Ucrânia reivindica ganhos em Bakhmut após negações da Rússia

70

A Ucrânia diz ter recuperado terreno em Bakhmut, um raro avanço após meses de vitórias russas na cidade do leste.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Malyar, disse que as forças ucranianas avançaram dois quilômetros (1,2 milha) em uma semana.

As reivindicações sinalizam uma mudança de ímpeto em Bakhmut – mas, de maneira mais ampla, não há evidências claras da tão esperada contra-ofensiva ucraniana.

A Rússia negou as reivindicações ucranianas, mas disse que suas tropas se reagruparam em uma área.

Unidades do grupo sul das forças russas assumiram uma posição defensiva melhor na área de Maloilinivka, algo que levou em consideração “as condições favoráveis ​​do reservatório de Berkhivka”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

Berkhivka fica a noroeste de Bakhmut.

No entanto, o chefe do grupo mercenário Wagner da Rússia, Yevgeny Prigozhin, disse que “infelizmente é chamado de ‘fuga’ e não de ‘reagrupamento'”.

À medida que a intensa e sangrenta batalha avança, Bakhmut tornou-se simbolicamente importante – embora muitos especialistas questionem seu valor tático.

Em um post no Telegram, Malyar disse que Bakhmut se tornou um alvo de importância “quase sagrada” para a Rússia.

Ela acusou o Kremlin de simultaneamente reivindicar falsas vitórias por um lado, enquanto também espalhava mentiras sobre a falta de armas e munições.

Descrevendo a “situação real” na semana passada, Malyar afirmou que a Rússia sofreu perdas significativas de tropas, já que a Ucrânia ganhou 2 km sem perder nenhuma posição.

Anteriormente, Prigozhin acusou tropas regulares russas de abandonar posições em Bakhmut. “A situação nos flancos está se desenvolvendo de acordo com o pior cenário previsto”, disse ele. E blogueiros militares russos relataram avanços ucranianos ou movimentos de tropas em várias áreas.

O Instituto para o Estudo da Guerra também disse que as forças ucranianas provavelmente obtiveram ganhos de 2 km em Bakhmut. E o think tank com sede nos EUA disse que o Ministério da Defesa russo, reconhecendo “os contra-ataques ucranianos de forma incomum e rápida” – ao negá-los – indica “aumento do pânico”.

Longe de Bakhmut, o prefeito exilado de Melitopol relatou uma grande explosão na manhã desta sexta-feira no centro da cidade, no sudeste da cidade, ocupada pela Rússia desde o início da guerra.

Não se sabe o que causou a explosão, mas a força aérea ucraniana fez 14 ataques contra forças russas e equipamentos militares na quinta-feira, disseram as forças armadas da Ucrânia.

Juntamente com os ataques aéreos, a Ucrânia disse que destruiu nove drones russos e realizou ataques bem-sucedidos em dezenas de alvos militares – incluindo unidades de artilharia, um depósito de munição e equipamentos de defesa aérea.

Após meses de impasse, uma contra-ofensiva ucraniana – auxiliada por armas ocidentais recém-chegadas – foi discutida abertamente. Mas o presidente da Ucrânia disse na quinta-feira que era muito cedo para iniciar o ataque.

“Com [o que já temos] podemos seguir em frente e, creio eu, ter sucesso”, disse o presidente Volodymyr Zelensky em entrevista. “Mas perderíamos muitas pessoas. Acho isso inaceitável. Portanto, precisamos esperar. Ainda precisamos de um pouco mais de tempo.”

Mas, apesar das palavras do presidente Zelensky, o correspondente de guerra russo pró-Kremlin, Sasha Kots, afirmou que a contra-ofensiva havia começado.

Tanques ucranianos estavam no anel viário de Kharkiv em direção à fronteira com a Rússia, disse ele, citando fontes “confiáveis”. Suas alegações não puderam ser verificadas de forma independente.

“Existem transportes nas colunas carregando modelos [de tanques] ocidentais, entre outros”, acrescentou Kots.

“Em outras palavras”, disse ele, “Kiev [Kyiv] decidiu agravar a situação ao longo da frente norte em paralelo com o início das ações ofensivas nos flancos de Artyomovsk [o nome russo para Bakhmut].”

Outro correspondente de guerra russo, Alexander Simonov, escreveu no Telegram que as forças ucranianas invadiram perto da aldeia de Bohdanivka, perto de Bakhmut, tomando “vários quilômetros quadrados” de terreno.

O analista militar ucraniano Oleksandr Musivenko disse que Kiev reconheceu que a contra-ofensiva antecipada pode não necessariamente derrotar a Rússia “em todas as áreas ocupadas”.

Ele disse à rádio ucraniana NV que havia todas as possibilidades de a guerra continuar no próximo ano. “Tudo depende de como as batalhas se desenvolvem. Não podemos garantir como a contra-ofensiva se desenvolverá”, disse ele.

Um alto oficial militar dos EUA não identificado disse à CNN que as forças ucranianas estavam se preparando para uma grande contra-ofensiva atacando alvos como depósitos de armas, centros de comando e sistemas de blindagem e artilharia.

Os avanços da Ucrânia na primavera de 2022 nas partes sul e nordeste do país também foram precedidos por ataques aéreos para “moldar” o campo de batalha.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que interrompeu vários ataques ucranianos na quinta-feira e disse que uma batalha em andamento perto de Malynivka, no leste de Donetsk, envolveu forças aéreas e de artilharia.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M4l4v|t4
M4l4v|t4
10 meses atrás

As defesas russas estão entrando em colapso em quase todo o front no Donbass.
Se fala que a infantaria russa está tendo a percepção de que houve recuo do grosso do exército. Quem está na linha de frente está se sentindo abandonado e usado como bucha de canhão.

Alexandre
Alexandre
Reply to  M4l4v|t4
10 meses atrás

Pelo o que você está dizendo já podemos declararam a derrota total dos russos,pois eles ,de acordo com o quê você afirma, não são capazes de sustentar suas defesas em todo front, assim sendo logo Moscou cairá. Nas próximas 72 horas veremos a humilhante derrota da Rússia no Donbass.

Nei
Nei
Reply to  Alexandre
10 meses atrás

Kiev será quando?

Jose
Jose
Reply to  Alexandre
10 meses atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Vitor
Vitor
Reply to  Alexandre
10 meses atrás

Coitado dos Ucras caíram no canto da sereia.

Oráculo
Oráculo
Reply to  M4l4v|t4
10 meses atrás

Essa é a sua versão.

Já o general chefe da OTAN avisou que a Rússia tem 300 mil soldados na Ucrânia e mais 200 mil de prontidão em território russo, esperando pra responder a esperada ofensiva ucraniana. E disse que não vai ter “passeio” na guerra, que deve se estender até o fim de 2024.

Entre a torcida e a realidade existe uma diferença do tamanho do Donbass.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Rússia: 140 milhões de habitantes
Ucrânia: 40 milhões de habitantes

Quem consegue repor perdas mais rápido?
Pensa um pouco fora da caixa. Você consegue…

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Não é que tenha uma máquina de ressurreição na Rússia.
Não têm é uma de criação de reservas na Ucrânia.
Só ontem foram mais de 1.400 baixas.
Até 2024, nesse ritmo de perdas, o Exército Ucraniano fica do tamanho do DPO de Imbariê.

Hank Voight
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Fonte: grupelho de Telegram pró Rússia

Suas fontes são risíveis Qings! e outra, com a aprovação do PL 2630 sua prática de disseminar fake news passará a ser crime

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  M4l4v|t4
10 meses atrás

eles saíram de bakhmut, mas detruíram a cidade, não to atismista para a Ucrania pode ser que eles estejam recuando para uma área melhor para, a coisa tá feia mais embaixo naquele rio perto da Crimeia, ali os russos estão sofendo a questão é, se a russia continuar a ofensiva da ucrania nao der certo, de onde vão tirar mais soldados, ucraniano nao da em arvore.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  M4l4v|t4
10 meses atrás

Meu palpite é que você cometeu um equívoco. O PIB de donbas é bem maior

LUIZ
LUIZ
Reply to  M4l4v|t4
10 meses atrás

A Ucrânia não tem condições de lançar uma grande ofensiva em larga escala. O que ta ocorrendo são ataques pontuais como em Barkmut.

Francisco
Reply to  M4l4v|t4
10 meses atrás
Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
10 meses atrás

Resumo.
Só houve pequenos avanços em Bogdanovka e ao sul de Klishievka.
O ataque maior, na direção de Soledar foi repelido.
Lá, a Ucrânia usou mais de mil homens, 40 tanques e diversos outros veículos.
Mas, ao que parece, esse é um ataque diversionista e os russos não caíram no engodo.

Jose
Jose
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

*Prezado José, por favor manere o linguajar ou será banido de comentar*

Jose
Jose
Reply to  Jose
10 meses atrás

Ciente moderador. Faço minhas desculpas pelas palavras. Grato!

Mr.Guara
Mr.Guara
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Ataque a Soledar?? serio, bem interessente, entao a Ucrania avançou muito mais, pois Soledar esta a pelo menos 6 km de distancia do front. E isso baseado no front apresentado pelo LiveMap e do milbloger russo Rybar.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Mr.Guara
10 meses atrás

Na DIREÇÃO de Soledar.
Vc pode estar em São Paulo e atacar na direção do Rio de Janeiro.
Em que pese as questões de distâncias,, as notícias são de estabilidade na frente.
Mas ainda considero que o ataque não será lá e os russos estão sabendo e preparados.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Mr.Guara
10 meses atrás

E o correspondente de guerra russo Danil Besonov (acho que é esse o nome) publicou que um Leopard foi destruído nesse ataque na direção de Soledar.

Hank Voight
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Cuidado que o PL 2630 vem aí Qings….

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Não foi um Leo, foi 3 Abrams, 1 F35, 2 B-2, 20 F-117, 300 Himars, 4 mil Searls, 4 rambos, 1 chuck Norris e 5 Van Daime. Ainda afundaram uma NAe classe Ford e toda escolta.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
10 meses atrás

Não fique nervoso.
A continuar com esse ritmo de perdas, os ucranianos serão extintos.
Assim como foram os teropodes.

Victor F
Victor F
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

O fato dele desejar abertamente o extermínio de um povo aqui dentro do site diz muito sobre ele.

E eu sei que os editores trabalham bastante, basta olhar a quantidade de comentário editado em cada matéria. mas senhores, isso está ficando feio, o comportamento desse “indivíduo” é recorrente e suja a imagem do site.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Victor F
10 meses atrás

Concordo. A escória que defende os russos que decapitam prisioneiros, que bombardeiam áreas civis indiscriminadamente, são tão podres como o próprio putin.

Jose
Jose
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Cara numa boa..você não pode ser um _______________

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

deadeye
deadeye
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Que trabalho difícil deve ser negar a realidade

LUIZ
LUIZ
Reply to  deadeye
10 meses atrás

Política dentro do exército causa esse tipo de atitude no alto escalão russo. Burocratas fardados velhos da antiga URSS acostumados com o luxo do birô. Eu sou pro-russo e vejo que a falta de sintonia dos generais de 5 estrelas com os comandantes da linha de frente e com o Wagner. Uma derrota escancará muitos problemas do exército e uma vitória vai mascarar.

Hank Voight
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

O problema é que a fuga das galinhas russas de Bakhmut continua Qings, isso dito pelo próprio Prigozhin

https://twitter.com/nexta_tv/status/1657045438862700544

Nilo
Nilo
10 meses atrás

Zé continua a negar que deu início a contra ofensiva, medo do fracasso.
Kiev inicia ofensiva em Bakhmut após meses na defensiva, diz oficial ucraniano
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/kiev-inicia-ofensiva-em-bakhmut-apos-meses-na-defensiva-diz-oficial-ucraniano/

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Confirmada a destruição de um Leopard na região de Khromovo.
Os veículos que tentaram recuperá-lo também foram destruídos.
Cerca de 1.000 baixas sofreram os ucanianos.
Um Su_25 ucraniano foi derrubado em Chasov Yar.

Hank Voight
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Fonte: Grupelho de Telegram pró Rússia, que vale o mesmo que uma nota de 3 reais ou aquilo que o gato enterra

Cuidado com o PL 2630 Qings

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Outra arma das P…s das Galáxias rsrsrsrs

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
10 meses atrás

O fato de não só ainda existir uma Força Aérea Ucraniana mas também ela estar conseguindo fazer ataques contra posições russas é nada menos do que impressionante e é uma das falhas/incapacidades russas mais ilustrativas dessa guerra.

Last edited 10 meses atrás by Bruno Vinícius
Jose
Jose
Reply to  Bruno Vinícius
10 meses atrás

Diga mais sobre levantar voo e ser derrubado. Como, após mais de um ano de guerra, ainda existem aeronaves ? Ressurreição de aeronaves ? Menos menos….

Jose
Jose
Reply to  Jose
10 meses atrás

Tem informações sobre esses destinos ? Não vejo noticia de um abate tem um tempo…

Hank Voight
Reply to  Bruno Vinícius
10 meses atrás

Hoje a “não operacional” força aérea ucraniana derrubou um Mi-8 e um Su-34 em Bryansky Qings

Nei
Nei
10 meses atrás

Essa foi boa moderadores rsrsrs.

Vem notícias de ambos os lados.

Oráculo
Oráculo
10 meses atrás

A guerra de informações é tão grande que a fonte mais confiável de notícias, por incrivel que pareça, é o careca líder do Wagner Group. Prigozhin falou hoje que dentro de Bakhmut os mercenários estão avançando. E que estão tentando cercar o território que os ucranianos ainda ocupam na cidade. Já nos flancos disse que os russos recuaram, e que os ucranianos avançaram alguns quilômetros ao longo do front. E culpou o ministro da defesa russo por isso. Resumindo, o chefe mercenário é mais honesto que a grande mídia dos dois lados. Essa guerra é um show de horrores em… Read more »

Jose
Jose
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Entendi. Estão avançando dentro da cidade e deixando os flancos caírem ? É cada uma desses russinhos…

Jose
Jose
Reply to  Jose
10 meses atrás

Não sei. o amigo russo aí que falou algo meio nada a ver. Como você avança com os flancos desprotegidos ? Ops…esqueci. Tratra-se da Russia…normal.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Jose
10 meses atrás

Amigo russo kkkkkkkkk
Uns 10 anos comentando na Trilogia e tem que ler isso.

Vou desenhar.

Um avanço nos flancos não significa que você perdeu os flancos.
Significa que existe uma batalha pelos flancos e outra dentro da cidade.

Agora pensa, você consegue…

Se ele fala que estão quase cercando os ucranianos dentro da cidade, é sinal que os flancos ainda estão protegidos, apesar do avanço Ucraniano.

Não é difícil entender. Força!

paulof
paulof
Reply to  Jose
10 meses atrás

não e esse é problema dos russos, os dos ucranianos é estar perdendo no centro tem que ver quem vai conseguir seu objetivo e claro estabilizar a posição.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Jose
10 meses atrás

Não adianta tentar desenhar pra cego entender…

Oráculo
Oráculo
Reply to  Jose
10 meses atrás

Os caras avançarem alguns quilômetros não significa que os flancos caíram. E sim que houve um avanço Ucrânianos.Um avanço é diferente de uma conquista.

E se o Careca fala que estão pra cercar os ucranianos na cidade é sinal que ainda possui os flancos protegidos.

Não é difícil entender.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Mais um avanço para a retaguarda russo.

Que vergonha…

Oráculo
Oráculo
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Nesse caso de Bakhmut o avanço ucraniano está tentando impedir a continuidade das conquistas territoriais russas. O nome disso é CONTRAOFENSIVA. A palavra mais ouvida nesse conflito em 2023. Você contra-ataca a força que está te atacando. Ou seja, até então só se defendiam, agora contra-atacam. Só que contra-atacar não significa reconquistar territórios rápidamente. Inclusive o primeiro objetivo de uma CONTRAOFENSIVA não é esse, é justamente barrar o ataque inimigo. Reconquistar territorios é a consequência, quando se vence as batalhas nessa nova realidade no front que se cria. Exatamente o que aconteceu em Kherson recentemente. Estamos vendo a guerra em… Read more »

Marcos
Marcos
10 meses atrás

Além de não conseguir mais avançar, começaram a recuar. Vai ficando difícil sair dessa encrenca sem um um “vexame” aparente. Parece que nada funciona direito no Exército Russo; tem quantidade, mais falta qualidade. O desespero vai começar a bater na porta; até a FAU está se aventurando em ataques na linha de frente; parece que nem os bombásticos sistemas antiaéreos estão funcionando como deveriam.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Marcos
10 meses atrás

Já estão se matando. Hoje tem vídeo no Telegram de recruta russo que matou 3 outros soldados, por estar bêbado . Esse é o exército que desafia a OTan kkkkk

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Depois que a Ucrânia com o aval americano confirmou que abateu um kinzhal, sendo que na verdade era uma bomba, fica difícil de acreditar nos ucrânianos.

https://pbs.twimg.com/ext_tw_video_thumb/1656349564637523968/pu/img/lEm07j4aSbeX3UtM?format=jpg&name=large

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

A realidade né? Sempre ela…rsrsrs. Ou, tu ainda acha se tratar de um kinzhal?🤭

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

“O pentágono confirmou.”

Parei aqui…🤭

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

O Kremlin é mais confiável né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Na minha opinião, tem o mesmo nível de “confiabilidade” do pentágono…rsrsrs.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Eu quero ver o pentágono confirmar mostrando o relatório da bateria Patriot, igual a Índia fez quando derrubou o F-16 paquistanês. Não é muito difícil, é só um relatório ☺️

Ora é o suprassumo da tecnologia russa, daria uma bela peça de propaganda derrubar um daqueles, para mostrar aos contribuintes americanos e europeus que eles não devem temer as novas armas russas.

Last edited 10 meses atrás by Inimigo público
Lucas
10 meses atrás

Dei dislike no comentário.
Mas se fosse possível eu daria um grande like na edição do moderador. hahaha

Last edited 10 meses atrás by Lucas
Lucas
10 meses atrás

Amigo, se não gosta daqui vc tem liberdade pra procurar outro site.
Vc pode ir pro Sputnik, por exemplo.
Lá a Rússia sempre ganha em tudo. Vai ser bem o tipo de conteúdo que vc quer ler.

Vitor
Vitor
Reply to  Lucas
10 meses atrás

Folha , Globo, BBC , CNN , NYT são belos canais…

MFB
MFB
10 meses atrás

Estamos aguardando ansiosamente tal reportagem hahahaha

Carlos Campos
Carlos Campos
10 meses atrás

OFF Topic
Paquistão tá colapsando, com risco de o exército tomar de vez o poder, apesar de ser eles que mandam de verdade, porém a situação economia é terrível, paquistão tem armas nucleares, India e China vão precisar agir em caso de colapso e racha dentro do exercito.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Carlos Campos
10 meses atrás

mas se uma facção pro India vencer? se uma facção ainda mais pró China vencer, atualmente tem boas relações com a China, mas os paquistaneses são nacionalistas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Carlos Campos
10 meses atrás

nem todos ali são Pashtuns, o problema é esse, Pashtuns são na maioria anti india, mas mesmo dentro eles existe grupos favoráveis, esse mesmo grupo é a maioria do Afeganistão e teve grupos e tribos pró EUA

Junior
Junior
Reply to  Carlos Campos
10 meses atrás

De Lessa para Leonardo Tavares. Mudou de nick em um único tópico. Vc está respondendo…

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
10 meses atrás

Fonte: Casablanca! kkkkk

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
10 meses atrás

Eu só sei de uma coisa: As baixas o crânio anas já ultrapassam 500 mil! E contando…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Yuri Dogkove
10 meses atrás

Fonte: vozes da minha cabeça 🗣️
Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Magaren
Magaren
Reply to  Yuri Dogkove
10 meses atrás

muito acido

Alfa BR
Alfa BR
10 meses atrás

Será que veremos mais um gesto de boa vontade?

George
George
10 meses atrás

Ué? Só traduziram um texto da BBC e publicaram aqui. Se nao gostou porque continua lendo e comentando no blog?

ORIVALDO
10 meses atrás

Segundo alguns lunáticos, essa cidade caiu em novembro do ano passado

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Então é isso: acabou a guerra. A Ucrânia venceu…