LM dobra produção de HIMARS para atender demanda após sucesso na Ucrânia

Por Mike Stone

A fábrica de lançadores de foguetes da Lockheed Martin em Camden, Arkansas, está se preparando para aumentar a produção do sistema HIMARS depois que o sistema fez sucesso no campo de batalha na Ucrânia. Outras nações estão demandando o veículo, disseram executivos nesta segunda-feira.

O High Mobility Artillery Rocket System (HIMARS) é agora uma arma amplamente reconhecida depois que imagens de câmeras de celular da guerra na Ucrânia mostraram os lançadores em ação.

Quando você tem um sistema comprovado de combate que está disponível e é comentado nas notícias – diariamente – isso está impulsiona essa demanda”, disse Jennifer McManus, vice-presidente de operações do negócio de mísseis da Lockheed.

A Lockheed Martin fabrica novos HIMARS e reforma versões mais antigas dele em Camden, uma pequena cidade a sudoeste de Little Rock.

Graças a alguns investimentos feitos no ano passado no prédio de 282.000 pés quadrados onde os veículos terrestres são fabricados, a Lockheed precisa apenas de algumas atualizações para atender ao aumento da taxa de produção, disseram os executivos da Lockheed.

A lista inclui uma cabine de pintura, misturador de revestimento antiderrapante, braço manipulador de montagem de pneus e uma pista de instalação de eixo, disseram os executivos à Reuters.

Em uma teleconferência com investidores, o CEO da Lockheed disse “especificamente no HIMARS, já nos reunimos com nossa longa cadeia de suprimentos para planejar o aumento da produção para 96 ​​dessas unidades por ano”. A Lockheed começou 2022 com uma taxa de produção de lançadores HIMARS de 48, mas desde então aumentou para 60 anos.

O lançador HIMARS estava crescendo em popularidade mesmo antes de seu sucesso na Ucrânia.

A Polônia foi liberada em fevereiro para comprar 18 lançadores HIMARS e 468 kits de carregadores de lançadores que podem ser instalados em caminhões fabricados na Polônia para transformá-los em plataformas de lançamento semelhantes. As negociações para esse acordo começaram em 2017, disse um porta-voz da Lockheed à Reuters.

FONTE: Reuters