Ucrânia adquire secretamente foguetes de longo alcance da Sérvia para sistemas BM-21 Grad

O modelo G-2000 possui o dobro do alcance da munição normal

A conta do Twitter “Ukraine Weapons Tracker” informou que a Sérvia vendeu secretamente 3.500 mísseis compatíveis com sistemas de foguetes de lançamento múltiplo tipo Grad para a Ucrânia.

A munição foi identificada por imagens obtidas por meio de fontes externas. Aparentemente, essa entrega ocorreu há um ou dois meses, mas as informações sobre esse evento surgiram apenas muito recentemente.

Esses mísseis sérvios G-2000 são bastante interessantes. Em vez de um alcance máximo regular de até 20 km, típico dos foguetes M-21 mais antigos, eles podem voar até 40,5 km.

A Krušik Holding Corporation , uma empresa sérvia que produz o G-2000, diz que este modelo é o foguete de maior alcance do mundo em seu calibre. Eles também melhoraram sua precisão e confiabilidade, com um desvio de acerto de apenas 0,96% CEP do alcance máximo, em comparação com o foguete M-21 original.

Além disso, esses foguetes possuem uma vida útil aumentada e uma gama mais ampla de condições de armazenamento adequadas. Um motor reprojetado pode ser instalado em ogivas padrão de estoque antigo, como uma revisão do estoque de foguetes existente.

sefeg