Há uma crescente preocupação russa sobre uma possível contra-ofensiva ucraniana perto de Bakhmut ou no sul da Ucrânia, e os esforços russos para preparar mitigações para esses esforços reivindicados, segundo o ISW – Institute for the Study of War. O ritmo das operações ofensivas russas em todo o teatro diminuiu nas últimas semanas, sugerindo que a ofensiva russa da primavera em Donbass pode estar chegando ao ponto culminante. Autoridades ucranianas indicaram que perdas russas significativas perto de Vuhledar estão inibindo severamente a capacidade das forças russas de conduzir novas operações ofensivas em Donetsk Oblast.

As forças ucranianas provavelmente conduziram um contra-ataque localizado a sudoeste de Bakhmut em meio à crescente discussão russa sobre uma potencial contra-ofensiva ucraniana na área de Bakhmut. Imagens geolocalizadas publicadas em 19 de março indicam que as forças ucranianas conduziram um contra-ataque bem-sucedido a sudoeste de Ivanivske (6 km a oeste de Bakhmut) e empurraram as forças russas para mais longe da rodovia T0504 na área.

O porta-voz do Grupo de Forças do Leste Ucraniano, coronel Serhiy Cherevaty, relatou que as forças russas conduziram 25 ataques na área de Bakhmut em 19 de março, mas as forças russas provavelmente só garantiram ganhos marginais. Fontes russas ampliaram imagens em 18 de março alegando mostrar uma coluna de veículos blindados ucranianos (imagem abaixo) ao longo do T0504 a sudoeste de Kostyantynivka (22 km a sudoeste de Bakhmut) e especularam que as forças ucranianas estão se preparando para lançar operações de contraofensiva a sudoeste de Bakhmut.

Um proeminente milblogger russo afirmou que as forças ucranianas são atualmente capazes de intensificar os contra-ataques para estabilizar a linha de frente em torno de Bakhmut. As crescentes discussões russas sobre uma iminente contraofensiva ucraniana na área de Bakhmut sugerem que as fontes russas estão cada vez mais incertas sobre a capacidade dos militares russos de manter a iniciativa em torno de Bakhmut.

Declarações feitas por oficiais militares ucranianos sobre o ritmo e as perspectivas das atuais operações ofensivas russas podem sugerir que a ofensiva geral da primavera russa pode estar chegando ao ponto culminante. O porta-voz do Grupo de Forças do Leste Ucraniano, coronel Serhiy Cherevaty, afirmou em 19 de março que a Rússia não conseguiu reunir forças suficientes para a grande ofensiva antecipada em Donbass e observou que as atuais ações ofensivas russas não podem ser chamadas de “grande operação estratégica”. que as forças russas não podem nem mesmo completar a captura tática de Bakhmut, o que apoia a avaliação do ISW de que a ofensiva do Grupo Wagner perto de Bakhmut provavelmente está chegando ao ponto culminante.

As forças russas também estão lutando notavelmente para garantir ganhos operacionais significativos em outros lugares ao longo da linha de frente, particularmente nas áreas de Avdiivka e Vuhledar. O porta-voz das Forças de Defesa Ucranianas de Tavriisk, coronel Oleksiy Dmytrashkivskyi, observou em 19 de março que as forças russas estão atacando desesperadamente Avdiivka para reiniciar as operações ofensivas em Vuhledar, provavelmente sugerindo que os contínuos ataques russos na área de Avdiivka destinam-se parcialmente a afastar as reservas ucranianas do oeste de Donetsk Oblast para a área da cidade de Avdiivka-Donetsk. Dmytrashkivskyi afirmou que esse foco ofensivo renovado em Avdiivka levou recentemente a grandes perdas russas em torno de Avdiivka, equivalentes a uma companhia, sobre a qual a ISW havia relatado anteriormente.

Além disso, oficiais militares ucranianos continuam a indicar que perdas maciças de russos na área de Vuhledar estão degradando severamente a capacidade ofensiva russa em Donetsk Oblast. Dmytrashkivskyi afirmou que as forças russas reforçaram elementos da 155ª Brigada de Infantaria Naval (atualmente fortemente comprometida na área de Vuhledar) com forças de reserva da 98ª Divisão Aerotransportada de Guardas. A 98ª Divisão Aerotransportada está pelo menos parcialmente comprometida na área de Kreminna em Luhansk Oblast, e o compromisso de alguns de seus elementos constituintes para a área de Vuhledar é provavelmente indicativo de um nível de desespero por parte do comando militar russo tentando reconstituir unidades danificadas e reiniciar operações ofensivas no oeste de Donetsk Oblast.

O Estado-Maior ucraniano também observou que a liderança militar russa está com pressa para enviar reforços para Vuhledar e criou um destacamento “Shtorm” dentro da 37ª Brigada de Fuzil Motorizada Separada (36º Exército de Armas Combinadas, Distrito Militar Oriental), que presumivelmente irá implantar na área de Vuhledar em 24 de março. O Estado-Maior ucraniano também observou que a liderança militar russa está com pressa para enviar reforços para Vuhledar e tem criado um destacamento “Shtorm” dentro da 37ª Brigada de Fuzil Motorizada Separada (36º Exército de Armas Combinadas, Distrito Militar Oriental), que presumivelmente será implantado na área de Vuhledar em 24 de março. A reconstituição ad hoc de unidades existentes na área de Vuhledar, bem como a aparente criação de formações especiais de escalão em unidades menos que brigadas, sugere que as capacidades de combate russas no oeste de Donetsk Oblast estão bastante degradadas.

A ofensiva geral da primavera russa está, portanto, provavelmente se aproximando do ponto culminante. As ofensivas russas em andamento ao longo da linha Svatove-Kreminna, em torno de Bakhmut e ao longo das linhas de frente Avdiivka-Donetsk City e Vuhledar não conseguiram mais do que ganhos táticos incrementais nos primeiros meses de 2023. A Rússia comprometeu os aproximadamente 300.000 soldados mobilizados, chamados por mobilização parcial em setembro de 2022 com o propósito de perseguir exatamente essa ofensiva de primavera, para esses vários esforços ofensivos. Se 300.000 soldados russos foram incapazes de dar à Rússia uma vantagem ofensiva decisiva na Ucrânia, é altamente improvável que o comprometimento de forças adicionais em futuras ondas de mobilização produza um resultado dramaticamente diferente este ano. A Ucrânia está, portanto, bem posicionada para recuperar a iniciativa e lançar contra-ofensivas em setores críticos da atual linha de frente.

 

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pragmatismo
Pragmatismo
1 ano atrás

O ISW, que volta e meia “alerta” que as ofensivas na região de Bakhmut estão próximas do seu ponto culminante?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/