Após um ano, quais são as lições do conflito na Ucrânia?

75

People look at the gutted remains of Russian military vehicles on a road in the town of Bucha, close to the capital Kyiv, Ukraine, Tuesday, March 1, 2022. Russia on Tuesday stepped up shelling of Kharkiv, Ukraine's second-largest city, pounding civilian targets there. Casualties mounted and reports emerged that more than 70 Ukrainian soldiers were killed after Russian artillery recently hit a military base in Okhtyrka, a city between Kharkiv and Kyiv, the capital. (AP Photo/Serhii Nuzhnenko)

Apesar de não revelarem tudo, os líderes militares  de praticamente todas as forças e especialidades falaram sobre como estão incorporando as lições da guerra na Ucrânia, desde o perigo dos telefones celulares até a importância de uma base industrial em movimento rápido.

Há um ano, a Rússia invadiu a Ucrânia, iniciando um conflito que resultou, segundo uma estimativa dos Estados Unidos , em mais de 200.000 vítimas. Ele também forneceu lições importantes sobre a guerra moderna que, até o ano passado, eram amplamente de natureza acadêmica.

Assistir a duas forças militares relativamente avançadas se enfrentarem abriu uma nova janela para a guerra, uma geração além da natureza muito mais assimétrica da Guerra ao Terror. E embora os militares dos EUA certamente não estejam anunciando tudo o que aprenderam, os últimos 12 meses viram repetidas declarações públicas de quase todos os serviços e especialidades sobre como estão incorporando o que viram acontecer na Europa Oriental.

A seguir, uma seleção dessas lições, com curadoria da equipe do Breaking Defense.

Em terra: guerra de tanques, estoques e cUAV

A invasão militar da Rússia na Ucrânia ocorreu em um momento crucial para o Exército dos EUA, momento em que os líderes justificaram o papel potencial dos soldados na região do Indo-Pacífico. Em vez disso, o último ano de combate principalmente terrestre deu a esses líderes do Exército a oportunidade de examinar melhor as complexidades de uma luta terrestre em larga escala com armas modernas e divulgar o papel crucial da Força na luta conjunta. Também enfatizou a importância de poder reabastecer os estoques de armas.

“Estamos olhando todos os dias em tempo real para o que está acontecendo na Ucrânia, o que estamos vendo com os militares russos e tentando colher o máximo de lições aprendidas que pudermos para o que achamos que isso significa para o Exército no futuro”, disse a secretária do Exército, Christine Wormuth, em junho.

Durante os primeiros dias do conflito, imagens de tanques russos presos na lama ucraniana espalharam-se pela internet e levantaram uma questão-chave: qual é o papel dos tanques no campo de batalha de hoje?

“Você não precisa de cavalaria blindada se não quiser vencer”, disse o chefe do Estado-Maior do Exército, general James McConville, a repórteres durante uma entrevista coletiva em 10 de outubro, quando questionado sobre as lições aprendidas na guerra e no futuro dos tanques M1 Abrams. Os tanques não deixaram de ser usados ​​- depois que todos os Estados Unidos e países europeus recentemente se comprometeram a fornecer tanques ocidentais para Kiev com muito alarde – mas McConville sugeriu que a questão é mais complicada.

“Você nunca quer apresentar ao seu adversário um dilema… se você apenas enviar os tanques contra eles”, eles podem ser derrotados como os tanques russos dentro da Ucrânia foram, disse ele. “É por isso que você quer infantaria, você quer cavalaria, você quer aviação de ataque, você quer armas [de longo alcance] [e] inteligência. Todos esses sistemas trabalhando juntos.”

Sim, o tanque ainda é relevante por enquanto, mas o Exército está analisando suas possíveis vulnerabilidades, de acordo com o Diretor da Equipe Multifuncional de Veículos de Combate de Próxima Geração, Brig. Gen. Geoffrey Norman.

“Combates diretos de tanque contra tanque ou ataque com mísseis guiados antitanque [ou] munições de guiadas de artilharia?” disse ele em outubro. “Estamos dando uma boa olhada nisso através da inteligência que vem do que está acontecendo…. Como estamos protegidos contra isso? O que precisamos fazer de diferente, se é que precisamos fazer algo diferente, tanto do ponto de vista material, mas também do ponto de vista tático e doutrinário.”

Tal exame não é relegado a veículos de combate, e o chefe de aquisições do Exército, Douglas Bush, disse a repórteres em 25 de janeiro que a guerra provavelmente terá um efeito cascata nos requisitos de armas de serviço. Embora não tenha detalhado programas específicos, ele disse que o Exército “fará ajustes” nos programas de prototipagem rápida com base nas descobertas do campo de batalha ucraniano.

Além de estudar táticas de campo de batalha e requisitos de armas, os líderes do Exército também estão lutando com maneiras de reabastecer seus estoques de armas cada vez menores que foram aproveitados para apoiar Kiev. Parte desse esforço tem sido fechar novos acordos com a indústria e procurar maneiras de fortalecer a cadeia de suprimentos, mas as questões da indústria persistem sobre quanto tempo essa demanda elevada permanecerá e se vale a pena o investimento de longo prazo.

“Se houver uma decisão política de manter mais capacidade de produção de munições convencionais e de precisão, haverá muito trabalho a ser feito. [O Gabinete do Secretário de Defesa] precisará liderá-lo”, disse Bush.

“Em termos de olhar para toda a base industrial e os diferentes conflitos que podemos enfrentar: como nos preparamos para mobilizar, em vez de apenas assumir que a indústria pode fazer isso com muito dinheiro?”

Uma área que o Exército está especialmente interessado em enfatizar: a defesa contra drones. O conflito na Ucrânia está entre os primeiros grandes conflitos a apresentar uma onipresença de pequenos drones fazendo contribuições descomunais. Isso é um perigo para o Exército, disse Wormuth neste verão. McConville comparou os drones aos dispositivos explosivos improvisados ​​que mataram as tropas americanas no Iraque e no Afeganistão. O Exército é o principal esforço de combate a drones do Departamento de Defesa.

“Drones e outros sistemas não tripulados vão representar desafios significativos para nós, novamente, parte do motivo pelo qual estamos procurando modernizar nosso sistema de defesa aérea e antimísseis”, disse Wormuth.

No espaço: criticidade do domínio, importância da proliferação

O chefe da Força Espacial, general Chance Salzman, disse em 13 de janeiro que a guerra na Ucrânia destacou, acima de tudo, a centralidade dos recursos espaciais para vencer uma guerra.

“[Eu] Acho que seria justo dizer que o que estamos observando é a criticidade do espaço na guerra moderna”, disse ele à Space Force Association.

O serviço, disse ele, já está tirando uma série de insights do uso de satélites no teatro ucraniano. Isso inclui o fato de que é fácil para um adversário desligar um único satélite, mas sistemas proliferados, como os milhares de satélites de internet Starlink da SpaceX , são muito mais resistentes a ataques.

Outra observação, disse ele, é que os sistemas terrestres para espaçonaves também são muito vulneráveis ​​a ataques cibernéticos.

De fato, a rede de comunicação da Viasat na Ucrânia sofreu um desligamento cibernético no início do conflito semelhante, e tentativas de hacking foram feitas contra o Starlink com menor efeito. Os russos também bloqueiam rotineiramente os sinais de GPS na região.

Além disso, Saltzman observou o papel descomunal que os satélites comerciais têm desempenhado – tanto para comunicações quanto para sensoriamento remoto para inteligência, vigilância e reconhecimento.

Satélites comerciais de sensoriamento remoto, incluindo os operados pela Maxar, Planet, Capella e BlackSky, contribuíram ainda mais para a guerra por “corações e mentes” nos Estados Unidos e no mundo. As imagens da devastação causada pelas forças invasoras russas contribuíram fortemente para o apoio público à causa da Ucrânia, além de fornecer informações muito necessárias ao governo de Kiev em apuros de uma forma que os satélites espiões dos EUA não podiam devido a restrições de sigilo.

Isso ficou evidente mesmo nos primeiros dias da guerra. David Gauthier, chefe de operações comerciais da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial, explicou em 6 de abril que era “realmente surpreendente ver que a vantagem da informação no campo de batalha está se opondo a equipamentos e massa superiores”.

Ele concluiu: ““O poder da informação está ganhando.”

No ar: superioridade ou busto

Entre as muitas falhas surpreendentes dos militares russos no início de sua invasão estava a incapacidade da força aérea russa de controlar os céus – o tipo de domínio aéreo em torno do qual gira grande parte da estratégia de combate dos EUA. Apesar de ter uma força muito maior no ar, um ano depois, os militares russos não parecem estar perto de ter domínio aéreo, mesmo enquanto lutam para repor as perdas de sua força aérea.

“Todos estão aprendendo com os eventos atuais na Ucrânia”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, general CQ Brown, ao Aspen Security Forum em julho. “Do ponto de vista militar, também estamos prestando muita atenção em como as forças russas inicialmente procederam e como os ucranianos reagiram. E embora não seja uma lição nova, estamos vendo claramente o valor da superioridade aérea e a realidade de que ela não é garantida”.

Brown enfatizou que, por 20 anos, os EUA enfrentaram inimigos relativamente mal equipados que “não tinham forças aéreas ou defesas aéreas, e essas são capacidades com as quais a Força Aérea terá que lidar no futuro”.

Houve confrontos ar-ar, como os que deram origem ao provável fantasma de Kiev , mas a maior parte da Ucrânia tem lutado de uma posição defensiva, enfatizando o valor dos sistemas de defesa terra-ar.

Escrevendo para o Atlantic Council em agosto, o tenente-coronel Tyson Wetzel disse que as falhas da Rússia deveriam ensinar os EUA e seus aliados a “colocar foco especial” na destruição de sistemas móveis de defesa aérea durante as operações. Em segundo lugar, eles devem integrar melhor as operações cibernéticas para ajudar a interromper as defesas inimigas. Em terceiro lugar, eles devem entender a importância das estratégias de combate aos UAS, pois ficou claro que “os UAS e drones de custo relativamente baixo permitem aos combatentes implantar grandes frotas de aeronaves, contestar a superioridade aérea e realizar ataques de precisão”.

Enquanto isso, o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, disse que há várias lições que ele “preferiria” que a China também aprendesse com a guerra.

Online: o valor da confiança zero, do compartilhamento de informações e do espectro

Para o diretor de informações do Departamento de Defesa , John Sherman , o conflito destacou a implementação de confiança zero e a eliminação da “dívida técnica” que o departamento acumulou nos últimos 20 anos em seus sistemas de TI e armas. É uma área que a crise mostrou que não pode ser adiada, disse ele à Breaking Defense em uma entrevista em 27 de janeiro .

Sherman tem como meta o ano fiscal de 2027 para a implementação de confiança zero em todo o departamento , e o DoD divulgou em novembro uma estratégia de confiança zero descrevendo o que será necessário para alcançar a confiança zero “direcionada” – um conjunto mínimo de atividades necessárias para o FY27 – e mais “avançadas ” capacidades.

Enquanto isso, os ataques da Rússia a alvos militares e civis “ressaltaram como é importante ter conexões interagências e intergovernamentais”, disse Sherman, como com a Agência e Departamento de Segurança Cibersegurança e Infraestrutura, Segurança Interna e Conselho de Segurança Nacional.

“E também, a interoperabilidade de nossa aliança é imperativa em nossas defesas cibernéticas”, disse ele. “Claro, neste contexto, estamos falando com a OTAN. Trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros da OTAN… para garantir que estamos implantando confiança zero, estamos compartilhando nossas lições aprendidas e que estamos caminhando para padrões comuns e reconhecendo que não apenas a ameaça russa, mas outras, como nosso ritmo O desafio da China e outros representam adversários muito capazes contra os quais devemos estar preparados para nos defender”.

O escritório de Sherman também trabalha de mãos dadas com a Agência de Sistemas de Informação de Defesa, que tem falado sobre a guerra na Ucrânia, mostrando a necessidade de promover o compartilhamento resiliente de informações à medida que avança na construção do amplo Comando e Controle Conjunto de Todos os Domínios do Pentágono. iniciativa.

Outra área “em expansão” na qual Sherman tem se concentrado são as operações do espectro eletromagnético. O conflito na Ucrânia enfatizou a necessidade de mais investimentos e trabalho com as Forças Armadas na doutrina.

“E uma das coisas que acrescentarei a isso, não apenas quando olhamos para aplicações no exterior… disse.

“E é por isso que, ao olharmos para o espectro doméstico, estamos sempre em um equilíbrio entre garantir que nosso domínio econômico aqui nos EUA tenha tudo o que é necessário para a aplicação 5G e next-G, mas também trabalhar com o Congresso, trabalhar com a indústria e, claro, a Casa Branca e outros para garantir que nossas forças, a força conjunta, possam continuar treinando em radares aéreos, terrestres e marítimos que são tão críticos para operações de espectro em situações de combate”.

Proteger a Base Industrial de Defesa de agentes sofisticados de ameaças cibernéticas é outra área que Sherman destacou, dizendo que é “muito compreensivo com os desafios que isso apresenta à indústria, principalmente para pequenas e médias empresas”.

Embora os EUA estejam em uma posição melhor para se defender agora do que há alguns anos, Sherman disse que é algo com o qual ele nunca ficará completamente satisfeito enquanto estiver em seu cargo de CIO do DoD.

“Mas estamos indo na direção certa para reforçar o que precisamos fazer, mas vou lhe dizer, é algo em que nunca vamos descansar… vamos continuar pressionando e nunca ficarei satisfeito com onde estamos, desde que eu esteja nesta posição”, disse ele.

Em ambientes marítimos: agilidade sobre rigidez, capacidade sobre capacidade

Desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia, o comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, general David Berger, enfatizou a importância de não tirar conclusões precipitadas, acrescentando que ele e outros cometeram erros programáticos graves quando tentaram avaliar as implicações iniciais de conflitos ativos.

Sempre que perguntado sobre a Ucrânia, no entanto, uma das primeiras coisas que Berger menciona é como os ativos de inteligência, vigilância e reconhecimento onipresentes se tornaram em um campo de batalha moderno. Tanto assim, a força está tendo que explicar aos seus fuzileiros navais mais jovens o quão perigoso pode ser até mesmo ter um telefone celular ligado.

“Eles nunca pensam em apertar um botão”, disse ele a repórteres em dezembro. “Isso é o que eles fazem o dia todo. Agora, temos que desfazer completamente 18 anos de comunicação o dia todo e dizer a eles que isso é ruim, que vai te matar. Então, desligue o celular.”

De mãos dadas com essa nova intensidade de ISR, vem a necessidade de ser mais “ágil” e “disperso”, disse Berger , uma noção que se alinha com seu projeto fundamental, Force Design 2030.

Para a Marinha, o Almirante Chefe de Operações Navais Michael Gilday disse que uma lição importante para seu serviço foi a necessidade de priorizar a habilidade sobre a capacidade .

“Se falarmos apenas sobre habilidade e você quer uma força capaz – isso é ineficaz, dê uma olhada nos 125 [grupos táticos de batalhão] na posição de Vladimir Putin na Ucrânia”, disse Gilday na exposição Sea Air Space no ano passado. “Essa não é a força que nenhum de nós deseja.”

As observações do almirante aludem a seus próprios argumentos ao Capitólio de que, dados os orçamentos de defesa limitados que ele está enfrentando, a Marinha deve priorizar navios altamente capazes em vez de grandes quantidades deles.

Gilday e muitos outros líderes do Pentágono também comentaram sobre a “vontade de lutar” do povo ucraniano e o quanto isso contribuiu para o sucesso do país em se defender de uma força invasora muito maior. O sargento Troy Black, fuzileiro naval alistado mais antigo, durante uma mesa redonda com Berger também insinuou isso, dizendo que os EUA não vencem conflitos por meio de quantidade.

“Qual é a maior vantagem estratégica de nossa nação sobre qualquer adversário? É o indivíduo”, disse ele. “Não é o equipamento. Nunca venceremos em grandes quantidades de equipamentos contra um adversário igual. Nós simplesmente não fazemos isso. É a qualidade do nosso pessoal.”

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB
MFB
1 ano atrás

A Rússia teve uma grande lição. Estão longe de dominar a guerra moderna.

Underground
Underground
Reply to  MFB
1 ano atrás

O Mundo aprendeu muito. Os russos, nada. Continuam cometendo os mesmos erros.

Henrique
Henrique
Reply to  MFB
1 ano atrás

se ela aprender que não sabe ja vai ser um avanço maior que as tropas dela

Realista
Realista
Reply to  MFB
1 ano atrás

Eles precisam de umas dicas com a maior potencia militar vulgo EUA ou seria o Talibã ?

C G
C G
Reply to  MFB
1 ano atrás
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MFB
1 ano atrás

Caro MF8. Creio que uma parta das análises sobre esta guerra erram ao considerar que a Russia tem insistido na mesma estratégia desde o início do conflito. Tenho a impressão que a Russia adotou no início uma estratégia de “batalha definitiva”, na qual a Ucrãnia cairia em poucas semanas, pois o cenário de uma ampla ajuda internacional parecia improvável. A partir do momento que a Russia identificou que o cenário era diferente daquele projetado inicialmente, a estratégia de “batalha decisiva” foi substituida por uma “guerra de atrito”. Desta forma, se no início parecia razoável imaginar que as perdas russas obrigariam… Read more »

Vladimir
Vladimir
1 ano atrás

A lição é que a Nova Ordem Mundial chegou.
E agora, Rússia e China não vão mais parar.
Bem-vinda!

Underground
Underground
Reply to  Vladimir
1 ano atrás

Sonha!

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Vladimir
1 ano atrás

Copo Stanley modelo Enzo.

Henrique
Henrique
Reply to  Vladimir
1 ano atrás

imagina viver num planeta em que a “NoVa OrDeM” (papo de terraplanaisso mds) é dois países autoritários kkkkk

um que recruta gente na rua pra morrer de graça numa carga suiclda e outro que ranqueia a lealdade das pessoas, (ao partido.. nem é a pátria) por aplicativo

infinitamente melhor viver com os eua polarizado sozinho e com tudo os defeitos dele que nesse munido do vlad kkkkkk

Realista
Realista
Reply to  Henrique
1 ano atrás

é dois países autoritários ”

e o kiko ? te garanto que chinês está vivendo muito melhor do que você e tem orgulho do seu país .

Henrique
Henrique
Reply to  Realista
1 ano atrás

“te garanto que chinês está vivendo muito melhor do que você e tem orgulho do seu país .” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ta sim… confia. que chis não ama viver num pais onde tu é ranqueado pela sua lealdade e se vc sai do pais o Pooh manda policia dele te seguir ate o outro lado do plante só pra te sequestrar e levar de volta pq tu postou um meme kkkkk só alegria se ser Chinês.. Detalhe que vc nem pode ajudar o O PCC alertado sobre uma pandemia ai pq o Estado vai te mata achando que vc ta sendo um… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Alecs
Alecs
Reply to  Realista
1 ano atrás

Então muda pra lá!

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Importantíssimo apontamento.

C G
C G
Reply to  Vladimir
1 ano atrás
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Lições que o Brasil poderia tirar disso: Importância do uso de drones, principalmente pra aquisição de alvos pra artilharia. Importância de AAA de curto, médio alcance. Importância de fabricar sua própria munição. Importância de ATGM e RPG´s e Importância de EW, SIGINT e AEW&C ( pelo menos nisso a FAB está na frente ). E o mais importante: Parar com a mania de achar que, num conflito, os outros países ajudariama gente, e que você combate com o que você tem em mãos no momento. O EB tá prestando atenção nesse conflito, e mudando pra se adequar a essa realidade,… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

O EB vive no seu próprio mundo imaginário.
Ele não tá nem aí para o que acontece na Ucrânia.

MFB
MFB
Reply to  Emmanuel
1 ano atrás

Os caras daqui há pouco abrem licitação pra compra de armaduras e arcos longos.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Amigo, no caso da anti-aérea, você esqueceu da artilharia anti-aérea de longo alcance, o que tem segurado a força-aérea longe são os S-300 Ucranianos pois os sistemas anti-radar russos, assim como os da maioria dos países são feitos para segurado contra sistemas de médio alcance, são mísseis com alcance de mais de 120km, ou seja fora do alcance dos sistemas de médio alcance mas dentro dos de longo alcance.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Tudo isso é bem óbvio.
O EB está muitíssimo atento e se comprometendo com isso.
A parte principal é q não devemos contar com aliados.
Mas, obviamente, cada caso é um caso.
O EB não ter mudado certas coisas sempre é apontado como burrice e acomodação.
Agora, vemos o EB (Brasil) certo em muitos casos e ninguém fala nada.
Só lactação de mane.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

“O EB está muitíssimo atento e se comprometendo com isso”. Sim, deve ser por isso que aquele grupo de estudos que esta “estudando” finalmente uma AA de médio e longo alcance ad eternum finalmente terminou seus estudos, e finalmente o EB está dando passos concretos pra resolver essa que é a maior lacuna da Força, né? Deve ser por isso que o EB está dando passos largos naquele desenvolvimento do Matador e daquele ATGM nacional, que se arrastam a décadas, e que está adotando em larga escala o uso de drones, certo? Deve ser por isso que o EB finalmente… Read more »

Miragaia
Miragaia
1 ano atrás

Lição é que a artilharia é a nova rainha dos campos de batalha.
Tanques ainda são fundamentais para ações ofensivas.
E que a OTAN está despreparada para guerra de alta intensidade.

pangloss
pangloss
Reply to  Miragaia
1 ano atrás

A lição é que faz um ano que você repete os mesmos comentários, com fundamento apenas na sua torcida.
O que muda é apenas o nick.

C G
C G
Reply to  pangloss
1 ano atrás

Ninguém aguenta mais, é esse e mais uns 2 que ficam se retroalimentando numa ciranda de maluco!

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Miragaia
1 ano atrás

Não, não é.
Mesmo atirando milhares de munições por dia, a guerra tá “parada”.
Por que?
A Infantaria tá lá. Resistindo.
E “diminuir” a importância da Infantaria é um erro q a Rússia fez e pagou caro, não definindo, por isso, a guerra no início.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Miragaia
1 ano atrás

Faz séculos que a artilharia é conhecida como “Rei da Batalha”. A “Rainha da Batalha” é a infantaria. Por que? Pensa no que o rei faz com a rainha…

MFB
MFB
Reply to  Miragaia
1 ano atrás

A OTAN usa muitos aviões avançados para isso, coisa que a Rússia não tem e fez falta.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  MFB
1 ano atrás

A Rússia tem aviões avançados sim amigo, só não usou e a OTAN, como no testo diz, nunca enfrentou um inimigo tão capaz como a Ucrânia e com o mesmo apoio da Ucrânia. Aliás li um texto de BBC, que diz que o Putin quis fazer tanto segredo dos planos de invasão que não consultou os seus militares fora os ministros e por isso eles não seguiram a estratégia padrão de fazer ataques aéreos e artilharia por semanas antes de avançar com as tropas blindadas. E deu no que deu. Aliás nessa matéria, inclusive, os analistas dizem que isso foi… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
MFB
MFB
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Aqueles super aviões com GPS americano colado no painel? Aqueles que não estão conseguindo controlar os céus da Ucrânia? Ou aqueles que foram abatidos logo nas primeiras semanas? Fiquei na dúvida.

Last edited 1 ano atrás by MFB
Realista
Realista
Reply to  MFB
1 ano atrás

Tão avançado que só no vietnã perderam 10 mil aeronaves.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Realista
1 ano atrás

Estão 2 gerações depois dos meios do Vietnã….

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Miragaia
1 ano atrás

De fato, a Rússia está enfrentando a Ucrânia, maior República ex-soviética que ainda tinha muita munição e armas da época, que tem recebido apoio da OTAN inteira e agora agora a OTAN está correndo atras de mais munição pois estão ficando sem. Imagina se a China ataca Taiwan agora, duas frentes, se sem munição que de conta de uma.

MFB
MFB
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Se a China atacar Taiwan, este será o fim do sonho Chinês, seguido de uma assinatura de um novo tratado de Nanquim.

Bille
Bille
1 ano atrás

Buenas. Excelente análise. 1/Vemos uma revisita aos princípios da guerra que dominaram a 1GM (2a Geração) e 2GM (3a Geração): artilharia, manobra (com blindados), táticas de infantaria, porém agregando intensamente a tecnologia e guerra centrada em redes. 2/Os drones comercias vieram para ficar, seja para fazer um reconhecimento tático antes dos embates ou mesmo para lançar granadas sobre blindados. 3/Outra “novidade”(no sentido de que veio para ficar) são os drones navais, pequenos o suficiente para adentrar em portos e causar danos em navios. 4/A importância das comunicações: quando a Russia passou a usar a rede ucraniana de celular, ficou completamente… Read more »

Maximus
Maximus
1 ano atrás

Que o soldado americano é muito bem treinado a gente sabe. Mas tbm não tem como deixar de lembrar que os EUA quando entram em guerra nunca entram sozinhos, sempre levam junto os ingleses, franceses, canadenses etc..

Isso cria uma coalizão de forças que somadas representam um osso duro de roer pra qualquer país invadido. Sem duvida nenhuma que os americanos pela qualidade de seus equipamentos conseguiriam vencer um conflito sozinhos, mas o somatório de forças acaba deixando o combate mais “facil”

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maximus
1 ano atrás

“Que o soldado americano é muito bem treinado a gente sabe.” Acho que ninguém dúvida do treinamento de um soldado americano, mas também não é tudo isso que esse tal sargento Troy Black, dá a entender, eu lembro que antigamente eu gostava de ver vídeos no YouTube dos soldados americanos no Afeganistão e Iraque, e meus Deus, tinha soldado que quando corria, quase atirava no próprio pé, as forças especiais americanas podem ter um treinamento acima da média, mas o grosso das tropas americanas, tem muito bisonho, não vão achando que cada soldado americano é um Rambo da vida, porque… Read more »

Maximus
Maximus
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Todo exército tem seus bisonhos nas linhas convencionais. Nao discuto isso.
Me refiro que quando os teus aliados possuem forças armadas tecnológicas e bem treinadas, fica mais fácil travar uma guerra.
Esse é exatamente o caso dos americanos, alem deles serem bons e terem experiência em combate, eles contam com apoio de países que possuem forças modernas e capazes.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Maximus
1 ano atrás

Verdade e sempre entraram em guerra contra países muito enfraquecidos, sem apoio e com força total.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Na minha opinião, essa imagem desses blindados destruídos nessa rua, em uma cidade de Bucha, e aquelas imagens de vários blindados russos destruídos na tentativa de cruzarem o rio Donets, foram as mais humilhantes para os russos até agora, e claro, a perda do navio Moskva, que também foi uma perda enorme.

A C
A C
1 ano atrás

Com o desenvolvimento tecnologico em proporcoes exponenciais, recursos humanos serao cada vez mais substituidos por tecnologia remotamente controladas ou de AI. Assim, vence o conflito quem tiver melhor (e mais) capacidade tecnologica – qualidade e quantidade – e conseguir sustentar sua capacidade industrial por mais tempo.

Logo, falar de avioes, navios e tanques como conhecemos hoje serah discussao obsoleta.

Bernardo
Bernardo
1 ano atrás

Lições ao Brasil;

Tenha uma industria belica nacional própria “quase impossivel”
Tenha bomba nuclear “totalmente impossivel”
Tenha urgentemente um satelite do tipo GPS sonho meu.

Henrique
Henrique
Reply to  Bernardo
1 ano atrás

bomba é inútil e a Rússia ta provando isso,

mas essa do GPS é perfeita e deveria ser o topo do topo das prioridades das 3 forças.

Pablo
Pablo
1 ano atrás

Lição que fica é:
A Rússia nao é tao gigante quanto muitos imaginavam, após um ano, muitos putinetes que torciam a favor e pediam para acabar com a Ucrânia, agora usam lencinho para enxugar as lagrimas

Maromba
Maromba
Reply to  Pablo
1 ano atrás

Será que esse “pseudo-gigante” militar não foi propositalmente superestimado pelo EUA a fim de fomentar sua corrupta indústria de defesa? Boeing, Lockheed Martin, Raytheon, General Dynamics, Northrop Grumman e os Partidos Democrata e Republicano agradecem.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Pablo
1 ano atrás

A Rússia nao é tao gigante quanto muitos imaginavam

A Rússia luta sozinha uma guerra proxy contra 30 outras nações e ainda segue firme e forte. Acho que quem está tendo que usar um lencinho para enxugar as lágrimas são os ocidentais.

Rogério
Rogério
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

bla bla bla, ninguem viu Tomahawk, F-15, F-16, F-18, F-35 derrubados, nem Arleigh Burke afundado, tb não vi nenhum Rafale, Typhoon, Fremm e Apache. Li que o US Army tem 500 Himmars então …..

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Mas eles enfrentaram quem que pudesse derrubar mísseis, caças e afundar navios?
Que eu saiba, nenhum país já atacado pela OTAN, diga-se de passagem de forma ilegal como agora falar que a Rússia está fazendo, que tivesse condições parecidas com a Ucrânia.
O país mais capaz que a OTAN enfrentou foi o Iraque, depois de 10 anos de embargo total, um país sem marinha, sem mísseis anti-navios, com 40 caças sem manutenção adequada que fugiram pró Irãn, sem defesas anti-aérea decentes, o resto nem se compara, Lívia, Afeganistão e Panamá.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

A Rússia luta sozinha uma guerra proxy contra 30 outras nações e ainda segue firme e forte.

ahh tadinha da Rússia.. será que ela ja não sabia que isso poderia acontecer ha uns ~75 anos? kkkkkk

7 décadas de preparo pra entregar esse resultado ai pelamor né kkkkkk

Rússia gasto mais em mkt do que nas FA

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

A Rússia está se preparando para a guerra na Ucrânia há 7 décadas?

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

agora a guerra é contra Ucrânia? pq segundo as russetes a Rússia ta lutando contra a otan

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Colega, já vi que você tem dificuldade em entender as preposições.

Não confunda a preposição em + a, como em “A Rússia está se preparando para a guerra na Ucrânia há 7 décadas?” com a preposição contra, como em “agora a guerra é contra a Ucrânia?”.

Em + a é preposição de lugar, que foi ao que me referi no meu questionamento. Contra refere-se a modo.

A Rússia está lutando na Ucrânia contra a NATO. Ou vai dizer que a Ucrânia está lutando sozinha? Os HIMARS’, Challengers, Caesars, Leopards e drones estão sendo enviados para onde então? Sua casa?

Henrique
Henrique
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Coelga.. reponda apergunta.. A rusisa esta lutando CONTRA a OTAN ou Contra a ucrnia?

(bem errado pra vc se divertir com a gramatica)

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

A economia Rússa. Entrou em colapso, estão sem munição, Putin se não morrer antes de câncer, será deposto, e a Ucrânia vai retomar todo o seu território antes do inverno. Foi isso que ouvimos e lemos no ano passado, e até agora nada.

Pablo
Pablo
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

👆 uma putinetes de lencinho!
A Rússia que fez a guerra, nao foi invadida e muito menos agredida.
Segue chorando e troca o lencinho.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Pablo
1 ano atrás

Cara, a Rússia não atacou a Ucrânia com força total, está fazendo a OTAN correr atrás de munição para a Ucrânia pois estão ficando sem, e você ainda fala isso? Kkk

Pablo
Pablo
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Eu que te pergunto, tem coragem de falar isso?
Em um ano nao dominaram o território ucraniano!
A segunda pergunta que te faco:
Ja usou quantos lencinhos nesse período??

Pablo
Pablo
Reply to  Pablo
1 ano atrás

As putinetes estao descontroladas, por favor, tragam mais lencinhos!!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Rússia insiste em usar estratégias e táticas militares do século XX contra uma dotrina de batalha do século XXI das tropas ucranianas, que está sendo implementada, de forma lenta, consistente e planejada, pela OTAN e pelos EUA. A Rússia prioriza o uso de grande quantidade de equipamentos militares, em grande parte obsoletos, e muita mão de obra mal treinada e inexperiente em combate, enquanto que a Ucrânia está aprendendo a trabalhar com menor quantidade material bélico, cada vez mais sofisticado tecnologicamente, e usando tropas menores, mas muito bem treinadas e amadurecidas no rigor das batalhas. Essa nova doutrina militar,… Read more »

Miragaia
Miragaia
1 ano atrás

Russos são realmente cruéis.
Após tomarem Berkhovka e Yahidne ficaram 2,5 km de fechar o cerco a Bakhmut.
Em vez de finalizar a tarefa, partiram para oeste e acabaram de tomar Dubovo-Valisievka.
Parece que querem deixar o corredor aberto e o moedor de carne em Bakhmut funcionando.

Rogério
Rogério
Reply to  Miragaia
1 ano atrás

Moedor esta consumindo 900 russos por dia.

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Ué, não eram só prisioneiros do Grupo Wagner?
Insisto: quantas baixas ucranianas?

Rogério
Rogério
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Nunca foi so Wagner que por acaso é russo.

Escutei só as baixas russas mesmo, como eu já dei essa informação vc poderia nos informar sobre as baixas ucranianas, grato.

Maurício Oliveira
Maurício Oliveira
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Eu não tenho, e nem vc, as baixas de nenhum lado.
Por isso não fico chutando.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Esses caras ficam assistindo a mídia mainstream e acham que estão bem informados.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Maurício Oliveira
1 ano atrás

Vi uma estimativa da OTAN de 500 baixas por dia.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Rogério
1 ano atrás

E 500 ucranianos, pela cálculo populacional a Ucrânia vai ficar sem gente primeiro.

Nativo
Nativo
1 ano atrás

A maior lição dessa guerra: esteja preparado para defender o seu país ou vai mendigar, micharia com todo mundo.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Soldado russo na trincheira ouvindo o comando:

“Bem vindos ao 365 dia da operação especial de 3 dias na Ucrânia…
o dia esta BL*yAAAAAAT como sempre…”

kkkkkkk

comment image

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

A grande lição da guerra é: como fazer um país que perdeu 25% do território “vencer” uma guerra aos olhos do público.

Daqui a pouco fazem igual o Chaves “fulano não apanhou, ele deu narigadas na mão do adversário” kkkk

Last edited 1 ano atrás by sub urbano
Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

O que deu para tirar desse texto e que o Irãn é um porco espinho dos grandes! Acho que Israel não dá conta não, e os EUA talvez passem mal como a Rússia está passando.
No texro eles fala no perigo de sistemas móveis anti-aéreos, drones e em grande quantidade de artilharia de longo alcance/mísseis. Que são o foco do Irãn, tudo o quê eles não podem fazer com caças eles compensaram comissões e drones.
Essa guerra e a guerra do Iêmen, tem mostrado que o material iraniano não pode ser subestimado.

Reis
Reis
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

melhor comentario no meio dessa rasgassão de calcinhas

Paulo Brics
1 ano atrás

Seria mais interessante se estes analistas ocidentais oferecem uma visão mais ampla que também incluísse as lições aprendidas sobre as falhas do exército ucraniano, que também foram muitas. Mas isto é vetado pelo fato de que faz parte da campanha de guerra midiática da otan passar a idéia de que a Ucrânia está sendo surrealmente mais eficiente na tarefa de destruir o adversário. O que é uma farsa. Certamente que daqui a alguns anos muitas coisas virão a tona sobre os erros de ambos os lados. Outra perspectiva a ser abordada é que numa guerra onde os adversários são minimamente… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Paulo Brics
Carlos
Carlos
1 ano atrás

Análise interessante, porém, com ressalvas nas opiniões. Temos que entender que esse é o maior conflito militar das últimas décadas, com combates brutais, forças numerosas, se utilizando de muita tecnologia, além de apoios logísticos e financeiros gigantescos para o lado atacado. Tudo isso nos mostra que esse conflito é um divisor de águas, trazendo o pior e o melhor da humanidade. Se engana quem pensa que o soldado Russo ou Ucraniano está lutando com táticas ultrapassadas ou equipamentos obsoletos, não! Eles estão lutando com tudo que tem e mais um pouco, com táticas de ponta e algumas revividas da época… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A Rússia está perdendo essa guerra por não ter o domínio total do espaço aéreo.

As cenas de Helicópteros e até caças lançando foguetes para o “alto” são uma vergonha sem tamanho.
Inacreditável que não exista apoio aéreo aproximado.

Por isso os russos estão pedindo apoio para a China. Começam a faltar MBT, artilharia, munição e principalmente soldados!

IvanF
IvanF
1 ano atrás

Faltou a principal lição: Se os russos falarem explicitamente que não vão fazer uma coisa, é porque vão fazer!