Em 2018, os EUA ameaçaram prender juízes do TPI se eles perseguissem americanos por crimes de guerra no Afeganistão

108

Os Estados Unidos ameaçaram, em 2018, prender e sancionar juízes e outros funcionários do Tribunal Penal Internacional (TPI ou ICC – International Criminal Court) se ele acusasse qualquer americano que serviu no Afeganistão por crimes de guerra

O então assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, chamou o órgão de direitos humanos com sede em Haia de “irresponsável” e “totalmente perigoso” para os Estados Unidos, Israel e outros aliados, e disse que qualquer investigação sobre membros do serviço americano seria “uma investigação totalmente infundada e injustificável”. ”

“Se o tribunal vier atrás de nós, Israel ou outros aliados dos EUA, não ficaremos quietos”, disse Bolton.

Ele disse que os EUA estão preparados para impor sanções financeiras e acusações criminais a funcionários do tribunal se eles processarem qualquer americano.

“Vamos proibir seus juízes e promotores de entrar nos Estados Unidos. Vamos sancionar seus fundos no sistema financeiro dos EUA e vamos processá-los no sistema criminal dos EUA”, disse ele.

“Faremos o mesmo por qualquer empresa ou estado que auxilie uma investigação do TPI sobre americanos”, disse ele.

Bolton fez os comentários em um discurso em Washington para a Federalist Society, uma poderosa associação de conservadores jurídicos.

Investigação sobre maus-tratos a detentos

Bolton apontou para o pedido de um promotor do TPI em novembro de 2017 para abrir uma investigação sobre supostos crimes de guerra cometidos pelos militares e oficiais de inteligência dos EUA no Afeganistão, especialmente sobre o abuso de detidos.

Nem o Afeganistão nem qualquer outro partido do governo no Estatuto de Roma do TPI solicitaram uma investigação, disse Bolton.

Ele disse que o TPI poderia abrir formalmente a investigação “a qualquer momento”.

Ele também citou um movimento rdos líderes palestinos para que as autoridades israelenses sejam processadas no TPI por violações dos direitos humanos.

“Os Estados Unidos usarão todos os meios necessários para proteger nossos cidadãos e os de nossos aliados de acusações injustas por este tribunal ilegítimo”, disse Bolton.

“Não cooperaremos com o TPI. Não forneceremos assistência ao TPI. Certamente não nos juntaremos ao TPI. Vamos deixar o TPI morrer por conta própria.”

‘Ameaça’ à soberania dos EUA

A condenação do TPI se somou à rejeição da Casa Branca a muitas instituições e tratados supranacionais que o presidente não acredita beneficiar os Estados Unidos.

Bolton também condenou o registro do tribunal desde que ele começou formalmente em 2002 e argumentou que a maioria das nações importantes não havia aderido.

Ele disse que obteve apenas oito condenações, apesar de gastar mais de US$ 1,5 bilhão, e disse que isso não impediu as atrocidades em todo o mundo.

“Na verdade, apesar das investigações em andamento do TPI, atrocidades continuam ocorrendo na República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Síria e muitas outras nações.” ele adicionou.

Mas Bolton disse que a principal objeção do governo do presidente Donald Trump é a ideia de que o TPI poderia ter autoridade superior à Constituição e à soberania dos EUA.

“Em termos seculares, não reconhecemos nenhuma autoridade superior à constituição dos Estados Unidos”, disse ele.

“Este presidente não permitirá que cidadãos americanos sejam processados por burocratas estrangeiros e não permitirá que outras nações ditem nossos meios de autodefesa.”

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

108 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fish
Fish
1 ano atrás

A verdade que o TPI só serve para países sub desenvolvidos, irrelevantes mundialmente e frágeis.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Fish
1 ano atrás

Caro. o TPI é herdeiro direto dos julgamentos de Nuremberg e Tóquio após o fim da II Guerra. È um avanço civilizatório. O fato dos EUA não o reconhecerem é uma das inúmeras contradições da democracia dos EUA. Eu torço para que um dia, ele elejam um presidente que reconheça a importância do TPI mas para isso eles precisam antes reformar o sistema eleitoral anacrônico, pensando para eleger presidentes em um período no qual as cartas eram levadas de cavalo.

Francisco
Francisco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer desculpe mas foram julgamentos pautados pela “vontade” dos que venceram a guerra, não entro no mérito dos julgamentos mas sim de como são as coisas, como seriam as decisões caso os vencedores fossem outros, amigo é como dizem a história é contada segundo as narrativas dos que vencem, nem sempre é baseada na verdade, até porque a verdade é muito “subjetiva” se transforma conforme o gosto de cada um, atualmente estamos presenciando muito essas mutações da verdade conforme os que detém as narrativas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Caro Francisco. Creio que Goring alegou que o julgamento de Nuremberg seria apenas uma corte dos “vencedores”. Ainda assim, Nuremberg foi um avanço em relação ao que ocorreu antes, nos quais os os vencidos foram sumariamente julgados e executados, ou simplesmente executados, como aconteceu com Saddan, Kadaf e Mussolini. Os julgamentos de Nuremberg foram baseados em provas apresentadas á um tribunal público, foram chamadas testemunhas e os processos foram rigorosamente organizados. O fato de Goring ou mesmo Keitel terem sido considerados culpados e executados tem mais a ver com a existência de robustas provas de seus crimes do que sobre… Read more »

Francisco
Francisco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer como disse não estou fazendo juízo desse caso específico, mas sim de todos que se julgam os donos da verdade para julgar esse tipo de fato, mas qual verdade, provas são produzidas, relatos são produzidos, situações são produzidas e tudo ao gosto do cliente, volto a frisar não me refiro ao tribunal de Nuremberg especificamente, mas sim a todos, e me refiro principalmente á aqueles que estão por trás dos bastidores e que manipulam e impõe suas narrativas, mas como disse são opiniões e visões de cada um, quanto a usar filmes como referência amigo vou citar um… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Olá F. Sim. O incêndio de Roma aconteceu mas não por culpa de Nero. Nem ele ficou tocando lira, ainda que seja uma excelente imagem retórica (a gente usa até hoje para se referir à quem cria um problema). Nem Nero tocou fogo em Roma nem as pirâmides foram construídas por escravos. Nem por alienígenas. Ainda assim, o filme “Negação” é excelente e vale a pena se assistido. Sobre o TPI, é preciso que os países o reconheçam, como fez o Brasil mas não os EUA. No passado, reis e monarcas decidiam pela vida e morte das pessoas. Ainda hoje,… Read more »

Rafa
Rafa
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Se eu fosse professor de história sua nota seria 10. Mas se eu fosse professor de português, cara, te daria 0. Use ponto para separar as frases. Ficou mega confuso, desculpa.

Last edited 1 ano atrás by Rafa
Andrey
Andrey
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Vc sabe que o tribunal de Nuremberg foi Ad Hoc ,e sendo assim não houve transparência nem chance de defesa,no que pese muitos dos acusados terem cometidos crimes contra a humanidade.
Mas como já disseram,foi um tribunal feito pelos vencedores para punir os vencidos em alguns crimes cometidos por ambos,mas…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Caro A. Os julgamentos de Nuremberg e Tokyo (além de outros que ocorreram nos territórios que foram ocupados pelos nazistas) foram instruídos a partir do horror da II Guerra. Foram estes eventos inimagináveis mas que foram amplamente documentados e comprovados mostraram a necessidade de se instituir um sistema internacional de proteção aos direitos humanos. Os julgamentos mostraram horrores do genocídio nazista. Gosto muito do livro de Arendt sobre o julgamento de Eichmann em Jerusalém que mostra a importância de expor os crimes de genocídio, menos para punir mas para criar uma jurisprudência para que nunca mais voltem a ocorrer. É… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer você demonstra um estoicismo que beira o quixotesco, realmente admirável.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Houve tanto direito à defesa que Donitz saiu com 10 anos de cadeia e tivemos absolvidos. Foi muito melhor que qualquer tribunal nazista seria capaz e imagino que vários comunistas saíram frustrados.

IvanF
IvanF
Reply to  Francisco
1 ano atrás

“como seriam as decisões caso os vencedores fossem outros?”

Você mesmo respondeu:
“pautados pela “vontade” dos que venceram a guerra”

Não importa quem vencesse, a resposta sempre seria essa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Caro Ivan. Acredito que os nazistas jamais organizariam um tribunal internacional para julgar as autoridades dos países ocupados por eles. È preciso lembrar que foram os nazistas que cometeram os crimes de agressão e foram eles os responsáveis pelo holocausto e pelo genocídio nas áreas ocupadas. Apenas para contextualizar, os culpados pelo atentado contra Hitler (porque essencialmente foram culpados) foram sumariamente julgados e executador por enforcamento usando cordas de piano. As execuções foram filmadas e exibidas para Hitler na Chancelaria.

IvanF
IvanF
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas eu não falei que eles fariam um tribunal internacional, na verdade nem me referi à segunda guerra em especial. O que falei é que, independe de quem vença a guerra, a história seria contada conforme o vencedor.

Last edited 1 ano atrás by IvanF
Francisco
Francisco
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Caro IvanF, a intenção do meu questionamento foi exatamente essa o de mostrar que a verdade é mutável, tudo depende do prisma (informações/narrativas) que se enxerga.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Caro. Francisco. No caso nos julgamentos de Nuremberg, há um fato histórico definido: os crimes do regime nazista contra a paz mundial (eles iniciaram a II Guerra a partir da invasão da Polônia) e dos crimes contra a população civil nas áreas ocupadas e contra diversas minorias (judeus, gays, opositores políticos, testemunhas de Jeová, eslavos, ciganos….). Estes crimes contra a humanidade e os crimes de genocídio cometidos pelos nazistas (e também pelos militarias no governo japonês) são fatos muito bem documentados. Não é narrativa de vencedores.

Francisco
Francisco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sim amigo, assim como estão documentados crimes cometidos no continente africano, crimes que ainda são cometidos por europeus, assim como foi cometido crime pelos EUA e aliados no Iraque já que inventaram uma história para invadir, se for citar tantos crimes documentados que todos tem ciência e acesso as informações e que não deram em nada por que o que prevaleceu foi a narrativa dos vencedores, sejam vencedores em conflitos, sejam vencedores em explorar, compreendo seu ponto de vista amigo, porém não concordo, e não concordo porque os fatos e as provas estão aí e mostram claramente o quão imparciais… Read more »

Maromba
Maromba
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Concordo com o colega quanto aos crimes cometidos pelos nazistas durante a II Guerra, porém jogar 02 bombas atômicas sobre população civil parece que não é considerado crime de guerra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maromba
1 ano atrás

Caro Maromba. Os ataques contra populações civis são inúmeros. Os japoneses cometerem este tipo de crime na Mandichúria, os alemães bombardearam diversas cidades europeias, inclusive Londres. Os ingleses também bombardearam inúmeras cidades alemãs, sendo o Dresden o caso mais conhecido. Os EUA bombardearam Tokyo, causando cerca de 80 mil mortes, além de terem bombardeado Osaka e Kobe. Os EUA também bombardearam a Coreia do Norte com mais bombas que me toda a II Guerra, sem falar nas cidades do Vietnã e recentemente Bagdá, além de inúmeras outras cidades no Afeganistão. Então, é preciso separar os crimes contra a humanidade e… Read more »

Fagundes
Fagundes
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Deixa pra lá Carmagoer, todo “déspota” que chegou no poder como Napoleão e Hitler investiram pesado em ciências aplicadas, o que gerou muitos avanços técnicos já visando uso militar.Em compensação promoveram atitudes antiéticas e contra o estado de direito.A galera de hoje pensa que se tivessem vencido o mundo teria maior progresso visto o pioneirismo científico em determinado momento que esses regimes lixos promoveram.Doce ilusão.Se querem a verdade vão no Google acadêmico e leiam artigos de historiadores sérios sobre essas épocas, é livre.

IvanF
IvanF
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Entendi sua ideia. E vai ser sempre o que acontecerá.
Mas não diria que “a verdade é mutável”, o problema é que dificilmente sabemos, de fato, qual é A verdade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Caro. Filosoficamente, a verdade é um tema para muito debate. Ela existe em si mesmo ou a verdade é apenas aquilo que sabemos? Em um caso ela é absoluta e completa. No outro, ela é fragmentada e depende de um consenso coletivo. Então, verdade e fato são coisas diferentes. Uma verdade consiste de uma coleção de fatos.que demandam algum registro, ainda que testemunhal Assim, a justiça se torna mais importante porque ela representa o consenso social da verdade. Sem a justiça, não há verdade ou, pior, só existirá a verdade que favorecerá o privilegiado. Isso significa que assim como a… Read more »

IvanF
IvanF
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer, muito bem colocadas suas observações. Acredito sim que exista “A verdade”, mas é mais um conceito teórico que absoluta. O que temos na prática é essa “coleção de fatos” convencionados como verdade, o que na minha opinião deixa brechas justamente para que privilegiados a manipulem em seu benefício.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Olá Ivan. Ainda que seja uma discussão filosófica, parece razoável imaginar que existam fatos que correspondam á verdade, ainda que seja desconhecidos. O fato de algo acontecer longe dos nossos sentidos e de nosso conhecimento não anula o fato. Fatos desconhecidos poderão ser um dia descobertos ou permaneçam para sempre desconhecidos. Até o início do Século XX, acreditava-se que o Universo visível do tamanho da Via Lactea. Hoje sabemos que existem 100 bilhões de galáxias com 100 bilhões de estrelas em cada um. Sobre os privilegiados, perceba que a Democracia a Justiça são de interesse dos desprovidos, oprimidos e excluídos.… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Ainda assim, foi um avanço imenso comparado aos paredões usuais.

leonidas
leonidas
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Avanço civilizatório?
Olha é complicado ter esperança no mundo diante de tamanha inocência…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Caro Leo. É preciso colocar as coisas em sua perspectiva histórica. Ainda que as primeiras leis escritas apareceram na Babilônio há praticamente 4 mil anos, a ideia do Estado de Direito surgiu e desapareceu diversas vezes na história da humanidade. Há nem tanto tempo, reis e monarcas decidiam pela vida e morte das pessoas ao critério de sua vontade. Ainda hoje isso acontece em diversos lugares. A democracia moderna é algo que não tem 250 anos. Hoje, pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das pessoas no mundo concorda que todos são iguais perante a lei, independente da… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não colega, a maioria das pessoas no mundo não concordam que são iguais perante a lei. Esse lindo mundo idílico é realidade (mesmo assim parcial) nos países ocidentais ou sob forte influência deles, aqui mesmo no Brasil isso é uma fantasia absoluta. Se tiver poder politico ou econômico a lei não se aplica a você, basta ver os acontecimentos recentes, fora isso o Estado que lhe deve dinheiro paga quando e quanto quiser mas se vc dever dinheiro ao estado ele confisca seus bens e lhe coloca na lista ativa de devedores lhe complicando a vida.. Mas além disso, a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Caro. A ideia que todos nascem iguais perante a Lei não tem 300 anos, um quase nada comparada com o surgimento da espécie humana (300 mil anos), da invenção da agricultura (10 mil anos), da escrita (5 mil anos) ou do Código de Hamurabi (4 mil anos). Em cerca de 3 séculos, a ideia que todos são iguais perante a lei sai dos círculos revolucionários e intelectuais e passa reger bilhões de pessoas. No inícios, “todos” eram apenas homens brancos e com alguma posse, para se tornar “todos e todas”, incluindo negros e todo o arco-íris. Ainda há muito o… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Verdade, numa perspectiva história a democracia liberal é um ponto fora da curva.

Carlos
Carlos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Felicito pelo comentário e apenas quero adicionar alguns pontos. O TPI não julga países, julga pessoas por crimes cometidos, é deveras um avanço civilizacional e os EUA é o único país “Ocidental” que não reconhece a jurisdição do TPI e sobre a constituição dos EUA, existem dois pontos muito discutíveis, 1 – porte de armas, hoje já não existem milícias, que no seculo XVIII compunham a guarda dos estados e também não havia soberania do estado em todo o território pelo que o armamento se justificava, atualmente o armamento só se justifica para massacres como o de Columbine e o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Olá Carlos. Obrigado. Obrigado por mencionar este ponto fundamental do TPI. Ele processa e julga pessoas, não países. Ao longo da história brasileira, diversas pessoas puderam escapar da justiça em seus países, como no caso no ladrão inglês que conseguiu cidadania brasileira por ter uma filha aqui. Ainda que a lei possa ser eventualmente usada para proteger um criminoso, ela também serve para proteger os brasileiros. A lei brasileira não prevê julgamentos de exceção. Todos são iguais perante a lei. Pior seria abrir uma exceção para condenar alguém.

leonidas
leonidas
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Único, que por acaso é o líder inconteste do mundo ocidental… rs
Se ele não faz parte, o TPI é simplesmente inócuo e condenado a firulas e teatros humanista apenas com países que não podem se defender.
Por ai a gente já vai vendo a fantasia da coisa toda…

RSmith
RSmith
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A Guerra é a consequência quando a diplomacia falha…. eu pessoalmente considero que “tentar” impor “regras” a uma guerra não somente é um contrassenso como é imoral! Tipo; gente vamos fazer uma guerrinha.. vamos combinar que não vamos matar nos domingo porque é um dia santo pra nos … não vamos bombardear instalações elétricas para a população não ficar sem energia… ha em dia de jogo do Flamengo também não haverá combates (essa é uma sugestão minha) … e por ai vai… e quem violar as regras er.. digo quando quem nos não gostamos violar essas regras, vão ser julgados… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  RSmith
1 ano atrás

Caro. O objetivo da diplomacia é evitar a guerra. Há uma sentimento chauvinista que a guerra é a demostração da honra. Populações se mobilizam pelo sentimento nacionalista para atacar (porque é necessário que alguém ataque para começar uma guerra) insuflados por sentimentos tribais. O ordenamento internacional não foi feito para criar regras para a guerra, mas para evitar a guerra, assim como o ordenamento jurídico de uma sociedade é construído para evitar a barbárie. Sociedades possuem conflitos e o avanço civilizatório significa trocar o tacape pela mediação da justiça. Estados soberanos também possuem conflitos, mas por serem soberanos divergem quando… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu vou discordar em parte, segundo o Clausewitz a guerra é a continuação da política por outros meios e pelo Sun Tzu é o resultado de um sério cálculo de custo x benefício. Sendo otimista, talvez chegue o momento em que se chegue a conclusão que os custos não compensam os benefícios. As consequências da guerra contra o Terror e da invasão da Ucrânia talvez comprovem ou neguem essa ideia no futuro.

Andrey
Andrey
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Avanço civilizatório para quem?
Só ataca países miseráveis ,inexpressivos ,os que não fazem parte da patota e aqueles cujos governos tem opositores lacradores e financiados por países e bilionários de olho em suas riquezas,no mais esse TPI é um tribunal farçante,hipócrita e de indignação seletiva.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Caro. O TPI julga pessoas as quais cometeram crimes contra os direitos humanos, crimes contra humanidade ou crimes de genocídio que, por alguma razão, não são processados pelos sistemas de justiça de seus países. Para que o TPI inicie um processo, é preciso que seja feito uma denúncia. No caso brasileiro, o TPI foi reconhecido pelo parlamento e o tratado de fundação do TPI foi ratificado, passando a fazer parte do arcabouço legal brasileiro há praticamente 20 anos. TPI não ataca países. Ele investiga e processa pessoas.

Andrey
Andrey
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

No caso bradileiro um esquerdista o reconheceu,no mais ratifico que ele só julga pelos mesmos de sempre(digo seus chefes).
Uma pergunta onde estava o TPI nos casos cometidos com altas crueldades pelo Khemer Vermelho,ditadores comunistas ou não,as atrocidades em Ruanda,Serra Leoa e Libéria e afins.
O propósito desse tribunal é até louvável,mas ele faz parte do jogo dos mandatários do mundo,sem mais.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Caro Andrey. Segundo o decreto 4388 de 2002, o presidente da República promulgou o tratado do TPI APROVADO pelo Congresso Nacional. Entendeu? O Tratado do TPI começou a ser escrito em 1993 e foi aprovado em uma Conferência na Itália em 1998. O Khmer Vermelho esteve no poder no Camboja entre 1975 até 1979, vinte anos antes da criação do TPI. Entendeu?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Eu acho sintomático que certos países muito poderosos e com pendores pela invasão não aceitem o TPI. Acredito que isso depõe a favor do tribunal

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“Democracia dos EUA”?
Um país que se equilibra sobre um sistema bipartidário e aonde não existe eleição direta de sufrágio universal, não pode ser considerado democracia, pelo na definição acadêmica e clássica de Montesquieu.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Fish
1 ano atrás

Para os EUA pimenta no dos outra é refresco sempre! Invadiram o Iraque mataram dezena de milhares de civis, e ficou por isso mesmo. Mesma coisa Israel com os Palestinos.

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Se vai ter consequencia é outros 500, mas apontam os criminosos que desestabilizam a paz mundial.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Magaren
1 ano atrás

Caro M. O TPI é parte fundamental da estrutura do direito internacional, assim como o Conselho de Segurança, Unicef e tudo mais. Ainda que imperfeito, o sistema é o melhor que humanidade já teve. Logo logo vamos celebrar 100 anos da fundação da ONU. Claro que o sistema é imperfeito e precisa ser reformado. Reconhecer seus problemas e limitações é o primeiro passo. Contudo, é preciso reconhecer que todos os sistemas democráticos também são imperfeitos (apenas ditaduras chegam á perfeição e unanimidade). Os EUA são um excelente exemplo para discutir. Eles foram a primeira democracia moderna e por mais que… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Existe um pensamento que funciona como moda, expliques como explicares as pessoas irão sempre pensar no julgamento dos vencedores, esquecem-se de que um crime no Brasil só é crime porque está tipificado na lei e esquecem-se que o objetivo do TPI é promover a justiça, julgando e condenando indivíduos suspeitos de cometer crimes contra os direitos humanos e que estão tipificados no Acordo de Genebra e nas determinações do Comitê de Direitos Humanos da ONU, esquecem-se que temos uma civilização e que a temos de preservar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Olá Carlos. Pois é. Ainda, o Brasil aderiu e reconhece o TPI, portanto as decisões tomadas por ele se estendem ao Brasil em toda a sua legalidade.

WSilva
WSilva
1 ano atrás

É por essa e outros motivos que a ordem atual precisa ser alterada, é insustentável continuar como está.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Caro W. O atual sistema foi criado no fim da II Guerra, como uma resposta ao horror daquele conflito, inclusive em função da violação dos direitos humanos pelos nazistas. Contudo, já se passaram quase 80 anos e até o conceito de democracia avançou bastante. Ainda que defasado, a ONU foi responsável por garantir enormes avanços. Sem dúvida, foi o melhor sistema de direito internacional jamais criado na história da humanidade, ainda que imperfeito e demandando uma revisão. Ainda que a ONU e todos os organismos internacionais sejam reformados, uma parte do problema está dentro dos países. A democracia nos EUA… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O problema é que existem duas ordens, a ordem ditada pela ONU e a ordem ditada pelos EUA. A ordem ditada pelos EUA é a mesma da ONU mas com os EUA no lugar da entidade ONU, ou seja, a ordem ditada pela ONU não pode atingir os EUA.

Quando o mundo fica calado sobre a invasão americana do Iraque e o mesmo mundo fica histérico sobre a invasão russa da Ucrania podemos ver claramente qual ordem é aplicada.

Não há como justificar uma e condenar a outra de maneira coerente, o que resta é apelar para ideologia politica.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Caro, ainda que Roosevelt tenha dado início á fundação da ONU, assim como Wilson havia lançado a fracassada Liga das Nações, e ela tenha sido criada pelos países vencedores da II Guerra, inclusive com destacado papel do Brasil, a ONU é uma organização internacional e seu próprio poder é limitado pelo reconhecimento da independência e autonomia dos países signatários. A adesão á ONU é voluntária e é feita por meio do Estado de cada país. Isso significa que tanto democracias quando ditaduras estão representadas. Ainda que a ONU esteja aberta para a participação da sociedade civil, os integrantes da ONU… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

”O mundo não ficou calado quando os EUA invadiram o Iraque. Pelo contrário. Diversos países denunciaram aquele crime, inclusive o Brasil. ” Denunciaram verbalmente, na pratica não aconteceu nada, até porque ninguém podia fazer nada a não ser condenar verbalmente e ainda assim temer retaliações. Os EUA passam impunes em muitas de suas violações graças ao poder que acumularam ao longo de decadas que os tornou basicamente o xerifão do mundo. Porém, esse cenário não existe mais, primeiro porque boa parte do mundo não aceita mais um xerifão(seja ele qual for), e segundo porque há outros países importantes emergindo e… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Ué, que eu me lembre um monte de gente criticou a invasão do Iraque, especialmente quando se comprovou que o argumento das armas de destruição em massa era mentira. Eu acharia ótimo ver Bush e Blair como réus no tribunal e lamento isso não ter ocorrido. O que você descreve só demonstra como o TPI precisa ser mais poderoso

Eu também lamento quando a polícia fracassa em prender criminosos poderosos,mas não acho que a polícia deveria deixar de existir por causa disso.

WSilva
WSilva
Reply to  Renato B.
1 ano atrás

Dois pesos e duas medidas, a Russia está sendo castigada pelo ocidente em várias frentes(não estou dizendo se está certo ou errado, é a realidade), já os EUA não sofreram absolutamente nada, pois como disse, o poder acumulado é tanto que nem mesmo a ONU foi capaz de frear aquela insanidade. Como disse acima, há duas ordens, a ordem da ONU e a ordem dos EUA, a ordem aplicada é a ordem dos EUA. Não há como justificar a falta de punição aos EUA com as punições severas(ou esperadas) contra a Russia. ”O que você descreve só demonstra como o… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Como os próprios americanos dizem: “Rules for thee, but not for me”.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Caros. Fica uma pergunta. Se o TPI considerar Bolsonaro culpado de crime de genocídio nas aldeias na reserva dos Yanomami, devemos apoiar a decisão assim como estão apoiando a decisão contra Putin?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

até porque nem os EUA nem a Russoa são signatários do TPI, mas o Brasil é.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Devemos ser contra a condenação de Putin e a favor da condenação de Bolsonaro. Qual a logica disso? Não vem ao caso. Quero ver o bozó NA CADEIA

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Caro Sub. Primeiro, é um fato que Putin cometeu um crime de agressão contra a Ucrãnia, contudo a Russia não é signatária do TPI. Por outro lado, os indícios que Bolsonaro cometeu um crime contra a humanidade no caso dos Yanomami, e talvez tenha até cometido um crime de genocídio, ficam cada vez mais fortes. E no caso, o Brasil é signatário do TPI. Além disso, o caso recente das jóias parece ser forte o suficiente para condenar Bolsonaro por peculato e crimes tributários. No caso de Bolsonaro, tenho a impressão que ele será condenado. Se eu torço por isso… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E se ele julgasse o FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro culpados por genocidio devemos apoiar a decisão?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Caro. O Brasil é signatário do TPI, portanto ele faz parte do arcabouço jurídico brasileiro. Isso significa que uma vez que um brasileiro é denunciado por um crime contra a humanidade ou por genocídio, ele também está condenado pela lei brasileira. Portanto, reconhecer uma decisão do TPI é essencialmente reconhecer o próprio poder judiciário brasileiro. Então, assim como qualquer brasileiro fundamentalmente apoia as decisões das cortes brasileiras em casos de crimes comuns, ele também reconhece a jurisdição do TPI em território brasileiro. Ignorar o TPI é o mesmo que ignorar a justiça brasileira e ignorar a própria CF88. Entendeu?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Se for comprovado que eles cometeram genocídio eu espero que sim.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Detalhe que a ocupação israelense da cisjordania (condominios fechados israelenses dentro da palestina, muito parecido com a cidade do cabo durante o Apartheid) nunca foram condenados pelo TPI kkkk Mas prendendo um certo ex presidente da bananalandia a gente perdoa eles.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Caro. Israel não reconhece o TPI, além disso o TPI avalia apenas as denúncias formalizadas. Eu não sei dize que alguém já denunciou Israel pela ocupação e se esta ocupação é em si um crime internacional. È preciso atenção para não misturar as resoluções do Conselho de Segurança com as decisões do TPI. Dito isso, concordo que Israel tem cometido sucessivos crimes contra a humanidade contra as populações da pelstinas

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E segundo o presidente israelense está perigosamente se aproximando de uma guerra civil.

Ildo
Ildo
1 ano atrás

O TPI só serve para punir países dissidentes da Política de Estado dos EUA via seus fantoches europeus.

Nunca os crimes de guerra e contra a humanidade em série dos EUA/OTAN vão sequer ser motivo de análise.

Mais um exemplo gráfico que o mundo multipolar terá que criar instituições alternativas a todas as parciais e corruptas controladas pelos EUA e vassalos europeus.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Caro. O TPI processo e julga pessoas que cometeram graves crimes contra a humanidade e de genocídio nos casos em que seus próprios países serem incapazes de fazê-lo. É um erro confundir as atribuições do TPI com aquelas, por exemplo, do Conselho de Segurança da ONU. O TPI nunca irá julgar um país. Questões jurídicas entre Estados são tratadas no Tribunal Internacional de Justiça. Ao confundir estas coisas básicas, seus argumentos se tornam insustentáveis.

Ildo
Ildo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Por favor… Desconhece o histórico do TPI?

Que nacionais o TPI julga? Que cargos ocupavam/ocupam?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Caro. Você me pergunta porque não sabe ou é apenas uma pergunta de retórica? Se vocẽ sabe a resposta, não me faça perder tempo procurando resposta.

Ildo
Ildo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Vosmecê está aqui defendendo “isenção” do TPI e ainda pergunta?

gordo
gordo
1 ano atrás

Os EUA e seus diferentes pesos e medidas para cada situação, é simples assim. Independente de serem ou não signatários de tribunais o fato é que está mais do que provado que a coisa lá não é bem uma democracia e o estado de direito também funciona apenas para alguns. Basta ver que meteram um cara na cadeia por denunciar crimes de guerra, ou o Assange que está comendo o pão que o diabo amassou porque denunciou corrupção. O insuspeito Dwight Eisenhower alertou lá nos anos 50 que a democracia nos EUA estava com problemas.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Reply to  gordo
1 ano atrás

“Cuidado com o complexo industrial militar.”

João Augusto
João Augusto
1 ano atrás

Se isso não é confissão então não sei o que é.

gordo
gordo
Reply to  João Augusto
1 ano atrás

Além de uma confissão é um belo de um recado. John Bolton ameaçou um embaixador brasileiro na ONU, José Mauricio Bustani, pois queriam dar áreas legais para a segunda etapa da invasão do Iraque. O recado foi dado e a invasão aconteceu. Só ingênuos acreditam nesse discurso moralista, humanista, libertário, democrático ou qualquer outra coisa que valha.

João Augusto
João Augusto
Reply to  gordo
1 ano atrás

Sim. Tem sempre que haver desconfiança do imperialista. Fosse bonzinho não era imperialista.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

” A justiça é a conveniência do mais forte”
Trasimaco

Leônidas ferreira
Leônidas ferreira
1 ano atrás
Last edited 1 ano atrás by Leônidas ferreira
Machado
Machado
1 ano atrás

O EUA é o grande inimigo a ser batido de todas as nações ainda livres que desejam sua independência e soberania. Os povo livres do mundo deveriam se unir politicamente, economicamente e militarmente. Mas infelizmente tem muitos inimigos internos infiltrados comprados preocupados com seu próprio bolso. Devem ser identificados e retirados de cena.

Mustafah
Mustafah
1 ano atrás

O TPI e mais uma invenção neo colonial europeia, uma nova forma de manter o poder das antigas potências colonialistas, só que agora sem o uso da frota Britânica ou da Legião Estrangeira , e que foi recebido pelas antigas colônias como um “avanço civilizatório”.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

EUA não cometeu crime no Iraque,
EUA não.cometeu crime no Afeganistão, rsrsrsrs

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Machucou o coração dos american fanboys, a verdade é que o Bush devia ter sido enforcado igual o Saddam, o Obama é o maior assasino por drones do mundo. além de ter criado guerra civil na síria e na Líbia.

Nilo
Nilo
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Em que momento a Europa e países subd. Terão coragem de julgar um presente americano por atrocidades rsrsrsrs, nunca.
Mas premiam com Nobel, Obama rsrsrs

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Caro Nilo. O TPI e composto de juízes indicados por diferentes países que compõem o TPI. O local de manifestação dos Estados é na Assembléia da ONU ou no Conselho de Segurança.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Rússia abre processo criminal contra juízes e promotor do TPI.Putin assinau decreto que retira Rússia do Tribunal Penal Internacional,Em 2016 revoga a assinatura do país do Estatuto de Roma, a base legal que criou o Tribunal Penal Internacional, em 14 anos de operação, o TPI só ditou quatro sentenças e gastou mais de US$ 1 bilhão.
 TPI diz “respeitar a soberania de cada Estado”. rsrsrssr

Augusto
Augusto
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Esse dai gosta de se fazer de “ingênuo”.

Nilo
Nilo
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Quando por interesse Europeu e Americano o TPI julga o Brasil incapaz de proteger e preservar a Amazonia apesar de todo recursos financeiros doados por ambos e derem a sentença e internacionalizar a soberania sobre a Amazonia o Brasil verá porque não assinar e não ser parte da TPI é exclusividade de poucos países rsrsrs

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Cara já deu para anteder seu ponto de vista, não precisa ficar repetindo toda a hora a mesma coisa. Você está poluindo os comentários dessa matéria, deixa os outros colegas também exporem suas opiniões.

Ildo
Ildo
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Obama que ganhou um “Nobel da Paz” mesmo antes de assumir…

Pela fraude ideológica é muito pior que Bush… É curioso esse véis ideológico nos EUA: “progressista” internamente e ultra imperialista no exterior…

Mas ainda há quem ainda acredite nessas instituições controladas pelo ocidente coletivo…

O que está mais claro que nunca é que o mundo multipolar terá que criar alternativas a todas elas.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Imperialista inclusive internamente, não se iluda com a propaganda. O auto-império é uma marca dos EUA. O próprio povo vive e paga garo pelas mazelas do imperialismo que seu estado-nação toca. Está à luz para quem quiser ver, embora tentem ofuscar com propaganda: na forma de grotesca disparidade de renda, forma de precário sistema de seguridade social, na saúde dos membros e egressos do aparato militar dos EUA, e os exemplos são infindáveis. Em algo acertou Chavez: ao chamar os EUA de “grande satã do norte”.

Ildo
Ildo
Reply to  João Augusto
1 ano atrás

Coloquei progressista entre aspas…

Imperialismo não cabe num conceito interno; o regime dos EUA é internamente uma plutocracia oligárquica (com fundamentos supremacistas e teocráticos em sua ideologia “excepcionalista”, “missão hegemônica” em relação ao mundo); o imperialismo é seu tentáculo externo; óbvio que isso tem consequências internas mas são coisas diferentes.

RSmith
RSmith
1 ano atrás

Um Paise REALMETE soberano age assim …. “Em termos seculares, não reconhecemos nenhuma autoridade superior à constituição dos Estados Unidos”, disse ele. “Este presidente não permitirá que cidadãos americanos sejam processados por burocratas estrangeiros e não permitirá que outras nações ditem nossos meios de autodefesa.” …. muito bem posto! agora… será que a Russia de Putin também vai dizer e fazer o mesmo que os USA?

Nilo
Nilo
Reply to  RSmith
1 ano atrás

…. presidente americano…

Simas
Simas
1 ano atrás

Apenas uma tentativa infantil de americanos e europeus de tentar ‘queimar’ a imagem da Rússia.
Mal sabem eles que o resto do Mundo nem está ligando para o que eles acham ou querem.

Ildo
Ildo
Reply to  Simas
1 ano atrás

“Comunidade Internacional” no mapa-múndi, de acordo com o ocidente coletivo centrado nos EUA:

https://t.me/frenteoriental/5216

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Os EUA correm do TPI como o diabo corre da cruz, nessas horas, tem um pessoal que toma chá de sumiço, hipócritas…

Ildo
Ildo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Os EUA não correm; mandam no TPI…

Os europeus ocidentais apenas cumprem seu papel de sempre, desde 1945…

Augusto
Augusto
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Isso e verdade Maurício, os mickeyboys tudo fugiram dos comentários dessa matéria. Pelo menos não estão passando vergonha, kkkkkk.

Underground
Underground
1 ano atrás

A coisa funciona assim desde Roma Antiga. Ou antes!!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Underground
1 ano atrás

Caro. Não existia ONU durante o Antigo Egito, ou Grécia Antiga, ou China Imperial, ou Império Romano, ou Império Árabe, nem durante a Grandes Navegações ou até o início da iI Guerra. A “coisa” é bem recente na história humana.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Serio????? Essa eu não sabia, jurava que a ONU existia desde a antiguidade.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Canalhas! A cada dia que passa tenho nojo das grandes potências, infelizmente ou felizmente no Brasil o “amor venceu”, estamos F#….

Luis H
Luis H
1 ano atrás

não existe um lado bonzinho, toda e qualquer instituição por mais bem intencionados q sejam seus fundadores, pode e será cooptada para o mal, é apenas questão de tempo, porque o bem apenas quer viver e deixar viver e o mal quer o poder e portanto tem todo o incentivo e interesse em se travestir de bonzinho para ficar imune e usar a pseudoautoridade com a qual se travestiu contra os que tentam desmascarar a corrupção. órgãos supranacionais burocráticos a soldo de interesses de grupos financeiros e ideológicos, compostos por pessoas não eleitas não tem legitimidade alguma para querer defecar… Read more »

Luis H
Luis H
1 ano atrás

peço desculpas por minhas palavras perigosas, e felicitar quem generosamente defendeu os demais leitores delas.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bueno
Bueno
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Bueno
Bueno
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Senhores editores e moderadores do site, com toda Vênia , pela Ordem.
Qual a infração cometida?
O Item 6 , coloquei os comentários aqui porque na Matéria ISW foi bloqueado
os comentários, justifiquei isto. 
O Item 2 Não ataquei nem insultei outros comentaristas.

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Augusto
Augusto
1 ano atrás

Putin pode ser julgado por crimes de guerra e os cidadãos americanos que cometeram atrocidades e crimes de guerra não podem?

“superior à constituição dos Estados Unidos” pra merda a constituição deles.

Esse americanos estão cada vez mais sem vergonhas (suas lideranças e claro). Imagina se não existisse outras potencias nucleares para se contrapor a eles o que eles não iriam aprontar por ai.

Lincoln, Roosevelt e Kennedy devem estar se revirando em seus túmulos ao ver o que os EUA se tornaram.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 ano atrás

E agora, José?