Três Corações (MG) – Na semana passada, 882 Alunos dos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA), da Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar (EsSLog/CMVM) e do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) receberam, em cerimônia solene, o Sabre Sargento Max Wolf Filho.

Para o recebimento do Sabre, a Turma Bicentenário do Tenente Antônio João trajou o 1º Uniforme Escolar (Gala), réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

O Sabre simboliza o espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro, compromissos indispensáveis ao líder de pequenas frações. Ele é a réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932 e será conduzido, honrosamente, pelos Alunos do CFGS até o final do presente ano de instrução.

Na Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar (EsSLog/CMVM), no dia 3 de março, Rio de Janeiro (RJ), durante formatura presidida pelo Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, 336 Alunos receberam o Sabre Sargento Max Wolf Filho das mãos de seus convidados.

O Comandante da EsSLog/CMVM, Coronel Adail Rodrigues de Assunção, disse, em seu discurso, que “esse ato solene servirá de estímulo para que os Alunos prossigam dedicando-se com afinco à fase final da formação, sempre atentos aos princípios éticos e morais que norteiam nossa instituição, seguindo as suas carreiras com espírito de corpo, coesão e atitude militar correta.”

O Aluno Erick Moura Lima, Manutenção de Armamento, primeiro colocado do 1° ano CFGS, recebeu o Sabre das mãos do Comandante Logístico, General de Exército Fernandes, como justo reconhecimento por sua dedicação aos estudos.

Na ocasião, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, dirigiu-se aos Alunos dizendo que “os desafios que lhes serão apresentados servirão como ferramentas para que a EsSLog entregue ao país exemplares Sargentos do Exército de Caxias e que devem honrar o Sabre Sargento Max Wolf Filho, pois reconhecendo o valor de um Herói do Exército de ontem, contribuem para a preservação da memória nacional”.

Em Três Corações, MG, no dia 4 de março, em formatura presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, 516 Alunos da ESA e 30 Alunos do CIAvEx tiveram a honra de empunhar, pela primeira vez, o símbolo que representa a honra militar do Aluno CFGS.

O Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, falou sobre “o início de uma nova etapa na formação e qualificação, que será coroada, ao final do ano letivo, com a obtenção da divisa de 3º Sargento”. Destacou, ainda, que “ao longo do ano, por meio do processo de ensino aprendizagem, será formado e consolidado o espírito militar do Aluno, desenvolvendo-se a liderança e interiorizando-se valores, os quais são muito caros e imutáveis para a Força”.

O Comandante do Exército, General de Exército Tomás, e o Chefe do DECEx, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, entregaram o Sabre Sargento Max Wolf Filho ao Aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, da ESA, e ao Aluno Christian de Souza Brito, do CIAvEx, os mais bem colocados por mérito intelectual no 1° ano do CFGS.

O Adjunto de Comando do Exército, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, falou sobre a importância da capacitação técnico-profissional, a fim de que “a Força tenha em seus quadros graduados comprometidos, capacitados e que trabalhem de forma incansável para que o Exército cumpra da melhor forma possível suas missões constitucionais.”

Finalizando a cerimônia, o General de Exército Tomás destacou o concorrido concurso pelo qual passaram os Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, os quais, após formados, “serão os primeiros comandantes, a expressão mais concreta do profissionalismo da nossa tropa, os responsáveis reais pela imagem de um Exército profissional, comprometido com o Brasil, integrantes de um Exército cada vez mais íntegro e respeitado”.

Nas solenidades, os 882 Alunos da ESA, EsSLog e CIAvEx proferiram o juramento solene no qual juraram cultuar e manter os valores e as tradições do Exército Brasileiro: “Ao receber este Sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, prometo cultuar e manter os valores e as tradições do Exército Brasileiro.”

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heleno Mourão
Heleno Mourão
1 ano atrás

Dinheiro desperdiçado com fantasias em nome da tradição. Alguém imagina os alunos da Escola de Sargentos do Exército Israelense fantasiadinhos assim?
O EB (e as FFAA) tem que passar por uma franca atualização e profissionalização.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Heleno Mourão
1 ano atrás

Outra forças no mundo também mantêm uniformes históricos: EUA,Reino Unido, Espanha, etc.

Brandão
Reply to  Heleno Mourão
1 ano atrás

boa tarde.
Primeiro ponto: Não são fantasias, são UNIFORMES HISTÓRICOS, os conceitos são bem distintos. Quem gasta dinheiro com fantasias são as prefeituras que financiam carnaval.
Segundo ponto: As tradições e os feitos do passado são sim rememoradas em quase todos os Exércitos do mundo.
Terceiro ponto: Após a segunda diáspora, Israel existia como nação, não como estado….estado esse que só foi criado após a Segunda Guerra Mundial, e com isso, criado o Exército deles. Talvez por isso o senhor nunca os tenha visto com uniformes históricos semelhantes aos nossos.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Essa homenagem ao ato de bravura do sargento Max Wolf é uma lembrança que o EB ja lutou contra o Fascismo. A história no entanto pregou uma peça nessa Instituição com a fatídica eleição de 2018. terão mto chão pela frente para recuperar os quase 90% de apoio popular que tinham antes de Poporo.

Last edited 1 ano atrás by sub urbano
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Fatídica foi a reeoleção do molusco.