A explosão, neste sábado (8/10), de parte de uma ponte construída pela Rússia para ligar seu território com a península da Crimeia – ocupada de modo considerado ilegal pela comunidade internacional em 2014 – tensiona ainda mais a nova fase da guerra na Ucrânia.

Ainda não está claro o que causou o incidente na ponte Kerch, mas ele fez com que explodissem tanques de combustível que estavam sobre os trilhos e levou ao colapso de um trecho da estrutura.

A ponte, construída por ordem do presidente russo Vladimir Putin, é crucial para o transporte de equipamentos militares russos a suas tropas na Ucrânia. Putin ordenou uma investigação sobre a explosão, segundo um porta-voz do Kremlin. E autoridades pró-Rússia na Crimeia afirmaram que as obras de restauração da ponte podem começar ainda neste sábado. Na tarde deste sábado, a Rússia disse também que a parte não danificada da ponte já foi reaberta para circulação, apenas de carros e ônibus.

Segundo investigadores russos, a explosão causou três mortes, de pessoas que estavam em um carro próximo a um caminhão que explodiu.

As dramáticas imagens da ponte em chamas são um símbolo vergonhoso para Moscou, explica o editor da BBC na Rússia, Steve Rosenberg. Ele explica que, por isso, comentaristas pró-Kremlin já estão instando o governo russo a reagir com força contra Kiev.

Ainda não está claro como Putin vai responder, mas o presidente russo já vinha escalonando a guerra com a convocação de reservistas, com a anexação de quatro territórios ucranianos e com ameaças de usar seu arsenal nuclear.

Na região de Zaporizhzhia, também anexada pelos russos, causou comoção na quinta-feira um ataque de míssil que deixou ao menos 17 civis mortos – a população local acha que está sendo punida pelas tropas russas por conta dos avanços ucranianos em algumas frentes. E temem que mais agressões a civis possam ocorrer nos próximos dias.

Ponte simbólica

A ponte Kerch não é apenas estrategicamente importante, mas também um símbolo da anexação da Crimeia – uma forma de mostrar que os dois territórios estão permanentemente unidos, explica Steve Rosenberg.

Quando a ponte foi inaugurada, em 2018, a imprensa estatal russa exaltou a obra como “a construção do século”, por ser a ponte mais comprida da Europa, com 19 km de extensão.

Em diversas ocasiões, autoridades russas afirmaram que a ponte era bem protegida de ameaças, fossem por ar, terra ou água.

Ao mesmo tempo, a Rússia também perdeu território ucraniano que havia conquistado, o que também pode provocar reações do Kremlin.

O governo ucraniano, enquanto isso, comemorou o ato contra a ponte, embora não tenha diretamente reivindicado a ação. Um conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse que o episódio é “apenas o começo”.

“Crimeia, a ponte, o começo. Tudo o que for ilegal deve ser destruído, tudo o que foi roubado deve ser devolvido à Ucrânia, toda a ocupação russa deve ser expulsa”, tuitou Podolyak. (ver tuite abaixo)

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, afirmou que o fato de os ucranianos terem exaltado o episódio confirma a “natureza terrorista” do incidente.

Suprimento dificultado

Única ligação entre a Rússia e a Crimeia, a ponte tem papel vital para o suprimento russo, explica o correspondente da BBC na Ucrânia, Paul Adams. Sem essa ligação, Moscou terá dificuldade em enviar tropas e equipamentos para repelir a ofensiva ucraniana no norte de Kherson – uma das áreas ucranianas que a Rússia anexou.

Lawrence Freedman, professor aposentado de estudos da guerra da Universidade King’s College London, disse à BBC que as tropas russas enfrentarão grandes desafios enquanto a ponte estiver desabilitada.

“Os ucranianos não alvejaram apenas território e indivíduos (russos), mas atacaram a logística. (…) A ponte Kerch é um exemplo de que eles (russos) têm um problema de reabastecimento. Mesmo tendo um número expressivo de soldados ali, bem armados e prontos para a luta, eles não conseguirão seguir em frente se não receberem suprimentos”, declarou Freedman à BBC Radio 4.

Hugo Bachega, correspondente da BBC na Ucrânia, explica que Kiev tem vivido um ímpeto importante na guerra, reconquistando quantidades significativas de território em sua contra-ofensiva e forçando tropas russas a abandonar posições que sustentavam havia meses.

A ponte Kerch, explica ele, é particularmente odiada pelos ucranianos, porque simboliza a ocupação em curso há oito anos.

Os correspondentes da BBC na Ucrânia explicam que o episódio deste sábado elevou a moral ucraniana. Vídeos da ponte em chamas estão viralizando nas redes sociais no país, e o segundo maior banco da Ucrânia, Monobank, emitiu um cartão de débito ilustrado com a ponte colapsada.

Chamas

Segundo o Comitê Anti-Terrorismo da Rússia, o incêndio na ponte começou às 6h da manhã (hora local) deste sábado, em um caminhão. Depois, as chamas avançaram para tanques de combustível e nos trilhos da parte ferroviária da ponte.

O tráfego rodoviário e ferroviário na ponte foi temporariamente suspenso, provocando longas filas na área.

Autoridades pró-Kremlin na Crimeia afirmaram inicialmente que organizariam uma rota de balsas entre o território e a Rússia e tentaram assegurar a população local de que a península não corre risco de sofrer escassez de produtos.

“Temos combustível para um mês inteiro, e não deve haver aumento nos preços”, afirmou em pronunciamento Sergei Aksyonov, chefe do governo da Crimeia. “Temos estoques de comida para dois meses, Não há riscos.”

Vladimir Kontantinov, presidente do Parlamento da Crimeia, disse que a explosão na ponte é obra de “vândalos ucranianos”.

“Nos 23 anos em que eles (ucranianos) estiveram no comando (da península), não construíram nada importante na Crimeia, mas conseguiram danificar a ponte russa. Essa é a essência do regime de Kiev e do Estado ucraniano. Morte destruição é só o que eles fazem”, escreveu ele no Telegram, acrescentando que o dano “será prontamente restaurado, já que não é grave”.

Já um ex-especialista do Exército britânico disse a Paul Adams, da BBC, que o dano à ponte parece ter sido “uma obra-prima de sabotagem clandestina”.

Sob condição de anonimato, ele declarou que a ação pode ter sido realizada pelas forças especiais ucranianas.

“Um ataque bem planejado feito de baixo (da água) para cima parece ter sido a causa”, declarou.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

239 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
1 ano atrás

Xings, chora não!
Isso faz parte da guerra.
Tão dizendo por ai que não foram os ucranianos, foram os próprios russos. Estratégico, entendeu?

George
George
Reply to  Underground
1 ano atrás

Eu já falei que esse negócio de ficar fumando perto de ponte da problema.

BK117
BK117
Reply to  George
1 ano atrás

Não foi cigarro, foi um espirro, muito pólen das árvores na área. Segue vídeo do início do incêndio.
https://youtu.be/m8uaFTQ6-_I

Last edited 1 ano atrás by BK117
Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  George
1 ano atrás

Vai atrapalhar a fuga dos russo

MFB
MFB
Reply to  Underground
1 ano atrás

A humilhação só aumenta.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Underground
1 ano atrás

Doooce doce como mel!!!

Patrício
Patrício
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Mas, e o ataque com HIMARS?
A propósito.
A ponte já voltou a funcionar.

Underground
Underground
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Para que usar HIMARS em uma ponte? Cujos efeitos numa superestrutura é nenhum. Melhor é o que fizeram.
Só as FFAA russas é que gastaram milhões com míssil super, hiper, mega phodástico para atacar via férrea, que horas depois foram arrumadas.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Underground
1 ano atrás

Igual os EUA fizeram com aquela fábrica velha na Síria?

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Nem de longe meu caro “defensor da liberdade”

Se informe melhor 😉

Patrício
Patrício
Reply to  Underground
1 ano atrás

Não é para que e sim por que.
O HIMARS não tem poder explosivo para danificar essa ponte.
Não destruiu nem a Antonovski, muito menor e mais perto dos ucranianos.
Os americanos torraram milhões e milhões de dólares e não conseguiram.
Acho que até desistiram.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Os NaziEua/otan torraram bilhões de dólares. Quero ver o contribuinte americano gostar disso.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Aceita que dói menos…hehe

LUIZ
LUIZ
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Falou o que todos sabem.

“🇺🇸 Ex-Chefe de Gabinete do Exército dos EUA, General Jack Keen: “Nós investimos migalhas na Ucrânia – apenas 66 bilhões este ano. Isto representa 1,1% do orçamento, e obtemos grandes vantagens incomensuráveis. Washington foi capaz de fazer o principal – criar um rival sério para Moscou nas fronteiras com a Rússia, o que terá que impedir a liderança russa de seguir uma política de influência na Europa Oriental, especialmente nos países da ex-URSS. Portanto, tal investimento em ucranianos,
que estão lutando com a Rússia no interesse dos Estados Unidos, é muito lucrativo”.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Somente para veículos leves , para tráfego pesado ela continua interditada, os Ucranianos podem atacar com o que quiser que os russos não conseguem deter, Moskva, aquele aeródromo, refinarias na Rússia que o digam…e vai piorar para os russos

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

Kkkkk

Patrício
Patrício
Reply to  Underground
1 ano atrás

Na verdade, essa sabotagem veio muito a calhar para a situação que está se aproximando.
Apesar de não sabermos quem foi o autor, serviu para desamarrar as mais dos russos (segundo Boris Rozhin).
O primeiro efeito é que foi nomeado, pela primeira vez, um Comandante único para o Exército russo na Ucrânia, General Surovikin.
Esse elogiado por Kadirov.
Agora, com a chegada dos reforços e com um comando experiente unificado, teremos finalmente uma condução mais adequada.

MFB
MFB
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Aumentaram seu salário pra defender a Rússia ou faz de graça como um bom lunático? Está difícil, faltam argumentos kkk

Kings Jr
Kings Jr
Reply to  MFB
1 ano atrás

O cara ja Kadirovando!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O gênio que vcs comemoraram que era comandante na Síria, deu resultado..

Por que este ai irá dar?

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“Agora, com a chegada dos reforços e com um comando experiente unificado, teremos finalmente uma condução mais adequada.”
.
.
kkkkkkkkkkkkkk pode bota o Patton com Cesar e o Romel lá que não vai salvar a Rússia problema logístico dela

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Impressionante….. depois de meses…. Unidade de Comando…. É um amadorismo….

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tu seria bem mais crível se, digamos, a cada 10 falhas catastróficas dos russos, tu reconhecesse uma. Tá nos devendo umas dez….. Fica difícil sustentar uma discussão minimamente proveitosa se o amigo exagera nas viagens sobre a realidade. Eu me apego a um só fato: Moscou bradou vitória em 1 semana e já se foram várias e várias semanas. Perderam até no Twitter, onde Zelensky dá de 100 a 0! Não há desculpa possível, não há explicação outra que não a de que a Rússia não é e, suspeito, nunca foi, um Urso. Eles são, no máximo, um gremlim: são… Read more »

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A hora que a dor chegar no povo russo você vai ver quem será o novo “comandante ” principalmente se tiver ogivas nucleares da OTAN. Duvido que lixos igual a vc teriam lugar de milhares de famílias russas .. repetindo…MILHOES de russos iram morrer .

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“Teremos”?

mac
mac
Reply to  Dr. Mundico
1 ano atrás

Mundico, o cara é um infeliz frustrado que acha que uma mudança na ordem mundial fará dele um ser menos medíocre. A obsessão pueril dos putinetes em ver o Ocidente derrotado por russos, chineses, norte-coreanos, a Hydra, Spectre, whatever, seria cômica se não fosse trágica…

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Os “reforços” compostos de recrutas mal treinados e mal equipados?

Satyricon
Satyricon
Reply to  Underground
1 ano atrás

Isso é parte da estratégia Russa.
O ocidente andou espalhando que o treinamento dos novos conscritos era muito curto, não é?
Pois bem, o exército Russo resolveu isso, acrescentando um estágio de natação.
Por isso a ponte não é mais necessária
Vão à nado até a Crimea.

H.Saito
H.Saito
Reply to  Underground
1 ano atrás

Foi acidente, igual àquela base da Crimeia.

Patrício
Patrício
Reply to  Underground
1 ano atrás

Estão dizendo que foi represália pela entrada dos ‘Músicos’ em Bakhmut

t.me/intelslava/38651

Além dessa boa notícia, outra é que os russos unificaram o comando do exército na Ucrânia a um General com fama de impiedoso.
Ou seja, quadruplicar os efetivos e entregar para um General ‘eficiente’, não vai dar boa coisa.
Para os ucanianos.
É claro.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tão “eficiente” que não resolveu a situação na Síria, onde os opositores de Assad ainda dominam 30% do território, soldados norte-americanos estão em posse dos campos de petróleo e a força aérea israelense faz a festa….

E no caso da Ucrânia terá de se virar com recrutas mal treinados, mal armados e sem roupa de frio pois a Turquia se negou a vender…

737-800RJ
737-800RJ
1 ano atrás

Fiz esta pequena montagem há 5 minutos para irritar nossos amigos torcedores de pom pom da Rússia.
Mas acho que não vou conseguir, porque eles vão dizer que o jogador de xadrez 5D já esperava por isso e que já estava com a estratégia pronta no tabuleiro…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Meu post está bloqueado..

Mas eu falei a mesma coisa..

Que os russos n queriam mais usar esta ponte

MFB
MFB
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Xings faz spam aqui e nossos postos ficam bloqueados com frequência, mesmo que seja um post normal. Complicado…

Underground
Underground
Reply to  MFB
1 ano atrás

Verdade!!!
Desconfio que Xings é uma criação dos editores do blog.

George
George
Reply to  Underground
1 ano atrás

Eu sempre desconfiei disso.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Concordo.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Underground
1 ano atrás

Eu também desconfiei disso , não pode que existem pessoas tão mal caráter para apoiar o putino nessa guerra infame …o colosso nórdico está a se desintegrar ?o então estamos vendo é um momento histórico …alguém aqui sabe oque significa as 7 cúpulas de São Basílio ?

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Pra não perder tempo …7 reinos muçulmanos conquistados .

Patrício
Patrício
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Só montagem mesmo, porque as câmeras de segurança filmaram a explosão do caminhão.
Não sabemos quem foi, mars serviu para os propósitos russos.
Aliás, a ponte já voltou a funcionar.
Inclusive a parte ferroviária.
Segue a foto dos primeiros carros passando.

Underground
Underground
Reply to  Patrício
1 ano atrás

kkkk
Carros passando nos dois sentidos? Uma das seções da ponte caiu, Xings.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O tabuleiro rodoviário colapsou
Traduzindo: caiu no mar,
Não tem volta.

Já o tramo ferroviária, a depender da temperatura do incêndio, pode comprometer a estrutura.
O que restar de pé não durará muito tempo mas, por óbvio, o governo de Putin dirá que está tudo bem.

Acorda

George
George
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Finalmente te alguém que entende dando opinião aqui.

Não só colapsou como quebrou em dois. Para colocar outro ali só no ano que vem e com muita sorte.

LUIZ
LUIZ
Reply to  George
1 ano atrás

A parte danificada é toda de metal com o asfalto por cima. Eles vão içar a parte que danificou,tirar e colocar outra no lugar e passar o asfalto. 1 mês da pra consertar.

Satyricon
Satyricon
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Içar?
Um tabuleiro daquele tamanho?
Quebrado ao meio?
No meio do mar?

Vc é parente do Pinóquiorov?

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Ué, arregaram e contrataram engenheiros japoneses para fazer isso?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Não funciona assim não Alice no país das maravilhas. Antes de passar o Asfalto se faz uma laje de concreto unindo as Vigas de ferro para dividir o peso e dimensionar o balanço.

George
George
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Concreto agora mudou de nome, foi? Se chama metal? Não tava sabendo.

Lucena
Lucena
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Acabei de notar, com esse comentário, que toda tua participação é trollagem. Só pode ser.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Alguém avisa o xings que a ponte já era…não tem como voltar o save que nem no CoD….

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Avisa pra ele:

A ponte KAPUT!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“A Rússia n queria esta ponte mesmo..”

  • Xings
Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não só quer, como o Exército russo agora tem liberdade para agir
E não sou eu quem está falando, mas os analistas russos.
Vem bem a calhar com os novos soldados que estão chegando.
Até que enfim.
Vamos ver ação.

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Liberdade pra agir só agora, depois de meses? Caramba hein.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A destruição dessa ponte foi muito ruim para os planos do enxadrista 5D. Vai atrapalhar muito a manobra de avanço para trás. Agora os soldados do Putin terão que fazer isso por barco.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Funcionando com limitações esperto…

Xings.. muda de nick de novo..

Kings Jr
Kings Jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Xings é o bozo?

Kings Jr
Kings Jr
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Cade o Astronauta Xings? O da monica?

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Estavam esperando danificarem a ponte para terem liberdade ?

E porque não o tinham até o momento ?

Todos aqueles soldados e tanques foram um ensaio pro Putin ?

Pelo amor né Patrício(ou sei la seu nome).

India-Mike
India-Mike
1 ano atrás

Putin será obrigado a responder à altura e essa resposta será uma demonstração de força principalmente ao seu próprio público e a opositores internos. Sua situação parece cada vez mais desconfortável…

Outro ponto de interesse é qual artefato teria sido utilizado para a explosão. Imagens parecem coincidir com um caminhão, sugerindo um caminhão-bomba mas outras imagens mostram uma embarcação passando por debaixo da ponte no momento da explosão. Seria possível um USV suicida causar esse dano?

Underground
Underground
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Análise dos impactos feitas por alguns engenheiros indicam que de fato foi o caminhão. A ver!
O interessante é que o caminhão veio da Rússia.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Underground
1 ano atrás

Não foi o caminhão, a explosão foi lateral inferior, atingindo as vigas estruturais, mesmo uma explosão na parte superior não iria destruir as vigas estruturais a ponto da seção colapsar. Isso se deve porque a Laje distribui o impacto da explosão nas outras vigas minimizando os danos gerais. A suspeira mais plausivel é explosivos nos calços das vigas onde a seção é mais fraca. Se observar a explosão é justamente quando o trem está no ponto proximo da explosão. Para mim foi obra de Forças especiais infiltradas.

Patrício
Patrício
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Foi um caminhão na pista rodoviária, cuja explosão atingiu o trem acima.
Esquece isso.
Tem a filmagem das câmeras de segurança.
Vou ver se novo.
Não percebi se o caminhão estava em movimento.
Se foi ucraniano, foi um motorista suicida.
Se foi bandeira falsa russa, foi controle remoto.

Tiozão do Del Rey
Tiozão do Del Rey
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Se decide ai meu patrão, por que em outro post anterior você postou a ponte intacta dizendo que era montagem a parte que foi destruida.

Patrício
Patrício
Reply to  Tiozão do Del Rey
1 ano atrás

Tio.
Aprume-se.
Os trens já voltaram a circular na ponte.

t.me/intelslava/38637

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Foi um russo fumando..não aprendeu ainda?

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Para mim não foi um ataque suicida, o caminha estaria ao lado esquerdo, para causar dano nas duas vias, o camioneiro nem sábia oque estava levando.

Patrício
Patrício
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Só para constar.
Primeiro trem que voltou a circular pela ponte.

t.me/intelslava/38637

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Underground
1 ano atrás

Outra coisa, menos de 3 meses não arrumam essa ponte, a seçao paralela tambem corre o risco de colapsar e a linha ferrea já era tem de refazer a seção o concreto com certeza expandiu e trincou pois nos videos vi bem um fogo de concreto ( quando o concreto se aquece ao ponto de ter autocombustão) devido a quantidade de combustível nos tanques. Como estamos chegando no inverno as forças russas terão muitos problemas para repor esse dano. Podem importar engenheiros chineses para ver se conseguem botar ela para funcionar em menos tempo, mas acho impossível levar menos de… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Cara
Já tem vídeos de carros passando e do restabelecimento dos trens de Sebastopol.
t.me/intelslava/38631

Através dessa ponte que estão chegando soldados e equipamentos para Kherson.
E é bastante coisa.

Patrício
Patrício
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Como dito, apenas uma pista rodoviária, onde estava o caminhão, foi afetada

t.me/intelslava/38622

Agora.
Não era o HIMARS que ia destruir a ponte?
Se foram os ucranianos, apelaram para atentado com um caminhão?
Como o 11/09?

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A única coisa que eu vi em 11/9 foi um avanço descomunal dos ucranianos sobre a região de Lyman.

Antonio Abelha
Antonio Abelha
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E o caminhao veio da russia senhor, ja tem imagem que a explosão e na frente antes do caminhão.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Ah velho vai discutir comigo? Se você acredita que depois de um grande incêndio e de 2 tabuleiros da via colapsarem totalmente e causar um incêndio é só simplesmente pegar e mandar os carros passarem ai é devaneio seu. Engenharia não perdoa ego, se agir por ego você mata pessoas! Digo e Repito se os russos botaram trem para circular na estrutura que foi superaquecida logo ela colapsa! Mas duvido que tenham colocado, pesquisa ai quantos dias o Viaduto da T63 em Goiania ficou interditado por causa de um incêndio causado por um morador de rua. Isso porque nem chegou… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Underground
1 ano atrás

Já foram divulgadas as imagens das câmeras de segurança.
Foi um caminhão e ao lado tinha um carro.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Divulgaram também imagens de um cara fumando ao lado da ponte.

George
George
Reply to  Underground
1 ano atrás

So se prenderam os caminhões embaixo da ponte. Ta claro que a explosão veio de baixo para cima. Só assistir ao vídeo.

Antonio Abelha
Antonio Abelha
Reply to  George
1 ano atrás

O vão da ponte foi deslocado para cima, lançado.

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  Underground
1 ano atrás

Vir da Rússia não é o problema, nada que uma proprininha para que a “carga” não seja inspecionada não resolva.

Patrício
Patrício
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Essa é a capacidade de ataque de linga distância da Ucrânia?
Um caminhão bomba?
Esquece.
Até o Osama fez muito melhor.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tá difícil comentar sobre algum avanço putinesco na Ucrânia, né? Só da para arrumar desculpas para os avanços para trás mesmo.

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Sabe quem não faz melhor? Putin.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Não
Ontem, drones atacaram Tu-22 220 Km adentro de território russo.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Aparentemente não e só a logística militar russa que está toda porca,a inteligência e contra inteligência também.

dfa
dfa
1 ano atrás

Os Ucranianos pelos vistos quiseram dar uma prenda de aniversário ao Putin.

leonidas
leonidas
Reply to  dfa
1 ano atrás

Os Ucranianos já devem estar cientes a esta altura do campeonato que nunca deveriam ter cedido ao canto de Sereia norte americano e comprado a ideia de entrar para a Otan. Até mesmo o próprio Zelensky já deve ter noção da tragédia onde ele enfiou sua nação quando poderia ter adotado o status quo neutro e comercializado com os dois lados. Mas agora para ele é tarde e só resta levar o apocalipse a todos os envolvidos que o incentivaram a destruir seu povo e sua nação, agora não há mais volta para a Ucrânia ou ela ganha a guerra… Read more »

George
George
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Falou muito, mas falou bobagem.

leonidas
leonidas
Reply to  George
1 ano atrás

Blz, esperando para ver qual sua argumentação que anule os pontos citados por mim… rs

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Vamos de argumento então: 1) Com o tempo se mostrou que a questão da entrada da OTAN nunca foi a base para essa invasão. A intensão é simplesmente ocupar o território que acharam ser possível; 2) Odessa. Cada vez mais se mostra meta inatingível. Estão conseguindo sequer manter os territórios ocupados até então. 3) Impacto da energia mais cara na Europa. Sim, a população sentirá os efeitos. Talvez até reclamem. Mas, a cada dia que se passa desse conflito, mais há o entendimento de que é um preço que se tem que pagar, pois realmente não foi uma boa ideia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
leonidas
leonidas
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Vamos lá, nos pontos colocados por você: Argumento 1) – Desculpe, mas a expansão da Otan ocorre desde 99 e Moscou reclama disso de forma cada vez mais ostensiva desde 2012, agora se uma aliança que a luz da lógica deveria ter sido extinta em 92 (mas dobra de tamanho a partir dai e quer mais membros) e se uma aliança de defesa ataca nação soberana ainda em outro continente (Líbia 2011) ataca a Servia em 99 e banca fragmentação de território soberano nos mesmos termos que a Rússia fez na Crimeia, não há como Moscou tomar uma atitude como… Read more »

Minsc
Minsc
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Só vou analisar um pedaço de seu comentário. Se a desculpa for a OTAN ainda a Rússia se mantém como invasora de um país soberano sem provocação. A Ucrânia tem a liberdade de escolher com quem quer se aliar.

leonidas
leonidas
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Novamente uma analise infantil. Não sei qual a dificuldade de entender que a questão não é: – Ter o direito! A questão é entender e aceitar que o mundo real é pautado pela geopolítica que por sua vez é pautada pela força! Não é e nunca foi questão de direito, é obvio que em tese todas as nações tem direitos, inclusive o Iraque, a Líbia, a Sérvia, e mesmo a Síria que teve seu território retalhado por força de ação de potencias. Engraçado que esta abordagem dita ” legalista” é sempre feita de forma conveniente ou seja não é citado… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Minsc
Minsc
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Nada do que vc falou muda o fato que a Rússia esta errada. Não disse que nenhuma outra nação que fez coisa igual esteja certa. Se uma nação começa uma guerra, ou pior, inicia uma invasão sem ser provocada militarmente perde o mínimo de justificativa. Isso se acreditarmos que pra qualquer guerra haja justificativa.
Em segundo lugar, acreditar que a invasão foi por causa da OTAN é no mínimo ingenuidade. Estou esperando a invasão da Finlândia e Suécia então, será que sai?

leonidas
leonidas
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Meudeusdocéu… Isso aqui por acaso virou uma ONG humanista? Onde vc leu que a Rússia (como os EUA no Iraque em 2003) estavam certos? rs Agora volta um pouquinho do seu mundo encantando e responda: – Por qual razão os EUA e a Europa podem invadir pais soberano como fizeram na Líbia, no Iraque ou fazer referendo com consulta apenas local (no mesmo padrão russo na Criméia) para separar território soberano Sérvio sem receber sanção nenhuma? Estavam por acaso defendendo a democracia? A proposito respondeu a pergunta que deixei na minha réplica e com ela conseguiu entender do que se… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Seu argumento é pipi popo, se os EUA peidaram na conferecia da ONU a Russia tem direito de anexar (invadir e tomar) metade do territorio Ucraniano porque em 1500 os Europeus invadiam e colonizavam terras na Asia, Africa e Americas. Todo seu argumento esbarra no fato que nenhuma invasão ou intervenção da OTAN teve como objetivo anexar territorio, diferente da Russia que toda intervenção/invasão foi para tomar territorio. Já é errado invadir outros países, pior ainda para anexar terras. Aceite o Adolf Putin tá errado!

leonidas
leonidas
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

Meu argumento? kkkkk Essa é a base da geopolítica! Não gosta? Paciência! A vida é assim mesmo, chora mais quem pode menos. Isso ocorre entre indivíduos em pleno estado democrático de direito imagine entre nações. Não existe essa discussão de tiazinha de condomínio sobre justiça, o que é certo ou errado. Existe para adultos, os fatos e o que se pode fazer em relação a isso. Gente inocente feito vc certamente acredita que o Brasil não será privado de seu território em algum momento por alguma potência, EUA, China, UE ou mesmo a Rússia (se alcançar dias melhores) só porque… Read more »

Cicero
Cicero
Reply to  leonidas
1 ano atrás

De boa, isso sai da sua cabeça mesmo?

Last edited 1 ano atrás by Cicero
leonidas
leonidas
Reply to  Cicero
1 ano atrás

Não! rs
Sai do Status Quo geopolítico.
Não gosta?
Paciência!
Não faço a história apenas menciono os termos impostos por ela as nações… rs

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  leonidas
1 ano atrás

O Acordo pra OTAN não se aproximar da Rússia foi apenas verbal e baseado em “a gente não chega perto de você e você não vai interferir nas políticas das ex-republicas soviéticas.

Acontece que a Rússia logo começou a interferir na política e invadir o país dos outros

Chechenia, Ossetia do Norte, Tajiquistao, Azerbaijão, Georgia, Transnistria e por aí vai.

Tudo isso antes de qualquer país ex membro da URSS entrar na OTAN, então me responde, quem violou o “acordo” primeiro?

leonidas
leonidas
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Exato! Agora posta ai a data dessas aventuras russas no seu quintal estratégico, e a data na qual a Otan continuou existindo e se expandindo ao leste, ok? Lembrando que toda potência tem seu quintal de influência no qual não é admitido riscos a sua segurança. Vou repetir aqui o que já postei para outro colega. Responda para si mesmo se os EUA deixariam Cuba, México ou Canadá ingressar em um futuro acordo de proteção mutua militar com a China que envolva acesso a essas areas e treinamento. Ao responder isso para si mesmo, terá a razão pela qual a… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

De acordo com Gorbachev, não houve esse acordo. O que foi acertado é que a OTAN não basearia armamento nuclear em território que era Alemanha Oriental.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Excelente Felipe.

Daniel
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Parabéns pelo comentário

Patrício
Patrício
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Como está dizendo o analista militar Boris Rozhin, agora o Exército russo está de mãos livres.
E era isso que esperávamos.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Falta achar as mãos agora porque parece que quando tinham, não as usaram, e agora que podem usar, parece que foram cortadas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

ahahahahah

Agora tem que usar as mãos de gente que n está com vontade de lutar..

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Então esteve de mãos atadas no conflito mais de 200 dias, sofrendo perdas materiais e humanas que serão repostas por recrutas sem experiência?

Realmente esse Putin é um “jênio” 😆

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mais uma bravata que não dura um dia de pé. Qual vai ser a de amanhã?

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mãos livres pq as armas deixaram para o Ucranianos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O exército russo está de mãos livres. Sem novidade. A força aérea russa não voa. A marinha russa não navega. A artilharia russa está cega. Os soldados russos podem usar as mãos livres para atirar pedras nos ucranianos. Dá até para fazer estilingues e fundas. Agora vai.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

É mesmo? É hora dos EUA acabar com sua rival quase secular, já que não tem nada lá defendendo. Assim eles salvam a Europa do congelamento próximo.

Essa eu pago um milhão para ver. E eu tenho muitos milhões na conta.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Sim livre nem luva para o inverno tem…

mac
mac
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Como pode escrever tanta bobagem assim? Chá de cogumelos das estepes?

Henrique
Henrique
1 ano atrás

ta tudo sob controle.. não aconteceu nada não
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O HIMARS, não perdoa..

Henrique
Henrique
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

ele não pode falta na festa do homem

rui mendes
rui mendes
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Segundo se fala, o mais certo, foi ter sido obra da Forças especiais ucranianas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Sim…

Mas o HIMARS é o símbolo da humilhação aos russos.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

terrorismo ta descartado entaum soh restam 2 opcões plausiveis -> SOF ucraniano ou FSB. Nos 2 casos mandando 1 feliz niver pro Vlad Pros orcs o melhor momentu pra derruba a ponte ñ eh agora. A menos q o assalto aerotransportando na Crimeia seja eminente. O que faz sentido. Principalmente se forcarem o saliente ateh melitopol e dividirem o exercito russo (o q jah eh esperado a pelo menos 1 mes) Um off interessante q ta ocorrendo eh q o Wagner ta se aproximando dos jornalistas ingleses e adotando uma linha de comunicacao desalinhada do Vlad meio como se fossem… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

o fundador é neonazista.

Underground
Underground
1 ano atrás

Resta ao Putin duas alternativas: retirar suas tropas da Ucrânia, inclusive Criméia, ou ataque nuclear.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Underground
1 ano atrás

Desespero da decadência americana tão quase implorando pro Putin usar armas nucleares ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Se é desespero vc inverter a maré de uma guerra com mais de sete meses, que era para ter sido perdida em 2 semanas..

Realmente eu sempre usei esta palavra com um significado diferente

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Oxe, onde estava escrito nos objetivos russos a tomada da Ucrânia em duas semanas, mostra aí para nós.

George
George
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

E quando você escrevia, meia dúzia de soldados russos se entregaram.

Cicero
Cicero
Reply to  Underground
1 ano atrás

A situação ficou muito complicada agora, especialmente no que toca ao reabastecimento no front da Crimeia. Agora o Putin pode decidir por um ataque nuclear, visto que os ditadores das regiões ocupadas aceitam que estas sejam alvos nucleares. Isto me faz pensar, será que o psicopata do Putin é o elemento mais moderado na Rússia?

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Underground
1 ano atrás

Há uma outra alternativa, menos drástica que um ataque nuclear, que é a declaração formal de guerra russa contra a Ucrânia, o decreto de lei marcial na Rússia, ainda mais convocação de reservistas -e mais militares de carreira- o que tende, ao meu ver, a prolongar ainda mais o conflito que parece ser o Afeganistão 2.0 da Rússia. É provável que no médio prazo Putin caia e que a guerra arraste-se durante esta década.

Andre
Andre
1 ano atrás

A NOM está chegando, de Lisboa até Vladivostok, mas agora vai ter que fazer um pequeno desvio.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Andre
1 ano atrás

Ai as putinetes aqui vão arrancar as peças íntimas femininas com uma foice e martelo na frente pela cabeça

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Nada… eles diriam que Vladivostok foi cedida de bom grado à insuperável irmandade Chinesa já que isso traria vantagens para ambos os lados, claro. Para esse pessoal, até se deceparem a cabeça do Putin, eles vão alardear que tudo fora planejado de antemão, está tudo bem e sairão na vantagem…

Andre
Andre
Reply to  Andre
1 ano atrás

Antes de Taiwan a China vai recuperar Haishenwai

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Até que demorou muito. Só resta saber o que produziu essa mega explosão. Foi um caminhão bomba ou foi um míssil com uma ogiva parruda? Serviço bem feito. A ponte está inutilizada por um bom tempo.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Foi parcial a destruição. Foi na via rodoviária que liga a Rússia a Crimeia. Os trens já tão circulando e os carros na via que não foi danificada.

Elisandro
Elisandro
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

A destruição foi mesmo parcial e você só narrou os fatos. O pessoal da torcida já negativou…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Aqui 90% é pro-OTAN.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Ou…. tem 90% anti-Rússia.

George
George
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Ou o pessoal enxerga mais as coisas como elas Realmente são e não ficam com delírios típicos de ditadores medíocres.

Henrique
Henrique
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

maior pro-otan dessa zona a toda é o Putin… cara ressuscitou a aliança dos mortos

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Aqui é 90% pro liberdade e democracia prego..

Tem que ter problema cognitivo para ficar ao lado da Rússia nesta.

Andre
Andre
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

90% é pró-Realidade.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Cara os trens não voltaram! Seria irresponsabilidade colocar a linha ferrea para funcionar depois do incendio nas vigas estruturais, Apenas um lado da ponte esta funcionando precariamente e tambem corre o risco de colapsar. A engenharia russa é muito irresponsavel em ignorar varios riscos só para bancar a de durona.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Torcida Otanizada vai falar que é mentira..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Só quem briga com imagens são vocês…

A ponte está operando de forma reduzida gênio.

Marcelo
Marcelo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Impossível. Uma explosão desse porte pode ter afetado as estruturas de sustentação da ponte. Uma via desabou inteira. O incêndio nos vagões de combustível elevou a temperatura do concreto e do aço das estruturas e dos trilhos. A ponte está localizada sobre o mar. Vai demorar um pouquinho para consertar o estrago.

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

Essa ponte não estava a altura da Grande Russia e foi destruida p/ a construção de uma bem mais moderna pela famosa empreiteira russa o OdeBrezhnev.

Pangloss
Pangloss
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Obrigado pelo comentário! Ri muito!

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Pangloss
1 ano atrás

A gente tem que tentar levar a vida da melhor maneira possível, ontem meu oftalmologista me disse que ano que vem vou ter que fazer cirurgia de catarata e disse que como sou otimista vai que até lá o Putin explode o mundo e eu não vou mais precisar passar por isso.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Caro Luciano, essa cirurgia é tranquila. Vai ficar tudo certo, bicho, mas vou torcer para correr tudo bem desde já, mesmo que a cirurgia seja apenas ano que vem.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Amigo Leandro, como vai? Agradeço sua atenção, apesar de existir uma tensão sobre assunto p/ mim pois meu pai perdeu a visão em uma vista numa cirurgia e depois de anos descobrimos que o médico o usou como cobaia p/ testar p/ um fabricante uma válvula que aliviaria a pressão ocular, mas o miserável ainda instalou ao contrário, sei como esta cirurgia de catarata é pois 2 anos antes de falecer meu pai fez na vista que restava e foi tudo bem. O que falei p/ o médico ontem foi de brincadeira, ele já cuidou da visão dos meus pais… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

À altura, está a Antonovski (acho que é isso) em Kherson.
Os ucanianos estão disparando HIMARS durante quatro meses e a Prefeitura só chama a Operação Tapa Buraco.

mac
mac
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

“OdeBrezhnev”, boa!

Sagaz
Sagaz
1 ano atrás

Mais uma importante oportunidade para Putin e seus comparsas ganharem um por fora em uma reforma emergencial, tal qual deve ter sido a roubalheira na contrução da ponte.

Patrício
Patrício
Reply to  Sagaz
1 ano atrás

Que mané HIMARS.
Apelaram para o velho e bom KAMAZ.
Esse HIMARS não está derrubando nem pinguela.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Pode ser..

Os russos em fuga desesperada deixam muitos para trás.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Enquanto você escreve os HIMARS destruíram mais três depósitos de munição russa.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Depois desse comentário eu tenho certeza que foi um poltergeist que destruiu centenas depósitos de munições russos. Mas os russos continuam caçando os Himars. Chamem os caça fantasmas … rsrsrs

Andre
Andre
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Realmente, o Himars é uma porcaria. Os ucranianos estão chutando oa russos com paus e pedras

WSilva
WSilva
1 ano atrás

Seja lá o que ou quem causou isso, o trabalho foi porcamente realizado.

Em uma semana os russos podem restaurar esse trecho se quiserem.

Um ataque bem planejado teria que atingir mais trechos de forma espaçada para dificultar a restauração.

Porém, devo admitir, talvez esse ataque tenha mais valor simbólico do que pratico.

Guilherm S.
Guilherm S.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Sim sim, amanhã de manhã já vão restaurar. Na verdade vão construir outra ponte por cima dessa em uma semana.

(Vão usar o Moskva como cabine de pedágio inclusive).

WSilva
WSilva
Reply to  Guilherm S.
1 ano atrás

”Na verdade vão construir outra ponte por cima dessa em uma semana.”

Outra ponte?

Não se constrói uma nova ponte só porque um trecho foi danificado. rs

Aliás, esse trecho danificado não impede o funcionamento da ponte na parte superior. Logo, o ataque, se é que foi um ataque, foi bem rudimentar.

André K
André K
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Ele esqueceu a tag, #sarcasmo

WSilva
WSilva
Reply to  André K
1 ano atrás

Sei não, tem uma turma aqui que fala cada coisa que não podemos duvidar nunca que estão falado sério. rs

Pangloss
Pangloss
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Então eu acho que o Grande Czar de todas as Rússias deveria trafegar nessa ponte em um Lada Laika, com televisionamento em tempo real, para mostrar aos seus súditos que tudo continua saindo conforme o planejado.
Agradeço se ele der carona a Shoigu, Peskov e Lavrov.

George
George
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Pergunta franca e honesta. Com base em que você afirma que reparo da pista leva uma semana?

Já passou pela sua cabeça que será necessário interditar s outra pista para arrumar aquela que caiu?

WSilva
WSilva
Reply to  George
1 ano atrás

Construção e reparo de pontes é uma área da engenharia civil que evoluiu muito nas últimas décadas.

O problema em questão é de fácil solução levando em consideração o dano causado em apenas um trecho e a gama de ferramentas à disposição para reparo, por isso acredito que tenha sido um ataque primitivo e não algo bem elaborado, pois algo bem elaborado tiraria a funcionalidade total da ponte, que para a Rússia seria terrível.

De qualquer forma, o valor simbólico desse ataque não pode ser menosprezado.

Cicero
Cicero
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Caro WSilva,

O pior cego é aquele que não quer ver e aqui neste blog só vejo cegos guiando outros cegos.
Boa sorte no caminho.

Last edited 1 ano atrás by Cicero
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  WSilva
1 ano atrás

O concreto leva 28 dias no minimo para curar…

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Foi um caminhão rechado de explosivos. Tem um vídeo nesse link monstrando o caminhão explodindo na pista mais baixa.
https://www.theguardian.com/world/2022/oct/08/crimea-kerch-bridge-explosions-russia-ukraine

Elisandro
Elisandro
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

E parece que matou três inocentes. Do modo como foi feito, eu classificaria com terrorismo.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Atacar alvo válido, literalmente tentando fazer a interdição do campo de batalha, nunca vai ser considerado ato de terrorismo.

Mais fácil dizer que mísseis atingindo prédios residenciais são atos de terrorismo de Estado, já que sequer se ‘qualificariam’ como danos colaterais na tentativa de se atingir algum alvo de valor militar.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Na verdade encher um caminhão de explosivos e explodir no meio de civis com um motorista suicida é um ato de terrorismo claro. Foi exatamente isso o que aconteceu. Se fosse com um míssil o ataque, eu mudaria minha opinião.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Pois é, mas isso é um erro. O país que está sendo atacado executa operações militares da forma que pode, não da forma ideal, e é o caso da Ucrânia. Na falta de mísseis, foguetes, bombas lançadas por aeronaves, etc., usa-se o que se tem, e foi o que aparentemente aconteceu. Ações de sabotadores acontecem nas Guerras desde sempre e são perfeitamente válidas, desde que o alvo seja válido. Você pode citar ações de sabotagem pela resistência Francesa, Norueguesa, Soviética, Norte-Vietnamita, etc., que são super válidos. Atacaram instalações, linhas de comunicação, pontes, etc. e ninguém jamais parou para condenar esse… Read more »

George
George
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

A explosão vem de baixo para cima e você acredita mesmo que os explosivos estavam dentro do caminhão?

Patrício
Patrício
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

É isso que os russos querem.
Poder atingir alvos válidos, como centros de decisão governamentais.
Agora já têm justificativa.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Ué… mas você dizia que os Russos podem atacar e destruir quaisquer tipos de alvos que bem entenderem em qualquer parte do território Ucraniano desde o início do conflito, e nas primeiras semanas eles largavam míssil para tudo quanto é lado, atacando pontes, centros de comando e comunicações. Atacaram até alvos do outro lado do país, nas fronteiras ao oeste. Por que pararam? Será porque dizíamos a muito tempo que a reposição de munições guiadas russas era lenta e seu estoque era bem finito e eles tiraram o pé desses ataques para racionalizarem seus recursos, ou porque decidiram que depois… Read more »

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Puti pediu autorização da Ucrânia para construir uma ponte até a Crimeia? Não. Então é preciso destruir essas construções ilegais

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Atacar com o que? Os mísseis de precisão russos não tem precisão e estão acabando. A artilharia russa está cada dia mais longe dos centros de decisão da Ucrânia. O querer dos russos está distante do poder ou do conseguir.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Danos colaterais.

Nickless
Nickless
1 ano atrás

Vamos lá

foi se o martelo
foice os uniformes
foice as munições
foice a ponte.

algo mais patrício? hahahah

Neural
Neural
Reply to  Nickless
1 ano atrás

70 mil chechenios chegando. Bondão vai tratorar tudo. Ainda acho que os Chechenios vão ganhar essa guerra pra Rússia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Neural
1 ano atrás

Os donos do TikTok estão vibrando com o aumento de conteúdo..

George
George
Reply to  Neural
1 ano atrás

Foice a Chechênia.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Neural
1 ano atrás

Os chechenos vão usar algo mais moderno do que os rifles enferrujados dos 300 mil recrutas? Esse bondão deve ser um moderno tanque de guerra T-34. Esperando sentado a virada da Rússia.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Heinz
Heinz
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Saudações Marcelo, olha sem querer defender os chechenos, mas pelos vídeos que eles mostram, da própria frente de combate e de suas tropas embarcando para a zona de operações na Ucrânia, eles quase sempre são bem equipados, individualmente acho que eles são os soldados russos mais bem equipados que tem, rivalizando com algumas tropas especiais russas.

Bruno
Bruno
Reply to  Neural
1 ano atrás

Tem quem acredite em Papai Noel….

Andre
Andre
Reply to  Neural
1 ano atrás

Já que os russos não estão dando conta, bora tentar com chechenos

Neural
Neural
Reply to  Nickless
1 ano atrás

A ponte já foi liberada para tráfego em uma mão. E o trem incendiado foi retirado. Aguardem que vai te resposta forte

Nickless
Nickless
Reply to  Neural
1 ano atrás

patrício, vai ter resposta sim, vão lançar alguns misseis na população civil como sempre fazem.

George
George
Reply to  Neural
1 ano atrás

Fonte – “estão dizendo!”

Neural
Neural
Reply to  George
1 ano atrás
Boitatá
Boitatá
Reply to  Neural
1 ano atrás

Já teve resposta forte!
Em um post aí pra cima, achei que vc arrebentou!

Nickless
Nickless
Reply to  Neural
1 ano atrás

Falei hein, que atacariam áreas civis e o que aconteceu?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Nickless
1 ano atrás

São extremamente previsíveis.

Xings, nicks e devaneios
Xings, nicks e devaneios
Reply to  Nickless
1 ano atrás

O navio, a ilha …

Pangloss
Pangloss
Reply to  Nickless
1 ano atrás

Foice a vergonha na cara.
Ops, isso nunca esteve na consciência da claque do neoczar.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Já comentei em outro posto e repito, recuperar a Criméia antes de Donbass é uma estratégia até lógica!

LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

Ja era pra ter declarado guerra a muito tempo. Essa operação especial so engessa o exército russo de lançar ataques mais pesados as todas infraestruturas da Ucrânia. Essa enrolação so faz encorajar mais ainda os ucranianos a jogar pesado. Numa guerra não existe meio termo. Ou vai com tudo ou nada.

Rogério
Rogério
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

te contar uma coisa, isso é o tudo da Russia, pronto falei!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

É isso que a Rússia consegue fazer, se faltam suprimentos não adianta mandar mais gente!

Marcelo
Marcelo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Escrever é fácil. Difícil é fazer. Hoje foi uma ponte e dois bombardeiros estratégicos TU-22M Backfire.

Xings, nicks e devaneios
Xings, nicks e devaneios
1 ano atrás

No panic pessoal! Tudo sob controle. Temos 500 mil homens bem treinados e bem providos entrando em ação. Temos a força aérea UK no chão, os mísseis super sônicos, tropas da Coreia do Norte, árabes, chineses , a economia está ótima, vamos empurrar o pacto do Atlântico / globalista e transformar tudo na Nova Rússia! O inverno matara os europeus! A vitória é nossa .

Rogério
Rogério
Reply to  Xings, nicks e devaneios
1 ano atrás

agora tem mais 200 mil chechenos tb que vao tratorar td kkkkkkkkkk

Bruno
Bruno
Reply to  Xings, nicks e devaneios
1 ano atrás

Eu ri alto aqui com isso! Imagina o verdadeiro ser lendo isso ! 🤣🤣🤣🤣

Rafael
Rafael
1 ano atrás

O tráfego na ponte ferroviária era considerável, entre cargas (10 a 12 pares) e passageiros (3 ou 4 comboios). Boa sorte a quem arriscar repetir esse fluxo sem um estudo considerável. E boa sorte a quem colocar caminhões pesados na ponte rodoviária que sobrou.

Rafael
Rafael
Reply to  Rafael
1 ano atrás

A rodovia que sobrou para abastecer o front de Kherson:

Elisandro
Elisandro
Reply to  Rafael
1 ano atrás

Uma pista já foi liberada. Embora uma delas e a ferrovia tenham sido danificadas.

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Bando de marmanjo brigando na internet, tratando uma guerra como se fosse futebol.

Tomem vergonha.

George
George
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Ok ok. Agora volta para o colo da vó e vai brincar de lego.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Não é futebol. É conflito militar, onde o invasor está sendo repelido com energia. Estamos prestando homenagem aos bravos e corajosos combatentes ucranianos que estão lutando para recuperar os territórios ilegalmente ocupados pela Rússia. A guerra é cruel, mas foi a Rússia que escolheu esse caminho. Quer a paz, então esteja pronto para a guerra.

India-Mike
India-Mike
1 ano atrás

Interessante que algumas autoridades ucranianas sugerem que o ataque teria sido causado pelos próprios russos, podendo ser autoria tanto da FSB quanto de grupos privados (como o Wagner por exemplo) que estão descontentes com o governo central. Se for fato, acho q o regime não dura muito.

Rogério
Rogério
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

tomara, demorando p/ putin ser suicidado.

Elisandro
Elisandro
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Acho que estão fugindo um pouco da responsabilidade. No entanto, a inteligência dos EUA apontou participação da Ucrânia na morte da filha de Dugin.

India-Mike
India-Mike
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

A diferença meu caro Kings, é que ao contrário da tentativa de assassinato de Dugin que vitimou sua filha, não vejo muito como o ataque a essa ponte — independente do meio de ataque — ser visto como um atentado, pois q é um alvo militar totalmente válido e inclusive o ataque foi em horário de menor movimento. Infelizmente as vítimas civis seriam aceitas como ‘dano colateral’ e não acho q causaria constrangimento maior a Kiyv reconhecer o ataque. Se, no entanto, o ataque partiu da Ucrânia e eles preferem não reconhecer a autoria me parece ser por acreditar que… Read more »

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Essa ponte é um alvo perfeito para uma bomba nuclear tática.

DaGuerra
DaGuerra
1 ano atrás

“Não pela força” – Grumec’s ? Golpe desmoralizante para vlad putin KKK!

Waldir
Waldir
1 ano atrás

O melhor foi a montagem com a Monroe cantando “Happy Birthday mr. president, happy birthday to youuuuuuu”

Kkkkkkkk

Toma ditador

Last edited 1 ano atrás by Waldir
Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Ninguém mais cai nessas false flags do butim.
Caíram nessa para fazer a guerra da Chechênia, agora não caem mais.

naval762
naval762
1 ano atrás

Parabéns tovarich presidente Putin! Eis aqui o seu presente.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Xings falando não precisa mais de ponte..faz parte destruir ela pois iremos atravessar a ucrania com novarussia

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 ano atrás

Posso estar enganado, mas essa guerra se transformou num atoleiro sem volta para o Putin. Travou, nem para a frente, nem para trás.

europeu
europeu
Reply to  Dr. Mundico
1 ano atrás
Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  europeu
1 ano atrás

Eu vi isso mais cedo, mas também estou aguardando alguma confirmação. Parece bom demais para ser verdade, e caso foi algo feito pelos Ucranianos mesmo, isso significa uma infiltração bem grande dentro do território Russo.

E isso também significa que a FSB está bem adormecida.

Enfim, melhor aguardar para sabermos com mais exatidão o que pode ter acontecido, se foi mais um caso de mecânico fumando no lugar errado ou não.

Marcelo
Marcelo
Reply to  europeu
1 ano atrás

Pesquisando …

Marcelo
Marcelo
Reply to  europeu
1 ano atrás

Essa informação é verdadeira. A Rússia foi atacada em seu território. Hoje, 7 de outubro, um drone kamikaze explodiu na Base Aérea de Shaikovka em Kaluga Oblast. De acordo com a fonte da The War Zone, o drone atingiu dois bombardeiros Tu-22M Backfire, inutilizando as duas aeronaves.
https://www.google.com/amp/s/bulgarianmilitary.com/2022/10/07/170-miles-from-moscow-a-kamikaze-hit-two-tu-22m-backfire-bombers/

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Nickless
Nickless
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

parece que não é verdade infelizmente.

Antonio Abelha
Antonio Abelha
1 ano atrás

Que ditador quer usar seu torpedo nuclear inteligente, vide que ataques do “ocidente” foram marinhos: duto de gas e ponte. Quem?

Antonio Abelha
Antonio Abelha
1 ano atrás

Putin sendo Putin! Sabotando.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

Logo de manhã esse secretário do Zelensky soltou logo essa:
https://twitter.com/OleksiyDanilov/status/1578636142055870464?s=20&t=JLdnAonwn5_Hgy6NKAV7wg

Ted
Ted
1 ano atrás

cutucando o urso com vara curta.
Sentenca de morte pro ator capacho da otan. As coisas saindo do controle, cada dia mais perigoso pro mundo

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ted
1 ano atrás

Será mesmo? Aposto que não …

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ted
1 ano atrás

Por que capacho da OTAN ? Pq n estão afim de viver sob jugo russo ? Se você gosta vai lá…

paulof1
paulof1
1 ano atrás

Nordstream, para mim, foram os russos, eles inutilizaram o 1 e o 2 pode funcionar, se ocorrer isso, prova a dependência da Alemanha que tinha dito que nunca ia licenciar o novo gasoduto. Quanto a ponte, eu também não duvido que seja um grupo ligado ao poder, alguns dos pretensos falcões, Putina, apesar, de sua “jenial” xadrez 5d, parece mais interessado que chegue o inverno, treinar tropas e fazer um ataque pela Bielo-Russia, pelas declarações dele parece-me acreditar em vitória ou uma saída diplomática dentro do plano já traçado pelo bilionário americano dono dos carros Tesla, mas redes russas, não… Read more »

paulof1
paulof1
1 ano atrás

A ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, cobrou neste sábado (8) mais empenho da Otan para se proteger da Rússia: “Não sabemos até onde podem ir os delírios de grandeza de Putin”, já tinha lido, agora saiu no site antagonista, isso para complementar outro comentário que fiz que foram grupos russos que detoram nordstream, mas a quem ache que foi a mando dele, até para forçar Berlim a licenciar o Nordstream 2, e ela soltou pelo que li depois da explosão da ponte, um comentário de um amigo polonês é “se foram os ucranianos ou grupos russos não tem muito como saber agora, se for… Read more »

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Inaceitável.

mago
mago
1 ano atrás

A Rússia já perdeu a guerra. E quanto a essa ponte atacada hoje, fiquemos tranquilos. Não haverá resposta nenhuma. Ahahah!

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 ano atrás

Não sou especialista na área, mas acho difícil um caminhão carregado de explosivos conseguir demolir uma ponte dessa maneira.
A dinâmica de uma explosão (por mais intensa que seja) não me parece compatível com o resultado visto nas fotos. Parece que a ponte foi “demolida por baixo”, algo como rompimento de pilastras ou alicerces de maneira contundente, coordenada e sucessiva.
Via de regra, explosões se expandem para os lados ou para cima, dependendo da conformação adotada para a propagação das ondas.
Mas cada evento sempre poderá ser único….

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Nesse link há uma foto mostrando o tamanho do estrago na ponte. Nenhum veículo pesado poderá passar por ela durante um bom tempo. A explosão foi captada por satélites. Foi um soco no estômago do Putin.
https://bulgarianmilitary.com/amp/2022/10/08/kerch-bridge-is-on-fire-there-are-damages-russia-may-lose-crimea/

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Causou danos mas acredito que dá para recuperar. Alguém sabe o que seria capaz de destruir essa ponte arrancando as estruturas de cimento e ferro, deixando um buraco nela?

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Tendo em conta que os ucranianos não se assumem quanto à autoria, chega-se à conclusão que foram… os Incas Venusianos! Parece que os russos chamarão o Nacional Kid para defendê-los!