Encontro entre os dois é o primeiro presencial desde que o líder norte-americano assumiu o governo, em 2021, e o mandatário chinês foi eleito para um terceiro mandato. Guerra da Ucrânia, Taiwan e Coreia do Norte está na pauta de reunião bilateral da cúpula, que acontece na terça-feira (15).

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram nesta segunda-feira (14) em Bali, na Indonésia, onde acontece esta semana a cúpula do G20.

É o primeiro encontro pessoal entre os líderes dos dois grandes rivais no atual cenário da geopolítica mundial desde que Biden assumiu o governo, em 2021, e que Xi foi reeleito para um terceiro mandato na China, se consolidando como o líder mais influente do país desde Mao Tse Tung.

A expectativa é que o Biden e Xi discutam durante o encontro temas como a tensão em Taiwan, a guerra na Ucrânia e as ambições nucleares da Coreia do Norte, questões-chave para os dois países, que, nos três casos, são aliados de lados opostos.

Antes de encontrar o líder chinês, Biden já havia dito que os Estados Unidos vão “competir vigorosamente” com Pequim, ainda que “garantindo que a concorrência não se transforme em conflito”.

“Como líderes de nossas duas nações, compartilhamos a responsabilidade, na minha opinião, de mostrar que a China e os Estados Unidos podem gerenciar nossas diferenças, impedir que a concorrência se torne algo próximo de um conflito e encontrar maneiras de trabalhar juntos em questões globais urgentes. que exigem nossa cooperação mútua”, disse Biden na abertura da reunião.

A cúpula do G20 acontece ao longo de terça-feira (15). O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá ao encontro, e seu país será representado por Serguei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores.

Mais cedo, a agência de notícias Associated Press informou que Lavrov foi levado ao hospital após chegar a Bali. O governo russo, entretanto, negou e classificou a informação como “o cúmulo da falsificação.”

Eleições nos EUA
O encontro acontece também quase uma semana depois de os Estados Unidos realizarem as eleições de meio de mandato, que renovam parte do Legislativo do país, além de governadores e Câmaras locais, e é considerada o grande termômetro da gestão de Joe Biden.

A apuração dos votos ainda não foi concluída – a contagem é manual e por estado -, mas as principais projeções indicam uma derrota bem menor que a esperada para o Partido Democrata, de Biden. Segundo a Associated Press, que faz contagem própria dos votos, os democratas perderão o controle da Câmara dos Deputados, porém com uma diferença de apenas alguns votos para os rivais republicanos, que previam uma ampla maioria.

Já no Senado, a sigla de Joe Biden conseguiu manter o controle da Casa, o que deu ao líder norte-americano uma injeção de ânimo. Na chegada ao encontro com Xi, Biden disse que “eu sei que estou voltando mais forte” para a segunda metade de seu mandato, que vai até 2024.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
1 ano atrás

O grande líder da grande nação democrática foi cumprimentar o outro líder da nação malévola imperialista estadunidense.

Matusa
Matusa
Reply to  Underground
1 ano atrás

O problema é que a Nação malévola e o maior player econômico da atualidade e o Brasil precisa dela para sobreviver.
Por outro lado, a grande Nação democrática está em decadência e insiste em falar coisas que cada vez menos gente quer ouvir.
Deixa assim que está ótimo.

PACRF
PACRF
Reply to  Underground
1 ano atrás

“O grande líder da grande nação democrática”. Estava falando de Xi Jinping? Se sim, está completamente enganado, pois na China tem de tudo, até capitalismo, porém democracia não há.

europeu
europeu
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Não há democracia, mas há centralismo democrático!!!!! Viram o congresso do Partido Comunista Chinês!!?? há melhor democracia do que aquilo? O respeito que têm pelos mais velhos!!! Quando algum se sente mal, o que é típico da idade, aparecem logo várias pessoas para gentilmente o ajudarem…

Matusa
Matusa
Reply to  europeu
1 ano atrás

Principalmente quando esse sujeito mais velho insiste em pedir conselhos de saúde aos americanos.
Vá em paz e que o Senhor o acompanhe.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Matusa
1 ano atrás

Vale para teu baixinho do kremlin esse “vá em paz “?

Realista
Realista
Reply to  Underground
1 ano atrás

Tão democrática que uma rede social é maior que um presidente

Underground
Underground
1 ano atrás

Os dois sorriem. Estão felizes. Acho que já ajustaram tudo.
Tradução: vamos deixar os problemas da Ásia Pacífico para depois e, por hora, vamos f… a Rússia.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Underground
1 ano atrás

Kkkk Vladisvostok pra China , Curilas Japão e Konigsberg para a Alemanha rsrsrs e por fim Criméia para a Ucrania…

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

amanhã

BK117
BK117
1 ano atrás

Diplomacia é assim.
Mas confesso que lembrei desse vídeo hehehehe.
https://youtube.com/shorts/7VF6b247DRk?feature=share

Rogério
Rogério
Reply to  BK117
1 ano atrás

kkkkkkkkk

Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
1 ano atrás

“Há adagas nos sorrisos dos homens.” Macbeth

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Democracia é uma palavra que não existe para nenhum desses dois países! Se alguém vim falar que um desses dois são democráticos, estão loucos! O que dizer é que, um dos dois, existe mais liberdade do que o outro (mas só para sua população), pois no quesito mundial, é 0!

Nino
Nino
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Pense na seguinte situação: um cidadão americano pára em frente a Casa Branca e levanta uma placa com os dizeres: “Fora Biden!”. O que iria acontecer com ele? Agora imagine um cidadão chinês vai até a Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial) e levanta uma placa “Fora Xi Jinping”, o que aconteceria com ele?. Pense a mesma coisa na Praça Vermelha ou mesmo em Brasília.

WSilva
WSilva
Reply to  Nino
1 ano atrás

O sujeito americano acha que protestar contra seu presidente é uma forma de poder. O sujeito chinês, embora internamente queira criticar seu presidente, sabe que que isso não mudaria nada. Na maioria das vezes, o chinês está correto. A China funciona como uma grande empresa, o PCCh sob comando de Xi é o dono da coisa toda, o povo chinês são os funcionários. Você já viu algum funcionario criticar seu chefe ou dono da empresa em público? Pode até criticar, mas arcará com as consequencias… Veja, no Brasil estamos levantando cartazes há mais de 30 anos contra nossos presidentes, pra… Read more »

Matusa
Matusa
1 ano atrás

É feriadão,mas não exagere na ‘mardita’.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Matusa
1 ano atrás

Kkkkk essa foi boa

Morgoth
Morgoth
1 ano atrás

Se a China quiser a autossuficiência alimentar, precisará expandir suas terras cultiváveis para as estepes ao Norte e as planícies de monções ao Sul.

Para Rússia, Mongólia, Vietnã, Myanmar, Laos e outros só restará o lamento.

WSilva
WSilva
1 ano atrás

Acontece que muitas dessas mulheres vivendo em teocracias foram contaminadas pelo progressismo e feminismo ocidental, não querem viver mais como as mulheres do seu povo viviam, querem viver como mulheres ocidentais, só que essas teocracias não são ocidentais, a conta não fecha…

As chinesas não foram ainda contaminadas a esse ponto, o PCCh certamente não irá permitir essa subversão.

Acacor
Acacor
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Teocracia aqui se refere àquele pessoal que corta cabeças …

ChinEs
ChinEs
1 ano atrás

A China sempre foi cria dos EUA e da Alemanha, desde sempre, o inimigo dos EUA na Asia foi derrotado em 1945, depois dai ficou apenas a Russia no caminho dos Americanos.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Os EUA e a China tem laços econômicos tão dependentes que estão orbitando um em torno do outro. Os dois gigantes são muito parecidos, inclusive em termos militares. A divergência está em Taiwan. Apesar dos atritos geopolíticos … ambos estão conversando para acertar as diferenças … Mao Tse Tung deve estar se revirando na sepultura.

BVR
BVR
1 ano atrás

À caminho de uma distensão???
Jogo de cena ??
Uma ameaça maior para ambos no horizonte econômico ??
Difícil sem ter acesso aos relatórios das duas chancelarias. Rsrsrs rsrs….

Gilson Elano
Gilson Elano
1 ano atrás

A ausência do Pudim, nessa reunião, só demonstra fraqueza política. Esse isolamento, deixa caracterizado que Pudim estar perdido com esse assalto praticado pelo russos. Ele, de algum modo, vai pagar pela tragédia humana tanto russa quanto ucraniana.