Eventual vitória em Bakhmut pode não virar a maré da guerra em favor do Kremlin, afirma ex-comandante russo

38

As forças do presidente russo Vladimir Putin já teriam perdido uma batalha importante na Ucrânia, de acordo com um ex-comandante militar russo.

Putin ordenou sua “operação militar especial” na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Os combates continuam por mais de 10 meses, enquanto as tropas de Putin lutam para obter vitórias substanciais contra seu vizinho da Europa Oriental, cujo esforço de defesa foi reforçado pela ajuda militar ocidental.

Em meio às perdas russas, os combates continuam concentrados no sudeste da Ucrânia, na cidade de Bakhmut, que há meses é o local de alguns dos combates mais intensos da guerra. Tropas russas na região estão sendo lideradas pelo Wagner Group, uma força militar privada fundada pelo aliado de Putin, Yevgeny Prigozhin, que enfrentou acusações de cometer violações dos direitos humanos e ataques a civis.

Os combates em Bakhmut, que abriga minas próximas que contêm recursos estratégicos, incluindo sal e gesso, continuaram no fim de semana. A Rússia parecia ter conquistado território em Soledar, nas proximidades, com especialistas militares russos sugerindo que soldados ucranianos em Bakhmut poderiam enfrentar a ameaça de cerco.

Ainda assim, mesmo uma vitória tática em Bakhmut pode não virar a maré da guerra em favor do Kremlin, disse Igor Girkin, um ex-comandante russo conhecido por seu papel na operação russa da Crimeia em 2014. Ele escreveu em um post do Telegram no Domingo que as tropas de Putin já perderam em um sentido estratégico.

Girkin disse que a vitória russa em Bakhmut permanece “muito distante”, prevendo que durará pelo menos mais um mês. Mesmo que a Rússia consiga uma vitória tática, ele disse que ainda seria uma perda estratégica, pois sugeriu que outros alvos na Ucrânia podem ser mais dignos desses recursos.

“E mesmo que nossas tropas obtenham uma vitória tática, estrategicamente, já perdemos, lançando novamente as melhores forças e meios ‘em um objeto indigno”, escreveu Girkin.

Ele acrescentou que o Estado Maior das Forças Armadas da Federação Russa é o principal culpado por ordenar a invasão, mas que o Grupo Wagner também compartilha da culpa por permitir que suas tropas sejam usadas neste combate.

“O comandante que permite que seus soldados sejam desperdiçados de maneira tão inepta e infrutífera (mesmo agindo sob ordens), não pode ser considerado um bom líder militar em nenhum caso”, escreveu ele.

À medida que o conflito continua, as tensões sobre Bakhmut cresceram dentro da liderança russa. De acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra ( ISW ), um think tank baseado nos EUA, o Grupo Wagner procurou culpar o Ministério da Defesa da Rússia ( MoD ) por seu lento progresso na batalha.

Em entrevista à mídia estatal russa, Prigozhin disse que os soldados do Grupo Wagner lutaram para superar as linhas ucranianas “devido a veículos blindados insuficientes, munição e suprimentos de projéteis de 100 mm,” o ISW informou.

Girkin, que se tornou cada vez mais crítico da liderança de Moscou na guerra, disse no sábado que o Kremlin está vendo liderança dividida sobre a invasão após um relatório de que Priozhin acusou oligarcas de desacreditar o Grupo Wagner.

Newsweek procurou o Ministério da Defesa da Rússia para comentar.

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Poggio. Achei estranho uma manchete com “não”. É uma “não manchete sobre algo que não aconteceu”… talvez ficasse melhor “Eventual vitória em Bakhmut pode ser incapaz de virar a maré da guerra em favor do Kremlin, afirma ex-comandante russo” ou “Mesmo no caso de uma eventual vitória em Bakhmut, a maré da guerra pode continuar favorecendo Kiev, afirma ex-comandante russo” ou coisa assim… ou nem seja o caso de mudar a manchete… só achei curioso uma manchete negativa. Incomum.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Pois é.
Se para quem vence não muda a maré, imagine para quem perde.

Andre
Andre
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

A maré é a mesma. Se não mudar para os russos, não irá mudar para os ucranianos.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Sugiro que pare de assistir filmes de Hollywood onde os americanos venceram a maioria das batalhas.
Na História das guerras, existiram duas situações que aterrorizavam os soldados.
Mandar soldado alemão para a frente russa na 2a GM e mandar soldado americano para o Vietnã.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Sugiro ler livros.

Andre
Andre
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

25 milhões de russos mortos na ww2, 1 milhão de vietnamitas mortos na guerra do Vietnã, mas aterrorizados estavam os alemães e os americanos….

sugiro parar de comer cogumelos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Olá André. Creio que foram mais de dois milhões de mortos vietnamitas. Se forem incluídos civis e os mortos do vietnan do sul, talvez chegue a 4 milhões.

Andre
Andre
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Na verdade os EUA venceram todas as batalhas e só perdeu a guerra quase 2 anos depois de ter assinado o acordo de paz e retirado suas tropas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Olá André. Há uma confusão sobre o significado de vitória e derrota. O objetivo dos EUA era evitar a consolidação de um governo comunista no Vietnan. Neste sentido, os EUA perderam a guerra. Contudo, se no início da guerra os EUA adotaram uma estratégia clássica, apoiando o Vietnan do Sul a manter e ocupar território, a partir de um dado momento, a estratégia foi alterada para a “contagem de corpos”. Ou seja, se os EUA conseguissem matar mais combatentes inimigos do que eles fosse capazes de repor, seria possível atingir o objetivo de evitar a implantação de um governo comunista.… Read more »

George
George
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

AntonioQuings em metamorfose para Ze Carlos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Olá Zé. O argumento do ex-comandante até faz sentido. O que eu notei foi uma manchete que afirma uma negativa. Geralmente, quando se escreve uma manchete é importante que seja uma frase afirmativa. Veja que é muito raro que uma manchete de primeira página contenha a palavra ‘Não”.

Andre
Andre
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Talvez algo como: “mesmo se Rússia conseguir vencer em bakmuth não haverá mudança estratégica na guerra”

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Olá Andre. Exato. Pelo que lembro, a recomendação é que manchetes sejam frases afirmativas, evitando sempre usar a palavra NÂO. É difícil. È como aquela recomendação dos psicólogos. Ao invés de falar para a crianção “não suba na estante” diga “brinque no tapete”.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Preparação psicológica do gado atlantista para a inevitável perda de Bakhmut. A mesma na qual os “Russos estão sendo esmagados em Bakhmut” de apenas duas semanas atras. Entendo.

Retornando das férias.

E ai. As coisas estão ainda no mesmo lero-lero por aqui?

Zé Carlos
Zé Carlos
1 ano atrás

Essa, realmente, eu não entendi.
Backmuth, que faz parte do Donbass, é uma região extremamente fortificada e onde a Ucrânia está jogando a maior parte do seu Exército.
Está tendo dezenas de milhares de baixas o que debilita seu Exército no geral.
A derrota ali, abrirá as portas para a Rússia tomar vastas regiões do leste do País e acabar de enfraquecer a Ucrânia.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

É que faltam apenas 72 horas para o exercito russo colapsar.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

kkkkkk

E dizem que a Rússia vai chamar o General Alexander Moraeszovsk.
O verdadeiro Armagedon.
O Camarada começou segunda-feira mandando brasa.
Vai ter muita gente presa.
E pode ter até um ou dois deportados dos EUA.

Saudações!

Andre
Andre
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

o cara que estava na Síria então era o armagedon de mentirinha?

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Recomeçou o bate-papo entre os mesmos pseudonimos…é muita imaginação e tempo ocioso ! Só de escrever já se entrega o cidadão…

Andre
Andre
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

De acordo com o Da Lua, a Rússia conquistou bakhmut em novembro/22, além de ter dizimado o exército ucraniano, com centenas de milhares de baixas, e destruído a força aerea ucraniana com o infalível s400 e o invisível su57 (esse é invisível mesmo, não é furtivo).

E quem disse que SE a Rússia conquistar bakhmut não haverá mudança estratégica é um ex comandante russo.

Zé Carlos
Zé Carlos
1 ano atrás

Para vc ver o ‘quanto’ a Rússia está se empenhando.
Mandando soldados privados.
E estão sendo mais que suficientes.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Seja coerente. Quantas vezes falou das mobilizações e como iriam conquistar todo o Donbas?
Agora os “soldados” privados são suficientes?

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

Usar forças privadas, apesar de achar que são mais uma força criada por Putin para ter uma força de intervenção de modo a não lhe atribuir responsabilidades, já é algo de básico. Já chegámos ao ponto de usarem criminosos, encarcerados, como “soldados”.

Peter Pan
Peter Pan
1 ano atrás

A Rússia já controla Bakhmut, Bakhmutske e Soledar. Terras de vinho, gesso e sal.
O Ocidente apenas está a ganhar tempo para argumentar.
A Alemanha acaba de rejeitar o envio de tanques Leopard 2 para Kyiv.A Itália adiou a entrega de armas a Kyiv para fevereiroO grupo Wagner entrou para o centro da Cidade de Soledar e agora só faltam alguns bairros do extremo oeste e a mina de Sal No 4.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Peter Pan
1 ano atrás

The Guardian – notícia de hoje (09/01/2023) – Os russos se reagruparam e estão investindo em um poderoso ataque para tentar tomar Soledar. A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, publicou no Telegram: “Após uma tentativa malsucedida de capturar Soledar e recuar, o inimigo reagrupou suas forças, recuperou as perdas, redistribuiu unidades de assalto adicionais, mudou de tática e lançou um ataque poderoso.” Porém, nesse novo ataque, os russos estão, literalmente, se matando para avançar. No mesmo post, Maliar disse: “O inimigo está avançando literalmente sobre os cadáveres de seus próprios soldados, usando massivamente artilharia, múltiplos lançadores de foguetes… Read more »

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Não houve nenhuma tentativa mal sucedida. Pelo contrário. Os russos entraram no centro da cidade flanqueando as defesas ucranianas. O Chefe do Estado Maior ucraniano autorizou a saída de uma brigada inteira de Soledar contrariando Zelensky que quer manter a cidade a todo custo, pois espera uma fantasiosa ofensiva em março. Agora, só falta tomar a parte final do centro da cidade, alguns bairros no extremo norte e a mina de sal No 4. Sugiro que acompanhe no Twitter o canal Suriyak. É um dos melhores e tem mapas atualizados a toda hora. The Guardian não está com nada. Vai… Read more »

George
George
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

“Ta tudo sob controle” do Putin. Acredita.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Claro que não irá mudar o curso da guerra: Bakhmut não possui valor estratégico algum!!! Os dois lados estão se matando por um território absolutamente inutil… diz a midia atlanticista. Aliás, nesse ritmo de passo de tartaruga, a intenção dos russos não é a conquista rápida, à moda Patton, e sim destroçar o exército ucraniano. Curioso é que de tão inequívoco, até membros do governo ucraniano reconhecem estar sofrendo pesadas baixas. Se a Ucrânia tinha um exército antes da guerra estimado em 600 mil soldados, hoje, com efetivo de 900 mil (e indo para a 11a. mobilização), não dá conta… Read more »

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Em tempo: a SBU informa, de primeira mão, que Putin tem câncer e com alguns dias de vida! Quando morrer, a Rússia se entregará, claro. Só tenho medo do louco de Medvedev assumir seu lugar, aí fudeu!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece que Bakhmut e também Soledar, apesar da situação difícil, ainda permanecem sob domínio ucraniano, sendo que a chegada de reforços está ajudando a repelir os ataques russos. Um comunicado dos militares ucranianos relatou: “O inimigo novamente fez uma tentativa desesperada de invadir a cidade de Soledar de diferentes direções e lançou as unidades mais profissionais dos wagneritas na batalha.” Volodymyr Zelensky em um vídeo disse: “Nossos soldados estão repelindo as constantes tentativas russas de avançar”, disse ele. Em Soledar as coisas estão muito difíceis.” Andriy Yermak, chefe da equipe presidencial ucraniana, escreveu no Telegram: “A façanha de nossos soldados… Read more »

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Em vez de vc ficar se enganando, veja o mapa da situação em Soledar.
Os russos estão tomando o prédio da administração central, representado pelo símbolo de um palácio aí no mapa.

https://twitter.com/Suriyakmaps/status/1612567026911924234/photo/1

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

Os russos estão se matando para tentar tomar Soledar, que é um vilarejo sem nenhuma importância estratégica … e ainda não conseguiram …

Alfredo
Alfredo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Soledar é mais importante que Backmuth.
Explico.
De lá, os russos vão subir para o norte e atacar Seversk por trás.
Ademais, notícias de agora informam que os russos tomaram Krasna Hora e estando tomando Blahodatne isolando a estrada ao norte Backmuth.
De Soledar eles vão atacar Backmuth pela retaguarda e cercar a cidade.
Sugiro que vc reveja os manuais de estratégia militar, meu caro.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Acabou de ser anunciada a tomada de Parakosvika.
Em se confirmando, não existe mais comunicação entre Soledar e Backmuth.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Esperando os russos tomar Soledar e Bakhmut …

Ukro iludido
Ukro iludido
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Ainda tá esperando? Hahahah

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Esse texto texto da Forbes explica com maestria como a artilharia russa foi do sucesso ao fracasso na Ucrânia. O ponto principalmente gira em torno da idéia de que os russos tem sua estrutura militar estabelecida em torno do uso tático da artilharia, de modo que cada Grupo Tático de Batalhão (BTG) inclui uma bateria de artilharia. As unidades de infantaria e de blindagem, o grosso do BTG, protegem a bateria de artilharia, permitindo a essa um posicionamento vantajoso no campo de batalha. Sendo assim, a artilharia russa supostamente poderia atacar em coordenação com drones, guerra eletrônica e observadores avançados.… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
1 ano atrás

Uma vitória do kremlin em Bakhmut vai levar a linha da frente até kramatorsky aproximando-se do objetivo de dominar completamente a província de Donetsk.