Palestinos em campos de refugiados são recrutados pela Rússia

Uma fonte de segurança do governo libanês disse à The Media Line que Palestinos residentes no Líbano se inscreveram para participar do conflito na Ucrânia em nome da Rússia, tendo recebido uma quantia de 350 dólares.

A fonte acrescentou que o esforço de recrutamento está sendo realizado por ativistas afiliados à embaixada palestina no Líbano.

A maioria dos alistados nasceu após 1969, pois os nascidos após esse ponto em diante não têm registro adequado junto às autoridades libanesas, facilitando a viagem com o objetivo de participar do conflito como mercenários.

Como resultado, o governo libanês não tem a capacidade de monitorar ou rastrear os movimentos desses recrutas palestinos para a Rússia.

A maioria dos palestinos enviadas para as linhas de frente na Ucrânia são provenientes de Ain al-Hilweh, o maior campo de refugiados da Palestina no Líbano, ao sul da cidade portuária de Sidon.

Os recrutas são supostamente membros do movimento político do Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, bem como a outras organizações, como a Frente Popular de Libertação da Palestina.

“ Não tenho informações específicas sobre esse assunto, mas não estou surpreso que isso tenha acontecido porque a situação nos campos é miserável … e não há empregos para jovens. ”, disse Riad Kahwaji, pesquisador libanês.

Os indivíduos supostamente recebem uma bolsa mensal e uma compensação para suas famílias em troca de concordar em participar do conflito na Ucrânia em nome das forças russas.

A fonte de segurança libanesa indicou que o recrutamento de palestinos e outros está sendo realizado em coordenação com a organização do Hezbollah, sediada no Líbano e apoiada pelo Irã.

Hezbollah assume a causa russa

Segundo a fonte, o Hezbollah também está recrutando ativamente jovens apoiadores, incluindo aqueles qualificados na operação de drones e indivíduos com experiência em guerra de guerrilha em áreas urbanas, para ajudar os russos na guerra na Ucrânia.

Riad Kahwaji, um pesquisador libanês proeminente e veterano em assuntos de segurança e defesa, que reside em Dubai, disse à The Media Line que o recrutamento de palestinos do Líbano não é insondável. “Não tenho informações específicas sobre esse assunto, mas não estou surpreso que isso tenha acontecido porque a situação nos campos é miserável … e não há empregos para jovens,” ele disse.

“Campos palestinos na Síria e no Líbano tem alto desemprego, e não surpreende que essas coisas aconteçam.”

Não está claro exatamente quantos palestinos foram recrutados para lutar pela Rússia, mas acredita-se que aproximadamente 300 indivíduos já tenham concluído um treinamento rápido na Rússia e foram enviados para as linhas de frente.

No campo de refugiados de Ain al-Hilweh, outro grupo de aproximadamente 100 combatentes adicionais está sendo organizado e preparado para ser enviado para a Rússia em um futuro próximo.

Muhammad Sarmini, diretor do Centro de Estudos Estratégicos Abaad, com sede em Londres e Istambul, disse ao The Media Linen que desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, a Síria viu dois caminhos para recrutar combatentes para se juntar às tropas russas invasoras.

O primeiro caminho é o recrutamento através do Wagner Group, uma organização paramilitar russa que se acredita ter sido fundada por Dmitry Valerievich Utkin, ex-oficial de forças especiais da Direção de Inteligência Principal da Rússia ( GRU ).

Representantes do grupo recrutaram combatentes em áreas ao longo da costa síria e com uma alta população de jovens palestinos. O processo de recrutamento foi conduzido por delegados que se reuniram dentro da Base Aérea de Khmeimim, um Instalação controlada pela Rússia perto da cidade portuária noroeste de Latakia.

O segundo caminho inclui o envio de combatentes das forças regulares sírias, especialmente das unidades militares supervisionadas pela Rússia, como a 25a Divisão de Operações Especiais, liderada pelo major-general. Suhail Al-Hassan.

Sarmini disse que esses combatentes de elite são muito bem pagos para entrar na zona de guerra, ganhando entre 500 e 700 dólares por mês, uma quantia muito alta para os padrões sírios.

O desejo da Rússia de recrutar combatentes sírios tem dois objetivos: reforçar o número de seus combatentes na Ucrânia e demonstrar lealdade ao regime de Bashar Assad, que não teria sobrevivido até hoje sem o apoio russo.

A embaixada palestina no Líbano se recusou a comentar o assunto, dizendo que não tinha conexão com o conflito na Ucrânia e não incentivou os palestinos a participar.

FONTE: Jerusalem Post