Neste terceiro vídeo da batalha pelo “T-padrão”, filmado pela unidade K2  (54ª Brigada Mecanizada do Exército da Ucrânia), as forças russas acabaram por conquistar a trincheira ucraniana. Isto sugere que o terceiro vídeo não foi filmado como uma seguência do segundo (parece haver um período de alguns dias entre eles).

O vídeo (mais uma vez filmado a partir de um drone) começa mostrando nove soldados russos dentro da trincheira conquistada. Posteriormente a cena é cortada e em seguida aparecem dois T-72 ucranianos seguidos por um IFV BMP-2 vindos de sudoeste. Tiros são vistos atingindo a região ao redor da trincheira (possivelmente disparados pelo BMP-2 que não aparece mais na imagem).

Os dois T-72 avançam de oeste para leste, sendo que um deles realiza um contorno para norte (parece dar cobertura para o T-72 que vai avançar sobre a trincheira). O T-72 mais próximo do vídeo começa a disparar contra a posição russa enquanto o T-72 mais ao norte dispara contra a região de mata da “perna do T” (possivelmente o reconhecimento prévio mostrou ter resistência adversária por lá).

Aos 3:44 a guarnição russa que controla a trincheira dispara um míssil anticarro (ATGM) Fagot contra o T-72, que investe contra a posição. O Fagot é um míssil bastante antigo (desenvolvido na década de 1960), mas possui capacidade de parar um T-72 de gertação antiga. O míssil erra o alvo e cai muito longe do T-72.

O blindado avança sobre a trincheira e começa a castigar a mesma. A guarnição do T-72 parece não temer o (eventual) disparo de novos mísseis ou até mesmo o lançamento de outras armas anticarro (como granadas propelidas tipo RPG). A  proximidade é tanta que o T-72 fica obrigado a adotar inclinação negativa para o canhão.

O destacamento russo parece não exibir mais reação contra o T-72 e os soldados buscam apenas proteção dentro da trincheira. Possivelmente eles não tinham meios de comunicação para solicitar reforços ou esses reforços, caso tenham sido chamados, não exisitam.

O T-72 aproxima-se da trincheira e expõe sua lateral para os russos (onde a blindagem é menor comparada com a parte frontal). Em seguida ele volta a ficar de frente para a trincheira e continua a castigar a posição. A distância é de apenas alguns metros.

A partir desse ponto o T-72 poderia utlizar sua metralhadora coaxial ou mesmo a metralhadora da torre. Mas ambas não foram empregadas (falta de munição?)

A proximidade é tão grande que um soldado russo lança uma granada contra o T-72. Ela bate na árvore e se desvia, explodindo longe do tanque. Independentemente disso ela não faria diferença. Ao que tudo indica os russos parecem não ter mais armas anticarro. Um último disparo do T-72 parece atingir em cheio os soldados russos antes do vídeo terminar.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucena
1 ano atrás

Esse tiro não somente acertou a trincheira mas também, acertou a inocência de muitos românticos que ainda acha que na guerra…. um dos lados só tem bonzinho e do outro só malzinho …a velha dicotomia obtusa de sempre.

MFB
MFB
Reply to  Lucena
1 ano atrás

De um lado existem invasores e de outro defensores. Fico ao lado de quem NÃO invadiu território alheio.

E a humilhação do exército russo segue sem fim…

Fim.

🙂

Underground
Underground
Reply to  MFB
1 ano atrás

Durante a guerra Falklands/Malvinas, os ingleses estavam distantes 8 mil quilômetros, boa parte dos meios navais tiveram de ser preparado as pressas, tomaram vários reveses, mas mantiveram doutrina e disciplina, o que levou paulatinamente ao domínio marítimo, aéreo e terrestre, resultando na capitulação dos argentinos. Nos mais, a guerra se manteve entre soldados, resultando que hoje muitos se cumprimentam. Não vejo isso na guerra da Ucrânia! Kiev está a 300 quilômetros da fronteira com a Rússia. O Kremelin preparou a invasão por anos. Fica claro que russos não tem doutrina, quanto mais disciplina. Não conseguiram impor o domínio aéreo, naval… Read more »

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Lucena
1 ano atrás

Os russos não demonstraram nenhum intenção em se entregar.
Portanto, essa cagçlão de regra foi desnecessária e não faz nenhum sentido

Alex
Alex
Reply to  M4l4v|t4
1 ano atrás

Acho que vi uma tentativa de bandeira branca…por trás de árvore.
Mas novamente afirmo. É muito amadorismo tomar uma posição e não reforçar para esperar o contra-ataque.

Alex
Alex
Reply to  Alex
1 ano atrás

M4,
8:30….Tem bandeira branca atrás da árvore

NEMO revoltado
NEMO revoltado
Reply to  Alex
1 ano atrás

Parece ser um plástico preso na arvore!

Alex
Alex
Reply to  NEMO revoltado
1 ano atrás

Sim. Parece.
E pelo jeito não está faltando munição ao ucranianos.

IvanF
IvanF
Reply to  Alex
1 ano atrás

Parece um plástico que ficou preso ali após sair voando depois do disparo do tanque, isso sim.

IvanF
IvanF
Reply to  Lucena
1 ano atrás

E o que seria ser “bonzinho” ou “malzinho” numa guerra? Ou melhor, no meio de um combate!
Pq nesse vídeo, não vi civil desarmado sendo morto, não vi área residencial sendo bombardeada, não vi hospital, creche, escola ou parque sendo atacado… não vi país alheio sendo invadido, queria entender esse seu comentário.

Alex
Alex
1 ano atrás

Onde estão os blindados russos?
E a superioridade aérea?
Não precisa responder….
Conquistaram uma posição e ficaram esperando desarmados o contra-ataque.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Alex
1 ano atrás

Os blindados russos estão muito bem escondidos e com muito trauma do Javelin.
Os ucranianos possuem superioridade na disponibilidade e qualidade de armas anticarro.

Lucas Garcia
Lucas Garcia
Reply to  M4l4v|t4
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Alex
Alex
Reply to  Lucas Garcia
1 ano atrás

Tonho, pare de muxoxos

Aladaf
Aladaf
Reply to  Lucas Garcia
1 ano atrás

Acabou o dinheiro! Ass: Marcio Bragovsky, Ministro da Economia da Russia.

Machado
Machado
Reply to  Lucas Garcia
1 ano atrás

Que eu saiba o Blog é brasileiro. Então deveria em tese defender nossos interesses nacionais. E não defender os interesses estrangeiros (OTAN). Deveríamos apoiar nossos aliados/parceiros econômicos/comerciais. BRICS (Rússia; China; Índia; África do Sul; Irã; Arábia Saudita; Indonésia; Argentina etc.). Até como forma de nossa soberania e independência. Sabemos quem são nossos inimigos/opositores externos. Não é preciso dizer nomes e o que é melhor para nós e nossa industrialização.

Luiz
Luiz
Reply to  Machado
11 meses atrás

Irã e Arábia executam pessoas como você.

Décio
Décio
Reply to  Alex
1 ano atrás

Não existe guerra da Ucrânia e sim guerra mundial na Ucrânia, onde a Rússia está combatendo contra o resto do mundo. Contra eles estão a Otan e voluntários de vários países. Essa conta vai sair alta demais para o planeta. A superioridade da Rússia em relação a Otan está no armamento nuclear com maior potencial de destruição e quantidade de ogivas. A Rússia dificilmente se renderá antes de usar o Arsenal nuclear. Já é a terceira guerra mundial.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Décio
1 ano atrás

A Rússia tem superioridade na quantidade de ogivas? São valores de cerca de 6 500 para os EUA e de 6 850 para a Rússia. A quantidade não é relevante quando estamos a falar de números tão grandes e com capacidade de destruírem grande parte dos países várias vezes. Haverá alguma vantagem em destruir totalmente a mesma coisa 3 ou 4 vezes? O que importa é a capacidade de atingir os seus alvos e não a quantidade, no caso específico destes dois países. Se um tem mais algumas centenas não faz nenhuma diferença. O outro continua a ter mais do… Read more »

Alex
Alex
Reply to  Décio
1 ano atrás

Porquê será que todo o mundo está combatendo contra a Rússia? Coitadinhos…morri de pena…

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Alex
1 ano atrás

Tô rindo até agora!!!

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Décio
1 ano atrás

“A superioridade da Rússia em relação a Otan está no armamento nuclear com maior potencial de destruição e quantidade de ogivas….”

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklklkk..

Repita isso ate vc acreditar! Lkkkkkkkklkk
RINDO ATÉ OS FINS DOS TEMPOS!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
MELHOR PIADA DA SEMANA!
Obrigaso por noa divertir bobo da corte!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Décio
1 ano atrás

Ou é mundial ou é na Ucrânia criança. Escolhe aí…

IvanF
IvanF
Reply to  Alex
1 ano atrás

Precisava nem disso, cadê um “simples” ATGM? Ou até mesmo uma RPG-7?

Andre
Andre
Reply to  Alex
1 ano atrás

Os T-34 estão sendo preparados e logo entrarão em combate novamente.

Ivo
Ivo
1 ano atrás

Parece o Operation Flashpoint/ Armed Assault. Se no jogo assusta, na vida real não deve nem dar pra descrever.

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Esse video é um caos total. Primeiro, tem que ter coragem para não recuar, segundo, que os Ucranianos estavam bem confiantes

Carlos Pietro
Carlos Pietro
1 ano atrás

Boa noite, como é gostoso ver o inimigo ser destruído. UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Carlos Pietro
1 ano atrás

Vc tem algum dado ou fonte que prove seus delírios? Mostra aí pra nós.Só não vale inventar nem distorcer os fatos.
Vixe,pedi demais….

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Carlos Pietro
1 ano atrás

Exterminando uma praga.
Slava Ukraini!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O movimento russo na trincheira e o avanço dos dois tanques T-72 ucranianos foi monitorado o tempo todo por um drone com uma câmera de alta definição. É provável que as tripulações dos dois MBTs estavam recebendo dados e comunicações quase em tempo real sobre a situação no campo de batalha e sobre o posicionamento dos combates russos. Pelo visto a ordem dada às tripulações foi para “limpar o terreno” e não fazer prisioneiros. Os invasores praticamente não tiveram condições de revidar e foram neutralizados.

Heinz
Heinz
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

e ainda erraram o disparo da única arma antitanque que tinham, ali foi game over

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Meu deus, se sobrou alguém vivo ai é um milagre, tomaram um tiro de 125mm heat a queima roupa. cadê a segunda linha de defesa? suporte de artilharia?

Carlos
Carlos
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Acredito que não sobrou é nada. Literalmente.

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Eram russos! Querer que o comando russo apoie seus soldados é heresia.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Não vou coloca o link aqui, mas esses vídeos, sem edição (sem bandeirinha, sem legenda e sem mosaico tapando pedaço de corpo) já tinha sido veiculado na internet a +- 2 semanas atrás. Procura que você acha. Não posto aqui porque o comentário será EDITADO, já fiz e foi EDITADO.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  M4l4v|t4
1 ano atrás

De fato não sobrou nada e só sobra pedaços dos corpos que, inclusive, se misturam com a esteira do T-72.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
1 ano atrás
Alois
Alois
11 meses atrás

Segundo informações posteriores cerca de 30 soldados Russos morreram no combate, o T72 ainda soterrou a trincheira e os corpos dos soldados, alguns foram carregados pelas lagartas pra fora da trincheira. Depois tem uma filmagem, de um grupo de reconhecimento em um veículo 4X4 indo ao local e recolhendo um corpo, não entendi o motivo.