NORFOLK, VA – A Guerra Cognitiva inclui atividades conduzidas em sincronização com outros Instrumentos de Poder, para afetar atitudes e comportamentos, influenciando, protegendo ou interrompendo a cognição individual, grupal ou populacional, para obter vantagem sobre um adversário. Projetado para modificar as percepções da realidade, a manipulação de toda a sociedade tornou-se uma nova norma, com a cognição humana se moldando para ser um domínio crítico da guerra.

A Guerra Cognitiva se concentra em atacar e degradar a racionalidade, o que pode levar à exploração de vulnerabilidades e ao enfraquecimento sistêmico. No entanto, isso se torna cada vez mais complexo à medida que alvos não militares estão envolvidos. Um exemplo: a mídia social russa e as operações de informação pública tiveram como alvo grande parte da comunidade internacional em uma tentativa de rotular a Ucrânia como culpada. Por meio de uma combinação de tecnologias de comunicação, notícias falsas e manipulação de percepções, a Rússia visa influenciar a opinião pública, bem como diminuir a confiança do público em relação a fontes de informação abertas. Essas narrativas têm amplo alcance e geralmente envolvem posturas ofensivas e defensivas.

A China, como concorrente estratégico da OTAN, descreve a Guerra Cognitiva como o uso da opinião pública, operações psicológicas e influência legal para alcançar a vitória. A psicologia de combate tem um impacto significativo na capacidade de funcionamento do combatente; O Sistema de Monitoramento Psicológico Inteligente, um recente sensor inteligente desenvolvido pela China, concentra-se no registro de informações faciais, mudanças emocionais e estados psicológicos de soldados para determinar seu status de combate. Fora do campo de batalha, a influência também pode afetar a lei, o estado de ordem e as construções civis. Essa inclusão de “Lawfare” e o direcionamento do sentimento da comunidade mais ampla tem um impacto significativo, uma vez que muitos civis e não combatentes estão potencialmente expostos.

A Transformação do Comando Aliado gerencia o Conceito Exploratório de Guerra Cognitiva, que faz parte da Agenda de Desenvolvimento de Guerra mais ampla. A sincronização de efeitos adversários contra domínios emocionais e subconscientes está aumentando; a compreensão de estruturas, definições, impactos e riscos permite uma melhor tomada de decisão política, desenvolvimento de capacidade militar e segurança geral em toda a Aliança. O Comando Aliado da Transformação educa, colabora, protege e molda as forças da OTAN no tópico da Guerra Cognitiva, fornecendo orientação sobre conscientização, cooperação civil-militar, resiliência social e compartilhamento de dados para as considerações de segurança atuais e futuras da Aliança.

FONTE: NATO/OTAN

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco
Bosco
11 meses atrás

Há informações que mais 6 Kinzhal interceptaram nessa noite mais 6 Patriot. A continuar assim esse míssil imparável russo vai acabar com toda a capacidade de defesa AA da Ucrânia. Míssil terrível esse.

Slowz
Slowz
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Ele volto gente 🤣🤣

Saudades das suas piadas .

Bosco
Bosco
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Estou com um saco cheinho delas. Aguarde.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
11 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
LeoRezende
LeoRezende
Reply to  Agressor's
11 meses atrás

Vc é editor da trilogia?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
11 meses atrás

A Ucrânia alega que abateu 6 kinzhal, a Rússia alega que abateu 7 Storn Shadow e um sistema Patriot. As narrativas estão aí, agora, eu me pergunto onde estão as provas disso tudo…🤔 A capacidade cognitiva de um pessoal está seriamente muito afetada, o senso crítico já foi para o espaço, tem um pessoal que confunde até bomba penetrante com kinzhal!

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

A culpa foi do prefeito que resolveu mostrar o “prêmio” em primeiro mão, quem acabou por si só revelando que no final se tratava de uma bomba burra equipada com kit de planagem. Bravo!

Underground
Underground
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Da Lua,
Outro dia postaram um vídeo destruído um monte de armas doadas pela OTAN, mas…
Mas o vídeo em questão era de outro lugar e outra época.

Igor Lima
Igor Lima
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Muito bom ter o senhor novamente nos brindando com comentários! Seja bem-vindo de volta! Aprendi muito, no passado, lendo seus comentários!

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  Bosco
11 meses atrás

Se os destroços foram iguais aos mostrados pelo Prefeito de Kiev… “É verdade esse bilete”

Nilo
Nilo
11 meses atrás

Ausência de um exemplo americano ou europeu:
Como impregnar a mídia americana e européia quanto a relativização da Amazonia a luz do direito internacional, introduzindo conceito de ameaça a segurança nacional alterações no meio ambiente de outro pais (em geral países sem capacidade de resposta de danos).

Bosco
Bosco
Reply to  Nilo
11 meses atrás

Nilo,
Você esta buscando exemplos muito longe. Nós mesmos , aqui no Brasil, temos sido vítimas de operações de guerra cognitiva há pelo menos 5 anos.

Slowz
Slowz
Reply to  Bosco
11 meses atrás

No Brasil é a guerra das fake news … esses últimos anos está demais

Agressor's
Agressor's
Reply to  Slowz
11 meses atrás

“A maneira mais eficaz para destruir as pessoas é negar e destruir a sua própria compreensão de sua história. Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado” George Orwell. Chamo a atenção aqui também para a guerra cultural que o nosso país hoje é alvo! Quem consegue mudar a percepção das pessoas, controla a realidade. Uma nação sem passado, é uma nação sem futuro! Aquele que não busca conhecer o seu passado, está destinado a um futuro perdido. As nações mais ricas do mundo não são as que tem mais ouro ou petróleo, são… Read more »

Slowz
Slowz
Reply to  Agressor's
11 meses atrás

🎯🎯🎯🎯

RDX
RDX
Reply to  Agressor's
11 meses atrás

Uma nação dividida, sobretudo.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Agressor's
11 meses atrás

A velha mania de culpar estrangeiros e super potências econômicas e militares pelas nossa mazelas enquanto nação, enquanto a destruição do nosso sentimento de patriotismo são causados pelas nossas elites econômicas, intelectual, artística e principalmente políticas e de agentes do alto escalão do estado. País onde a maioria de sua população adota para si um vigarista de estimação e a ele confia a condução do país, seja ele um descondenado ou um cleptomaníaco de presentes do estado brasileiro e de rachadinhas, não pode culpar outras nações pela nossa destruição, nós brasileiros somos muito competentes nesse quesito de destruir a pátria.… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nilo
11 meses atrás

“Ausência de um exemplo americano ou europeu:”

O texto é da OTAN, tu queria o que? 😂 Mas eles estão certos, tem um pessoal que acredita e defende os EUA até hoje pela invasão do Iraque em 2003, essa Guerra Cognitiva funciona mesmo, e isso que naquela época nem existia muito as redes sociais e o acesso a internet que temos hoje.

Agressor's
Agressor's
11 meses atrás

A guerra de informação é algo tão absurdo e generalizado hoje que praticamente não dá mais pra confiar em algum veículo de informação. Qualquer veículo de comunicação pode ser usado pra influenciar a opinião pública com informações maliciosas, deturpadas ou tendenciosas. As pessoas tem que começarem a filtrarem melhor as coisas e a desenvolverem mais o senso crítico, mantendo sempre uma postura de desconfiança com relação a qualquer tipo de informação propagada pelos veículos atuais. Programas obscuros são criados pelos serviços de inteligência de potências estrangeiras com a intenção de direcionar a opinião on-line, neutralizando vozes e comunidades dissidentes, ou… Read more »

Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

Os ucranianos dizem que derrubaram todos os 18 mísseis disparados, incluindo 6 mísseis balísticos lançados do ar Kh-47 Kinzhal , 9 mísseis de cruzeiro Kalibr lançados do mar e 3 mísseis lançados do solo. bem como vários drones. Os russos disseram que um míssil Kinzhal atingiu um dos dois sistemas de mísseis MIM-104 Patriot … bem, os russos também dizem que destruiram 31 Himars … mas o Pentágono insiste em contabilizar que os 18 Himars enviados continuam ativos no sistema de rastreamento de armas. Vamos aguardar mais um pouco …
https://www.thedrive.com/the-war-zone/dozens-of-interceptors-fired-as-kyiv-faced-most-complex-barrage-yet

Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

Falando em guerra cognitiva, aqui está um vídeo sinistro do Capitão HIMARS postado no Twitter com a seguinte mensagem: “Lembrete amigável do Capitão HIMARS… A quem possa interessar. PS Não houve um único sistema HIMARS destruído até agora. Quer saber porque?” O video é auto explicativo e direcionado aos soldados russos. Propaganda também é arma de guerra e os ucranianos estão aprendendo com os mestres.
https://twitter.com/DefenceU/status/1653690691107577858?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1653690691107577858%7Ctwgr%5Ef4ba978f0e3e1c2e037f53d3ee47ef564644795d%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Fukraine-situation-report-himars-shown-being-stashed-in-soviet-bunker

Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

A propaganda também é uma arma de guerra, mas o tiro só sai pela culatra para Putin. Só para relembrar algumas das mentiras russas: 1) no primeiro dia da invasão russa, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky teria fugido para Londres, onde possuía propriedades imobiliárias. 2) Os ucranianos, pobres e abandonados, estava escondidos em porões para se esconder do invencível exército russo. 3) O objetivo da invasão russa era o de desnazificar a Ucrânia. 4) A Ucrânia estava produzindo armas químicas. 5) A Ucrânia estava instalando bases militares americanas. 6) A Rússia usaria armas nucleares táticas. Depois, diante dos seguidos fracassos… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

É complicado combater as fake news quando o próprio youtube remunera os canais apenas pelos “likes” e “comentários” e não existe filtro para isso (eles se importam apenas com direitos autorais e só)…infelizmente democracia também é dar voz aos tolos…como minha mãe já dizia….”se tem palhaço é porque tem plateia”.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Pois é, tem muito youtuber que posa de radical, mas na verdade está a fim da grana que ele recebe se fazendo passar por radical. Mas ao fazer isso acaba jogando o mercado para baixo, ou seja, outros tentarão ser mais radicais do que ele para vencer a competição de visualizações. E quando um cabra desses tem sucesso, entra na política e vira deputado Tik-Tok, aquele que não tem nenhuma proposta, nenhuma idéia e que está no parlamento só para provocar, agitar, gravar vídeos e se mostrar fodão para seus seguidores. Assim assegura seu emprego, suas verbas de gabinete e… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
11 meses atrás

Mas a verdade sempre aparece.Com o regime de Kiev chamando a atenção dos seus para evitar a publicação de vídeos mostrando a destruição real,mostrando a posição da artilharia e a Rússia fazendo a avaliação de danos.Futuramente melhorando a pontaria.O cognitivo do povo lá tá zero.

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  Renato de Mello Machado
11 meses atrás

As pessoas que filmaram o trabalho dos Patriotas foram indiciadas e podem pegar até oito anos de prisão. Viva a democracia!

AMX
AMX
11 meses atrás

Sobre falta de cognição, muitos que comentam aqui nos 3 blogs são expoentes no assunto, rsrs.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  AMX
11 meses atrás

Somos um país de “torcedores”, desprezamos e tememos a realidade.
Brasileiro duvida do passado e tem mêdo do futuro….

AMX
AMX
Reply to  Dr. Mundico
11 meses atrás

Perfeito!

Bruno
Bruno
Reply to  AMX
11 meses atrás

Eu acho que o a trilogia deveria cobrar para que se pudesse comentar.

Last edited 11 meses atrás by Bruno
Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

Vladimir Putin já se referiu ao Kinzhal como sendo o míssil hipersônico mais avançado do mundo e virtualmente intocável. Parece que essa definição definitivamente caiu por terra. No dia 16/05/2023, todos os seis Kinzhals disparados pelos russos contra Kiev foram interceptados e destruídos pelo sistema de defesa antiaérea Patriot. Esse fato por si só já seria considerado excepcional, mas deve ser lembrado que as baterias Patriot são operadas por ucranianos, que foram treinados em tempo recorde pelos instrutores da OTAN, tornando o feito ainda mais impressionante. Rapidamente, como de costume, o Ministério da Defesa russo disse que “um ataque de… Read more »