Russos teriam repelido ataque ucraniano contra posições ocupadas no sul do país

Fontes russas afirmaram que forças ucranianas conduziram ataques localizados em Zaporizhia Oblast em 15 de março. Milbloggers russos ampliaram imagens geolocalizadas em 15 de março mostrando forças ucranianas (provavelmente menos que uma companhia) conduzindo um ataque a posições russas cerca de seis quilômetros ao sul de Orikhiv.

Fontes russas afirmaram que as forças ucranianas tentaram atacar posições do 70º Regimento de Fuzileiros Motorizado (42ª Divisão de Fuzileiros Motorizada, 58º Exército de Armas Combinadas, Distrito Militar do Sul) perto de Novodanylivka (5 km ao sul de Orikhiv) e as posições do 291º Regimento de Fuzileiros Motorizado (42ª Divisão de Fuzileiros Motorizada, 58º Exército de Armas Combinadas, Distrito Militar do Sul) e a 22ª Brigada SPETSNAZ perto de Polohy (34 km a sudeste de Orikhiv).

Fontes russas afirmaram que as forças russas repeliram os ataques ucranianos, destruíram até cinco tanques ucranianos e dois veículos blindados e feriram e mataram pessoal ucraniano. A autoridade de ocupação do Oblast de Zaporizhia, Valdimir Rogov, caracterizou os ataques ucranianos perto de Polohy como uma operação de reconhecimento em força.

Um proeminente milblogger russo afirmou em 16 de março que as forças ucranianas fizeram a transição para combates posicionais na área de Hulyaipole após os supostos ataques fracassados ​​nas áreas de Orikhiv e Polohy e que as forças russas repeliram um grupo ucraniano de sabotagem e reconhecimento perto de Vasylivka (38 km a sudoeste de Orikhiv). Outro milblogger russo afirmou que as forças ucranianas continuaram os ataques a IVO Polohy em 16 de março.

FONTE: ISW