Stoltenberg: bandeira da Finlândia será hasteada na OTAN nos próximos dias. Suécia se juntará “em breve

58

O secretário-geral da Nato, Jens Stoltenberg felicitou a ratificação turca da candidatura da Finlândia à Nato e assegurou que a bandeira do país será hasteada nas instalações da Aliança Atlântica já “nos próximos dias”.

Ainda, Stoltenberg manifestou-se esperançoso de que a Suécia se junte à Nato a curto prazo, mal se resolvam as questões da ratificação, que teimam em chegar por parte da Turquia e Hungria.

“Dei os parabéns ao Presidente Niinistö pela conclusão da histórica ratificação do acesso da Finlândia à Nato. Aguardo com ansiedade pelo momento de levantar a banderia da Finlândia na sede da Nato nos próximos dias. Junto somos mais fortes e mais seguros”, escreveu nas redes sociais o líder da Aliança.

Sobre a ratificação da adesão da Suécia, Stoltenberg já adiantou que espera que ocorra “em breve” e “o mais rapidamente possível”.

A Suécia e a Finlândia apresentaram, a 18 de maio de 2022, uma candidatura conjunta, motivadas pela invasão da Rússia à Ucrânia, e terminando a posição de neutralidade que mantinham.

Recorde-se que, ainda antes da guerra na Ucrânia, a Rússia exigiu que a Nato assegura-se que a Ucrânia e a Geórgia não se tornariam membros da Aliança, algo que foi recusado. Assim, uma das justificações dadas por Putin para justificar a invasão doi precisamente a de impedir que a Ucrânia se juntasse à Nato.

Do total de 30 países-membros da Nato, só a Turquia e Hungria mostraram resistência na conclusão do processo de ratificação da candidatura conjunta dos dois países, sendo que acabaram por dar a ‘luz verde’ à Finlândia.

Já quanto à Suécia, Ancara exige que a Suécia deixe de apoiar grupos curdos e extradite os elementos que tem em território nacional, já que são considerados terroristas pelo Governo turco. A Turquia exige que sejam aplicadas as novas medidas antiterrorismo naquele país, o que deverá acontecer no verão.

A Hungria justifica o atraso na ratificação da candidatura sueca com o facto de anteriores governos terem manifestado posições a favor da suspensão de fundos europeus pagos ao país.

FONTE: SAPO

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ildo
Ildo
1 ano atrás

Agora pode solicitar formalmente uma investigação sobre “quem” executou o atentado terrorista no Nord Stream em área da OTAN…

C G
C G
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Mais fácil saber quem mandou matar John Kennedy, todo mundo tinha motivos!

Ildo
Ildo
Reply to  C G
1 ano atrás

Por favor… Qual o motivo russo de explodir o próprio gasoduto? Sendo inclusive que nessa época existiam canais extraoficiais alemães de negociação com os russos? Até os carangueijos do Báltico sabem mutíssimo bem que foi os EUA e países da OTAN! O relatório bombástico de Seymour Hersh sobre isso é público. Jornalista ocidental e mainstream! Ou seja, terrorismo de países da OTAN contra outro! Isso já entrou para história como uma das maiores infâmias e vexames da história da Europa. Perderam completamente a dignidade em sua submissão total aos EUA. Porque EUA e europeus bloquearam na ONU a proposta de… Read more »

Ildo
Ildo
Reply to  C G
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Caro. Você tem razão em vário pontos, contudo no cenário político dos EUA, o partido Democrata está á esquerda do partido Republicano, principalmente pela sua ligação com o movimento sindical dos EUA. O partido Democrata tem acolhido diversos políticos mais á esquerda, inclusive de visão mais socialista, como Bernie Sanders, ainda que seja bastante criticado pelo apoio que a maioria democrata costuma dar às ações militares do governo. Os EUA têm um sistema pluripartidário, mas na prática atua como se fosse um sistema bipartidário, o que dificulta muito o fortalecimento de partidos mais á direita ou á esquerda. É interessante… Read more »

Ildo
Ildo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

EDITADO

Ildo
Ildo
Reply to  Ildo
1 ano atrás

O meu comentário foi editado mas outros trantando desse assunto não…

EU conheço as regras objetivas da trilogia; já as subjetivas de sua aplicação…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Nativo
Nativo
Reply to  C G
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Nativo
Nativo
Reply to  Nativo
1 ano atrás

Uma comparação entre essas teorias dominação de dominação comunista, com as teorias da conspiração de dominação sionista foi bloqueada? Estranho.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Como parece insinuar que não podiam ter sido os Russos por ser numa área OTAN, pergunto qual é a distância entre o local das explosões e o território Russo?

Para além de ser um atestado de incompetência por considerar que os Russos não têm essa capacidade mesmo a uma grande distância do seu território e numa área da “OTAN”…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Como esperado vosmecê irá corroborar a narrativa literal dos EUA/OTAN. E ignorar os fatos, evidências, lógica, o que é minimamente verossímil.

Então responda uma questão simples:

Porque EUA e europeus bloquearam na ONU a proposta de investigação internacional?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Sei tanto como o senhor mas o senhor pensa que sabe mais do que os outros…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Sabe? Então responda post meu acima em resposta minha ao CG; aliás, já perguntei a ti mesmo: Qual a lógica dos russos explodirem o próprio gasoduto enquanto, inclusive, estavam em canais secretos com industriais alemães a revelia do governo alemão, absolutamente vasssalo aos EUA em detrimento dos Interesses Nacionais da Alemanha? Porque EUA e europeus bloquearam na ONU a proposta de investigação internacional do atentado terrorismo ao Nord Stream? Acham mesmo que fora da bolha do “ocidente coletivo” satélite dos EUA alguém acredita nessa narrativa completamente furada dos EUA/OTAN? Se algum país dessa “aliança” tivesse a mínima dignidade (e não… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Quando a guerra começou, pouco mais de um ano atrás, um de meus primeiros comentários foi de que isso abriria a porta para a Finlândia e Suécia entrarem na OTAN. Os putinetes responderam que isso jamais aconteceria, que a população e políticos desses países não queriam e que eles não tomariam esse passo por medo da reação russa… Erraram; como erraram e continuam errando sobre o sucesso da invasão, a queda de Kyiv, o congelamento da Europa e inúmeras outras previsões afirmando que agora sim, finalmente a Rússia dará seu coup de grâce, derrotando a Ucrânia e seus aliados da… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Grave erro estratégico da OTAN.
Além de apenas ‘formalizar’ a participação de Suécia e Finlândia, visto já serem aliadas da Organização, está causando a destruição de um possível aliado que era muito maior, mais poderoso e estrategicamente melhor situado geograficamente, que era a Ucrânia.
E ainda obrigaram a Rússia a colocar armas atômicas em Belarus, a pouquíssimos quilômetros de Varsóvia e Berlim.
Alemães e poloneses estão felizes da vida com isso.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Ah claro, porque os Iskanders em Kaliningrado não tinham alcance suficiente para atacar Varsóvia e Berlim… Por favor, não trate todos como se fossem idiotas.

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Idem e ibidem com relação a mísseis ocidentais na Polônia, Alemanha e Romênia.
Para que a Ucrânia?.
Como diz o ditado: Quem tem olho grande……

Ildo
Ildo
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Como citado, os EUA tem armas nucleares em vários países da OTAN; há décadas…

Impressionante como no ocidente se reproduz narrativa dos EUA/OTAN acriticamente…

Vide Crise dos Mísseis em Cuba; a URSS só instalou armas nucleares lá depois de os EUA intalarem perto de sua fronteira na Turquia… E o acordo foi de ambos retirarem… Mas esses detalhes não são observados no ocidente, obviamente… É o “mundo livre” contra a “cortina de ferro”…

E agora a Rússia parea a dissuasão e é a “agressora”, “hostil” aos probres países “defensivos” da OTAN…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Ildo
Ildo
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Quem começou esse movimento foi os EUA/OTAN; a Rússia só reagiu e começou a parear a dissuasão.

Ninguém lembra da estória furada de instalação de sistemas antimísseis na Europa Oriental por causa do Irã?

Foi a OTAN que se expandiu para o leste!

É incrível o malabarismo para legitimar a hostilidade dos EUA/OTAN…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Hcosta
Hcosta
Reply to  Ildo
1 ano atrás

O senhor parece um aprendiz do multi nicks mas anda um bocado atrasado. Os argumentos que usa já foram usados pelo seu mestre e a realidade já provou que estavam errados.

Pelo menos aprenda com ele e evolua ou procure novo material…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Vosmecê que só está repetindo a tática Ad hominem de acusar outros antagonistas de ser um “nick do Kings” na falta de argumentos minimamente lógicos, com história e geopolítica minimamente verossímeis.

Ainda no aguardo de algum argumento plausível sobre o Nord Stream…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Na verdade foram os países do leste europeu que correram a pedir o ingresso na OTAN para se proteger do “risco Rússia”.
E a invasão da Ucrânia mostrou que eles estavam certos.

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

E a ‘invasão’ da Ucrânia também mostra que não é apropriado desafiar a Rússia.
Que fique de lição, neste primeiro momento, para Letônia, Estônia, Lituânia, Polônia e Moldávia.

Ildo
Ildo
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

É, na “história” e “geopolítica” da CNN, The Guardiam, G1, Netflix, Disney, etc…

suTERMINATOR
suTERMINATOR
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Países do Leste; Me ingressem na Otan porque quero levar um Nuke na cabeça já no inicio da invasão.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Que diferença isso faz? A guerra continua, a OTAN cada vez mais forte e a Rússia mais fraca…

As armas nucleares na Bielorrússia não têm nenhuma relação com a OTAN mas sim com manter os dois regimes no poder.
Talvez, com uma derrota cada vez mais provável, a Rússia possa usar isso como moeda de troca. Aparentemente ninguém está preocupado com isso.

Mas continue que o seu aprendiz parece engolir tudo o que diz…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

“OTAN cada vez mais forte e a Rússia mais fraca”…

Gostaria de fazer um encomenda de hardware de estoques da OTAN e, sobretudo, munição…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Considerando que a Rússia tem armas atômicas com alcance intercontinental, colocá-las mais ou menos perto da Europa não faz diferença alguma. Tanto faz ficar nos Urais ou na Bielorrússia.

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Quanto mais perto, menor o tempo de reação.
Além da possibilidade de se usar armas menores, até táticas.

Ildo
Ildo
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

É incrível não?

Não sabe a diferença entre TBM, SRBM, IRBM e ICBM…

C G
C G
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Para todos vermos como o sistema de “likes” e “dislikes” está corrompido, as 18:34 desta sexta feita esse comentário absurdo empatado em 17 X 17!

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  C G
1 ano atrás

Talvez porque 17 achem absurdo e outros 17, não.

Ildo
Ildo
Reply to  C G
1 ano atrás

Quem sabe será porque cada vez menos gente acredita na narrativa mitômana dos EUA/OTAN…

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Plinio Jr
Plinio Jr
1 ano atrás

Parabéns para o grande estrategista de Moscou, com a invasão a Ucrânia sob justificativa que a mesma iria entrar na OTAN (e uma hora vai) conseguiram a proeza de centenas de quilometros de fronteira Sueco-Finlandesa sob tutela da Aliança ….ou seja , se o pretexto era evitar uma enorme fronteira com a OTAN, a invasão da Ucrania não serviu para este objetivo …e antes que o fã clube do minion de Moscou se manifeste, Suécia e Finlândia não são a Ucrânia….não estando na OTAN e pior ainda quando estiverem na aliança

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

Os EUA queriam a grande fronteira ucraniana.
Perderam.
Agora, os europeus estão vindo com um papo de estabelecer forças de paz da OTAN na Ucrânia.
Putin já falou: Nem pensem nisso. Podem esquecer.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

A Otan terá duas enormes fronteiras com a Rússia, com suecos e finlandeses e com a Ucrânia …para o desespero do minion da Moscou ….

Os russos morrem de medo da OTAN entrar no conflito diretamente.

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

Primeiro que a Suécia não faz fronteira com a Rússia.
Segundo que fronteira da Finlândia com a Rússia fica 6 meses com 1 metro de neve e outros seis meses com dezenas de milhares de pântanos e lagos.
Não serve para operações militares.
Tanto é que a Rússia nem se opôs à entrada delas na OTAN, ao contrário da Ucrânia que está terminantemente proibida de fazê-lo.
Além disso, a parte estratégica da fronteira finlandesa, a União Soviética tratou de colocá-la sob sua guarda após a vitória russa sobre a Finlândia na 2ª G.M.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

Se os russos não estão se importando com isto porque os estava ameaçando caso entrassem na organização ??

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

Estamos vendo isto na Ucrânia

Ildo
Ildo
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

É, realmente estão de parabéns em se transforem em alvos…

Que geração na Escandinávia… Zero em História e Geopolítica do século XX…

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Ildo
1 ano atrás

a invasão da Ucrânia deixou claro que enquanto o minion estiver no poder em Moscou ele será uma ameaça para a Europa, estando ou não na OTAN… estando na aliança eles até podem virar alvos, mas é bom lembrar que os russos tbm serão alvos..

Ildo
Ildo
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

A única ameaça a Europa se chama OTAN. Que nunca passou de uma “organização” de europeus atuando como proxys da Política de Estado dos EUA a revelia de seus próprios Interesses Nacionais, Soberania e segurança.

Nada mais gráfico do que o atentado terrorista ao Nord Stream…

No aguardo de algum argumento plasuível que não seja a narrativa completamente furada e vergonhosa dos EUA/OTAN…

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Ildo
1 ano atrás

A OTAN não invadiu países como a Geórgia, tomar a Criméia e invadir de forma covarde a Ucrania ….

Ildo
Ildo
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

O mesmo revisionismo barato de sempre… Mas só engana absolutos ignorantes em história e geopolítica.

Foi a Geórgia que atacou;

A Crimeia voltou a Federação Russa após referendo em que a esmagadora maioria da populaão votou a favor;

A Guerra na Ucrânia começou em 2014; mais de 8000 civis rusófios mortos até fevereiro de 2022; e vão continuar repetindo essa narrativa rasa…

Oliveira Barros
Oliveira Barros
1 ano atrás

Isso não muda nada, visto que em uma guerra, Finlândia e Suécia vão se unir contra Rússia e China de qualquer forma.
Mais do mesmo.
Agora, o importante é que a Rússia e a China resolveram partir para cima de uma vez e estão avançando pelo Mundo afora em questões políticas, econômicas e militares.
Erro crasso de avaliação dos EUA e OTAN.

MFB
MFB
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Parabéns Vladimir Vladimirovitch Putin , funcionário do ano da OTAN. Fique calmo Qings, basta não invadir mais nenhum país que o sofrimento termina.

gordo
gordo
1 ano atrás

Natural, informalmente Suécia e Finlândia sempre foram alinhados e colaboradores da OTAN. A diferença é que agora podem abrigar armas nucleares táticas da OTAN em seus territórios e tropas. A questão que passa despercebida é a real função da OTAN, o braço armado da UE, EUA e OCDE. É a OTAN que faz o serviço quando essas organizações não conseguem convencer politicamente que a proposta deles é a melhor (pra eles). Veremos isso na Amazônia, os interesses dessa turma aí. Vão se impor economicamente e ir ajeitando aquela guarda compartilhada do patrimônio natural da humanidade e se precisar a OTAN… Read more »

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  gordo
1 ano atrás

E, acredite, von der Leyen resolveu ameaçar a China dizendo que vai ‘investigar’ a participação chinesa junto a sua aliada, a Rússia.
Como se as coisas não estivessem péssimas para a Europa, resolveram afrontar o maior consumidor de seus produtos.
Os ratos resolveram rugir.
Só que ela esqueceu de ler as declarações do MD chinês dizendo que o Exército da China está pronto para defender, junto com a Rússia, a nova justiça internacional.
Como dito aqui, o caldo entornou de vez para o Ocidente.

Ildo
Ildo
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

A  von der Leyen entrará para a história deste momento como uma das figuras mais patéticas dentre os absolutos fantoches de Washington na OTAN/UE…

A Europa perdeu completamente a dignidade; o vexame é histórico e mundial; se comportam como colônia de quinto mundo dos EUA. E inda se orgulham…

Chega a ser dispótico…

Agressor's
Agressor's
Reply to  gordo
1 ano atrás

As potências e suas coisas, quanta gente morre por ambição, por poder, por riquezas… As vezes tenho dó da humanidade. Usa tanta inteligência para fazer tanta desgraça….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Hcosta
Hcosta
Reply to  gordo
1 ano atrás

Gostaria de um exemplo do que falou. E qual foi a guerra que a OTAN começou e sem falar qual foi o território anexado?

Agora a Amazônia serve de argumento para qualquer coisa. A Suécia e a Finlândia entram para a OTAN e o passo seguinte é a conquista da Amazônia…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Iuguslávia, Líbia, Iraque, Afeganistão…

Exemplos gráficos da “liberdade e democracia” levada pela OTAN…

Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 ano atrás

EUA e Europa perdendo terreno no Oriente Médio, no Continente Africano, na América Latina, na Ásia, mas os caras estão dizendo que a OTAN deu um passo estratégico. Estão perdendo de 7×1 mas estão comemorando um gol.

Zorann
Zorann
1 ano atrás

É uma nova guerra fria.

Isto é natural

Antonio Cançado
1 ano atrás

PARABÉNS, Vladimir!
Grande estrategista e estadista…rsrsrsrsrs

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Antonio Cançado
1 ano atrás

Vai custar mais três mísseis nucleares à Rússia.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá a todos. Tenho pensando sobre o ingresso da Finlândia e Suécia na OTAN. Creio que muda pouca coisa no contexto geopolítico. Ainda há muita confusão entre o cenário de um conflito com a ex-URSS e o atual em torno da Rússia. A Rússia nunca foi e nem é uma ameaça aos dois países. O contexto da invasão da Ucrânia nada tem a ver com a Finlândia ou Suécia. Evidentemente, é uma vitória diplomática dos EUA e fico pensando quais foram os argumentos usados pelos EUA para convencer os dois países a ingressar na OTAN. Aliás, fico pensando em quais… Read more »