Depois de ter dito que a Ucrânia tinha responsabilidade pelo início do conflito, Lula volta a condenar invasão

44

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a condenar nesta terça-feira (25) a invasão territorial da Ucrânia pela Rússia. É a terceira declaração de Lula nesse sentido depois que foi criticado, inclusive pelo governo dos Estados Unidos, por ter dito que a Ucrânia tem responsabilidade pelo início do conflito.

Lula teceu as críticas sobre a guerra no leste europeu durante discurso na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa. Ele também pregou diálogo e diplomacia para se chegar ao fim do conflito.

“Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia. Acreditamos em uma ordem internacional fundada no respeito ao Direito Internacional e na preservação das soberanias nacionais. Ao mesmo tempo, é preciso admitir que a guerra não poderá seguir indefinidamente. A cada dia que os combates prosseguem, aumenta o sofrimento humano, a perda de vidas, a destruição de lares. As crises alimentar e energética são problemas de todo o mundo. Todos nós fomos afetados, de alguma forma, pelas consequências da guerra. É preciso falar da paz”, disse o presidente nesta terça.

No sábado, também em Portugal, Lula negou ter igualado responsabilidade de Rússia e Ucrânia na guerra e pediu uma saída negociada para o conflito – a fala do presidente ocorreu depois de participar de reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

As declarações de Lula na Europa diferem da postura que Lula vinha adotando nos últimos meses. Durante visita aos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, o petista disse que a Ucrânia tem responsabilidade pelo início do conflito e que os Estados Unidos e a Europa prologam a guerra.

Conflitos internacionais

Ao longo do discurso na assembleia portuguesa, o presidente brasileiro disse, mais uma vez, que há uma onda crescente de ideologias extremistas, que, para ele, são “impulsionadas pela ditadura dos algoritmos”.

“Elas [ideologias extremistas] reduzem o espaço para o diálogo e a empatia, propagam o ódio e constrangem a expressão de nossa humanidade”.

Lula criticou o que chamou de “políticos demagogos” contrários à integração da União Europeia. Ele defendeu ainda a ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente declarou ainda que soluções militares para os problemas atuais não são a saída e que é preciso ter diálogo para que conflitos nacionais e internacionais sejam resolvidos.

“Quem acredita em soluções militares para os problemas atuais luta contra os ventos da História. Nenhuma solução de qualquer conflito, nacional ou internacional, será duradoura se não for baseada no diálogo e na negociação política”, afirmou o presidente.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.
Welington S.
1 ano atrás

Gagá é pouco!

Marcos
Marcos
Reply to  Welington S.
1 ano atrás

Senilidade

Senilidade é o processo patológico de envelhecimento, caracterizado por desgaste célular após atingir a idade adulta e por declínio gradual no funcionamento dos sistemas corporais; no caso desse presidiário a parte cerebral parece bastante afetada.

RDX
RDX
1 ano atrás

Esperar o que desse sujeito? Vexame internacional. De anão estratégico a potencial pária internacional. Esse é o Brasil do pessoal do amor e do CPX.

C G
C G
1 ano atrás

O sujeito tem trazido bons resultados, as vezes apenas recuperando o que foi perdido mas nesse ponto erra assim como o anterior errou, a Ucrânia tem seu território definido por referendo popular (não desses só pra inglês ver), é um país democrático e soberano, abrir precedente para isso é como dizer que “o estupro ocorreu pq a saia era muito curta” e cuidado, quem pode estar de saia amanhã é até o Brasil!

Last edited 1 ano atrás by C G
Emmanuel
Emmanuel
Reply to  C G
1 ano atrás

Bons resultados para quem?
Porque para os mais pobres é que não é.
Recuperando o quê?
Os empréstimos bilionários para os países companheiros que deram calote? Como o atual calote argentino no não pagamento de dinheiro produzido pela casa da Moeda do Brasil?

Nei
Nei
Reply to  C G
1 ano atrás

Perfeitamente! Para acabar a Guerra, lhe dou minhas filhas “virgens” e você não me ataca mais.

“A Ucrânia, não pode ter tudo” Lula.

“Janja ganha homenagem – Grande Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique”, faça favor.
O fim dos tempos chegará logo logo.

E os que aqui apoiam a corrupção, é porque também devem ganhar ou ganharam algo.

Pablo
Pablo
Reply to  C G
1 ano atrás

Parei em “bons resultados”

Oráculo
Oráculo
Reply to  Pablo
1 ano atrás

Somos 2

Pablo
Pablo
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Me economizou importantes 30s de leitura.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  C G
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  C G
1 ano atrás

quais seriam os bons resultados?

C G
C G
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

https://www.poder360.com.br/governo/governo-fechara-ao-menos-20-acordos-em-viagem-de-lula-a-china/
Meu comentario foi objetivo e relacionado a politica externa incluindo a parte comercial, teve mais coisas como o Tucano em Portugal mas enfim, eu não tô aqui pra ficar dando ideia pra órfão de fascitóide, as informações são amplas e estão na grande mídia.

Ildo
Ildo
Reply to  Eduardo
1 ano atrás

Antagonista?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  C G
1 ano atrás

se for por isso o Bolsonaro teve mais acordos em 4 anos que qualquer presidente da história.

Ildo
Ildo
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Acordos?

Eufemismo para Entreguismo! O maior da História.

C G
C G
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Respondido, depende do adm!

Vitor
Vitor
1 ano atrás

Vamos lá quais os atributos dos políticos brazucas cara pálida: = FHC : assinou o tratado de não proliferação nuclear , nada em contrapartida , hoje somos refém das potência que o induziram ; = FHC : Introdução da reeleição , consequência aparelhamento do estado brasileiro: = Collor : deu de bandeja o mercado brasileiro em nome da globalização, não pediu nada em troca , consequência desindustrialização , mal para sociedade engenheiros, advogados e outros sofridos brasileiros trabalhando de UBER e afins sem carteira assinada; = Lula : dispensa atributos manchetes policial dia e noite: = Dilma : gestão pública… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Vitor
1 ano atrás

tira o Michel disso aí, o cara pegou um país acabado, baixou a taxa de juros com o teto fiscal, acabou com crise econômica, país voltou a crescer, reforma trabalhista foi ótima, não teve perda nenhuma, a não ser para sindicatos e advogados.

my God
my God
Reply to  Vitor
1 ano atrás

Michel Temer, isso é motivo de critica? Elogios da maioria e critica de alguns. Detalhe, reformas como essas que seguraram ou minimizaram os estragos trazidos por aqueles que quizeram parar a economia do pais, na Pandemia. Valeu Michel. Bolsonaro, negacionista? É essa a critica? Que bom, quer dizer que graças a sua reforma previdenciaria, segurou ou minimizou os estragos que quizeram impor com o para tudo que a economia resolvemos depois, na Pandemia. Quizeram coloca lo nas paginas policiais e estao tentando até hoje. Quizeram impor a politica progressista Biden/Macron e ele negou, entao tá. Quizeram impor a politica esquerdista… Read more »

Nei
Nei
1 ano atrás

Um corrupto de carteirinha que nem esse, que diz querer o fim do conflito, mas que a Ucrânia tem que aceitar os termos russos, só pode ter bebido a viajem inteira.

Já estou vendo esse cara entregar nossa Amazônia para outros.

A Embraer vai fazer Super Tucano padrão OTAN e o cachaceiro, propagando o discurso do Putin.

Quanto as negociações em moeda local, concordo. E quanto a tirar os EUA da dominância mundial, também concordo, mas com diálogo e atitudes, não com invasões.

ORIVALDO
1 ano atrás

Imprenssa Bolsonarista. Fica fazendo esse tipo de pergunta quando o presidente está bêbado!!

Pablo
Pablo
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

🤣🤣🤣🤣

Bachini
Bachini
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Problema é que sempre está, ao menos isso da a entender…kkk

Pablo
Pablo
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

So fica bebado quando mente.

Pablo
Pablo
1 ano atrás

Segundo o eleitorado dele:
“voltamos ao cenário mundial.”

Chega logo cometa!

Jagderband#44
Jagderband#44
1 ano atrás

Mentiroso contumaz.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Jagderband#44
1 ano atrás

 Por isso que estamos propondo que até R$ 5 mil reais não pague Imposto de Renda.Estou até hoje esperando.

Vitor
Vitor
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
M.@.K
M.@.K
1 ano atrás

Desde quando o Obama foi agraciado com o Nobel em 2009, o Sr. Lula está pleiteando uma oportunidade igual, ideia esta que teve início com o conflito entre o Irã e o EUA com relação ao enriquecimento do urânio. De volta ao poder, Lula está novamente com esta ideia, porém, o cenário agora é outro, em um mundo mais polarizado do que nunca. Se ele começar a tomar partido por “A” ou por “B”, só para estar em destaque, e ter a mesma oportunidade do Obama de ser indicado pro Nobel, sendo um novo “pacificador”, corre o risco de queimar… Read more »

Francisco
Reply to  M.@.K
1 ano atrás

Caro M.@.K vale lembrar que foi o tal do “obama” tão admirado pelo sujeito aí e pelos anti horários que mandou escutar as conversas da estocadora de vento e afirmou claramente em sua biografia que sabia que o mencionado aí era corrupto.

Last edited 1 ano atrás by Francisco
Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Hank Voight
1 ano atrás

Teve de calibrar o discurso depois da gafe em que afirmou que EUA e UE estariam “fomentando o conflito” (quando na verdade estão fornecendo armas para os ucranianos se defenderem do invasor russo)

Carlos
Carlos
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Não estou defendendo o presidente, mas tem que ser muito ludibriado a ponto de achar que os Estados Unidos e OTAN estão ajudando a defender a Ucrânia. Essa situação é só um acaso, já que o objetivo central é afundar a Rússia em uma guerra de atrito, o que está acontecendo. Então sim, a OTAN e aliados estão fomentando a guerra. Se não ver isso, sinto muito, mas talvez esse não seja um espaço para você ainda.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Tem o lado bom em toda essa desgraça prevista para os próximos 4 anos nesse país.

A máscara desse farsante vai cair de uma vez por todas.

No fim só vão ficar os ruminantes que o idolotram tentando justificar tudo de errado que esse energúmeno fez.

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Mas se passar todo esse tempo estaremos com mãos e pés atados… A boca já nos estão a tapar. Poderemos nesse tempo aí, ser jogados numa “democracia cubana”…. Podem tudo.

Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

É teve que voltar atrás, já é melhor do que nada…. Mas acho mesmo que este senhor não esta nas suas capacidades mentais normais já a muito tempo… E olha que as “normais” nunca foram notáveis. Deve ficar atento pois tem uma sombra de “picolé de chuchu” a espreita.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Por pior q seja é melhor q o bozó, o pior presidente da historia da republica rs

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Bolsonaro sabe ler, escrever, não fez Petrolão (maior esquema de corrupção da história contemporânea, com prejuízos de mais de 1 trilhão de reais ao pagador de impostos) e nem Mensalão (maior atentado à democracia brasileira, que basicamente foi o PT comprando o Congresso para aprovar seus projetos).
Estes fatos já são suficientes pra desclassifica-lo pela briga deste título.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

deu bem na cara

Bachini
Bachini
1 ano atrás

O Parlamento português lhe deu a merecida recepção….

Ildo
Ildo
Reply to  Bachini
1 ano atrás

Parlmento português ou extrema direita minoritária?

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Leandro Costa
Leandro Costa
1 ano atrás

Caro Gladius, eu tenho me pegado nesse sentimento que jamais achei que teria fazem alguns anos, infelizmente. E boia sorte para nós.

Francisco
1 ano atrás

Sinto lhe dizer que um dos principais responsáveis por toda essa celeuma em que vivemos é justamente esse que você citou, ou você já esqueceu quem deu inicio ao processo de tentar se perpetuar no poder através da compra de votos via bolsa escola/bolsa família “entre outros meios de comprar voto disfarçados de benefícios sociais”, teve a compra do congresso para aprovar a emenda da reeleição, entre outras dezenas de escândalos.

Last edited 1 ano atrás by Francisco