Chernobyl: 37 anos depois da explosão do reator, preocupação volta-se para Zaporizhzhia

1

A explosão de um reator nuclear colocou Chernobyl no mapa em 1986 pelos piores motivos. Ainda é considerado o acidente nuclear mais grave da história. As memórias são vivas 37 anos depois e os temores de um novo acidente nuclear são mais prementes desde que a Rússia atacou a Ucrânia.

A Ucrânia tem 15 usinas nucleares, mas é Zaporizhzhia que está chamando a atenção. Apesar dos apelos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), há relatos diários de ataques na região.

Entrevistado pela Euronews, um ex-chefe da AIEA acredita que estamos mais expostos ao perigo hoje do que em 1986.

“Esta situação é pior em alguns aspectos, porque é um ataque intencional feito pelo homem, e é muito difícil proteger uma usina nuclear se munições ou mísseis atingirem o lugar errado“, disse Olli Heinonen, ilustre membro do Stimson Center e ex-vice-diretor-geral da AIEA.

No entanto, a Associação Nuclear Mundial, que promove a energia nuclear e representa as empresas do setor, é mais otimista.

A versão do diretor de comunicações da WNA, Jonathan Cobb, é que “o que aconteceu em 1986 foi principalmente devido a uma cultura de segurança fraca na usina de Chernobyl”.

Ele acrescenta: “Não foi porque eles quebraram as regras. Na verdade, eles não receberam regras para seguir.” Ele diz que, com isso, a indústria e os reguladores do setor “aprenderam a lição”.

Zaporizhzhia no centro dos medos

A maior usina nuclear da Europa foi um dos primeiros alvos da Rússia. Em 4 de março do ano passado, oito dias após o início da invasão da Ucrânia, as tropas russas assumiram o controle das instalações de Zaporizhzhia. No entanto, a fábrica continuou a ser operada por trabalhadores ucranianos.

Após meses de insegurança, em setembro de 2022, o último reator foi desligado. A usina entrou em outra fase de operação, menos sensível, mas não menos perigosa.

Em 29 de março de 2023, Rafael Grossi, chefe da AIEA, visitou a usina nuclear de Zaporizhzhia.

“Na realidade, a situação está se deteriorando”, adverte Heinonen. “Se você ler o relatório do Sr. Grossi na semana passada, verá que apenas cerca de um quarto da equipe de manutenção está presente em Zaporizhzhia . “Um quarto não é suficiente, porque as usinas nucleares têm um sistema de manutenção regular, inspeções regulares e inspeções de segurança pelas autoridades. Eles não cumprem o planejado, o que significa que a fábrica está se deteriorando com o tempo. Há escassez de peças de reposição e tudo isso junto. Acho que estamos indo na direção errada. E isso pode ser lamentável consequências que são imprevisíveis e podem levar à liberação de radioatividade”.

WNA tem outra leitura. “Ambos os lados afirmam operar a usina, então você não esperaria que eles a tratassem como um alvo militar”, diz Jonathan Cobb. O responsável pela comunicação da associação admite que a situação deve ser vista com “preocupação”. No entanto, ele enfatiza que “o local em si não parece ter sido alvo deliberado dos atentados”.

“São bombardeios que estão ocorrendo ao redor da usina e houve um ou dois casos em que um projétil atingiu algumas partes do local, não os reatores em si e isso pode ser considerado um erro”, afirma.

A Cobb considera que o risco também é reduzido pelo projeto de construção.

“Os próprios reatores são muito robustos. Eles têm paredes de concreto de um metro de espessura e revestimento de aço. Portanto, são edifícios muito robustos, com proteção que se espera ser suficiente para esses tipos de impactos acidentais que não são deliberadamente direcionados.”

FONTE: EuroNews

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.
Camargoer.
11 meses atrás

Caros. Um coisa de cada vez. Chernobyl ainda é o maior desastre nuclear da história, seguido de Fukushina e, talvez, de Goiania ou Three Miles Island, dependendo se for contabilizado o número de vítimas ou ser for considerado apenas reatores. O acidente de Chernobyl foi causado por uma sequência de erros de procedimento no teste e por características do reator que foram ignoradas no planejamento da operação de teste. Ainda que o risco desta outra usina ser atingida por um projétil, o que seria terrível e inaceitável, não há como comparar o acidente de Chernobyl ou o de Fukushima com… Read more »