(se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui)

A segunda fase da invasão

Depois de transferir todo o ônus dos combates para o leste e o sul da Ucrânia, as operações especiais também tiveram que ser adaptadas à especificidade da frente local. Colunas esticadas e flancos expostos dos invasores tornaram-se coisa do passado. O exército russo estendeu a frente, tentando empurrar os defensores quilômetro por quilômetro. Os ataques em seções selecionadas foram precedidos por fogo de artilharia pesada.

O principal papel da SOF era marcar alvos para artilharia, incluindo os obuses M777 fornecidos pelos EUA, lançadores de foguetes múltiplos HIMARS e sistemas M270 (fornecidos pela Alemanha e Reino Unido), obuses autopropulsados ​​CAESAR franceses e Krab poloneses. É claro que os operadores também estavam ocupados com atividades especiais de um tipo diferente.

Com precisão cirúrgica

O vídeo do twitt a seguir é um ótimo exemplo de identificação de alvos de alto valor. As forças especiais ucranianas conseguiram localizar e identificar uma moderna estação de comunicação russa (R-439-OD ou P-260-O). Em seguida, as coordenadas exatas foram enviadas para a 92ª Brigada Mecanizada. A posição do inimigo, juntamente com equipamentos preciosos, foi neutralizada pelo fogo de artilharia indireto preciso. Toda a situação ocorreu em 1º de junho de 2022, no Oblast de Kharkiv (a localização exata é apresentada no material).

Os longos tentáculos do Kraken

A unidade de voluntários chamada “Kraken” foi estabelecida no primeiro dia da invasão russa da Ucrânia. Foi fundada por veteranos do Regimento Azov na região de Kharkiv. A unidade é controversa, especialmente em termos de suas conotações políticas. Membros da unidade são acusados ​​de visões de extrema direita e nacionalistas. A unidade nega essas acusações, mas permanece o fato de que seu fundador, Konstantin Nemichev, é um ativista e político associado à extrema direita. Muitos soldados do Regimento Kraken são seus simpatizantes e, como ele, vêm de Kharkiv.

No entanto, é difícil tratá-la como uma unidade especial de pleno direito (embora seja apresentado dessa forma nas mídias sociais e por membros do Kraken), porque os voluntários nunca passaram pelo treinamento que os operadores desse tipo de unidades recebem. No entanto, é um fenômeno e não está diretamente sob o comando das Forças Armadas da Ucrânia, mas se reporta diretamente ao Ministério da Defesa. Portanto, frequentemente participa de missões realizadas por unidades especiais da Direção Principal de Inteligência (GUR) do Ministério da Defesa da Ucrânia. Este foi o caso durante a operação de libertação de Ruska Lozova no Oblast de Kharkiv em abril de 2022.

Um vídeo da libertação da vila foi compartilhado no Telegram. No vídeo, podemos ver os preparativos para a missão, reconhecimento e fogo de morteiro. Em seguida, há uma investida na cidade, que foi bem sucedida. Também podemos observar a busca de prédios após os combates, onde os russos deixaram seus equipamentos, munições e rações de alimentos. Nas cenas finais, foi mostrada a assistência à população civil e sua evacuação de áreas perigosas.

Para o resgate

Além das ações estritamente direcionadas contra o exército russo, os membros das SOF também realizam missões de recaptura de reféns. No início de julho de 2022, as unidades GUR concluíram com sucesso uma operação desse tipo. Aconteceu no Kherson Oblast ocupado. Como resultado, um soldado das Forças Armadas da Ucrânia, um ex-policial e três civis foram libertados. O vídeo (Cuidado: cenas fortes!) com as atividades dos operadores da SOF foi publicado pela conta oficial do GUR no Twitter (abaixo).

Ilha das Cobras

Snake Island tornou-se um exemplo de resistência ucraniana ao ocupante russo. Apesar de várias tentativas de proteger a ilha, os esforços das tropas russas falharam. Os bombardeios e ataques aéreos regulares da artilharia ucraniana eliminaram repetidamente as unidades localizadas ali. Isso forçou os invasores a recuar da ilha.

Em 7 de julho de 2022, as forças especiais ucranianas desembarcaram na Ilha da Cobra. Eles então revistaram e protegeram a área. A última etapa foi a colocação de bandeiras ucranianas, incluindo uma grande bandeira montada bem no meio da ilha. Depois de completar essas tarefas, os soldados retornaram à base sem perdas. Aqui você pode ver um vídeo mostrando as atividades acima mencionadas.

Esta operação não teve praticamente nenhum significado militar, mas foi extremamente importante na guerra de propaganda. Ridicularizou o invasor russo e tornou-se o conteúdo perfeito para fortalecer o moral ucraniano, já que a Ilha das Cobras é um dos símbolos do conflito atual desde o início.

Forças Especiais Ucranianas na Crimeia

As atividades das forças especiais ucranianas na Crimeia estão envoltas em mistério. Não sabemos exatamente há quanto tempo e com que intensidade as forças de operações especiais estão ativas na península ou quais tarefas específicas estão realizando. Há fortes suspeitas de que eles estejam de fato presentes lá.

Nos primeiros dias após o misterioso ataque à base russa de Saki na Crimeia em 9 de agosto de 2022, havia informações de que unidades especiais poderiam ter sido responsáveis ​​por isso. Esta informação foi fornecida pelo The Washington Post, citando um representante anônimo do governo ucraniano.

Depois de algum tempo, no entanto, os próprios ucranianos, por meio do comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, general Valery Zaruzhny, relataram que se tratava de um ataque com mísseis. No entanto, o tipo específico de armas usadas não foi relatado. Numerosos especialistas ocidentais suspeitaram de tal cenário, especialmente depois de analisar imagens de satélite da área atacada. Muito provavelmente, os dados coletados pelos operadores do SOF foram usados ​​para identificar alvos e selecionar o momento preciso do ataque.

Fotografias das missões das Forças Especiais Ucranianas na Crimeia também apareceram na web. Eles foram compartilhados pela conta do Twitter @calibreobscura altamente confiável. Abaixo você pode ver uma colagem dessas fotos.

Há também muitas indicações de que as Forças de Operações Especiais da Ucrânia são responsáveis ​​pela “guerra psicológica” na Crimeia. Oleg Cariow, um colaborador russo, informou sobre telefonemas misteriosos que deveriam causar estragos entre a população civil da península. Perpetradores desconhecidos deveriam ligar para resorts de férias para relatar uma suposta evacuação. Uma lista de “sabotadores ucranianos” que vivem na Crimeia também circulou na web, na verdade composta por ex-oficiais do FSB. Tais ações realizadas por unidades especiais são uma parte importante da guerra.

continua…

FONTE: FakeNews.pl

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Ucrânia informou que recebeu da Suécia o obuseiro autopropulsado de 155mm Archer, conhecido como o “melhor do mundo”. Não foram divulgados números, mas há rumores que tenham sido entregues 12 unidades. O Archer possui canhão de 155 mm com sistema de berço e recuo da geração atual de obus de campo rebocado FH 77B. É equipado com sistema computadorizado de controle de fogo, sistema de assentamento e navegação inercial e radar de velocidade de boca. Carrega 20 projéteis de 155 mm em carregador automático e mais 20 projéteis para recarga. O canhão do Archer tem um alcance máximo de… Read more »

h.saito
h.saito
1 ano atrás

Caçador de Nazistas Eli Rosenbaum diz que os EUA estão prontos para mudar suas leis para que sua unidade do departamento de justiça possa processar criminosos de guerra russos:

https://www.theguardian.com/law/2022/nov/02/nazi-hunter-ukraine-war-crimes-us-bill-interview-eli-rosenbaum

Soldados russos confessam executar civis e saquear casas:

https://www.cbc.ca/news/world/russia-ukraine-putin-war-crimes-1.6636688

juggerbr
juggerbr
1 ano atrás

O tempo passa e a poderosa Russia só recua. O quanto Putin estaria arrependido neste momento?

Realista
Realista
1 ano atrás

Notícias da super ofensiva da ucraniana ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Realista
1 ano atrás

Segundo as forças especiais da ucrania vai bem, os Russos continuam bombardeando a capital e parece que banho quente só na Polônia.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Realista
1 ano atrás

Os militares ucranianos informaram que as tropas russas continuaram bombardeando a cidade oriental de Bakhmut, um alvo das forças armadas russas em seu lento avanço pela região de Donetsk. Segundo os relatos, houve combates ferozes perto de Bakhmut, enquanto as forças ucranianas retinham os ataques russos em duas outras áreas em Donetsk, em torno de Avdiyivka e Uhledar.
https://www.rferl.org/amp/ukraine-drone-attacks-infrastructure/32111824.html

Marcelo
Marcelo
Reply to  Realista
1 ano atrás

Os soldados da 59ª Brigada Motorizada da Ucrânia estão otimistas com suas perspectivas de derrotar os russos na cidade de Kherson. Seus combatentes desdenham da eficácia no campo de batalha dos drones iranianos – armas adequadas para assediar a infraestrutura civil, mas menos eficazes contra unidades militares preparadas. Eles relatam que a degradação da logística russa e das linhas de suprimentos prejudicou a capacidade das forças russas no campo de batalha. Os movimentos desesperados dos líderes russos para equipar sua linha de frente com recrutas relutantes, o foco dos invasores em saquear Kherson e até mesmo o uso de sistemas… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Realista
1 ano atrás

“A luta em torno de Kherson está se intensificando. Parece que os russos moveram algumas de suas melhores tropas para defender Kherson. E se for perdido, é uma grande… grande derrota, uma grande vergonha para Putin. Como Kherson é a única grande cidade que ele conseguiu capturar até agora, no campo de batalha a luta continua e em casa, a luta continua.” (Lord Richard Dannatt , um oficial sênior aposentado do exército britânico) – A inteligência militar na Ucrânia informou que Putin empilhou até 40.000 soldados russos na parte ocidental do rio Dnipro em Kherson. É difícil para os soldados… Read more »

L G
L G
1 ano atrás

Infelizmente haverá uma terceira G mundial nuclear. O hemisfério norte será destruído. Mas o Brasil será o quinto império de Daniel. Receberá os refugiados que aqui conseguirem chegar e enviará alimentos para o restante do mundo. Mas um pequeno grupo comandado pelos fariseus a elite da época decidiu liberar Barrabás em lugar de Jesus Cristo. Mas eles não sabiam que estavam cumprindo as profecias. Condenaram Jesus Cristo. E as profecias se cumpriram e o cristianismo se espalhou pelo mundo e se transformou na maior religião do mundo. Vamos estudar pessoal. Estamos vivendo o começo da grande tribulação e depois virá… Read more »

Gilson Elano
Gilson Elano
1 ano atrás

Quem diria, a poderosa esquadra russa, acuada no porto!
A poderosa força aérea russa, aterrada ou combatendo a longas distâncias, com medo da AAA ucraniana.
O poderoso exército russo, sendo moído, pelos ucranianos.
A poderosa artilharia russa, perdendo a eficácia.
Os temidos CC russos, se mostrando defasados para a guerra moderna.
A temida força de helicópteros russa, sendo mal empregada e caindo feito moscas, depois de receberem uma detetizada.

naval762
naval762
1 ano atrás

Tovarich spetsnaz, onde está vc?!