As forças russas destruíram mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas nos últimos três dias de batalhas em Soledar, disse o tenente-general Igor Konashenkov

MOSCOU, 13 de janeiro. /TASS/. As tropas russas completaram a libertação de Soledar do exército ucraniano na noite de 12 de janeiro durante a operação militar especial na Ucrânia, informou na sexta-feira o porta-voz do Ministério da Defesa, tenente-general Igor Konashenkov.

“Na noite de 12 de janeiro, foi concluída a libertação da cidade de Soledar, vital para a continuação das operações ofensivas bem-sucedidas na área de Donetsk”, disse o general.

O controle total de Soledar permite cortar as rotas de abastecimento das tropas ucranianas em Artyomovsk, localizada a sudoeste e, posteriormente, bloquear a cidade e prender os militares ucranianos ali, explicou o general.

A captura de Soledar pelas tropas russas foi facilitada por ataques contínuos de ar, mísseis e artilharia contra posições do exército ucraniano, relatou Konashenkov.

“Soledar foi capturado graças a ataques contínuos desferidos contra o inimigo por aeronaves de assalto e aviação do exército, tropas de mísseis e artilharia do grupo de tropas (forças) russas. Eles continuamente desferiram ataques concentrados nas posições do exército ucraniano na cidade, negando o inimigo a redistribuição de reservas, suprimentos de munição e suas tentativas de recuar para outras linhas defensivas”, disse o porta-voz.

As forças russas destruíram mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas nos últimos três dias de batalhas em Soledar, disse Konashenkov.

“Somente nos últimos três dias, mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas foram destruídos na área da cidade de Soledar”, disse o porta-voz.

Os paraquedistas russos destruíram as posições do exército ucraniano na libertação de Soledar depois de ganhar posições mais elevadas e bloquear a cidade pelo norte e pelo sul, informou Konashenkov.

“No decorrer das operações para a libertação de Soledar, as unidades da Força Aerotransportada conduziram uma manobra furtiva de outra direção e atacaram com sucesso as posições do exército ucraniano desde a marcha, ganhando posições elevadas e bloqueando a cidade pelos lados norte e sul.” disse o porta-voz.

Caças russos destruíram três aviões de combate ucranianos e um helicóptero na libertação de Soledar, informou Konashenkov.

“Em suas operações para a libertação da cidade, caças das Forças Aeroespaciais Russas destruíram três aviões e um helicóptero da Força Aérea Ucraniana que fornecia apoio aéreo às tropas ucranianas”, disse o porta-voz.

Os sistemas de defesa aérea russos derrubaram nove foguetes de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo HIMARS fabricados nos EUA, lançadores de foguetes Olkha e Uragan disparados pelos militares ucranianos contra as fortalezas tomadas pelas tropas russas na área de Soledar, especificou o general.

As forças e capacidades russas de guerra eletrônica (EW) derrubaram o comando e controle do inimigo na libertação de Soledar e frustraram um ataque de drone ucraniano, relatou Konashenkov.

“As forças de guerra eletrônica e as capacidades do grupo de tropas russas reunidas naquela área desativaram o comando e controle do inimigo e impediram um ataque de UAVs ucranianos”, disse o porta-voz.

As medidas implementadas pelas equipes de combate russas permitiram a ofensiva bem-sucedida das unidades de assalto na libertação de Soledar, disse o general.

FONTE: TASS / MAPAS: War_mapper no Twitter

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll
1 ano atrás

A queda de Soledar, é consequência de popuco armamento sofisticado entregue as tropas ucranianas. Estão alimentando as ftropas ucranianas, como se dá milhop as galinhas.

Leo Machado
Leo Machado
1 ano atrás

Na verdade, os russos já passaram da altura de Soledar e estão atacando os vilarejos a oeste da cidade.
Ficaram cerca de 500 ucranianos cercados no centro que foram dizimados com bombas FAB500 e por cerca de 200 soldados russos.
Alguns se renderam, mas outros tiveram de ser abatidos.
Agora, os russos devem subir e cercar Seversk ao norte e descer para Backmuth ao sul, fechando o cerco com as tropas quem estão vindo de Kleshcheevka.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Caraca quanta qualidade de detalhes.
Compartilha o Link ai.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

E digo mais .
Hoje foi anunciada a libertação de Optyne, subúrbio sul de Bakhmut.
O local era altamente fortificado.
E os russos entraram no centro de Kleshcheevka.
Ou seja, enquanto cercam a cidade, continuam avançando para o centro.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Verdade? Os ucranianos me parecem bem tranquilos … só Soledar que está dando trabalho … mas eles continuam lutando e telefonando para a Reuters.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Elvis não morreu!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Elvis morreu e o Michael Jackson também.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

a grama é azul

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Tomaram também a estação ferroviária a noroeste da cidade

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Teclar e fácil … fazer é difícil … tem ucranianos lutando em Soledar … e telefonando para contar.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Tinha. Porque viraram fertilizante…

Henrique
Henrique
Reply to  João Moita Jr
1 ano atrás

esse orçamento pra agricultar e pra cultura prova que esse papo de fertilizante é só propaganda Pro Rússia pra captar os mente fraca aqui do brasil kkkkkkkkkkk

caras dão 1bi pra fazer comida e 10bi pra “””””””””””artista”””””””””” rebolar o C* e fazer lavagem de dinheiro kkkkkk

Slowz
Slowz
1 ano atrás

O alto escalão aí está mentindo o comentarista daqui falou que não caiu ..

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Putz e agora? A que ponto chegamos? A fonte da notícia foi a TASS e não The Guardian, CNN, ISW ou Globo News! Provavelmente é mais uma mentira desses russos comunistas ortodoxos… Na verdade, vivemos na Matrix: é tudo ilusão! A Ucrânia não perdeu 20% de seu território, não há russos, ucraniano é highlander eslavo e Zelensky também sabe tocar piano com as mãos! O que acontecerá agora? Será que a Rússia marchará de ré até a Polônia? Os ucranianos já estarão reconstruindo seu exército pela terceira vez? Em que front aparecerá Zelensky em tela azul? Não perca o emocionante… Read more »

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Vários sites no YouTube que são pró-ocidentais, como o Millirary Summary e Defense Polítics Ásia já assumiram a queda de Soledar e o avanço russo para oeste.
O Millitary Summary relatou que os ucranianos lançaram um ataque de Paraskoviivka e perderam 400 homens na tentativa.
Ou seja perda dobrada em uma situação sem retorno.

Dom Pedro II
Dom Pedro II
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Defense Politics Asia não é pró ocidental, ele não é pró ninguém, ele usa fontes russas e ucranianas para fazer seus mapas, se vc observar os mapas dele, vai ver que em azul é a linha de frente de acordo com fontes ucranianas e em vermelho é a linha de frente de acordo com fontes russas. O cara faz um bom trabalho tentando mostrar o que acontece nessa guerra, para min, melhor que muita mídia brasileira que só mostra lado de A ou B. Como o canal Arte da Guerra, que é pro Rússia e o canal Hoje no Mundo… Read more »

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Dom Pedro II
1 ano atrás

Ele é até um pouco realista e isento, mas várias vezes faz menção aos ucranianos como ‘nós’
Ato falho.
Já o Millitary usa os dois mapas, mas costuma valorizar os ucranianos.
Por exemplo, falou que os ucranianos prepararam defesas intransponíveis no centro de Soledar que demorariam meses para serem transpostas.
Levou um dia.
Mas são sites relativamente confiáveis.

Andre
Andre
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Ué, aqui na trilogia teve matéria chamando os ucranianos de inimigos…

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Dom Pedro II
1 ano atrás

Cara…o Arte da Guerra não parece ser pró-russo. Na real, ele faz o contraponto da mídia ocidental, que força a barra legal em prol da Ucrânia/OTAN. Ele dá a real, não vislumbro nele pró ou contra alguém, pelo contrário, é bem técnico e enxerga o todo, inclusive antecipando passos com base lógica e gente com conhecimento de causa.
É que, nos tempos de hoje, quem não rezar a cartilha automaticamente serve ao outro lado. Análise técnica tem que se afastar da torcida.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Sergio Machado
1 ano atrás

Outros sites excelentes são o Suriyakmaps e o Rybar, ambos no Twitter.
Extremamente confiáveis.

WSilva
WSilva
Reply to  Sergio Machado
1 ano atrás

Arte da Guerra hoje é mais inclinado a Russia e China mesmo, mas é um sujeito que estuda tanto ocidente quanto oriente, é um sujeito que indica leitura para os mais jovens e bota a cara lá no Youtube ao vivo para conversar com o pessoal, e também já trabalhou na área. Hoje no mundo militar já meteu a cara ao vivo pra discutir geopolitica em seu canal com outras figuras pró e contra sua visão de mundo? Essa é uma pergunta séria pois já faz tempo que não frequento o canal dele, porém quando eu assistia ele não fazia… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Sergio Machado
1 ano atrás

Cara…o Arte da Guerra não parece ser pró-russo. 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

cara é praticamente PRO RUSSO em todos os vídeos, esse semna ao cara estava concordando com maluco da cnn de Portugal que tb é abertamente propagandista pro russo

Análise técnica tem que se afastar da torcida.

ele faz torcida na cara dura… da pra ver o sozinho de felicidade dele cada vez que Rússia faz uma migalha de avanço kkkkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Henrique
1 ano atrás

canal do farinha aparecendo dentro do esquema da rede Russa de disseminação de desinformação kkkkkkkkkk

https://youtu.be/54daqNraMxE?t=927

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Fish
Fish
Reply to  Dom Pedro II
1 ano atrás

Já já o rapaz responsável pelo Hoje no mundo da OTAN aparece aqui pelos comentários

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

E os combatentes ucranianos insistem em telefonar do front de Soledar para a Reuters dizendo que ainda estão lutando pela cidade. Estraga prazer esses ucranianos, né?

Arthur
Arthur
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

E tua fonte fidedigna dá crédito à ligação telefônica sabe Deus de quando? Os caras informam dia, hora e local da ligação, além de confirmar a data de nascimento e a trepada favorita? Quem garante a autenticidade dessa fonte? Tá mais para “la garantia soy yo”… Tá mal de fonte bro!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Tem ucranianos em Soledar …

Maurício.
Maurício.
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Quando eu vi que a fonte era TASS, eu já fui ver os comentários para ver se tinha alguém reclamando da fonte, quando é CNN, BBC, Newsweek, ministério da defesa do Reino Unido, Reuters, The Guardian, Ukrinform, Intellinews, Kyivpost e 19fortyfive aí quase ninguém reclama.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Não ouvistes??? Moscow está cercada pelos ukranianos, Putin está escondido em uma floresta na Sibéria…

Underground
Underground
1 ano atrás

Conquistamos a Cspital, sem perdas nenhuma.

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Underground
1 ano atrás

“conquistamos”.
Você está lá?

Underground
Underground
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

Fui irônico.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Você quis dizer: “conquistamos o Capital”, obra de Karl Mark? Não, isso foi no tempo da URSS, que era superpotência comunista. Agora a Rússia não consegue nem conquistar Soledar … mas fica teimando que sim … e os ucranianos telefonando para dizer que não.

Nemo
Nemo
1 ano atrás

Aparentemente a situação no momento é favorável à Rússia. Penso assim porque as doações de armamentos ocidentais aumentaram muito na última semana. Além dos EUA; Alemanha, UK e Polônia enviarão blindados e o Canadá anunciou um sistema Nasams.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Z bate, bate, bate, bate e se defende, bate mais e senta o aço, U apanha tenta bater e apanha, se defende e apanha, enquanto isso China compra petróleo barato e Índia revende petroleo comprado da Russia barato mas caro.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O que eu li hoje é que a China se tornou o maior fornecedor de diesel para a Europa
Ganha ‘dez merréis’ quem adivinhar de onde vem esse diesel.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Vamos ver, será que é um pais onde tem vodka de qualidade e bomba atômica?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

A Coréia do Norte está fazendo vodka de qualidade? Bomba atômica eles tem. Porque, com a falta de munições, a Rússia teve correr para comprar rodadas de artilharia dos norte coreanos. Agora vão comprar vodka de qualidade também. Fim de carreira para a Rússia.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Pô!
Perdi ‘dezinho’ facinho!

Kkkkkkk

Saudações.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Vodka de qualidade e bomba atômica? Então esse diesel deve vir da França.

MFB
MFB
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Olha o nível. Nem no colegial escrevem uma mensagem boba dessas…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  MFB
1 ano atrás

Bot com falta de argumento.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Bom argumento esse seu, ai!

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

“Pirulito que bate e bate, Pirulito que já Bateu”…

A idade mental, claramente, é a mesma da criançada que curte galinha pintadinha.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Bate, bate bate e comemora a conquista da cidadezinha de Soledar, depois de meses apenas recuando.

A unica coisa que estavam batendo era uma bronha.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Depois de 6 meses com avanços ZERO o Grupo Naziwagner conseguiu capturar uma cidade em nome Rússia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
.
Nem foram as tropas regulares do Estado, foi um grupelho de mercenário com monte de presidiários fazendo ‘tentativa e erro’ pra achar um ponto fraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Realista
Realista
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Grupo Naziwagner  ”

Agora você está preocupado com nazi ? mas e o Azov ?

Henrique
Henrique
Reply to  Realista
1 ano atrás

“mAs e o aZoV ?”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Azov só ne nazi na cabecinha esfarelada das russetis que mamam propaganda russa

e não adenta vir com fotinha de flag da otan com nazi que posso pegar uma fotos de bandeira nazista com algum BR transformar o Brasil no novo nazistão… e ai vai ser como?

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Andre
Andre
1 ano atrás

“Somente nos últimos três dias, mais de 700 soldados ucranianos e mais de 300 sistemas de armas foram destruídos na área da cidade de Soledar”, disse o porta-voz.”

O Da Lua precisa trocar de fonte, a que ele está consultando disse que Bakhmut tinha caído em novembro de 2022 e que 20.000 soldados foram mortos na batalha.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Andre
1 ano atrás

Pelos relatos, fazem uns 5 anos que não há mais soldados ucranianos combatendo. Bakhmut já foi conquistada umas 10 vezes.
Os russos devem estar importando presidiários da CN e do Irã…

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Andre
1 ano atrás

Fontes ocidentais concordam que durante a batalha toda foram de 20 a 25.000 baixas entre os ucranianos.
Daí a expressão ‘moedor de carne’.
E Bakhmut, se os ucranianos não fugirem, será pior.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Esperando sentado pela queda de Bakhmut. Os russos estão literalmente se matando para tentar tomar Soledar … mas os ucranianos insistem em não sair de lá … e ficam telefonando para imprensa ocidental só para contar e desmascarar os russos. Tem gente no Kremlin que deve estar Putin com isso.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

e sobre a expressão “Transtorno de Múltipla Personalidade” conhece?

Andre
Andre
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Caceta, alguém precisa avisar a Tass. A própria agência estatal russa anunciou 700 soldados ucranianos mortos enquanto “fontes ocidentais” de Lindóia estão dando um número muito maior.

Em bakhmut, se os ucranianos não fugirem vão morrer aos milhões. Vai ser uma repetição de Lyman ou Kherson….

MFB
MFB
1 ano atrás

Libertação?

Nemo
Nemo
Reply to  MFB
1 ano atrás

Sim! Os russos libertaram Soledar dos ucranianos; depois os ucranianos libertaram Soledar dos russos; agora os russos libertaram Soledar dos ucranianos que prometem libertar Soledar dos russos. O único problema é que não há mais Soledar. A cidade está em ruinas e quem não fugiu morreu.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Rússia está desesperada por uma vitória militar … que não chega … THE GUARDIAN (13/01/2023) – Kyiv diz que batalhas estão em andamento em Soledar e nega que russos tenham tomado a cidade – como aconteceu O porta-voz do exército ucraniano diz que as declarações da Rússia de que capturou Soledar ‘não são verdadeiras’. Soledar é ‘Verdun para o século 21’, diz alto funcionário da Ucrânia ao negar que os russos tenham controle Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente da Ucrânia , descreveu a situação em Bakhmut e Soledar como a “batalha de Verdun no século XXI”. A… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

The Guardian? Sério? Depois o pessoal usa como fonte o SouthFront aí vocês reclamam…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Fonte é fonte … cada um tem a sua … acredita quem quer.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Agora sim, agora tu mesmo assume que cada um acredita no que quer né? Então esse papo de pedir fonte não tem crédito nenhum, já que cada um acredita no que quer.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Telefonemas à Reuters desmentem os russos a respeito da captura de Soledar. Por telefone, Serhiy Cherevatyi, porta-voz do comando militar do leste da Ucrânia, disse: “Nossas unidades estão lá, a cidade [Soledar] não está sob controle russo.” Por telefone, um oficial ucraniano disse: “Na noite passada, o fogo de artilharia foi infernal, de ambos os lados. Pelo que sei, nossos meninos conseguiram sair de algumas partes [de Soledar] de maneira ordenada e agora grupos [de assalto] estão contra-atacando, mas ainda controlamos a cidade.” Está difícil para Rússia provar que tomou Soledar …
https://www.reuters.com/world/ukraine-fights-russian-assault-salt-mining-town-along-eastern-front-2023-01-09/

Mgtow
Mgtow
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Cara com todo respeito ao blog, deixa de ser ridiculo.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Mais um petisco apenas. Até uma nova ofensiva a guerra encontra-se parada em um front. O arquiteto da primeira ofensiva russa está em campo novamente. É possivel que em breve saia alguma coisa.

Neural
Neural
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Bakhmut é só uma questão de tempo pra cair, ainda mais agora.. Ucrânia está tendo muita dificuldade em manter linhas logísticas para as frentes mais avançadas da guerra. Logo logo os FATEH-110 vão começarar a ser utilizados, só questão de tempo para tudo piorar ainda mais.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Neural
1 ano atrás

Está faltando míssil na Rússia? Parece que o Irã não poderá mais enviar mísseis balísticos … reza a lenda que Israel estaria pronto para enviar drones de ataque à Ucrânia caso o Irã enviasse mísseis … a Rússia parece que não quis pagar para ver … nenhum Fateh-110 caiu na Ucrânia até agora … onde tem fumaça normalmente tem fogo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

 O arquiteto da primeira ofensiva russa está em campo novamente.”

Será que esse tempinho que ficou fora foi fazer um curso de reciclagem?

Cleber
Cleber
1 ano atrás

Não dá pra acreditar no que os russo falam. Destruíram tanques que nem chegaram ainda na Ucrânia? Por favor

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov informou: “As forças russas estão tentando capturar a cidade de Soledar porque querem obter o controle da estrada para Bakhmut, que os invasores tentam tomar sem sucesso há vários meses.” O ministro enfatizou que os defensores ucranianos continuam em seus cargos e ponderou: “A situação é muito difícil, mas está sob controle.” Reznikov esclareceu que as perdas das Forças de Defesa da Ucrânia foram muito inferiores às do inimigo, salientando que cerca de 500 soldados russos são mortos e feridos todos os dias. A batalha por Soledar continua em andamento.
https://www.ukrinform.net/rubric-ato/3652162-reznikov-about-battles-in-soledar-up-to-500-russian-troops-killed-wounded-every-day.html

Jose Ponte
1 ano atrás

Fonte Tass !?!?!?
Acredito que ainda não ….

Cássio Tunes
Cássio Tunes
1 ano atrás

“Libertação”?

DaGuerra
DaGuerra
1 ano atrás

Já vão ter onde dormir quentinho nesse inverno…