* Patrick Tucker

Vladimir Putin pode ou não ser capaz de manter os ganhos territoriais que obteve na Ucrânia desde o lançamento de sua “operação militar especial” há um ano. Mas observadores da Rússia dizem que esses ganhos tiveram custos insustentavelmente altos para seu regime.

No futuro previsível, o líder russo presidirá um país economicamente estagnado com influência geopolítica muito reduzida e uma nova subserviência à China. Alguns dissidentes e estudiosos que vivem fora do país não esperam que seu regime dure até meados da década.

Putin claramente imaginava um futuro diferente para seu governo e sua guerra. Em um discurso esta semana marcando o aniversário da invasão, ele se comparou a Pedro, o Grande, e, à maneira de Putin, classificou a guerra na Ucrânia em termos amplamente históricos. “Pedro, o Grande, travou a Guerra do Norte por 21 anos… Quando ele fundou a nova capital (São Petersburgo), nenhum dos países europeus reconheceu este território como a Rússia. Todos o reconheceram como a Suécia. E lá, desde tempos imemoriais, junto com os povos fino-úgricos, viviam os eslavos, e este território estava sob o controle do estado russo”.

O retrocesso à cruzada imperialista patriótica de um czar russo do século 16 realmente não condiz com as justificativas declaradas da Rússia para a invasão – a ameaça crescente da OTAN, maus-tratos aos falantes de russo no Donbass, “satanismo” – mas pelo menos é um representação honesta de como Putin se vê historicamente.

O economista e professor de políticas públicas da Universidade de Chicago, Konstantin Sonin, vê um modelo histórico mais recente para a Rússia de guerra de Putin.

“Um análogo será a Primeira Guerra Mundial, que começou para a Rússia com um grande pico de entusiasmo, pessoas se voluntariando em massa etc. No entanto, em dois anos, tudo mudou. No final de 1916, todos queriam que o czar fosse embora; no início de 1917, o estado entrou em colapso”, disse Sonin.

Se esse roteiro se repetir, o colapso incluirá Putin.

“Não vejo como Putin poderia manter o apoio da elite por dois ou três anos”, disse ele.

A economia russa parece relativamente estável, apesar das pesadas sanções ocidentais impostas no ano passado, mas essa fachada de estabilidade é frágil, diz Sonin. Em novembro, ele argumentou no Foreign Affairs que a Rússia caminha para baixo crescimento econômico e alta inflação como resultado das medidas extraordinárias de Putin, como a nacionalização de muitas empresas privadas . Resultado: mais de 1.000 grandes empresas deixaram o país .

“O Estado já estava interferindo no setor privado antes da guerra. Essa tendência tornou-se apenas mais pronunciada e ameaça sufocar ainda mais a inovação e a eficiência do mercado”, escreveu ele. “A única maneira de preservar a viabilidade da economia russa é por meio de grandes reformas – que não estão em andamento – ou uma ruptura institucional semelhante à que ocorreu com a queda da União Soviética.”

Outro sinal de quão precária a situação de Putin se tornou são as lutas internas abertas entre as elites políticas, diz Leonid Volkov, chefe de gabinete de Alexei Navalny, o prisioneiro político encarcerado que é o principal rival político de Putin.

Em uma conversa recente com repórteres, Volkov disse que o tipo de confronto aberto entre o chefe da defesa russa, Sergei Shoigu, e o amigo de Putin e o chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, teria sido impossível um ano atrás. “Eles não tinham permissão para lutar uns contra os outros publicamente. Eles tiveram que vir a Putin para resolver seus conflitos. Portanto, não vejo como Putin poderia reconstruir esses laços em novas circunstâncias”.

Volkov disse que o líder da Rússia destruiu sua credibilidade entre as elites, mesmo que as aparências sugiram o contrário.

“Putin claramente tinha um plano A, que era fazer uma parada militar em Kiev em 72 horas [da invasão de fevereiro de 2022] e logo ficou claro que ele não tinha um plano B”, disse ele. “O silêncio está ficando tão alto na Rússia. Putin cancelou sua coletiva de imprensa anual, algo que não fazia há 20 anos. Putin cancelou o discurso do Estado da União, que aliás, é sua obrigação constitucional….

“As pessoas estão fazendo cada vez mais perguntas. E, claro, a elite está fazendo mais perguntas. Qual é a estratégia de saída dele? O que ele quer alcançar? Como ele quer nos tirar da situação? Essas questões estão no ar e Putin não tem nada a oferecer, o que realmente deixa muitos, muitos, muitos membros de sua elite realmente zangados”.

Volkov diz que, embora Putin possa ameaçar com outra grande mobilização, ele seria severamente desafiado a realizar tal façanha. Com toda a probabilidade, como a mobilização que Putin anunciou em setembro passado, uma nova ordem levaria muito mais russos a deixar o país, alguns recrutas indo para o front com relutância e com treinamento ruim e pesadas baixas para alcançar resultados essencialmente impasses. “E também, ao mesmo tempo, zero pessoas, voluntários… sem filas nos pontos de recrutamento, apesar de todos os enormes esforços de propaganda para vender a ideia.”

Volkov não tem a menor impressão de que, se o regime entrar em colapso, Navalny emergirá como o novo líder da Rússia. Mas, diz ele, a campanha de Navalny e a crescente desconfiança do público em relação ao regime de Putin estão começando a mostrar aos russos comuns que um futuro político alternativo é possível. “Existe uma alternativa política para a Rússia representada por Alexei… e seu movimento… Agora alcançamos milhões de simpatizantes, empresas. Em nossa opinião, isso realmente dá esperança.”

Uma pequena minoria, cerca de 46 por cento, dos estudiosos da Rússia que o Atlantic Council entrevistou em janeiro acha que o governo de Putin entrará em colapso em 2033.

John Tefft, ex-embaixador dos EUA na Rússia e membro sênior adjunto da RAND, disse ao Defense One que não queria especular sobre quando Putin poderia renunciar, mas Tefft não achava que provavelmente terminaria a guerra tão cedo. Putin consistentemente “dobrou” a guerra em várias oportunidades, ligando mais concretamente seu destino ao da operação. Embora o líder russo provavelmente tenha dificuldade em obter novos ganhos territoriais, há sinais de que ele poderá sustentar a operação militar, especialmente se receber ajuda militar da China, algo que o Departamento de Estado diz que a China está considerando.

“Se os chineses se envolverem mais diretamente… Isso seria uma grande mudança. Não tenho certeza se isso mudará os resultados da guerra, mas certamente a prolongará”, disse Tefft.

Mas mesmo isso provavelmente não seria um grande benefício para a posição de Putin. Além disso, disse Tefft, a Rússia já estava se tornando cada vez mais subserviente à China e a guerra provavelmente acelerou essa tendência. “Acho que a guerra, pelo que vejo, tornou a Rússia ainda mais dependente da China. Obviamente eles vendem seu óleo e outras coisas lá. Mas, você sabe, além de obter gás e petróleo dos russos, [os chineses] nunca conseguiram encontrar tantas coisas que realmente queriam comprar dentro da Rússia.”

Então, como é o fim de Putin? Por um lado, o líder da Rússia tomou medidas consideráveis ​​ao longo das últimas duas décadas para garantir que nenhum de seus rivais tenha poder suficiente para desafiá-lo diretamente. E muitos em seu círculo íntimo estão envolvidos na guerra.

Mas ele pode ser capaz de escolher um sucessor. Tefft mencionou Alexei Dyumin, que era chefe de segurança de Putin e agora atua como governador de Tula Oblast. “Mas acho que há muitas outras pessoas por aí que provavelmente se envolveriam. [O ex-presidente Dmitry Anatolyevich] Medvedev, que se tornou um verdadeiro oponente linha-dura do Ocidente durante esta guerra, é claramente alguém que parece ter ambições de ser presidente”. Nikolai Platonovich Patrushev, o atual chefe linha-dura do conselho de segurança russo “possivelmente também tentaria se tornar o presidente”, disse Tefft.

Mesmo que Putin nomeie um sucessor, sua saída do cargo, planejada ou não, configuraria bem o primeiro-ministro Mikhail Mishustin. “De acordo com as regras, o primeiro-ministro se torna o presidente interino e as eleições devem ser realizadas dentro de três meses. Portanto, o Muhshistan teria uma chance de ter sucesso lá, pelo menos no curto prazo, e então tentar se posicionar para concorrer à presidência, caso optasse por fazer isso”, disse Tefft.

Volkov concordou que Mishustin está em uma posição única para assumir, especialmente se Putin for deposto. Mas esse posicionamento não é apenas burocrático. “Ele se distanciou da guerra com todos os meios possíveis. Ele realmente tenta não fazer nada com a guerra. Ele é como, ‘Eu sou um tecnocrata, estou comandando a economia.’ Ele não vai para a linha de frente. Ele não posa camuflado, não faz nada relacionado à guerra, o que, acredito, o torna… capaz de buscar apoio no Ocidente durante uma crise política. E ele é bastante inteligente.

Mas, disse Sonin: não importa quem esteja no comando quando Putin sair, eles não poderão continuar a moldar a política da mesma maneira.

“Acho que qualquer novo governo, qualquer nova figura – mesmo os tipos militares/nacionalistas extremistas – terá que parar a guerra e abrir negociações. Basicamente, existem muitos jogadores em potencial na Rússia. Todos temem Putin, mas não temerão mais ninguém. Qualquer outra pessoa terá que se comprometer com muitos, incluindo aqueles que querem que a guerra termine”.

*Editor de ciência e tecnologia do Defense One

FONTE: DefenseOne

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
1 ano atrás

Parei de ler o artigo quando chegou neste paragrafo
No final de 1916, todos queriam que o czar fosse embora; no início de 1917, o estado entrou em colapso”, disse Sonin.
Se esse roteiro se repetir, o colapso incluirá Putin.”
Momento historico da Russia em 1916.
1916 – Protegido da família real, Rasputin é assassinado na Rússia.

Alex
Alex
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Parou de ler nesse ponto?
Perdeu a melhor parte.

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Resumindo sabemos o quanto estes especialistas americanos são tão bons ao planejarem e preverem a queda e tomada de Cabul pelos Talibans.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
MARS
MARS
1 ano atrás

Eita… As bonecas de sado do Putin”ho” vão esbravejar aqui em!!!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Se Putin vai sair ( ou cair ) após ( ou antes ) do fim do cnflito, eu não sei. Mas a imagem de “bicho papão místico” das FA’s russas caiu, talvez pra sempre. Todo país na fronteira russa que se mantia neutra ( como Suécia ), agora vai implorar pra entrar na OTAN. Arrisco tambem que, com esse conflito, a indústria armamentista russa perca espaço pra indústria armamentista chinesa, após o resultado desses equipamentos numa guerra real. Será que países como Índia, que sempre foram grandes clientes dos russos, estão felizes vendo como os equipamentos que eles adquiriram se… Read more »

paulof
paulof
1 ano atrás

Meu reparo ao artigo Plano b ele tinha: Era ocupar a Moldávia.

Alex
Alex
1 ano atrás

Perdeu mané !

Alex
Alex
Reply to  Alex
1 ano atrás

Quem está faturando bastante é o Wagner Group.
Mas o setor de RH está com dificuldade em manter seus colaboradores.

Realista
Realista
1 ano atrás

Putin já perdeu só falta combinar com ele KKKKKKK

Oliveira
Oliveira
Reply to  Realista
1 ano atrás

Mas não deu outra .
Quando a Ucrânia começa a levar ‘peia’, aparecem estes artigos bizarros.
Já foi avisado isso aqui.

Alex
Alex
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Pois é Tonho….
365 dias….
A peia apontou pro teu lado…encosta a b na parede.

Tomcat4,4
Reply to  Realista
1 ano atrás

Tbm tem que lembrar ele que a munição russa acabou meses atrás, então é pra parar de gastar(munição fantasma) mais de 10k de munição 155mm por dia, fora tooooodo o resto.

Luis H
Luis H
Reply to  Realista
1 ano atrás

não precisa combinar, o tempo fará o serviço.

Mauricio
Mauricio
1 ano atrás

Europeus de cabelo roxo emos é que irão lutar mo front contra russia e salvar Europa em breve rs

Bardini
Bardini
Reply to  Mauricio
1 ano atrás

comment image

Carlos
Carlos
1 ano atrás

O texto traz uma análise ampla, porém, um tanto rasa e atrapalhada. É visível que a economia Russa não está estável, está passando por problemas e caminha para um crescimento pequeno, mas isso não quer dizer que o governo Russo sofrerá pressão para que saia do poder e sim, para que termine a guerra o mais rápido possível, algo visto nos EUA durante a década de 1970, por exemplo. Em resumo, o texto acima fala mais de torcida do que realmente de realidade.

Last edited 1 ano atrás by Carlos
WSilva
WSilva
1 ano atrás

Falar em derrota ou vitória a essa altura do campeonato me cheira puramente torcida.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Depende de quem comenta, por exemplo se for a favor da nato é análise.

Alex
Alex
Reply to  WSilva
1 ano atrás

O tema não é vitória ou derrota.
É sobre beco sem saída….
Quantos mais cairão da janela do Hotel?
Quantos mais tomarão chazinho de plutônio?
O tempo está passando…
Tic…Toc….

WSilva
WSilva
Reply to  Alex
1 ano atrás

A essa altura do campeonato a Russia não tem muito mais o que perder em termos economicos e, mesmo que aceitasse um acordo de paz proposto pelo ocidente, a Russia não teria mais poder de barganha, os anos 90 estariam de volta para a Russia.

Isto é, enquanto a Russia tiver armas, dinheiro entrando e sociedade minimamente estável essa guerra vai continuar.

Alguns apostam que as proprias FAs russas irão levatar bandeira branca e se retirar da Ucrania, isso é mais fácil acontecer do que o Putin renunciar. rs

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Putim e perdeu a guerra e tem quem perdeu a credibilidade, o jaba da nato é fantástico.

Luis H
Luis H
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

o ponto é q para não parecer torcida, caro foice e martelo, é preciso q o prognóstico tenha um pé na realidade. imaginar q os ucranianos vão entregar seu pais ou q o ocidente vai parar de ajudar me parece um cenário muito mais improvável do q a russia conseguir recursos militares e econômicos para sustentar a guerra por vários anos.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Putin perdeu quando falhou em capturar kyiv…

o que veio depois é uma mistura de amadorismo e ‘go horse’ que ele ta fazendo pra tentar desesperadamente se salvar

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

O que estamos vendo é muito simples. Trata-se de um Afeganistão 2.0.
Se na década de 80 a união soviética se desgastou e nada conseguiu, na Ucrânia será relativamente parecido.
Sairá apenas com as duas províncias separatistas + mariuool, e com o discurso de que cumpriu completamente seus objetivos.

Up The Irons
Up The Irons
1 ano atrás

O Ocidente não precisa derrubar o Putin. Ele já está se enforcando com a corda de sua própria incompetência. A “operação especial” de poucos dias virou uma guerra de muitas perdas materiais e humanas pra Rússia e que já dura um ano. E sem nenhuma perspectiva de vitória.

Slowz
Slowz
Reply to  Up The Irons
1 ano atrás

Assim como o Putin não precisa derrubar o comediante …

Alex
Alex
1 ano atrás

Leia de novo…
Não será o Ocidente que vai derrubar…
O Putin não.pode parar de pedalar….senão cai

Renato B.
Renato B.
1 ano atrás

Eu acho que a invasão da Ucrânia foi o grande erro de cálculo do Putin. A questão dele agora me parece ser como sair dele sem deixar cair e levar a Rússia junto. O grupo Wagner está quase virando um “Pasdaran”.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Eu acho que isso como toda análise é relativo, dizer que o Putin já perdeu, é mais uma esperança do que a Realidade, afinal ele ia cair no verão quando o preço do gás e petroleo fossem pra baixo, e nada disso, o arsenal russo ia acabar em junho do ano passado, ofensiva Ucraniana que retomou alguns territórios ia chegar até a Rússia parou e não andou mais, e a Ucrania tá apelando para menores de idade com alistamento forçado, duvido que esses adolescentes quando estiverem na linha de frente vão dar o seu melhor para vencer a guerra, no… Read more »

EduardoSP
EduardoSP
1 ano atrás

A Rússia pode ocupar todo o território da Ucrânia e mesmo assim terá perdido a guerra, pois para configurar vitória ou derrota importa não apenas o alcance dos objetivos, mas também as consequencias da forma como os objetivos foram alcançados.
Taí Pirro que não me deixa mentir.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Então tá! Acabou a guerra. No entanto, adorei esta “pérola”: “Uma pequena minoria, cerca de 46 por cento, dos estudiosos da Rússia que o Atlantic Council entrevistou em janeiro acha que o governo de Putin entrará em colapso em 2033.” Putz grila! “A Rússia já perdeu.” “A Rússia vai perder em 2033.” Que artigo de mer%#@. Não há consenso; só “achismos”. Acho que acabaram-se os temas a serem analisados e os combates em Bakhmut e redondezas já são favas contadas. E isso que o Ocidente segue fortalecido: enviando 30 tanques de batalha por mês para um pais que, antes do… Read more »

Mirão
1 ano atrás

Infelizmente, eu terei que deixar essa matéria passar por enquanto, mas quando eu tiver tempo, eu prometo voltar aqui e descarregar zombarias neste artigo e site PATÉTICOS.

Last edited 1 ano atrás by Mirão
Luis H
Luis H
Reply to  Mirão
1 ano atrás

seja nosso convidado, será a segunda ou terceira vez que alguém diz algo parecido aqui, mas curiosamente esquece e não volta mais, por q será?

Luis H
Luis H
1 ano atrás

e q povo não ama? sendo muito benevolentes temos liechtenstein, suíça, coreia do sul, taiwan, singapura. mas antes de falar dos outros no quadro doméstico caímos de republiqueta de bananas q sonhava ser país do futuro para republiqueta de bananas commie cada vez mais lascada e descivilizada.

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Heinz
Heinz
1 ano atrás

A realidade dos fatos dói né?

Slowz
Slowz
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Realidade é que as sanções não tiveram o efeito esperado e a Ucrânia não expulsou os russos do seu território ..

E Javelins , Stinger e HIMARS não mudaram a realidade da guerra .

Marcos César Fernandes
Marcos César Fernandes
1 ano atrás

a midia mundial ocidental deturpa muita coisa, a russia não esta lutando contra a ucrania, esta lutando contra o ocidente (otan), mas eu acredito pelo que vejo que o conflito se encaminha para o fim (não muito breve)