As forças ucranianas conduziram com sucesso contra-ataques limitados em torno de Bakhmut em 9 de maio. Imagens geolocalizadas publicadas em 9 e 10 de maio indicam que as forças ucranianas provavelmente conduziram contra-ataques limitados bem-sucedidos ao norte de Khromove (imediatamente a oeste de Bakhmut) e a noroeste de Bila Hora (14 km a sudoeste de Bakhmut) e fizeram avanços marginais nessas áreas.

Fontes ucranianas afirmaram em 9 de maio que as forças ucranianas destruíram as 6ª e 8ª companhias da 72ª Brigada de Rifles Motorizados do 3º Corpo de Exército perto de Bakhmut e avançaram 2,6 km ao longo de uma linha de frente de 3 km na área, embora o ISW não tenha observado confirmação visual destes relataram avanços ucranianos mais amplos.

Um proeminente milblogger russo afirmou em 10 de maio que as forças ucranianas tentaram avançar ainda mais na zona de responsabilidade da 4ª Brigada de Fuzileiros Motorizados da República Popular de Lugansk (LNR) na área de Bakhmut após contra-ataques ucranianos em 9 de maio, mas que formações de uma companhia paramilitar russa não especificada (PMC) impediu um avanço ucraniano. O Ministério da Defesa da Rússia (MoD) afirmou que as Forças Aéreas Russas (VDV) estão restringindo as ações das forças ucranianas nos flancos ao redor de Bakhmut. A ISW avaliou anteriormente que relatos de contra-ataques ucranianos em Donetsk Oblast parecem fazer parte de um padrão contínuo de contra-ataques localizados e limitados.

Problemas generalizados com a capacidade de combate russa, exacerbados pelos contínuos ataques de atrito na área de Bakhmut, provavelmente estão restringindo consideravelmente a capacidade das forças russas nesta área de se defender contra contra-ataques ucranianos localizados. A própria 72ª Brigada de Rifle Motorizada é emblemática de muitos dos problemas endêmicos de geração de força constantemente enfrentados pelos militares russos. A ISW informou em 7 de agosto de 2022 que a 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizada estava se formando no Oblast de Orenburg como parte do 3º Corpo de Exército, uma nova formação criada em 2022 e composta em grande parte por batalhões voluntários.

A Forbes relatou em setembro de 2022 que o 3º Corpo de Exército foi implantado no Oblast de Kharkiv e que a contraofensiva ucraniana do Oblast de Kharkiv destruiu amplamente os elementos constituintes do corpo, provavelmente incluindo a 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizada. A mídia ucraniana sugeriu que os elementos sobreviventes da 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizada podem ter sido realocados para o Oblast de Mykolaiv após a contraofensiva do Oblast de Kharkiv, onde sofreram perdas durante a contra-ofensiva no sul da Ucrânia em outubro de 2022.

A ISW não pode confirmar para onde a 72ª Brigada se posicionou após a retirada das forças russas da margem oeste (direita) do rio Dnipro, mas é altamente provável que quaisquer elementos da 72ª Brigada que se posicionaram na área de Bakhmut mais recentemente não estejam operando em qualquer lugar perto da força total. O aparente comprometimento do comando militar russo de elementos de uma formação que sofreu duas derrotas sucessivas para o eixo Bakhmut ao lado de elementos já desgastados de Wagner provavelmente oferece às forças ucranianas oportunidades para explorar com contra-ataques limitados. Um milblogger russo, citando um comandante Wagner ativo na área de Bakhmut, relatou adicionalmente que a suposta retirada da 72ª Brigada foi resultado de uma grave falha de comunicação entre o comando da 72ª Brigada e o Grupo Wagner. Problemas com o compromisso ad hoc de vários agrupamentos de forças esgotadas para o eixo Bakhmut, juntamente com aparentes falhas de comando e controle, provavelmente estão impedindo as forças russas na área de conduzir operações defensivas sólidas.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
11 meses atrás

E olha que o presidente ucraniano disse ontem que a ofensiva ainda vai demorar

LUIZ
LUIZ
Reply to  Rodrigo Frizoni
11 meses atrás

Essa ofensiva só tá acontecendo pelos erros dos russos. Falhas de comunicação e logística. Os ucranianos se aproveitaram e lançaram essa contraofensiva em Barkmut.

PACRF
Reply to  LUIZ
11 meses atrás

Concordo. Afinal, quem não tem competência, não se estabelece.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
11 meses atrás

Se a Ucrânia sair de suas trincheiras, será alvo fácil para a artilharia e aviação russas .
Situação bastante difícil para ela.
Enquanto isso Wagner PMC entrou na ‘Cidadela’ e começou a avançar em Seversk.

Thiago
Thiago
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Esse Kings é muito engraçado!! Já usou uns 500 Nicks, mas a forma de escrever sempre é a mesma. Cara, usa o mesmo Nick, volta ai para o Toinho Kings!!

Quanto a Rússia, parece mais a Swat dos Trapalhões comandada pelo Sargento Pincel!!

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Thiago
11 meses atrás

Pior é usar o mesmo tipo de texto e de de argumento há mais de um ano e 3 meses e ninguém dar bola.

Last edited 11 meses atrás by Jagdv#44
Marcelo
Marcelo
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

A Ucrânia está treinando 10.000 operadores de drones e ampliando sua capacidades de defesa antiaérea em camadas. Acho que a artilharia russa continuará a ser pulverizada e a aviação russa continuará longe do front. O único fato novo é que os combatentes da 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizados Independente da Rússia correram de suas posições em Bakhmut … de novo com as calças na mão … deixando Yevgeny Prigozhin furioso.

Felipe
Reply to  Marcelo
11 meses atrás

Artilharia Russa pulverizada? Entro todo dia no site liveumap para ver o andamento do conflito e o que só tem é artilharia russa castigando todo o front e fronteiras do território ocupado por milhares de quilômetros. E o que mais tem agora é drone ucraniano caindo, pois os russos dominaram como desativa-los só na interferência eletrônica…

Nei
Nei
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Sim, eles estão chegando em Kiev amanhã né?

Leonardo
Reply to  Felipe
11 meses atrás

É o que falo, esses chapéus de alumínio vivem em um universo paralelo, artilharia russa pulverizada!!!! Kkkkkkkkkkkk

Quem fica todos os dias pedindo dinheiro né equipamentos é o Putin, certo?

Tomcat4,4
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Não adianta debater com a turma que insiste em não ver a realidade brother, pra eles a munição russa acabou no meio do ano passado mas quem mendiga pedindo tudo que é equipamento todo dia já sabe ……

Francisco
Francisco
Reply to  Marcelo
11 meses atrás
deadeye
deadeye
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Cara, você não cansa de negar a realidade não? Nós literalmente saímos de “Kiev cairá em X” e a Rússia lançará ofensiva em X para: Onde a Ucrânia vai contra-atacar?

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás
Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Bicho, sério mesmo. Esse comentário deve ser remunerado pela Tass. Só pode.
Todos estamos vendo vídeos dos russos correndo e fugindo como loucos das posições em Bahkmut. Mas tem putinzetes ainda acreditando que os invasores tomarão Kiev. Já tem 14 meses!!

Kommander
Kommander
11 meses atrás

Como vou acreditar num texto que se contradiz a si próprio?

“Fontes ucranianas afirmaram em 9 de maio que as forças ucranianas destruíram as 6ª e 8ª companhias da 72ª Brigada de Rifles Motorizados do 3º Corpo de Exército perto de Bakhmut e avançaram 2,6 km ao longo de uma linha de frente de 3 km na área, embora o ISW não tenha observado confirmação visual destes relataram avanços ucranianos mais amplos.”

Kommander
Kommander
11 meses atrás

Off Topic:

O prefeito de Kiev divulgou um vídeo ao lado de um artefato que seria os destroços do “Khinzal”. O mais irônico de tudo é que se o vídeo foi feito para confirmar tal abate, ele teve efeito contrário mostrando que o que foi abatido, na verdade era uma bomba PW500. 😂😂😂

Bosco, cadê você?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Onde o Bosco está eu não sei. Mas tenho noção de onde os invasores russos devem estar agira. os vídeos divulgados mostram os russos correndo como cães , e um tanque ucra desalojando os ratos invasores.
Pelo ritmo da correria , já devem estar chegando em Vladivostok

Maurício.
Maurício.
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Bem que eu desconfiei que aquele “kinzhal” na verdade estava muito longe de um kinzhal, mas alguns afirmavam que de fato era o kinzhal (só um detalhe, quem afirmava não postava as imagens…rsrsrs), no fim, o mistério foi resolvido, se trata de uma tal “bomba perfurante de concreto BETAB-500”.

Kommander
Kommander
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Kkkkkk Mesmo assim ainda vai ter nego insistindo que é um Kinzhal, os caras vivem frustrados na própria ilusão.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Já me deram 3 deslikes, eu até imagino de quem são esses deslikes…🤭 Mas é como eu digo, cada um acredita na realidade paralela que quiser…😂

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Kommander
Kommander
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Pô, cara, o interessante é que tem vídeo e tudo provando que é mentira, quer prova maior que essa? 😂

Quanto aos deslikes, eu imagino o quanto uma pessoa é d03nt pra ficar criando várias contas e negativar comentários dos outros, além dos inúmeros bots operando.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Sim! Foi uma BETAB 500! A única coisa que tem abate certo nessa guerra é a verdade! Desta vez os ucranianos deram uma bola fora bem grande, precisam melhorar na edição e contratar um diretor de imagens mais competente. Sairia melhor a propaganda de guerra, apenas dizer a verdade, que o Patriot fez o primeiro abate em combate, um bom feito e que pode ser seguido por outros. Vejamos o que a novela tem de novo. Só espero que não falte insumos para nossa agricultura, a final para nós brasileiros isso é o que importa! Que essa droga se encerre… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Melhor você ler a reportagem do Eurasian Times intitulada “Míssil Hipersônico Kinzhal – Por que a Ucrânia não está realmente comemorando o abate da super arma russa? Essa reportagem é muito esclarecedora. Só um trechinho do final: O que tornou possível a interceptação do míssil Kinzhal não é apenas o sistema de defesa aérea Patriot, mas também a perda da chance da Rússia de obter superioridade aérea no início da guerra, dando às forças ucranianas tempo para se reagrupar, rearmar e combater os ataques da Rússia.
https://eurasiantimes.com/kinzhal-hypersonic-missile-why-is-ukraine-not-really-celebratin/?amp

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcelo
11 meses atrás

Tu afirmou se tratar de um kinzhal em outra matéria, inclusive falou nas tais fotos, que hoje, já sabemos se tratar na verdade de uma bomba, a não ser que a Ucrânia tenha outras fotos, é só a Ucrânia provar de fato que abateu, até lá, é fake news, simples assim.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
11 meses atrás

Essa contra ofensiva é sonho, a Ucrânia não tem força para isso.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Leonid Brejnev
11 meses atrás

Os russos não pensam como vc enchendo a região de fortificaçoes

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Reply to  Leonid Brejnev
11 meses atrás

Ta se informando pelo canal arte da guerra ? kkkk
Aquele que disse que a Europa ia congelar e que a ucrania perdeu 3 exercitos e russia usou 0,34% de sua força kkkk

Last edited 11 meses atrás by Rodrigo Frizoni
M4l4v|t4
M4l4v|t4
Reply to  Rodrigo Frizoni
11 meses atrás

E você tem alguma dúvida?

Pega um vídeo do comandante lá no início da guerra e tenta assistir até quando vergonha alheia lhe permitir.

O comandante é um homem culto, mas o antiamericanismo dele, digo, o desejo que ele tem em ver o “império romano cair”, contaminou suas projeções sobre a ajuda dos países europeus e do EUA à Ucrânia. O que acabou resultando na distância enorme que existe entre o que ele dizia e o que ia acontecendo.

Last edited 11 meses atrás by M4l4v|t4
Vitor
Vitor
Reply to  Rodrigo Frizoni
11 meses atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Leonid Brejnev
11 meses atrás

Disseram o mesmo em Kharkiv e Kherson…

Nilo
Nilo
Reply to  Leonid Brejnev
11 meses atrás

Os próprios russos afirmam que a contra ofensiva já começou Zé é que não quer confirma até esperar o momento que ele acha que seja conveniente ou pode nunca anunciar se este momento não se vislumbrar.

Last edited 11 meses atrás by Nilo
Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Leonid Brejnev
11 meses atrás

O líder da Wagner diz que os flancos da frente em Bakmut estão a desmoronar, e diz até ao ministro Russo da defesa, para parar de mentir, pois adivinha-se uma catástrofe.

Frederico Boumann
Frederico Boumann
11 meses atrás

Off topic.
Saiu a informação que o Reino Unido finalmente fornecerá mísseis de longo alcance (storm shadow) para a Ucrânia, agora espero que seja acima de 50 unidades.
Prioridade 1: destruição da ponte da Crimeia;
Prioridade 2: destruir as linhas férreas ao sul, estrangulando as tropas estacionadas naquela região;
prioridade 3: destruir o máximo de bases/depósitos de suprimento ainda em território ucraniano;
e se sobrar míssil,
prioridade 4: bombardear o porto de Sevastopol.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Frederico Boumann
11 meses atrás

O storm shadow é lançado por caças né? Será que os ingleses vão doar alguns Tornado e Eurofighter para os ucrânianos ou vão adaptar no modo gambiarra em um Mig-29?🤔

Felipe
Reply to  Frederico Boumann
11 meses atrás

vão no máximo acertar um reservatório de combustível para fazer fumaça e sair no noticiário como propaganda. Não vai mudar nada.
Em tempo: Os misseis já chegaram lá

Kommander
Kommander
Reply to  Frederico Boumann
11 meses atrás

O cara fala como se fosse fácil fazer uma entrega de mísseis assim, e como se a Rússia não tivesse sistemas de defesa antimísseis. Tá jogando muito WAR. 🤣🤣

Nei
Nei
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Já estão lá.

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Qualquer armamento, em tese, pode ser anulado/interceptado. O fato que guerra se faz com estratégia, metas e objetivos. Se a operação for bem preparada, aliada com a observação via satélite que a Ucrânia recebe da OTAN, agente de inteligência na região, pode dar certo sim, não tem nada de war(já joguei muito a uns 30 anos atrás), você simplesmente não entende, e já
que não sabe é melhor ficar calado.

Nickless
Nickless
Reply to  Kommander
11 meses atrás

verdade camarada. porem o moskva discorda de vc. apenas dois misseis afundaram o orgulho da pifia marinha russa.

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Frederico Boumann
11 meses atrás

Kings, fico imaginando a Ucrânia expulsando os russos e você tentando negar a realidade assim como um esquizofrênico. A Rússia irá perder por que é barato ganhar dela, a questão é a Ucrânia fornecer a “carne”, se tiver, dinheiro e armamento não irá faltar.

José
José
Reply to  Frederico Boumann
11 meses atrás

E continuam os mesmos comentários pelo mesmo alucinado.

Scudafax
Scudafax
11 meses atrás

A Ucrânia, sem apoio, não conseguiria sustentar este conflito de alta intensidade. A Rússia caiu em uma armadilha ao entrar na guerra e ao entrar nela sem objetivos compatíveis com os meios disponíveis. Agora, como ela pode recuar tendo derramado um rio de sangue?

paulof
paulof
11 meses atrás

“Em relação à contraofensiva, é uma artimanha de [Volodymyr] Zelensky (Presidente ucraniano). A contraofensiva já está a todo vapor”, disse Yevgueni Prigojin, num áudio divulgado no seu canal no Telegram. Segundo o líder do Grupo Wagner, o Exército ucraniano “ataca pelos flancos na frente Artiomovsk [nome russo para Bakhmut, na província de Donetsk, leste do país] e, infelizmente, em alguns lugares com sucesso”. “Como já disse muitas vezes, o plano do exército ucraniano já está em andamento, nós esmagamo-los e eles esmagam-nos”, afirmou, em relação à mais longa e sangrenta batalha na Ucrânia. fonte: 24.sapo Ler telegram do grupo Wagner… Read more »

Last edited 11 meses atrás by paulof
Mazzeo
Mazzeo
11 meses atrás

Houveram claras ações de desinformação por parte do exército Ucraniano. Não é possível manter 100 % de segredo, mas apenas alguns dias de aviso atrasado ou esconder um eixo principal de avanço são ações extremamente eficazes. Por outro lado, o exército russo também tem uma capacidade de exercer desinformação. Sinceramente acredito que as falas do chefe da PMC Wagner sejam parte de uma maskirovka. O emprego de blindados antigos como casamatas, as fortificações defensivas em profundidade são outros indicativos de uma ação defensiva coordenada. A Inteligência Russa e Ucraniana são competentes e tem, certamente, uma grande penetração nos serviços do… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Mazzeo
sub urbano
sub urbano
11 meses atrás

Europeus exigiram um contraataque para justificar a grana que estão enviando para a Ucrania. Os ucranianos fizeram esse mandrake aí, tomaram de assalto 7 quarteirões de bakhmut. Quer graveto? então toma kkk De qlqr forma os ucranianos estão lutando muito bem com os recursos q possuem. Os sistemas antiaéreos de fabricação soviética, S-200, SA7 e S-300 continuam uma ameaça para qualquer força aérea, se bem operados. Já a suposta ofensiva em Zhaporizia virou lenda.

Flavius Belissarius
Flavius Belissarius
11 meses atrás

Guerra de atrito total. O problema pra Rússia é que a capacidade econômica da OTAN é imensamente maior que a dela, e numa dessas daqui a pouco as capacidades militares Russas acabaram esgotadas de forma qualitativa ( Na perda dos seus melhores soldados, tanks , mísseis de cruzeiro ) quanto de forma quantitativa. Todo esse esforço Russo para manter sua capacidade de dissuadir as forças da OTAN seriam melhor empregados na atualização da sua tríade nuclear e na busca pela criação junto a China de um blocão de defesa na Ásia central para minimizar a superioridade de meios convencionais e… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
11 meses atrás

Para a Ucrânia falta MBT, Artilharia, drones armados, mas principalmente o controle do espaço aéreo.
Sem isso a Ucrânia vai “sangrar” lentamente.

Analisando friamente, a Rússia até agora utilizou principalmente equipamentos que estavam estocados, e soldados mercenarios chechenos e do Wagner group.

Enquanto a Ucrânia se desgasta, a Rússia diminui consideravelmente sua população carcerária.
Além de ganhar tempo para se reequipar com blindados e ifv novos.

Last edited 11 meses atrás by Antunes 1980
SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Antunes 1980
11 meses atrás

A Rússia diminui consideravelmente TODA a sua população, já que muitos russos estão abandonando o país, principalmente as pessoas mais inteligentes. As previsões de encolhimento da população já eram trágicas sem guerra, agora então vai piorar muito.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Sim, a Rússia tá consideravelmente diminuindo a população… Do outro!

Jose
Jose
Reply to  Yuri Dogkove
11 meses atrás

Pronto. Mais um nick. Mais do mesmo.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
11 meses atrás

Alô assessores da Casablanca, não vai ter matéria da derrubada fake do Khinzal?

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
11 meses atrás

Se querem acompanhar a guerra de fato, sugiro o canal Intel Slava Z no t.l.gram! Lá não tem filtro do pentágono…

Nickless
Nickless
Reply to  Yuri Dogkove
11 meses atrás

conta pra nos ai os ganhos e avanços da segunda maior potencia militar do mundo nos últimos 6 meses.

Jose
Jose
Reply to  Yuri Dogkove
11 meses atrás

Acompanhar canal russo ? Dá um tempo né amigão.

Tomcat4,4
11 meses atrás

Agora a Rússia cai !!!rs

Nickless
Nickless
Reply to  Tomcat4,4
11 meses atrás

Agora não, mas vai perder. Se a maior potencia militar do mundo com 12x o orçamento militar da russia não aguentou segurar os barbudos de sandálias, o que faz pensar que os russos vão segurar os ucranianos?

Vitor
Vitor
11 meses atrás

Na sombra da verdade muitos Ucras estão tombando nas trincheira é assustador…a imprensa ocidental esconde…por seus interesses quando …vir a luz …vai ser similar às armas de destruição em massa que os yankes acusaram o Iraque para justificar a invasão.