Os Estados Unidos confirmaram que munições chinesas foram usadas em campos de batalha na Ucrânia e suspeitam que elas tenham sido disparadas por forças russas, disseram fontes do governo na sexta-feira.

Ainda não está claro se a munição foi fornecida pela China, disseram as fontes do governo dos EUA, acrescentando que Washington está pronto para agir se for verificado que Pequim fez os embarques.

Em meio a uma miríade de desentendimentos entre os Estados Unidos e a China, autoridades disseram recentemente que Washington possui informações de inteligência indicando que Pequim está considerando enviar armas e munições para a Rússia.

“É algo sobre o qual estamos vigilantes e continuamos a observar com cuidado”, disse um funcionário do Departamento de Estado dos EUA à Kyodo News.

Os Estados Unidos notificaram alguns de seus parceiros sobre a confirmação, segundo as fontes.

A confirmação veio quando o presidente chinês, Xi Jinping, planeja viajar a Moscou para uma visita de Estado de três dias a partir de segunda-feira. Em sua primeira viagem à Rússia desde o início da invasão da Ucrânia em fevereiro do ano passado, é esperado que Xi reafirme seus laços estreitos com o presidente russo, Vladimir Putin.

Em conversas com Xi, o presidente dos EUA, Joe Biden, o alertou sobre as sérias consequências se a China fornecer apoio militar à Rússia para sua guerra na Ucrânia.

O governo dos EUA determinou que a munição encontrada na Ucrânia foi produzida na China após analisar sua composição e outros fatores, disseram as fontes. No entanto, eles não divulgaram que tipo de munição foi encontrada.

Com a guerra na Ucrânia entrando em seu segundo ano, a confirmação pode aumentar ainda mais as tensões entre os Estados Unidos e a China. Biden disse no início desta semana que espera falar com Xi em breve, sem dar mais detalhes.

A China tem tentado cada vez mais se apresentar como um mediador de paz neutro e repetidamente negou qualquer intenção de fornecer armas à Rússia para a guerra na Ucrânia. Mas evitou condenar a invasão russa.

À medida que os combates no leste da Ucrânia se intensificam, autoridades ocidentais disseram que as tropas russas e o Grupo Wagner, uma força mercenária que luta pelo Kremlin, têm lutado com a escassez de projéteis.

O fundador da empresa militar privada, Yevgeny Prigozhin, acusou no mês passado os militares russos e o Ministério da Defesa de não fornecer munição suficiente para seus caças.

Enquanto os militares ucranianos também enfrentam escassez, a força mercenária está agora tentando desviar armas de suas operações em outros países para uso na guerra em curso, segundo as fontes.

O site de notícias norte-americano Politico informou esta semana que empresas chinesas enviaram a entidades russas 1.000 rifles de assalto, peças de drones e outros equipamentos com potencial uso militar.

Dados alfandegários mostraram que os embarques foram feitos entre junho e dezembro do ano passado, segundo o Politico.

Ele disse que os dados não mostram se os itens foram enviados para a Rússia especificamente para ajudar seu esforço de guerra na Ucrânia.

“Ainda temos o mesmo nível de preocupação que tínhamos na semana passada sobre o potencial da China de fornecer armas letais e capacidades letais para a Rússia”, disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, em entrevista coletiva na sexta-feira. “Ainda não acreditamos que eles tenham tirado isso da mesa.”

FONTE: KyodoNews.net

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
1 ano atrás

EUA compra peças até de caças da China, compra AK-47,…..

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Quem garante que não foram os EUA mesmo que doaram essas munições para as tropas ucranianas.
False Flag.

RSmith
RSmith
1 ano atrás

Não estou entendendo…. O EUA esta reclamando da China pois aparentemente eles, os chineses, estão fornecendo munição para a Russia… e os EUA não estou fornecendo munição para a Ucrânia?

leonidas
leonidas
Reply to  RSmith
1 ano atrás

Mas na Geopolítica quem faz algo ser certo ou errado, direito ou abuso é o peso da pancada que ele tenha. Novidade nenhuma, o que choca é ver nações como o Brasil se permitir usar e cair em armadilhas como a recente declaração do TPI onde o Brasil (por razões que só nossos políticos podem mesmo explicar) se tornou signatário dessa aberração. Oras os EUA além de não ser signatários ainda ameaçou juízes deste mesmo tribunal que ousassem processar ou condenar cidadãos norte americanos envolvidos em abusos no Afeganistão, Iraque etc Mas apesar disso mexeu seus pauzinhos e fez com… Read more »

Underground
Underground
Reply to  leonidas
1 ano atrás

… “o que choca é ver nações como o Brasil se permitir usar e cair em armadilhas como a recente declaração do TPI onde o Brasil (por razões que só nossos políticos podem mesmo explicar) se tornou signatário dessa aberração.”
Sabe o que é isso? É a tal da “neutralidade” que basicamente é querer agradar a todos.

Bueno
Bueno
Reply to  leonidas
1 ano atrás

A Paz é imposta, e quem impõe é o mais Forte, dentro dos seus termos. Neste caso não irão conseguir impor a “paz” na Ucrania tão cedo, esta guerra se prologará com o Ocidente fomentado a guerra na Ucrania contra um país que também é Forte. Se a China auxiliar abertamente a Rússia a “paz” vira dentro dos termos Russos, se a China mantiver neutra, esta guerra prolongara com possibilidade de ultrapassar as fronteiras da Ucrania chegando a Moldávia, aí ficara difícil para a OTAN não entra abertamente e com força total nesta guerra, a Rússia cumprirá a ameaça usará… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Se a China não parar seu apoio à Rússia, provavelmente os Estados Unidos irão ajudar Taiwan com mísseis balísticos de médio alcance.
A China tem muito mais a perder nesta disputa.

Rafa
Rafa
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Mesmo que isso ocorra, nada vai impedir a chuva de mísseis que a China vai jogar em Taiwan se a China assim o quiser.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rafa
1 ano atrás

Dois sub tawianeses com armas nucleares impedem tranquilamente a china de fazer qualquer coisa….só os EUa ameaça com isso que os chineses no seu devido lugar.

Aeb30
Aeb30
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

A Coreia do Norte é um problema muito, mas muito maior para os EUA do que Taiwan para a China.

Andre
Reply to  Rafa
1 ano atrás

isso ai está parecendo aquela “Se eu quiser tomo Kiev em 2 semanas”

Douglas
Douglas
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Taiwan cedo ou tarde vai cair, e não vai ter NENHUM pais no mundo que faça algo contra! O destino dessa ilha tá na mesa dos Chineses e na hora certa ela vai se tornar parte da China, seja pela força ou não.

Andre
Reply to  Douglas
1 ano atrás

E essa hora que parece nunca chegar… será que até o ano 2641 vai ter chego?

Luciano Prado
Reply to  Andre
1 ano atrás

Taiwan é uma região desenvolvida e super povoada, inclusive com muitos cérebros e tecnologias que interessam a China, além disso o comércio bilateral entre os dois é de mais de 150 bilhões de dólares, não é como a empobrecida Ucrânia.

Andre
Reply to  Luciano Prado
1 ano atrás

Ou seja, vai ser ainda mais difícil do que a desastrosa invasão russa da Ucrânia.

Aeb30
Aeb30
Reply to  Andre
1 ano atrás

Não se preocupe se 2641 vai ter chegado ou não.
Melhor os EUA ficarem preocupados com o ano que vem.
Um ano após o outro.

WSilva
WSilva
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Certo, e aí a China faz o mesmo com Argentina, Cuba e Venezuela. rs

gordo
gordo
1 ano atrás

Tão válido quanto as armas químicas que o Iraque tinha. Os EUA só querem um pretexto para dar o próximo passo já calculado na sua corrida contra a China. Não podem vencer mais no campo econômico, dois bancos quebrados, sistema financeiro pedindo para o governo garantir os depósitos, bilionários com moedas eletrônicas sem lastro e por aí vai. Então, só sobra o atrito e sanções que bloqueiem a economia Chinesa na marra porque uma guerra é literalmente decretar um novo ano zero para a humanidade. Quero ver como o Brasil vai se portar perante a China nessa nova guerra fria… Read more »

suterminator
suterminator
Reply to  gordo
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Wagner
Wagner
Reply to  suterminator
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  gordo
1 ano atrás

Brasil se portar, Brasil está pensando em carnaval big brother, jóias da Micheque, Dilma para quebrar banco dos brics, lula com seus delírios achando que tem cheat de dinheiro infinito. E Bozo foragido…

Simas
Simas
1 ano atrás

E daí?
Se os EUA não sabem, China e Rússia são aliadas e graças a Mr.Biden vão reforçar essa aliança ainda mais no dia 20/03, quando Jinping chega a Moscou.
Biden vai ganhar o título de vendedor nº 1 de armas chinesas.
Acostumem-se.
O novo Mundo chegou

Underground
Underground
Reply to  Simas
1 ano atrás

Um novo Mundo de fato chegou. Países começam a tomar posições. A Índia, como exemplo, está tomando a posição junto aos EUA, Inglaterra, Austrália, Japão, porque seus interesses divergem dos chineses.
A Rússia, por necessidade, vai virar dependente dos chineses.
As pessoas torcem pela quebra dos EUA, mas esquecem que o barco Terra é um só. Vai todo o Mundo para o buraco.
A pergunta é: que lado ficaremos?

Mengao
Mengao
Reply to  Underground
1 ano atrás

Índia está com os BRICS. Rússia e China são aliados. No Brasil infelizmente muitos querem ser explorados pelos EUA, é oque eles sempre fizeram com o Brasil, quer ficar do lado dos EUA? Ok, entrega a Embraer pra eles, Alcântara já foi entregue, etc. É isso que os EUA quer e sempre quis para o Brasil, um país fraco, sem base industrial, militar e tecnológica, pois eles não aceitam rivais nas América do Sul. Só ver que no governo Bolsonaro forneceram sucata para as Forças Aramadas. Sempre sabotam o Brasil. O Brasil fez um acordo no passado com a Ucrânia… Read more »

RSmith
RSmith
Reply to  Underground
1 ano atrás

Falou Verdades verdadeiras…
de que lado ficara o Brésil? gostaria de dizer “Do nosso lado” porem com os politicos que temos…. só Deus sabe!

Aeb30
Aeb30
Reply to  Underground
1 ano atrás

Só para atualizar.
Terminou a Reunião de 5 HORAS entre Putin e Jiping.
Estavam decidindo os destinos do Mundo.
Acho que chegou a hora da verdade para o Ocidente.
E o caldo vai entornar.

Andre
Reply to  Simas
1 ano atrás

Depois do Putin ter sido eleito o vendedor do ano pela indústria bélica ocidental, será que o Biden vai vender tanto quanto o Putin?

O mais impressionante nesse novo mundo é o lugar que a Rússia está tomando, dependendo de drones e misseis Iranianos, além de munição chinesa. Considerando que os russos estão enviando equipamentos capturados para o Irã então….triste fim para a antiga potência.

Aeb30
Aeb30
Reply to  Andre
1 ano atrás

O problema do Biden vai ser receber depois.
Talvez com o dinheiro depositado no SVB ou no Credit Suisse.

Andre
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Se os chineses forem pagar comissão, provavelmente devem usar um dos outros mais de 4 mil bancos que existem nos EUA e pagar em dólares, como fazem com todas as demais transações com seu maior parceiro comercial.

Lucena
1 ano atrás

Fico imaginando a China colocando a disposição da Rússia o seu gigantesco parque industrial militar; será munições que não acaba mais.

Simas
Simas
Reply to  Lucena
1 ano atrás

Há um tempo, um forista escreveu aqui que a aliança Rússia-China seria a maior potência já vista na História. Concordo plenamente. A China com suas enormes população, economia e poder militar unida a uma Rússia com suas capacidades militar e desenvolvimento de armas, não podem ser equiparadas a nada que seus inimigos possam sonhar em ter. Seriam 1,6 bilhão de habitantes com mais de um terço da produção industrial do Planeta. E ainda vastas reservas de tudo o que vc possa imaginar de minerais, energia e etc. E nem vamos colocar nessa união alguns pesos pesados que vão se unir… Read more »

RSmith
RSmith
Reply to  Simas
1 ano atrás

boa analise Simas, só cometeu um equivoco… o Vietnã não tem tanto peso assim e não tem boas relações com a China!

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Como dizia um pessoal que passava panos para as m* que os americanos faziam e fazem ao redor do mundo: “O mundo não é um lugar justo, a política de galinheiro deve imperar, quem pode mais, chora menos…” Agora esse mesmo pessoal não diz mais isso, mudaram de idéia, mas, como dizem por aí, o print é eterno.

Alex Silva
Alex Silva
1 ano atrás

EUA querendo balizar o comportamento da China sobre o conflito na Ucrânia? O establishment político americano age como o vilão do filme do Austin Powers, que acordou da criogenia achando que ainda estava na década de 1960…o constrangimento vai ser quando “despertarem” do tal “sono criogênico” a que aparentemente ainda estão submetidos e perceberem, tal qual o vilão do filme, que os tempos/circunstâncias inapelavelmente mudam, na medida que os anos vão passando…quer goste ou não…

Nilo
Nilo
Reply to  Alex Silva
1 ano atrás

É uma visão ultrapassada a do governo e da elite americana, criaram um ambiente de conflito e confrontação em que se pergunta, EUA, a sociedade americana está dispostas a abrir mão do mercado consumidor e produtor barato da China? Não. A Europa subordinada aos EUA está disposta a abrir mão do mercado consumidor chines de produtos entre eles de luxo? Não, estão dispostos americanos a abrir mão de recursos minerais estratégicos da Rússia ou a Europa abrir mão da competitividade da energia barata (fornecedor da China) da Rússia, lembrando que temos agora Iran e A.Saudita com relações diplomáticas normalizadas sob… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
RSmith
RSmith
Reply to  Nilo
1 ano atrás

… pois é… é nisso que da eleger uma “múmia” como presidente!

José Milome
José Milome
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Concordo. O maior vilão dessa história se chama Joe Bidem, o pior presidente que a Democracia Americana já produziu, apesar da arrogância Americana os outros presidentes sabiam mover as peças do tabuleiro, esse aí vai colocar os EUA em chek. Quanto a Ucrânia, já se ferrou.

Slowz
Slowz
1 ano atrás

Agradeça enquanto for só munição .

Magaren
Magaren
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Imagina quando chegar as bugigangas de plásticos que duram 10 segundos depois de tirandas da embalagem?
Ai é que veremos uma mudança na guerra

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

O imperialismo atlanticista não é o dono do mundo, China e Russia negociam porque tem soberania.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

É… Antigamente era a ex-URSS que ditava as ordens. Agora é a China. Bem vindo ao século XXI!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Rússia é um vassalo chinês no máximo

Machado
Machado
1 ano atrás

É incrível como ainda tem um monte de lambe botas de norte americanos depois de tudo que eles já nos fizeram. Vai gostar de ser vassalo assim em Miami….

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
1 ano atrás

Ue mas não era a russia que nunca enfrentaria falta de munição e agora ta precisando de armas e munições chinesas? kkkk

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Mas essa munição é de quê ? Fuzil, míssil, foguete ou de carro de combate ?