O presidente ucraniano, Volodymyr , chegou aos Estados Unidos nesta quarta-feira (21), disse uma fonte familiarizada com suas viagens à CNN.

Zelensky pousou na Base Conjunta Andrews, disse uma outra fonte do canal.

Ele visitará o Salão Oval esta tarde para conversas prolongadas com o presidente dos EUA, Joe Biden, que anunciará que está enviando quase US$ 2 bilhões – aproximadamente R$ 10,3 bilhões – em assistência de segurança adicional à Ucrânia, incluindo um novo e sofisticado sistema de defesa aérea .

Os dois convocarão uma coletiva de imprensa na Casa Branca antes de Zelensky discursar em uma reunião conjunta do Congresso no Capitólio em horário nobre.

É a primeira viagem para fora da Ucrânia desde a invasão russa em fevereiro. O destino ser os Estados Unidos também destacará o papel histórico do presidente Biden, que busca reviver a aliança ocidental que manteve a União Soviética sob controle e agora está combatendo o novo expansionismo de Moscou em uma guerra entre superpotências nucleares.

O presidente da Ucrânia comparou a resistência de seu país contra a Rússia com o desafio solitário da Grã-Bretanha frente aos nazistas nos dias anteriores à entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

A visita provocou um movimento de segurança extraordinária. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, não confirmou os primeiros relatos de que daria as boas-vindas a Zelensky no Capitólio dos Estados Unidos, em uma inesperada visita. “Simplesmente não sabemos [se ele virá]”.

Uma recepção na Casa Branca será, acima de tudo, um sinal inconfundível do apoio dos Estados Unidos e do Ocidente à batalha da Ucrânia contra Putin, que diz que o país não tem o direito de existir.

A guerra exemplifica o que Biden definiu como uma luta global entre democracia e totalitarismo, que ele colocou no centro de sua política externa.

O deputado democrata Ruben Gallego, do Arizona, que visitou a Ucrânia no início deste mês, disse no programa “AC360”, da CNN, que Zelensky estava vindo para Washington em uma missão específica.

“O que ele está tentando fazer é traçar uma correlação direta entre nosso apoio e a sobrevivência, apoio e vitória futura da Ucrânia”, disse Gallego, membro do Comitê de Serviços Armados.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

Bateu o desespero!! Foi pra garantir a sobrevivência da Ucrânia em 2023. Sem os EUA essa guerra só teria durado 3 meses ou menos. Pelo menos os russos já tem noção das suas deficiências em relação ao ocidente.

Marcelo
Marcelo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Vale todo tipo de narrativa para justificar o absurdo da ação militar russa e o completo fracasso da Operação Especial Militar … que já dura 301 dias e não tem data para acabar.

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Vietnã durou bem mais que 300 dias.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Faz um tempinho que ocorreu a Guerra do Vietnã, né? Parece que os EUA, diferente da Rússia, aprendem com seus erros. Daqui a pouco vai querer comentar batalhas da Segunda Guerra Mundial … só lembrando que foram os Aliados que venceram …

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

POis é…a diferença é que os equipamentos militares dos EUA, no Vietnã, ainda eram bons…hoje….só estética…kkkkkk…Não só dos EUA como da Europa também, o vexame dos tanques Puma, alemães, é impossível de esconder.

Glasquis 7
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Mas lá os EEUU não calcularam 15 dias para uma vitória.

Glasquis 7
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Gente este pessoal está ficando louco.

Ao que parece eles não percebem o quanto são terrivelmente perigosas este tipo de ações.

Se vc legitima a invasão russa, estará permitindo que no futuro qualquer nação poderosa, invada qualquer país sob a desculpa de que se está protegendo.

Assim Qualquer país poderia invadir o Brasil alegando que está protegendo interesses legítimos.

Seria o fim da soberania.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Glasquis 7
1 ano atrás

Esse fim da soberania que você lamenta, já existe há anos sob a égide dos EUA. Desde a invasão do Iraque, Síria, Afeganistão, Iuguslávia até o golpe de 64 no Brasil.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Pai, preciso de mais armas, em troca eu te dou tudo que precisa.

  • Claro filho, papai vai te dar bem muita arma, mas o meu foco não é vocês, vocês eu não ligo, queremos mesmo é atrapalhar a Russia e pouco importa vocês, alias, tudo isso começou por minha culpa, por me meter onde não devo, seja direto ou indiretamente. Então papai vai fornecer as armas para essa guerra que criei, mas só vale morrer vocês, ok?
100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Já estão morrendo europeus e americanos também, embora “mercenários”. Dizem as más linguas que já morreu mais polonês que russo nessa guerra.

Underground
Underground
1 ano atrás

Parabéns ao Presidente Zeelensky, fazendo seu papel e marcando seu nome em um capítulo da história da humanidade.

Alfredo
Alfredo
1 ano atrás

E esse humorista tentou passar uma imagem de que estava em Backmuth condecorado soldados.
Tudo fake.
Ele estava se preparando para essa viagem.

Heinz
Heinz
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Difícil né? O “comediante” vai pra linha de frente condecorar seus soldados. Enquanto os russos, digo as famílias recebem uma toalha do governo e um lada.

Glasquis 7
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Toalinha!, não menospreze os presentes do meu “super Putin”

Já o Lada, se for um niva dos novos, até que eu aceito.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Tu tá ligado que estamos no século 21 e não no século 15? O cara pode ta jogando bola no Japão agora e depois de amanha jogando pela seleção em Brasília.

m4l4v1t4
m4l4v1t4
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Deep Fake muito da bem feita
Todos nós sabemos que Bakmuth foi conquistada pelos russos assim como Kiev também foi em Março

Last edited 1 ano atrás by m4l4v1t4
Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Reply to  m4l4v1t4
1 ano atrás

eheheh, rir para não chorar. xd

Glasquis 7
Reply to  m4l4v1t4
1 ano atrás

Kiev foi conquistada em março???

Mas, por que não informaram disso às tropas russas, meu Deus, eles ainda estão se preparando pra invadir Kiev sendo que já está tomada.

A realidade tende a ser mais dura do que parece e para alguns, é mais dura que pra outros. Só assim pra explicar este negacionismo, cegues seletiva podemos dizer.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Tem fotos na internet. Quer que eu poste? Nem precisei de muito esforço … saiu publicado na Veja.
https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/mundo/zelensky-faz-visita-supresa-a-bakhmut-na-linha-de-frente-da-guerra/amp/

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Se está difícil engolir essa é só passar manteiga.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

Desconfiem de pessoas que prometem um mundo melhor, pois sempre que isto aconteceu, houve um genocídio….

Lucena
1 ano atrás

Mais instruções … medalhas ….e show bussines em um teatro de horrores cercado de sorrisos falsos … cuidado Zelensky! …. esse filme já vi… vocês esta em covas de lobos…é uma peça que pode ser trocado a qualquer momento … só uma peça descartável.

Glasquis 7
Reply to  Lucena
1 ano atrás

Não, graças à Rússia, Zelensky deixou de ser uma peça descartável faz muito tempo.

Agora é mais do que um símbolo da resistência Ucraniana. Virou uma lenda e lendas são mais perigosas mortas do que vivas pois viram mártires, eternos motivadores de qualquer luta de um povo.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Cada vez que eu acompanho os movimentos de Volodymyr Zelensky, mais eu me recordo de Winston Churchill durante os ataques dos nazistas à Grã Bretanha. Tal qual Churchill, Zelensky está irredutível e se nega a barganhar com os russos, chegando a ser criticado por não negociar. Mas diferente da Segunda Guerra Mundial, quando praticamente ninguém concebia a ideia de que Hitler poderia ser vencido, muitos já acreditam em uma possível vitória ucraniana sobre os invasores, sendo que os EUA, diferente da postura isolacionista no início da Segunda Guerra Mundial, já lideram o envio de ajuda financeira e militar aos ucranianos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

E o Putin se limitou a criticar os EUA e a OTAN, ameaçar o uso de armas nucleares e mostrar “modernas” armas russas, que, na melhor hipótese, levarão uma década para entrar em operação plena. Até agora a Rússia continua apresentando comportamento de lobo submisso na matilha militar do mundo ..

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Uma fonte por favor…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Assiste no Jornal da Band de ontem (21/12/2022). O Putin estava com cara de quem comeu e não gostou e os oficiais russos que participaram do evento encolheram tanto a barriga ao bater continência que as calças quase cairam.

Bacchi
Bacchi
1 ano atrás

Eu adoro ver alguns comentários aqui da trilogia de pessoas que ficam felizes em ver um pais soberano sendo destruído e criticam quando ele procura ajuda externa, ainnn mas a ucrânia não durava 3 meses sem ajuda americana, sim é normalmente isso que acontece quando se esta enfrentando umas das maiores potencias militares do mundo, a questão é que os ucranianos não se renderam, e pelo visto não vão se render, sabe aquela historia da segunda guerra mundial que diziam que o aço será nosso mas o sangue será soviético? Mesma situação na ucrânia atualmente.

Glasquis 7
Reply to  Bacchi
1 ano atrás

São alguns hipócritas que vivem dentro do “regras pros outros mas não pra mim”

Defendem a invasão da Ucrânia mas se alguém falar da Amazônia são os primeiros a reclamar “Amazônia é brasileira e não cedemos soberania”.

Me pergunto, com que moral esses sujeitos reclamam?

A Ucrânia é um país soberano e deve ser respeitada a sua soberania.

Tallguiese
Tallguiese
1 ano atrás

Não foi sigilosos não, pois estávamos sabendo desde ontem viu. Kkkkk

JClaudio
JClaudio
1 ano atrás

Parece o Bolsonaro recebendo o representante do Estados Unidos com pão com leite condensado. Tem gente que não sabe o significado da palavra liturgia. Quis passar a impressão que estava vindo da zona de combate. O que custava colocar um terno para participar do ato solene? Sinto pena da Ucrânia. Uma coisa é certa, a Rússia não é o bicho papão que todos imaginavam. Se não conseguem matar o Zelensky, que durante a guerra viaja de avião de um lado pra outro, não consegue atacar os comboios de armas americanas e europeias que chagam todos os dias na Ucrânia, salvo,… Read more »

Everton G. Barbosa
Everton G. Barbosa
Reply to  JClaudio
1 ano atrás

Não gosto do Putin nem do governo russo mas esse zelensk me dá ojeriza.

marco antonio rocha gandolfi marcão
marco antonio rocha gandolfi marcão
Reply to  Everton G. Barbosa
1 ano atrás

ÉÉÉÉÉ´ !!! Esse cara, esse comediante é um PATRIOTA que quer ver seu pais livre de pressão comunista, acordos de interesse unilateral que ferra a sua população. Quer preservar o que um pais mais deseja defender que e a sua liberdade e o bem estar da sua gente. Parabens e que sirva de exemplo a outros LIDERES que se ajoelham por interesses pessoais ($$$$) e que se dane o povo.

Glasquis 7

quer ver seu pais livre de pressão comunista”

A Rússia está intentando implantar comunismo na Ucrânia???

Essa eu não sabia.

marco antonio rocha gandolfi marcão
marco antonio rocha gandolfi marcão
Reply to  Glasquis 7
1 ano atrás

me expressei errado.Um presidente que quer ser reeleito permanentemente não e comunista é DITADOR.

Acacor
Acacor
1 ano atrás

Os EUA mandaram um avião oficial pegar o Zelenski para dar cobertura. Porque os russos não tem coragem de derrubar um avião do governo americano. Esses detalhes do planejamento são dignos de admiração. Não é que sejam imunes a falhas, mas os americanos são o que tem de melhor em planejamento militar. Parecem estar isolados nesse tipo de capacidade, seja ela pequena ou em grande escala.

suTERMINATOR
suTERMINATOR
Reply to  Acacor
1 ano atrás

Os EUA atacariam um avião oficial do governo Russo?

o Zzzzz estava já na Polonia, a Rússia não mais o que fazer.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Acacor
1 ano atrás

Eu vi o planejamento militar no Afeganistão…kkkkk

Sidney
Sidney
1 ano atrás

Não é uma guerra da Rússia Contra a Ucrânia e sim da OTAN contra a Rússia liderada pelos EUA. Lá em 2016 a Hillary e senadores Democratas já avisaram que ia ter. Só atrasou pois perderam a eleição pro Trump. Tem parlamentar europeu que defende que a Rússia tem um território muito grande pra ficar só na mão dos russos.