Brasília (DF) – A Guarnição de Brasília realizou, em 19 de abril, a solenidade de comemoração do Dia do Exército. Na ocasião, o Verde-Oliva tomou a Avenida do Exército, representado pela marcialidade das tropas que compõem a Instituição, além do desfile de viaturas e sobrevoo de aeronaves militares.

O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril em memória da épica Batalha de Guararapes, no estado de Pernambuco, em meados do século XVII. Foi a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa na região. Nascia ali, em 1648, as bases de um Exército genuinamente brasileiro.

A Batalha dos Guararapes representa o marco da identidade e da nacionalidade daqueles que aqui viviam como brasileiros e, também, representa o início da formação do Exército Brasileiro. Naquele momento histórico, cidadãos de fibra, coragem e autodeterminação se uniram, independentemente de etnia ou credo, em busca da libertação do jugo estrangeiro.

A formatura comemorativa dos 375 anos do Exército Brasileiro foi presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na leitura do texto alusivo à data pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, houve ênfase ao Exército Brasileiro como Instituição de Estado.

“O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia. A Força agradece a seus bravos Soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil”, afirmou o comandante da Força.

Durante a cerimônia foi realizada, ainda, a condecoração de militares, personalidades, autoridades e civis com a medalha da Ordem do Mérito Militar a Medalha do Exército Brasileiro, em virtude dos notáveis serviços prestados à Instituição e ao país.

A solenidade do dia do Exército reafirmou os valores militares essenciais para o enfrentamento de novos desafios da Instituição, como civismo, patriotismo, espírito de corpo, amor à profissão. “É motivo de muito orgulho estar aqui hoje, com meu fuzil, minha mochila. Lembro que, até bem pouco tempo, assistia a essa solenidade do lado de fora. E eu tinha muita vontade de integrar essa respeitada Instituição, servindo ao meu país”, contou a 3º Sargento Júlia Kohn, que desfilou no grupamento do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes.

Também prestigiaram o evento o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kantz Damasceno, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, além de autoridades civis, militares e religiosas.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander
Kommander
11 meses atrás

Grandes m***d. A ilusão de que o exército brasileiro serve pra proteger a pátria, caiu por terra pra mim quando eu me toquei que eles são apenas funcionários públicos, nada mais que isso.

C G
C G
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Comemoração triste, com cara de fim de festa, depois de tantos envolvidos com atos anti democráticos acho que até a palavra “celebra” inadequada, vergonha!

Hinno43
Hinno43
Reply to  C G
11 meses atrás

Muda o disco que isso já tá ficando cansativo mesma história de sempre!!!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  C G
11 meses atrás

Não é querendo causar nem ser vira-lata, mas…
Quando você lembra que a maior parte dos equipamentos do EB ( principalmente os individuais ) ainda estão presos nos anos 60, que dá pra contar nos dedos o que els realmente tem de moderno, que tem capacidade de combate ee poder de fogo limitados, e que ATÉ HOJE não sabem o que é uma AA de médio e longo alcance, mesmo tendo uma verba bilionária ano após ano as custas do suado pagador de impostos, eu me pergunto…

Comemorar…o quê?

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
Reply to  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Acorda, amigo!! A função das forças armadas não é proteger o Brasil de qualquer ataque externo, mas proteger a classe dominante do povo. Anos, décadas e séculos se passam e o povo continua a viver na escasses ou miséria. As forças armadas são importantes dando o aval para que isto não mude.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Rogerio Schneider
11 meses atrás

Mas isso aí eu já saquei…
EB deve ser o único exército do mundo que tem infinitamente mais história combatendo o próprio povo do que inimigos externos.
É por isso que o oficialato se sente satisfeito com qualquer equip. obsoleto vindo dos States. Afinal, pra combater internamente, até Toyota com .50 na carroceria serve.
É só ver que toda a “estratégia” do EB em se defender de ataques externos se baseia em apoio do Tio Sam.

Felipe
Felipe
Reply to  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Não exagera… estamos no anos 70/80 no geral…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  C G
11 meses atrás

Olá CG. Eu ainda consigo separar a instituição que faz parte da história do país, tanto em momentos importantes como foi a Guerra do Paraguai e a II Guerra, quanto em momentos que ainda aguardam uma autocrítica, como no golpe de 64, das pessoas que fizeram uso da instituição para impor seus projetos políticos. O exército é uma instituição de Estado e deve ser vista como tal. Eu lamento muito o que aconteceu nos últimos anos porque havia uma reconciliação da sociedade civil com as forças armadas. Talvez a nossa geração fosse caracterizada por esta reconciliação, agora será preciso esperar… Read more »

C G
C G
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Entendo seu ponto de vista mas é justamente o desrespeito com a instituição que me entristece, eu não vou generalizar mas muitos destes oficiais generais que temos hoje são a definição de “lesa-pátria”!

Marcos
Marcos
Reply to  C G
11 meses atrás

A relação custo/beneficio para a população é abissal, muito dinheiro gasto com uma força, que só trabalha em ajuda humanitária ou como força policial desde a segunda guerra mundial e cuja os interesses pessoais dos seus generais estão acima dos interesses da maioria da população. A recente e enorme perda de selos nas redes sociais demonstraram o descrédito da população em suas atuais FA. Generais conseguiram a façanha de desagradar a Gregos e Troianos.

Joao
Joao
Reply to  Marcos
11 meses atrás

Marcos. Dentre as missoes das FFAA está a GLO. Muito mal empregada (no sentido de ter sido banalizada) em alguns g@vernos. MAs q sempre, em ultima instância, acaba recaindo sobre as FFAA de qq pais. Quanto a Defesa, graças a Deus, a ultima guerra foi a Segunda… Mas a Defesa ocorreu de várias formas. Só nos últimos anos: Açao das FRAC contra Dst EB no Traira, para controle da regiao do Traira. EB contra-atacou matando 7 guerrilheiros no Brasil e mais de 40 na Colombia. Acao da FARC com 3.400 guerrilheiros para flanqueamento da localidade de Mitu, pelo Brasil. Rechaçada… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  Joao
11 meses atrás

Amigo João !!!
As atividades relatadas acima, apenas confirmam minhas afirmações anteriores é muito dinheiro gasto para pouco retorno das FA. Essas atividades poderiam ser realizadas por qualquer grupo(s) de operações especiais policiais; temos diversos no país, mal equipados, mais muito bons; com muita experiência de combate o que nossas FA, infelizmente, não possuem e que tem um custo em equipamentos infinitamente menor. O que sobrou é ajuda humanitária que os Bombeiros se tivessem os mesmos equipamentos; fariam bem melhor.
124 bilhões por ano é muito dinheiro para não fazer nada.

Last edited 11 meses atrás by Marcos
Eduardo Prado
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Você está certo, o exército não é o inimigo, tem que se tomar cuidado com a miopia, o inimigo é outro, e interessa a ele o desprestígio do mesmo perante seu povo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Eduardo Prado
11 meses atrás

Caro. Cuidado para não colocar a velha ideia de inimigo interno na discussão. O inimigo não é a Instituição, mas ficou claro que o EB foi usado para sustentar um projeto político que fracassou. Falhou na condução da mais grave crise sanitária da história, falhou em promover condições de crescimento econômico, falhou em garantir a estabilidade política, falhou em ampliar a inclusão social e falhou ao tentar se reeleger. Talvez o maior exemplo do que teria sido este “projeto político” fracassado seja aquele documento divulgado pelo Instituto Sagres, com a presença do vice-presidente. Muito ruim, retrógrado, reacionária e limitado.

C G
C G
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Concordo com você mas vamos seguir com muita interpretação e cuidado com as palavras pq não tem jeito de separar plenamente a elite de comando da instituição quando as ideias erradas são tão disseminadas, até onde podemos dizer que a instituição foi usada? Fica parecendo que existem vítimas ali o que ao meu ver não é o caso, se nossos oficiais tivessem um pensamento republicano jamais haveria este “sequestro”, jamais o EB teria sido usado se preferir estas palavras! O exército está podre e contaminado até os ossos com desejos remanescentes de sua história intervencionista, talvez esse seja um verdadeiro… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Para reconciliar é preciso assumir os erros.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
11 meses atrás

Caro. Concordo. Os últimos anos mostraram que o alto comando das forças armadas ainda resistem à assumir que o golpe de 64 foi um erro. Este é um ponto fundamental que deve ser compreendido. Ainda que seja possível contextualizar o golpe dentro da disputa ideológica da Guerra Fria, o golpe (como todos os golpes contra uma democracia) foi um erro que cobrou um preço elevadíssimo tanto em termos humanos quanto institucionais.

C G
C G
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

É isso, se o erro do golpe não for assumido um novo golpe não é necessariamente um erro!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  C G
11 meses atrás

Muito bem colocado CG. Excelente ponto. Espero sua permissão para usar esta afirmação em outros ambientes. Ficou ótimo.

FlavioHMCO
FlavioHMCO
Reply to  C G
11 meses atrás

Parte do EB “cairam” em fazer o que o “povo” quer e de novo para repetir o erro…. a sorte é que foi só uma parte… para mim se votaram errado ou não que arquem as FA’s não deve entrar nessa confusão…

C G
C G
Reply to  FlavioHMCO
11 meses atrás

A discussão é simplesmente constitucional, não existe isso de votar errado, sabendo que atentar contra a democracia é crime boa parte deste suposto povo que vc cita nem cidadãos são, criminosos é uma alcunha mais justa!

Werner
Werner
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Não se preocupe ,muito em breve teremos um exército de uma cor mais inclinada ao atual 10governo.
Quanto ao EB, se correram de enfrentar um problema interno e enfrentar uns certos seres que se vestem de preto,imagine no dia que tiverem de enfrentar uma força militar estrangeira?
Para mim o EB perdeu todo o respeito e credibilidade perante o país.

Daniel
Daniel
11 meses atrás

Perderam a credibilidade, 97% dos espectadores são parentes dos militares….

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Daniel
11 meses atrás

Acho uma grande pena a credibilidade dos militares ser aferida de acordo com o gosto político de quem vê, em vez dos feitos das forças armadas pelo Brasil. Infelizmente, erraram muito em se deixar envolver tanto com política. De 05 anos para trás estavam no topo de instituições respeitadas pelo brasileiro. Por mérito do que faziam pelo Brasil. Deixaram se envolver com política e está aí. São rejeitados por aqueles que acham que serviram para contestar a democracia. São rejeitados por aqueles que se sentiram abandonados quando queriam contestar a democracia. Enfim, espero muito que saiam ensinamentos disso tudo. Que… Read more »

Nei
Nei
Reply to  Felipe M.
11 meses atrás

Credibilidade por mim não é aferida pelo gosto político, aí está o problema.

As FAs, começaram a puxar saco dos politicos, mas não para conseguir mais recursos para investimentos, mas para benefícios próprios e suas regalias.

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Felipe M.
11 meses atrás

Felipe,desconsidere a política,analise a Arma. O que o EB,ou a fab fizeram dentro do que se espera de uma força armada?
O problema não é o governo. Essr que está ai ou o outro que foi embora. São as pessoas que “comandam” a instituição. Nem quando os militares estiveram no poder pensaram nas forças armadas. Não fizeram nada pra se tornarem dignos da alcunha Forças Armadas. Era a mesma mendicância,falta de verbas e coisa e tal. Porquê um governo civil vai se preocupar com os militares quando nem esses se preocupam com o destino da força?

Camargoer.
Camargoer.
11 meses atrás

Olá Colegas. Uma coisa sempre me causou estranheza. Eu entendo a importância da Batalha dos Guararapes, mas tanto o Exército quanto a Marinha brasileiros nascem junto com a Independência do país. Não faz sentido pensar que o exército se forma antes da própria noção de Brasil. A ideia de uma nação com identidade comum só surge a partir da vinda da Família Real. Antes disso, o que existia eram identidades locais, como foi a Inconfidência Mineira. Durante a Colônia, as tropas atuavam e eram pagas pela Coroa Portuguesa e atuam na repressão dos movimentos de independência. O exército brasileiro, como… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Tomar a data de institucionalizacao do exército nacional, um momento em que ele servia a outro povo, que so estava interessado interessado em explorar a terra, é coisa bem complicada de entender. Isso é óbvio em 90% do mundo, mas a inteligência de uma boa parte por aqui, vive em outro mundo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Nativo
11 meses atrás

Eu sempre achei isso estranho. É uma estratégia de imagem do EB, mas eu acho, no mínimo, complicada. No fundo a ideia é mostrar o nascimento do exército como o nascimento do sentimento de pátria. Eu acho a estratégia ruim por dois motivos. Primeiro, apesar de não ser historiador, a ideia me parece falsa. Ainda estávamos no período da União Ibérica e quem lutou em Guararapes me parece mais regional do que uma nação enfrentando o invasor. Estrnho esse sentimento ficar dormindo até 1822, não? Segundo porque dizer que o Brasil nasceu com seu exército é reduzir um povo imenso… Read more »

FlavioHMCO
FlavioHMCO
Reply to  Nativo
11 meses atrás

na verdade parte dos portugueses já tinha aceitado/cedido essa parte do território porém o povo não aceitou…e essa união foi a semente para o conceito de nação e também a semente para a criação do EB… O errado mesmo é não ter nessa data a comemoração do surgimento do movimento que daria inicio a criação da nação brasileira. Sobre porque esperar quase 200 anos para se torna independente? é simples você prefere ser parte de uma potência e colher esses frutos ou tentar a sorte? sendo que a vinda da família real em 1808 também ajudou a manter a ideia… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  FlavioHMCO
11 meses atrás

Nem os portugueses eram administrados por Portugal, mas pelo rei espanhol. E essa glória me parece muito mais motivo de comemoração para os pernambucanos do que para todos os brasileiros. Não vejo nada de errado no movimento regional, mas considero uma forçada de barra dizer que o exército nasceu ali.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
11 meses atrás

Boa noite,o que se têm para comemorar.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Carlos Pietro
11 meses atrás

Picanha, Vinhos italianos, Viagra, leite condessado, implante peniano!

C G
C G
Reply to  Carlos Pietro
11 meses atrás

Tentativa de golpe de estado sem oficiais generais presos!

Lili
Lili
11 meses atrás

Graças exército que hoje nos falamos uma só língua e não somos uma Cuba da vida. Sempre defendendo a pátria, mesmo com reclamações de parte da sociedade por viés político, sempre estão lá na chuva ou no sol, parabéns exército brasileiro.

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
Reply to  Lili
11 meses atrás

Graças ao Exército, após 134 anos de proclamação da República, continuamos um país atrasado com péssimos índices na educação, saneamento, desindustrialização, atraso tecnológico, miséria, prostituição, maternidade na adolescência, hordas de pessoas sem pai ou mãe mendigando nas ruas e catando lixo. Graças ao Exército, o Brasil, ao lado de Filipinas e Tailândia, é um dos três países do mundo que mais exportam prostitutas e profissionais do sexo. Ao que parece, há quem pense que seja glorioso ver tantos brasileiros chupando pa…… Quero dizer que o Brasil possui uma elite medíocre, do qual as forças armadas fazem parte.

Last edited 11 meses atrás by Rogerio Schneider
Lili
Lili
Reply to  Rogerio Schneider
11 meses atrás

Isso é qualquer país latino americano isso não acontece só no Brasil.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
11 meses atrás

Obrigado EB por estabelecer a ordem e a soberania do território brasileiro, permitindo assim que se faça a concessão do controle político para sociedade civil.

Apesar dessa sociedade não estar muito apta a tomar as melhores decisões, o EB continua concedendo à sociedade civil o privilégio de administrar o país.

Parabéns E.B.

sub urbano
sub urbano
Reply to  M4l4v|t4
11 meses atrás

Latino americano adora uma junta militar, olha o comentário desse cara. Da pra sentir o pesar pelos militares subordinados a um governo civil kkkk “parabéns pelo grande esforço” kkk Discussão superada já ainda na Republica Romana, o Consul (q fazia o papel de comandante do exercito) era nomeado pelo senado, não movimentava tropas sem autorização das autoridades civis. No brasil, 2.000 anos depois, ainda se tem dificuldade de entender isso.

Last edited 11 meses atrás by sub urbano
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  M4l4v|t4
11 meses atrás

Caro. Creio que a relação de causa-efeito é o contrário. Primeiro, a sociedade adquire um senso de grupo e até de nação. Depois se institucionalize.

C G
C G
Reply to  M4l4v|t4
11 meses atrás

Hahahahaha ácido na piada!

RDX
RDX
11 meses atrás

Por favor avisem aos generais que o exército brasileiro surgiu em 7 de setembro de 1822.

bitten
bitten
11 meses atrás

Essa é mais uma das baboseiras q herdamos da redentora. Não sei exatamente quem teria formulado tal bobagem, mas na época tinham vários historiadores padrão IHGB dispostos a encontrar recheio para essa salsicha. Em 1972 lançaram um livro “Perfil militar de um povo”, onde essa “tese” aparecia. A explicação é q o projeto militar, na época, era colocar o EB como a mais legítima das instituiçoes nacionais porq teria surgido antes de todas. O IHGB da época do Império nunca falou em “instituições proto nacionais”, embora reconhecesse na Revolução Pernambucana uma afirmaçao da lealdade local a Coroa Portuguesa, essa sim… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  bitten
11 meses atrás

Olá Bitten. Que legal o seu texto. É a minha impressão também, mas não tinha a sua erudição. Obrigado.

Renato B.
Renato B.
Reply to  bitten
11 meses atrás

Muito obrigado, fundamentou uma impressão que eu tinha. Nada como um pouco de historiografia para entender a história. Inclusive, a batalha dos Guararapes teve participação de mercenários contratados pela União Ibérica, não?

Afonso Bebiano
Afonso Bebiano
Reply to  bitten
11 meses atrás

O EB quer fazer crer que nasceu em Guararapes para se dizer mais antigo que a MB, que alega ter nascido em 1808.
Duas instituições de quase nenhuma capacidade de combate, disputando quem tem a maior vaidade.
Ridículo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Afonso Bebiano
11 meses atrás

Olá Afonso. Desde a independência, as forças armadas brasileiras nunca tiveram uma capacidade combate de prontidão. Durante a independência, foi preciso contratar comandantes estrangeiros para organizar as forças militares. Durante a Guerra do Paraguai, foi preciso organizar o EB para enfrentar a guerra. Durante a II Guerra, foi preciso organizar a FEB usando voluntários e material cedido pelos EUA. De certo modo, creio que nem deveria ser muito diferente. Não faz sentido o país ter forças armadas caras e inchadas em tempos de paz. Contudo, é preciso ter uma capacidade de resposta rápida com tropas bem treinadas e bem equipadas,… Read more »

Nei
Nei
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Bem isso, nunca tiveram capacidade de combate e ninguém faz nada para ter. Nem Comandante, nem Presidente, nem Senadores e nem Deputados.

Passa ano e mais ano e caminhamos para o precipício.

Henrique A
Henrique A
11 meses atrás

Sinceramente, muitos vão me criticar, mas essa data é completamente fajuta.

Marcar o “nascimento” do EB a partir da batalha de Gararapes na passa de ideologia, é um projeto político do EB de querer se representar como o “fundador da pátria” antecedendo mesmo a idependência do país.

Higo
Higo
11 meses atrás

Brasil é uma vergonha mesmo. Sabemos bem que não temos forças armadas que tudo não passa de uma palhaçada. Se entramos em guerra nossos oficiais seriam os primeiros a siar do país. A imagem mostra o desfile militar uma vergonha, não tem tanques modernos e em grandes quantidades, não tem helicópteros de ataque, não tem nada. Não façam mais esse desfile pq somos palhaços para o mundo.

Zoe
Zoe
11 meses atrás

Olha o caminhão de melancia passando em sua rua!

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
11 meses atrás

Tá na hora de reavaliar o que fizeram na monarquia e voltar ao império!!! Depois que virou república só foi ladeira abaixo 😬

Delfino
Delfino
11 meses atrás

Eu vi um vídeo que mostra essa comemoração sem ninguém da população assistindo. Já era para as forças armadas. O povo perdeu a admiração que tinha. Isso graças aos generais que só pensam no bolso. “Mao amiga” do ladrão condenado em três instâncias

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
Reply to  Delfino
11 meses atrás

Perfeito. O conceito das forças armadas se acabou para esta geração. Não se recuperam mais.

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
11 meses atrás

As forças armadas estão sendo esculachadas nas redes sociais por terem dado aval ao golpe eleitoral que colocou um ladrão na presidência. Vergonha total, enquanto que patriotas permanecem presos. O povo que tanto esperou pela salvação, passou a DESPREZAR as forças armadas. Palocci, em sua delação premiada, disse que o dinheiro que o PT receberia de propina da empresa Sete Brasil (a das sondas do pré-sal) ia ser usado para comprar 4 a 5 reeleições sucessivas. – Será que parte deste dinheiro foi para o bolso dos militares?

Last edited 11 meses atrás by Rogerio Schneider
Nei
Nei
Reply to  Rogerio Schneider
11 meses atrás

Não sabemos, não saberemos e continua a ladroagem.

Nativo
Nativo
Reply to  Rogerio Schneider
11 meses atrás

Kkkkkkkkkk então foi muito dinheiro mesmo. Porque nem a polícia federal e nem ABIN encontraram esse montante, acho que esqueceram de pedir ajuda aos tios do zap, seguidores do bispo do da ou desce.

Mengao
Mengao
11 meses atrás

Nesta data indígenas e africanos que eram escravizados pelos portugueses lutaram para que o território ao invés de ser colônia da Holanda continuasse sendo de Portugal. Não faz sentido. Quando de fato o Brasil se tornou independente de Portugal houveram diversos conflitos onde tropas brasileiras derrotaram e expulsaram os invasores portugueses. Está data, 1648, é irreal. Mas infelizmente o Brasil ainda passará por muitos problemas e mazelas até perder a inocência e ter enfim uma ideia de soberania verdadeira, madura, entendendo que não é possível construir um país sem assumir sua própria história e identidade.

Mauricio Pacheco
Mauricio Pacheco
11 meses atrás

Não conseguem combater nem os inimigos internos, quanto aos externos nem sei!

Nei
Nei
Reply to  Mauricio Pacheco
11 meses atrás

Os inimigos internos, agora são amigos.

Nei
Nei
11 meses atrás

Só os iludidos ainda acreditam nesse cabide de emprego sem fim.

Só pra desfile mesmo. Não existe no momento próximo, qualquer sinal de melhora.

As poucos o orgulho de ser brasileiro, vai sendo engolido por “autoridades” que se acham deuses.

Zoe
Zoe
Reply to  Nei
11 meses atrás

Pensões sem fim…

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
11 meses atrás

Os fatos que precisamos encarar com relação a este aval das forças armadas quanto a fraude eleitoral são os seguintes: 1) O PT roubou muito e conta com muito dinheiro para cooptar apoiadores.2) Os comandantes das forças armadas não tem competência, nem idéias próprias de como fazer frente ao globalismo, portanto, nada mais conveninente do que se calarem e apoiarem o fiasco de Lula no poder e a prisão daqueles que protestaram contra o caos e corrupção que tomou conta das instituições brasileiras. Caladinhos, generais, almirantes e brigadeiros continuarão a receber o polpudo contracheque na virada do mês, à revelia… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Rogerio Schneider
Nativo
Nativo
Reply to  Rogerio Schneider
11 meses atrás

Íamos muito bem como a nova Rússia dominada por gangsters e falsos profetas.

Last edited 11 meses atrás by Nativo
Renato B.
Renato B.
Reply to  Nativo
11 meses atrás

E lá vamos nós, nem imaginava que o PT tinha participado da batalha de Guararapes.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
11 meses atrás

Acho que no futuro vai existir uma máquina do tempo para as pessoas voltarem ao passado.