Em uma batalha épica de tanques, a Rússia foi derrotada, repetindo erros anteriores

Uma batalha de três semanas em uma planície perto da cidade mineira de Vuhledar, no sul da Ucrânia, produziu o que as autoridades ucranianas dizem ter sido a maior batalha de tanques da guerra até agora e um doloroso revés para os russos, segundo matéria produzida pelo jornal The New York Times.

Na batalha prolongada, ambos os lados enviaram tanques para a briga, avançando por estradas de terra e manobrando em torno de linhas de árvores, com os russos avançando em colunas e os ucranianos manobrando defensivamente, atirando à distância ou de esconderijos enquanto as colunas russas avançavam.

Quando acabou, a Rússia não apenas falhou em capturar Vuhledar, mas também cometeu o mesmo erro que custou a Moscou centenas de tanques no início da guerra: avançar colunas para emboscadas.

Explodidos por minas, atingidos por artilharia ou obliterados por mísseis antitanque, os cascos carbonizados de veículos blindados russos agora se espalham pelos campos agrícolas ao redor de Vuhledar, de acordo com imagens de drones militares ucranianos. Os militares da Ucrânia disseram que a Rússia perdeu pelo menos 130 tanques e veículos blindados na batalha. Esse número não pôde ser verificado de forma independente. A Ucrânia não revela quantas armas perdeu.

Uma das coisas que o artigo menciona é a história russa de vencer grandes batalhas de tanques contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Para dizer o mínimo, eles não estão felizes porque a história não está se repetindo.

Há um cálculo mortal em ação. A Rússia está apostando que pode continuar lançando forças dispensáveis ​​contra a Ucrânia por tempo suficiente para sobrepujar a capacidade da Ucrânia de manter tropas no campo para se opor a eles, treinar novos recrutas para substituir as baixas e fazê-lo antes que novos sistemas de armas cheguem, enquanto causa estragos no resto do o país.

Não são fornecidos no relatório quaisquer números sobre quanto tempo uma equipe de combate em um tanque – de qualquer lado – pode esperar continuar lutando antes de ser destruída. A competição é para ver quem decide que o preço é muito alto primeiro. Leopard 2 e Abrams podem inclinar esses números, mas vai ser uma espera difícil.

Com informações do The New York Times