O chefe do grupo militar privado russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou neste sábado (20/5) que suas forças assumiram o controle total da cidade de Bakhmut , no leste da Ucrânia , após meses de combates brutais.

“A operação para capturar Bakhmut durou 224 dias”, disse ele em um vídeo postado no Telegram, buscando a vitória final na cidade.

A CNN não pôde verificar de forma independente a afirmação de Prigozhin, mas uma resposta inicial do lado ucraniano a contestou.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, em um post no Telegram menos de uma hora após a publicação da alegação do mercenário russo, admitiu que a situação em Bakhmut era “crítica”, mas disse que as tropas ucranianas ainda estavam “mantendo a defesa” em um distrito no extremo oeste de Bakhmut. borda.

“A partir de agora, nossos defensores controlam algumas instalações industriais e de infraestrutura na área e no setor privado”, disse ela.

Enquanto as forças russas continuaram seu lento avanço rua por rua na própria cidade por muitos meses, nas últimas duas semanas as forças ucranianas conseguiram recapturar pequenos bolsões de território controlados por tropas russas no noroeste e sudoeste da cidade.

Confirmado, para a Rússia a captura de Bakhmut marcaria o primeiro ganho do país em meses, mas o simbolismo da cidade sempre superou sua importância estratégica.

As forças russas, apoiadas por membros do grupo mercenário Wagner, sofreram pesadas perdas tentando capturar a cidade.

Não há números oficiais de vítimas, mas no início deste ano uma fonte da Otan disse à CNN que eles estimaram que para cada soldado ucraniano morto defendendo Bakhmut, a Rússia perdeu cinco.

A batalha também destacou uma divisão extraordinária entre as forças russas, com Prigozhin a certa altura acusando uma brigada russa de abandonar sua posição na cidade e criticando várias vezes o Ministério da Defesa por falta de munição.

Como a batalha se desenrolou

No início de 2023, as rotas para Bakhmut foram gradualmente ficando sob o controle das forças russas e a batalha pela cidade se transformou em uma batalha centímetro por centímetro, com as forças ucranianas repelindo dezenas de ataques todos os dias.

Em vez de dirigir diretamente para o centro da cidade, as tropas de Wagner procuraram cercar a cidade em um amplo arco do norte.

Em janeiro, eles reivindicaram a cidade vizinha de Soledar, e mais tarde tomaram uma série de aldeias e aldeias ao norte de Bakhmut, tornando a defesa da cidade da Ucrânia cada vez mais perigosa.

Mas mesmo quando as tropas de Moscou se aproximaram e a maioria dos residentes fugiu por perigosos corredores de evacuação, um pequeno grupo de civis ucranianos permaneceu na cidade em ruínas. Antes da guerra, cerca de 70.000 pessoas viviam em Bakhmut. Em março, estava em menos de 4.000.

A batalha foi comparada ao tipo de combate visto na Primeira Guerra Mundial. Fotos da área mostraram soldados caminhando pela lama com árvores mutiladas pelo fogo de artilharia.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eromaster
Eromaster
10 meses atrás

Acho que o próximo passo será a cidade Odessa.

Topol
Topol
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Kramatorsk

Maurício.
Maurício.
Reply to  Topol
10 meses atrás

Olha só quem apareceu! Rsrsrs.

ORIVALDO
ORIVALDO
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Lisboa

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  ORIVALDO
10 meses atrás

Se a OTAN não se comportar…

Kommander
Kommander
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Interessante é o confronto direto entre mercenários e um exército profissional, isso abre muitos precedentes para que outros países também terceirizem suas guerras. É certo que os EUA já faziam isso no Iraque e Afeganistão, mas em menor volume, com os mercenários agindo apenas como caçadores de recompensas.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Kommander
10 meses atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

João do Carmo Filho
João do Carmo Filho
Reply to  Kommander
10 meses atrás

E bom lembrar que os EUA os”amantes da paz usaram varios mercenários no Iraque, libia Siria e Afeganistão que cometeram varios crimes de guerra……” que foram varridos para em baixo do tapete e ha varios deles na Ucrânia inclusive que já foram abatidos……então vamos parar de hipocrisia todas nações usam mercenários para os seus fins…

Joao
Joao
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Prezado

Isso é coisa bem antiga.
Não resistiu aos exércitos nacionais, por “n”motivos.
Ver a Rússia empregando PMC em ações principais e não secundárias, pra terciárias, denota um despreparo muito grande, despreparo este mais do que na forma de combater, mas na forma de conduzir as Forças Armadas.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Berlin

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Calma que tem Varsóvia na frente.
Lembre-se que os russos já tomaram essas duas cidades.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Na verdade o termo russo em si só continua existindo porque os aliados salvaram os soviéticos do atropelo que tomaram dos alemães. A chance da URSS ter resistido aos alemães em 1941 sem a ajuda economia e militar dos aliados, especialmente do EUA, era de 0, 0000000%

Portanto, os russos nunca foram alguma coisa sem o enlatado made in US ou made in GBR

Ed Sanches
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Napoleão discorda de você.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Ed Sanches
10 meses atrás

O general inverno, na época da cavalaria montada, era fatal. Parava qualquer exército.

Alexandro
Alexandro
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Não somente a cavalaria montada, mas parou a cavalaria blindada e mecanizada panzer alemã, derrotar os russos em seu próprio território no inverno, apenas os mongóis com Batu e sua horda de ouro conseguiram na história

Augusto
Augusto
Reply to  Ed Sanches
10 meses atrás

Apesar da bravura dos soldados russos, Napoleão não foi bem sucedido em sua invasão de 1812 devidos a seus próprios erros de julgamento e também de planejamento para a invasão. Se ele não tivesse avançado tão profundamente em território russo nesse ano e parado em Smolensk para recompor suas forças e fortalecer sua posição a partir de Bielorrússia ele teria grandes chances de vencer a campanha em 1813. Sua demora em Moscou também se mostrou fatal, se tivesse se retirado em Setembro teria salvado boa parte de seu exercito para continuar a campanha no proximo ano (ainda que iria lhe… Read more »

André Macedo
André Macedo
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

A “ajuda” não foi nada de graça (e foi paga até recentemente), os britânicos também receberam muita ajuda americana, e considerando que a URSS nasceu menos de 40 anos antes da Guerra. Aliás, o Land Lease entregou aproximadamente 31 bilhões de dólares pro Reino Unido, valor 3 VEZES MAIOR que o entregue aos soviéticos, que receberam +- 11 bilhões. Seu comentário fica ainda mais sem noção ou conhecimento histórico (nada surpreendente, vindo dos seus posicionamentos em todos os outros comentários). Era até fácil ficar fornecendo armamentos e se achando o tal enquanto estava a milhares de km da guerra, quando… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Só para constar o Lend Lease é uma lei. A ajuda aliada começou antes.

Last edited 10 meses atrás by M4|4v1t4
André Macedo
André Macedo
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Sim, mas a lei foi criada pra regulamentar e facilitar essa ajuda, e o fato continua: O Reino Unido recebeu muito mais ajuda que a URSS.
É interessante como esse e alguns mitos permanecem até hoje sobre a Guerra, como a “Wermarcht limpa”, Erwin Rommel ser um general honrado e “não nazista”, por aí vai, estude mais.

Augusto
Augusto
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Essa conversa ai já encheu o saco. Falar que os russos não perderam a guerra por causa do Lead Lease e desconhecer profundamente sobre o conflito. O lead Lease foi fundamental para os soviéticos resistirem em 42 e para as ofensivas posteriores a ao final de 42 em diante, os caminhões e os demais itens fornecidos para os americanos foi primordial para rolo compressor que o Exercito Vermelho se tornou no final desse ano. No ano anterior durante a Operação Barbarosa, os soviéticos praticamente não tinham recebido nada ainda e conseguiram (apesar das catastróficas baixas) resistir a invasão alemã. Te… Read more »

André Macedo
André Macedo
Reply to  Augusto
10 meses atrás

E o pior: O Lend Lease foi aprovado ANTES mesmo da invasão da URSS, apenas alguns meses antes do início da guerra que foi em setembro de 39, esse aí tá mais perdido que cego em tiroteio.

Dom Pedro II
Dom Pedro II
10 meses atrás

mas uma resposta inicial do lado ucraniano a contestou.

Normal, a Ucrânia sempre nega ate não ser mais possível negar.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Dom Pedro II
10 meses atrás

Sabe o que eu acho engraçado, é a mídia ocidental, falar que a Rússia não avança, perde territórios, mas só vemos o envio maiores de armas e dinheiro para Ucrânia, e nada da Rússia desistir…

Last edited 10 meses atrás by Agressor's
Kommander
Kommander
Reply to  Dom Pedro II
10 meses atrás

Eles negam porque a maior parte do público não procura se informar realmente sobre o que está acontecendo, apenas ouvem noticiais de relento, coisa rápida e se deixam enganar.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Dom Pedro II
10 meses atrás

A pergunta a ser feita é: E valeu a pena? O que as dezenas de mortos dos dois lados trouxe de ganho militar? Quase nada. É só ganho psicológico mesmo. E agora começa a “segunda fase”. A cidade foi conquistada. Agora tem que ser mantida. No Telegram os russos estão falando que o comando do exército russo está enviando varios Batalhões pra Bakhmut. Pois acreditam que a Ucrania vai tentar contra-atacar antes mesmo de dar tempo dos russos começarem a limpar o estrago que fizeram e organizar suas defesas na cidade. Acho que em breve veremos a 2° Batalha de… Read more »

Godo
Godo
10 meses atrás

Finalmente ta acabando esse assunto. Com tantos artigos, eu ja tava memorizando o relevo da cidade. Vamos pra próxima, quero aprender mais sobre outras cidades e geografia ucranianas.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
10 meses atrás

Vai ter muito torcedor arrancando os cabelos hoje, uns de alegria e outros de tristeza.
Patético!

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
10 meses atrás

Grande vitória russa e isto na maior batalha em terras européias desde a 2a GM.
E ainda por cima com efetivo significativamente menor que o do inimigo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Kiev está perdida! As narrativas do ocidente são muito engraçadas, enquanto os russos jogam xadrez na guerra eles só assassinam a verdade…

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

Vitória tática. Derrota estratégica.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

Essa derrota derrubará a moral do exército Ucraniano, todas a fichas foram apostada nesse combate para enfraquecer o lado russo.80% das armas ocidentais foram usadas nesse combate.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Wagner
10 meses atrás

Deus salve a Rússia e sua luta contra o nazismo….

Nilo
Nilo
Reply to  Agressor's
10 meses atrás

São apenas um grupo sem poder manipulados como foi o Isis na Síria.

LeoRezende
LeoRezende
Reply to  Agressor's
10 meses atrás

Molotov discorda de vc.

Underground
Underground
10 meses atrás

“… o simbolismo da cidade sempre superou sua importância estratégica.”
A estratégia ucraniana foi ceder espaço inflingindo pesadas perdas russas, o que de fato aconteceu. Já as crianças do Jardim de Infância Brasil acreditam que isso, a tomada de Barkhmut, foi uma vitória.
Resta ainda saber se isso não foi uma troca entre os ucranianos e o chefe do grupo Wagner: a conquista da cidade em troca das posições russas.
A primeira “vitória” em mais de um ano de guerra, pois depois da invasão, a Rússia só foi para trás.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Underground
10 meses atrás

Claro, a Ucrânia alojou 20 brigadas em bahkmut (por volta de 60 mil soldados) só pra ir “entregando” a cidade aos poucos ao inimigo. (Ironia) Ai Deus, a mente do torcedor é uma coisa que tem que ser estudado. A realidade é que a Ucrânia alojou essa quantidade de soldados pq eles tinham a intenção de manter a cidade, de vencer os russos nessa batalha e tentaram isso de todas as formas. Ninguém vai alojar 60 mil soldados, sofrer milhares de baixas só para ir “entregando” a cidade aos poucos ao inimigo. Lembre-se de uma coisa, tudo que vai parar… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Plinio Carvalho
EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Plinio Carvalho
10 meses atrás

O ataque a Verdun não tinha como objetivo estratégico tomar a cidade, mas sim provocar o desgaste do exército francês. Virou uma batalha sangrenta na qual ambos os lados perderam aproximadamente o mesmo número de soldados. O desgaste foi mútuo e o resultado, nulo.
Essa cidade aí está parecendo a mesma coisa.

Oráculo
Oráculo
Reply to  EduardoSP
10 meses atrás

Exatamente!

O objetivo Ucraniano era usar a cidade para matar russos?

No decorrer dos 10 meses de batalha usaram tantos soldados ucranianos pra matar russos que acabaram perdendo praticamente o mesmo número de soldados que o inimigo!

Pois, veja só, os russos também matam ucranianos!

Que conversa fiada. Tem que ser muito alienado pra acreditar numa baboseira dessas.

Bakhmut virou esse cemitério a céu aberto porque os líderes dois lados decidiram mostrar força nesse buraco de fim de mundo.

Coitado dos soldados que morreram no local para satisfazer o desejo desses idiotas.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Plinio Carvalho
10 meses atrás

É isso que dá esse pessoal ir acreditando em narrativa de Wapp e jornal americano.
Taí.
Um desastre para os ucanianos.
E os russos já estão avançando para oeste.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Underground
10 meses atrás

A estratégia ucraniana foi entregar dezenas de milhares de soldados em Soledar e Bakhmut.
Desastre total.

João Moita Jr
João Moita Jr
10 meses atrás

Vitória incontestável das forças russas. A situação agora irá ainda piorar mais para a Ukrânia, que empurrou a quase totalidade de suas reservas nesse moedor de carne. Quem viver, verá…

Mercenário
Mercenário
Reply to  João Moita Jr
10 meses atrás

Sorte da Rússia que “não precisou dispor de muito pessoal e material” para tomar a cidade no país vizinho.

Ou era um “moedor de carne” apenas para os ucranianos?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Mercenário
10 meses atrás

Difícil nesse cenário tempestuoso saber quem fala a verdade. Mas verdade seja dita, a Rússia sabia que invadir a Ucrânia não seria uma tarefa simples e que todo ocidente reagiria contra ela, fato. Mas a Rússia invadiu, fato! A Rússia tomou quase todo o Dombass, ainda que não tenha se estabelecido definitivamente em muitas regiões, fato! Teve que reagrupar e ceder posições, fato. Foi sancionada, fato. Há uma frente ampla, comandada pelos eua, com o apoio(ainda que forçado) dos países europeus, contra a Rússia, fato! Os países euro-estadunidenses fazem um tremendo esforço para isolarem a Rússia, fato. A mídia ocidental… Read more »

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  Mercenário
10 meses atrás

Wagner tem em suas fileiras os melhores soldados do Mundo.
Spetnaz, paraquedistas e fuzileiros navais.
É duro bater de frente com esse pessoal.

RPiletti
RPiletti
Reply to  João Moita Jr
10 meses atrás

1×5… incontestável onde?

Realista
Realista
Reply to  RPiletti
10 meses atrás

Nessas horas você chora né kkkkkkkkkk mas continua repetindo ai que a Rússia está perdendo vai que uma hora funciona .

Munhoz
Munhoz
Reply to  RPiletti
10 meses atrás

Não costumo comentar, porém neste caso, vale lembrar que os russos foram identificando as posições ucranianas e moendo com a artilharia, a tendência é a maior parte das baixas serem para a Ucrânia

dfa
dfa
Reply to  João Moita Jr
10 meses atrás

É…deve ser como todas as outras previsões que você fez desde o início deste conflito…todas erradas.

Last edited 10 meses atrás by dfa
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  João Moita Jr
10 meses atrás

quando eles recuaram o povo comemorou, eles só atraíram os ucranianos para um moedor de soldados, duvido que a Ucrania tenha soldados para grande ofensiva, eles vão voltar para o inicio da guerra e lutar com garra e coragem se quiserem vencer os russos.

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  João Moita Jr
10 meses atrás

E olha que os conselheiros da OTAN deram o conselho de abandonar Bakhmut, pois não representava muito estrategicamente naquele momento.
Os ucranianos não obedeceram e perderam muitos homens que seriam de valor ímpar nessa contra-ofensiva que está por vir.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Reply to  João Moita Jr
10 meses atrás

E pior.
Era uma das últimas posições fortificadas da Ucrânia.
Daquelas construídas pelo Ocidente de 2014 para cá.
Por isso a Ucrânia se aferrou àquela posição.

Chevalier
Chevalier
10 meses atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Faver
Faver
Reply to  Chevalier
10 meses atrás

Chefe de quem? União Soviética? Em que época se aplica o seu comentário? Quem visitou o Putin?

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Natural que assim acontecesse: suposta vitória russa, reivindicada supostamente por Prigozhin, onde supostamente ocorreu uma batalha, com suposta margem de baixas de 5 para 1, supostamente contestada pela suposta vice-ministra da Defesa, supostamente ucraniana.

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

Maior batalha vencida por uma força predominantemente de mercenários desde a Batalha do Rio Bagradas em 255 antes de Cristo. Coisa terrivel o mundo esta indo para um caminho perigoso

deadeye
deadeye
10 meses atrás

9 meses para tomar uma cidade de 70.000 habitantes….

Wagner
Wagner
Reply to  deadeye
10 meses atrás

Um exército regular contra mercenários

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  Wagner
10 meses atrás

Mercenários sempre terão mais experiência em combate do que soldados regulares.

Faver
Faver
10 meses atrás

Tá difícil ler algo nos comentários sem considerar torcida e/ou política. Tem cada opinião sem lógica. Tem uns falando que os russos perderam 200 mil ou que a tal queda é estratégia de ucranianos, ou pior que só quem lutou lá era descartável ou presidiários. Tudo sem lógica…

Lks9
Lks9
10 meses atrás

Obrigado por sua contribuição, agora iremos notificar a ministra Ucraniana e as agências de inteligência dos países da OTAN que os Ucranianos estão lutando contra fantasma e miragens

Mcruel
Mcruel
10 meses atrás

Li que há 600 mil detentos na Rússia. Se 1/3 for “mandado” para Wanger, já dá um belo contingente.

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
10 meses atrás

É importante lembrar que os alemães declararam a captura de Stalingrado em situação similar. E todos nós sabemos como terminou!

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  NEMOrevoltado
10 meses atrás

E se fosse o exército ucraniano a declarar a retomada total de Bakhmut?

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  Vinícius Momesso
10 meses atrás

O mesmo valeria, enquanto não há consolidação e controle dfinitivo e absoluto por parte da tropa no local, não tem conquista!

Mauricio
Mauricio
10 meses atrás

Está vitória certamente enfraquecera a vontade ocidental de financiar os ucranianos. Sem contar que abre caminho para ir até o Rio dnieper

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Reply to  Mauricio
10 meses atrás

Ao contrário de Mariupol que ficava bem atrás das linhas de combate, Bakhmut está exposta a ataques ainda. Os exército russo precisa ganhar muito terreno ainda deixa-la minimamente segura.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
10 meses atrás

Pela 5 ° vez, Perigozhin anuncia a vitória.
Depois de 9 meses, uma vitória. Urrul. Rumo a Berlim agora.

Bosco
Bosco
10 meses atrás

A melhor atuação do Perigozin foi como vilão no Mad Max 2. Lá ele estava ótimo.
comment image?w=300&h=169

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Caramba, que coincidência. Marquei de fazer uma maratona Mad Max no domingo e você me faz esse comentário.
Não sei qual é o melhor, o 2 ou o último. O pior sem dúvida é o primeiro. Raro caso onde as continuações de um filme são melhores do que o primeiro.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
10 meses atrás

É incrível o que o exército russo e o Wagner conseguem fazer apenas com pás, né…

Last edited 10 meses atrás by Agressor's
ORIVALDO
ORIVALDO
10 meses atrás

Essa cidade não caiu em novembro?

Bispo
Bispo
10 meses atrás

Mais a coalizão Ocidental , mais poderosa do universo(Marvel’s Avengers style) não impediu que condenados a serviço do exército russo dominassem essa cidade chave … cadê o Thanos 🙃

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bispo
10 meses atrás

Vladimir Putin é um estrategista avançado. Praticamente todo ocidente, lutando contra ele e a Rússia, e Putin coordenando tudo com muita competência. Conseguiram tomar uma cidade que era defendida pelo segundo maior exército da Europa e apoiada por outros 50 países, militares com treinamento padrão OTAN…

Last edited 10 meses atrás by Agressor's
Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
10 meses atrás

A pior fase vem agora.

Manter.

Daí serão cenas de outros capítulos.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

:lol que maneira criativa de justificar a derrota em Bakhmut:

  1. Vamos anunciar a captura da cidade
  2. Depois fugimos para a África
  3. Então, quando a imprensa internacional passear em Bakhmut ciceroneada pelo exército ucraniano, não seremos vistos como derrotados

Ou seja, como sempre os russos fraudando a verdade.

rindo litros rsssssss 😀

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
10 meses atrás

E eu que acreditei que Prighozin estava sem munição.
Kkkkkkk

Nilo
Nilo
Reply to  Geraldo Lessa
10 meses atrás

E sim ele irá retirar a tropa de Bakhmut, mas depois que conquistar a última fortaleza da cidade a entregará aos soldados regulares da Rússia rsrsrsrsr

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Quem acredita no que o Prigozhin fala, nessas horas deve estar com dois corações, quando ele fala mal das forças armadas russas ele é uma fonte “fidedigna”… Agora, quando ele fala que tomou isso ou aquilo, como é que fica esse pessoal? Prigozhin continua como fonte “fidedigna” ou só está espalhando desinformação?🤔

Nilo
Nilo
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

É a iniciativa privada, ele ao fazer denúncia está quebrando o marasmo da burocracia das forças armadas russas rsrsrs.

dan
dan
10 meses atrás

6 meses pra tomar uma cidade do tamanho de um bairro. Poderoso esse exercito russo hein…

Realista
Realista
Reply to  dan
10 meses atrás

6 Meses moendo o exército ucraniano .

Nilo
Nilo
Reply to  Realista
10 meses atrás

eles não tiram o chapéu de alumínio nem para tomar banho rsrsrs

Paul
Paul
10 meses atrás

Nesse ritmo vai chegar em Kiev em 2677. tá rapido!

Bernardo
Bernardo
10 meses atrás

Uma coisa que eu aprendi com a queda dessa cidade o Brasil tem a melhor força de assalto do mundo pois subir morros em meio a becos, franco atiradores e granadas! Sim estamos de parabens pois fazer isso em um menor tempo possivel e ainda por cima com um minimo de baixas é incrivel!

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Bernardo
10 meses atrás

Não, não é. Se assistirmos os inúmeros canais de podcast dedicados a entrevistar policiais de unidades especiais como por exemplo o BOPE-RJ poderemos constatar que o inimigo nos morros tem coragem mas não tem técnica. Nas poucas vezes que os policiais se deparam com 1 ou 2 bandidos que são ex-comandos, ex-forças especiais, ex-fuzileiros e ex-paraquedistas, especialmente franco-atiradores, o BOPE não se cria. Para subir certos morros precisou de blindados da Marinha. Uma força militar profissional defendendo um morro inviabilizaria totalmente nossos militares, uma vez que usaria fortificações de defesa militares, defesa antiaérea, drones, armas anticarro, snipers e guerra eletrônica… Read more »

sub urbano
sub urbano
Reply to  Bernardo
10 meses atrás

Pra mim um operador do BOPE-RJ é o melhor combatente que existe no mundo, do ponto de vista individual. O polícia faz isso todo dia por 20 anos até aposentar. Mas são poucos. O BOPE mesmo é 1 batalhão. Em guerras de alta intensidade uma unidade desse tamanho é frita em uma semana. Por isso um Comando ou um OpEsp só é utilizado em alvos prioritários. Nunca um general arriscaria uma unidade assim para tomar uma posição de metralhadora em Bakhmut por exemplo. Nesse contexto é jogado aquele soldado comum, com 1 mês de treinamento, ele é barato de treinar… Read more »

Nilo
Nilo
10 meses atrás

M4|4v1t4 não entendeu, na guerra embaralhar as informações não dando possibilidade que o inimigo tenha dados fidedignos para uma tomada de decisão é parte da frente de batalha, Gladius o Zelensky está paralisado, os russos desarticulou, quebrou a logística de abastecimento das forças ucranianas na linha de frente, o próximo passo se der será um verdadeiro desastre.
Se for esperto adia e joga a culpa na falta de cobertura aérea.
Agora o bufão mudou de nome chamAr-se-a Zé Lascado rsrsrs.

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Yevgeny Prigozhin foi muito rápido ao dizer que o grupo Wagner tomou Bakhmut. Muito curioso, visto que as forças ucranianas começaram a flanquear ataques contra posições russas ao redor de Bakhmut. Tanto o Institute for the Study of War quanto o Ministério da Defesa britânico consideraram que esses contra-ataques eliminaram a ameaça de um cerco russo isolando a cidade. O mais importante, porém, é que os ataques de flanco, além de fornecer tempo para uma retirada das forças ucranianas da área em ruínas para uma área fortificada em terreno elevado a oeste de Bakhmut, forçaram Moscou a enviar forças adicionais… Read more »

Charles
Charles
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Se com o ataque dos flancos eles retomarem a cidade, eles terão recapturado… Mas no momento a cidade a cidade caiu!
Vamos ver em alguma semanas. Os próprios mapas do ocidente mostram bem a situação.
Os flancos não estão tomados por completo e a cidade não está cercada.

José
José
Reply to  Charles
10 meses atrás

Mas será. Engraçado é ver como comemoram algo sabendo sabendo os flancos estão desmoronando. Tomaram a cidade, mas serão cercados. Que tática !!
Já ja vem comentario dos nomes de mesma pessoa.

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
10 meses atrás

Vejo muita gente tratando uma GUERRA, como se fosse videogame ou ficção, gente morrendo de todos os lados, atrocidades inúmeras, patrimônio histórico e cultural sendo destruída, crianças traumatizadas, e povo transforma isso em torcida de futebol e comentários frívolos. Realmente, a humanidade é um projeto que deu errado, e por culpa dela mesma…