Essa passou perto: imagens incríveis de um drone ucraniano sendo atacado por mísseis russos

25

Circula pela internet imagens de um drone ucraniano sendo atacado por um sistema de defesa antiaéreo russo do tipo Tor-M2. O míssil passou próximo ao drone sem atingir o mesmo. Possivelmente a pequena massa do drone não permitiu que a ogiva de proximidade do míssil detonasse.

 

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Regis
Regis
10 meses atrás

Concordo com o texto! Mísseis médios e pesados não são a melhor forma de abater drones. Mísseis como o Stinger e Igla e também canhões como os do Gepard provaram ser mais eficientes.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Regis
10 meses atrás

A questão ali é que o operador estava sendo perseguido pelo drone, ou seja, sua destruição era eminente, visto que o drone é um observador/controle aéreo avançado para armas de precisão, apoio aéreo e artilharia.
Então, é uma questão de sobrevivência. Não dá para ficar esperando ZSU ou o Igla chegar.

Heinz
Heinz
Reply to  M4|4v1t4
10 meses atrás

eu vi o vídeo completo, depois disso o sistema Tor foi destruído.

Satyricon
Satyricon
10 meses atrás

Sensacional a filmagem do míssil passando rente ao drone.
Melhor ainda pela probabilidade do sistema tor ter sido destruído

Heinz
Heinz
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

foi sim destruído, na verdade foram 3

Kommander
Kommander
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Destruídos ou imobilizados? Um drone desse não é suficiente pra destruir um Tor, mas sim incapacitar ou mobilizar, assim como fez no obus ucraniano.

Heinz
Heinz
Reply to  Kommander
10 meses atrás

destruído, provavelmente passou as coordenadas para a artilharia.

Bosco
Bosco
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Heinz,
Um veículo desses a primeira coisa que tem que fazer é se por em movimento.
Não há por parte da artilharia ucraniana nenhuma arma de longo alcance capaz de atongir um alvo em movimento ou relocado após o disparo.
*Salvo os drones

Last edited 10 meses atrás by Bosco Jr
737-800RJ
737-800RJ
10 meses atrás

São muitos vídeos como esse desde o começo da guerra: pequenos drones, que são baratos se comparados aos sistemas de defesa antiaérea, infernizando os gigantes cheios de antenas, parafernalhas eletrônicas super-modernas e mísseis.
Sem querer querendo o EB acertou em cheio quando comprou os Gepards!

Underground
Underground
Reply to  737-800RJ
10 meses atrás

O EB comprou os Gepard para a Copa do Mundo. Justificou-se, evidente, que eram para proteger nossas instalações estratégicas. Não sei para quê já que não temos inimigos.

José Luiz
José Luiz
Reply to  737-800RJ
10 meses atrás

Quando o EB comprou o Guepard não creio que pensou em abater Shared 136 por exemplo. O Guepard era um dos ícones da Guerra Fria e muito bom por sinal. Cansei de ler críticas aos nossos canhões AA os Oerlikon de 35 mm, os Bofors L 70 de 40 mm. Armas muito boas que se estivessem na Ucrânia estariam fazendo um ótimo trabalho também. O pessoal escrevia canhões de manivela, quando todos eram de movimento elétrico. E funcionam como ótimas defesa de curto alcance, faltava e falta no EB um sistema de maior alcance. Mas canhões são e continuarão a… Read more »

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  José Luiz
10 meses atrás

Quando eu disse que o EB acertou “sem querer querendo” foi no sentido de que quando a compra foi realizada há 10 anos, o grupo de estudos/aquisição da corporação não imaginou que anos depois ele teria uma nova função e seria eficiente contra pequenos drones. Eu sempre gostei dos Gepard e lembro que na época muita gente criticou a aquisição, mesmo ele ainda tendo relevância pra defesa de baixa altura. Hoje muitos se lamentam de não termos comprado mais…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  737-800RJ
10 meses atrás

Não compramos mais pq a Alemanha disse que acabou estoque (inclusive de Leopard 1, talvez querendo empurrar algo em linha de produção), com essa guerra sabemos que mentiram para nós

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  José Luiz
10 meses atrás

Alguém sabe informar quantos canhões ainda temos na ativa e se eles são automáticos na identificação e destruição de alvos ?

Se for o caso, não entendi porque a Ucrânia não encomendou aos montes os Bofors da Suécia.

carcara_br
carcara_br
10 meses atrás

Seja pela distância, seja pelas características do Drone, dimensões e materiais, ou falha do próprio míssil, simplesmente não houve detonação.

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Vejam esse vídeo, a conta do twitter disse que o drone iraniano venceu, mas eu não vi o vídeo de tal vitória, mesmo assim, esse vídeo mostra que mesmo o drone iraniano sendo lento e barulhento, não é fácil abater ele, alguns sempre vão passar.

https://twitter.com/i/status/1663906927989096448

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Foi em São Leopoldo isso?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jagdv#44
10 meses atrás

Só se o prefeito comprou uns drones do Irã para a São Leopoldo Fest e eu não estou sabendo…rsrsrs

Kommander
Kommander
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Que AA seria essa? Tá sendo operada por um cara com mal de parkinson? Não consegue travar o alvo. 😂😂

Maurício.
Maurício.
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Eu vi em outros lugares que era um Gepard, mas não tenho certeza se realmente era um Gepard.

RDX
RDX
10 meses atrás

O EB quando comprou o Gepard queria um sistema com radar capaz de abater aviões e helicópteros voando abaixo de 3000 metros. Na prática ele foi comprado para substituir o obsoleto GDF. Ninguém pensava em enfrentar enxames de drones. O Emprego do Gepard na Ucrânia está sendo superestimado por muita gente. O Gepard não é a pedra angular do sistema C-UAS ucraniano. Para início de conversa não está usando a moderna munição AHEAD. Ele é apenas um dos meios do complexo e vasto sistema AAer em camadas das forças ucranianas. Até simples metralhadoras são usadas contra os drones russos. Na… Read more »

Last edited 10 meses atrás by RDX
RDX
RDX
Reply to  RDX
10 meses atrás

É necessário avaliar bem o custo- benefício da possível modernização dos nossos Gepards. É possível que não existam mais peças de reposição disponíveis para o EB. Nesse caso seria melhor procurar um substituto. Penso que o Brasil perdeu uma grande oportunidade de negociar com a OTAN a permuta dos nossos Gepards por IRIS-T ou CAMM.

Bosco
Bosco
10 meses atrás

Se foi mesmo um TOR o míssil passou na distância letal mas a espoleta de proximidade não foi acionada.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

O sistema antiaéreo THOR é muito poderoso … mas já mostrou que seus mísseis são ineficientes contra drones, sejam eles de reconhecimento ou de ataque. Aí surgem dois problemas: 1) se o ataque ao THOR for executado por um exame de drones de ataque, o alvo será destruído; 2) se for um drone de vigilância, a posição do THOR será transmitida para a artilharia guiada ucraniana e o alvo será destruído. Não tenho a fonte, mas pelos comentários no post parece que o THOR foi destruído. Parece que a Rússia continua com dificuldades para lidar com drones.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Parece que as forças ucranianas começaram a se mover em vários pontos ao longo da linha de frente na região de Donetsk nesta segunda-feira (05/06/2023). Moscou ostentou que repeliu todos os ataques, mas já está sendo desmentida por líderes da milícia russa e por blogueiros militares, que disseram que as forças ucranianas avançaram em torno da cidade de Bakhmut, no norte de Donetsk, e da vila de Novodonetske, no oeste da região. Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo Wagner, disse o seguinte a respeito da perda de Berkhivka, um assentamento ao norte de Bakhmut: “Agora parte do assentamento de Berkhivka já… Read more »