O presidente russo, Vladimir Putin, alertou que Moscou seria “forçada a reagir” se o Reino Unido fornecer à Ucrânia munição perfurante para tanques que contenha urânio empobrecido.

Putin reagiu na terça-feira às notícias de que a ministra de Estado da Defesa do Reino Unido, Annabel Goldie, havia confirmado que munição contendo urânio empobrecido fazia parte de um pacote de ajuda militar enviado à Ucrânia junto com os tanques de batalha Challenger 2.

“O Reino Unido… anunciou não apenas o fornecimento de tanques para a Ucrânia, mas também projéteis com urânio empobrecido. Se isso acontecer, a Rússia será forçada a reagir”, disse Putin a repórteres após conversas com o líder chinês Xi Jinping no Kremlin.

“Se tudo isso acontecer, a Rússia terá que responder de acordo, visto que o Ocidente coletivamente já está começando a usar armas com componente nuclear”, disse Putin, sem dar mais detalhes.

Em resposta a perguntas sobre a munição, Goldie disse na segunda-feira que “juntamente com a concessão de um regimento de tanques de batalha Challenger 2 para a Ucrânia, forneceremos munição, incluindo balas perfurantes que contêm urânio empobrecido”. A munição é “altamente eficaz para derrotar tanques modernos e veículos blindados”, disse ela.

O urânio empobrecido é um subproduto do processo de enriquecimento nuclear usado para fabricar combustível nuclear ou armas nucleares. Seu peso se presta para uso em projéteis perfurantes, pois os ajuda a penetrar facilmente no aço. O Programa Ambiental das Nações Unidas descreveu essa munição como “metal pesado quimicamente e radiologicamente tóxico”.

O Ministério da Defesa do Reino Unido rejeitou o alerta de Putin na terça-feira, dizendo que os projéteis perfurantes eram equipamento padrão há décadas e “não tinham nada a ver com armas ou capacidades nucleares”.

O ministério acusou a Rússia de desinformação deliberada por descrever a munição como “armas com componente nuclear”. “A Rússia sabe disso, mas está tentando desinformar deliberadamente”, disse o ministério.

O Institute for the Study of War, um think tank com sede nos EUA, disse na quarta-feira que Putin retratou a munição como “escalada para deter a assistência de segurança ocidental, apesar dos projéteis não conterem nenhum material físsil ou radiológico”.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que a decisão do Reino Unido deixa menos passos antes de uma potencial “colisão nuclear” entre a Rússia e o Ocidente.

“Outro passo foi dado e restam cada vez menos”, disse ele a repórteres em comentários citados por agências de notícias russas.

Políticos e comentaristas russos fizeram uma série de comentários combativos desde a invasão da Ucrânia no ano passado, sugerindo que Moscou estaria – se necessário – preparada para implantar seu vasto arsenal nuclear.

A Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND), uma organização antinuclear, condenou a decisão do Reino Unido de enviar a munição, chamando-a de “desastre ambiental e de saúde adicional para aqueles que vivem o conflito”, pois poeira tóxica ou radioativa pode ser liberada no impacto.

“A CND pediu repetidamente ao governo do Reino Unido que coloque uma moratória imediata sobre o uso de armas de urânio empobrecido e financie estudos de longo prazo sobre seus impactos na saúde e no meio ambiente”, disse a secretária-geral da CND, Kate Hudson, de acordo com a Agence France- Pressione

Anteriormente, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou o plano de “cenário da Iugoslávia”, dizendo que a munição causava câncer e infectava o meio ambiente. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que o plano mostra que o Reino Unido “perdeu o rumo”.

Hamish de Bretton-Gordon, ex-comandante do Royal Tank Regiment do Reino Unido, disse que foi “imprudência” de Putin “tentar sugerir que a Grã-Bretanha está enviando material nuclear” para a Ucrânia.

Ele disse que o urânio empobrecido é um componente comum em munições de carros de combate, possivelmente até usado pela Rússia.

“Putin insinuar que eles são algum tipo de arma nuclear é maluco”, disse de Bretton-Gordon à Associated Press. “O urânio empobrecido é completamente inerte. Não há como você criar uma reação nuclear ou uma explosão nuclear com urânio empobrecido”.

Em uma declaração conjunta emitida no final de sua reunião em Moscou na terça-feira, Putin e Xi alertaram contra quaisquer medidas que possam levar o conflito ucraniano a uma “fase incontrolável”, acrescentando incisivamente que não pode haver vencedores em uma guerra nuclear.

FONTE: AlJazeera

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Putin só vai espernear… que de fato fazer algo ele não tem capacidade de fazer de maneira convencional. Só se escalar para um ataque nuclear.

Slowz
Slowz
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

É tinha gente achando que era blefe a invasão também ..

André K
André K
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Olha, de certa forma, não dá para dizer que estavam errados.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Slowz
1 ano atrás

“Ali é a mentira buscando sobrepujar a verdade!” Amigo, não existe verdade de nenhum lado. Conhece YuriBezmenov e tantos outros que explicaram como funciona? Lembra dos Gulags? Lembra que a FSB é a mesma coisa da KGB? Se existiu algum cristianismo na russia, morreu em 1917. Então ela não é o ultimo bastião do cristianismo, nunca. Ao contrário ela ajudou a formar o progressismo, globalismo e etc que está em cena e agora é uma briga de “irmãos”, de método contra o inimigo comum: os valores que formaram o ocidente. A diferença é que do lado de cá, ainda podemos… Read more »

Monarquista
Monarquista
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Rússia é o país com mais consumo de drogas, abortos e divórcios de toda Europa. Mas eles é quem vão salvar o cristianismo sim kkkkkkkk

Felipe
Felipe
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

E porque então a Otan não invade logo e acaba com tudo, já que a Russia não tem capacidade de nada?

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Vou explicar outra vez, a OTAN é uma aliança defensiva, só pode actuar quando algum dos seus sócios é atacado.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Claro, a OTAN é única e exclusivamente defensiva, confia, mas confia mesmo…rsrsrs.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Certo, então porque os EUA e aliados não fazem o mesmo que fizeram com o Iraque ou Afeganistão? O que os impede?

Essa de “impedimento legal” é conversa para boi dormir. Se fosse alguma republiqueta qualquer, a OTAN já teria colocado “boots on the ground”, mas como é a Rússia, a conversa é diferente. Tem que respeitar.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Por que os americanos foram atacados por terroristas sob a guarida de Iraque e Afeganistão em território americano, podendo, assim, invocar o Artigo 5º.

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

O Reino Unido tá merecendo uma bomba nuclear na cabeça…

Hank Voight
1 ano atrás

A julgar pelo fato da Rússia estar sendo obrigada a retirar de estoque os velhos T-55 para enviar ao front a munição de urânio empobrecido não vai ser necessária:

https://twitter.com/visegrad24/status/1638537626817888256?s=20

Maromba
Maromba
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

É!!! Parece que a Ucrânia vai gastar bastante munição com esses velhos T-55.

João Augusto
João Augusto
1 ano atrás

Parece-me que tal qual os EUA fez com o Japão, se o Putin jogar uma bomba nuclear na Ucrânia a guerra vai acabar. Vai seguir – o Putin – sendo um pária internacional sob tantas sanções quantas o bloco ocidental conseguir viabilizar contra a Rússia e os russos, mas militarmente não vejo alternativa ao ocidente senão encerrar o conflito depois de uma medida absurda dessa.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  João Augusto
1 ano atrás

Se a Rússia utilizar armamento nuclear, acho que até a China vira publicamente as costas para eles.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Talvez, mas a guerra teria acabado.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Disse o mesmo quando a Ucrânia recebeu o Himars, munições guiadas para sistemas de tubos, mísseis navais, mísseis antirradiação, caças, tanques leopard, sistema antiaéreo e muito mais.

Putin começou a usar os velhos T-55

Zoe
Zoe
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Vai matar todo mundo de Tétano !

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Putin é um miserável… vai criar uma epidemia de tétano na Ucrânia… kkkkkkkk

João Augusto
João Augusto
1 ano atrás

“Putin insinuar que eles são algum tipo de arma nuclear é maluco”, disse de Bretton-Gordon à Associated Press. “O urânio empobrecido é completamente inerte. Não há como você criar uma reação nuclear ou uma explosão nuclear com urânio empobrecido”.
Fala que o outro está mentindo e logo em seguida diz que o urânio empobrecido é completamente inerte. A verdade já morreu e os caras seguem profanando o corpo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João Augusto
1 ano atrás

Caro João. O minério de urânio é uma mistura de U-235 (usado como combustível nuclear e para fabricação de bombas) e U-238, inerte para aplicações nucleares. Quando se separa o U-235, há uma enorme quantidade de U-238 para ser destaca. Como o U-238 é um dos elementos mais pesados da tabela periódica, é possível transformar o óxido de U-238 em metal (chamado processo de redução). Este metal é extremamente duro e denso. Entre as muitas aplicações, uma delas é fazer munição cinética. Quando um projétil feito de U-238 é disparado, ele adquire muita energia cinética. A energia cinética é proporcional… Read more »

Lucena
1 ano atrás

(…) “O urânio empobrecido é completamente inerte. Não há como você criar uma reação nuclear ou uma explosão nuclear com urânio empobrecido”. (…) . Nos locais onde essas munições com uranio empobrecido foram usadas… mostram o contrario… como se já não bastasse Chernobyl. . . Esse episodio… é mais um prego no caixão do TPI…fico pensando se o caso de usar esse uranio empobrecido …a iniciativa fosse da parte da Rússia. . Aliás … onde fica a retórica ambientalista da UE com isso ? … será que o meio ambiente da Ucrânia, com as suas suas florestas … são tão insignificantes… Read more »

J. Dietrich
J. Dietrich
1 ano atrás

Estamos a um centímetro da III e última Guerra Mundial. Só falta definir quem vai puxar o gatilho antes. É só dar autonomia para Donestk e Luganski e reconhecer que a Crimeia sempre foi extensão da Rússia.

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Sim, a reação dele vai ser correr até o final da coleira e latir. Pilantra!
Um monte de jovens russos e ucranianos sendo usados como peças descartáveis para defender a aventura desse senhor aí, enquanto ele em reuniões se senta em mesa gigante, para ficar longe dos outros, com medinho de morrer de gripe.

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Se de fato a Ucrânia usar urânio empobrecido, Rússia vai começar atacar o Centro de Comando da Ucrânia com muita força. Até agora, Rússia tá poupando instalações sensíveis na Ucrânia.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

A Rússia poderia destruir toda a matriz energia da parte não ocupada na Ucrania no inverno, mas por que não o fez? Quantos milhares de vidas seriam ceifadas devido ao frio extremo(incluindo dentro de hospitais)? Acredito que Moscou quer toda a Ucrania para si.

Last edited 1 ano atrás by Vinicius Momesso
Mirão
1 ano atrás

Eu prefiro estar dentro de um tanque com altas chances de detonar em caso de perfuração do dentro de um caixão radioativo.

Aliás, deve ter sido essa contaminação que começou lá em 1991 que deixou a sociedade americana retardada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O governo britânico vai enviar à Ucrânia munição de tanque de 120 mm com urânio empobrecido (DU). O urânio empobrecido, também chamado de urânio exaurido, urânio esgotado ou DU (do inglês depleted uranium), composto do isótopo 238 do urânio (urânio-238), que é de difícil fissão. O urânio empobrecido é subproduto do processo de enriquecimento enriquecimento para obtenção do isótopo 235 do urânio (urânio-235), esse sim usado para fissão em reatores e armas nucleares. Inclusive o urânio empobrecido e menos radioativo que o urânio natural. Esclarecimentos a parte, tudo indica que o Reino Unido vai enviar à Ucrânia cartuchos de sabot… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

No momento autual são os dardos penetradores feitos de urânio empobrecido (U-238), material pouco físsil, que estão causando discussão, mas quero lembrar que já foi dito que os EUA enviariam mísseis TOW sucateados para a Ucrânia. Depois o assunto caiu no esquecimento. So que agora estão aparecendo fotos do TOW-2B em uso pelas tropas ucranianas. Na postagem consta a seguintes descrição: “Fotos de um soldado ucraniano disparando de um M41A7 TOW HMMWV montado no ITAS – que nos permite confirmar um dos tipos de TOW fornecidos pelos EUA para a Ucrânia. Vemos um míssil da série TOW-2B – uma variante… Read more »