Plano de Lula para Defesa prevê Guarda Nacional e despolitização das Forças Armadas após Bolsonaro

167

‘Não quero general de esquerda, mas legalista e consciente’, diz Celso Amorim; militares pedem diálogo, não vingança

Por Marcelo Godoy – Estadão

Modernizar as Forças Armadas em razão da nova realidade geopolítica mundial ditada pelo conflito da Ucrânia e afastar os militares da política. Essa é a estratégia do PT para tentar recuperar o diálogo institucional com a caserna em um eventual terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não quero general de esquerda, mas legalista e consciente de seu dever”, afirmou ao Estadão o ex-ministro da Defesa e ex-chanceler Celso Amorim. Ele disse considerar como “passado” a Comissão Nacional da Verdade (CNV), um dos principais motivos de atrito entre o partido e os militares no governo Dilma Rousseff. “O momento é de normalização. Vivemos um momento da CNV, que foi necessário. Esse momento está superado. Não vamos mexer mais nisso.”

Para Amorim, a situação a ser enfrentada hoje é outra. “Em termos de programa, vivemos em uma situação tão anormal agora que é preciso recuperar a normalidade. Essa é a primeira coisa. Despolitizar as Forças Armadas e elas passarem a se dedicar à sua tarefa principal – que eu sei que não é a única –, que é a defesa da Pátria. E isso passa pela modernização das forças.”

Um futuro governo de Lula e Geraldo Alckmin (PSB), segundo ele, deve usar a Defesa como forma de desenvolvimento tecnológico, com a construção de aviões, embarcações e mísseis nacionais. “Cada vez mais os acordos comerciais vão cercando outros instrumentos de política industrial, mas não os de Defesa. Defesa está fora da OMC (Organização Mundial do Comércio).”

Formuladores de propostas petistas para a Defesa defendem ainda a criação de uma Guarda Nacional para atuar em crises ligadas à segurança pública – afastando, assim, o instrumento da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando integrantes das forças assumem o policiamento ostensivo –, além da busca de alianças regionais para a dissuasão de ameaças extrarregionais. O candidato petista encomendou sugestões a um grupo de especialistas.

Ex-presidente Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), Manuel Domingos Neto é um dos consultados. De acordo com ele, estuda-se ainda a estruturação de uma polícia de fronteira, de uma polícia florestal e de uma guarda costeira.

Domingos Neto defende, ainda, um modelo de transição para a profissionalização das Forças Armadas que abandone o alistamento obrigatório, a exemplo dos Exércitos europeus e dos Estados Unidos. “É preciso uma nova concepção de Defesa que obedeça a quatro princípios: coesão nacional; amizade com vizinhos; capacidade científica e tecnológica; e forças coerentes com esses pontos.”

Desconfianças
Porém, as desconfianças entre petistas e militares contaminam o debate sobre o tema. Ao mesmo tempo que Amorim e Domingos Neto procuram um diálogo institucional, setores do partido continuam a tratar os militares como um “puxadinho” do governo Jair Bolsonaro (PL). É o que mostra, por exemplo, resolução aprovada pelo Encontro Nacional de Direitos Humanos do PT, em 12 de dezembro de 2021.

No documento, lê-se que “a atual cúpula das Forças Armadas é cúmplice desta conduta do governo Bolsonaro”. De acordo com o texto, “não há como separar as Forças Armadas da catástrofe que é o governo Bolsonaro.”

O texto provoca calafrios nos generais da ativa. Sob reserva, muitos acusam o PT de cegueira, de ser incapaz de diferenciar Forças Armadas e Ministério da Defesa. Lembram da postura institucional assumida por comandantes na atual gestão, como o general Edson Leal Pujol, o que lhe custou o cargo. E nenhum deles mais tem paciência para responder a perguntas sobre golpe e consideram até desrespeitoso que alguém acredite que seriam capazes de embarcar em uma aventura.

Generais também afirmam ter disposição para o diálogo institucional e de buscar a modernização desde que isso não seja usado apenas para diminuir o poder das forças, retirando-lhes tarefas ligadas à segurança interna, promovendo uma espécie de vingança do partido pela participação de militares na gestão Bolsonaro.

Também dizem acreditar ser difícil copiar o modelo americano de Forças Armadas e encontrar recursos para montar uma guarda costeira ou o abandono da conscrição (serviço militar obrigatório) em nome da profissionalização. E reafirmam que a prioridade deve ser a busca de um orçamento da Defesa que saia de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2%. Os militares dizem que isso deve ser precedido de amplo debate para que o projeto para a Defesa seja uma política sobretudo de Estado, não apenas de um governo.

Há ainda aqueles que criticam de imediato as alterações no modelo atual das Forças. “Ele é o mais viável para o País, pois otimiza recursos”, afirmou o deputado federal e general da reserva Roberto Peternelli (União-SP), que disputa a reeleição e apoia Bolsonaro. Ele citou como exemplo de sucesso a manutenção do controle aéreo com a Aeronáutica. Peternelli concorda, no entanto, com a aposta na produção de material bélico nacional diante da dependência de equipamentos estrangeiros, como no setor de helicópteros.

Diálogo interrompido

O diálogo entre as forças políticas e o Exército foi interrompido durante a campanha eleitoral por determinação do general Marco Antonio Freire Gomes, atual comandante do Exército. Ele decidiu que a força deve manter distância, nesse período, de políticos e empresários para preservar a instituição.

Interlocutor de parte desses generais, o professor de Filosofia Denis Lerrer Rosenfield afirmou que quatro pontos são fundamentais para os militares no diálogo institucional: “A manutenção da Lei de Anistia, não se deve reabrir a Comissão Nacional da Verdade, nem alterar o sistema de promoções dos generais ou o currículo das academias.” O recado tem um alvo certo.

Em 2016, documento do PT que avaliava as razões do impeachment de Dilma afirmava: “Fomos igualmente descuidados com a necessidade de reformar o Estado (…) modificar os currículos das academias militares; promover oficiais com compromisso democrático e nacionalista.”

Distância
É deste documento, aprovado então pelo Diretório Nacional do PT, que a campanha de Lula pretende se distanciar. Domingos Neto foi ainda mais longe. Para ele, é “besteira mudar o currículo”. “Quem botou isso prestou um desserviço. O currículo é estabelecido em função da missão.” De acordo ele, todas essas propostas levadas a Lula devem ser estudadas e debatidas em um grupo que deve apresentar um projeto de modernização do Ministério da Defesa.

Já Amorim defendeu até mesmo a postura de Pujol durante a pandemia de covid-19. “Ele me pareceu muito legalista. Seguiu a ciência e a racionalidade”, afirmou. Entre seus interlocutores estão o general Enzo Peri, ex-comandante do Exército, e o almirante Julio Soares de Moura Neto, ex-comandante da Marinha.

Na campanha de Lula existe a ideia de que a mudança de comando das forças leve em consideração o critério da antiguidade. São bem-vistos oficiais com postura institucional consolidada, como o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, atual comandante militar do Sudeste, que foi ajudante de ordens de Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso.

Dessa forma, os petistas querem passar um outro recado. Não pensam em repetir no Brasil a experiência de Gustavo Petro, na Colômbia, que escolheu o comandante do Exército daquele país entre os oficiais generais mais modernos, forçando assim a passagem para a reserva dos demais.

Pela tradição, Petro devia ter nomeado o mais antigo em substituição a Eduardo Enrique Zapateiro Altamiranda, após bate-boca entre os dois em uma rede social, ainda durante a campanha eleitoral. O então candidato acusava generais de estarem na folha de pagamento de narcoterroristas do Clã do Golfo. O general o desafiou a apresentar provas e sugeriu que Petro fosse corrupto.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

167 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mr. Guara
Mr. Guara
1 ano atrás

Tirando a parte de uma nova Guarda Nacional e Costeira, e analisando o fato superficialmente e sem um vies politico, eu concordaria com essa proposta.

AMX
AMX
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

A Marinha já faz o serviço de guarda costeira, não há porque criar mais um órgão.

André Souza
André Souza
Reply to  AMX
1 ano atrás

É por isso que nossa Força Naval nunca vira uma Força Naval de verdade.

Bille
Bille
Reply to  André Souza
1 ano atrás

Na minha humilde opinião faltam um senso de propósito, de essência de existência. As FA Brasileiras querem se posicionar como forças combativas de elevado nível que, em termos de benchmark, é como se estivessem visualizando um combate expedicionário. Nosso “cenário” (político) não é esse. Nesse contexto, a MB teria necessidades mais voltadas para a defesa do mar territorial e ZEE, a FAB a manutenção da defesa dos 22k km2 e o EB a manutenção da integralidade territorial e fronteiriça. Nosso viés político (na acepção dos objetivos) é não expansionista e pacifista, ou seja, voltado para defesa interna. Dito isso nossas… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  AMX
1 ano atrás

Marinha não faz bem nem a obrigação dela, ainda mais de guarda costeira.
Passou da hora dela largar o osso e se concentrar no que ela realmente deveria fazer !

BK117
BK117
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

Concordo contigo. Propostas boas, mas pra quê criar uma guarda nacional para operações de GLO se existe a Força Nacional de Segurança Pública?

Edimur
Edimur
Reply to  BK117
1 ano atrás

Talvez para ser igual a guarda do Maduro kkkkkk que M…

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  BK117
1 ano atrás

A força nacional nada mais é do que um “empréstimo” de agentes de vários estados no caso de necessidade extrema.
Em teoria ela só existe no papel porque ela não tem bases, agentes fixos etc.
Como a Guarda nacional norte americana por exemplo !

Sargento
Reply to  BK117
1 ano atrás

Tanto a Força Nacional de Segurança Pública como uma futura Guarda Nacional são tentativas de criar uma milícia como na Venezuela, seus comandantes estarão alinhados com o partido (PT).

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  BK117
1 ano atrás

em breve o lula vai acabar com toda essa palhaçada e ai a renda de todos será igualada e a total extinção da direita,e nossas escolas vão mostrar q cada criança deve escolher o seu genero ou até mesmo deixar as identidades sem genero até escolherem, e bem com tbm uma implantação de leitura socialista na aman por exemplo…vamos vencer

Last edited 1 ano atrás by horatio zhirinovsky
BLACKRIVER
BLACKRIVER
Reply to  BK117
1 ano atrás

Simples;
Para ter mais concursos públicos e cargos de confiança.

Moises
Moises
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

As propostas são boas. As forças armadas só tem a ganhar com um governo estável. Independente se é de centro-esquerda(PT) ou conservador.

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

em breve o lula vai acabar com toda essa palhaçada e ai a renda de todos será igualada e a total extinção da direita,e nossas escolas vão mostrar q cada criança deve escolher o seu genero ou até mesmo deixar as identidades sem genero até escolherem, e bem com tbm uma implantação de leitura socialista na aman por exemplo…bem como uma guarda nacional sem vies conservador,vamos vencer

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

Nada do que ele promete me seduz. Quem já mandou por 16 anos e nada fez, não é agora que fará.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Perfeito militar e padre devem ficar fora da política…ou pede exoneração para concorrer…
Sobre religião estado é laico..sou ateu e não sou representado..mas faz parte agora essa baboseira de acima de todos é meu pau de óculos.

Oseias
Oseias
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Você não precisa ser desrespeitoso com quem acredita em algo ou tem fé. Você não deveria julgar que todos os cristãos são iguais, e até onde sei o estado é uma extensão de seu povo e a julgar pela democracia que vivemos a maioria vence, e o povo brasileiro em sua maioria é cristão e se você que liberdade para falar, tenha responsabilidade ao fazer, pois primeiro vem os deveres para depois os diretos e não o contrario. Quer ser respeitado por suas escolhas, então respeite a maioria do povo brasileiro.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Oseias
1 ano atrás

Então, pois bem, respeite o vencedor das eleições.

Oseias
Oseias
Reply to  Ricardo
1 ano atrás

As eleições já acabaram? Já existe um vencedor? Em que momento fui desrespeitoso com o futuro eleito que ainda nem existe? Quando fui desrespeitoso com alguém? E para vc que não sabe a bíblia nos ensina que devemos honrar nossos lideres, pois se ele está lá é vontade de nosso senhor, pois nada acontece sem a sua permissão. Voto amigo é apenas uma permissão temporária, não é cheque em branco. Eleitor não é numero, mas sim fiscal de quem trabalha para nós. É nosso dever como cidadão e eleitor fiscalizar o poder publico, dentro das leis e das regras democráticas.… Read more »

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Pela sua lógica então professor deveria ficar fora de política também, afinal lugar de professor em sala de aula, sindicalista também não pode participar,afinal lugar de sindicalista e em sindicato, padeiro também não pode, afinal lugar de padeiro e na padaria…e por aí vai.

Last edited 1 ano atrás by Capa Preta
Luciano
Luciano
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Boa noite. Fazendo uma paráfrase, quantas divisões tem um professor ou um sindicalista?

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Um sindicalista eu não sei, mas costumam ter milhares de agitadores, mas agora te garanto que sem um professor não se forma um general de divisão, um mestre bom ou mau intencionado e o que pode definir se um líder pode ser um ditador ou um estadista ,tanto que o aparelhamento da educação e alvo primordial de toda uma engenharia social.

“Se querem uma revolução,não ataquem tanques e soldados, ocupem as escolas”
Antônio Gramsci

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Mas ele escreveu que para concorrer tem que pedir exoneração.
Também partilho da ótica dele, cada um no seu quadrado.
O presidente antes de tudo é representante do país e sendo assim ele não deve expressar sua religião, gosto por time de futebol etc.
Deve fazer em suas horas de lazer.
Agora é o cúmulo do absurdo o que vem acontecendo, culto religioso no planalto, militares ainda em serviço na política, perseguição religiosa, racismo da pereira dama etc.
Em um país sério ele já teria sido caçado na menor das hipóteses.

AMX
AMX
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

“não sou representado”…. ai, tadinho dele…

Militares e padres também fazem parte da sociedade.

Last edited 1 ano atrás by AMX
WSilva
WSilva
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

”Sobre religião estado é laico..sou ateu e não sou representado”

E nem precisa ser, porque se for, se torna outra religião. rs

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Kkkkk

glasquis 7
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Vc até que estava indo bem ate…

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Concordo o a despolitização. Nunca deveriam ter entrado, isso só minou aquela antiga imagem do “militar incorruptível e moral” que tinham. Agora viraram motivo de piada e desconfiança de grande parte da população.
Vão penar muito pra trazer essa antiga imagem de volta, só não vê isso que vive em bolha politica.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Guarda nacional seria mais uma tentativa de ter uma guarda partidária. Mas mesmo se esse sujeito ganhar, na base da manipulação de certas mídias em concluio com institutos de pesquisas, ficaria isolado, não conseguiria passar nada disso e muito provavelmente acabaria levando o “golpe” do vice.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Os EUA tem uma guarda nacional e não são partidárias.

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

foi o q a venezuela disse ao criar a GNB

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Mas daí você teria que ir lá para o século XVII e entender a história da criação da Guarda Nacional Americana, antes mesmo da independência dos Estados Unidos.

Vou te adiantar, ela não foi criada por um partido político.

O Lula quer mesmo é formar uma Guarda Bolivariana, só que se ele colocar esse nome, vai ser muito explícito.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rafael Cordeiro
1 ano atrás

Ele criou a força nacional de segurança pública, me diga quantas vezes a FNSP foi usada para instaurar o comunismo no Brasil?

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Eu penso nisso desde o anúncio dessa “parceria”, o PSDB não consegue chegar a presidência pois não tem nenhum nome de peso para o cargo, emplaca um vice com Lula, “volta à cena do crime”, expõe o crime (pelo lado de dentro e não mais como “oposição”) e assume o cargo máximo. Pode ser fantasioso, pode, mas é factível, ainda mais se tratando da política brasileira.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Ate que as propostas são boas e não devemos nos esquecer que ate hoje, todos os programas de aquisição que estão ai foram elaborados e implementados pelo PT. O único que teve inicio no atual governo e ainda indefinido e o de MBTs e Blindados de reconhecimento 8×8!

PACRF
PACRF
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Realmente são fatos: SISFRON, compra dos caças/desenvolvimento do KC-390, construção das fragatas, construção dos submarinos convencionais/nuclear e compra do NAM Atlântico foram todos concebidos antes do atual governo, que se esmerou na tentativa de cooptar as nossas FAs para seu projeto político.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Em menos de 4 anos do atual governo tivemos uma crise mundial de COVID e a política do “fique em casa, a economia a gente vê depois!”, logo em seguida Guerra Rússia-Ucrânia e mesmo assim ainda querem que o governo abra novas frentes de projetos nas Forças Armadas?

Estão mantendo grande parte do que foi contratado, isso por si só já é uma grande vitória!

Em outros governos, por muito menos cortaram diversos projetos das FAs.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Vão é venezuelar com força, esqueçam o bla bla bla do condenado.

Perseguição igual os amigos cubanos e nicaraguenses fazem com os cidadãos…

Essa será a guarda nacional.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Os marxistas lutam pela classe oprimida até conseguir o poder e o controle. A partir dai de defensores dos oprimidos passam a ser opressores e a revelarem sua verdadeira face, não passa de mais um movimento de motivações atrozes. Mas desde Stálin que é assim mesmo, aqueles que falam de intolerância, são os mais intolerantes, os que falam de paz, semeiam guerra. Só precisamos ler a história. Tudo se resume sempre ao poder pelo poder. O poder para controlar as pessoas ao bel prazer. Infelizmente é muito comum que o pensamento totalitário enxergue totalitarismo no outro que não comunga da… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Fonte : Vozes da Minha Cabeça

ODST
ODST
Reply to  QUEIROZ
1 ano atrás

Fonte – A queridinha do Mula e seu bando:

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  ODST
1 ano atrás

Delação pra ser válida tem que ter prova … não adianta nada um juiz fala tipo Moro fala que só vai aceitar se a pessoa citar tal nome ..

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Devolução do dinheiro roubado serve como prova?

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  Rafael Cordeiro
1 ano atrás

‘Imobiliária Bolsonaro’ tem que explicar compra de 51 imóveis em dinheiro.

ODST
ODST
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

O bandidão mafioso foi condenado por mais de 10 juizes, em todas as instâncias, com aumento da pena e nunca foi inocentado, mas o Lerdo aparentemente quer saber mais do que todos esses juízes

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  ODST
1 ano atrás

Após pressão e exposição, porteiro do “seu Jair” muda o depoimento

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Rapaz, você viveu 14 anos sob governo do PT e nada disso que vc fumou aí aconteceu.

Agressor's
Agressor's
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Se hoje estamos assim, 14 anos de PT ajudou. Estiveram por 14 anos no poder e não fizeram as mudanças estruturais e estratégias para reindustrializar o país, mantendo toda a podridão institucional que amplificou a financeirização da nossa economia. “braziu, um país de todos”! Menos do povo brasileiro que continua escravizado ; mas não mais, amordaçado e nem acorrentado…

ODST
ODST
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Tentativas não faltaram. Pesquise, estude os projetos autoritários que o PT tentou passar no Congresso e que foram rejeitados, inclusive projetos de controle da mídia.

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  ODST
1 ano atrás

Quais? cite um….

ODST
ODST
Reply to  QUEIROZ
1 ano atrás

Tem preguiça até de fazer uma pesquisa, cara?! Tá parecendo o Jaiminh… Quer dizer, o Haddad.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

“Venezuelar as forças” é o que o Bolsonaro vem fazendo. Apontando militares aliados para cargos públicos. Já viu quantos militares estão no governo da Venezuela?

PACRF
PACRF
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Todos cooptamos pelo poder político, primeiro com o Chaves e depois continuou com o Maduro. Outro exemplo de “venezuelização” é essa história de CAC, que nada mais é do que a distribuição a esmo de armas e munições para as pessoas se “defenderem”, não sabemos exatamente do que. Afinal, a Segurança Pública é uma atribuição do Estado, e não dos indivíduos.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  PACRF
1 ano atrás

“Outro exemplo de “venezuelização” é essa história de CAC,…” Na Venezuela os aliados do Governo (ditatorial) receberam armas compradas pelo próprio Governo para formarem as milícias bolivarianas, bem diferente daqui, onde o governo não distribuiu uma arma ou munição sequer, assim como não importa em quem você votou ou deixou de votar. Fiz todo o processo burocrático e em nenhum momento perguntaram em quem eu voto, ou seja, quem votou no PT, do Hugo Chaves e cia. também pode comprar uma arma, porém vai comprar uma pra ele e mais 3 para o Estado através da cobrança abusiva de impostos… Read more »

mendonça
mendonça
Reply to  PACRF
1 ano atrás

errado meu caro, pois todos tem direito a ter armas ,principalmente em suas casas , nos EUA por exemplo, existe segurança , como aqui ,la tambem tem as policias , e o cidadao pode comprar armas , quase todas residências americanas tem arma . e la não é uma venezuela . quer dizer então que o sujeito invade sua casa estupra sua mulher , mãe , filha , ai voce vai e liga para a segurança publica , simplesmente pelo fato de não ter uma arma e ter impedido , ai sim depois aciona a policia . á menos que… Read more »

Ted
Ted
Reply to  mendonça
1 ano atrás

Na Suica quase todos tem um fuzil automatico em casa. Defesa pessoal

glasquis 7
Reply to  Ted
1 ano atrás

E pedem mais rigidez no controle das mesmas. Em 2019 foi aprovado numa proporção de 2 pra 1 o controle estrito de armas no país.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Muito bom. Armas não matam sozinhas. Os estúpidos que as têm o fazem.

Tomcat4,4
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Guarda nacional(MST e MTST), quem ainda consegue acreditar no PT e pior no Lula, me perdoem mais ou é absurdamente inocente/sem instrução e desprovido de um mínimo de informação sobre tudo o que se fez de roubos etc no Brasil(e falo pois era petista roxo mas aprendo com meus erros)durante quase 16 anos no governo ou é mal caráter,oportunista e se lixa pro povo que carrega este país nas costas.

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Pode ser a turma do Queiroz ou Do capitão Adriano. Milagre econômico de comprar mais de 50 imóveis com dinheiro vivo.

PACRF
PACRF
Reply to  QUEIROZ
1 ano atrás

Uma verdadeira lavanderia de dinheiro público, obtido por meio das famosas “rachadinhas”.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Procure o ranking das rachadinhas aí no Google…

Vou adiantar, tem um Deputado do PT em primeiro, com o desvio de R$ 49,3 milhões contra R$ 1,2 milhões de Flávio Bolsonaro.

Pra mim os dois e o restante da lista deveriam estar presos, mas estamos no Brasil, onde o líder do maior esquema de corrupção já descoberto no país concorre ao cargo de Presidente e ainda conta com o apoio de um bando de doutrinados.

PACRF
PACRF
Reply to  Rafael Cordeiro
1 ano atrás

Um erro não justifica outro erro.

ODST
ODST
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Ele não justificou, apenas mostrou que do outro lado tem coisa muito, mas você passa pano e se concentra em troco de pinga

ODST
ODST
Reply to  ODST
1 ano atrás

*tem coisa muito pior

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Incrível como as pessoas filtram apenas a parte que lhes interessa, volte no texto que eu escrevi e veja a parte: Pra mim, os dois e o restante da lista deveriam estar presos, …

ODST
ODST
Reply to  PACRF
1 ano atrás

O que é rachadinha perto das propina da Odebrecht?

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  ODST
1 ano atrás

Moro queria R$ 2,5 bilhões da “fundação Dallagnol”

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  QUEIROZ
1 ano atrás

Mestre Queiroz,

Se não sabe a diferença entre “moeda corrente” e “dinheiro vivo”, vai continuar acreditando nas mentiras que a mídia inventa.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Roberto Bozzo
1 ano atrás

Mestre Décio, Errado, o grupo foice está induzindo as pessoas a erro. Trabalho na área imobiliária a 12 anos, acho que sei do que falo. Moeda corrente é dinheiro do Brasil, o Real….se ele pagasse em Dólar seria Moeda Estrangeira. A forma de pagamento é que define se é dinheiro em espécie, cartão de crédito, boleto bancário…. Ainda assim, pegaram informações de pessoas, como um ex-cunhado que separou em 2013 e que é dono de empresas, de novos maridos das ex-esposas do Presidente que são pessoas bem sucedidas. Aliás o grupo Uol fez a checagem pra confirmar uma reportagem do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Roberto Bozzo
QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  Roberto Bozzo
1 ano atrás

Se for da Jovem Klan e do Grande Olavão acredito

Lucas
Lucas
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Não amigo.
Muitos que votaram no Lula foi pq acham ele menos pior que o Bolsonaro.
A postura do Bolsonaro na pandemia incomodou muitas pessoas. Fora todas as coisas que ele nunca se prestou a explicar direito.
Definitivamente não colocaria minha mão no fogo por ele.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Toda essa viagem que vcs falam aí, de comunismo, opressão, etc. não aconteceu nos 14 anos de governo do PT. Na área econômica, no governo Lula o presidente do Banco Central foi o Meirelles, ex-presidente do Bank of Boston. O Ministro da Indústria e Comércio foi o Luis Fernando Furlan, executivo que levou a marca Sadia a ser o que é, o Ministro da Agricultura foi o Roberto Rodrigues, uma das pessoas mais respeitadas do agronegócio. No governo Dilma o Ministro da Agricultura foi o maior produtor de soja do mundo. Todos esses estavam aparelhados para oprimir o povo brasileiro… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Está equivocado. Venezuela, Nicarágua e Cuba não podem ser comparadas conosco, por não poderem ser consideradas democracias livres. Ontem, nosso país deu uma demonstração inequívoca da escolha de seus cidadãos pelo Estado Democrático de Direito, consagrado como cláusula pétrea na nossa constituição de 1988.

Lucas
Lucas
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Você está afirmando o que não sabe.
Agindo como um fanático.

Matheus
Matheus
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Quase 15 anos de governo PT e nada perto disso aconteceu.
Não estou negando os escandalos de corrupção ou os vários outros erros durante esses governos.

Mas voces tem que parar com esse papo de maluco e tirar o chapéu de aluminio da cabeça, poís é por causa de imbecilidade dessas que a direita nesse país virou motivo de chacota e foram colocadas de escanteio junto com escórias.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Boa noite, besteira.

Ted
Ted
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Olha os mercenarios cubanos voltando a frequentar o palacio do planalto. O servico de inteligencia do exercito acompanha de perto os movimentos petista.

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  Ted
1 ano atrás

Fonte: Vozes na minha cabeça.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Abre a mente cara .. é mt lavagem cerebral que sofreu né ..

Jota Ká
Jota Ká
1 ano atrás

Concordo,
principalmente no que tange à criação das milícias federais para cuidar da segurança pública.
1,5%, 2% do PIBão … eu acho muito … vale para OTAN, que enfrenta ameaças concretas. Para um país da América do Sul, sem ameaças, 1% está de bom tamanho. O resto, que vá pra saúde, educação, bolsa-família, segurança pública, etc.

Last edited 1 ano atrás by Jota Ká
Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Jota Ká
1 ano atrás

Acho que aí só faltou corrigir um “pequeno” ponto: Nós não temos o PIB das grandes forças da OTAN mas temos uma extensão territorial maior que a Europa. Creio que 1.5 ~ 2.0 é uma porcentagem realista.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

‘Não quero general de esquerda, mas legalista e consciente’, diz Celso Amorim

Eu vou explicar com uma expressão para um bom entendedor.
Vão “VENEZUELAR” e criar sua própria guarda como todas as DITADURAS ou autocracias fazem para se proteger quando querem se perpetuar no poder, a história está aí provando oq estou dizendo, caí nessa lorota só quem quer depois não reclame que não foi avisado.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
sub urbano
sub urbano
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Bolsonaro já fez isso. Usa as FAs para ameaçar seus opositores e as instituições da República.

Alessandro
Alessandro
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Argumento fraquíssimo que dá até vontade de perguntar quem são os opositores e a instituição pública que teve seus direitos reprimidos ou teve alguma prisão decretada pela FAs em nome do governo Federal, mas como eu sei que você não terá essa resposta pq isso é só mais uma retórica mentirosa repetida mil vezes, então “sub urbano” finge que não viu meu comentário Senão exponho a lista de PRESOS e de pessoas que tiveram a vida reviradas da noite para o dia com quebra de sigilos bancários, telefônicos, material apreendido pela PF baseado em NOTÍCIAS da mídia, e crime de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
sub urbano
sub urbano
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Será porque fizeram declarações abertas contra a democracia? Como ataques sem fundamento ao sistema eleitoral? Em qualqur outro país decente seriam fuzilados. O Brasil é uma uva!!!!! Nego ta preso nos EUA só por fantasiar de burro e entrar no capitolio. Aqui o cara vai na porta do quartel com 500 mil pessoas, pede golpe e não dá nada! kkkk casa da mãe joana.

Alessandro
Alessandro
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

“Será porque fizeram declarações abertas contra a democracia? “

Então vai ter que prender muito esquerdista por aí, mais uma listinha pra mim expor aqui notícias de políticos do petê, pisol, PCdoB, PDT e etc. que desafiaram a democracia brasileira ao longo do tempo e nunca aconteceu NADA contra eles.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
sub urbano
sub urbano
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

finge de sonso não, rapaz!

Alessandro
Alessandro
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

De forma alguma, estou aguardando de você quem as FAs em nome do governo Bolsonaro reprimiu ou mandou prender.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Em nome das FAs eu não sei, mas a ABIN e a PF foram até atrás de um cara colocou no Outdoor “Bolsonaro não vale nem um Pequi roído”.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Cancelar outdoor? Meus Deus chamem a OTAN que a República está em perigo rsrs… Coloco um monte de notícia desse tipo bem recente que o TSE usando a PF ou MP a pedido da esquerda cancelou um monte de outdoor por aí a favor do Bolsonaro ou tbm mostrando umas verdades do Lula, então tenta outra. No fundo vcs sabem que as FAs não mexeu um dedinho mindinho pra ajudar o Bolsonaro pq eles não querem se meter nessa polarização política, mas a esquerda em todo mundo (a história prova isso) sempre teve esse sonho molhado de ter sua própria… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Não ajudaram e tavam querendo apuração paralela de votos por eles. Do nada as forças armadas saem com essa sem um dedo mindinho do banana do Planalto, tá bom….

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Apuração paralela lá dentro do TSE com os técnicos deles, do TCU, e da PF juntos, completa a informação aí meu caro.

Ninguém estava fazendo nada as escondidas pra favorecer X ou Y, pare de colocar pelo em ovo.

Foi uma sugestão por mais TRANSPARÊNCIA nas apurações, e no fim o Xandão não aceitou e as FAs acataram a decisão dele, fim do drama.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Ted
Ted
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Novos eleitos: Deltan Dalagnol, Zetrovao, Mourao, Tamares, Marcos Pontes, Sergio Moro, Seif, segura a onda petezada…

PACRF
PACRF
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

O atual governo tem também sua própria “guarda nacional”: os CACs.

Alessandro
Alessandro
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Quer dizer então que todos os CACs são bolsonaristas?

Que “guarda nacional” mais xinfrim essa do governo, não conseguem nem proteger seus perseguidos políticos pelo STF.

Enquanto isso o MST/MTST mete fogo, invade propriedade privada e consegue manter seus políticos de estimação fora da cadeia.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Por que Lula foi preso então? Caiu por terra tua argumentação.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Os CACs prenderam ele?

Ele foi julgado e condenado em 3 instâncias ANTES do Bolsonaro vencer as eleições em 2018 e a lei do porte de armas para CACs passar no congresso, que aliás nem passou ainda, está no modo consulta.

Achei que fosse mais informado.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Não cara, lê direito, meu Deus, você disse que o MST não deixava seus políticos serem presos, me diga por que o MST não salvou Lula da cadeia?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

E tem alguém que foi condenado preso hoje? Todos estão soltos, e o interessante que até hoje nenhum desses líderes desses invasores foi preso, recentemente um atacou um menor de idade na frente da PM que não conseguiu atuá-lo e fazer a prisão em flagrante pq vários baderneiros cercaram protegendo. Lembrei tbm do episódio que um desses grupos radicais ligados a esquerda ameaçou expor nas redes sociais o endereço de parlamentares votasse contra um projeto lá que não favorecia eles, é sempre assim, a violência desse pessoal sempre tem uma justificativa e a imprensa CALADA, mas a culpa é das… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

“É porque está na constituição que a propriedade privada tem que respeitar a sua função social”

Sim é verdade, oq prova que nossa constituição é uma bela MER… soviete tupiniquim

Mas me tira uma dúvida, a Bovespa é considerada um monte de terra improdutiva? Pois recentemente tivemos um episódio lamentável onde o MTST invadiu e fez ameaças aos funcionários nessa instituição, não seria contraditório essa relação “respeito a função social” com invasão a terras improdutivas?

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Se a esquerda realmente tivesse interesse em transformar terras ou imóveis improdutivos em produtivos, não precisaria invadir nada, era só na canetada fazer como o Bolsonaro fez nesses 4 anos, pegar terras do governo paradas e passar a escritura para essas famílias e não transformá-los em um mini exército fajuto pra servir de MASSA DE MANOBRA para fins políticos. Teve ex-MST que chorou ao receber essa escritura, e alguns que foram AMEAÇADOS se aceitasse receber, essa é a “função social” desse tipo de gente. Quem quer faz, não fica fazendo promessas e não as cumpre. Então pare de usar a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
sub urbano
sub urbano
Reply to  PACRF
1 ano atrás

E atiram melhor que qualquer militar ou policial. Gostam de treinar e são a vibração em pessoa kkk

Patrício
Patrício
1 ano atrás

Perfeito.
Militar que quiser discutir política tem de largar a farda.
Simples e direto.

Pablo
Pablo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tu nao precisa te preocupar, teu país e a Rússia. Do Brasil cuidam os brasileiros.

Patrício
Patrício
Reply to  Pablo
1 ano atrás

E lá militar não manda.
Obedece.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E por isso morrem as centenas em umm solo estrangeiro sob ordens de um lunático.

Tomcat4,4
1 ano atrás

Só de este ser vivo estar disputando a presidência do Brasil já é uma vergonha absurda, nada que venha deste deve ser crível. Ahhhh todos os programas militares começaram na era PT ,OK, todas as obras entregues no governo Bolsonaro tbm, o que tem nesse meio ,tudo foi licitado, comissões promiscuas (vulgo corrupção) cortou na alta e o dindin acabou com as obras apenas iniciadas, Guarani 6×6 diminuiu de 2044 pra 1580 a conta gotas pra não parar a linha de produção aqui em MG, Kc-390 só terminou porque a Embraer entrou com o “próprio capital” e investiu na continuidade… Read more »

João Dotto
João Dotto
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Perfeito comentario.

QUEIROZ
QUEIROZ
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

E daí ? Eu não sou Coveiro.

Júlio S
Júlio S
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Interessante. Fale-me mais sobre a relação dos Bolsonaros com a milícia. Fale sobre às visitas aos milicianos. As condecorações… pura balela.

PACRF
PACRF
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Não é “balela”, são fatos comprovados.

Patrício
Patrício
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Acho que ele estava sendo irônico.

PACRF
PACRF
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Não podemos nos esquecer do único projeto desse governo na área militar: compra de Viagra e de próteses peniana.

JS666
JS666
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Não esqueça do aumento para os oficiais e do aumento das pensões (que nem sequer foram pro grosso da tropa). E é claro, a boquinha para os seletos militares mais incompetentes e corruptos ocupar nos ministérios.

Patrício
Patrício
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Não fale isso, porque a pior corrupção é roubar dinheiro de remédio.
No caso, vacinas.
É extremamente cruel.
A pessoa espera a cura e morre pela doença.
Falta de vacinas.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 ano atrás

As forças armadas é o único setor que a esquerda ainda não o dominou por completo. Logo, é natural a conquistas das FFAA por beiradas. O primeiro é você diminuindo o poder de influência de uma FFAA, depois é demonizar a imagem das FFAA perante a opinião pública, que foi tentada na ” Comissão da Verdade”. Porém, é claro que uma FFAA forte e ”independente” facilita que eles façam uma possível tentativa de golpe ou de ditadura. Logo, ao meu ver, as forças armadas no jeito que estão, eles conseguem fazer um contra peso no cenário político. A esquerda tem… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Não entendi.
A esquerda não dominou por completo, mas a direita pode.
Contra-peso?
Não é função delas.
Em qualquer país elas se submeter ao poder civil.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Deixa de viagem milico não é nem deve ser político isso para todos partidos pode se candidatar mas larga a farda.
Mesma coisa para padre, pastor etc…se candidata mas sai da religião.
Ah…Lula tem que pôr em pratica a proposta de taxa igreja….aquilo é a maior lavagem de dinheiro do país…tanto católica quanto evangélica.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

“ Lula tem que pôr em pratica a proposta de taxa igreja….aquilo é a maior lavagem de dinheiro do país…tanto católica quanto evangélica. “

Concordo , mas isso de fechar igrejas é mais uma daquelas igual a mamadeira de piro…

Tomcat4,4
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Simples assim, sou funcionário público, concursado(agora já é empresa mista caminhando pra privatização , já que o Zema foi reeleito), digo de vivencia cotidiana que sindicatos e tudo mais fazem a cabeça do pessoal o tempo todo, há discussões acaloradas devido a opiniões políticas e tal, e sim , os canhotos controlam a turma na base do terror(se votar no Zema, vai perder o emprego devido a privatização, no Bolsonaro idem, Lula é a salvação etc etc ). O pior é ver uma galera que aceita isso mesmo diante de tantos fatos comprovados de corrupção, devolução de “BILHÕES” de reais,… Read more »

nativo
nativo
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

muita bobagem escrita por pura ignorância, ou pela famosa falta de memória do brasileiro.
Lula é a centro esquerda, que governou por 8 (oito) anos com os grandes fazendeiros, empresarios e banqueiros (especuladores então nem se fala) nos ministérios, secretarias e autarquias, e faz uns afagos para o povão. priincipalmente na remuneração basica, para girar a economia e promover mais um voo de galinha, infelizmente é o melhor que os governantes fazem, excessao do que esta ai, só tendo o mérito, de pelo menos, não ter piorado.

Tomcat4,4
Reply to  nativo
1 ano atrás

Acredite no que vc quiser meu caro, ao meu ver a ignorância vem de sua parte, eu falo de vivencia e não por achismos ou vozes na minha cabeça taokey !!! E outra , o Zema fez uma excelente gestão em seu primeiro mandato, mesmo não tendo votado nele, isso é um fato, ele está fazendo em MG o que o gov. Bolsonaro vem fazendo no Brasil, colocando nos eixos depois de receber um estado falido ,quebrado pela turma do PT.

USS Independence
USS Independence
1 ano atrás

“Guarda Nacional” = Milícia do Partido; “Despolitizar os Militares” = Colocar Oficiais com tendências esquerdistas.
O “Democrata” que tenta voltar a presidência (cena do crime) não vai deixar pedra sobre pedra em sua busca por “justiça” (vingança).
Podem me esculhambar, mas quem estiver por aqui verá!

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  USS Independence
1 ano atrás

“Guarda Nacional” = Milícia de CAC; “Despolitizar os Militares” = Colocar militares para fiscalizar eleições.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  USS Independence
1 ano atrás

Oficiais com tendências esquerdistas” = qualquer um que não seja bolsonarista

Farias
Farias
Reply to  Caio Cipriano
1 ano atrás

Na psicologia há o conceito de “projeção”. Projeção consiste em atribuir a outra pessoa pensamentos seus. Não coincidentemente, as mesmas pessoas que dizem que “despolitização das FA” significa botar esquerdistas no comando, é quem dizia que tinha que “despolitizar as escolas”. E o que “despolitizar as escolas” significava a gente já viu.

Júlio S
Júlio S
1 ano atrás

Excelente propostas. Precisamos lembrar que as forças armadas são de Estado e seguem única e exclusivamente a Constituição.

Antonio Cançado
1 ano atrás

Lula e Celso Amorim?
Não, obrigado…

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Antonio Cançado
1 ano atrás

Já pode sair do país e aproveita que o Dólar está baratinho … 🤣🤣

sergio
sergio
1 ano atrás

Quem acreditar, ganha um doce !!!!

Nativo
Nativo
1 ano atrás

Sou contra guarda nacional.ai mesmo é que só vai aumentar o choro ” não temos verbas para equipamentos” A turma já tem desculpas demais.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Nativo
1 ano atrás

Uma guarda nacional não necessitaria de MBTs, VBTP, misseis de cruzeiro, obuzes e todo o restante que somente o EB usa. Se a desculpa do Exército eventualmente fosse essa, seria pra rir (para não chorar). E é por isso que uma GN deveria ser totalmente independente do MD e EB, de responsabilidade do MJ como é hoje com a PF.

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Já temos uma guarda costeira. Na realidade precisamos de uma Marinha

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Putz kkkkkk eu tive que rir. Ai Brasil que me quebra!

Oráculo
Oráculo
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Excelente comentário!

MIB
MIB
1 ano atrás

Pode ser que a vitória do PT seja o que o brazil precise para amadurecer, infelizmente o qi da maioria do povo brasileiro é menor que 80, com esse qi, só aprendem com o chicote estralando no lombo e comendo as próprias fezes, o país está totalmente combalido da última crise que o pt criou, esse atual governo foi uma merd@, mas foi assim em grande parte porque já pegou o pais destruído pela roubalheira da esquerda, e agora estão por um tris de voltarem ao poder para terminarem de arrebentar com tudo, francamente, quando o povo estiver revirando lixo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MIB
MIB
MIB
Reply to  MIB
1 ano atrás

Bom, eu fui educado pela educação petista de Paulo Freire, onde um petista lendo e interpretando o que esta escrito já torna tudo correto, assim todes de sua laie já entendem, afinal vocxs são de esquerde… ;D

Moises
Moises
Reply to  MIB
1 ano atrás

É isso. Nós estamos cansados dessa galera que compartilha Fake News e difama pessoas por isso.

MIB
MIB
Reply to  Moises
1 ano atrás

Então o Moluscx ficou 16 anes no poder e não conseguiu implantar totalmente o métode de ensino desse grande íconx? Quanta incompetência dessa esquerde …

MIB
MIB
Reply to  MIB
1 ano atrás

Queride, acredito em vocx, cite as os países onde essa metodologia deu certo, assim podemos esclarecer isso para todes.

MIB
MIB
Reply to  MIB
1 ano atrás

Poste algum artigo científico que comprove isso, sites de notícia não podem ser usados como fontes bibliográficas para defesa de uma tese, se assim fosse, poderia usar Brasil247 para inocentar as maracutaias do Moluscx.

MIB
MIB
Reply to  MIB
1 ano atrás

Então amigue, o sistema Paulo Freire está ai, em pleno funcionamento na rede pública de ensino, é claro que a culpa do ensino público ser uma lástima não é culpa exclusiva dele, afinal, funcionários públicos não seguem métodos, e nem conseguiriam em um país onde um adolescente não pode trabalhar, mas pode matar, roubar e se drogar impunemente… É a esquerda sabotando a esquerda para alcançarmos o caus da sociedade…

Jaime
Jaime
1 ano atrás

Os generais receberão de bom tom esse “convite”; soldo pingando e o establishment fortalecido para o bem do do Brasil, chega de serem cobrados por algo além disso.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Concordo com a criação de uma guarda nacional , guarda costeira , policia de fronteiras e policia florestal. Concordo com o fim do alistamento obrigatório … em fim as ideias não são ruins!

Bardini
Bardini
1 ano atrás

Lançar mão de um sem fim de blábláblás estratégicos em tom de “proposta”, sem dizer de onde vai sair o dinheiro, que não existe sobrando em lugar algum para criação de diversas novas estruturas… Uau, que grande novidade!
.
Mundo real: as forças não conseguem dar conta do buraco negro de dívidas gerado pelos “projetos estratégicos” totalmente mal elaborados, que essa gente assinou mais de uma década a atrás, provocando assim o sucateamento por tabela em diversas frentes.
.
O único plano de “despolitização” que existe, é o de preparar o terreno pra plantação de melancias.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Eles vão acabar com o teto de gastos e transformar o real em um bolivar fuerte.
Nosso dinheiro vai valer menos que papel higiênico

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Já vale menos agora, e nem precisou de melancias, foi num governo “de direita” que o Brasil ganhou título de uma das moedas mais desvalorizadas, perdendo apenas para a Venezuela, Argentina e Turquia.

nativo
nativo
Reply to  Bardini
1 ano atrás

sem querer chato, mas os projetos de mais uma decada atras, tipo o guarani, novos submarinos, novos caças, estão andando; o que não anda bem e ha mais de três decadas é o diabo desse submarino nuclear.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Bardini
1 ano atrás

De fato, sem dizer de onde virão os recursos fica complicado tirar as intenções do papel
Mas, sobre os planos de aquisição de meios, esses criados pelas próprias Forças, que também deveriam fazer o mea culpa na falta de gestão eficiente, pra dizer o mínimo.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Bardini
1 ano atrás

“Mundo real: as forças não conseguem dar conta do buraco negro de dívidas gerado pelos “projetos estratégicos” totalmente mal elaborados, que essa gente assinou mais de uma década a atrás, provocando assim o sucateamento por tabela em diversas frentes.” Lá vamos nos de novo colocar fim a um monte de baboseiras. As FAAs não conseguem lidar com o enorme buraco no orçamento que elas mesmas criaram por administrar mal o mesmo (principalmente nos últimos 4 anos). Qualquer dona de casa sabe que se não há dinheiro para arroz, não se compra caviar. Se não há dinheiro para gasolina não se… Read more »

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
1 ano atrás

“O pior cego é aquele que não quer enxergar!” Não precisamos sofrer um determinado mal para aprendermos, podemos aprender com o erro dos outros, nossos vizinhos estão aí, Venezuela, Argentina, Nicarágua etc., todos regimes de esquerda e que chegaram onde a esquerda leva, bem próximo do fundo do poço e ainda pode piorar. Não temos um governo excelente em todos os quesitos, mas passamos por crises turbulentas nos últimos anos, crise hídrica, COVID, guerra Rússia-Ucrânia e mesmo com tudo isso ainda estamos fortes, vemos estatais dando lucro, inflação reduzindo e PIB subindo (indo na contramão de todas as estimativas do… Read more »

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Rafael Cordeiro
1 ano atrás

Você viveu um governo de esquerda por 14 anos. Isso aqui virou uma venezuela, uma nicarágua, uma argentina?
Não me parece.
Vamos parar de delírios e analisar as coisas com um mínimo de sensatez?

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Foram 14 anos caminhando para a “venezuelização”, basta olhar as contas que o desgoverno passado deixou, estatais a beira do caos, com prejuízos bilionários e isso tudo sem pandemia e guerra, imagine com esses fatores de desestabilização no meio do caminho! Nos anos 50 a Venezuela tinha o 4º maior PIB per capita do mundo e até os anos 70 tinha “apenas” 15% da população considerada pobre (metade do índice brasileiro na mesma época), agora, após a “maravilhosa” revolução bolivariana aclamada e apoiada pela esquerda brasileira, 87% da população vive na pobreza (dados de 2020). Não duvide da capacidade de… Read more »

Eduardo Angelo Pasin
Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Aonde teve interferência nas FFAA durante o atual governo, quando caíram em 2016 sondaram as força armadas para um golpe, é óbvio que ele vai interferir lá dentro igual na Venezuela e Colômbia.

Last edited 1 ano atrás by Eduardo Angelo Pasin
AMX
AMX
1 ano atrás

Mula falando em Guarda Nacional?kkkkk

Só se for “bolivariana”!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
1 ano atrás

Vale lembrar que o no governo Lula foi criada a Força Nacional de Segurança, formada por policiais e bombeiros dos estados, “convocados” para prestar auxílio a estados que solicitassem ajuda em caso de calamidade pública, sendo utilizada para evitar o uso do Exército na segurança pública. Ultimamente não vem sendo utilizada.
Não acho que a ideia era ruim, apesar de aparentemente o PT querer algo diferente dessa vez. Algo definitivo e não temporário.

Leo Costa
Leo Costa
1 ano atrás

Td que venha desse elemento é dispensável e desprezível.. Deveria, inclusive, ainda estar enjaulado por td o q ele fez… No plano de governo do PT, disponivel no site do partido, estão as reais intenções, abomináveis, pra quem é liberal-conservador, inclusive pra quem é centro-esquerda… Mal de muito brasileiro é a memória curta e a preguiça de ler!

Last edited 1 ano atrás by Leo Costa
Moises
Moises
1 ano atrás

As propostas são boas. É preciso realmente afastar os militares da Política. A própria ditadura civil-militar estabeleceu um muro que separava a política dos quartéis visando impedir um novo “18 do forte”. É preciso construir novamente esse muro. Se não, daqui para frente pode ter militares de baixa patente descontentes ingressando em partidos de esquerda também. Por isso, é necessário esse afastamento. Camargoer uma vez disse uma coisa interessante: ou as forças armadas realizam as mudanças de mentalidade de dentro para fora ou os civis uma hora ou outra farão esse mudança de fora para dentro.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
1 ano atrás

1. A idéia de uma Guarda Nacional é ótima desde que ela seja uma Força Nacional 2.0, com uma nova instituição surgindo mas aproveitando todo o aparato desta. Gastar para recomeçar algo do zero não faria muito sentido. 2. Deveria ser óbvio em qualquer democracia e país que se afirme minimamente civilizado que as FA devem estar baixo estrito controle civil e seus lugares são em seus quartéis, não na Praça dos Três Poderes. 3. A MB faz tempo que deveria abrir mão de seu papel “constabulário” – não gosto do termo, mas enfim, é o de uso em voga… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

O que deve ter de militares com medo da volta de Lula e fim das sandices e regalias do governo Bisonho (Bolsonaro) não deve ser pouco viu.
Militares só devem ter inclinações políticas, religiosas etc em suas casas e nas horas de folga.
No trabalho eles devem executar com maestria a função para a qual são pagos.
Lugar de militar é nós quartéis, políticos no congresso etc.
Cada um no seu quadrado!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Despolitizar = Apinhar de comandantes melancias

Guarda Nacional = Guarda Bolivariana

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Esqueci de colocar no comentário acima..

E nem precisa procurar muitos melancias..

Tá cheio no DFPC, de fazer o Sou da Paz parecer a NRA

francisco Farias
francisco Farias
1 ano atrás

O que ele quer é dominar as forças armadas, assim como faz todo governo comunista. tais como a Coreia do Norte, China, Cuba, Venezuela… Para ele general consciente é aquele que aceita a dominação comunista.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Sou a favor da criação de uma Guarda Costeira. Uma espécie de Força Auxiliar da MB, porém independente e com orçamento próprio. Assim a MB poderia usar seus recursos para renovar a força e não ter que desperdiçar orçamento comprando lanchas de patrulha pra “policiar” praias e rios. Sem falar que com a criação da Guarda Costeira, a MB pode diminuir seu efetivo. Sobrando ainda mais dinheiro para modernização. Como já disse aqui outras vezes, na Argentina a Armada e a Prefectura Naval dividem as funções navais/fluviais. E funciona direitinho. O mesmo acontece em todos os países que tem uma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Oráculo
solipsi rai
solipsi rai
1 ano atrás

tempos obscuros tudo esta muito estranho; aqui brasileiros sendo divididos no lugar de serem unidos pela nação.
será que não percebem que existe um governo oculto das sombras, que com suas marionetes tentam desestabilizar a nação para que ela não alcance o desenvolvimento e seja uma nação importante.
com um pouquinho só de esforço podemos perceber quem são essas marionetes.

Zé lesqui
Zé lesqui
1 ano atrás

Bem feito para os melancias.