A Polônia acusou seis estrangeiros de prepararem atos de sabotagem e espionarem para a Rússia, informou o ministro do Interior polonês, Mariusz Kaminski.

Kaminski disse que os seis eram “estrangeiros do outro lado da fronteira oriental” e tentaram sabotar o fornecimento de ajuda militar para a Ucrânia.

Os promotores também estão preparando acusações contra outras seis pessoas detidas. Kaminski disse que uma célula estaria preparando “ações de sabotagem” na Polônia.

“Como as evidências indicam, esse grupo monitorou linhas ferroviárias. Suas tarefas incluem monitorar e documentar o transporte de armas para uma Ucrânia”, disse Kaminski em entrevista coletiva na manhã de quinta-feira.

“Os suspeitos também estavam preparando as ações de sabotagem com o objetivo de paralisar o envio de equipamentos, armas e ajuda à Ucrânia.”

Seis dos suspeitos foram acusados de espionagem para a Rússia e participação em grupo criminoso organizado, após terem sido detidos como parte de uma operação realizada pela Agência de Segurança Interna da Polônia (ABW).

Os funcionários da ABW contrataram câmeras, equipamentos eletrônicos e transmissores de GPS que são monitorados em transportes de ajuda para uma Ucrânia.

O grupo também tinha como missão realizar atividades de propaganda para sabotar as relações entre Polônia e Ucrânia e incitar atitudes hostis entre a Polônia e a Otan, disse Kaminski.

O ABW tem evidências de que o grupo foi pago pela inteligência russa.

Na quarta-feira, uma estação de rádio polonesa RMF FM informou que as algumas câmeras foram encontradas no aeroporto regional de Rzeszow-Jasionka, que foi convertido em um centro de logística internacional que recebe suprimentos militares e humanitários para uma Ucrânia.

Aeronaves militares e de transporte dos EUA e de toda a Europa operam regularmente a partir deste aeroporto, onde são vistas tropas americanas ao lado de jipes Humvees. O aeroproto está a cerca de 100 km ( 62 milhas ) da fronteira ucraniana.

Washington considera implantar sistemas de defesa aérea US Patriot para proteger o aeródromo. No mês passado, o presidente da EUA, Joe Biden, pousou neste mesmo aeroporto a caminho de Kiev.

O conflito de espionagem de décadas entre a Rússia e o Ocidente se intensificou desde o início da guerra na Ucrânia.

A Polônia é um dos aliados mais fortes da Ucrânia e suas forças de segurança prenderam várias pessoas sob suspeita de espionagem para a Rússia desde a invasão em fevereiro passado.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

Rede de espionagem desbaratada…

Prisão decretada pela corte internacional…

Realmente não é uma época fácil pro criminoso.

Digo, enxadrista

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 ano atrás

A escalada só vai se intensificando…

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

Pois é, ainda bem o EUA não fazem isso mundo afora, já pensou!

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Brasil sempre perde oportunidade, com a guerra na Ucrânia se conseguiria projetos a preço de banana e de quebra repatriação o que pudesse de cientistas ucranianos,russos.
Mas vamos lembrar que um casal de estadunidenses trouxe de ” bandeja” um projeto de submarinos, sabe o que aconteceu? Os espiões foram entregue kkkkk,até quando vamos viver no mundo da Alice?