O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, comentou as palavras do presidente russo, Vladimir Putin, sobre armas nucleares. A Rússia não será capaz de vencer o conflito nuclear, acredita Stoltenberg. Segundo ele, até agora a OTAN não vê uma mudança na prontidão das forças nucleares da Federação Russa. Ele também disse que a aliança busca a paz, mas quer fortalecer a posição negociadora da Ucrânia.

“A OTAN garantirá que não haja mal-entendidos em Moscou sobre a gravidade do uso de armas nucleares”, disse o secretário-geral da Aliança do Atlântico Norte, observando que até agora não viu mudanças na posição nuclear da Rússia (citado pela Reuters). Jens Stoltenberg também disse que a mobilização na Rússia é uma retórica nuclear perigosa e imprudente. “Uma guerra nuclear nunca deve ser travada”, enfatizou Stoltenberg.

Além disso, o secretário-geral prometeu que os países da OTAN aumentarão a pressão sobre a Rússia e introduzirão novas sanções.

Hoje cedo, em 21 de setembro, Putin disse que aqueles que estão tentando chantagear a Rússia com armas nucleares deveriam saber que a “rosa dos ventos” pode retornar. O presidente prometeu que a integridade territorial da Rússia, bem como a independência e a liberdade dos russos serão asseguradas. Por ordem de Vladimir Putin, as forças estratégicas de dissuasão do exército russo estão em serviço especial de combate desde 27 de fevereiro.

A Casa Branca já comentou a declaração do presidente da Federação Russa. Os Estados Unidos levam a sério as palavras que ele disse sobre armas nucleares, mas até agora não veem a necessidade de aumentar a prontidão das forças estratégicas de dissuasão, disse o porta-voz da Casa Branca John Kirby.

FONTE: kommersant.ru

Subscribe
Notify of
guest

201 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patrício
Patrício
1 ano atrás

Esse senhor está meio desnorteado há um bom tempo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tem um livro brasileiro “Não verás país nenhum” que é de 1981 e me assustou demais. Inácio de Loyola Brandão….

Renato B.
Renato B.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Eu acho que foi uma das primeiras distopias com cenário brasileiro que já vi.

Henrique C.O
Henrique C.O
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E o seu líder que disse que conquistaria Kiev em uma semana ta oq então?

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

É líder do patrício? Porque? Seu líder é quem? A otan ?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Quem fica falando de armas nucleares o tempo todo é o teu senhor Putin, começou a falar desde que as coisas começaram a desandar pra ele. e vocês, apoiadores do projeto de Hitler do kremilin ficam repetindo como bons cachorrinhos adestrados.

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Na verdade, com o reforço de Finlândia e Suécia, a OTAN vence fácil.

Kkkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

em um conflito não nuclear? acho que não precisa de muita coisa não, EUA + Inglaterra e Polônia resolvem fácil, e esses dois últimos seriam mais uteis como centros logísticos para as forças Americanas.

é, isso mesmo amiguinho, logística a tal “bruxaria” que o exercito Russo é totalmente incapaz de realizar.

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

E o engraçado é que depois de torrar bilhões de dólares achando que estava enfraquecendo a Rússia, eis que Putin anuncia mais soldados para mais operações ofensivas e garantia de territórios recuperados.
É para rir ou chorar no caso do Ocidente.
Pelo nível das declarações raivosas ocidentais, sentiram o golpe.

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkk quem ta sentindo o golpe é vocês putinetes a cada argumento é uma vergonha aqui nos comentário não acerta uma kkk, o caos já está se instalando na Russia e o povo fugindo, o desespero de anexar os territórios ocupados assim depois da contra ofensiva e agora o blefe de armas nucleares, e o pior ir nas prisões mandar os detentos como bucha de canhão e ativa os 300 mil reservista, só na cabeça de vocês que ta tudo conforme planejado kkkkkkkkk.

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Vai sobrar algum? Os aviões e as fronteiras já estão lotados de pessoal fugindo do recrutamento forçado.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

aham, tudo verdade só não olha pra fronteira com a Finlândia e os Aeroportos

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Golpe vai sentir seu queridinho Putin logo logo…com a fuga da população russa pra não participar na guerra fica claro o nível real de apoio que ele tem..

Slow
Slow
Reply to  Minsc
1 ano atrás

A população russa tem a opção de sair do país e a os ucranianos Homens ? Kkkk

Isso que estão ganhando mas nenhum homem tira o pé do país ..

mac
mac
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“…eis que Putin anuncia mais soldados para mais operações ofensivas e garantia de territórios recuperados…”

Quais soldados? Os que estão se mandando de avião, trem, carro e até a pé para a Albânia, Azerbajão e outros países para onde não há exigência de visto?

Ou aquele velhinho simpático da Lapônia vai trazer esse contingente salvador no seu trenó vermelho? O problema é que Putinzinho há muito tempo não tem sido um bom garoto…

Fábio Mayer
Fábio Mayer
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Se você acha que sua vida está ruim, imagine para os homens russos em idade militar, que estão sendo obrigados a ir para o front para agradar o ditador de plantão que sonha em reconstruir a URSS!

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Então me responde Victor Filipe… Aonde que um conflito não nuclear aconteceria entre a Rússia e a OTAN?!? Cara… Vcs viajam demais na maionese… Poderia até começar sem armas nucleares mas tão logo o conflito começasse o uso delas seria inevitável. Pelo Amor de Deus… Como é possível se pensar num conflito desses sem as armas nucleares?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Um conflito não nuclear entre Rússia e OTAN jamais aconteceria, quem estivesse perdendo é claro que ia usar as armas nucleares, até o ingleses tinham nukes em navios na guerra das Malvinas.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Mas é evidente. A ideologia não deixa alguns aqui enxergar. Acham que se a Rússia estiver na eminência de ser destruída não iria partir pra guerra nuclear. Não conhecem nem a história. Quando Israel se viu na eminência de ser destruída pelos Árabes a primeira ministra golda meir mandou armar os aviões com armamento nuclear e avisou aos Estados Unidos que logo correram em socorro e pra evitar um conflito nuclear.

Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A Rússia pode perder uma guerra convencional contra OTAN. Mas antes disso muita, muita gente vai morrer dos dois lados e a Europa vai virar ruínas enfumaçadas. De novo.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pessoal viaja demais na maionese…

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O exército russo deve ter cerca de 800 mil homens. Com a mobilização parcial deverá receber mais 300 mil chegando em 1,1 milhões de homens. Sem contar força aeroespacial (150 mil) marinha (160 mil) e forças estratégicas (70 mil).
O US Army tem 470 mil homens e o exército britânico uma porcaria de 80 mil homens.
Mesmo em um conflito convencional, os EUA teriam que fazer uma mobilização pois ficam em desvantagem numérica em poder terrestre.
Já o Reino Unido é melhor nem comparar, pois a briga é de cachorro grande.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Matemática tirada daquele lugar? as forças armadas Russas no TOTAL tem 1 ou 1,2 milhão de homens +-
os EUA tem no total +- 1,3 Milhões.

mas isso não é tudo soldados.

nessa galera ai é as forças armadas INTEIRAS, pessoal de manutenção, logística, médicos, marinha, pilotos e por ai vai.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Luís Henrique, ou você é ignorante, ou está de má fé, pois NENHUMA fonte coloca o efetivo do exército russo em 800 mil. De fato, a totalidade das Forças Armadas russas (incluindo a Guarda Nacional) possuí um efetivo de cerca de 850-900 mil homens. O exército russo, por si só, possuí entre 280-300 mil soldados, com as VDV adicionando mais 40-45 mil e os fuzileiros, outros 35 mil para o total de forças terrestres. Se o número que você aponta fosse sequer parecido com o verdadeiro, os russos não teriam tido a necessidade mobilizar 300 mil homens.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Prezado

Dados de 2017:

476 000 militares ativos
542 000 da reserva e Guarda Nacional
= 1 018 000 total

+ 330 000 funcionários civis

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

E, segundo o site do British Army: 112.000 ativa e reserva.

Sds

mago
mago
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Cara….Esses elementos ficam falando asneiras só pra zuação. Aqueles paisecos da europa “peitando” a Rússia? Fala sério! O unico que pode fazer isso é os eua e aí é guerra nuclear. O véinho gagá dorminhoco, hoje na ONU já “afinou”. Eles são doidos por conveniência e nem sempre. Essa gangue sabe em que pau se esfrega!

Alecs
Alecs
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Você esqueceu dos marine que somam na ativa mais de 500 mil homens. Uma força muito bem treinada e equipada.

Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Não fale, faça.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Kkkk . Realmente não sabe e não tem noção do que seria uma guerra nuclear com a Rússia disparando petardos nucleares pra todos os lados e em todos os lados.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Esse excesso de assunto nuclear na boca do Putin não passa de desespero, na incapacidade de lidar com a própria presepada ele sai com essa para não parecer tão impotente!

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Desnorteado não… Está desesperado para justificar uma aliança que não faz sentindo na Europa há muito tempo desde da queda da URSS. Vive as custas dos dólares dos EUA que mandam para aliança.

Joseph
Joseph
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Como não faz sentido?

Maromba
Maromba
Reply to  Patrício
1 ano atrás

 “Uma guerra nuclear nunca deve ser travada”, enfatizou Stoltenberg. Ué! Mas esse amigo do tal “nove dedos”, digo senhor Stoltenberg, não disse que a Rússia irá perder em um conflito nuclear? Se a OTAN é capaz de vencer uma guerra nuclear contra a Rússia então mãos à obra. Lancem logo um ataque devastador contra a Federação Russa e poupem as vidas que ainda restam da população ucraniana. Boraaa! Ou estão com medinho de também morrerem queimados? Alguém avise esse senhor que mais cedo ou mais tarde todos morreremos, então ataquem logo a Rússia e salvem o que ainda resta do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Maromba
Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Maromba
1 ano atrás

Vc é um vagabundo! Pode me processar.
Quem se refere a um adversário político pelo seu defeito físico não merece nem estar em um debate que se pretende civilizado. Só fala asneiras. Qual sua idade cronológica ou mental? Pelo que escreve não deve passar dos 15 anos de idade.

Maromba
Maromba
Reply to  Marcos Alexandre Queiroz
1 ano atrás

Hahah! Então temos no forte um militante político que esqueceu de tomar seu gardenal. É você Zé Dirceu ? 

Last edited 1 ano atrás by Maromba
Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Exatamente, patricio. É como comentei acima: quem venceria um conflito nuclear?
É alem de desnorteado, equivocado também.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

É o gerente do Banco, prezado Patrício.

Patrício
Patrício
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Bamerindus ou Real?

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Boa! Kk

Henrique C.O
Henrique C.O
1 ano atrás

Guerra nuclear é narrativa política, qualquer um que tentar isso na prática só estará legitimando seu próprio fim, todos os militares do mundo sabem disso.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Henrique C.O
1 ano atrás

Concordo que seja narrativa política porém achar que não é possível se o conflito envolvesse a Rússia e a OTAN é absurdo.

João Augusto
João Augusto
1 ano atrás

Choveu no molhado. Ninguém vence uma guerra nuclear. Até quem não está participando do conflito perde.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Putin: REEEEEEEEEEEEEEEEE vou usar armas nucleares se invadirem a Russia (é mas invadir o pais dos outros né)

Ocidente: Putin, não use armas nucleares, isso não vai da certo, não é só você tem bombas atômicas

Putin e seus capachos: REEEEEEEEEEEEEEEEEEEE o ocidente ta ameaçando usar armas nucleares contra a Russia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Lembra que ele tinha feito a mesma ameaça retórica antes, logo no início do conflito caso algum outro país tentasse ajudar a Ucrânia? Não deu em nada.

Zorann
Zorann
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Este foi o erro dele. Fez papel de idiota. Devia realmente ter usado.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Zorann
1 ano atrás

E você não estaria vivo hoje, fazendo esse comentário.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jagdverband#44
1 ano atrás

Por que ele não estaria vivo? Ele por acaso ele mora na Rússia, Ucrânia ou Europa? Quem atacaria o Brasil? A Rússia ou os EUA? 🤔

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Maurício, é porque provavelmente seria impossível prever o que aconteceria com a parte do Mundo que não fosse diretamente atingida. Como temos total controle do ciclo do combustível nuclear e ‘uma boa noção’ de como fazer a bomba, poderemos já sermos alvos e a gente nem saber disso. Mesmo sem que a gente seja um alvo direto de ataque nuclear, o que vai acontecer com a gente? Como vão ficar os preços dos alimentos, dos combustíveis, dos insumos normais, dos sistemas de comunicação que usamos, etc.? Só a falta dos grãos da região em conflito já está fazendo os preços… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Leandro, o Jagdverband colocou muito exagero ao dizer que o Zorann não estaria vivo hoje caso o Rússia tivesse usado nukes na Ucrânia, eu não sei qual seria a atitude dos países que possuem as nukes, eles atacariam a Rússia ou sentariam para conversar? Eu realmente não sei, mas mesmo que revidassem, acho difícil o Brasil virar alvo também, e se virasse alvo, quem nos atacaria, Rússia ou EUA? Claro que o mundo ia virar um tremendo caos, mas a humanidade ia sobreviver, o Japão levou duas nukes, tem consequências até hoje por causa da radiação, o Vietnã foi atacado… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sim e não. Ele acelerou um pouco as coisas, mas basicamente em um conflito nuclear aberto, vamos todos pro saco antes do término natural. E o caminho até a morte vai ser muito, muito ruim. Mesmo se a coisa ficar apenas nas armas tático-nucleares lá pela Ucrânia mesmo já seria um desastre do qual poderíamos muito bem sobreviver, mas aí o coelho já vai estar fora da cartola e tudo pode acontecer. A proliferação do uso de armamento nuclear, se esses ficarem impunes, pode sim nos levar à morte em todo o caso. Eu não sei qual é a sua… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Leandro, eu tenho 36 anos, quanto as armas nucleares, eu concordo que seria um desastre, mas eu acho que a raça humana continuaria existindo, de uma maneira ou de outra, talvez me falte os alertas de quem viveu de fato a guerra fria na fase adolescente/adulta, me falta o “medo” dessa época talvez.
Quanto ao agente laranja, tecnicamente não era uma arma química, mas serviu para tal, Davi matou Golias com uma pedra, que tecnicamente também não é uma arma…rsrsrs.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

É que caso o Agente Laranja tivesse sido projetado como arma, os efeitos locais e nos atingidos seria beeem mais profundo.

Eu espero que armamento nuclear ainda seja considerado um tabu pelo Mundo inteiro. E literalmente está todo Mundo tentando evitar até falar nisso, mas o Putin insiste. Parece o famoso caso da criança mimada pirracenta que não aceita perder.

E Davi usou uma funda para jogar a pedra, aí na época já qualificava como porte de arma. Só não sei se era proibido hehehehehe.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Leandro, o Putin é louco mas não para tanto (assim espero), acho que esse discurso de atacar com nukes vai ficar só no discurso mesmo, é só blá blá blá.

Bosco
Bosco
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Leandro,
No passado havia cerca de 80.000 armas nucleares de ambos os lados da cortina de ferro. Não raro com rendimentos acima de 5 Mt e algumas com rendimento de até 25 Mt.
Essa história de inverno nuclear vem daqueles tempos. Eu não acredito que a detonação de uns 800 artefatos com rendimento muito menor que as “megabombas” do passado causariam a extinção da raça humana .
O Brasil tem amplas condições de sair inteiro e provavelmente se tornaria a potência dominante num mundo pós guerra nuclear.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Torço muito para que tanto você quanto o Maurício estejam corretos, ou seja, se passar de blá blá blá, que pelo menos a gente aqui não brilhe no escuro.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não ia demorar muito para as consequências na atmosfera de uma guerra nuclear no hemisfério norte chegarem por aqui…

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Maurício, prezado;
com todo o respeito.
Você tem noção do impacto para o planeta, de, digamos, 800 ou 900 armas nucleares detonadas? Mesmo que em lugares distantes do Brasil, por exemplo?
Já ouviu falar em inverno nuclear, black rain, contaminação?
Se ocorrer uma guerra nuclear, com as armas atuais, eles e nós morreremos amigo. Não dá para escapar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

O mundo não vai acabar assim, fique tranquilo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Assim espero Maurício. Mas há várias e várias variáveis que podem ser imprevisíveis como e se a explosão simultânea de vários artefatos nucleares afetasse a dinâmica da crosta terrestre? E se a precipitação radioativa criasse uma zona de exclusão de nuvens impedindo a formação das mesmas e tornando a área um deserto. De fato acredito que a humanidade não seria exterminada, mas que sobreviver iria ter de lidar com um mundo cruel e mortal. Diversas experiências já mostraram o declínio moral das pessoas frente a poucas regras e leis. Uma das minhas teorias é a regressão humana a práticas primitivas… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

Jag, Salvo algumas ogivas que podem ser direcionadas ao Brasil no caso de uma guerra nuclear em larga escala não creio que haverá contaminação radioativa séria em nosso país. A detonação de cerca de 800 artefatos nucleares de menos de 500 Kt , quantidade bem realista, num período de 48 horas, não seria suficiente para ocasionar um evento de extinção em massa da humanidade. Só lembrando que a erupção do Krakatoa liberou energia estimada em 200 Mt. Sem dúvida uma guerra nuclear de larga escala traria consequências ambientais seríssimas e a morte provavelmente de umas 200 milhões de pessoas num… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

A imensa maioria das ogivas terão função “contra-força” (contra o arsenal nuclear adversário) e de “decapitação” (tentando atingir as lideranças do país e o sistema de comando e controle) . Ou seja, não visam alvos civis (contra-valor) .
Em vista disso é pouco provável que no caso de um primeiro ataque nuclear em larga escala de um dos protagonistas e de uma resposta imediata de força igual ou superior, ocorra a morte de uma quantidade muito grande das respectivas populações .

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Zorann
1 ano atrás

O erro dele foi ter invadido em primeiro lugar. Até a invasão havia uma áurea de profissionalismo acerca das FFAA Russas. Hoje isso tudo foi por água abaixo. Marinha que perde um cruzador para um país que nem Marinha tem direito, Força Aérea com meios ‘modernos’ e em grande quantidade que não conseguem manter superioridade aérea sobre outra bem menor (que ainda não foi totalmente destruída), com equipamentos antiquados e usando sistemas de defesa aérea mais antigos dos próprios Russos e com um exército com sérios problemas de logística, treinamento e equipamento, que só conseguiram chegar aonde estão devido ao… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Foi como Putin disse em Samarcanda, semana passada.
Agora a guerra vai ficar mais séria.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Putin é um verdadeiro politico, só fala, mas nada faz.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Se ele não trata a guerra com seriedade desde quando decidiu usar força militar, então ele é mais despreparado do que se poderia imaginar e muito provavelmente é o motivo pelo qual a Rússia é hoje a piada militar do Mundo.

André K
André K
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Prezado Leandro
Considero seus comentários bastante sensatos mas não entendo a razão de dar trela para os n nicks do Xings. Combater o bom combate contra trolls?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  André K
1 ano atrás

Você tem razão, André. Ás vezes me dá a louca que achando que responder de forma séria para as trolagens dele pode efetivamente contribuir para o pensamento de algum incauto que ainda não o conhece.

André K
André K
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Admiro a sua paciência!

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Só para constar.
Joseph Borrel, representante da UE acabou de afirmar que não vai interferir na guerra.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Esse senhor não manda em nada…

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E a UE é um bloco militar pra ele apitar alguma coisa?

Realista
Realista
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Porque não tem a versão dos capachos da OTAN ?

Zorann
Zorann
1 ano atrás

É só a Rússia explodir algumas armas nucleares táticas na Ucrânia… que todo este povo aí senta rapidinho para negociar.

Já disse: ridículo a Rússia ameaçar de usar armas nucleares táticas na Ucrânia e não usar.

Talvez seja um pouco tarde pra isto. Hoje, depois de meses de desgaste e perda de material, meses de equipamentos ocidentais chegando à Ucrania, mesmo com uso de armas taticas nucleares, teria a Russia homens e material suficientes para retomar os territórios perdidos e levar a Ucrania a uma derrota?

Sinceramente, tenho minhas dúvidas

Patrício
Patrício
Reply to  Zorann
1 ano atrás

A Rússia só está ameaçando para que o Ocidente não interfira nas próximas operações militares que começarão .
Segundo li, os convocados devem se apresentar já amanhã às 5 horas da manhã.
A chapa vai esquentar para a Ucrânia.

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Já preparou seu despertador?

André K
André K
Reply to  Minsc
1 ano atrás

É mais tarde para ele, por conta do fuso horário.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Zorann
1 ano atrás

“É só a Rússia explodir algumas armas nucleares táticas na Ucrânia… que todo este povo aí senta rapidinho para negociar”.

Zorann, será que sentariam para conversar ou usariam nukes contra a Rússia? Eu sinceramente não sei.

Realista
Realista
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Será que os Bilionarios que controlam o mundo vão arriscar tudo por causa da UCRANIA ? Duvido .

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Realista
1 ano atrás

Os bilionários que controlam a Rússia iam arriscar perder os seus impérios ?

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Amigo quem controla os bilionários na Rússia é o Putin .. tem vários exemplos disso posso começa citar ?

Só nos últimos meses morreu 5 por cair da janela 🤣🤣🤣🤣 ..

Na Rússia e China quem manda é o presidente e não os bilionários, já era pra você ter aprendido isso ..

Maurício.
Maurício.
Reply to  Slow
1 ano atrás

Slow, esses dias eu estava pensando justamente nessas mortes dos oligarcas, provavelmente esses que já morreram tramaram ou só pensaram em tirar Putin do poder ou até mesmo a vida do Putin, mas, como a máfia reina na Rússia, Putin de uma maneira ou outra acaba descobrindo e manda matar quem trama contra ele, embora ninguém seja imortal.

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
1 ano atrás

Esses bilionários que o putin mandou matar não representam a totalidade ou o núcleo duro que sustentam o putin como o capo.
Em todo sistema mafioso o capo é escolhido de comum acordo pelas “famílias” (ou no caso russo, pelos oligarcas) , mas ele não é absoluto.
Se esse núcleo achar que não compensa mais manter ele no poder eles o defenestram como fizeram com aqueles.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Zorann
1 ano atrás

O efeito seria totalmente o oposto do que você imagina, a Russia veria brotar tropas da ONU na Ucrânia, sim nem a China e nem a India apoiariam a loucura de moscou em usar armas nucleares. Russia seria tratada como uma ameaça a paz mundial. Sendo assim perderia o direito de Veto no CS e a CHina iria se abster. Alem de perder tudo poderia sofrer pressões piores tanto interno quanto externo.
Armas nucleares são armas que não se usa a menos que queira se autodestruir.

mac
mac
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

PUTIN ESTÁ FICANDO DESESPERADO. A UCRÂNIA E O OCIDENTE DEVEM MANTER A PRESSÃO “À medida que suas perdas no campo de batalha aumentam, Putin está sobrecarregando a paciência tanto dos radicais russos que apoiaram sua guerra quanto dos principais países não ocidentais que a cederam. A última categoria inclui China e Índia, cujos respectivos líderes sinalizaram sua infelicidade com Putin em uma recente conferência multinacional no Uzbequistão.  Outro participante da reunião, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, disse que deve haver paz e um retorno do território ucraniano – incluindo a Crimeia, tomada em 2014. Quanto ao povo da Rússia, milhares deles… Read more »

Patrício
Patrício
1 ano atrás

Passei só para dizer que a Rússia é a maior potência nuclear do Mundo e tem os melhores mísseis e submarinos nucleares.
Stolten apostou errado e perdeu.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Isso aí. A Rússia é maior e melhor em tudo. Falta só combinar com a Ucrânia pra virar verdade.

BENTO
BENTO
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Passei só para dizer que tenho 12 anos ! acho muito legal um pais invadir o outro, fico torcendo por ele, como se fosse um super trunfo.

Realista
Realista
Reply to  BENTO
1 ano atrás

97% dos cometarista do site é torcedor americano ou seja tem muitos igual você .

Nickless
Nickless
Reply to  Realista
1 ano atrás

Só na cabeça de gente limitada igual a vc que alguém que é contra um ditador que invadiu um pais pra roubar seu território e recursos naturais automaticamente é torcedor dos americanos de realista vc só tem o nick.

Slow
Slow
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Quer mais países que 🇺🇸 e OTAN invadiram ? E ainda sim está cheio de torcida ?

Até hoje em pleno 2022 os EUA estão saqueando a Síria .

Bosco
Bosco
Reply to  Realista
1 ano atrás

Mas os 3% de torcedores do ditador mafioso putin emporcalham o blog com troscentos nicks diferentes e dão a impressão de serem muitos.
Como o seu ídolo russo eles sobrevivem e se multiplicam na mentira como vermes no lixo.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
mac
mac
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Putin já perdeu e os putinistas vão chorar muito.

Segundo o Politico.com, há uma visão entre os “think tanks” de que a derrota da Rússia, associada ao aumento da participação européia nos efetivos da OTAN (finalmente!) permitiria aos EUA desengajar tropas e recursos do teatro europeu e dedicar-se mais à região do Indo-Pacífico.

O problema seriam os republicanos trumpistas, simpatizantes dos regimes autocráticos como Putin, Orbán, Erdogan, etc. que estariam tentando minar novas liberações de dinheiro e material para a Ucrânia para salvar a face de seu “malvado russo favorito”.

GUERRA DE PUTIN NA UCRÂNIA PARECE DESTINADA AO COLAPSO

https://www.19fortyfive.com/2022/09/putins-war-in-ukraine-seems-destined-to-collapse/

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Patrício
1 ano atrás

No livro sagrado dos Russofilos assim está escrito em Patrício 20:1: “Passei só para passar vergonha”

Oseias
Oseias
Reply to  Radagast, o Castanho
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

míssil deve ser igual ao T-72 kkkkk

Neural
Neural
1 ano atrás

Segura o VLAD, ele está tocando o terror na nova ordem mundial !

NOstra
NOstra
1 ano atrás

reconhecido” pelo pardo russo do Brasil.

Patético.

Patrício
Patrício
1 ano atrás

Como eu venho dizendo, Putin vai criar a tempestade perfeita para o Ocidente.
A Europa está se esvaindo e a situação vai piorar bastante nós próximos meses.
Hoje o FED anunciou que os terão uma grande desaceleração na economia e aumento de desemprego por causa do combate à inflação.
A NYSE está para cair dos 30.000 pontos, nível de pandemia.
Paralelo a isso, a Rússia vai incrementar suas operações militares na Ucrânia.
Ocidentais terão de escolher: manteiga (no caso gás) ou canhões (para a Ucrânia).

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

kkkk

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mais bola de crista e blá blá blá do Pravda. Nenhuma fonte. Só os mercados econômicos se acalmando e a Finlândia sendo invadida pelos russos … que fogem do alistamento militar na Rússia. Transmita ao Putin a minha mensagem: a esperança é a última que morre … mas também morre. Oh dó.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Fonte: New Times Roman 12

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

Em que sentido a tríade nuclear da Rússia é superior à OTAN?

Não existiu um confronto nuclear porque é impossível ter uma defesa e não porque a Rússia tem um sistema “impenetrável”…

Bosco
Bosco
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

O Luciano não conhece o tratado que regula os meios nucleares estratégicos dos EUA e da Rússia, o New START, e sai falando essas coisas porque ouviu um zé ruela dizer.
Também parece ter um conhecimento não muito abrangente acerca dos sistemas ABM disponíveis aos países citados e por isso repete algumas “imprecisões técnicas”.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A Rússia , apesar do esforço do seu capo, ainda não virou um pária internacional e ainda respeita alguns tratados e um deles é o New START.
*Vale salientar que ontem, apesar da guerra na Ucrânia, a Soyuz levou um astronauta americano para a ISS. Lamentável!

Jodreski
Jodreski
1 ano atrás

E desde quando há vencedores em um conflito nuclear? USA esqueceu que na WWII só eles tinham bomba atômica, a Rússia poderia ser dizimada da face da terra e apenas 5 bombas Russas explodissem sobre o território americano e mesmo assim isso seria uma tragédia sem precedentes.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Boa noite.
Era só para dizer que de acordo com a CNN, a Rússia vai acoplar mais 18% da Ucrânia, excluindo a Crimeia.
Por isso, reforço a narrativa: tou venda a Novarussia nascer com o gémeo siamês, a PIGMEUkraine.
Aos faxineiros da OTANAZI e aos OTANinhos, espero que a dor de parto continue.
Perderam feio.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Não, diz que a Rússia pretende anexar 18%… Algo bem diferente.
É que pode haver alguém mais ingénuo que acredita no que escreve.

Mas certamente que está a ver a Rússia avançar somente em sonhos…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Todo o mundo já notou que você e um conjunto de néscios inúteis são anti-Rússia e fazem bem a faxina de modo a desvalorizar tudo o que a Rússia conquista.
Então, vai escrevendo que eu vou aceitar de modo normal as suas dores.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Valorizar a conquista de territórios em uma guerra de agressão, matando civis inocentes e criando uma proto-ditadura que prende e mata opositores?

Tem gente que valoriza os VALORES do século XXI, tem gente, igual a você, com pensamento no séc. XIX. Por isso você nunca vai entender o que nós valorizamos, enquanto nós pensamos nos teus valores como nada mais que barbarie pura e simples.

Entendeu?

Last edited 1 ano atrás by Monarquista
Bosco
Bosco
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Monarquista,
Pra esses estrumes o que vale é uma oposição ao Ocidente, que aprenderam a odiar. Nessa hora que a gente vê que toda a conversa acerca da defesa dos oprimidos, do progressismo, etc . é só balela. O grosso mesmo da ideologia é o antiocidentalismo representado pelo ódio aos EUA, RU e Israel.
No processo eles não importam qual o nível de lixo que irá antagonizar com a Civilização Ocidental desde que o faça.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Aprenderam a odiar uma ova.
Você é um faxineiro da OTAN que vai ver os seus ídolos levarem uma coça.
O resto é a conversa para enganar. Tu vai ver a Novarussia nascer e isso vai doer muito para toda a tua prosápia.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

E deixo a imagem número 2: essa destrói a narrativa dos OTANazi e OTANinhos, faxineiros de serviço, cuja derrota está a causar dores piores que as dores de parto.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Chega a ser triste…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Para um bom faxineiro, sem dúvida… vai coçando a ferida.

Nickless
Nickless
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

chama os outros de faxineiros mas é uma cadelinha do putin. hahaha

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Olha a cadelinha latindo gente.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Cadelinha é quem você chama de mamãe.
De resto, seu faxineiro, vai engolindo bem a vitória russa.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Olha só!!! Postou um gráfico da rede Aljazeera. Mas não fala nada que qualquer referendo foi realizado até hoje (22/09/2022). Estou aguardando a anexação dos territórios ucranianos ocupados ilegalmente pela Rússia. E segue a conta ofensiva …

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Vê se cuida dessa sua doença: falar coisas sem noção.
Os referendos tão ocorrendo. Do dia 23 ao dia 28.
Vai sonhando com a ofensiva e falando sobre a retoma do ZEROlensky

Realista
Realista
1 ano atrás

E a OTAN será ? haha

Junior
Junior
1 ano atrás

Eu já li que os icbms russos são mais modernos mesmos, ainda mais con o avangard em operação.

Bosco
Bosco
Reply to  Junior
1 ano atrás

Junior, Somente com a implantação do Topol no final da década de 90 é que os russos atingiram o nível tecnológico alcançado com o Minuteman introduzido no início da década de 60. Vale salientar que na década de 80 os americanos operavam o ICBM Peacekeeper (MX), bem mais avançado e capaz de levar até 12 MIRVs. Esse míssil foi retirado de operação por conta dos tratados após a dissolução da URSS ficando somente o Minutemn III representando a perna terrestre da tríade nuclear americana. Os SLBMs russos só atingiram o nível tecnológico do Posseidon do início da década de 70… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Marcelo
Marcelo
Reply to  Junior
1 ano atrás

O Avantgard ainda esta em implantação. Não está operacional.

Bosco
Bosco
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

E mesmo que o Avandard estivesse implantado aos milhares não faria diferença alguma já que as defesas ABMs dos EUA, em que pese a retórica agressiva do Putin contra o tal “escudo antimíssil” ( de modo a fazer graça para o público interno se passando por herói e defensor incansável de seu país contra os temíveis ocidentais), não é configurada para se opor a um ataque russo em larga escala utilizando veículos de reentrada balísticos convencionais.

Machado
Machado
1 ano atrás

Os europeus estão ferrados. Vão ser os primeiros a morrer como sempre no jogo de interesses norte americanos. Sempre usados como ferramenta no jogo geopolítico norte americano.

André Luís
André Luís
Reply to  Machado
1 ano atrás

Já estão pagando a conta!! $$$$$ preço da energia!!!

Bosco
Bosco
Reply to  Machado
1 ano atrás

Vão morrer primeiro mas 15 minutos depois serão os russos.

leonidas
leonidas
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Todos morrerão Bosco…rs Por isso que o Depto. de Estado norte americano não deveria ter encomendado esta guerra. Por isso que ela jamais deveria ter sido iniciada…rs A Culpa é toda do Tio San neste episódio, que acusa a Rússia de fazer o que ele mesmo fez ou seja: Invasão de pais soberano? – Iraque em 2003 (c/ provas falsas admitido por eles mesmos mais tarde rs) e Líbia em 2011. Referendo ilegal por consultar somente o povo local e não a nação inteira, com imediato reconhecimento? – Kosovo em 1999 rs A Rússia alertava o mundo sobre este eventual… Read more »

Monarquista
Monarquista
Reply to  leonidas
1 ano atrás

A Rússia alertava o mundo sobre este eventual conflito desde 2012, mas a Otan insistiu em se expandir (não a Rússia!) até seus portões cientes que como aliança militar são uma ameaça clara e direta a Moscou.”

Ainda isso? Desde 2008 a Ucrânia foi recusada na Otan.

Muda o disco, nem o filho da Putin utiliza essa desculpinha mais.

leonidas
leonidas
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Jesusamado…rs Eu não sei se você acompanhou o desenrolar dos fatos quando a Rússia estacionou tropas na fronteira com a Ucrânia, maaaas para quem acompanhou a questão colocada na mesa era uma declaração formal que a Otan não aceitaria o ingresso Ucraniano. Em tese este ingresso estaria condenado quando a Rússia (já prevendo isso) começou a intervir apoiando a insurgência no Donbass, já que não é previsto ingresso de nações na Otan com litígio em aberto. Porem estranhamente a Ucrânia insistiu no assunto, a aproximação com o ocidente estava cada vez mais encaminhada e quando interpelados durante declarações oficiais tanto… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Monarquista
Monarquista
Reply to  leonidas
1 ano atrás

A Otan iria contrariar o próprio estatuto pr ingresso da Ucrânia sim, amiguinho, confia.

Tu está confundindo União Européia (essa sim com “portas abertas” para a Ucrânia) com Otan.

leonidas
leonidas
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Eu estou confundindo? rs Quem esta confundindo as coisas é o Depto de Estado Norte Americano, mas ele pode se dar a este luxo pois quem morre são os eslavos, quem congela são os Europeus, e quem vende armas, e hidrocarbonetos a vontade são eles não é? Alias o problema da Europa não é só congelar, e perder a competitividade de sua indústria ao abrir mão do custo de aquisição do gás russo para outros fornecedores com outras realidades seja politicas ou logísticas não é? Enfim realmente tem muita confusão mas acho (só acho rs) que não e da parte… Read more »

Realista
Realista
1 ano atrás

Se a Rússia não é capaz oque impede a OTAN de mandar tropas pra defender a Ucrânia ?

André Luís
André Luís
Reply to  Realista
1 ano atrás

Não aperta essa turma não!!! hehehehehe

Monarquista
Monarquista
Reply to  Realista
1 ano atrás

O estatuto da Otan, que é uma aliança defensiva.

Se a Rússia é capaz, por que ameaçou Suécia e Finlândia e depois esqueceu o assunto? Por que não invade os estados bálticos?

leonidas
leonidas
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Aliança “defensiva” que atacou outra nação, de outro continente, soberana, que não atacou nenhum membro dela.
Só mesmo vc para levar fé neste tal “Estatuto da Otan”… rs

Realista
Realista
1 ano atrás

Pra que ONU existe mesmo ?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Realista
1 ano atrás

E se a Rússia estava tão preocupada com as etnias porque não pediu forças de manutenção da paz nas regiões “separatistas”?

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
1 ano atrás

Esse senhor está um pouco equivocado.
Quem venceria um conflito nuclear?

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Nossa! Como o Jens está valente. Provoca até arrepios! Põe macho nisso…

Neural
Neural
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Os drones Iranianos estão fazendo sucesso. Levaram um Pzh 2000 novinho hoje, junto com a guarnição. Tem o vídeo lá no grupo Intel slava

Marcelo
Marcelo
Reply to  Neural
1 ano atrás

Os Israilenses já mandaram uns equipamentos antidrones para a Ucrânia e alguns técnicos para investiģar os drones iranianos abatidos. Os Israilenses querem conhecer melhor os drones Iranianos mais modernos e saber o que o Irã ganhou da Rússia em troca dos drones. Aproveita e posta o link do PzH 2000 destruído pelo drone iraniano. Por enquanto, não acredito …

Neural
Neural
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Postando só a foto do canhão, sobraram só os pedaços do obuseiro

Marcelo
Marcelo
Reply to  Neural
1 ano atrás

Esse cano está muito curto para ser proveniente de um PzH 2000. Parece mais com o cano de um Krab. A foto não tem legenda e nem data. Os PzH não são indestrutíveis, mas é pouco provável esse destroço seja de um deles. O obuseiro da foto é um Krab. Compara os canos.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Nickless
Nickless
1 ano atrás

Claro, claro, a gente está vendo que os equipamentos russos são superiores aos da otan. hahahah

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Cara o que tu fumou?.

É da boa essa hein

Bosco
Bosco
1 ano atrás

A OTAN tem 22 submarinos SSBNs.
Sua vez. Quantos tem a Rússia?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
1 ano atrás
Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A Rússia eu acho que tem uns 12, mas se acontecer uma guerra nuclear de fato, aí tem que colocar mais uns 6 da China e supostamente mais 1 da CN, no total seria uns 19 vs 22.

Jorge
Jorge
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Russia tem mais ogivas e os misseis melhores o pessoal alienado inventa qualquer coisa mesmo

Monarquista
Monarquista
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A China sim vai ajudar a Rússia numa guerra nuclear sim amiguinho, confia…

Ajudar a tomar a Sibéria e seus recursos naturais para si, se Moscou virar pó, isso sim kkkkkk

Maurício.
Maurício.
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

A Rússia sendo atacada, num conflito entre OTAN e Rússia, por tabela a China seria atingida, e eles ficariam só olhando a radiação tomando conta de seu país, confia…

Monarquista
Monarquista
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sim, vai entrar um pouco de radiação na China, então eles vão atacar os membros da Otan com mísseis nucleares para serem retaliados também e, em vez de um pouco de radiação no deserto de Gobi (padrões dos ventos eurasianos se as cidade mais importantes russas serem atacadas) terem seu país devastado por mísseis nucleares e perderem a chance de ser grande potência mundial caso otan e russia se destruam.

Esse é o famoso xadrez 5d do filho da Putin sendo ensinado aos chineses também?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Eu não teria tanta certeza que a China ficaria apenas observando a radiação entrando em seu país, mas, eu não posso ter certeza disso, aliás, nem eu, nem você.
Quanto ao xadrez 5d, não sei quem ou se estão ensinando na China, mas se eles quiserem uns cursos, vão achar muitos jogadores no Brasil, uns até “profissionais” são.

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A Rússia tem 10 SSBNs.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, é por isso que eu disse “eu acho” já que não dá para ter certeza do número exato, até porque, nem todos estariam disponíveis para um ataque, seja do lado da OTAN, seja do lado russo.

Jorge
Jorge
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Alem de melhores misseis reconhecidos pela otan, Russia e China tem mais ogivas, já vi tnem materias que os misseis americanos são antigos dito pelo comando americano, o ocidente tenta vencer no grito rs mas quando vier a chuva de ogivas nem na Internet poderão falar rs

Monarquista
Monarquista
Reply to  Jorge
1 ano atrás

Ter mais ogivas significa o quê? 6 mil ogivas darão mais vantagem que 4 mil?

Bosco
Bosco
Reply to  Jorge
1 ano atrás

Jorge, A quantidade de mísseis, ogivas e plataformas de cunho estratégico que os EUA e a Federação Russa têm é regulada pelo tratado New START. São no máximo 1550 “ogivas” (os bombardeiros são contados como uma ogiva) para cada lado, com 700 lançadores (silos subterrâneos, lançadores móveis em terra, , lançadores em submarinos e bombardeiros) implantados. Só não entra na conta as armas lançadas pelos bombardeiros na forma de bombas e mísseis de cruzeiro. Estas não são reguladas pelo New START. Os americanos por exemplo têm 60 bombardeiros com capacidade nuclear (45 B-52 e 15 B-2) que podem ser armados… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Mais uma vez os russos pensam que vão todos ficar embaixo do colchão chorando de medo e tomam a resposta em menos de 24h…

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Nunca viste um T14 Armata parado na Praça Vermelha recusando ser deslocado para outro lugar? Nunca viste um navio russo a disparar um míssil e este cair à frente do navio não atingindo a proa por pouco, os misseis de alta pontaria podem cair 200 metros de distância entre o primeiro disparo e o segundo. Lembraste do Kursk? Os russos têm tudo de bom mas é necessário que funcionem. Mas numa guerra nuclear ninguém ganha e toda a encenação de Putin foi para cultivar a cultura do medo e como já não funciona o gás agora são as ogivas nucleares,… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Só para acrescentar que no último encontro em Samarkand, Uzbequistão, tanto o primeiro ministro da Índia como do líder chinês recordaram a Putin que armas nucleares “não” e a paz quanto mais cedo melhor, e Putin necessita mais da India e da China do que o inverso, Putin já deixou de receber 900milhões de euros diários da UE, não recebe nem um quarto da India e China e já é um pária, agora imagina também sem a India e a China.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Capacidade nuclear da OTAN:
Submarinos SSBNs:

  1. Ohio
  2. Triomphant
  3. Vanguard

Mísseis SLBMs:

  1. Trident II
  2. M45
  3. M51

Ogivas de mísseis balísticos SLBMs:

  1. W76-1
  2. W76-2
  3. W88
  4. TN-75

Mísseis ICBMs:

  1. Minuteman III

Ogivas nucleares de mísseis Minuteman III:

  1. W78
  2. W87

Bombardeiros e caças com capacidade nuclear:

  1. F-15
  2. F-16
  3. Tornado
  4. F-35
  5. Mirage IV
  6. Mirage 2000
  7. Rafale
  8. B-52
  9. B-2

Mísseis nucleares ar-sup:

  1. AGM-86B
  2. ASMP
  3. ASMP-A

Bombas nucleares de queda livre:

  1. B61-3
  2. B61-4
  3. B61-7
  4. B61-11
  5. B61-12
  6. B83
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Sua vez!

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tudo isso para o manda chuva ser chutado do Afeganistão pelos criadores de cabras? rs

Bosco
Bosco
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Pois é!
Mas precisou de apenas 2 meses para o “manda chuva” dominar todo o Afeganistão e 20 anos para ele ser chutado.
Já a Rússia parece que após 7 meses e ter dominado apenas 20% da vizinha Ucrânia será chutada em bem menos tempo.

Slow
Slow
Reply to  Bosco
1 ano atrás

“ Mas precisou de apenas 2 meses para o “manda chuva” dominar todo o Afeganistão “

Detalhe que não tinha uma aliança militar com 30 países bancando o Afeganistão ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
1 ano atrás

Uma pena! Os afegãos em 3000 anos de existência não foram capazes de criar uma rede de proteção e influência, salvo a Al Qaeda, que não ajudou muito.
Tiveram que lutar sozinhos.
Lamentável!

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
1 ano atrás

”Mas precisou de apenas 2 meses para o “manda chuva” dominar todo o Afeganistão e 20 anos para ele ser chutado.” 20 anos não, foram chutados em apenas 4 meses. Ou você já se esqueceu da cena de neguinho ”pegando rabeira” no trem de pouso, na asa dos aviões ocidentais saindo as pressas do Afeganistão? rs Na Coreia fracassaram lutando contra chineses armados com paus e pedras, no Vietnã tiveram que apelar com Napalme nem assim derrubaram o governo comunista, na Síria outro fracasso, Iraque idem, Afeganistão um vexame. Ou seja, o que adianta ter todo esse material citado se… Read more »

mac
mac
Reply to  WSilva
1 ano atrás

“20 anos não, foram chutados em apenas 4 meses.”  Quanto dá mais ou menos de 2002 a 2021 em tempo decorrido? Mais uma coisa, os americanos não foram derrotados em uma campanha. Eles simplesmente estavam de saída de lá depois de 20 anos, rendidos que deveriam ser por um exército afegão equipado e instruído pelos EUA para manter o poder num cronograma estabelecido por Trump e mantido por Biden. O problema foi que o que devia ser o plano do exército afegão garantindo a saída americana e mantendo o poder foi jogado fora com as deserções e o caos com… Read more »

Last edited 1 ano atrás by mac
mac
mac
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Fiz um comentário à esta postagem,

”Mas precisou de apenas 2 meses para o “manda chuva” dominar todo o Afeganistão e 20 anos para ele ser chutado.” 20 anos não, foram chutados em apenas 4 meses.”

e ele foi retido pela moderação. Alguma razão aparente, visto que foi um comentário racional e respeitoso, visando acrescentar ao debate como outros publicados aqui.

Poderiam dizer o porque?

mac
mac
Reply to  mac
1 ano atrás

Eu comentei que os americanos não foram chutados. Eles ficaram de 2001 a 2021 e saíram depois de um cronograma estabelecido pelo então amigo do Putin, “Don” Trump, e mantido por Biden. A ideia era uma saída escalonada, em que o suporte militar ficaria a cargo do Exército afegão, treinado armado pelos EUA. Mas tão logo os contingentes começaram a deixar o país, o Talibã iniciou sua ofensiva e os soldados regulares correram em fuga, juntamente com o ex-presidente afegão. Como dizia o gen. Colin Powell, na lição do Vietnã: “nunca lute uma guerra em que os locais não querem… Read more »

Last edited 1 ano atrás by mac
Paulo Neves
Paulo Neves
1 ano atrás

Ninguém vai vencer, todos vão perder.
Nós também!

leonidas
leonidas
1 ano atrás

Esse cara é um inapto, tudo que fala pode ser jogado no lixo…

francisco Farias
francisco Farias
1 ano atrás

OS USA pensam que em uma guerra nuclear vão passar incólume. Não terá vencedores, todos perderam..

Monarquista
Monarquista
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Os USA? Pelo que vi, quem está ameaçando com guerra nuclear é a Rússia. Estou errado?

leonidas
leonidas
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Mano, quantos anos vc tem?
Não é possível, que grau de argumentação absolutamente tosco é esse?
Santodeus… rs

Rocha
Rocha
1 ano atrás

Atenção Putinetes ! Deixem seus teclados pois é chegada a hora. Seu líder e senhor os aguarda. Corram para ajudar a grande mãe russa contra o ocidente opressor e quiçá os reptilianos. Peguem suas armas e lutem por um nobre motivo, engrossem as fileiras do invencível exército de bravatas. E nesse meio tempo, aproveitem para provar de forma inequívoca que a Terra é plana.

Renato B.
Renato B.
1 ano atrás

Que eu me lembre ninguém é capaz de vencer um conflito nuclear. É o melhor exemplo de vitória de pirro.

MARCELO
MARCELO
1 ano atrás

Seria tão mais SIMPLES…o PUTIN fazer uma FIRME e longeva aliança estratégica DURADOURA com a China, fornecendo insumos e comodites para china e vice versa.
Traria MAIS impacto psicologico no Ocidente do que essa patifaria de ameaças nucleares.
A Ucrânia quer ir para o ocidente…VÁ!
Vocês fazem a mesma coisa com a Venezuela oras..
Guerra FRIA econômica….vocês vão ver como o “ocidente” vai perder a linha rapidinho.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O coronel Gary Anderson, aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA escreve que Putin nunca errou tanto: 1) errou ao substimar as capacidades militares da Ucrânia; 2) errou ao superestimar as capacidades militares da Rússia; 3) errou ao imaginar que os EUA e os paises da OTAN fariam vista grossa à Operação Militar Especial; 4) errou ao desconsiderar a possibilidade real de uma contra ofensiva ucraniana. Essa percepção distorcida está levando as forças russas a uma calamidade, sem vitórias importantes e com perdas enormes de combatentes e de material bélico. Agora restam três caminhos para a Rússia lidar com… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

As armas nucleares e termonucleares foram desenvolvidas para nunca serem usadas. São artefatos com objetivo dissiassivo e servem para equilíbrio de poder. Todas as potências nucleares sabem disso. Putin sabe que não há vencedores em uma guerra nuclear. E Putin é um péssimo jogador de poker. Oh, desespero …

Renato B.
Renato B.
1 ano atrás

Enquanto isso, a gravidade continua sendo um perigo para pessoas importantes na Rússia. Anatoly Gerashchenko, ex-reitor do Instituto de Aviação de Moscou morreu após cair da escada. Isso foi uns 20 dias depois de Ravil Maganov, presidente do conselho da Lukoil, maior empresa privada de petróleo da Rússia, cair de uma janela.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Fonte: Twilight Zone.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 ano atrás

Estava lendo os comentarios, vamos la…. Oque garante que a Russia sofreria uma devastação nuclear se tivesse usado na Ucrânia? Nada garante. EUA e UE somente podem usar deste meio, se forem diretamente alvos, ai sim servindo a retorica de de atacar pois foi um alvo direto. Mas e se não tiverem sido diretamente atacados? Como vão justificar? No momento que lançassem seus misseis, para retalhar um ataque que a Ucrania ou outro qualquer sofreu, tanto EUA como UE passariam a posição de AGRESSORES, não importando os motivos. Esse é o fato. Esse argumento é oque faz a questão nuclear… Read more »

Zezão
Zezão
Reply to  Carlos Eduardo
1 ano atrás

Carlos, o problema de Putin é que a OTAN possue a capacidade de destruir o exército russo que está na Ucrânia sem precisar recorrer as armas nucleares, ou seja, o ônus de escalar pra um conflito nuclear total seria inteiramente dos russos. Num hipotético ataque convencional da OTAN contra soldados russos na Ucrânia, será que os militares russos iriam querer escalar pra uma guerra de destruição mútua, sabendo que não é o território da Rússia que está sendo atacada? Nesta situação, a propaganda politica do governo russo de que a Criméia, Donetsk e Lugansk são territórios russos perde total sentido,… Read more »

Fábio Mayer
Fábio Mayer
1 ano atrás

Esse pessoal “pró Putin” tá doido por uma guerra nuclear.

Então vão lá… senhores adoradores de ditador. Podem se engajar no exército do Putin e vão lutar na Europa, morrer na linha de frente. Porque seus parentes, amigos, animais de estimação e conhecidos, vão morrer na sequência de um conflito nuclear do mesmo jeito.

Mas ao menos vocês morrerão felizes por apoiarem o ditador Putin contra os países imperialistas do ocidente!

Zezão
Zezão
1 ano atrás

Putin está desesperado e acha que alguns desinformados acreditarão, isso é lorota!

Se militarmente fosse útil no cenário ucraniano, os russos já teriam usado uma bomba termobárica equivalente a uma nuclear tática, sem precisar violar nenhuma convenção internacional sobre o uso de armas nucleares.

A Rússia possui a FOAB (Папа всех бомб”, Пвб) “Father of All Bombs”, que não é uma armas nuclear tática mas tem o mesmo efeito.

A FOAB é muito semelhante à GBU-43 (MOAB), que equivale a uma bomba nuclear tática M-388 da época da Guerra Fria.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A OTAN já avisou que não vai reconhecer referendos fraudados. A Ucrânia já disse que também não vai reconhecer os referendos fraudados. A Ucrânia continua avançando na contra ofensiva. O Putin deve estar putin.
https://www.reuters.com/world/europe/nato-says-it-will-never-recognize-russias-sham-referendums-ukraine-2022-09-22/

Adriano Madureira
Adriano Madureira
1 ano atrás

“Rússia não será capaz de vencer um conflito nuclear”…

Mas otan terá não é?!

comment image

Duarte
1 ano atrás

Ninguém será capaz! ninguém!