Prigozhin adverte que Rússia pode enfrentar revolução a menos que elite leve guerra a sério

37

MOSCOU (Reuters) – Yevgeny Prigozhin, fundador do grupo mercenário russo Wagner, alertou que a Rússia pode enfrentar uma revolução semelhante à de 1917 e perder a guerra na Ucrânia, a menos que a elite leve o conflito a sério.

O mercenário mais poderoso da Rússia disse que sua perspectiva política é dominada pelo amor à pátria e por servir ao presidente Vladimir Putin, mas advertiu que a Rússia corre o risco de turbulência.

Prigozhin afirmou que há uma visão supostamente otimista de que o Ocidente se cansará da guerra e a China intermediará um acordo de paz, mas que ele realmente não acredita nessa interpretação.

Em vez disso, disse ele, a Ucrânia está preparando uma contraofensiva com o objetivo de empurrar as tropas russas de volta para suas fronteiras anteriores a 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia. A Ucrânia tentará cercar Bakhmut, foco de intensa luta no leste, e atacar a Crimeia, acrescentou.

“O mais provável é que esse cenário não seja bom para a Rússia, então precisamos nos preparar para uma guerra árdua”, disse ele em entrevista publicada em seu canal no Telegram.

“Estamos em tal condição que poderíamos perder a Rússia – esse é o principal problema … Precisamos impor a lei marcial.”

Prigozhin afirmou que seu apelido de “chef de Putin” é estúpido, pois ele não sabe cozinhar e nunca foi chef, brincando que “açougueiro de Putin” poderia ser um apelido mais adequado.

“Eles poderiam ter me dado um apelido imediatamente – o açougueiro de Putin, e tudo ficaria bem”, declarou.

Se os russos comuns continuarem trazendo seus filhos de volta em caixões de zinco, enquanto os filhos da elite “balançam a bunda” ao sol, disse ele, a Rússia enfrentará turbulências semelhantes às das revoluções de 1917, que deram início a uma guerra civil.

“Essa divisão pode terminar como em 1917 com uma revolução”, afirmou ele.

“Primeiro os soldados vão se levantar, e depois disso – seus entes queridos vão se levantar”, disse. “Já existem dezenas de milhares deles – parentes dos mortos. E provavelmente haverá centenas de milhares – não podemos evitar isso.”

O Ministério da Defesa não respondeu a um pedido de comentário.

Prigozhin criticou a política pós-soviética da Rússia em relação à Ucrânia e classificou a implementação do que o Kremlin chama de “operação militar especial” como obscura, contraditória e confusa.

A liderança militar da Rússia, segundo ele, estragou tudo repetidamente durante a guerra. O objetivo declarado de desmilitarizar a Ucrânia, disse ele, fracassou.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
11 meses atrás

Para quem tomaria Kiev em três dias e Lisboa em três semanas, agora se preocupado com revolução interna.

PCavalcanti
Reply to  Underground
10 meses atrás

Se a Russia quisesse , em 10 minutos acabaria com toda Ucrânia! Mas, há respeito

Cícero Flávio da Silva
Cícero Flávio da Silva
Reply to  PCavalcanti
10 meses atrás

Está equivocado. Seu comentário. Se a Rússia usasse a sua ogivas nucleares contra a Ucrânia. O mundo entraria na guerra. Já usando suas forças convencional os russos estão mostrando q/ não tem planejamento p/ tal proeza.

Davide
Davide
Reply to  PCavalcanti
10 meses atrás

O Mundo não é só a Ucrânia e a Rússia com certeza que teria graves conveniências.

Glasquis7
Reply to  PCavalcanti
10 meses atrás

Como assim “há respeito”?

Explique.

MFB
MFB
11 meses atrás

Um dos poucos russos com coragem de falar o óbvio em público.

Nilo
Nilo
11 meses atrás

Este homem não estaria falando sem consentimento de Putin.
………enquanto os filhos da elite “balançam a bunda” ao sol….
Em seus bilionários iates rsrsrs enquanto soldados tinham que comprar suas proteções balística.

Harpia
Harpia
11 meses atrás

Se isso não for encenação, esse sujeito logo cai de uma janela de hotel ou algo parecido.

Kommander
Kommander
Reply to  Harpia
11 meses atrás

Cai não, ele é bancado pelo Putin. Aliás, duvido que o grupo Wagner deixe a Ucrânia, pois prisioneiros são “descartáveis” já os jovens russos tem famílias, mães, pessoas que vão sentir falta. Isso sim é perigoso pro Putin.

sub urbano
sub urbano
11 meses atrás

Prigozhin não está errado, a possibilidade existe, mas a motivação dele é outra, ele sempre teve o bumbum dolorido já que foi um aspirante a Oligarca no inicio da sua carreira. Putin retirou boa parte do poder dos “Oligarcas” – individuos que viraram bilionarios da noite pro dia com o fim da URSS, comprando fabricas muitas vezes por centavos durante o processo de privatização do presidente Yeltzin – porém uma nova/velha elite surgiu: políticos e burocratas que hoje diferem muito pouco de um burguês daqueles com conta na Suiça. Pessoas como Prigozhin, no entanto, não são alternativa ao sistema implantado… Read more »

Jose
Jose
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

Mercenários do grupo Wagner = grupo de guerreiros.
Comédia pastelão ler isso !

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

Fonte séria desse indivíduo: Telegram do Intel slava Z

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Nuno Taboca
11 meses atrás

Esse aí não tem nem fonte. Tudo fruto de um mundo imaginário, em que ele é o melhor amigo do presidente russo.

Verluno
Verluno
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

“voluntarios”? “analistas mais serios”? Alguma coisa errada não está certa nessa narrativa esquisita.

Jose
Jose
11 meses atrás

“Eles poderiam ter me dado um apelido imediatamente – o açougueiro de Putin, e tudo ficaria bem”, declarou.

Parei de ler aqui. Vontade de vomitar lendo isso.

Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

Yeghenev Prighozin está pressentindo que Putin e seus generais, sem uma vitória maiúscula e com pilhas de russos mortos, estão acendendo um estopim histórico perigoso. A história lembra que a Rússia sempre desmoronou depois de sofrer uma derrota no campo de batalha: isso ocorreu em 1905 depois da derrota para o Japão; em 1917 depois da derrota para a Alemanha; e em 1991 no final da Guerra Fria. Já há sinais de rebelião dentro do território russo e não são os ucranianos que estão causando esse movimento.

Davide
Davide
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

O maior problema para a Europa é se tiver que ajudar ainda todos os que não estão contentes com o regime e se revoltarem, não entendo como, só com ajuda do Mundo 🤔 o melhor era por fim a este conflito o mais rápido possível.🤔mas como ?

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
11 meses atrás

Tá bom, Prighozin.
O que vc quer agora?
Tomar Kramatorsk/Slaviansk?
Aguarde que ligo vai começar a operação.

Jose
Jose
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Cara numa boa. Isso não é normal.

Heinz
Heinz
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Primeiro ele tem que sustentar Bakhmut, e os Ucranianos estão avançando nos flancos, é um processo demorado, mas estão avançando.

Slowz
Slowz
Reply to  Heinz
11 meses atrás

Quem tinha que sustentar era os ucranianos agora já perderam .. apesar de estar tudo destruído , perderam .

Palpiteiro
Palpiteiro
11 meses atrás

Acho que está pedindo pra sair. Pra ele não dá mais. Ex moedor, agora pipoqueiro.

Maurício.
Maurício.
11 meses atrás

Prigozhin, o sujeito que consegue dividir corações e opiniões, uma hora é fonte fidedigna, na outra é só um mentiroso qualquer…rsrsrs.

Heitor
Heitor
11 meses atrás

Adoro uma revolução.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
11 meses atrás

Tenho que admitir que esse cara conquistou todo o meu respeito. Ele foi brilhante nas 2 semanas que antecederam a captura de Bakhmut, e quase levou o exército ucraniano a cair em emboscada tática bem desenhada (e que mereceria um artigo por parte dos entendidos e oficiais). Estamos falando de um criminoso. Um cara que domou o crime dentro da cadeia. Ou seja, um Sargento DE FACTO; Um cara que virou a cadeia, ou seja, um Coronel DE FACTO; E agora, um excelente comunicador que se posicionou na liderança da narrativa ant-rússia e está controlando a narrativa do inimigo, ou… Read more »

Last edited 11 meses atrás by M4|4v1t4
Homero Pereira Fialho
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

Guerra sempre foi informações desencontradas e não podia ser diferente,a realidade é outra,Mas a verdade q o Putin não imaginava que somente 5 ou 6 países iriam apoiar sua loucura,sifu

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
11 meses atrás

Mais uma noticia falsa, já inventaram tanta história, Putin doente, falta de munição, falta de tanques, crise econômica, Prigoshin novo lider, bla bla bla, etc. E mesmo assim o pau continua cantando nos ucranianos.

Arthur
Arthur
11 meses atrás

E dá pra levar à sério as coisas que esse sujeito diz? Não havia dito semanas atrás que o Wagner estava sem munição? Deu para perceber… Esse cara presta desinformação. Acredita quem quiser.

Augusto
Augusto
Reply to  Arthur
11 meses atrás

E tudo um teatro entre ele o alto comando russo, acredita quem é inocente.

Luís Henrique
Luís Henrique
11 meses atrás

O que não vi nos comentários e me parece ser a intenção principal da fala do Prigozhin é justamente a implementação de lei marcial, declaração de guerra e mobilizações massivas.
Ou seja, ele pode estar agindo isoladamente contra autoridades políticas que ainda acreditam na continuidade de uma operação militar especial ou ele pode estar preparando o público interno para algo que já foi decidido por Putin e demais autoridades, que seria a declaração formal de guerra, estado de sítio, fechamento das fronteiras, mobilizações massivas nas forças armadas, etc.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
11 meses atrás

Errado ele não está. Assim como todas elites (ou oligarquias) mimadas, as elites russas repousam na produção e exportação de petróleo e gás, produtos que ainda rendem bons dividendos ao Estado.
Basta tirar esse conforto delas que Putin conseguirá inimigos de nascença…..

Kira
Kira
11 meses atrás

Só vim pelos comentários!

Rodrigo
Rodrigo
11 meses atrás

Mas como e os suprasumo checheno, os super rambos da Wagner…como isso tá acontecendo…

Carlos Crispim
Carlos Crispim
10 meses atrás

não mexam com o “Perigosinho”…

Last edited 10 meses atrás by Carlos Crispim
PCavalcanti
10 meses atrás

Tudo encenação

Cícero Flávio da Silva
Cícero Flávio da Silva
10 meses atrás

Para os líderes. D` ambas pátria. Os Soldados não passam d números.

Wagner
Wagner
10 meses atrás

Esquecem que é toda a Europa e EUA contra a Russia e mesmo assim a guerra está contolada por Putin.