Dirigindo para o interior da floresta, o silêncio entre os pinheiros imponentes e o céu azul claro era estilhaçado a cada poucos segundos pelo som de explosões distantes das batalhas da linha de frente no leste da Ucrânia.

Guiando-nos pela floresta a pé, os soldados ucranianos finalmente nos levaram a uma clareira onde nos mostraram os destroços de um drone armado que eles disseram ter abatido com suas armas automáticas AK-47 no fim de semana.

O drone era um Mugin-5, um veículo aéreo não tripulado (UAV) comercial fabricado por um fabricante chinês com sede na cidade portuária de Xiamen, na costa leste da China.

Alguns blogueiros de tecnologia dizem que as máquinas são conhecidas como “drones Alibaba”, pois estão disponíveis para venda por até US$ 15.000 em sites de mercados chineses, incluindo Alibaba e Taobao.

A Mugin Limited confirmou à CNN que era a fuselagem deles, chamando o incidente de “profundamente infeliz”.

É o exemplo mais recente de um drone civil sendo adaptado e armado desde a invasão russa da Ucrânia , um sinal da rápida mudança nos padrões de guerra.

“Na linha de frente, basicamente, o tempo todo estamos conduzindo reconhecimento aéreo”, disse Maksim, um lutador de defesa territorial de 35 anos que queria usar apenas seu primeiro nome.

Baixa altitude

Durante a noite de sexta para sábado, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) disse à CNN que seus agentes baseados em território controlado pela Rússia os alertaram de que um UAV havia sido lançado de lá, indo em direção a um alvo ucraniano.

A SBU então deu o alarme com unidades militares baseadas no leste da Ucrânia, perto da cidade de Sloviansk.

Por volta das 02:00 de sábado, combatentes da 111ª Brigada das Forças de Defesa Territorial da Ucrânia ouviram o drone acima de sua cabeça e até viram uma luz piscando na aeronave.

“Pelo som, pela luz do sinal, as tropas atiraram muito nele e derrubaram o UAV”, disse Maksim.

Maksim disse que o UAV estava voando em altitude muito baixa – perto o suficiente para derrubá-lo com armas portáteis.

Agora caído no chão da floresta, um buraco de bala era visível no nariz da máquina, que havia se quebrado e sofrido danos significativos.

Perto dali, os soldados também nos mostraram uma pequena cratera na terra que foi criada pela carga do UAV – uma bomba de aproximadamente 44 libras (20 quilos), que mais tarde foi detonada com segurança pelos combatentes.

Em um vídeo compartilhado com a CNN, os combatentes ucranianos mostraram como conectaram uma carga de demolição fabricada nos Estados Unidos e correram pela floresta até o caminhão, antes de partirem em alta velocidade.

A uma distância de cerca de 1.640 pés (500 metros), eles pararam o veículo e se viraram para filmar o poderoso impacto da explosão – um lembrete do dano potencial que poderia ter causado se tivesse atingido o alvo pretendido em solo ucraniano.

A CNN procurou o Ministério da Defesa da Rússia para comentar o incidente, mas ainda não recebeu uma resposta.

‘Rude, sem sofisticação’

O drone comercial armado não tinha uma câmera instalada, o que significa que não poderia ter sido usado para vigilância e, essencialmente, o torna semelhante a uma “bomba burra”, de acordo com Chris Lincoln-Jones, oficial aposentado do exército britânico e especialista em drones. guerra.

“Esse drone em particular que estamos analisando seria muito mais eficaz se tivesse uma câmera decente”, disse Lincoln-Jones.

Ele acrescentou que a máquina acrescenta mais evidências à teoria de que a Rússia não é a superpotência militar que o mundo esperava.

“Esta parece ser uma forma muito rudimentar, pouco sofisticada e pouco avançada tecnologicamente de conduzir as operações”, disse, acrescentando que o preço das máquinas é muito barato em termos militares.

“Os ucranianos têm que fazer o que puderem”, acrescentou, então espera que eles usem “muito mais armas improvisadas”.

Em janeiro, autoridades da região de Luhansk, controlada pela Rússia, no leste da Ucrânia, afirmaram em um post no Telegram que haviam derrubado um Mugin-5 lançado por forças ucranianas.

As autoridades ucranianas não comentaram sobre esse incidente em particular, mas especialistas disseram que há evidências de que ambos os lados do conflito utilizaram essa tecnologia.

“Tanto a Rússia quanto a Ucrânia usaram plataformas chinesas comercialmente disponíveis como esta durante o conflito, inclusive em funções armadas”, disse NR Jenzen-Jones, especialista em inteligência de armas e munições e diretor da consultoria Armament Research Services.

“Nesse caso, o Mugin-5 Pro provavelmente estava sendo usado em uma função de ‘bombardeiro’, e não como um UAV de ataque unidirecional (OWA, também chamado de ‘sacrifício’)”, disse Jenzen-Jones.

A munição carregada no drone provavelmente era um projeto de “alta fragmentação explosiva”, que era “simples e não muito aerodinâmico”, disse ele.

Jenzen-Jones acrescentou que o mecanismo de liberação da bomba parecia ter sido feito com componentes impressos em 3D, o que “sugere que o UAV foi rapidamente adaptado”.

‘Não estamos felizes com isso’

À medida que o armamento evolui em tempo real nos campos de batalha da Ucrânia, as empresas civis por trás da tecnologia que está sendo armada para matar agora estão lutando para encontrar maneiras de impedir que seus produtos entrem na cadeia de suprimentos militar.

“Não toleramos o uso. Estamos fazendo o possível para pará-lo ”, disse um porta-voz da Mugin Limited à CNN.

Em uma declaração anterior publicada no site da empresa em 2 de março, a Mugin Limited disse que “condena” o uso de seus produtos durante a guerra e disse que parou de vender produtos para a Rússia ou a Ucrânia no início da guerra.

A CNN também procurou meia dúzia de outras empresas cujas peças eletrônicas eram visíveis no UAV abatido.

Isso inclui servos fabricados pela MKS, uma fabricante taiwanesa de dispositivos eletrônicos.

“Alguns fabricantes de UAV podem adotar servos MKS em seus produtos acabados para uso militar, não estamos felizes com isso e é contra a missão e visão de nossa empresa”, disse um porta-voz da empresa em um e-mail à CNN.

O aviso de isenção de responsabilidade do site MKS também afirma que seus produtos são “proibidos” para qualquer uso ilegal ou militar.

Um sensor na placa de circuito adaptada do UAV foi fabricado pela Novatel, parte do grupo Hexagon com sede no Canadá, que fornece indústrias como “agricultura, construção e automotiva”.

“Para todos os produtos controlados por exportação, temos processos de controle extensivos para garantir que sejam fornecidos em conformidade com as leis de exportação aplicáveis”, disse um porta-voz da Hexagon à CNN por e-mail.

“Em abril de 2022, também tomamos a decisão de congelar todas as atividades comerciais na Rússia.”

Apesar dos sinais de que o uso da tecnologia UAV neste conflito está aumentando, o soldado ucraniano Maksim nega que isso tenha se tornado uma guerra dos drones.

“Não é uma guerra de tecnologia”, disse ele. “A guerra é, em primeiro lugar, uma guerra de pessoas.”

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno
Bueno
1 ano atrás

Caramba… Drone XMobots Nauru 500 parece uma copia melhorada dos Mugin VTOL 

https://www.muginuav.com/product-category/vtol-uav/

Olha o preço !

$13,999.00

https://www.muginuav.com/product/mugin-5-pro-5000mm-vtol-uav-platform-8-motor-mounts/

kkk

Last edited 1 ano atrás by Bueno
M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Não sei de onde você tirou o “melhorada”

Nilo
Nilo
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Qual preço de um Nauru 500 C.?

Guacamole
Guacamole
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Os $13,999.00 + a porcentagem que os brasileiros botarem de lucro em cima + imposto de importação e demais taxas 😂

Bueno
Bueno
Reply to  Nilo
1 ano atrás
Bueno
Bueno
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Veja o preço deste aqui R$26.000,00 MAVIC 3,

categorias 0 parecido com o MAVIC 2 Comprado pelo EB , recebido em Dezembro 2022

https://www.dronescompany.com.br/drone-dji-mavic-3-kit-fly-more-combo-alcance-15-km-46-minutos-de-vo

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Há uma clara linha divisória nos conflitos militares, podem ser classificados em antes dos drones e depois dos drones. Essa linha fica muito clara quando é possível ver dois MBTs russos sendo atacados por drones ucranianos. O tipo de drone usado no ataque não foi informado, mas parece o ataque partiu de drones comerciais adaptados para lançar munições em veículos militares russos com grande efeito. E … como é de praxe … os ucranianos deixaran um post no Twitter: “Um tanque russo T-80BV foi destruído pela 72ª Brigada Ucraniana usando munições lançadas por drones em Donetsk Oblast. Um T-80BVM que… Read more »

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

antes e depois do ferro
Antes e depois da pólvora
antes e depois da metralhadora
antes e depois do Tanque
antes de depois do drone agora

esqueci algo de lá pra cá?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

esqueceu dos aviões aí…. futuramente na minha opinião será os robôs, como os países ricos estão ficando velhos, precisarão de robôs soldados para compensar a falta de soldados humanos

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos