O presidente russo Vladimir Putin disse que a resposta da Alemanha à explosão nos oleodutos do Mar do Norte mostrou que o país permaneceu “ocupado” e incapaz de agir de forma independente após décadas de sua rendição no final da Segunda Guerra Mundial.

Putin, entrevistado na televisão russa, também disse que os líderes europeus foram derrotados por perder seu senso de soberania e independência.

Os países ocidentais, incluindo a Alemanha, reagiram com cautela às investigações sobre as explosões que atingiram os gasodutos da Rússia no Nord Stream no ano passado, dizendo que acreditam que foram um ato deliberado, mas recusando-se a dizer quem eles acham que foi responsável.

“O problema é que os políticos europeus disseram publicamente que após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nunca foi um estado totalmente soberano,” As agências de notícias russas citaram Putin como o canal de TV estatal Rossiya-1.

“A União Soviética, em um momento, retirou suas forças e encerrou o que equivalia a uma ocupação do país. Mas isso, como é sabido, não era o caso dos americanos. Eles continuam a ocupar a Alemanha.”

Os oleodutos pretendiam levar gás russo para a Alemanha, embora desde a invasão da Ucrânia por Moscou, há um ano, Berlim tenha tomado medidas para reduzir sua dependência de hidrocarbonetos russos.

Os líderes de Berlim foram cuidadosos ao atribuir a culpa pelas explosões, com o ministro da Defesa Boris Pistorius dizendo na semana passada que as explosões poderiam ter sido uma “operação de bandeira falsa para culpar a Ucrânia”.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB
MFB
1 ano atrás

Apesar de não ser do time de adoradores de ditadores, acreditava que o Vladimir Putin estava fazendo um bom trabalho na Rússia em algumas áreas específicas. A guerra na Ucrânia jogou no lixo esta impressão. Fracasso monumental com um alto custo humano para russos e ucranianos. E Kiev não chega nunca… Fora a demonstração de despreparo e incompetência do exército russo, com uma pitada extra de equipamentos defasados (que eram vendidos pela propaganda como sendo de outro mundo)

Fez barba, cabelo e bigode para rebaixar a posição da Rússia no mundo. 

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  MFB
1 ano atrás

Ele invadiu a Ucrânia para libertar o mundo do Batalhão Azov, que, segundo o que sua trupe vendia, era a nova SS.

Nada como “um racista” para te autorizar a roubar. Todo ladrão sonha com um nazista

Jayme Santos Terra Ribeiro
Jayme Santos Terra Ribeiro
Reply to  MFB
1 ano atrás

Putin é um tirano russo , um excremento
O povo russo deveria tira-lo do poder
Está destruindo o país deles internacionalmente e a economia
Ser russo ou apoia-lo é uma vergonha
Quei chinês amarelo se oriente.
Pois Hitler foi pro saco e Rússia e China vai no mermo rumo
Tô dentro
Glória a Ucrania

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Ué, e isso é alguma novidade? A Alemanha ainda continua ocupada.
Na minha opinião, um país soberano não deveria ter bases e tropas de um país alheio em seu território.

Aeb30
Aeb30
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

E Alemanha enfrenta problemas cada vez mais complexos.
Vem enfrentando uma gravíssima crise energética que está minando sua economia, vem se complicando no campo político e agora no militar.
Eva Hoegl, representante do Bundeswehr no Parlamento, foi taxativa: Tropas alemãs sofrem deficiências de tudo graças às ajudas à Ucrânia.
A cizânia começa a se instalar entre os europeus, exatamente como Putin previu.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Eu não sei se sofrem tanto assim com falta de energia ou a imprensa e os políticos ficam jogando engodos o tempo todo.
Passaram o ano de 2022 inteiro falando em falta de gás, não tem gás pra nada, vai ser o apocalipse no inverno etc. Quando chegou perto de dezembro estavam com as reservas quase cheias, o inverno passou, acho que nem racionamento teve, mas os engodos continuam a ser jogados.

Já devem ter suprimentos em quantidade vindos de outro lugar e só ficam esperneando na TV.

Mengao
Mengao
1 ano atrás

Vc pode ser a favor da Ucrânia ou Rússia.
Mas com relação a ocupação militar da Alemanha e do Japão após o fim da II guerra, no caso da Alemanha no fim da guerra fria os soviéticos se retiraram, os norte-americanos não.

Carlos
Carlos
Reply to  Mengao
1 ano atrás

Apenas para recordar que apôs o fim da II Guerra a Alemanha foi dividida em quatro partes, cada uma sob responsabilidade das potências “vencedoras”, EUA, Reino Unido, França e URSS e com a queda do muro de Berlim deu-se a reunificação da Alemanha e com isso a soberania alemã também se deu, mas a Alemanha entrou na OTAN dez anos apôs o fim da IIGG, como tal a presença de militares da OTAN é possível e desejável quando existem lideres autocráticos e com desejos de expansão imperial. Recordo também que já Trump quis mudar a base de Rammstein da Alemanha… Read more »

Jayme Santos Terra Ribeiro
Jayme Santos Terra Ribeiro
Reply to  Mengao
1 ano atrás

Saíram sim
Lah tem eleições livres e limpas
A questão militar é estratégica de defesa.

Lucena
1 ano atrás

Oportunidade de ouro para os alemães e os japoneses está acontecendo…de reativarem a sua politica militar bem nas barbas dos americanos/ingleses. . Dizem que os americanos fizeram uma grande mancada e colocar os russos e chineses no mesmo lado…juntos. . E também… fizeram outra burrada … dá aos alemães e aos japoneses um ótimo argumento para reativarem a sua política militar … a História nos lembram muito bem .. como foram o poderio militar dos alemães e japoneses … para a Europa e para a Asia. . Acredito…. que os alemães e japoneses irão usar o ” inimigo” russo e… Read more »

MFB
MFB
Reply to  Lucena
1 ano atrás

Me desculpa, mas esse seu texto é completamente desprovido de lógica. Só faltou falar da Itália e da reativação do eixo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Lucena
1 ano atrás

“a História nos lembram muito bem .. como foram o poderio militar dos alemães e japoneses … para a Europa e para a Asia.”

Ambos fizeram muita m*, e ambos foram derrotados, o Japão levou duas nukes na cabeça, se tentarem fazer o que fizeram no passado, serão derrotados novamente, mas, acho que isso tudo é passado, até porque, os países invadidos por ambos, não são mais os mesmos em termos militares.

WSilva
WSilva
Reply to  Lucena
1 ano atrás

”Acredito…. que os alemães e japoneses irão usar o ” inimigo” russo e chines para voltar a sua época dourada antes da II GM” Japão e Alemanha devem torcer intimamente pelo sucesso de China para que assim o cabresto americano em seus países fique mais frouxo, a divisão de poder entre EUA e China e outros países é beneficia para todos, menos para os EUA. Foi assim que muitos povos se libertaram da chibata britanica, quando a potência hegemonica perde força. É bem verdade que o japonês morre de medo de imaginar o que o chinês faria com eles em… Read more »

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

Realmente essa guerra me decepcionou em relação a capacidade militar da Rússia, por um tempo eu achei qui ela sozinha aguentaria uma guerra contra os paises da europa em conjuto, hj acho qui se a Rússia invadir a Polônia os outros membros da otan não precisaria nem colocar suas tropas em campo so bastava enviar armas como estão fazendo na Ucrânia qui a Polônia espulsaria os russos facil.

Hank Voight
Hank Voight
1 ano atrás

No atual estágio das coisas apenas resta ao @nã0 do Kremlin bravatear.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
1 ano atrás

Qual é mais bonito: S-70 ou Mil Mi-17?