paz e tenta sair menos feio dessa guerra de desgaste (desgaste total da Rússia). Devolve os territórios da Ucrânia e a a Ucrânia não entra na OTAN. Acordo razoável que favorece a todos.

Nonato
Nonato
1 ano atrás

Mandem a turma da CUT, MST, “estudantes” que defendem Paulo Freire…

Gilson Elano
Gilson Elano
1 ano atrás

Com essa decisão do Pudim, em anexar as terras ucranianas, e ameaçar um ataque nuclear contra o invadido, que os militares Rússia não souberam descer pro play. Certamente as perda militares estão atingindo patamares altos, o dinheiro investido em equipamentos, não se abraçou com o sucesso, nas conquistas. E o pior, apesar de ainda não estar claro, é o tamanho do estrago econômico que estar por vir. Como potência nuclear, só restou a atitude de fazer chantagem nuclear. Só espero que o Pudim pague o preço dessa carnificina, com seu próprio sangue. Espero seja jogado nas fossas Marianas e desapareça… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Não é só os Javelins, os Himars, os Harm, etc, que estão turbinando a contra ofensiva ucraniana. Satélites, drones e inteligência artificial estão aumentando a consciência de campo de batalha das tropas ucranianas. O campo de batalha da Ucrânia se tornou um laboratório de testes de um monte de novas tecnologias militares dos EUA e dos paises da OTAN. Até Israel entrou na parada depois que o Irã passou a fornecer drones para a Rússia. A Rússia pode mandar quantos soldados quiser para a Ucrânia, mas ainda estará usando estratégias e táticas do século XX contra forças armadas com estratégias… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O coronel Gary Anderson, aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA escreve que Putin nunca errou tanto: 1) errou ao substimar as capacidades militares da Ucrânia; 2) errou ao superestimar as capacidades militares da Rússia; 3) errou ao imaginar que os EUA e os paises da OTAN fariam vista grossa à Operação Militar Especial; 4) errou ao desconsiderar a possibilidade real de uma contra ofensiva ucraniana. Essa percepção distorcida está levando as forças russas a uma calamidade, sem vitórias importantes e com perdas enormes de combatentes e de material bélico. Agora restam três caminhos para a Rússia lidar com… Read more »

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 ano atrás

Segue o Baile….como se isso fosse nossa, um fato gigante…… afinal, não temos como afirmar nada…. Oque a Noticia traz de dados? Muitos querem fugir, muitos querem ficar, a ai, qual a informação disso……

Seria realmente uma informação interessante, se tivesse números comparativos. Afinal, essa massa que tenta sair, representa quanto da população potencialmente capaz de servir? Pode ser muito, coo pode também ser poucos….. Impossível concluir nada apenas baseado no que fala na noticia.

Ou seja, uma noticia totalmente desnecessária visando manipulação da opinião publica internacional. E aqueles que ficam brigando sobre ela, perda de tempo total.

Rafael
Rafael
1 ano atrás

Coitada da Mongólia… Com tanto russo indo para lá, daqui a pouco vai ter um referendo para anexação à Grande Mãe Rússia.

Ps: já estou com dó dos norte-coreanos. Terão que dividir o pouco que têm com os refugiados de Vladivostok.

Machado
Machado
1 ano atrás

Eu fico me perguntando. Quantos de nós brasileiros iriam se apresentar pra defender nosso país quando formos invadidos pelos norte americanos e europeus? Sim, porque são esses mesmos que iriam invadir pra nos roubar consultando o histórico colonialista e a história mais recente. Ou vcs acham e acreditam ainda no conto da carochinha que China e Rússia e Irã são nossos inimigos? Nossos verdadeiros inimigos são outros. Bobear iam chegar nas praias e abaixar as cuecas pra gringos e convidando pra ir nas suas casas e oferecendo suas esposas e filhas. Essa é a mentalidade dessa corja elite do país.… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Machado
1 ano atrás

Por acaso alguém vai nos invadir no curto e médio prazos? Temos algum inimigo histórico nas nossas fronteiras? A história é passado. O futuro vai ser construído. Temos boas relações diplomáticas e econômicas com todos países. Isso não quer dizer que vamos ficar infantilmente esperando um inimigo aparecer. Independência e soberania não se fazem só com palavras. Independência se constrói com desenvolvimento social, educacional e econômico. Soberania se mantém com forças armadas bem treinadas e bem equipadas, capazes de detectar com antecedência uma ameaça em terra, no ar, no mar e no espaço sideral e aptas a se deslocar rapidamente,… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O tamanho atualizado da estupidez do Putin. O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que até quinta-feira, as forças ucranianas mataram aproximadamente 55.510 soldados russos (e feriram aproximadamente três vezes esse número), destruíram 253 caças, jatos de ataque e transporte, 218 helicópteros de ataque e transporte, 2.236 tanques, 1.341 peças de artilharia, 4.776 veículos blindados de transporte de pessoal e veículos de combate de infantaria, 318 Multiple Launch Rocket Systems (MLRS), 15 barcos e cortadores, 3.630 veículos e tanques de combustível, 169 baterias antiaéreas, 941 sistemas aéreos não tripulados táticos, 125 plataformas de equipamentos especiais, tais como veículos de ponte,… Read more »