A Rússia realizou um teste com um míssil balístico intercontinental que parece ter falhado exatamente no dia em que o presidente Joe Biden estava na Ucrânia , segundo duas autoridades americanas familiarizadas com o assunto.

A Rússia notificou os Estados Unidos com antecedência sobre o lançamento por meio de canais especiais sob as obrigações do novo tratado START, disse uma autoridade, acrescentando que “esses testes são rotineiros”. Outro funcionário disse que o teste não representa um risco para os Estados Unidos e que os EUA não veem o teste como uma anomalia ou uma escalada.

O teste do pesado míssil SARMAT – apelidado de Satan II no Ocidente e capaz de lançar várias ogivas nucleares – parece ter falhado, disseram autoridades. Ele foi testado com sucesso antes e se este tivesse funcionado, as autoridades dos EUA acreditam que o presidente russo, Vladimir Putin, teria destacado o teste em seu discurso sobre o Estado da Nação na terça-feira.

Em vez disso, Putin não mencionou o lançamento no discurso que durou uma hora e 45 minutos. Ele, no entanto, declarou formalmente que a Rússia suspenderá a participação de seu país no novo tratado START de redução de armas nucleares com os Estados Unidos, colocando em risco o último pacto restante que regula os dois maiores arsenais nucleares do mundo.

A CNN relatou inicialmente que o aparente teste ocorreu enquanto Biden estava na Ucrânia com base em informações de fontes. Depois que esta história foi publicada pela primeira vez, um dos funcionários disse que o teste ocorreu pouco antes de Biden estar no país. A segunda fonte disse à CNN que o teste foi na segunda-feira, sem fornecer mais detalhes específicos. Em uma atualização posterior, a fonte disse que o teste de fato ocorreu no sábado.

O momento do teste sugere que os EUA e a Rússia estavam se comunicando por vários canais diferentes no início desta semana – as autoridades americanas também notificaram os russos na noite de domingo, horas antes da visita de Biden a Kiev, que o presidente faria a viagem para a capital ucraniana, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan na segunda-feira.

O Kremlin na quarta-feira se recusou a comentar quando questionado sobre esses relatórios em uma teleconferência com repórteres. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o assunto era “prerrogativa do Ministério da Defesa”.

A CNN procurou a embaixada da Rússia em Washington e o Ministério da Defesa da Rússia para comentar.

Putin anunciou testes ICBM bem-sucedidos no passado, inclusive em abril passado , apenas alguns meses depois que a Rússia invadiu a Ucrânia. Esse teste também foi para o míssil SARMAT, que foi revelado pela primeira vez em 2016 e disse pela mídia estatal russa ter um alcance superior a 11.000 quilômetros (6.835 milhas). O míssil pode transportar uma ogiva de 100 toneladas e foi projetado como sucessor do R-36M Voevoda ICBM.

Na época, os especialistas ocidentais retrataram o teste de 2022 como um “estrondo de sabre nuclear” e foi percebido como uma tentativa de desviar a atenção dos fracassos militares da Rússia na época, como o naufrágio de sua nau capitânia no Mar Negro, o Moskva.

O então secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, chamou o teste de 2022 de “rotina, e não foi uma surpresa. Não foi considerado uma ameaça para os Estados Unidos ou seus aliados”.

Os militares russos enfrentaram várias derrotas importantes no campo de batalha na Ucrânia no ano passado e “falharam” amplamente em seus objetivos estratégicos lá, disseram vários altos funcionários dos EUA.

“A Rússia é agora um pária global e o mundo continua inspirado pela bravura e resiliência ucranianas. Resumindo, a Rússia perdeu – eles perderam estratégica, operacional e taticamente”, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, na semana passada.

Com uma ameaça de controle de armas, Putin tenta aumentar a aposta em seu discurso sobre o estado da união
No entanto, Putin não demonstrou intenção de repensar sua guerra, que ele ainda insiste ser uma “operação militar especial”.

Na semana passada, caças e bombardeiros russos voaram perto do Alasca duas vezes em dois dias, forçando o NORAD a enviar seus caças em resposta. A aeronave russa permaneceu fora do espaço aéreo soberano dos EUA e do Canadá, que se estende por 12 milhas da costa, mas voou perto da Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca, que fica a até 200 milhas da costa.

Dois F-16 interceptaram bombardeiros TU-95 e caças SU-35 que já haviam entrado no ADIZ na última segunda-feira. Um dia depois, os F-35 interceptaram bombardeiros TU-95, bem como caças SU-30 e SU-35.

“Continuamos prontos para empregar uma série de opções de resposta em defesa da América do Norte e da soberania do Ártico”, disse o NORAD em comunicado.

O NORAD enfatizou que não via os voos russos como provocativos ou uma ameaça, nem os considerava relacionados aos objetos aéreos vistos recentemente no Alasca e no Canadá.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Brics
1 ano atrás

Notícias dão conta de que os russos estão prestes a iniciar uma ofensiva na Transnistria, que é habitada majoritariamente por russos, como ocorre na Criméia e Donbass.

Com sua dificuldade em obter munições e tropas devido às perdas altíssimas, o regime do títere estadunidense zelensky não conseguirá dar conta de mais esta frente de batalha. E consumada a libertação da Transnistria, a lógica aponta para Odessa, pois os russos terão que fechar todo o cinturão sul.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

não acredito nisso, mas Odessa tem que ser assegurada se a Rússia quiser um acordo de paz vantajoso, assim poderia forçar um corredor Russo da Crimeia até Transnístria

Underground
Underground
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Os russos não conseguem avançar em lugar nenhum, e você quer que eles abram uma nova frente?

ORIVALDO
ORIVALDO
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

De onde vc tir essas informações? Usa drogas antes ?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

O teste falhou, sim ou não?

Alecs
Alecs
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Ressuscitou o Paulo Brics, Tonho da Lua? Kkkkkkkkk

MFB
MFB
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Xings deixou esse Nick de molho achando que voltaria sem ser reconhecido. Mas como sempre, repleto de informações baseadas em nada.

Mauricio
Mauricio
1 ano atrás

Os meios de entrega da russia em um first strike reduziriam muito a capacidade de contra ataque da otan. Russia pode agora aumentar o número de ogivas em misseis e entregar ogivas a outros países como iran e China

Underground
Underground
Reply to  Mauricio
1 ano atrás

Vai mandar entregar de Uber?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Mauricio
1 ano atrás

Acho que já passou da hora da Rússia ajudar o Irã em seu programa de armas nucleares para que ele possa fazer frente ao estado terrorista de Israel.

Deadeye
Deadeye
Reply to  Mauricio
1 ano atrás

Reduziriam como? A NORAD detectaria um ataque massivo como esse, e os meios de resposta da OTAN seriam assinados antes do impacto Russo. Nunca ouviu falar de MAD colega?

Alexandre
Alexandre
1 ano atrás

Falhou….
Chama o Elon Musk. Ele entrega.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Elon Musk nesse momento está mais preocupado em lucrar em cima dos tolos que querem comprar um selinho azul para parecerem “importantes”…

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

A Russia ia testar um ICBM no dia da visita do Biden? Conta outra kkk

Underground
Underground
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Aceita que doi menos!!!

Paulo Brics
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Esta invenção fez parte do teatro midiático onde outra encenação foi soarem alarmes antiaéreos em kiev enquanto Alzheimer Joe andava pelas ruas para vender a idéia de “destemor diante de um ataque russo”.
É patético mas milhões acreditam piamente.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Paulo Brics
1 ano atrás

Pátético é o vosso adorado líder, que não sai de Moscovo, e o outro vosso adorado líder, que esse sim, o Putin fez dele um palhaço, uma marioneta, fazendo que passa-se pela humilhação, de numa conferência de imprensa lado a lado, o tolo disse-me que acreditava mais em Putin, do que nos seus próprios serviços secretos, um autêntico tolo, já o Biden, foi o único presidente Americano que não foi na cantiga do ditador Russo.

Nei
Nei
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Vai dizer que é mentira?

Tem várias matérias disso já. Pesquise!

SUTERMINATOR
SUTERMINATOR
Reply to  Nei
1 ano atrás

Fonte original, site gringo e não o governo americano.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

As fontes da CNN são os onipresentes “altos funcionários dos EUA”, nada de novo no front, para falar a verdade, até que estava demorando para os onipresentes altos funcionários americanos aparecerem…😂

gordo
gordo
1 ano atrás

É pra isso que potências tem bem mais de um brinquedo desses, por sinal se esforçam em terem vários meios para a mesma finalidade já que a entrega tem que ser garantida. Uma coisa é fato, essa guerra está com viés de escalada, não tem cara de acerto para a paz não. A ida do Biden para Kiev tem uma simbologia muito forte, é o estamos com vocês e não se entreguem.

Fish
Fish
1 ano atrás

____

COMENTÁRIO EDITADO. RESPEITE AS REGRAS DO BLOG PARA CONTINUAR COMENTANDO.

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Maurício.
Maurício.
Reply to  Fish
1 ano atrás

Eu não me importo com o que os editores pensam, afinal, cada um tem uma opinião e visão de mundo, eles permitindo livremente os comentários contrários aos seus pontos de vista, na minha opinião, já está de bom tamanho.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A tríade nuclear é composta por mísseis balísticos intercontinentais, bombardeiros estratégicos e submarinos nucleares. Os mísseis intercontinentais precisam ser lançados dos silos ou das unidades móveis de transporte, voar em trajetória balística e lançar as ogivas atômicas sobre os alvos. Os bombardeiros estratégicos devem decolar de suas bases e seguir em direção ao território inimigo para lançar seu ataque atômico. Os submarinos nucleares devem permanecer incógnitos nas profundezas até disparar seus mísseis com ogivas nucleares. Todos os vetores e as ogivas nucleares precisam funcionar corretamente e não podem ser destruídos no trajeto até o alvo. Tenho cada vez mais dúvidas… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Ainda bem que existe gente sensata no Pentágono (por que na casa Branca está difícil) e não quer pagar para ver.

Se os Russos lançarem 100 misseis e metade deles falhar (o que e muito duvidoso de isso acontecer) já seria uma tragédia se 10% deles atingissem seus alvos (isso fazendo uma estimativa bem otimista para o defensor.

Isso e verdade também para os EUA (apesar de boa parte de seu arsenal de misseis estratégicos serem do século passado).

Marcelo
Marcelo
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Mas os russos não lançam um ataque porque sabem da efetiva capacidade de retaliação da “antiquada” tríade nuclear ocidental … é destruição mútua assegurada … ou será que é porque não tem certeza se seus vetores serão capazes de burlar as defesas da OTAN? Arsenais nucleares são feitos para não ser utilizados. Cão que ladra … não morde.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Engraçado, lá no início, antes da guerra, quando a Rússia estava na fronteira ucraniana, o Bosco dizia que bastava os EUA decretarem defcon 3, mobilizar alguns bombardeiros que logo o Putin abaixava o facho, ou seja, quando ninguém estava falando em armas nucleares, o Bosco e mais alguns (os mesmos de sempre) torcedores americanos já falavam em armas nucleares, foi só o Putin ameaçar com armas nucleares que esse mesmo pessoal deu piti, ou seja, americano ameaçar com nukes pode, russos não, vai entender…🤷🏻‍♂️

Maurício.
Maurício.
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Os americanos não pagam para ver nem contra a Coreia do Norte, vão pagar para ver contra a Rússia? Ainda bem que o Marcelo não é um alto funcionário americano…😂

Edu
Edu
1 ano atrás

Basta comentar em outro site.

Edu
Edu
1 ano atrás

Basta colocar uma torre de T72 no lugar da ogiva. Voa mais que balao no Sao Joao.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Edu
1 ano atrás

Mas aí tem outro problema, se voar igual um balão de São João, o F-22 abate, ele não pode ver um balão…😂

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pelo menos o F-22 e míssil funciona!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Também, se não funcionar contra um balão, pode mandar aposentar…🤭

Cético
Cético
1 ano atrás

“O míssil pode transportar uma ogiva de 100 toneladas”
Parece que o estagiário russófilo exagerou uma merrequinha aqui!

Nei
Nei
1 ano atrás

Vai comentar em outro lugar se não está satisfeito.

Não faz falta aqui, fã de guerra russo.

Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Se não gosta do blog vai destilar seu ódio em outro lugar e deixa a lista de comentários limpa.

Augusto
Augusto
1 ano atrás

Realmente Arthur, mas nesse caso o blog está apenas replicando uma noticia divulgada pela CNN (cuja fonte e bem tendenciosa e cuja credibilidade e bem duvidosa). Fica a critério de cada um acreditar nela ou não.

Leonardo
Leonardo
1 ano atrás

Só para complementar tanto o Canal a Arte da Guerra ,quanto do general Douglas Mc Gregor, passaram a utilizar títulos favoráveis a Ucrânia e OTAN porque o YouTube não desmonetiza, mas é só o título, pois o conteúdo é o mesmo e falam a realidade dos fatos.

Nei
Nei
1 ano atrás

Soltou pecinha ou faltou chip?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

De acordo com uns “entendidos” faltou geladeira…🤭

Nei
Nei
1 ano atrás

Mas você quer o que? Que só divulguem notícias do Itelslava, Sputinik, Mod Russo?

Guerra de desinformação tem em todo lugar!

Quantas vezes foi publicado aqui informações Russas antes? Várias.

Andre
Andre
Reply to  Nei
1 ano atrás

Sem esquecer que os ucranianos já foram chamados de inimigos.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Nei
1 ano atrás

As mídias ou melhor, algumas das mídias já foram citadas, e qual problema colocar informações de sites russos, só se pode ouvir um lado? Mas se vcs acham que o ocidente está vencendo tudo bem, é só ver o desespero do Zerolensky, a quanto tempo é divulgado que a Rússia só tem munição para 2 dias, uma semana? Mas quem busca desesperadamente por envio de ajuda e material bélico é o Ucrânia, só isso se analisarem com o mínimo de bom senso, já seria suficiente para se duvidar das mídias ocidentais, mas enfim vou repetir, cada um dorme feliz com… Read more »

André
André
1 ano atrás

Não concorda com o que é publicado, tudo bem.
Não gosta do portal, é seu direito. Nem Jesus agradou todo mundo.
Agora, só criticar e apontar o dedo, não vai mudar nada.
Se não gosta, procura outra fonte de informação.
Posso não concordar com posição X ou Y, mas tenho o dever de respeitar o interlocutor.
Ou melhor, senta na cadeira, cria um site e alimenta ele com as informações que achar adequadas.

Felipe
Felipe
1 ano atrás

“Parece” ter falhado de acordo com os confiáveis “Autoridade Ucraniana”..