O equipamento de teste permite a implantação ideal e o desempenho do sistema

Taufkirchen/Alemanha, 2 de maio de 2023 – O especialista em sensores HENSOLDT concluiu com sucesso a modernização dos principais sistemas de teste do radar de localização de artilharia COBRA, que está em serviço com vários exércitos da OTAN.

Sob um contrato no valor de vários milhões de euros concedido pela Organização para Cooperação Conjunta de Armamento (Organisation Conjointe de Coopération en matière d’Armement, OCCAR) em nome da Alemanha e da França, o HENSOLDT substituiu o Radar Target Generator (RTG) e o Simulador de ambiente de radar (CRES), elementos-chave do ambiente de teste do COBRA, indispensáveis para determinar a implantação ideal e testar o desempenho do sistema.

O RTG é projetado para gerar retornos primários de radar e pode ser colocado no campo distante do radar para simular trajetórias de alvos. O novo RTG leva em consideração as mudanças nos requisitos operacionais das nações usuárias, como implantações de longo prazo em locais estacionários, operação simultânea de vários sistemas e missões de vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O CRES é o elemento chave para testar e verificar o desempenho do radar COBRA em um ambiente de laboratório com trajetórias de alvo reproduzíveis. Gera retornos de radar artificiais permitindo simular todos os tipos de projéteis balísticos (mísseis, granadas de morteiro, obuses ou projéteis de armas) sem a necessidade de transmissões reais.

COBRA é um sistema de radar móvel para localizar artilharia hostil e posições de mísseis e para calcular antecipadamente a trajetória de voo de projéteis para dar alerta antecipado e permitir ação protetora e, se necessário, defensiva.

Sua primeira configuração foi desenvolvida pelo consórcio Euro-Art International EWIV compreendendo HENSOLDT, então Airbus Defence and Space, Thales e Lockheed Martin por volta da virada do século para as forças armadas alemãs, francesas e britânicas.

Hoje, um total de mais de 40 sistemas de várias configurações foram implantados pela OTAN e outras forças armadas dentro e fora da Europa.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria europeia de defesa com alcance global. Com sede em Taufkir-chen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções completas de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como líder em tecnologia, a HENSOLDT impulsiona o desenvolvimento de eletrônicos de defesa e optrônicos e está continuamente expandindo seu portfólio com base em abordagens inovadoras para gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética. Com mais de 6.500 funcionários, a HENSOLDT alcançou um faturamento de 1,7 bilhão de euros em 2022. A HENSOLDT está listada no MDAX da Bolsa de Valores de Frankfurt.

www.hensoldt.net

DIVULGAÇÃO: HENSOLDT

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
11 meses atrás

Por um segundo, achei que COBRA fosse aquele projeto de modernização do EB.
Aliás, a “quantas anda”, esse projeto? Atrasou? Nem saiu do papel ainda?

Marc
Marc
Reply to  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Pensei o mesmo. O programa combatente brasileiro deve estar testando o lote inicial de Imbel IA2. Sem mais comentários….

paulop
paulop
11 meses atrás

Tá aí um material que tanto o EB quando o CFN necessita. Não digo esse sistema, mas algo semelhante. O Arthur da SAAB é uma plataforma muito parecida, de uma empresa parceira das FAAs e que poderia ser produzida no Brasil, utilizando uma plataforma já em uso pelas forças.
As Forças Armadas dos países referência já utilizam radares de contrabateria+ drones de vigilância e aquisição de alvos+sistemas de detecção por som+observadores avançados, todos combinados e funcionais.
Sonho ver isso tudo no EB algum dia.
Abraço.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  paulop
11 meses atrás

E pra que a Embraer tá desenvolvendo em conjunto com o EB um radar de contrabateria?