Uma batalha silenciosa, mas intensa, está ocorrendo perto de Kherson, que a Ucrânia recapturou da Rússia no ano passado. A luta está acontecendo ao longo do rio Dnipro, que divide os territórioscontrolados pelos ucranianos e pelos russos.

  • por Stavros Atlamazoglou

Embora Bakhmut e os combates em Donbass dominem as manchetes, houve combates intensos, mas desarticulados, na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia.

Em novembro, a libertação da margem ocidental do Oblast de Kherson e da capital da província, a cidade de Kherson, colocou os militares de ucranianos ao alcance das posições russas do outro lado do rio. Agora os dois lados estão travando uma batalha mortal nas ilhas, pântanos e enseadas do delta do Dnipro.

Para a Ucrânia, o 73º Centro Naval de Operações Especiais, uma unidade secreta do tipo SEAL, está liderando a sombria batalha contra a Rússia.

Há meses, as forças de operações especiais ucranianas, incluindo homens-rã do 73º Centro Naval de Operações Especiais, realizam ataques ribeirinhos contra posições russas ao longo do rio Dnipro.

Em janeiro, por exemplo, homens-rã da unidade invadiram a margem leste e destruíram um posto de comando e controle russo. Usando drones e canhoneiras, os homens-rã ucranianos atacaram os russos e destruíram a posição antes de escapar durante a noite.

Homens-rãs da unidade também têm conduzido missões de reconhecimento no Kinburn Spit, uma faixa de terra em forma de dedo que se estende até o Mar Negro, onde encontra o rio Dnipro, ao sul do Golfo Dniprovska. Postos avançados dão às forças russas um ponto de vantagem para rastrear e atacar navios no rio, bem como lançar ataques contra cidades e portos ucranianos.

Os ataques ucranianos ajudam a desgastar essas forças, mas não são simples.

“As operações ribeirinhas exigem muita coordenação entre os elementos de invasão e de apoio. Quando você reúne um bando de caras fortemente armados no meio da noite, há muitas oportunidades para algo dar errado”, disse um ex-oficial SEAL da Marinha Insider.

“Os caras em terra dependem do poder de fogo dos caras do barco. Mas o comandante geral deve sincronizar os dois elementos para evitar um incidente de fogo amigo”, acrescentou o ex-SEAL, que falou sob condição de anonimato por causa do trabalho em andamento com o governo dos EUA.

“Dito isso, é difícil se defender contra um ataque fluvial devidamente planejado”, disse o ex-oficial do SEAL.

Operadores especiais do 73º Centro Naval de Operações Especiais também estavam entre as primeiras tropas ucranianas na famosa Ilha das Cobras depois que as forças russas a evacuaram.

Uma pequena ilha no Mar Negro, a Ilha das Cobras foi contestada por meses antes que os ucranianos finalmente a libertassem em julho. Os nadadores de combate com a unidade teriam se aproximado da ilha em veículos subaquáticos, procurando por minas ou obstáculos que pudessem atrapalhar as forças de desembarque.

O 73º Centro Naval de Operações Especiais foi baseado na 17ª Brigada Naval de Propósitos Especiais da era soviética. Estabelecido como uma unidade de treinamento, tornou-se conhecido por seus ataques com pequenos barcos e missões de reconhecimento conduzidas atrás das linhas russas ao longo do rio Dnipro.

A unidade é estruturada aproximadamente nas mesmas linhas de uma equipe SEAL da Marinha dos EUA e está sediada em Mykolaiv Oblast, a oeste de Kherson Oblast. Compreende quatro seções, uma dedicada a demolições subaquáticas, uma de mergulhadores de liberação, uma de reconhecimento e uma de apoio logístico. A unidade provavelmente tem algumas dezenas de operadores especiais.

O 73º Centro Naval de Operações Especiais pode desempenhar um papel significativo em futuros combates em larga escala. Se os militares da Ucrânia lançarem grandes ataques no sul, a margem leste do Kherson seria um alvo provável, mas chegar lá exigiria a movimentação de tropas e veículos por barco.

Para fazer isso, o 73º Centro Naval de Operações Especiais provavelmente seria enviado primeiro para explorar as praias, eliminar obstáculos e proteger as cabeças de praia – ou para desviar a atenção da Rússia com incursões em outros lugares.

Começando do zero

Como o 73º Centro Naval de Operações Especiais, a maioria das forças armadas ucranianas emergiu das forças armadas soviéticas. Em 2014, quando a Rússia atacou a Ucrânia e tomou a Crimeia, o treinamento, as táticas e as armas dos militares ucranianos ainda eram muito parecidos com a força soviética.

As forças ucranianas foram pegas de surpresa e pressionadas a lidar com a crise em 2014. Desde então, Kiev tem procurado melhorar seu treinamento militar e atualizar seu equipamento , trabalhando com os países ocidentais para fazer isso.

Os operadores especiais ucranianos também tiveram que trabalhar duro para atingir o nível de profissionalismo e proficiência que agora exibem no campo de batalha. Com amplo apoio ocidental , a comunidade de operações especiais da Ucrânia percorreu um longo caminho na última década.

Comandos ucranianos agora são proficientes em táticas de pequenas unidades e entendem a importância vital de um planejamento de missão adequado. Outra diferença crucial é a capacidade de tomar a iniciativa no campo de batalha.

Sob o modelo soviético, não havia corpo de suboficiais – soldados alistados experientes que muitas vezes lideram pequenas unidades – deixando as tropas da linha de frente dependentes de oficiais de alto escalão para orientação. O desempenho da Rússia na Ucrânia mostrou a fragilidade desse modelo.

Os operadores especiais ucranianos treinados no Ocidente e endurecidos pela batalha são uma força a ser reconhecida, como os russos nas ilhas e pântanos do rio Dnipro estão aprendendo.

(*) Stavros Atlamazoglou é jornalista de defesa especializado em operações especiais, veterano do Exército grego (serviço nacional no 575º Batalhão de Fuzileiros Navais e QG do Exército) e graduado pela Johns Hopkins University. Ele está fazendo mestrado em estratégia e segurança cibernética na Escola de Estudos Internacionais Avançados de Johns Hopkins.

FONTE: BusinessInsider

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro Cambuquira
9 meses atrás

Huummm… Nada me parecer ser além de película de 35mm.

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
9 meses atrás

Paris ou Lisboa me parecem cada dia mais longe!

Hank Voight
9 meses atrás

Interessante relato! Imagino que esses comandos de elite devem ter sido treinados por tropas equivalentes do ocidente como os próprios SEALs ou mesmo os SAS britânicos.

Nilo
Nilo
Reply to  Hank Voight
9 meses atrás

Fará diferença como fez os SEALs americanos no Afeganistão? Rsrsrsr

Hank Voight
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Em cima dos pangarés do Putinstão está fazendo…..

AMX
AMX
Reply to  Nilo
9 meses atrás

Tendo o seu próprio território sendo invadido, talvez seja um grande motivador e, portanto, talvez faça alguma diferença.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Hank Voight
9 meses atrás

Seu comentario é injusto com os Spetsnaz ucranianos, eles tem tanta experiência quanto os comandos da OTAN e já estão lutando essa guerra desde 2014. Ta mais facil é eles ensinarem.

Hank Voight
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

Sub, entendo seu comentário mas é preciso dizer que os comandos ucranianos antes eram treinados e organizados segundo o antigo padrão soviético ao que passaram a adotar os padrões de treinamento e organização da OTAN, e nesse processo certamente contaram com o auxílio dos SEALs e dos SAS

Hank Voight
9 meses atrás

Se você está atrás de propaganda do Putinstão, aquela no estilo “destruímos 800 HIMARS e 600 baterias do Patriot”, o Twitter está cheio

Last edited 9 meses atrás by Hank Voight
Nei
Nei
9 meses atrás

Quer esse tipo de notícia? Monte um blog ou site e se divirta. Ou simplesmente vai o Intelslava, poder360, telegram em canais russos.

Arthur
Arthur
9 meses atrás

SEALS ucranianos? Que mais falta aparecer na mídia? Devem ser melhores que os da US Navy. Resolve isso de uma vez e chama logo BRADDOCK, o super comando… kkkkkkk!

Hank Voight
Reply to  Arthur
9 meses atrás

Certamente são melhores que os pangarés do Putinstão

Arthur
Arthur
Reply to  Hank Voight
9 meses atrás

Nada que Chuck Norris não resolva… Braddock eslavo! kkkkkkkkkk!

Hank Voight
Reply to  Arthur
9 meses atrás

Não meu caro Vatnik, é o treinamento padrão OTAN que é melhor que o do Putinstão

Arthur
Arthur
Reply to  Hank Voight
9 meses atrás

Nos anos 60 havia algo parecido: Os Invencíveis Royal…

António Rodrigues
Reply to  Arthur
9 meses atrás

Não esquecer os melhores soldados de sua magestade, que nem ingleses são, os Gurkas…..

gordo
gordo
9 meses atrás

Pensei isso também, mas é inegável o aprendizado ucraniano e também o Russo. Em ambos os casos a custa de muitas perdas, principalmente no caso Russo. No mais essa guerra vai gerar muito material para filmes A e B, é uma pena Stallone e Schwarzenegger já não serem jovens.

naval762
naval762
9 meses atrás

Olha a importância das operações ribeirinhas aí.

Rafael
Rafael
9 meses atrás

Seal`s ucranianos ou americanos?