Três Corações (MG) – Na semana passada, 882 Alunos dos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA), da Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar (EsSLog/CMVM) e do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) receberam, em cerimônia solene, o Sabre Sargento Max Wolf Filho.

Para o recebimento do Sabre, a Turma Bicentenário do Tenente Antônio João trajou o 1º Uniforme Escolar (Gala), réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

O Sabre simboliza o espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro, compromissos indispensáveis ao líder de pequenas frações. Ele é a réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932 e será conduzido, honrosamente, pelos Alunos do CFGS até o final do presente ano de instrução.

Na Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar (EsSLog/CMVM), no dia 3 de março, Rio de Janeiro (RJ), durante formatura presidida pelo Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, 336 Alunos receberam o Sabre Sargento Max Wolf Filho das mãos de seus convidados.

O Comandante da EsSLog/CMVM, Coronel Adail Rodrigues de Assunção, disse, em seu discurso, que “esse ato solene servirá de estímulo para que os Alunos prossigam dedicando-se com afinco à fase final da formação, sempre atentos aos princípios éticos e morais que norteiam nossa instituição, seguindo as suas carreiras com espírito de corpo, coesão e atitude militar correta.”

O Aluno Erick Moura Lima, Manutenção de Armamento, primeiro colocado do 1° ano CFGS, recebeu o Sabre das mãos do Comandante Logístico, General de Exército Fernandes, como justo reconhecimento por sua dedicação aos estudos.

Na ocasião, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, dirigiu-se aos Alunos dizendo que “os desafios que lhes serão apresentados servirão como ferramentas para que a EsSLog entregue ao país exemplares Sargentos do Exército de Caxias e que devem honrar o Sabre Sargento Max Wolf Filho, pois reconhecendo o valor de um Herói do Exército de ontem, contribuem para a preservação da memória nacional”.

Em Três Corações, MG, no dia 4 de março, em formatura presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, 516 Alunos da ESA e 30 Alunos do CIAvEx tiveram a honra de empunhar, pela primeira vez, o símbolo que representa a honra militar do Aluno CFGS.

O Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, falou sobre “o início de uma nova etapa na formação e qualificação, que será coroada, ao final do ano letivo, com a obtenção da divisa de 3º Sargento”. Destacou, ainda, que “ao longo do ano, por meio do processo de ensino aprendizagem, será formado e consolidado o espírito militar do Aluno, desenvolvendo-se a liderança e interiorizando-se valores, os quais são muito caros e imutáveis para a Força”.

O Comandante do Exército, General de Exército Tomás, e o Chefe do DECEx, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, entregaram o Sabre Sargento Max Wolf Filho ao Aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, da ESA, e ao Aluno Christian de Souza Brito, do CIAvEx, os mais bem colocados por mérito intelectual no 1° ano do CFGS.

O Adjunto de Comando do Exército, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, falou sobre a importância da capacitação técnico-profissional, a fim de que “a Força tenha em seus quadros graduados comprometidos, capacitados e que trabalhem de forma incansável para que o Exército cumpra da melhor forma possível suas missões constitucionais.”

Finalizando a cerimônia, o General de Exército Tomás destacou o concorrido concurso pelo qual passaram os Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, os quais, após formados, “serão os primeiros comandantes, a expressão mais concreta do profissionalismo da nossa tropa, os responsáveis reais pela imagem de um Exército profissional, comprometido com o Brasil, integrantes de um Exército cada vez mais íntegro e respeitado”.

Nas solenidades, os 882 Alunos da ESA, EsSLog e CIAvEx proferiram o juramento solene no qual juraram cultuar e manter os valores e as tradições do Exército Brasileiro: “Ao receber este Sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, prometo cultuar e manter os valores e as tradições do Exército Brasileiro.”

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heleno Mourão
Heleno Mourão
25 dias atrás

Dinheiro desperdiçado com fantasias em nome da tradição. Alguém imagina os alunos da Escola de Sargentos do Exército Israelense fantasiadinhos assim?
O EB (e as FFAA) tem que passar por uma franca atualização e profissionalização.

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Heleno Mourão
25 dias atrás

Outra forças no mundo também mantêm uniformes históricos: EUA,Reino Unido, Espanha, etc.

Brandão
Reply to  Heleno Mourão
24 dias atrás

boa tarde.
Primeiro ponto: Não são fantasias, são UNIFORMES HISTÓRICOS, os conceitos são bem distintos. Quem gasta dinheiro com fantasias são as prefeituras que financiam carnaval.
Segundo ponto: As tradições e os feitos do passado são sim rememoradas em quase todos os Exércitos do mundo.
Terceiro ponto: Após a segunda diáspora, Israel existia como nação, não como estado….estado esse que só foi criado após a Segunda Guerra Mundial, e com isso, criado o Exército deles. Talvez por isso o senhor nunca os tenha visto com uniformes históricos semelhantes aos nossos.

sub urbano
sub urbano
25 dias atrás

Essa homenagem ao ato de bravura do sargento Max Wolf é uma lembrança que o EB ja lutou contra o Fascismo. A história no entanto pregou uma peça nessa Instituição com a fatídica eleição de 2018. terão mto chão pela frente para recuperar os quase 90% de apoio popular que tinham antes de Poporo.

Last edited 25 dias atrás by sub urbano
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  sub urbano
24 dias atrás

Fatídica foi a reeoleção do molusco.