O consórcio italiano CIO, formado pelas empresas Leonardo e Iveco, entregou os dois primeiros veículos blindados Centauro 2 do lote comprado pelo Exército Brasileiro em uma licitação no fim de novembro.

A cerimônia foi realizada na unidade da Leonardo em La Spezia, na região da Ligúria, e os tanques foram recebidos pelo general Valério Stumpf Trindade, chefe do Estado-Maior do Exército.

De acordo com a revista especializada brasileira Tecnodefesa, os veículos serão submetidos a testes nos próximos meses, antes de ser transportados para o Brasil.

A publicação define o Centauro 2 como “referência no setor de veículos blindados antitanque de grande calibre” e que pode ser usado desde em “missões de defesa até operações de apoio e manutenção da paz”.

O acordo do consórcio Leonardo-Iveco com o Brasil prevê a entrega de 98 unidades.

FONTE: ANSA

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Veiga
1 ano atrás

Finalmente, venceu o melhor!!!

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Melhor que se tem,mas mostra que nosso complexo militar é só no papel.
Em um hipotetico confronto com a Europa nem as chaves de apertar parafuso teremos. Olha que isso foi mostrado em 1982 com Argentina sendo atropelada pela Iglaterra,pegaram o TIAR limparam a B****da com ele.

fernando
fernando
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Corretíssimo! Não passa de uma grande estupidez a compra de armamento de fora. A história já demonstrou isso!

Wilson
Wilson
Reply to  fernando
1 ano atrás

Prezado Fernando, já pensei como você mas mudei de opinião depois de várias decepções com projetos nacionais que sorveram fortunas em viagens, consultorias e transferências de tecnologia para ao final não gerarem nada. Hoje defendo compras de prateleira com offset comercial e capacidade de manutenção básica no Brasil. Pelo menos o equipamento chega e funciona.

Krest
Krest
Reply to  Wilson
1 ano atrás

O que vc escreveu é coisa pra país pequeno e sem indústria! Um país desenvolvido de vdd tem sua própria indústria belica, desenvolve os próprios equipamentos e desenvolve tecnologia. Pode comprar do exterior, é claro, mas não é dependente.
.
Os projetos nacionais não dão certo seja por não haver tantos recursos assim como vc pensa e pela própria falta de cobiça e indiferença que o próprio eb tem, onde as vezes não compra e quando compra são poucas unidades que não pagam o projeto. Infelizmente o eb não parece realmente interessado em ter um país industrializado de vdd

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Krest
1 ano atrás

Os projetos brasileiros que buscam um desenvolvimento nacional não dão certo por um acado do destino.
O nosso subdesenvolvimento é uma obra de séculos. Tem muita gente trabalhando para que as coisas não deem certo (leia-se quinta coluna).

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Krest
1 ano atrás

Realmente. As nossas forças armadas na hora de fazer as compras dos armamentos e equipamentos militares fazem compras irrisórias e com isso inviabiliza a indústria bélica nacional. Existem lobbyes ,principalmente dos Estados Unidos que atuam para favorecer a indústria bélica americana que fazem pressão. Então se quisermos ter uma indústria bélica nacional forte, temos que ter um governo que privilegie essa indústria e que faça frente a essa pressão, principalmente americana e que faça compras suficientes.

Curiango
Curiango
Reply to  Marcos Alexandre Queiroz
1 ano atrás

Existe uma linha de pensamento dentro das FA e do governo q a indústria de defesa nacional só precisa desenvolver o conhecimento de como fazer e ter os projetos e no máximo um protiotipo p q em caso de guerra seja fabricado de acordo com a necessidade

Salim
Salim
Reply to  Curiango
1 ano atrás

Esta visão e meio desprovida de um mínimo de senso prático e realidade. Alguem imagina que em poucas semanas qualquer país consiga produzir algo do zero em quantidade e qualidade?!?!O aço do Guarani e importado… implementação de qualquer projeto industrial para meios de media complexidade demora anos.

Curiango
Curiango
Reply to  Marcos Alexandre Queiroz
1 ano atrás

Esse tal pensamento q na visão das FA e do governo e de alguns pensadores q estão sempre nos programas do WV acham q a indústria nacional vive de verbas de pesquisa somente

Curiango
Curiango
Reply to  Curiango
1 ano atrás

O governo e as FA deveriam investir também em lotes p treino e adestramento gastar essa
Munição assim aju dando as empresas a vender esses produtos p outros países

jair tomaz
jair tomaz
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Concordo com vc… ter uma indústria q faça tudo custa um valor q não temos e não teremos… utópico

Atila Ferraz
Atila Ferraz
Reply to  fernando
1 ano atrás

Caro amigo, nossa indústria bélica precisa melhorar, faliram a Engesa deveriam cobrar a dívida do Iraque..
A única oportunidade e comprar com transferência de tecnologia,essa foi a melhor escolha..
O projeto do Tanque Tupi foi sabotado.
A esquerda brasileira e os EUA sempre nos boicotando.. A Itália e parceira do Brasil com a Iveco e o complexo industrial deles.. podemos fabricar do zero e revender a outras nações..

Antonio Stefani
Antonio Stefani
Reply to  Atila Ferraz
1 ano atrás

Creditar a esq, campo progressista democrático e popular, a culpa pelo não desenvolvimento da indústria bélica brasileira é de uma injustiça e imbecilidade oceânica. Parece que o elemento está perdido no tempo e desconhece a realidade.
A dita esquerda sempre apoiou todas as iniciativas de modernização e de fomento da indústria bélica brasileira.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Wagner, a questão do TIAR, foi a Argentina que atacou primeiro. E vamos ser sinceros, com ou sem TIAR, tu acha que os EUA deixariam seus colonizadores na mão? Só quem é muito ingênuo acredita nisso, EUA e UK são unha e carne.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Romão
Romão
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Em um hipotetico confronto com a Europa nem as chaves de apertar parafuso teremos”
.
Em um hipotético confronto com a Europa, nós nos renderíamos antecipadamente, para evitar a fadiga da derrota.

Henrique
Henrique
Reply to  Wagner
1 ano atrás

“Olha que isso foi mostrado em 1982 com Argentina sendo atropelada pela Iglaterra”

Argentina atacou território inglês kkkkkkk

BLACKRIVER
BLACKRIVER
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Estava eu hoje a tarde lendo o artigo: YF-23A, a ‘Viúva Negra’ da Northrop

E então eu me perguntei?
Será que os alunos da AFA da década de 80… tinham noção do nível de tecnologia que os EUA estavam trabalhando?

USAF emitiu um pedido de informação provisório ao qual nove empresas responderam:

Boeing,
Fairchild,
Grumman,
Lockheed,
Northrop,
Rockwell,
Vought,
General Dynamics,
McDonnell Douglas,

Soma-se a essas nove mais a GE & PW

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Esse é o problema de depender do exterior para quase tudo, e ser sempre das mesmas fontes só piora (melhora na logística de manutenção, mas, nos deixa de pés e mão atados).

glasquis 7
Reply to  Wagner
1 ano atrás

pegaram o TIAR limparam a B****da com ele.”

O TIAR só pode ser invocado em caso de invasão de uma nação contra algum país sul americano. No caso das Falklands, o invasor foi a Argentina e por isso não pode ser aplicado.

glasquis 7
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Por outro lado, na região, os conflitos tendem a ser mais intensos e de curta duração. No tempo que levamos de guerra na Ucrânia, quantos A 29 acha que a EMBRAER teria conseguido fornecer, Quantos submarinos a DCNS teria conseguido fornecer, Quantas fragatas a thyssenkrupp ? O que vale na nossa região é o armamento disponível no momento da guerra. A construção de material determinante é lenta e o seu fornecimento demorado. Só se justificaria em conflitos de grande envergadura, como no caso da Ucrânia em que uma potência ataca um país belicamente dissimilar. Nesse caso, ou se pede ajuda,… Read more »

CAIO
Reply to  Wagner
1 ano atrás

TIAR não se aplicava ao caso da Guerra das Falklands/ Malvinas. Pode ser invocado quando é o Estado signatário quem sofre o ataque, e não a nação não signatária. Caso contrário todos teriam de se envolver em uma guerra que sequer tinham conhecimento ou concordavam.

m4l4v1t4
m4l4v1t4
1 ano atrás

Sem foto e cerimônia o mais simples possível ….
…. tudo pra não molhar o negócio que está sendo engolido a seco pelos canhoteiros que, sem nenhuma exceção, desejam ver as forças armadas minguarem.

La Spezia tem muita história.

Maurício.
Maurício.
Reply to  m4l4v1t4
1 ano atrás

Outro pessoal que está engolindo a seco o resultado, é o pessoal que queria o veículo adaptado made in USA…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  m4l4v1t4
1 ano atrás

Se você está se referindo às forças armadas que se envolvem em política miúda, que se tornam sabujas de políticos velhacos em troca de benefícios financeiros no soldo, que se prestam a serem usadas e abusadas por patriotas canalhas, essas eu também quero ver minguar.

M4l4v1t4
M4l4v1t4
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

A quem você chama de “patriotas canalhas”? A TODES? Ou você não tem coragem de falar o que pensa e vai xingar apenas um link? Não seja covarde e diga. Deixa eu te lembrar uma coisa: Até onde onde eu sei, qualquer país surge de um exército. Em última instância qualquer forma de governo é um concessão militar aos civis. Nos últimos 30, de maneira disfarçada, igual você, bem covarde, sem mostrar a cara e dizer o que deseja, parte da população brasileira vem oprimindo a outra parte dessa mesma população usando de diversos expedientes de ameaça moral e física… Read more »

sub urbano
sub urbano
Reply to  M4l4v1t4
1 ano atrás

Uai vcs invadem o congresso pedindo golpe de estado e ditadura militar e agora vem reclamar que estão sendo “oprimidos” kkkk chola mais

Outra coisa, o genocidio dos yanomamis vai longe… queremos o Bonoro na cadeia rs

Last edited 1 ano atrás by sub urbano
Cesar
Cesar
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Quem depredou o que cara pálida? Os mesmos vagabundos de sempre! Sim, a narrativa mal inventada dos yanomami da venezuelana vai longe ainda! Cadeia é lugar do loolah!

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Cesar
1 ano atrás

Ah, claro…quem tá chorando pq perdeu a eleição acampado na frente dos quarteis pedindo intervenção militar e ameaçando ministros do STF de morte são esquerdistas sim… claro que são.

Edison
Edison
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Informação é muito útil pra não passar vergonha em uma discussão. Fica a dica.

Andrey
Andrey
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Vcs militantes não cansam de mentir com a ajuda dessa mídia esquerdista,podre e militante.
Índios que vivem e vieram da Venezuela agora são problema do Brasil?

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Com base em que vc afirma que os indios são venezuelanos? Vocês não cansam de propagar fake news não?

Nei
Nei
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Esse é o tipo de ser humano que existe: pensamento pequeno de um “sub urbano”.
Que vem a público, acusar qualquer pessoa que não atura a esquerda corrupta, de invadir congresso, de estar na frente de quartéis.

Para você apoiar tanto um político corrupto, ao ponto de escrever essas coisas ou você ganha alguma coisa ou não defende a lei, a constituição.

Pedrao
Pedrao
Reply to  M4l4v1t4
1 ano atrás

Me diga o que os patriotas minios fizeram em benefício das forças armadas, além de aumentar os benefícios pessoais? Viagem, próteses, etc. Aceite ou não, nas últimas décadas, foi no governo do PT que as forças armadas tiveram fôlego. Renovação de blindados, FX1, FX2, Helibras, Astros, Submarinos, Navios, equipamento pessoal, etc. Bolsonaro foi um zero à esquerda. Brasil na época do PT com a 6ª economia do mundo tbm.investia em tecnologia e crompas de armamentos.

glasquis 7
Reply to  M4l4v1t4
1 ano atrás

Ou você não tem coragem de falar o que pensa e vai xingar apenas um link? Não seja covarde e diga.”

Desculpe, no seu RG está escrito: “M4l4v1t4″ ???

Lembrei daquela célebre frase de Lenin:

“Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que vc é.”

M4l4v1t4
M4l4v1t4
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Le denovo o que escrevi para ele, você tem dificuldade de leitura.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  M4l4v1t4
1 ano atrás

“O patriotismo é o último refúgio do canalha” (Samuel Johnson) Vamos colocar de outra forma. Para mim as forças armadas se prestaram a serem usadas e abusadas por canalhas que se refugiam no patriotismo. O que mais vimos nos últimos anos foram políticos, pastores e empresários que usaram o patriotismo para atingir seus objetivos particulares, ou não? E essa sua proposição de que os militares generosa e piedosamente concedem aos civis o direito de se governar é ridícula. Em todos os países aonde os militares mandaram de forma exclusiva, as coisas desandaram. Militares não passam de uma corporação burocrática como… Read more »

EParro
EParro
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Mas quem é (ou foi) Samuel Johnson?

John Rothem
John Rothem
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Não valem 1 cometa o que dirá 1 estrela

fewoz
Reply to  m4l4v1t4
1 ano atrás

E já se perguntou o motivo da esquerda ter receio com os militares? Soube o que os militares fizeram ao Brasil de 1964 até 1985? Soube o que eles fizeram durante os últimos 4 anos, especialmente no dia 8 de janeiro? Ninguém precisa concordar totalmente ou parcialmente com a esquerda, mas ignorar tantas coisas óbvias não passa de cegueira ideológica. A mesma que você critica. Sou de centro-esquerda (assim como muitos comentaristas aqui da Trilogia) e a única coisa que quero ver, é as Forças Armadas mal-equipadas. Mas também não quero vê-las se intrometendo em política ou acobertando golpes de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by fewoz
M4l4v1t4
M4l4v1t4
Reply to  fewoz
1 ano atrás

Qual seria a contrapartida? Uma revolução socialista cubana no Brasil.
Vai querer comparar?

Me recuso a ter algum tipo de talento e mérito para ser roubado por terceiros através do estado ! Isso é tortura !

Zigg
Zigg
1 ano atrás

Então falta pouco para concluir todos os elementos de uma cavalaria blindada sobre rodas:

  • 4×4 Lince – ok
  • 6×6 Guarani (REMAX – ok, UTR 30 – ok, TORC 30 – ok, REMAN – ok, Porta Morteiros – falta)
  • 6×6 Guarani Engenharia de Combate – ok
  • 8×8 Centauro – ok
  • 6×6 Viatura Blindada de Socorro MaxxPro Recovery Vehicle – ok
  • 6×6 Astros 2020 – ok
  • Canhão Autopropulsado sobre rodas – falta

Além de reconfigurar toda a doutrina de emprego desse novos meios em uma nova perspectiva de combate..

Pablo
Pablo
Reply to  Zigg
1 ano atrás

Guarani torc 30 ok? Tem fonte disso?
Tem anos que nao vejo falar nada a respeito.

Matheus
Matheus
Reply to  Pablo
1 ano atrás

TORC 30 acho que não sai.
UT-30BR já está pronta e agora tem até pedidos pra exportação(Argentina).

Pablo
Pablo
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Eu sei disso, mas o zigg falou da torc 30 quem ninguem fala nada a anos, falou do guarani de engenharia que mal saiu do papel mas esta dando como certo.

CAIO
Reply to  Pablo
1 ano atrás

UT30 BR2 é a prioridade, TORC 30 ou fica pra depois ou pode nem sair. A UT 30 BR2 é a torre de apoio a infantaria das brigadas Guarani, já a TORC 30 tem como diferencial um canhão com capacidade ABM para defesa antiaérea. Porém, o UT 30BR2 não penetra o casco, e o TORC 30 sim além de não possuir capacidade significativa de detecção de alvos aéreos e preço bastante elevado.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Pedidos da Argentina não. Muita calma nessa hora, pois a única coisa que eles fizeram foi assinar uma carta de intenção. Coisa que eles fazem todos os meses e acaba nunca se concretizando. Lembra da carta de intenções para comprar o KC-390? Teve carta de intenções para comprar até submarino… a Argentina hoje não tem nenhum dos dois.

Fernando Vidal
Fernando Vidal
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Este Guarani Torc30 poderiam substituir os vestutos Cascavéis ao invés de modernizar estes já cansados veículos dos anos 70.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Zigg
1 ano atrás

Fica faltando o principal, a cereja do bolo: o MBT.

Matheus
Matheus
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

A não ser que seja com algum outro país sendo parceiro, MBT não vai sair tão cedo.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Isso é menos provável ainda. Vamos de Leo A1BR modernizado por mais uns 15 anos. Pelo menos ele vai bater recorde de operação contínua em um exército.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Alguma decisão vão ter que tomar, porque uma hora vão ficar obsoletos (os atuais), e em outra, vão simplesmente chegar ao fim da vida útil.

glasquis 7
Reply to  Zigg
1 ano atrás

Aumente na sua lista abastecedores blindados.

Zigg
Zigg
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Oi Glasquis 7,

Qual seria esse Abastecedor Blindado?

Não conheço para inserir na lista..

abraços

glasquis 7
Reply to  Zigg
1 ano atrás

O Chile usa os M548A2 transformados para abastecedor.

https://www.defensa.com/chile/famae-entrega-primeros-m-548-ejercito-chile

Dod
Dod
1 ano atrás

esses veiculos serão entregues em 16 anos ?

Ramon
Ramon
Reply to  Dod
1 ano atrás

A linha de produção da iveco em sete lagoas até recentemente estava entregando 50-60 guaranis por ano, provavelmente vão diminuir a fabricação dos 6×6 e incluir o centauro 2 creio eu que se a fabrica não for expandida devem entregar uns 40-50 guaranis e uns 10 centauros por anos, sem contar que que os lmv também vão ser feitos lá, provavelmente para entregar todos os equipamentos já encomendados pelo EB vão ser mais 15-20 anos, já que interessante manter a linha de produção ativa por muito tempo, e sem contar que recentemente em 2020 se não me engano a elbit… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Ramon
1 ano atrás

Temos ainda os 11 de Gana e o requisito filipino é para 114 unidades, vamos torcer por uma encomenda das 86 unidades faltantes.

fewoz
1 ano atrás

Lembro que tentaram melar este contrato em dezembro, mas a lógica e o bom senso prevaleceram e agora já entregaram as duas primeiras unidades. Parece um milagre terem resolvido rápido este problema! Eu sei que os recursos são sempre um problema, mas qual seria o número de unidades ideal para o país?

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  fewoz
1 ano atrás

No mínimo umas boas centenas, mas, o Brasil talvez vá comprando aos poucos, um lote agora, outro depois que entregarem a compra inicial, etc.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Bom… 100 já é um bom número, né? Pro nosso contexto tá até muito bom. Se chegar a passar dos 200 como pretende o EB tá excelente

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Jadson S. Cabral
1 ano atrás

Já vi projeções dizendo que o ideal seriam em torno de 400.

Alois
Alois
1 ano atrás

Estes dois veículos foram entregues de forma tão rápida pois estavam prontos e destinados ao exército Italiano, mas que bom, o EB não quer dar sopa pro azar, rsrrsr, o projeto completo fica em torno de 220 veículos, tomaram que venham todos, mas o programa do Lince está muito devagar, alí vai precisar de muito mais carros a Ucrânia está demostrando que as perdas são grandes, mas estes veículos são muito importantes, você já pensou um Agrale na linha de frente??? Nem em guerra assimétrica, está na hora de pensar de forma pragmática. Levar tropas para linha de frente sem… Read more »

Krest
Krest
Reply to  Alois
1 ano atrás

Sempre achei bizarro o eb com esses agrale. Lembro que via eles na época da intervenção no rio desfilando com esses carros todo abertos, sem blindagem e achava loucura aquilo, pq nos filmes americanos sempre via eles com os humvee blindados e COM PORTAS!!!

Caio
Caio
Reply to  Krest
1 ano atrás

A família Marruá segue exatamente a mesma filosofia do HMMWV original, sem blindagem. Agrale e HMMWV são viaturas para operar em retaguarda, o veículo americano não foi projetado para carregar tanta blindagem…ficaram lentos e desengonçados além das deficiências do projeto de blindagem. A ausência de cobertura e portas serve para visibilidade e mobilidade da tropa embarcada.

Krest
Krest
Reply to  Caio
1 ano atrás

Ideia essa de uma filosofia antiga que precisa ser mudada! Veículo militar hj em dia para transporte de tropa s blindagem e SEM PORTA é um modelo de veiculo ultrapassado

Heinz
Heinz
Reply to  Alois
1 ano atrás

O Lince é uma viatura mais barata e de fácil construção, creio que o número de unidades vai aumentar consideravelmente

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Se tiverem interesse nisso, né? Aliás, se tivessem isso já teria acontecido. Parece que compraram trinta e poucas viaturas e só

Neural
Neural
1 ano atrás

Guarani bombado a preço de MBT, compra tosca e desnecessária

Heinz
Heinz
Reply to  Neural
1 ano atrás

seu comentário que foi tosco e desnecessário e em nada acrescentou ao debate.

Nei
Nei
Reply to  Neural
1 ano atrás

Faça um você mesmo, com preço de Guarani e venda ao exército.

Ou compra e paga o que estão pedindo ou fica sem, o que você prefere?

Isso aqui é o país da corrupção e os recursos não chegam na produção local.

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Tem previsão para entregar o restante ?

Nei
Nei
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

“Além disso, segundo a magistrada, a compra será feita ao longo de 17 anos, estendendo-se até 2040″

Edison
Edison
1 ano atrás

Pra pintar meio fio, qualquer porcaria serve.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

Os italianos foram rápidos e eficientes.

Matheus
Matheus
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Só pegaram os que já foram entregues a eles e repassaram pro Brasil pra fazer testes.

Neural
Neural
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Também quem quer perder uma venda de gato por lebre

Caio
Caio
Reply to  Neural
1 ano atrás

Grande análise…

Regis
Regis
1 ano atrás

Qual o calibre ficou valendo no final 105 ou 120,, espero que tenha sido o de 120 pois não tem foto da entrega dos veículos.

Caio
Caio
Reply to  Regis
1 ano atrás

120mm

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Caçador de T72!

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A melhor viatura caça tanques do mundo é nossa.
A Patriotada de 5 categoria medíocre e sem cérebro queria munir nossas forças com algo mais caro e inferior , uma colcha de retalhos com verniz nacional .
A gente se esforça para trazer lucidez para essas pessoas , mas é difícil !

Viva o Centauro 2 ! Uma viatura a altura dos desafios do Brasil

Krest
Krest
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

98 viaturas que a última sera entregue em 15 anos, 33 milhões de dólares cada uma fora os outros custos, não ira substituir os cascaveis e so vira pra cá pra apertar parafuso com os kits. Com esse dinheiro poderiamos ter avançado em area que precisamos muito mais como substituição dos cascaveis, privilegiado guarani 8×8 pra substituir os cascaveis e ter ate um novo produto no mercado, ter investido no projeto astros 2020, investir na infantaria, mas agora temos um 8×8 com canhão de 120mm em que a ultima unidade sera entregue daqui 15 anos e pagaremos em trocentas parcelas.… Read more »

Sergio
Sergio
1 ano atrás

Tem que botar um canhão de atira tinta, para pintar os meios fios, pois as forças armadas só servem para isso. Generais covardes e vendidos são uma vergonha para a nação!

Last edited 1 ano atrás by Sergio
Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Sergio
1 ano atrás

kkkkkkkkkk

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Sergio
1 ano atrás

chora mais, patritonto

Nei
Nei
1 ano atrás

Ótima aquisição, o melhor do mercado. Quanto ao comentários sobre a indústria bélica brasileira, sim deveríamos fazer praticamente tudo sozinhos, pois capacidades temos e recursos sempre se viramos. Agora da forma que atualmente estamos, se fôssemos realmente começar a produzir tudo aqui nacionalmente, levaríamos duas à três décadas para começar a dar resultado, pois aqui o dinheiro vai e nunca se termina os projetos. Claro, se a 2, 3 décadas atrás tivéssemos focado nisso, estariam bem agora, colhendo os frutos da tecnologia. Nossas FAs, compram de prateleira, pois não existe verba suficiente para se programar antecipadamente, além dos custos da… Read more »

Grifon Eagle
Grifon Eagle
1 ano atrás

Daqui que cheguemos às 98 unidades… (só em 2040 e olhe lá).

Oráculo
Oráculo
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

O objetivo do EB é chegar em 2040 com 220 unidades.

O plano é fazer outro pedido( ou dividir em mais 2 ou 3 compras, dependendo da conjunção política) antes da metade do prazo.

É torcer pra dar certo.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Isso, de fato era pra serem exatamente 221 unidades, mas aí por falta de orçamento o EB achou melhor reduzir para 98 unidades no valor total de 3,3 bilhões. Isso vai demorar muito pq os dois que o EB está recebendo, serão estudados, “esmagados” em testes e treinamentos com todo tipo de munição 120mm, além dos outros sistemas modernos. Isso vai demorar qse 2 anos, e aí virão mais unidades, mas infelizmente de forma muito gradual por falta de recursos. Eu acho um tremendo erro, pois o EB deveria abdicar da modernização do Cascavel 6×6 e do Leopard 1a5, e… Read more »

Krest
Krest
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk ta na disney amigo? Se contente com 98 viaturas e olhe la se não diminuir.
Se tivessem preocupados mesmo em comprar em grande numero ja fariam um pacote com um valor maior de viaturas, entregas mais rápidas e não estariam querendo modernizar cascavel.

Fernando Vidal
Fernando Vidal
1 ano atrás

É um excelente veículo sem dúvida. Mas fico pensando quais interesses transformaram em missão impossível a simples tarefa de espichar a carroceria do Guaraní para colocar mais um par de rodas e uma torre com um canhão de 105 mm sobre ele… Coisa que a Iveco tem capacidade de executar e os engenheiros dos centros de tecnologia do exército em projetar. Quanto aos custos acredito que estes seriam tranquilamente compensados com a exportação para uma dúzia de países latinos e africanos constumazes clientes dos produtos de defesa Made in Brazil.

Krest
Krest
Reply to  Fernando Vidal
1 ano atrás

Pq o eb não quis! Simples assim, deve ter acontecido conver$a$ com a empresa responsável pelo centauro e nisso preferiram comprar 98 viaturas de fora pagando mais de 30 milhões em cada uma do que projetar algo nacional e substituir os cascaveis. Esse é o exército que temos e seu compromisso com a indústria nacional

Andre
Andre
1 ano atrás

Parabéns ao EB que comprou uma ótima plataforma.
Para aqueles que ficaram só criticando, já temos uma plataforma nacional 6X6 que é o Guarani. Não dá para fabricar absolutamente tudo quando se tem baixo orçamento, baixo apoio politico e demanda de poucas unidades.
Melhor coisa para foi a compra de prateleira de uma indústria parceira e desempenho comprovado.
Vamos para os próximos temas – defesa antiaérea, drones de ataque, mísseis de longa distancia e armas do século XXI.

Salim
Salim
1 ano atrás

Vai testar na Itália?!?!!!?! Não tem ninguém aqui apto a isto?!!?! Qual motivo!?!! Diária em euros?!?!!Guarani usd 700 mil centauro usd 10 milhoes?!?!! Da pra defender isto?!?!

Luis Felipe
Luis Felipe
3 meses atrás

Quando os tanques estarão efetivamente em solo brasileiro?