O Leopard 1 é muito antigo para fazer a diferença na Ucrânia? De jeito nenhum – especialmente depois de algumas atualizações

52

O mundo ficou muito feliz em saber que em breve os defensores da Ucrânia operarão tanques de batalha principais Leopard 2 . Essas imponentes máquinas são grandes armas de guerra e devem ajudar as Forças Armadas da Ucrânia a libertar seus territórios da ocupação russa. No entanto, na sombra dos Leopard 2, existem os Leopard 1 mais antigos – eles são velhos demais para uma guerra contra uma superpotência em 2023?

A Ucrânia está recebendo muitos tanques Leopard 2 da Alemanha, Polônia, Canadá, Noruega, Espanha, Finlândia, Suécia e Portugal (e provavelmente de alguns outros países também). A maioria desses tanques é da variedade Leopard 2A4, que é a versão mais comum deste tanque de batalha principal.

O Leopard 2 é um ótimo tanque e usa munição de 120 mm padrão da OTAN. Isso significa que a Ucrânia pode obter munição de países que operam diferentes tipos de tanques – C1 Ariete, Leclerc, M1 Abrams e alguns outros tanques usam munições compatíveis.

No entanto, a Ucrânia também está recebendo mais de cem tanques de batalha Leopard 1A5. Obviamente, essas máquinas representam a geração anterior da família e muitos argumentariam que são muito velhos para uma guerra contra uma superpotência como a Rússia em 2023. São mesmo?

Embora o tanque Leopard tenha entrado em serviço pela primeira vez em 1965, o Leopard 1A5 não é tão antigo quanto muitos pensam. O Leopard 1A5 foi lançado em 1987 – 2 anos após o Leopard 2A4. Só porque uma nova geração da família Leopard foi desenvolvida, isso não significa que o Leopard 1 foi abandonado.

O Leopard 1A5 é muito mais leve – pesa 42,2 toneladas. Infelizmente, isso se deve à armadura mais fina. Além disso, o Leopard 1A5 tem um motor menos potente, pelo que atinge uma velocidade máxima de 62 km/h. – é mais lento que o Leopard 2A4, que acelera a 68 km/h.

O Leopard 1A5 tem um canhão de 105 mm – portanto, não é o padrão atual da OTAN. No entanto, ele usa um sistema de controle de tiro moderno do Leopard 2. E como vários países ainda usam o Leopard 1 como tanque principal, há bastante desse tipo de munição para todos. A munição de 105 mm é definitivamente poderosa o suficiente para nocautear velhas máquinas soviéticas.

O Leopard 1A5 definitivamente não é a palavra mais recente em tecnologia militar, mas ainda é um oponente formidável para os tanques russos.

É muito velho? É um tipo de tanque mais novo que o T-72 ou o T-62, atualmente usado pelas forças russas na Ucrânia. E esses tanques serão atualizados antes de irem para a Ucrânia. Placas de blindagem extras seriam uma adição útil, mas é preciso se perguntar se o motor mais antigo e menos potente permitirá isso.

A Ucrânia precisa de tanques. O Leopard 1A5 é um bom tanque. Claro, muitos países ricos e poderosos os retiraram para dar espaço ao Leopard 2, mas isso não significa que o Leopard 1 não se manterá em um campo de batalha moderno. Especialmente após reparos/atualizações.

Um mínimo de 100 Leopard 1A5s serão doados pela Holanda, Alemanha e Dinamarca, mas o número final será muito maior. Somente a Alemanha pode encontrar 178 Leopard 1A5 para doar, 96 desses tanques estão armazenados em uma empresa privada na Suíça e estão sendo discutidos.

FONTE: Technology.org

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Se for contra os T-55, T-62 e T-72 mais antigos, o Leopard1a5 com munições recentes é mais que suficiente. Se forem os T-62M1, T-64BV e T-72 mais modernos como o B3 e outros acima, aí a coisa fica apertada.

C G
C G
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Concordo, no modo super trunfo, bem modernizado ele chega até o T-72 mesmo, nas ultimas versões bem no limite da perfuração podendo tomar uns sustos mas depois não tem milagre, contra o T-80 pra cima sem chance!
Considerando o tanto de coisa antiga nas FA russas vai ser muito útil sim!

Last edited 1 ano atrás by C G
Jorge
Jorge
Reply to  C G
1 ano atrás

A Rússia tem capacidade suficiente para destruir e neutralizar alguns para poderem fazerem uma fabricação reversa ou até melhorarem as deficiências de seus tanques. Além disso, a Rússia possui mais de dez mil tanques e milhares de aviões capazes de encontrarem e destruírem um tanque de guerra. O melhor para todos é buscar a paz e não insistir em uma guerra em que só trás sofrimento para o povo ucraniano. “Para os políticos é fácil falar em guerra, pois não é o deles que tá na reta”.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

O canhão do Leo1 não perfura 70% da superficie do T-72. Teria de ter sorte do disparo pegar onde a blindagem é mais leve. Por outro lado, um tiro do T-72 capota o leo1 em qualquer lugar que acertar.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Depende da munição do Leopard e da versão do T-72, além da distância, claro.

C G
C G
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

É preciso munição de quarta geração mas fura, o “m428 sword” supostamente vence a blindagem do T-72 agora se existe essa munição disponível é outra história, não duvido nem acredito (risos), se houverem adições de blindagem tbm o jogo muda pq é no limite do limite!

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Na verdade essa afirmação só é verdadeira, se o T-72 estiver equipado com blindagem Kontakt-5 em uma comparação com a munição flecha DM 63 de 105mm(essa é a munição usada pelos Leopards 1a5 do Brasil), se o T-72 não tiver a blindagem kontakt-5 então apenas a frente que não seria penetrada, a lateral e trasseira seriam.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Pois é, no mínimo um flanqueamento perfeito para um Leo1 abater um T-72. É igual o Sonic q pra ganhar do Robotinik só pode bater na barriga kkk isso não é videogame não.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

De frente em distâncias pequenas, seria possível uma penetração. A questão é que isso colocaria a tripulação do Leopard em um risco muito alto. E sobre o que falei acima, está baseado em um estudo do EB sobre a efetividade das munições do Leopard 1A5 usadas pelo Brasil, frente os outros blindados usados na America do Sul, em que é apresentado que em distâncias de combate(na casa dos 2Km) a munição flecha DM 63 não é capaz de perfurar a frente ou a lateral dos T-72 venezuelanos equipados com blindagem reativa Kontakt-5, em distâncias menores(na casa de 1Km) seria possível… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

explique como uma munição flecha a 2km não fura a blindagem do T72, acima de 2KM até acredito nisso, pois a perda de energia cinética começa a pesar contra

Júlio Cesar
Júlio Cesar
Reply to  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Europa desova sucata bélica na guerra para manter acesa a desgraça no.mundo… atualizar um tanque custa milhões e muitos meses de trabalho podendo ultrapassar mais de um ano….

Henrique A
Henrique A
1 ano atrás

Outra coisa que poucas pessoas notam é que os ucranianos (russos também) empregam os carros de combate como “artilharia auto-propulsada” disparando seus canhões em modo indireto, como se peças de artilharia fossem, pra isso uma granada de alto explosivo de 105mm é mais que adequada.
CCs também são muito usados para “bater” a infantaria inimiga e destruir seus abrigos com o canhão e a metralhadora coaxial.

Guacamole
Guacamole
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Em resumo, eles ainda usam táticas sovietes da época da segunda guerra.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

o que a gelera nao entende tanto na questão dos Leo1 e T-55, T-62, é que todos eles servem como forças reservas, atuar em fronte secundários, e liberar os seus CC’s principais para as ofensivas e zonas de combate mais intensos.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

O Leopard 1 é sim uma velharia, não importa se é a versão 1A5, é a mesma coisa daquele M-55, que recebeu algumas melhorias, inclusive uma blindagem extra, mas continua sendo uma velharia chamada T-55, leve por leve, os tanques russos também são. Coloquem um Leopard 1A5 contra um Abrams, Challenger ou T-90, para ver o resultado, mas claro, contra essa velharia T-54/55 que a Rússia está mandando para a guerra, o Leopard 1 é uma velharia aceitável e ainda funcional.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

O Leopardo 1A5, não é tão velharia como dizem, tem um canhão dos mais estáveis que existe, dispara em movimento, com grande estabilidade, há um vídeo, em que põe, um copo de cerveja, pousado a meio do canhão, o tanque começa a acelerar, por um caminho no monte, cheio de buracos, o tanque anda para cima, para baixo, para os lados, mas o canhão, ajusta isso tudo, e parece uma mesa de café para o copo, que não cai, nem tão pouco, perde uma gota da cerveja.
Modernizado, vai dar muito jeito.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Rui, não é tão velharia se comparado com um tanque ainda mais velharia, no caso o T-54/55, no meu comentário eu disse que ele se daria mal contra um Abrams, Challenger e T-90, mas nem precisamos ir muito longe, nossos Leopard são inferiores até mesmo aos T-72 da Venezuela. Ele ainda tem alguma serventia, mas contra um tanque um pouco mais moderno, sem chances.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

É a questão do um contra um, em circunstâncias idênticas. Isso nunca acontece. Tem muitos outros fatores a considerar. Por exemplo se o Leo tiver uma mira térmica de maior alcance? E começam a surgirem blindados equivalentes ou mais modernos que os Leo 1, com miras térmicas de 1ª geração. E isso sem contar com os sistemas de apoio, como a infantaria, artilharia, etc… e um bom sistema de comunicações. São fatores determinantes. Prefiro estar num blindado com menor blindagem mas ter maior apoio, armas combinadas e consciência operacional que me poderá permitir ter alguma vantagem e disparar primeiro. Normalmente… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

“É a questão do um contra um, em circunstâncias idênticas. Isso nunca acontece.”

Sim, eu estou comparando como se fosse um combate 1×1, assim como fizeram quando a Rússia estava enviando a velharia T-55 para a batalha, uns diziam que o T-55 estava indo combater os Abrams e Challenger, se realmente a Rússia está fazendo isso, vai ser loucura, mas é claro, quase ninguém falou sobre o apoio da artilharia, infantaria, os RPG, os mísseis AT, e os helicópteros.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Comparações diferentes.
O T-55 não terá nenhuma vantagem na linha da frente. Canhão não estabilizado, sem mira térmica, sem comunicações modernas, blindagem fraca, etc… Até para apoio de fogo dificilmente servirão… Talvez para controlar a população ou para decoys.

O Leo 1 tem algumas vantagens, mesmo contra modelos mais recentes, e as desvantagens podem ser minimizadas das formas que referi, entre outras.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

É claro que um Leopard é superior ao T-55, disso quase ninguém tem dúvidas, mas as desvantagens do T-55 também podem ser “minimizadas” da mesma forma como você disse que serão para o Leopard. Na minha opinião, a Rússia não vai usar eles para combater outros tanques, como eu já disse, seria loucura. Quanto as possíveis vantagens do Leopard perante um tanque mais novo, eu particularmente não vejo nenhuma, claro, tirando a maior mobilidade, por ser mais leve.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não, as diferenças não podem ser minimizadas. É o equivalente em ter um Mustang contra um F4.

E o Leo 1 poderá ter melhor eletrónica, comunicações, etc… Há grandes diferenças, até mesmo entre o mesmo modelo, no nível de “modernização” dos blindados Russos e a quantidade de modelos mais recente e teoricamente superiores aos Leo 1.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

não puxando saco para Rússia, mas a partir do T55A eles possuem estabilizadores e telemetros, no caso do T55M1 até telemetro a laser, se bem que é capaz destes telemetros terem sindo já removidos ou perdidos com o tempo, visto que os componentes eletrônicos tendem a ser removido quando são enviados para o armazenamento de longa data.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Claro, contra os tanques mais actuais, perde, mas na guerra tem tácticas diversas, como ataques em superioridade numérica, de noite, ou mesmo equipar com mísseis anti-carro, muita coisa pode ser feita, pois os Ucranianos podem usar os Leopardo 2A4, A5, os A6, bem como os Challenger 2 e os Abrams 1A2 para os T90 e T80 e os seus T64 Oplot e os T-72 modernizados no ocidente, para os melhores T-72 Russos e para os T-72 Russos mais antigos, T62 e T55, os Leopardo 1A5, chegam e sobram. Mas uma coisa o Leopardo 1A5 faz muito bem, dispara com muita… Read more »

C G
C G
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A munição 105mm está no limite para T-72, nas ultimas versões do tanque apenas munição de ponta como a “m428 sword” com capacidade palpitada de perfurar 550mm, contra tanques modernos sem chance de perfurar a blindagem frontal!

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

De forma alguma, o canhão do Leopard 1 é muito superior ao D10T do T-55/M55. Com exceção da eletrônica de bordo e optrônicos, no mais eu concordo, são similares.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Ainda na segunda guerra, o general alemão Rommel usou tanques italianos, alemães e tchecos, de gerações diferentes, em ofensivas fulminantes, usando efeito surpresa e muita agressividade, funcionou até certo ponto. Quando os britanicos chutaram o balde e enviaram só tanques tops para o norte da Africa, esses tanques antiquados de segunda linha dos alemães foram completamente aniquilados. Isso se deveu a uma paridade aeronaval que a Italia tinha com a inglaterra no mediterraneo nos estagios iniciais da guerra. Com o lend lease os americanos viraram o jogo para os britanicos no mediterraneo, somado aos gregos q espancaram os italianos kkk.… Read more »

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Nessa guerra ocorreram pouquíssimos embates entre tanques e todos foram vencidos pelos russos.
Tanques estão sendo usando em apoio às tropas.
Esses Leo, assim como qualquer tanque ocidental, será alvo dos Kornet, Krasnopol, K-52, Lancet e etc., que já devastaram toda a primeira leva de tanques ucranianos e a primeira fornada de ajuda ocidental.
Mais de 3.000 deles já foram destruídos.
É muita coisa.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Não digas disparates, nessa guerra tem havido muitos combates, tanques contra tanques e os Russos nem por sombras ganharam nesse quesito, quanto aos mísseis anti-carro, já começaram a ser anulados e os mbt’s todos os lados os acham essenciais.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Vivemos outros tempos, não menospreze a capacidade de inteligência da Otan….confrontando seu pensamento lembre-se que na guerra do Golfo quem destruiu a maioria dos modernos CC iraquianos foram bradleys e helicópteros de ataque? ou seja, mesmo sabendo da capacidade dos abrams os estrategistas preferiram engajamentos com meios mais capazes (ATGM à longas distâncias). O que quero dizer que nenhum estrategista arriscaria combate direto entre Leopard 1 e T-90/T-72, esse “fator surpresa” é controverso desde quando fizeram constelações de satélites militares e agora drones de reconhecimento (ambos operados ali), ou seja, não há como se mover com FT blindadas sem ser… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Eu venho aqui dizer que não endosso de forma nenhuma as alegações desses analistas da matéria a respeito do Leopard 1 , e espero que os mesmos sejam devidamente cobrados no futuro próximo em razão das consequências desastrosas em vidas humanas e perdas materiais caso essa viatura seja empregada nesse teatro operacional.

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Que Nosso Senhor tenha piedade dos ucranianos e os receba de braços abertos.
Vai chegar um monte deles.

IvanF
IvanF
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

kkkkkkk

É sério isso, minha gente? O cara tá responsabilizando quem escreveu essa matéria (e quem traduziu também?) pelo que for acontecer na guerra?

gari
gari
1 ano atrás

Com a chegada dos T55/54 os M60 tb serão bons o suficiente para serem enviados. acho que até o Uruguai poderá se desfazer dos M41 a julgar pelo andamento dessa guerra.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

“É muito velho? É um tipo de tanque mais novo que o T-72 ou o T-62, atualmente usado pelas forças russas na Ucrânia.”

Esse texto na matéria está equivocado. O T-72 foi desenvolvido no final da década de 60 e início dos anos 70 e entrou em serviço em 1973.
Já o Leopard 1 foi desenvolvido na década entre 1956 e 1961 e entrou em serviço em 1965, somente 4 anos após o T-62 e 8 anos antes do T-72.

IvanF
IvanF
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

É porque ele tá falando em especial do Leopard 1A5. Tá no quinto parágrafo, em negrito.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Sim, eu entendi isso, mas os T-62 e T-72 também passaram por modernizações ao longo do tempo. Dizer que o Leo1A5 é mais novo que os T-72 usados pela Rússia na guerra é equivocado. A Rússia não deve usar nenhum T-72 Ural que é de 73. O T-72 B é de 1985 e o T-72B com Kontakt 5 é de 1988, ambos mais novos que o Leo1A5. Mas a Rússia tem muitos T-72B3 que são de 2010 em diante e tem também os T-72 B3M que são de 2016 em diante. Até os T-62 que são de 1961, 4 anos… Read more »

IvanF
IvanF
Reply to  Luís Henrique
1 ano atrás

E o Leopard 1A5 também foi/está sendo modernizado, em suas limitações, mas está.
O texto coloca ele como “lançado em 1987″, ainda assim mais novo que o T-72B.
Note que falei mais novo, não que é melhor! Na prática essa comparação temporal não quer dizer nada, em 1987 já existia o Leopard 2A4, o M1A1, o próprio T-72B, o T-80, o Challenger 1 e é claro, o EE-T1 Osório!

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Eu uso bastante o armata no world of tanks e posso comprovar a eficacia em campo de batalha.

C G
C G
Reply to  Magaren
1 ano atrás

Hahahahahhahaha boa!

Higo
Higo
1 ano atrás

Por favor, vocês tentam defender um veículo ultrapassado por causa que nosso país também tem deles. Esse tanque não terá grande Vália na Ucrânia, não ultrapassará a blindagem dos blindados Russos modernos. Isso mostra que nossas forças armadas não tem nenhuma capacidade, temos sucatas e em pouca quantidades. O Brasil não tem forças armadas frente a países da mesma magnitude.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Higo
1 ano atrás

A maior parte do tempo esses blindados estarão enfrentando infantaria, podendo enfrentar algum blindado pesado russo de vez em quando(a possibilidade desses encontros dependem da disponibilidade e números dos blindados de ambos os lados).

A efetividade deles dependerá de vários fatores, como a atualização, local de emprego(zona mais quente ou mais fria da frente de combate), forma de utilização, etc…

Sobre o numero de blindados brasileiros, para ter uma dotação plena de todos os regimentos blindados precisaria de uns 327 MBTs, atualmente tem 220 Leopard 1A5 e 28 M60A3TTS.

IvanF
IvanF
Reply to  Higo
1 ano atrás

“não ultrapassará a blindagem dos blindados Russos modernos”… sim, mas que blindado russo moderno você tá falando? kkkkkkk

Mas se preocupe não, pra esses há o emprego dos bons e velhos ATGMs.

GRAXAIN
GRAXAIN
1 ano atrás

Depende, né? Duro é ver o custo anula para manter os L1-A5 no EB, seus motores e sistemas mais antigos… a mesma armadilha dos Mirage-III na FAB!

Orsely Azevedo
Orsely Azevedo
1 ano atrás

O texto, ingênuo, inicia dizendo que “O mundo ficou muito feliz” pela Ucrânia receber novos tanques. Eu sou defensor da Ucrânia contra a invasão russas, mas dizer que “o mundo” apóia a Ucrânia é de uma ingenuidade de jardim de infância. A Alice que escreveu o texto precisa sair da bolha. Possivelmente mais da metade da população do globo não está “muito feliz” com a possível chegada dos tanques. China, India e Rússia são parte de um mundo (não computado no folheto) e os dois primeiros são as maiores populações do globo. Acorda Alice.

Thalles
Thalles
1 ano atrás

O Mundo ficou feliz? Foi forçado essa. Porque todos sabem que isso não irá adiantar nada. Mandar mais armas só vai prolongar a guerra.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Leopard 1 em combates contra forças motorizadas e mecanizadas confrontando viaturas leves ou levemente blindadas, em teoria é para ter um bom desempenho desde que utilize um trabalho de inteligência descartando os riscos de confrontar FT Blindada inimiga e/ou grande concentração de ATGM.
Usa-lo contra carros de combate, mesmo que de gerações anteriores já é um risco maior….eu particularmente usaria os Leopard 2 como a ponta da lança e os Leopard 1 para cobrir os flancos, mas vai de cada estrategista.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Operações, inteligência, clima e terreno, treinamento e motivação da tripulação, disponibilidade do equipamento com suprimentos de diversas classes (alimento, combustível, munição e sobressalentes)…etc…etc…esses são só alguns dos fatores que podem influenciar no desempenho do equipamento….ficha técnica não vence combate.

Daniel
Daniel
1 ano atrás

Maravilha. Já que os ucranianos estão dispostos a usar qualquer coisa, fala para o EB vender todos os MBTs que temos para os europeus e gastamos o dinheiro com armamento moderno, para variar . . .

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Daniel
1 ano atrás

seria algo de 5 por 1? acho que se vender todos Leopard 1 pelo valor de mercado, o dinheiro não daria para equipar 1 RCC com CC modernos. Eu já havia comentado de uma estratégia minha de diminuir a força blindada (que só existe no papel) para algo em torno de uma brigada bem equipada e focar na mecanização (mais barata de manter)….fui esculachado aqui na época….rs. Agora vemos a diminuição da operacionalidade pelo tempo e ameaças de abrir a torneira jorrando dinheiro do contribuinte com “projetos de modernizações” para enganar civil que na realidade são apenas manutenções de sobrevida….resumindo….devido… Read more »

Daniel
Daniel
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Por mim, podem substituir por Centauros 2 que já são melhores do que o EB possui atualmente. Junta todos os Leopard e os M60 e fica com os Centauros até que o EB tenha dinheiro para adquirir novos MBTs. As FAs brasileiras precisam parar com essa mania de pensar em cenário regional e pensar em ameaças globais. Se formos atacados, será por uma coalizão ou uma grande potência e não pelo Paraguai ou Argentina.

Paulo Cruz
Paulo Cruz
1 ano atrás

Apesar, a munição de urânio empobrecido, a flexa, produzida pelo Brasil, nesse blindado, 1A 5, pois derruba, abate qualquer blindado. Pois é a preocupação dos Russos. Logo, nao há mada de ultrapassado nisso. Fica a dica, 😎😎😎