Funcionários da inteligência ucraniana continuam avaliando que a Rússia carece do poder de combate e dos recursos necessários para sustentar suas novas operações ofensivas na Ucrânia. O representante da Diretoria Principal de Inteligência Militar Ucraniana (GUR) Vadym Skibitsky disse à AP que as forças russas intensificaram suas operações ofensivas em pelo menos quatro ou cinco direções nos oblasts de Luhansk, Donetsk e Zaporizhia no início de fevereiro, mas ainda não alcançaram nenhum resultado significativo apesar de continuarem a esgotar o seu pessoal e recursos.[4] Skibitsky acrescentou que as forças russas estão concentrando seus esforços na captura de Kupyansk, Lyman, Bakhmut, Marinka, Avdiivka e Vuhledar.

O chefe do GUR, Kyrylo Budanov, afirmou em entrevista à Forbes que a ofensiva russa é tão ineficaz a ponto de ser quase imperceptível e observou que as forças russas têm racionado projéteis e munições para sustentar ataques nas direções Bakhmut, Lyman e Vuhledar enquanto conservam projéteis em outras áreas.[5]

A declaração de Budanov coincide com a avaliação do ISW de que as forças russas estão priorizando as direções de Bakhmut e Lyman e ainda não lançaram um esforço significativo para avançar nas áreas a oeste da cidade de Donetsk.[6] Budanov acrescentou que os estoques de artilharia russa diminuíram para 30% do número total de projéteis. Ele afirmou que a Rússia importou um lote de teste de projéteis de artilharia do Irã e está atualmente tentando adquirir outro lote de 20.000 projéteis. Budanov estimou anteriormente que as forças russas dispararam cerca de 20.000 projéteis por dia no final de dezembro de 2022, abaixo dos 60, 000 projéteis por dia durante os primeiros estágios da guerra.[7]

Budanov também observou que as táticas russas em torno de Bakhmut e Vuhledar mudaram amplamente de artilharia e ataques com forças mecanizadas para ataques de infantaria devido à falta de projéteis e veículos blindados. Budanov observou que a Rússia havia comprometido mais de 90% de seus 316.000 funcionários mobilizados nas linhas de frente, o que confirma ainda mais as avaliações ocidentais e do ISW de que as forças russas não possuem reservas inexploradas e prontas para o combate.[8]

Budanov observou que o objetivo declarado do Kremlin de produzir 800 tanques por ano é irreal e afirmou que a Rússia só pode produzir 40 mísseis de cruzeiro por mês, que eles usam em uma única rodada de ataques com mísseis. A Rússia já perdeu pelo menos 1.500 tanques e possivelmente até 2.000, como o ISW havia relatado anteriormente.[9] [7]

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
1 ano atrás

Falta de meios pra Rússia outra vez?
Papo não tá meio gasto não?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

A verdade pode ser escondida por algum tempo sob uma pilha de mentiras … mas, mais cedo ou mais tarde ela aparece … tal qual as perdas russas. E agora a Ucrânia começou a atacar os russos em Mariupol com armas de longo alcance. Más notícias para Putin …

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Temos dados das baixas ucraniana só pra comparar?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Tão grandes quanto as russas. Mas, quem costuma peitar os EUA não deveria estar neste nível na operação especial.

Slowz
Slowz
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

De acordo com a inteligência britânica 5 mil ucranianos morreram desde o início da operação .. 🤡

Marcelo
Marcelo
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Eu tenho fonte das baixas russas … hoje deve sair mais uma atualização. Alguém pode apresentar as baixas ucranianas?

gordo
gordo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

É interessante olhar o mapa, ele em geral reflete bem como as coisas estão andando. As altas perdas Russas não parecem estar alterando muito o desenho, o avanço ucraniano parece lento.

Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
1 ano atrás
Marilda
Marilda
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Não existe, todas as ” notícias” dão conta da iminente derrota da Rússia. Só morrem, sofrem, passam fome e frio do lado ucraniano. A Guerra não tem razão ! Ninguém tem razão! Mortes de civis inocentes não tem razão! Guerra é Guerra!

Cassini
Cassini
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Eles não revelam as baixas ucranianas para não ficar feio, para evitar oposição da opinião pública sobre o apoio a Ucrânia.

Baixas russas tão altas quanto as ucranianas uma ova!

Brto
Brto
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Sei, quando começou o conflito a Rússia estaria falida em quinze dias, depois um mês, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze, etc…
Como é possível acreditar em uma única palavra da mídia…kkkkkk

Felipe
Felipe
Reply to  Brto
1 ano atrás

pois é e nem se falam mais das super sanções que iriam transformar a Russia na coreia do norte

Lks9
Lks9
Reply to  Felipe
1 ano atrás

O melhor das sanções é que eles só param de comprar da Rússia e vender em tese, por exemplo a super marca Nestlé tem uma marca de faixada russa e continua vendendo seus produtos normalmente por todo a Rússia

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Brto
1 ano atrás

Realmente. É igual aquela que a Europa iria morrer congelada

Jaqueline
Jaqueline
Reply to  Brto
1 ano atrás

Pra vc é piada qual a graça de uma GUERRA milhares de pessoas morreram (crianças, mulheres, idosos a Ucrânia merece todo o respeito ajuda humanitária um povo massacrado por um genocida) Que DEUS proteja esse povo

Luiz
Luiz
Reply to  Jaqueline
1 ano atrás

” povo massacrado por um genocida ” ??? Não foi diferente aqui no Brasil; várias pessoas inclusive crianças, morreram na pandemia e na exploração ilegal em tribos indígenas na Amazônia por causa de um genocida chamado bolsonaro …

Last edited 1 ano atrás by Luiz
Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Luiz
1 ano atrás

Deve ser louca, tem que tomar remédio todo dia.

Lks9
Lks9
Reply to  Jaqueline
1 ano atrás

A Ucrânia já era massacrada, só que eram as mulheres e crianças em donbas, ademais procure a definição de genocída e pare com falácias de papagaio

Lenda
Lenda
Reply to  Jaqueline
1 ano atrás

Devia falar isto aos EUA q 90% das guerras são causadas por os governantes dele

Lenda
Lenda
Reply to  Brto
1 ano atrás

Isto so prova o poder da Russia q ta praticamente guerreando contra a Europa toda e de quebra os EUA e ainda permanece de pé já completando um ano. Imagine se fosse só contra a Ucrânia será q ainda existia no mapa a Ucrania.

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Lenda
1 ano atrás

Gostaria muito de que vc morasse na Rússia, até a morte seria condenado por um comentário deste, ou morasse em algum país dos seus aliados tipo Ira, china, kkkk não viveria nem pra ler está reposta. Então entenda mais o pq estão lutando. Só pra lembrar, a Europa e EUA estão lutando para vc puder fazer estes comentários, mesmos que totalmente equívocos.

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Brto
1 ano atrás

Kkkk quando começou a guerra, a Ucrânia seria tomada em 3 dias, kkkk a Rússia e suas sucatas, a chantagem atravéz das bombas nucleares, kkkk Rússia totalmente sem preparo para a guerra. A Ucrânia conseguiu segurar a invasão nos primeiros dias sem ajuda militar, somente com pessoal.

Junior
Junior
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Ta não. Ta gasto pra quem ama ditador russo que vive no mundo da lua.

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Junior
1 ano atrás

Qual o motivo de envolver amor nesse assunto? Tá sem argumentos? Mundo da lua é uma ofensa?

MFB
MFB
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Tá gasto não. Pode ver que não conseguem avançar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

É que os russos ainda possuem geladeiras, quando acabar essas geladeiras, aí os russos estarão lascados, aliás, haja geladeira né? E isso, de acordo com uns “entendidos” duraria só até março, do ano passado…

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Xará, virou Fla-Flu. Aí daquele que ousar discordar do pensamento (ocidental) dominante. Ninguém pode ter visão diferente não. Pode constatar com a quantidade de negativação que será aplicada neste comentário…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Concordo! Se você discordar dos “altos funcionários dos EUA” e do ministério da defesa do Reino Unido, claro, ambas as fontes totalmente “imparciais”, na opinião de alguns, você já é pró-Rússia, a dicotomia de alguns é patética. Quanto aos deslikes, se você se preocupar com isso, você nem vai comentar, a turma de contenção de danos sempre está com seus vpn prontos para negativarem com força quem discorda dos americanos e britânicos…😂

ORIVALDO
ORIVALDO
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Se vc soubesse interpretar um texto não teria escrito esse comentário

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Ora, ora, parece que temos um especialista aqui! Paulo Freire deve estar orgulhoso de vc!

Daniel
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

putinete detectada ou seria o incrível x i n g s

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Outra lenga lenga: Xinga
Tenha paciência!!!!

IvanF
IvanF
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Tá faltando não, é por isso que já chegaram e Portugal… só tão esperando a carona pra cruzar o atlântico e invadir os EUA, de passagem invadem o Reino Unido também, pq não?

Maurício
Maurício
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Considerando a coalizão formada de apoio a Ucrânia e a proibição de homens em idade militar de saírem do país. A Rússia ainda estar dentro do território deles é vitória

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Ninguém sabe. O que temos são suposições, algumas bem fundamentadas.
Mas temos vários indícios. Quantas vagas de ataques com mísseis de cruzeiro foram feitos nos últimos meses? Porque não há os bombardeamentos de artilharia em grande escala como no Verão em Donbass? A necessidade de comprar drones do Irão que são usados como mísseis de cruzeiro? Etc…

Se estão com dificuldades, se estão a poupar para uma grande ofensiva, etc… não sei mas não me parece que estejam a racionar as munições por estarem a ganhar ou a avançarem grandes distâncias…

Andre
Andre
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Se não há falta de meios para os russos o que justifica a incapacidade deles avancarem?

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Andre
1 ano atrás

Nem eu e nem vc sabemos…

Andre
Andre
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Eu e vc sabemos muito bem. Não avançam porque não têm capacidade para isso. Ou falta munição, ou falta pessoal, ou falta suporte, mas alguma coisa claramente está aquém das necessidades dos russos.

Chibia Kutepov
Chibia Kutepov
Reply to  Andre
1 ano atrás

Pergunto Eu, porque é que o Chefe dos Serviços de inteligência Ukraniano, reporta que a Rússia não está a fazer grandes avanços e está sem stoks de munições? Não acham que é propaganda? Quem gostaria aqui d ser atacado com muita força? Não acham que há aqui uma provocação, no caso dos russos atacarem,saírem pedintes de que querem mais armas , bla bla bla! Se a Rússia está a usar mais ou menos,faz parte da sua estratégia!

Andre
Andre
Reply to  Chibia Kutepov
1 ano atrás

Tem que ser muito apaixonado para acreditar que prolongar uma guerra como essa é estratégia.

Se fossem capazes de vencer rapidamente, o teriam feito, exatamente como tentaram.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Os meios já chegaram em Lisboa

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 01/01/2023, o analista militar Agil Rustamzade disse o seguinte: ” Acapacidade da Rússia de aumentar seu poder, de equipar o exército com armas e todos os atributos necessários é severamente limitada. Eles também são limitados pela pressão econômica das sanções. Vemos uma imagem em que o complexo militar-industrial não consegue repor as perdas que a Rússia já sofreu na guerra. Esta é uma grande guerra convencional, que pode levar ao colapso até mesmo de uma economia tão grande como os Estados Unidos. E na última quinzena, vimos com que a economia russa começou a afundar. Tudo isso leva ao… Read more »

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Para mim, o que será o ponto fulcral para a Ucrânia será ter contingente de combate. Claramente a Ucrânia já demonstra dificuldade de “fazer soldado”, o dito “ocidente” tem total condições de armar, mas, mais cedo ou mais tarde faltará quem empunhe o rifle. E é exatamente com isso que a Rússia conta, faltar contingente, quem guerreie, se essa ofensiva da primavera não funcionar, ou funcionar pouco, para ambos os países, o conflito entrará numa fase de “empate”; a não ser que a Rússia declare guerra, então poderá mobilizar mais de 1,5 milhões de homens para o combate, nesse caso,… Read more »

MFB
MFB
1 ano atrás

Tem outra explicação para a Rússia não conseguir avançar quase nada?

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  MFB
1 ano atrás

Uma força aérea totalmente limitada.
Guerra moderna sem espaço aéreo dominado, é derrota na certa!
Vide a União soviética no Afeganistão, anos e anos sem ganhar nada.

Slowz
Slowz
1 ano atrás

Pois é, ai depois a realidade bate na porta aí eles tem que passar um pano ..

Slowz
Slowz
1 ano atrás

Já conhecemos essa história de Rússia sem munição, meios e etc ..

Bom que a matéria fica ai pra nós usarmos de exemplo qualquer coisa ..

Daniel
Reply to  Slowz
1 ano atrás

putinete detectada ou seria o incrível x i n g s

Last edited 1 ano atrás by Daniel
Sagaz
Sagaz
Reply to  Slowz
1 ano atrás

A Rússia utiliza detentos por ser a tropa mais qualificada? Reforma tanques de 60 anos por ser a melhor opção? Alguém tem que desenhar para esses menines.

Daniel
1 ano atrás

putinete detectada ou seria o incrível x i n g s

Monarquista
Monarquista
1 ano atrás

Tá,mas se a Rússia não tem carência de nada, por que ainda não conseguiram avançar?Por que depois de um ano inteiro, o país que peitaria a Otan não conseguiu dominar o país mais pobre da Europa, e que está em seu próprio quintal?

Slavia Katervina
Slavia Katervina
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Será que é porque é estratégia russa desgastar o oponente? Será que é porque a OTAN está envolvida até o pescoço neste conflito (com armas e SOLDADOS?). Será que é porque a Rússia está sofrendo todo o tipo de sanções? Será que é porque a Ucrânia virou um sumidouro de dinheiro europeu e americano? Será que é porque a Ucrânia virou um depósito de armamento ocidental? Será que é porque essa guerra não é Ucrânia, mas sim OTAN (via Ucrânia) vs Rússia?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Slavia Katervina
1 ano atrás

Se eu saltar de uma ponte, e me magoar, de quem é a culpa? Segundo o senhor a culpa é do chão porque é duro…

Monarquista
Monarquista
Reply to  Slavia Katervina
1 ano atrás

Isso que vc falou, sobre desgastar e tal, só faz sentido se o filho da putin não se importa nem um pouquinho com a vida humana, seja dos ucranianos, seja dos russos por que uma guerra de desgaste destrói tanto a economia russa quanto vidas russas em soldados sendo perdidos para manter um status quo e civis sofrendo com recessão e vendo seus entes queridos sendo mortos nessa guerra. Então ou a coisa não está boa para os russos, ou o Putin não se importa com russos morrendo na guerra, sem emprego, passando necessidades com a economia destruida…? Qual é… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Monarquista
Slowz
Slowz
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Guerra é guerra se o Zé lenha se preocupasse com vidas ele teria feito um acordo..

( a mas é a soberania da Ucrânia ) ngm liga é igual a de Cuba, Síria e Afeganistão .

Monarquista
Monarquista
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Então o filho da putin não se importa com o povo russo?

Slowz
Slowz
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Se importa tanto que invadiu um país pensando na proteção da Rússia ..

E outra coisa, a vida do povo russo te garanto que está muito melhor que a do ucraniano .

PACRF
PACRF
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Acordo? Que acordo foi proposto pelo Putin?

Slowz
Slowz
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Não precisa ser com o Putin, era só não ficar inventando de entrar pra OTAN e UE .. simples iria esvaziar toda narrativa do Putin.

E se tratando de soberania é oque eu disse no comentário ali em cima .

William Duarte
William Duarte
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Mas qual a narrativa da Russia, o que o Putin alegou ontem foi nazismo, perseguição aos russos nos territórios etc… A OTAN é pretexto para a verdade pois a Ucrânia teria um processo de adesão muito complicado. Já sobre a UE é um acordo comercial e não militar. O que passou na cabeça do Putin foi a insana necessidade de deixar um legado da recriação da Grande Russia,ele se sentiu confortável em atacar a Ucrânia devido a falta de firmeza que a OTAN fez quando invadiu a Georgia, Crimeia e Transnístria. Ele quer ser o grande líder do renascimento da… Read more »

Alecs
Alecs
Reply to  PACRF
1 ano atrás

“Escreveu, não leu…” Mi mi mi de patinete apareceu! Kkkkkk

PACRF
PACRF
Reply to  Slavia Katervina
1 ano atrás

Será que a Rússia não sabia que nada disso poderia acontecer? Realmente não sabia. Erro grave de estratégia política, diplomática e militar. Achou que iria “passear” na Ucrânia e ser recebida de “braços abertos”. Errou feio, achando (mais uma vez), que a Europa iria assistir seu “passeio na Ucrânia” de braços cruzados”.

Orlando
Orlando
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Vcs estão brigando por osso alheio. Se a Rússia fizer o que eeuu fez com o Japão na segunda Guerra mundial,essa guerrinha já tinha acabado. Vcs estão mijando fora do penico,não enxergam que tudo isso é pra vender armas?,fazer apologia ao poder de destruição em massa?. Deixem os cachorros de raça resolverem seus problemas. Vamos cuidar de nosso rabo,porque se não cuidar,chega um fdp e continua a comer,pois isso já acontece há muito tempo. Vamos trabalhar,se não, vamos continuar tomando NC. Vão se lascar bando de abestadis.kkkkkk

João
João
1 ano atrás

Quase como um palmeirense falando do ataque do São Paulo.

Andre
Andre
Reply to  João
1 ano atrás

Como são paulino, consigo ver que o ataque do Palmeiras está bem melhor, os ganhos palmeirenses são bem maiores que os são paulinos.

Levando isso para a Ucrânia basta vermos quem está ganhando mais terreno nos últimos meses.

Andre
Andre
Reply to  Andre
1 ano atrás

Bolsão de kursk? Faz tempo hein Da Lua. Não prefere falar de algo mais atualcomo Kherson?

Mas em uma coisa concordamos: Bakhmut é a stalingrado da Ucrânia. Assim como na ww2, agora o invasor desperdiça suas tropas para tentar capturar uma cidade com pouco valor estratégico.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

A Ucrânia preparou um exército com 250 mil homens antes da invasão russa. Após a invasão usou o sistema de mobilização nacional e triplicou o tamanho do exército para 750 mil soldados. Agora parece que já atingiram cerca de 1 Milhão de homens. E recebem muitos equipamentos e muito dinheiro dos EUA e dos países europeus. É óbvio que isso não é um passeio no parque para a Rússia. Mesmo a Rússia sendo uma super potência militar, a Ucrânia acumulou uma quantidade de soldados e equipamentos muito grande devido à mobilização de sua população e à ajuda do Ocidente. Apenas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Joanderson
Joanderson
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Isso sim é um comentário qui agrega conhecimento 👏👏

Satyricon
Satyricon
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Excelente comentário. Sugiro que use do mesmo raciocínio com os equipamentos ocidentais doados à Ucrânia. No começo foram somente sistemas man portable (javelins e stingers). Depois artilharia de tubo, depois veículos, etc. A lista é longa. Estamos no momento de entrega de taques (mbt). Logo, logo, chegarão os caças (Lembremos aqui que época de guerra é propicia à operações secretas, isto é, somente uma fração da verdade é divulgada ao grande público). E Putler somente aumenta sua retórica, e nada mais. O nome disso é sopa de sapo (russo). Jogue um bicho desses na água fervente e é ele saltará… Read more »

Mercenário
Mercenário
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Está pegando números, nem sempre acurados, apenas de exércitos regulares (sem contar as reservas).

E ainda desconsidera que em uma situação de guerra todos esses países poderiam mobilizar, assim como Ucrânia e Rússia estão fazendo.

Ademais, esse número do exército ucraniano pós-mobilização é bastante discutível e, de qualquer forma, as forças armadas guarnecem todo o país, que é extenso para os padrões europeus.

E mesmo os russos, que têm um exército regular maior, tiveram que aderir às mobilizações.

Last edited 1 ano atrás by Mercenário
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 23/02/2023, o Ministério da Defesa da Ucrania atualizou as perdas russas referentes ao dia 364 do conflito militar: – 145.060 soldados mortos; – 299 aviões militares abatidos; – 287 helicópteros militares abatidos; – 3.334 tanques de guerra destruídos ou capturados; – 2.345 peças de artilharia destruídas ou capturadas; – 6.569 veículos de combate e blindados destruídos ou capturados; – 471 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRS) destruídos ou capturados; – 18 embarcações militares afundadas; – 5.212 veículos de transporte de combustíveis destruídos ou capturados; – 243 baterias antiaéreas destruídas; – 2.026 sistemas aéreos não tripulados táticos abaridos; –… Read more »

Slowz
Slowz
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

De acordo com o MoD da Ucrânia a Rússia está cercada e o Putin morto .

E o mesmo que colocar um palmeirense pra falar do Corinthians ..

Andre
Andre
Reply to  Slowz
1 ano atrás

E de acordo com o presidente russo, ele vai tomar kiev em 2 semanas….

Está mais para um torcedor do Santos, quase caindo no pauliata, falando mal do palmeiras, que tem ganho quase tudo.

MFB
MFB
Reply to  Andre
1 ano atrás

Esse garotinho lento só faz esse tipo de comentário. Não responda ao troll.

Slowz
Slowz
Reply to  Andre
1 ano atrás

Putin nunca disse que iria tomar kiev em 2 semanas ..

E todo mundo sabe que eles não estão usando nem 50% da capacidade e nem guerra declarou .

Alecs
Alecs
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Imagina se declara guerra e a OTAN dobra a aposta? Ia ser uma vergonha enorme para o Putinho. Sem declarar guerra já passou várias vergonhas com o avanço pra trás, com guerra ia ser vexame total!

Andre
Andre
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Haja amor para lhe cegar. Tanto disse que tem matéria aqui no forte sobre isso.

50% da capacidade e não estão dando conta da Ucrânia? Apesar que os outros 50% são os nukes e até os chineses já disseram para nem pensarem em usar.

Alecs
Alecs
Reply to  Slowz
1 ano atrás

E de acordo com os putinetes… ah deixa pra lá, senão o mi mi mi aumenta demais! Kkkkkkkkkk

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Texto da Sputnik do início dessa semana:

“Ao todo, desde o início da operação militar especial foram eliminados 387 aviões, 210 helicópteros, 3.222 drones, 405 sistemas de defesa antiaérea, 7.994 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.038 lançadores múltiplos de foguetes, 4.189 peças de artilharia de campanha e morteiros e 8.501 veículos militares especiais, concluiu o comunicado.”

Marcelo
Marcelo
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

A fonte está aí … acredita quem quer.

Andre
Andre
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Mais fácil vermos os resultados em campo. Os resultados não metem. 6 meses para capturar Soledar e perder kharkiv Sumy izium kherson….

Os resultados são esses, acreditando ou não.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Reinaldo Depera, é você?

Kings fez escola. Até os “rivais” da Trilogia estão imitando. O pior é que criam 10 nicks e conversam e concordam entre eles.

Ivan
Ivan
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Prezado Marcelo, . Respeitosamente, acredito que os números do MD da Ucrânia referente às perdas russas, que você apresenta, é superestimado. Vejamos alguns números. . Soldados mortos = 145.060. Apresentaria um média de 399 soldados mortos por dia, todos os dias. Mesmo que o número de baixas possam atingir e até ultrapassar as 1.000 por dia, seria naqueles dias de combate extremo, o que – obviamente – não acontece todo dia. Além disso, como saber se são todos mortos, quando há muitos feridos, que podem – ou não – voltar ao combate. Se o MD da Ucrânia estimasse em 145.060… Read more »

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

Alguém sabe dizer quanto a União soviética destinavam as forças armadas e o número de equipamentos belico fabricado em um ano.
Vi em um artigo qui eu não consigo achar mais qui a ex União soviética tinham 4 fabricas construindo tanques em simultâneo.

Andre
Andre
1 ano atrás

É facil saber quem está dizendo a verdade: basta olhar para os resultados.

Em 6 meses a Rússia capturou apenas Soledar. Nesse período a Ucrânia recuperou Kherson, kiev, sumy, izium …

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Andre
1 ano atrás

Kiev já foi tomada pela Rússia?

Realista
Realista
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Oque vai mudar ?

Andre
Andre
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Um dos aeroportos de Kiev foi, por algumas horas. E de lá os invasores foram chutados, juntamente com sua quilométrica coluna de blindados.

João Augusto
João Augusto
1 ano atrás

O fato é que mesmo após o conflito é muito difícil dimensionar os prejuízos materiais e humanos porque há grandes interesses políticos na guerra que turvam as informações. O fato é que essa violência é o ápice da idiotice: pouquíssima gente ganhando às custas do horror e miséria da maioria.

Marcos César Fernandes
Marcos César Fernandes
1 ano atrás

a midia ocidental em sua maioria é contra a russia, quem for serio não pode levar em consideração as reportagens!
infelizmente o jornalismo anda em falta no mundo!

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Temos que entender que trata-se de uma guerra de narrativas. É óbvio que a reportagem está totalmente alinhada com a Ucrânia, é pura propaganda. E esta situação se encaixa perfeitamente com o que a Rússia também faz. Até onde sei, a Ucrânia tem muito mais dificuldade em mobilizar equipamentos e uma ofensiva do que a Rússia, por isso, creio que essa possível limitação de equipamentos seja momentânea.

Leila
Leila
1 ano atrás

Homens e suas cuecas samba canção. sabem tudo de guerra. Mas na real se a Rússia quisesse por fim nessa bagunça já teria matado o presidente palhaço ucraniano. Tão brincando de gato e rato tá enchendo o saco. O Palhaço Ucraniano ta se achando. Tá até ameaçando a China com a terceira guerra mundial.

Tadeu Guilherme Barbosa
Tadeu Guilherme Barbosa
1 ano atrás

Os russos achavam q iriam vencer e 30 dias passou um ano e nada, gastaram metade o equipamento, pessoal sem motivação, (a não ser um tiro de execução). Só ameaças. Não aprenderam com a luta no Afeganistão.

Roberto Marinho Rondino
Roberto Marinho Rondino
1 ano atrás

Na realidade o seguimento deste conflito so’ vai agravar inclusive a situaçao econômica do planeta.O que se tem a fazer e’ uma saida em termos de negociação.Zelensky tem de ficar de fora ,ele atua como insuflador e não e’ bom.Uma reação da Rússia em conjunto com a China seria o caos ,a menos que o objetivo seja exterminar 1/4 da humanidade….

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Uma coisa que percebi nas notícias da imprensa ocidental… primeiro disseram que Putin estava doente, logo após imagens do presidente americano apresentar problemas de saúde!!! Que a munição russa iria acabar, logo após as munições da Otan começaram a minguar… vieram atrás das nossas munições lembra? que a Rússia se mete em assuntos de outros países… mais foi a Alemanha que ontem travou ou melhor proibiu a venda dos blindados guarani para as Filipinas!!! Tem alguma coisa que não tá batendo, com o que é dito dos russos e do que o ocidente fala deles mesmo…

Jol
Jol
1 ano atrás

Eu admirava a Rússia, fiquei surpreso e estarrecido com a brutalidade e maldade dos russos. Putin e seu exército tem que responder por crime contra a humanidade, crime de guerra, os russos estão com sangue nas mãos de ucranianos, matam bebês, grávidas, crianças, mulheres, idosos civis inocentes; falam que até crianças foram torturadas. Putin está com a cabeça no século 19, é genocida, não pode viver em sociedade. Ele destruiu a Rússia.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Por isso o Putin está pedindo desesperadamente ajuda material e logística para a China !
Só não enxerga quem não quer.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980