De acordo com informações publicadas pela revista semanal alemã “Der Spiegel” em 4 de março de 2023, a empresa alemã Rheinmetall fornecerá à Ucrânia 250 veículos blindados de esteira, incluindo 100 IFVs blindados sobre lagartas Marder 1A3 (veículos de combate de infantaria) e 150 tanques de batalha principais (MBTs) Leopard 2A4 e Leopard 1A5.

Citando informações da empresa alemã Rheinmetall, mais de 40 IFVs blindados sobre lagartas Marder (Infantry Fighting Vehicles) foram reformados e, até o final deste ano, cerca de 100 IFVs Marder estarão totalmente operacionais.

Em 14 de janeiro de 2023, a equipe editorial do Army Recognition informou que o governo alemão confirmou a entrega à Ucrânia de 40 IFVs blindados sobre lagartas Marder. Este veículo ainda está em serviço com o exército alemão. Atualmente, o exército alemão tinha um total de 710 IFVs, incluindo 305 Marder 1A3/A4, 71 Marder 1A5 e 334 Puma.

O Marder 1A3 é um veículo de combate de infantaria alemão (IFV) que foi introduzido em 1984. É uma versão atualizada do Marder 1A2 e apresenta várias melhorias em termos de proteção, mobilidade e poder de fogo. Algumas das atualizações incluem a adição de blindagem mais espessa, um novo motor e um canhão principal mais poderoso.

O Marder 1A3 é um veículo de combate de infantaria (IFV) sobre lagartas com um casco em forma de caixa feito de placas de aço soldadas que fornecem proteção contra fogo de armas pequenas, estilhaços de projéteis e alguns tipos de minas. O casco é montado em um chassi de lagartas que dá ao veículo boa mobilidade em diferentes tipos de terreno.

O Marder 1A3 tem uma tripulação de três pessoas, incluindo um motorista, um artilheiro e um comandante, e pode transportar até sete soldados de infantaria. O motorista fica na frente do casco, enquanto o artilheiro e o comandante estão localizados na torre, montada no topo do casco. A parte traseira do casco pode acomodar até sete soldados de infantaria que entram e saem do veículo por meio de uma rampa hidráulica localizada na parte traseira do veículo.

O armamento principal do Marder 1A3 é um canhão automático Rheinmetall MK 20 Rh202 de 20 mm, capaz de disparar cartuchos de alto explosivo e perfurantes. O veículo também possui uma metralhadora coaxial de 7,62 mm para uso contra alvos mais suaves.

Marder 1A3

De acordo com informações da empresa alemã Rheinmetall, a Ucrânia vai receber um total de 50 tanques de batalha principais (MBTs) Leopard 2A4, dos quais cerca de 30 já se encontram operacionais.

O Leopard 2A4 é um tanque de guerra desenvolvido na Alemanha no início dos anos 80. É uma versão atualizada do tanque Leopard 2 original, que foi introduzido no final dos anos 1970. O Leopard 2A4 apresenta proteção de armadura aprimorada e um motor mais potente, bem como atualizações para suas armas e sensores.

O tanque tem uma tripulação de quatro pessoas, incluindo um motorista, um artilheiro, um carregador e um comandante. O armamento principal do Leopard 2A4 é um canhão de alma lisa de 120 mm, capaz de disparar uma ampla gama de tipos de munição, incluindo cartuchos de sabot perfurantes estabilizados por barbatanas (APFSDS), cartuchos antitanque altamente explosivos (HEAT) e munições altamente explosivas (HE).

Leopard 2

Além disso, existem cerca de 100 tanques Leopard 1 mais antigos, dos quais a empresa alemã Rheinmetall pode tornar 88 utilizáveis novamente com base nos padrões atuais. Em 8 de fevereiro de 2023, os ministros da Defesa da Dinamarca, Alemanha e Holanda anunciaram o fornecimento de 100 tanques de batalha principais Leopard 1A5 (MBTs) reformados, provenientes de estoques de empresas privadas de defesa.

O Leopard 1A5 é uma versão atualizada do tanque Leopard 1 original, que foi desenvolvido na década de 1960. O Leopard 1A5 foi introduzido pela primeira vez no final dos anos 1980 e apresenta várias atualizações em sua armadura, armas e eletrônicos.

O tanque tem uma tripulação de quatro pessoas, incluindo um motorista, um artilheiro, um carregador e um comandante. O armamento principal do Leopard 1A5 é um canhão raiado de 105 mm, capaz de disparar uma ampla variedade de tipos de munição, incluindo cartuchos de sabot estabilizados por aletas perfurantes (APFSDS) e cartuchos de alto explosivo (HE).

Leopard 1A5

FONTE: Army Recognition

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pegos
Pegos
1 ano atrás

É Brasil, melhor dar um destino aos nossos pq não vai mais ter peça de reposição por aí ..

Welington S.
Welington S.
Reply to  Pegos
1 ano atrás

Vai ter peças, sim… E serão dos nossos mesmo, simples. Irão canibalizar unidades para manter outras operacionais ou você acha mesmo que por alguma ação divida o EB vai destinar seus blindados aos ucranianos? Pode ter certeza que não vai. O EB continuará usando os Leos até o talo. Vão gastar rios de dinheiro para atualizar essa velharia que temos. Fora a velharia chamada EE-11 Cascavel, que também será gasto mais rios de dinheiro. Literalmente, nossa força não está sabendo usar sua verba. Muitos fala: ”Mais o EB precisa de mudanças; gasta dinheiro com folha de pagamento” e etc. Sim,… Read more »

Almir Oliveira e Silva
Almir Oliveira e Silva
Reply to  Pegos
1 ano atrás

A males que vem para bem

gari
gari
1 ano atrás

Gostaria do K2 como substituto, mas deveríamos manter os Leo 1a5 e não comprar usados mais. Quanto aos Marders, acho que o Brasil deveria pensar um uma versão sobre lagartas do Guarani logo, substituir os m113, aproveitaria a capacidade industrial e traria para o mercado uma opção de baixo custo com qualidade e manutenção compartilhada com os Guaranis.

Last edited 1 ano atrás by gari
Tutor
Tutor
1 ano atrás

è complicado entender e/ou acreditar nesse mundo das notícias militares. Lembro há pouco tempo de uma notícia dizendo que a Alemanha estava tão mal aparelhada que seus soldados tinham comparecido à um exercício utilizando réplicas de fuzis feitas em madeira.
Agora, pouco tempo depois, a notícia de que os caras têm 250 tanques para doar à Ucrânia. Sei lá

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Estavam “esquecidos” em depósitos, vendo essas viaturas me lembrei de um documentário sobre reciclagem onde vários Marder desses eram destruídos, isso é só um reflexo de um governo fraco.

Nativo
Nativo
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Na rica Alemanha soldados usando replicsas de fuzil em madeira , só pode ser de brincadeira literalmente.

Luís Henrique
Reply to  Tutor
1 ano atrás

100 marder um IFV da década de 70. 100 Leo 1 um MBT da década de 60. e 50 Leo 2A4 um MBT dos anos 80. Ainda que sejam versões modernizadas, não são considerados estado-da-arte. Os Leo2A4 ainda são ótimos MBT, mas Leo1A5 é muito frágil. Marder também. A Alemanha possui cerca de 260 Leo2 no seu exército. São modelo 2A5, 2A6 e 2A7, considerados ótimos MBT, mas em quantidade muito pequena quando analisam o “inimigo”. O exército alemão também está com somente 62 mil homens. Uma quantidade ridiculamente baixa quando comparado com o inimigo. Imaginem se a Alemanha tivesse… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Andre
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Só no mundo da imaginação mesmo a Rússia enviaria 1 milhão de soldados e milhares de MBTs. Pior ainda, “Alemanha sozinha”.

Luís Henrique
Reply to  Andre
1 ano atrás

A Rússia acabou de aprovar o aumento do tamanho das suas forças armadas para 1,,5 milhões de homens. Considerando os 185 mil da força aérea e os 160 mil da marinha, o exército russo provavelmente ficará com 1,15 milhões. Fora isso a Rússia possui mais 2 milhões de soldados na reserva. Então não é uma grande “viagem” a Rússia poder enviar 1 milhão de soldados. Claro que considerando que a Alemanha faz parte da Otan e que uma invasão desencadearia a 3a guerra mundial e um conflito nuclear, espero que seja mesmo uma grande “viagem”, mas a Alemanha tem que… Read more »

Andre
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Estamos vendo o sufoco da Rússia para manter 150k homens na linha de frente a meros 100km de sua fronteira. Perdeu a iniciativa no início da guerra e a batalha de Kiev por incapacidade logística.

Este é o mundo real, por tanto, achar que a Russia conseguiria atravessar dois países e enviar 1M de homens a mais de mil km é uma grande fantasia.

Sem contar que os alemães nunca lutaram sozinhos, nem contra os hunos (citação em homenagem ao professor que gosta de história) eles sabem bem o tamanho da burrice que é isso.

marcelo
marcelo
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Não só a Alemanha, como uma grande maioria dos países Europeus estão a mercê da ajuda dos EUA, por isto a baixa quantidade de estoques de armas. Agora a maioria deles, vão ter que pensar melhor, quanto a sua segurança e estoque melhores e atualizados.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Do lado dos russos a situação não são melhores que a dos ucranianos, até torre de navio os caras estão instalando nos blindados.
Para a maioria dos equipamento que os russos estão utilizando, esses Leo A1 modernizados já são superiores.
Acredito que os Leo 2, os Abrams M1 e os Challengers 2 seja o equivalente de 1 para 5, se comparado aos T72 e T62 usados pela Rússia.

Luís Henrique
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Discordo. Leo1A5 e Marder viram peneira com canhões de 30 mm.
Leo1A5 não pode ser considerado um MBT hoje em dia, não possui blindagem para isso. Um T-72 modernizado russo é muito superior, tem muito mais poder de fogo e blindagem muito superior.
O T-62 modernizado também.
Apenas os Leo2A4 podem ser considerados MBT e podem rivalizar com os MBT russos.
Esse negócio de 5 para 1 é muito subjetivo, depende de estratégias, táticas, treinamento, etc. Dependendo de todos estes fatores eles também podem perder para os MBT russo na mesma proporção.

IvanF
IvanF
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

“não são considerados estado-da-arte”, mas quem disse que são? 🙂 Não é só o “melhor do melhor” que tem serventia, vide uma matéria aqui mesmo sobre o uso dos obuses 2A36 Giatsint-B. Ainda mais, quem define o que é o melhor? O Fabricante? Pq cada um diz que o seu é melhor! Além de que o melhor (ou estado da arte) é caro pra comprar, caro pra manter, e muitas vezes ainda precisará ser fabricado. Dizer que o Leo1 e o Marder são frágeis é bem subjetivo, frágil contra o que? Pq na mira de um Kornet ou tantos outros… Read more »

Luís Henrique
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Um MBT moderno possui poder de fogo para destruir outros MBT e possui blindagem pesada, normalmente passiva, reativa e os mais modernos até ativa. Um Leo2A4 que não é estado-da-arte não tem proteção ativa, e acho que também não tem proteção reativa, mas tem uma boa proteção passiva (blindagem). Portanto aguenta muita pancada. Já um Leo1A5 não tem blindagem boa. Então basta um canhão de 30 mm instalado em cima de um jipe e o Leo1A5 vira peneira. Claro que isso não significa que o Leo1A5 seja inútil, não é. Tanto os Leo1A5 como os Marder possuem utilidade e podem… Read more »

IvanF
IvanF
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Entendi seu contexto, de fato tudo isso que estão mandando pra Ucrânia estava armazenado para dar lugar a novos veículos, mas pra mandar “pros outros” ou usar numa emergência, serve. Não sei se o Leo1A5 é tão vulnerável assim, mas pesquisando aqui, parece pior do que eu pensava, blindagem original parece ser no máximo 70mm na torre e 50mm no casco (máximo!), mas claro, blindagem adicional pode ser aplicada. A fins de comparação, o M60 tinha 90mm de blindagem no casco e 180mm na torre, o T62 102mm no casco e 214mm na torre, e ambos foram incrementados em versões… Read more »

RDX
RDX
Reply to  IvanF
1 ano atrás

O que determina a obsolescência ou não de um MBT é a tríade blindagem, poder de fogo e tecnologia de sensores. Logo, todos MBTs desenvolvidos nas décadas de 50 e 60 estão obsoletos (Leopard 1, M60, T55 e T62). Até mesmo alguns MBTs desenvolvidos na década de 70 e 80 já podem ser considerados obsoletos (Leopard 2A4 e versões iniciais do T72) para a guerra da Ucrânia. Obsolescência para enfrentar outros MBTs e suportar impactos das modernas armas portáteis da infantaria moderna, diga-se de passagem. Destaque-se que para apoiar a infantaria e executar tarefas auxiliares muitos blindados antigos ainda têm… Read more »

RDX
RDX
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Verdade. Apesar de serem classificados como MBTs, o Leopard 1 e o AMX-30 tinham a blindagem tão fina que podem ser considerados tank destroyers.

Last edited 1 ano atrás by RDX
Luís Henrique
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Exato. Os T-62 MV+ que os russos estão usando na Ucrânia começaram a ser modernizados em 2021. Eles aumentaram a proteção com uso de ERA Kontakt-1, e várias outras melhorias. Segundo sites russos essa atualização aumentou a proteção blindada de tal forma que na parte frontal é capaz de suportar RPG-18 e M-72 LAW norte americano como também qualquer tipo de munição de canhão de 105 mm. Ou seja, um Leo1A5 só teria alguma efetividade acertando um T-62MV+ pela lateral e ainda dependeria da distância. E o canhão de 115 mm do T-62 seria muito mais que o suficiente para… Read more »

IvanF
IvanF
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Ultimamente tenho visto uns canais no YouTube onde o pessoal simula o efeito de certas munições nos diversos tipos de veículos blindados e carros de combate.
São simulações com base em informações desclassificadas e algumas em “achismos” mesmo, mas com um certo embasamento. Muitos casos são de veículos ou munições já antigas, mas não deixa de ser interessante.
Segue o link dos três que mais vi até agora:


Hcosta
Hcosta
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

A Alemanha tem 180 000 soldados dos vários ramos.
Eles separam a infantaria e outros, do pessoal logístico e de apoio.

Mas os números podem serem enganadores entre os ativos e os operacionais. Pode depender muito do rigor das inspeções.

E mesmo assim são os 300 Leo, 300 Puma, 400 Boxer, etc… A quantidade não me parece baixa e como também a variedade, pode é não ser ao nível da Rússia, da sua economia ou de outros membros da OTAN, como a Turquia, mas não há muitos mais países com este poder militar.

https://www.youtube.com/watch?v=kdaV29V9I1U

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Esses milhares de MBT russos seriam os T62 ou talvez aínda T34 da segunda guerra?
Nesse caso esses 260 Leo2 acabariam com os milhares MBT russos antes deles passarem pela Polônia.

Luís Henrique
Reply to  Sturmgewehrstgde
1 ano atrás

Os russos possuem cerca de 10.000 T-72 parece que cerca de 2.000 na ativa e até 8.000 na reserva. Também possuem cerca de 5.000 T-80. Em 2008 eram cerca de 3.000 na ativa e 1.500 na reserva. Esse é o grosso da força de MBT russa. Fora esses dois, tem cerca de 600 à 800 T-90 em várias versões. E um pequeno número desconhecido de T-14 Armata. Analistas indicam que a Rússia também deve ter cerca de 2.800 T-55, 2.500 T-62 e 2.000 T-64. Todos em armazenamento. Destes foi noticiado que a Rússia estava modernizando cerca de 800 T-62 para… Read more »

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Porque nesse meio, as informação não são dadas às claras, até por uma questão de estratégia. Muita informação é noticiosa, já que também se faz guerra psicológica ao sabor de que fabrica e espalha a informação, às vezes pode ser para fazer demagogia da própria força, às vezes pode ser para caluniar o inimigo, às vezes para elevar a própria moral e baixar a do adversário, outras para vender mais…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Tutor
1 ano atrás

mas era verdade, a guerra criou a necessidade de colocar o material em prontidão e revitalizar os tanques estocados, o preço de fazer tudo isso nao é barato, por isso o Trump foi esculachado, disse que os Europeus estavam muito preguiçosos com suas defesas.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Ótimo ver esse material aí como vão se comportar em uma guer.Ops! “Operação especial”.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 06/01/2023, o site do The Guardian publicou uma análise intitulada “A Ucrânia dá as boas-vindas à armadura ágil que espera lhe dar uma vantagem de combate.” Esse texto descrevia que, no começo da invasão russa, a Ucrânia usava veículos de origem soviética ou pós-soviéticos de fabricação própria. Com o desenrolar do conflito militar, as tropas ucranianas começaram a utilizar veículos ocidentais, como Bushmasters australianos, Dziks poloneses e Spartans britânicos. O autor comentava que se juntariam a esses dezenas veículos de combate de infantaria Bradley americanos e Marder alemães, bem como caça-tanques franceses AMX-10. Naquele momento, ainda havia resistência ao… Read more »

C G
C G
1 ano atrás

Enquanto isso no segundo maior exército da Ucrânia tem gente achando incrível colocar um trambolho de barco velho em um chassi da época que vovó era moça!

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Imagina trocar nossos leo por um belo desconto e modernizar nossos MBTs

C G
C G
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Infelizmente o Brasil ainda não pegou essa visão, acha-se que ser neutro é bom para os interesses nacionais!

Luís Henrique
Reply to  C G
1 ano atrás

E o que ganharíamos em provocar uma super potência militar e nuclear por causa de uma guerra do outro lado do planeta?

C G
C G
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

Desculpe mas de que super potência vc esta falando?

Andre
Reply to  C G
1 ano atrás

Só pode ser a China….

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  C G
1 ano atrás

deve estar falando da china.

Luís Henrique
Reply to  C G
1 ano atrás

comment image

Henrique
Henrique
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

deve ta falando da China, mas a china esses dias ela tava cobiçando uma parte da Rússia kkkkk

Thiago
Thiago
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pelo antecedente aberto na Ucrânia, acredito que a China possa reclamar seu histórico território de Vladivostok e a ilha Sakhalin, que foram cedidos aos Russos pelo tratado de Aigun.

Talvez seja mais fácil que Taiwan…rsss….Só o Urso Bêbado iria ficar chateado…

Henrique
Henrique
Reply to  Thiago
1 ano atrás

vou abri um exceção e defender a China nessa reclamação se ela fizer isso ai kkkkkkk

pq pelo antecedente ela tem direito, segundo o russos kkkkk

Henrique
Henrique
Reply to  C G
1 ano atrás

se o Brasil quer ajudar a paz nesse conflito o único caminho é enviado armas pra Ucrânia…

não tem como negociar com o sujeito que fala abertamente que o vizinho não devia existir

e os brics é só uma sopa de letras que não tem peso nenhum, metade quer se matar entre si

Glasquis7
Reply to  Henrique
1 ano atrás

“e os brics é só uma sopa de letras que não tem peso nenhum, metade quer se matar entre si.”

É, uma sopa de letras que conta com os dois maiores mercados do mundo ocupando mais de um terço da população mundial e somado a isso a segunda e a terceira maior potência militar do Mundo (pra alguns, en breve será a primeira).

Futuro, neste caso, faz muito sentido.

Henrique
Henrique
Reply to  Glasquis7
1 ano atrás

é sopa de letras sem futuro… se é pra ter aceso ao mercado Brasil pode ter eles de forma unilateral, agora se espera cooperção nivel EU kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai sonhando pq NUNCA vai acontecer.. até pq índia e china se odeia e a china é pais autoritário o que basicamente inviabiliza tudo (nem vou contar a Rússia que virou colônia da China e A. do Sul que ta falida) e que adianta ser potencia militar se a parte econômica que importa o Xi ta acabando com ela? ele vai fazer o que vai aponta uma mamar pra tua cabe e obrigar… Read more »

Glasquis7
Reply to  C G
1 ano atrás

Brasil não é neutro, apoia a Ucrânia. Apenas prefere não se envolver militarmente num conflito do outro lado do mundo contra um sócio do BRIC’s.

Last edited 1 ano atrás by Glasquis7
Carlos
Carlos
1 ano atrás

Serão equipamentos valiosos para a Ucrânia, porém, se seguirem nas versões mostradas acima, digo, sem proteção extra, serão alvos fáceis até para simples RPG, principalmente no caso dos marder.

Junior
Junior
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Os Armatas da Rússia vão destruir todas essas velharias ocidentais

Andre
Reply to  Junior
1 ano atrás

Não se esqueça do Terminator tbm

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Junior
1 ano atrás

Esse armata e aquele MBT que quebra até em desfile militar?

Henrique
Henrique
Reply to  Junior
1 ano atrás

aham.. os 14 protótipo armata que tão p4u no meio da parada https://pbs.twimg.com/media/CEY7OVOWIAAIwnH?format=jpg&name=900×900

Glasquis7
Reply to  Junior
1 ano atrás

Se fosse assim tão fácil, essa guerra já teria terminado.

Alvino Moisés
Alvino Moisés
1 ano atrás

Até chegar esses armamentos na UCRÂNIA,já acabou a guerra.. Só propaganda e enganação..Nem tem conselheiros militares Alemães por lá.

Andre
Reply to  Alvino Moisés
1 ano atrás

Mais duas semanas e os russos tomarão Kiev, se quiserem….

Glasquis7
Reply to  Andre
1 ano atrás

Há mais de um ano que ouço isso mas até agora não foi tomada nem com os temíveis Terminator.

Andre
Reply to  Glasquis7
1 ano atrás

De acordo com o Da Lua, eles não querem.

Glasquis7
Reply to  Alvino Moisés
1 ano atrás

É, tem um cara que pensava como vc… Achava que a guerra duraria apenas 15 dias.

A vingança é um motivador incrível num país invadido.

Desde o primeiro dia venho dizendo que esta será uma guerra de desgaste lutada casa por casa, metro por metro corpo a corpo.

Invadir a casa do vizinho é uma coisa. Defender tua própria casa é outra bém diferente.

Se a Rússia não encontrar como motivar as suas tropas, terminará derrotada.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

A guerra na Ucrânia é uma oportunidade ímpar para a indústria nacional de defesa e nós estamos deixando passar batido. Era para a Imbel estar vendendo munição de montes para a Ucrânia (ou algum país europeu que fosse enviar à eles). Também seria uma boa opção para nós livrarmos do Cascavel (os ucranianos estão aceitando comprar de tudo) e fazer boas vendas de Astros 2020 e drones de empresas nacionais. Infelizmente, os mesmos que se dizem “a favor da indústria nacional” são os que abaixam a cabeça para a Rússia (e, sinceramente, duvido que haveria retaliação se nós cobrássemos pelo… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

A Rússia está extremamente limitada na escolha de parceiros internacionais para fazer comércio. Eles simplesmente não podem se dar ao luxo de deixar de comercializar com o Brasil.

Outrossim, a oportunidade vai muito além de nos livrarmos de velharia. Poderíamos vender Astros 2020, VBTP Guarani, munição fabricada pela Imbel, dentre outros produtos da nossa indústria de defesa. Dado que o exército não consegue comprar na escala necessária, esse tipo de venda é importantíssima. E mostraria que estamos dispostos a continuar suprindo uma nação mesmo quando esta entra em guerra (uma reputação importante nessa indústria).

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Imbel não tá dando conta direito nem de suprir o EB, mas vai exportar pra Ucrânia, confia…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

a Imbel pode nao estar ganhando dinheiro, mas CBC tá faturando

Glasquis7
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

É, uma oportunidade ímpar que é melhor deixar passar.

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

As forças russas estão distribuídas ao longo de um extensão muito grande de terreno sofrendo contínuos desgastes e com terríveis problemas logísticos. Qualquer ponto da frente de combate russa onde for aplicada uma força blindada dessa magnitude (50 2A4 + 100 1A5 + 100 Marder) colapsará.

E isso não vai demorar…

Cassini
Cassini
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

O mesmo é válido para a Ucrânia, não dá para eles segurarem toda a linha de frente com a mesma força.

marku
marku
1 ano atrás

Este envio de Leo 1A5 pra Ucrânia põe o estoque de peças pra PS outros operadores a quase zero. Talvez nem modernizar valha mais a pena

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  marku
1 ano atrás

Li que a ideia do EB e modernizar parte dos Leo 1 e utilizar o restante de para peças de reposição.

rfeng
rfeng
1 ano atrás

Pobre Alemanha ta raspando o fundo e depois o que restara.

Glasquis7
Reply to  rfeng
1 ano atrás

Qual é o seu conceito de pobreza?

Azor
Azor
1 ano atrás

Divisões Panzer outra vez fora da Alemanha……já vimos este filme….

Carlos Crispim
Carlos Crispim
1 ano atrás

Touché! Marujo, é tudo conversa fiada, o Brasil não compra armamentos modernos por que não quer, simples assim. Não compra MBTs pesados por que não quer comprar, não é por que não temos estradas e pontes que suportam o peso, nem por que vai criar uma confusão logística, simplesmente os milicos não querem. Com os caças é a mesma coisa, o Brasil não compra o caça X de quinta geração por que é caro, ou por que a hora de vôo é absurda, a manutenção difícil, tudo conversa fiada. Não compra por que a FAB não quer. Não compra navios… Read more »

edimur
edimur
1 ano atrás

E tem pessoas que acredita que a Russia esta lutando contra Ucrania kkkkkkk

MARCELO MARIANO
MARCELO MARIANO
1 ano atrás

E quem vai dar manutenção nesses blindados, na inverossímil possibilidade desse equipamento sequer na Ucrânia.

W