Rússia envia 300 soldados chechenos para a linha de frente para impulsionar campanha fracassada

37

Combatentes da Guarda Nacional da república do sul da Rússia partiram do aeroporto na capital da Chechênia, Grozny, segundo post do líder Ramzan Kadyrov em seu canal Telegram. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal russa TASS.

A república tem uma história complicada e sangrenta com Moscou. Anteriormente parte da União Soviética, a Chechênia afirmou sua independência de Moscou quando o bloco se desintegrou. Durante a segunda guerra chechena na década de 1990, a Rússia, agora sob o controle de Vladimir Putin , reafirmou seu domínio sobre a república separatista.

A Chechênia é comandada por Kadyrov desde que ele foi apoiado por Putin em 2007, depois que o pai de Kadyrov, o então líder, foi morto por guerrilheiros chechenos em 2004.

Poucas semanas após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, Kadyrov anunciou que havia viajado ao país para ajudar as forças russas.

O líder da república do Cáucaso disse aos combatentes ucranianos em um vídeo do Telegram no início da guerra para se renderem “ou você estará acabado”.

O ex-rebelde anti-russo acrescentou que as tropas chechenas “mostram a você que a prática russa ensina a guerra melhor do que a teoria estrangeira e as recomendações de conselheiros militares”, segundo o Guardian.

Em outubro, Kadyrov argumentou que Moscou deveria considerar a implantação de uma arma nuclear de baixo rendimento na Ucrânia , depois que a Rússia retirou suas forças da cidade oriental de Lyman.

Ele disse acreditar que “medidas mais drásticas deveriam ser tomadas” pelo Kremlin, variando da lei marcial a uma detonação nuclear, ele postou em sua página no Telegram.

Mas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, distanciou Moscou dos comentários , dizendo em entrevista coletiva que, embora os “chefes de regiões tenham o direito de expressar seu ponto de vista”, a emoção deve ser removida de “qualquer tipo de avaliação” sobre a Ucrânia.

Peskov continuou enfatizando a “contribuição muito grande” que os combatentes chechenos estavam dando para o esforço de invasão russa, e Kadyrov investiu pessoalmente “muito” na guerra, de acordo com a mídia estatal russa.

Kadyrov lidera um infame grupo paramilitar conhecido como Kadyrovtsy, ou os Kadyrovites, e foi acusado de uma série de abusos dos direitos humanos, o que ele nega.

O líder checheno é apoiado pelo Kremlin, e o “apoio e dinheiro de Putin transformaram Kadyrov de zero a herói”, disse Yekaterina Sokirianskaya, do International Crisis Group, ao The Wall Street Journal .

Mas o mesmo apoio tornou o homem forte checheno “vulnerável e totalmente dependente” do Kremlin, acrescentou.

Kadyrov se rotulou publicamente como “soldado de infantaria de Putin” e foi sancionado pelo Departamento do Tesouro em setembro por seu papel em facilitar o esforço de invasão de Moscou.

O comunicado de imprensa do Tesouro observou que Kadyrov acumulou “riqueza extrema” como resultado de seu relacionamento com Putin, incluindo um “zoológico privado” e um “fundo luxuoso”.

No entanto, combatentes chechenos pró-ucranianos também estão presentes dentro das fronteiras do país, trabalhando em oposição às forças de Kadyrov.

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DaGuerra
DaGuerra
1 ano atrás

Vão atirar em qualquer recruta russo que olhar pra trás.

Last edited 1 ano atrás by DaGuerra
Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  DaGuerra
1 ano atrás

Esta quantidade deve ser para o policiamento do ‘jogo contra’ entre o time do PMC Wagner e da seleção da Legião Estrangeira ucraniana.
Vai que dá confusão no jogo.
Porque no campo de batalha, o time russo está ganhando com alguma facilidade.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Parece que os russos não estão vencendo em Soledar e muito menos em Bakhmut. Até os blogueiros pró Rússia estão reclamando das mentiras do Kremlin.

Pangloss
Pangloss
1 ano atrás

Achou a matéria ruim? Eu gostei.
O que falta para que você crie seu blog, para divulgar suas versões dos fatos?
Boa sorte. Talvez Putin te pague por isso (em rublos, claro).

Pangloss
Pangloss
Reply to  Pangloss
1 ano atrás

O meu post acima foi uma resposta a outro comentário, que foi eliminado.

bjj
bjj
1 ano atrás

Eu acho que é uma definição muito boa. Boa parte do mundo esperava que a Rússia fosse esmagar a Ucrânia em pouco tempo. Acho que até os próprios russos esperavam isso. No entanto hoje, depois de quase um ano de guerra, dezenas de milhares de mortos e muuito equipamento perdido, a Rússia tem menos território do que tinha nas primeiras semanas, mesmo lutando contra um país muito menos capaz em todos os sentidos.

Fracasso é uma palavra bem adequada pra isso.

Eromaster
Eromaster
Reply to  bjj
1 ano atrás

Você realmente não entende nada sobre o que está acontecendo. Putin não deseja uma guerra rápida, ele quer enfraquecer a Europa economicamente, e tá conseguindo.

inflação, desemprego, falta de energia e quebra das indústrias estão abalando a Europa. Além disso, está tendo protestos em muitos países na Europa, mas as mídias ocidentais estão abafando esses tipos de informações.

bjj
bjj
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Ele está é enfraquecendo a própria Rússia. Tá perdendo uma grande quantidade de soldados e equipamentos, as sanções estão derrubando a economia, e logo virá o endividamento dos custos de guerra que vai afetar o país por muito tempo. Põe na conta dele também o dano à imagem das forças russas, que certamente perderão muito do respeito que tinham antes dessa guerra, além do fortalecimento da OTAN, que vai crescer e se armar mais ainda.

Mas tudo bem, é o xadrez 5D do “gênio” que só os iluminados conseguem entender.

Last edited 1 ano atrás by bjj
Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  bjj
1 ano atrás

Esqueça essa ladainha.
A Rússia está empenhando pouca gente, está infligindo baixas gigantescas e destruindo a economia do inimigo.
Se a OTAN estava esperando que a Ucrânia se tornasse uma ponta de lança da Organização a poucos quilômetros de Moscou, se estrepou.
A Ucrânia está sendo desabilitada.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Veículos rápidos com blindagens ocidentais indo para a Ucrânia e, pela primeira vez, a Grã Bretanha pode anunciar o envio de tanques de batalha principais Challenger 2. Parece que 2023 começou cheio de novidades … mas a Rússia não deve estar nada feliz …

Andre
Andre
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

a única coisa que a Rússia não consegue há 5 meses é avançar para frente. Nesse período apenas o Avanço Putin teve sucesso.

George
George
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Se tem um front onde a Rússia está perdendo de 7×1 esse é o fronte econômico. Não tenho dúvida disso.

E quanto às “mídias ocidentais”, não se preocupe com elas. O problema é a mentira que a mídia monopolizada e dominada pelo Kremlin divulga para o povo russo.

Sagaz
Sagaz
Reply to  George
1 ano atrás

Eu não entendo o que o sujeito faz aqui. O blog não seria também uma “mídia ocidental”!? Afinal aqui se tem liberdade, pluralismo de idéias etc. Inclusive há de se acabar com essa bobagem algum dia. “Culpa da globo”, “mídia ocidental” etc. Não gostou, não consome, eu não perco meu tempo lendo “Sputnik” e afins e tão pouco consumindo a tal “cultura de massas” da tv aberta.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  George
1 ano atrás

Sugiro que olhe para a situação da Europa.
Está muito interessante.
A Rússia só está acelerando a mudança de rumo de sua economia para o Oriente.
Menos mau.
É para lá que o poder está indo (ou já foi?)

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Não se iluda … China e Índia são tão capitalistas quanto os EUA. A China até criou um capitalismo para chamar de seu: o capitalismo de Estado. Mas a Rússia será uma ótima fornecedora de matérias primas primárias para as duas superpotências econômicas … mas com um grande desconto … é claro.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  George
1 ano atrás

Valor Econômico – 09-01-2023

valor.globo.com/brasil/noticia/2023/01/09/china-acena-com-acordo-de-livre-comercio-com-mercosul.ghtml

Viu?
Está todo mundo rumando para o Oriente.
É lá que o jogo está sendo jogado e as cartas sendo dadas.
A Rússia percebeu isso e está levando a Ucrânia junto com ela para lá.
Putin é um gênio

Henrique
Henrique
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Você realmente não entende nada sobre o que está acontecendo. Putin não deseja uma guerra rápida, ele quer enfraquecer a Europa economicamente, e tá conseguindo.

KKKKKKKKKKKKaham.. faz tudo parte do mastmind plan

só fico pensando o quão id***ta uma pessoa tem que ser pra iniciar um guerra demorada kkkkkkkk o cara acordo um dia e pensou: vo refuta Sun Tzu hjkkkkkkk

“There is no instance of a nation benefiting from prolonged warfare.”

Hcosta
Hcosta
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Já perguntei várias vezes o que estes “apoiantes” consideram uma vitória. Aparentemente é algo que varia de semana para semana…
Esta semana parece que é conquistar Soledar e ganham a guerra…

Bacchi
Bacchi
Reply to  Henrique
1 ano atrás

é o xadrez 45D do putin, o cara é um gênio incompreendido.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Esse assunto já foi comentado aqui.
As importações do Qatar são menos de 5% do que a Alemanha importava da Rússia.
E pior.
É gás liquefeito que é bem mais caro que o russo.
E para piorar mais ainda, a Alemanha não tem instalações para manipulação desse tipo de gás.
Não adianta.
A Alemanha se estrepou.
E vai mais gente da Europa atrás.

Underground
Underground
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Os contratos de gás que estão sendo feitos hoje são mais baratos que os europeus tinham com a Rússia.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Estou esperando sentado a Europa congelar e o ocidente entram em uma profunda crise econômica, mas por enquanto nem Bakhmut e nem mesmo Soledar foram conquistadas pelos russos.

Zé Carlos
Zé Carlos
1 ano atrás

Deixa eu explicar uma parte importante da campanha fracassada.
Wagner entrou no centro da Cidade de Soledar e agora só faltam alguns bairros do extremo oeste e a Mina de Sal No 4.
Derrota acachapante do Exército ucraniano para um grupo de combate privado.

Henrique
Henrique
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

mais de 300 dia pra pegar uma cidade kkkkkk.. que “Derrota acachapante do Exército ucraniano para um grupo de combate privado.”

hummm “grupo de combate privado” quer dizer que não foi a RFA… quer dizer que o grupo privado esta se saindo melhor que as forças estatais kkkkkkkkkkkkkkkk que patética essa Rússia em. A forças regulares não conseguem única cosia que elas foram criadas pra fazer e dai precisa pedir pro setor privado resolver kkkk

Peter Pan
Peter Pan
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Assuma a derrota e deixe de conversa…

Henrique
Henrique
Reply to  Peter Pan
1 ano atrás

Quem assume derrota é o encarregado de embarcação na Marinha kkkkk

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

As forças regulares estão esperando a OTAN.
Vão lá e tentem a sorte.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

E os soldados ucranianos continuam fazendo selfies em Soledar. Esses ucranianos insistem em permanecer nessa grande cidade perto da megalópole de Bakhmut, que apesar dos intensos ataques dos russos, também continua com os ucranianos.

George
George
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Bahmut, Soledar. Uma verdadeira conurbação. Por isso que os russos estão tendo tanta Dificuldade. Cidades gigantes. SQN.

Heinz
Heinz
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

As forças do Wagner, são melhores treinadas do que os soldados regulares, wagner são a elite, muito de seus membros são ex-spetznaz, FE russas, ou seja eles estão indo com o melhor que tem, incluindo as forças especiais chechenas e os fuzileiros.

George
George
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Quatro meses para avançar dois km. Parabéns. No natal de 2045 estarão em Kiyv

Alfredo
Alfredo
Reply to  George
1 ano atrás

Isso se até lá existir ucraniano, néw
Porque pela quantidade assombrosa de baixas, será uma espécie extinta.

Peter Pan
Peter Pan
1 ano atrás

A Rússia já domina Bakhmut, Bakhmutsk e Soledar.
Terras de sal, gesso e vinho.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Peter Pan
1 ano atrás

Parece que não ..

Henrique
Henrique
Reply to  Peter Pan
1 ano atrás

uaukkkkk quanto tempo até a Rússia recuperar todos os territórios que ela tinha roubado e perdeu? kkkkkkkkk

Terras de sal,  

soldadinho russo bem salgadinho largado no campo pra morrer pelos camaradas kkkkkk

George
George
Reply to  Peter Pan
1 ano atrás

Nossa. Agora chegar em Kiyv é só uma questão de dias! (Milhões de dias).

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece que Bakhmut e também Soledar, apesar da situação difícil, ainda permanecem sob domínio ucraniano, sendo que a chegada de reforços está ajudando a repelir os ataques russos. Um comunicado dos militares ucranianos relatou: “O inimigo novamente fez uma tentativa desesperada de invadir a cidade de Soledar de diferentes direções e lançou as unidades mais profissionais dos wagneritas na batalha.” Volodymyr Zelensky em um vídeo disse: “Nossos soldados estão repelindo as constantes tentativas russas de avançar”, disse ele. Em Soledar as coisas estão muito difíceis.” Andriy Yermak, chefe da equipe presidencial ucraniana, escreveu no Telegram: “A façanha de nossos soldados… Read more »