A Saab recebeu um pedido da Finlândia sobre mísseis para o sistema de defesa aérea terrestre RBS 70. O valor do pedido é de aproximadamente SEK 800 milhões e as entregas ocorrerão entre 2023 e 2026

O pedido inclui a versão mais recente do míssil RBS 70 da Saab, Bolide, que permite o engajamento com alvos blindados e drones no ar. O míssil será usado com os atuais sistemas RBS 70 da Finlândia, que estão em uso no país há mais de 15 anos. Na Finlândia, o sistema é referido como ITO05 e ITO05M (Ilmatorjuntaohjus 05).

“Estamos orgulhosos de continuar contribuindo para a capacidade de defesa aérea da Finlândia com nosso míssil Bolide à prova de futuro, que pode ser usado contra uma ampla gama de ameaças”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.

O portfólio da Saab de sistemas de mísseis de defesa aérea terrestre de curto alcance inclui o RBS 70 e a versão mais recente, o RBS 70 NG. O RBS 70 tem um histórico impressionante no mercado com mais de 1.600 lançadores e mais de 18.000 mísseis entregues em 19 nações.

RBS 70 NG e radar Giraffe - foto Saab
RBS 70 NG e radar Giraffe – foto Saab

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura, para ajudar as nações a manter seu povo e a sociedade seguros. Capacitada por seus 18.000 talentos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Tem grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de várias nações.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
1 ano atrás

Um breve “off-topic” envolvendo a Finlândia, que para mim foi surpreendente: Japão selecionou o AMVXP da Patria como substituto do seu Type-96. A projeção são de quase 400 veículos, amplíssima maioria a ser montada no país comprador, arranjo semelhante ao da Polônia.

As Forças de Autodefesa interrompem mais de 60 anos de desenvolvimento local de APCs: Type 60 e Type 73.

Esse veículo é o maior sucesso comercial finlandês de um produto blindado, depois do Nokia 3310.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Rafael
1 ano atrás

depois do Nokia 3310.” …kkkkk…boa

IvanF
IvanF
1 ano atrás

permite o engajamento com alvos blindados e drones no ar”.

Quer dizer que dá pra usar essa criança contra aviões, drones E carros blindados? 😮

Imagino que não deve ter a capacidade de um TOW da vida, mas deve fazer uma graça contra um APC!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Usar um míssil Bolide contra blindados seria um ato de extrema urgência, não espere que tenha o mesmo desempenho de um ATGM contra um carro de combate, contra os blindados mais leves talvez tenha melhor resultado, mas financeiramente compensa? os canhões sem recuo e lança rojões seriam mais adequado
O mesmo serve para drones, dependendo do porte desse drone não compensa financeiramente…melhor usar canhão e jammer

mas que dá dá

Last edited 1 ano atrás by Rafaelvbv
bjj
bjj
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Mísseis de cruzeiro também. Como é guiado a laser, dá para atingir praticamente qualquer coisa, basta apontar o laser para o alvo.

Aqui, aos 1:57, é mostrado o uso dele contra um alvo simulando um blindado. Perfurou uma camada bem considerável do que parece ser concreto armado. Deve ser capaz de destruir qualquer coisa que não seja um MBT.

https://www.youtube.com/watch?v=Qb7V2gG_lDA

IvanF
IvanF
Reply to  bjj
1 ano atrás

Um verdadeiro coringa, muito interessante!

h.saito
h.saito
1 ano atrás

Off Topic:

A ONG espanhola Safeguard Defenders denunciou que a China mantém mais de 100 DELEGACIAS CLANDESTINAS em mais de 50 países, inclusive NO BRASIL, sendo um em São Paulo, um no Rio de Janeiro e o ultimo em local desconhecido.

A suspeita é que são usados para PERSEGUIÇÃO CONTRA DISSIDENTES chineses.

Fonte Newsweek:

https://www.newsweek.com/china-overseas-police-service-center-public-security-bureau-safeguard-defenders-transnational-crime-176453